sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Nos dias que correm o debate sobre a violência doméstica domina muitos cafés e grupos de bate-papo.


 Há uma maior incidência para este fenómeno depois da denuncia de alguns casos que afectaram os homens (2016: mulheres 60%, crianças 30% e homens 10%) e muito recentemente com a sentença do caso Josina Machel.
Não quero comentar sobre nenhum julgamento, nem sobre um caso em concreto, mas quero simplesmente manifestar a minha inquietação sobre uma realidade que tende a crescer relacionada com o que eu chamaria de ‘’feminismo cego’’ usado para defender algumas posições moral e socialmente inaceitáveis.
O ‘’feminismo cego’’ é caracterizado por uma grosseira tentativa de inversão de papéis e não igualdade dos mesmos consubstanciado na famigerada e propalada emancipação.
Hoje podemos ver mulheres que não aceitam a sua feminilidade e os seus limites pois o feminismo disse que “podem fazer tudo”, “são Deusas”, mas ao mesmo tempo são as mesmas mulheres que podem praticar alguns males contra outras e outros e se refugiarem no propalado feminismo.
Sou da opinião que o lugar de uma mulher é onde ela quiser, inclusive fora do feminismo. Não há desculpa que permita que uma ideologia oprima um ser humano. Não importa o quanto você estudou sobre o feminismo. Nenhuma linha do que você estudou serve como fulcro para você querer obrigar outras mulheres a concordar com suas ideias.
Quando o feminismo começa a ser tratado como religião, ofendendo, criticando, apontando o dedo e agredindo homens e mulheres que não concordam com as ideologias feministas, automaticamente, o feminismo perde a sua razão de ser. Estas mulheres estão a prestar um desserviço ao movimento feminista e prejudicando as mulheres.
Em 2014, Emma Watson (actriz, modelo e activista, notória por interpretar Hermione Granger nos filmes da série Harry Potter) disse na ONU Mulheres algumas palavras que não me vou esquecer : “Eu tenho percebido que lutar pelo direito das mulheres têm se tornado sinónimo de odiar os homens. Se existe uma coisa de que tenho certeza nessa luta, é de que isso tem que parar.”
Para terminar, deixo claro que eu não pertenço a nenhum "ismo" porque por vezes os ‘’ismos’’ são traiçoeiros. Faça o melhor que você puder pelo seu semelhante, não importa a cor, sexo, religião ou condição social, e você já estará num caminho de luz e desenvolvimento.
Para todas e todos, um óptimo final de semana!
Gosto
Comentar
Comentários
Crescêncio Tamele
Crescêncio Tamele De outro lado do oceano, bom fim de semana.
Gosto · Responder · 1 · 5 h
Carmen Bila Nhanala
Carmen Bila Nhanala Opha caro e ilustre *#Derciotzandzana não poderia deixar de tecer a minha opinião em torno do artigo porque afinal de conta sou mulher e por ser mulher o termo feminista acho que se enquadra no meu eu.
Não só por isso, mais por ser mulher defendo també
m os direitos da mulher.
Portanto penso eu que a ideia do feminismo não era de extravasar o limite dos nossos direitos e violar, nem sequer extravasar o princípio da igualidade de gênero estabelecida na CRM que nos torna emancipada e acabar por nos colocando no lugar de Deusas.
Mais sim combater a exclusão e a descriminação das mulheres nos vários campos da vida social.
Mais sabemos bem que nem todas as mulheres tem a consciência e a percepção dos direitos que lhes tornam emancipadas, outras tem mais não o sabem manusealas por um simples facto porque o ser humano tem uma tendência para o mal e vingativa uma característica exacerbada das mulheres
Portanto há uma necessidade de combater o espírito vingativo, o ego, o orgulho para além do normal o que torna um feminismo fora do conceito que se pretende de feminismo.
O feminismo que nós defendemos se limita numa igualidade justa de direitos e no reconhecimento dos nossos idéias em prol da mulher.
Gosto · Responder · 4 h
Dércio Tsandzana
Dércio Tsandzana Carmen Bila Nhanala, percebo o que diz. Mas como analisa o feminismo de hoje em dia? Não acha que há um exagero na forma como as mulheres defendem tais direitos violando os dos outros?
Gosto · Responder · 4 h
Aurelio Munguambe
Aurelio Munguambe Debate aceso
Gosto · Responder · 4 h
Dércio Tsandzana
Dércio Tsandzana Prezado Gabriel, estamos a tentar contribuir de alguma forma para o alargar do debate apenas. Bom final de semana!
Gosto · Responder · 4 h
Dércio Tsandzana
Dércio Tsandzana Aurelio Munguambe, é um debate acesso, mas alguns tentam incendiar tal debate e queimando a todos.
Gosto · Responder · 4 h
Zita Costa
Zita Costa Não percebo quando dizes o feminismo de hoje em dia? Ou explicitas melhor ou não dá para entender. A mulher continua a anos luz do que deveria ser na sua posição na sociedade, em casa, na família. A luta das mulheres ainda está, na minha opinião, numa fase embrionária. Então onde temos esse feminismo cego? Podes explicar melhor
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Dércio Tsandzana
Dércio Tsandzana Zita Costa, muito simples, mesmo a mulher estando a anos luz como bem diz, a essência do feminismo que surgiu na década 80 não é a mesma que se apregoa hoje. Houve tempos em que a defesa do feminismo já foi de salutsr, hoje a mim só me envergonha. Hoje esse feminismo virou ódio e luta contra o homem.
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Zita Costa
Zita Costa Acho que não dá para generalizar, não vejo isso acontecer. Não gosto muito desse termo de feminismo, o que eu quero é igualdade de género, sendo que essa luta é muito mais árdua para as mulheres porque partem de uma plataforma, bem mais abaixo da dos homens
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Nildo Guambe
Nildo Guambe a luta pela igualidade de género é menos árdua em relaçao a luta contra o género....
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Aurelio Munguambe
Aurelio Munguambe Ilustre Tsandzana disse nos primórdios do post que não queria comentar acerca de algum julgamento, claro que não o fez mas deixa me claro que a recente sentença serviu de inspiração para elaboração deste. Mas mesmo assim não vejo algo de errado, simplesmente há necessidade aprofundar o debate acerca da igualdade de gênero, existem ações na minha ordem de ideias que tendem a heroificar algumas mulheres da nomenclatura.
Gosto · Responder · 4 h
Dércio Tsandzana
Dércio Tsandzana Há na verdade muitas interpretações sobre este assunto, mas é mesmo uma construção, a luta não para por aqui.
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Lucas Silvestre Mate
Lucas Silvestre Mate Exposicão, explanação, dissertação, opinião, parecer... Tudo bem conciso. Parabéns pelo texto meu amigo do Facebook.
Gosto · Responder · 2 h
Nildo Guambe
Nildo Guambe "Agora é que sao elas"... Emancipaçao mal consebida
Gosto · Responder · 2 h
Dércio Tsandzana
Dércio Tsandzana Grtao Lucas, é a nossa contribuição para o debate.
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Dércio Tsandzana
Dércio Tsandzana Nildo Guambe, será que um dia serão mesmo elas ou já o são?
Gosto · Responder · 2 h
Nildo Guambe
Nildo Guambe "Agora ek sao elas" é apenas um grito de guerra sem oposiçao contra o género. Nunca serão elas sem #ELES, Dércio Tsandzana
Gosto · Responder · 1 h
Dércio Tsandzana
Dércio Tsandzana Não sei se elas podem ser sem nós (eles), a mim o que me inquieta é como essa ''luta'' está a ser feita. Isto parece mais uma guerra de ódio e desprezo contra a classe masculina. Repugnante apenas!
Gosto · Responder · 1 h
Lucas Silvestre Mate
Lucas Silvestre Mate De racismo também é assim, quando se lê muito as obras que conspiram raças "ex"-colonizadoras, a tendência é de odeiá-las e "inferiorizá-las". Enquanto na verdade a intergação de cada raça, a conciliação, o espírito de "cidadão mundial", a equitatividade dos valores (morais e sociais), é o mais importante.
Isso é exactamente o que acontece com o femininismo.
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Nildo Guambe
Nildo Guambe Ja ouvi falar de direitos da mulher e direitos iguais, no entanto nunca ouvi falar dos direitos dos homens! Arrrriii
Gosto · Responder · 1 h
Dércio Tsandzana
Dércio Tsandzana Será que os homens precisam de tais ''manuais'' sobre seus direitos? Devíamos ser todos iguais, de princípio sem precisar de manuais ou grupos particulares.
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Nildo Guambe
Nildo Guambe Di accord!
Dércio Tsandzana
Dércio Tsandzana Pois, Lucas Silvestre Mate, perde-se o foco tentando defender algumas teorias e desembocam em ofensas aos outros.
Gosto · Responder · 1 h
Lucas Silvestre Mate
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Filimao Suaze
8/2 às 13:37 ·
VAKITHEEEE
Padres, nholwenes, óleo de cozinha, psiquiatrias e outras coisas...
- ou estou a vender o unico televisor da minha casa? Quem somos nós? MERDA?
Numa só noite e num único jornal, ouvi e vi tanta noticia ruim, suficiente para esgotar o cabedal de qualquer mortal.
- em Sofala, Pai de 38 anos viola sexualmente filha de 8
anos.
- na Austrália, divulgados e confirmados mais de 4500 casos de abuso sexual de menores por padres.
- em Maputo, supostamente após flagrante de adultério, a artista jogoU óleo quente ou fervido no corpo do marido, portanto lixa-o duas vezes e vai parar no Hospital Psiquiátrico.
Ao acordar, tentando posicionar-me para a habitual oração matinal sobre o sucedido no dia de ontem, invadem-me o celular imagens e noticias igualmente ruins, primeiro sobre um jovem casal que recentemente contraiu matrimonio, assassinado num assunto supostamente relacionado com um terreno no Bairro Santa Isabel e, Segundo, sobre o Dzimba, o Armando que ateou fogo na própria casa porque pretendia, sei lá porque razão, morrer junto com a esposa, constando até ao momento em que escrevo, que so ele conseguiu tal objectivo por a esposa ainda se encontrar entre a vida e a morte no Hospital, em Gaza. Quer dizer, uma espécie de suicida e homicida misturados numa so pessoa. Que egoismo...
Tudo isto em pouco tempo, e deve ser visto como continuação de tudo o que vimos vivendo desde Dezembro de 2016.
Volto a uma questão que uma vez coloquei aqui e não tive eco suficiente, eventualmente porque muitos se sentiram chocados com a forma como a questão foi por mim colocada.
Será que estamos certos ao insistirmos que ainda somos a mesma tipologia de seres humanos havidos em anos atrás? Não seremos nós, afinal, uma espécie nova, sem escrúpulos, sem piedade, sem dó, sem moral nenhuma, sem nada que se confunda com amor ao próximo?
Como é que me explicam que a Igreja, local do culto e fonte da MORAL, seja exactamente lá onde crianças são enrabadas, sem dó nem piedade, justamente por aqueles que, usando das batas brancas que lhes conferem legitimidade até mesmo de ouvir confissões dos pecados dos outros, aproveitam-se dessa sua condição de Padres e gritam, uivam e latem ao ritmo do seu deleite pela curtição dos anus dos petizes a quem era suposto educar, moral e religiosamente?
É igreja isso, ainda? E não será por isso que depois somos invadidos por charlatães da palavra de Deus, de fora e daqui de dentro, que se aproveitam dessa nossa pobreza espiritual e vão dai sacando do pobre até o que não tem, em nome de um Deus do imediatismo milagroso?
Como me explicam que, assim do nada, o LAR CONJUGAL se tenha transformado num dos lugares mais perigosos de se estar, ontem lugar de amor, de concórdia, de fabrico de filhos e da respectiva educação, hoje local de caça furtiva ao cônjuge, onde todas as técnicas e instrumentos são utilizados, desde facas, armas, fogo posto e óleo de cozinha? E já me esquecia do outro que, também em Janeiro ultimo, logrou, com um simples cinto de suas calças, matar a esposa, no Bairro Polana Caniço, em Maputo...
E se eu vendo o televisor para não ver mais noticias, também venderei o rádio do carro do serviço? Também venderei todos os jornais que estão na rua? Vai valer a pena isso? E se não vendo nada disso, estou sujeito, a titulo de querer ser cidadão informado, a andar a receber imformações que me aterrorizam cada dia mais e me fazem perder o sentido da importância da vida humana?
Somos macacos, piores que os originais. Somos gibóias venenosas.
Dizem-me, num dos progaramas televisivos mais concorridos em moçambique, onde se fazem BALANÇOS EM GERAL, que somos TODOS UNS BANDIDOS, MALANDROS E PREGUIÇOSOS.
Somos uma MERDA.
VAKITHEEEEE
Avaliação do Presidente da República ou quando mesmo num casal, para um foi excelente e para outro foi mediocre?
Passam dois anos e as curcustâncias convidam a todos para que cada um faça a avaliação do que entende terem sido os dois primeiros anos de governação do Presidente da República, o Eng. Filipe Nyusi.
É normal, que aquilo que para uns parece trigo, para outros mais se pareça com joio. Somos, afinal, antes mesmo de haver governos no mundo, diferentes e infelizmente os homens lutam para cada dia evidenciarem mais essas diferenças do que se aproximarem em torno, por exemplo, das mesmas causas e valores.
Ninguem se lembra, aquando do inicio de um mandato, de estabelecer um quadro de metas, sejam elas semestrais, anuais, mensais semanais ou mesmo quinquenais, matrizes que, findo tal periodo, seriam e muito bem usadas para fazer uma avaliação justa, honesta e coerente. Nada disso.
E, por não termos estabelecido tal matriz de realizações à prazo certo, quedamo-nos todos para uma análise mais CONSTITUCIONAL do que de ordem prática, portanto, ficamos com uma só hipotese, a de nos termos de concentrar nas responsabilidades constitucionais do PR e procurar aferir da eventualidade de ele ter ou não agido, em algum momento, em colisão, com tais atribuições, competências, deveres e direitos enquanto tais.
Entretanto, a avidez de classificar, avaliar e por vezes de só falar por falar, já nos deu a ouvir e ler classificações de: mau, mediocre, muito bom, excelente, pessimo, razoável, etc.
Incrivel, como os interesses individuais ou de grupos, uns conhecidos mas muitos outros não, podem levar a que, de forma colectiva, resvalemos para um exercicio absurdo de avaliação de uma questão tão séria como é o Desempenho de um Chefe de Estado. A coisa está a um tal nivel ruim que qualquer um, até aquele que nunca se colocou na situação de fazer a avaliação do seu proprio desempenho enquanto cidadão ou Chefe de Familia, senão de 10 casas ou de Quarteião, oferece-se e com terminologia jocosa, a classificar o desempenho de um Chefe de Estado.
É minha humilde proposta que, para que diminuamos o âmbito do absurdo que se agiganta assustadoramente, aprendamos a definir, antes do inicio do exercicio de uma certa governação, o que queremos ver feito nos primeiros 3 meses e, findo esses, colocarmos a matriz de realizações numa parede e fazermos o julgamento do governante, pintando de verde o que foi realizado e respectivas percentagens e de vermelho o que não tiver sido feito e prever igualmente uma outra coluna, onde se vai escrever os fundamentos da não realização de uma certa actividade ou da sua defeituosa realização, portanto, realização em menos de 100%. a opiniao resulta do facto de que, parece que, todos, nos achamos no direito de calendarizar as actividades do nosso PR, quer dizer, ele ja devia ter feito isto, pou aquilo, independentemente de ainda ter 3 anos de mandato pela frente, ha quem ja queria resultados finais de governacao.
Doutro modo, nos manteremos neste ridiculo em que cada moçambicano elenca um conjunto de expectativas suas, se calhar de entre elas nenhuma referida pelo PR aquando da sua campanha de caça ao voto, e, à medida da sua satisfação individual, e ao se lhe colocar a questão de saber o que acha de x tempo de governação do presidente fulano, ouvirmos respostas como:
• Acho que foi exclente; Acho que foi horrivel; Acho que foi boa; Acho que foi mediocre, tudo isso, sobre uma mesma realidade. É demais.
Parecem estar zangados com alguma coisa, muito pessoal, e muito zangados mesmo, os que dizem que foi mau, mediocre ou péssimo, assim como parecem estar com razões de satisfação de sobra, os que entendem que foi boa, razoavel ou excelente.
Mas afinal quanto tempo tem o mandato do PR? 2 anos? Já não são 5? E as promessas, foram escritas para serem cumpridas enquanto tempo? Cada um escolhe? É isso?
Bem haja o nosso Presidente da República, enquanto na medida do possivel procurar transformar o seu PROGRAMA DE 5 (CINCO), REPITO DE 5 ANOS, EM REALIDADE;
Parabens aos classificadores sem matrizes de avaliação de desempenho que até conseguem antever que nem mesmo em 5 anos há-de poder cumprir com o que prometeu, ainda que so passem 2 anos.
Parabens de espinhosa à aqueles que, tendo ensaiado simpatia com o PR no inicio do seu mandato, sei la que expectativas lhes terão sido goradas nesses 24 meses, agora aparecem como os seus combatentes de dia e noite em Savanas de grande densidade arbórea, e procurando-lhe em todas as árvores para lhe fazer cair tantas quantas vezes for necessário para que se renda e se concretize o tal Regime Change, expectativa também gorada em tempos de Guebuza, cujas obras feitas ensombram noites de alguns criticos e maldicentes seus menos talentosos.
Parabens acrescidos a aqueles que até mesmo a RENAMO a entendem como criação do Chefe de Estado e por isso responsabilizá-lo pela existência dela., sei la que bibliiografia leram e nos escondem.
Parabens a todos nós, estamos num país fantástico, onde até mesmo Moscas se distanciam de coisas boçais, quando elas, afinal, e até por uma questão de génese, só ficam onde cheira mal e muito mal.
Queremos PAZ DEFINITIVA, queremos entendimento, queremos harmonia, queremos emprego, queremos pão e estamos dispostos a fazer a nossa parte no jogo, TRABALHANDO. Vamos limando com Limas mais afiadas, menos agressivas que por vezes se confundem com verdadeiras bazucas, as unhas da nossa libertação económica, trilhando os caminhos do desenvolvimento que afinal merecemos, enquanto nação prenhe de recursos e uma costa de mais de 2500 km.
hoyeeee
VAKITHEEEE
Vakitheee
Ontem estive reunido com os meus filhos.
De entre outras coisas, falamos da crise e então coloquei algumas propostas para permitir que não falte nada, apesar de as coisas não puderem continuar a ser da qualidade anterior ou habitual.
Falei de Pastas de costas, que terão de ser feitas de retalhos de sacos.
Falei do uniforme do ano passado, rasgado, que terá de ser submetido a remendos ali no tio Albinuane, alfaiate da esquina, um manhembane do caraças, tão cacata que até fica com troco de dono, não consegue entregar nada, mas boa gente ele.
Falei de alguns troços que terão de ser feitos a pé e o chapa só nos dias de chuva torrencial, se os houver.
Falei de mandioca e farrinha “rhali”, para alguns dias de lanche, falei de Tximbuanda, um bolo a moda chope, feito de maçaroca e derivados e coberto com uma folha verde bem forte, normalmente de embondeiro, podendo ser de outra árvore.
Falei da possibilidade de se poder fazer algumas leituras, a noite, à luz de candeeiro ou vela, quando não houver mola para credlec.
Ia falando de mais coisas, por exemplo queria falar do fim da ZAP e como não os enfrentava para tamanhas e cruas verdades, fazia-o de cabeça para baixo, sem olhá-los.
Quando levantei a cara, de 5 que éramos na mesa, so estava a mais nova, que não entende nada disto tudo e quando procurei os outros nos seus quartos, achei-os todos no mesmo quarto, reunidos e logo no quarto do mais reguila, aquele que estava numa escola privada reputada e a quem informei que vai passar para a Unidade 30, ali no bairro 25 de Junho.
Envergonhado, fui dormir.
Acordei, vim ao trabalho e agora, a colaboradora la de casa, que também tem o emprego perigado pela crise, acaba de me mandar a seguinte mensagem: …patrão os meninos querem falar consigo, pedem para chegar mais cedo…
Acham que devo ir para casa hoje?
Eu estou com algum medo.
Peço orações e outras ajudas.
Vakitheeee
GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Dino Mboana
Dino Mboana Agora aguenta kkkk
Felícia Amili
Felícia Amili Ehehhh tio 😂😂😂😂😂
Edson Kendrick
Edson Kendrick 😂😂😂😂😂😂😂😂😂....
Amelina Jose Nhachungue
Amelina Jose Nhachungue Hhehehhehehehe, vá com a protecção da PRM.
Licinio Mauaie
Licinio Mauaie Durma na minha casa hoje
Carlos Mindo
Carlos Mindo Antes de chegar em casa passa da esquina do tio Herminio e leva a malta dle toda a msm que esteve em frente do gabinete do PM
Stela Manuel
Stela Manuel Docente nao queria estar na sua pele hoje
Francisco Ngwenya
Francisco Ngwenya kikikikikiki. não tem como fugir dos seus filhos, do contrario eles vão te caçar (se deles fugir). o Sr é o autor das reunidos, pelo que a sua presença é obrigatória. de tudo ate posso concordar consigo mas poupe os meus sobrinhos de uniforme remendado, isso vai diminuir seu desempenho escolar porque no vão escapar dos joaninhas que pululam nas escolas. não corte tudo de uma vez, vai fazendo de forma gradual a começar pela Zap. subsitua mandioca pela batata doce (o nome batata ja vai ajudar). que Deus cuide de si nessa reunião! vakithi!
Gosto · Responder · 1 · 18/1 às 16:25 · Editado
Ismenia Afonso De Marrule
Ismenia Afonso De Marrule Vai para casa cedo e ouça o que os meninos tem a dizer uma vez que estiveram em plenária e já com a decisão final.Nada de medo acho que entenderam a situação.Então vai com pensamento positivo e muita força ai.E não esquece de trazer o resultado final.Boa sorte
Calusha Cláudia
Calusha Cláudia Va Sim Seth, para ouvi los tbm... Ehehehehehehehe Boa Sorte
Mendes Mutenda
Mendes Mutenda Hehehehehrhe
Eurico Simone
Eurico Simone Num pensar!!!!! Hoje é o dia de Fazer aquele trabalho muito atrasado, entregar aquele relatorio chato, em fim....chegar em casa as 1 da manha..claro a Boss tem k saber k tas a trabalhar....Kikikikikikikikiki
Ermingarda Mingas
Ermingarda Mingas Niku dum!! Ni kku tse! !!
Guilhermina Matsinhe
Guilhermina Matsinhe Eixxxx , complicado 😂
Lídia Vanessa Calisto Suaze
Lídia Vanessa Calisto Suaze Edjeeee...agora aguentaaa
Boa sorte...
Edson Bule
Edson Bule 😃😃😃😃😃😃😃 vai ouvi los de cabeça curvada, ai vem chumbo 😂😂😂😂!!! Até vão perguntar se assistir o telejornal não gasta energia papa 😃
Joaquim Micas
Joaquim Micas Realmente estas encurralado...eish a crise "nalonawu, vakiteee,".
Hermenegildo Chirindza
Hermenegildo Chirindza Boa sorte...vou tentar fazer uma replica la em casa com as devidas adaptacoes...Maivavooo
Samuel Mafuiane
Samuel Mafuiane Grande Seth, sabes mto bem k do problema não se foge mas sim enfrenta se. Vá com a cabeça erguida e boa sorte ai mano. Depois diga nos algo. kkkkkkk
Chynha Da Conceição Marcelino
Chynha Da Conceição Marcelino Edjeee... Hehehe... Precisas de protecção divina... Ore antes de chegar à casa. Caso contrário, a bomba vai rrrrrrrrebentarrrr
Sandra Mabutana Mabutana
Sandra Mabutana Mabutana muka kaya ndywena swiatikomba kohala
Sara Tsamu
Sara Tsamu Hehe melhor enfrentar o problema
Eduardo Ponzole
Eduardo Ponzole ....vc deve enfrentar isso de cabeça erguida....aguenta...kkkkkkkkkkkkk
Simão Matsinhe
Simão Matsinhe Vai ficar no quarto reunido com a tua amada
Clasmen Sulate
Clasmen Sulate Reuniao familiar.
Cidy Magaia
Cidy Magaia Edjeeee edjeeee a bomba rabentouuuu....kkkkkk Filimão a sua batata esta assando, melhor ir pra casa e se entregar ntseeee no toma que te dou. Afinal os sacrifícios devem ser pra todos.
Genito Francisco
Genito Francisco Chega tarde e descalço passando do riacho do peixe da mamã com calças dobradas. Assim irá mostrar o exemplo da austeridade. Niku ga hi tsaku
Leny Tembe
Leny Tembe Boa reflexão para reavaliar os nossos hábitos de vida em função da actual conjuntura.
Flavia Nhancale
Flavia Nhancale vá .eles tem Boa Nova.
Fabricio Sabat Madiba
Fabricio Sabat Madiba Brincando kkkkk mas,uma aula forte.gostei
4 comentários
Comentários
Salomao Jaime
Salomao Jaime Eu penso que as pessoas nao estao a avaliar o PR pela globalidade do seu mandato, mas sim pelos dois anos. Aqui nao se analisa somente oque prometeu, mas sim ja' fez nesses dois anos, e porque ha' coisas que sao definitivas importa analisa'-las. Se formos analisar os dois anos de governacao do PR livres das nossas idelogias partida'rias, seremos capazes de nao lhe mentir a ele mesmo sobre oque esta' a acontecer 
Eu penso que e' bom que o pro'prio PR oica como e' que os cidadaos pensam sobre a sua governacao no decurso dela do que no fim dela porque ja nao podera' fazer mais nada. 
Na minha opiniao como cidadao deste pais tenho que dizer com toda honestidade intelectual que os dois anos de governacao do PR foram muito negativos, por um lado por culpa dele mesmo, por outro lado por culpa de conjuntura internacional:

1) Digo por culpa dele porque logo no inicio do mandato dele assistimos a morte de pessoas que que se opunham a ideologia do seu governo por um grupo que parece ter apadrinhamento de estrutura bem poderosa no nosso pais, e o seu governo ate' hoje nao passou de promessas de esclarecer estes casos, ha' muitas pessoas mortas em mesmas circustancias, mas nenhum caso ja' foi esclarecido volvidos quase dois anos, mas nenhum mesmo. Ate' aqueles que ocorrem a luz do dia em plena cidade capital. Sera' que essas vidas que sao tiradas nao preocupam.
O seu governo levou uma eternidade para decidir pela vinda dos mediadores internacionais como exigia o outra parte envolvida nessa guerra absurda que so' demonstra o quanto existem estupidos neste pais. O seu governo levou uma eternidade para aceitar a existencia das dividas ocultas e a chamada auditoria internacional.
3) Ele nao e' o u'nico culpado pela grave crise econo'mica que o pais enfrenta, porque ha' questoes que um pais do terceiro mundo como nosso nao pode controlar, como e' o caso da subida de dolar. 
Apelo aos bajuladores para que nao impecam o PR de ouvir aos cidadadaos sobre como sentem-se governados.
Comentários
Cossito Freitas
Cossito Freitas Merda é pouco chefe. Somos um projecto falhado de Deus.
Gosto · Responder · 1 · 8/2 às 13:47
Edgar Francisco Cumaio
Edgar Francisco Cumaio O que há milhões de anos aconteceu com os dinossauros, pode acontecer já com os humanos, se bem que se pode chamar ainda de humanos está espécie que do nada sofreu o seu DNA. Simplesmente triste.
Gosto · Responder · 1 · 8/2 às 13:49
Cidy Magaia
Cidy Magaia Eshhh Filimao Suaze eu estou ate agora apavorada com tanta notícia triste é um so dia, Nos somos uma nova raça sem escrúpulos, os selvagens vivem melhor que nós
Armanda Chissico
Armanda Chissico Dr . Filimao Suaze, o que é Violência Doméstica, vakitheeee?
Sheila Chambal
Sheila Chambal MERDA MESMO
Michaque Tembe Tembe
Michaque Tembe Tembe Que susto!!! Que alivio!! Ainda vivo num país com pessoas decentes, a minha esperança revive. No meio de tantos ruídos de notícias ruins, dei me conta a suspeitar que fosse o único a sentir dó de tanta gente a matar-se a si e aos seu proximos, felizmente (?) não sou caso único. A terminar, duvido que é a desistir, alhearmo-nos, estar longe que ajudaremos na solução destas desgraças todas. Antes que me perguntem como resolver ou estancar estes actos, termino por aqui., porque não tenho resposta.
Gosto · Responder · 1 · 8/2 às 14:13
Katia Rita Albano Mussá
Katia Rita Albano Mussá Muito triste.Foram-se os valores morais.
Gosto · Responder · 1 · 8/2 às 14:15
Anissa Monteiro
Anissa Monteiro Muito triste, corremos riscos dentro e fora das nossas casas, d'repete nos vimos numa situação de incapazes de proteger nossos filhos que não temos como estar presente o dia inteiro nas suas vidas . Se na igreja ja não está seguro, imagina em casa, na escola e na rua? É o fim do mundo.
Gosto · Responder · 1 · 8/2 às 14:29 · Editado
Amélia Nhaca
Amélia Nhaca 1- Não, Não estamos certos; 2- Sim, Infelizmente somos nos. (contra fatos, não ha argumentos). Talvez precisamos de um segundo diluvio.
Gosto · Responder · 1 · 8/2 às 15:58
Armistício Mulande
Armistício Mulande Um segundo dilúvio não vai resolver o problema, Amélia Nhaca. Deus foi pretensioso, trabalhou 6 dias e descansou ao sétimo para contemplar a sua obra. Ficou a beber uns champanhes quando tudo desmoronava. Não, um segundo dilúvio não resolve.
Vitorino David
Vitorino David Quem somos mesmo?
Alzira Come Manhica
Alzira Come Manhica Isto esta pior Mano....
Edson Bule
Edson Bule Senti aqui um grito de sentido de dor, pelas qualidades imorais de nós seres humanos sem escrúpulos, vigaristas e assassinos. De facto são "somos", todos a tal porcaria.
Kátia Mariza Massarongo
Kátia Mariza Massarongo Está demais...eu própria não consigo ainda acreditar que isto está a acontecer
Felix Bernardo Nhachungue
Felix Bernardo Nhachungue Estamos a enfrentar momentos difíceis. Progressiva perda de valores morais básicos.
Sara Laila Aly Hanji
Sara Laila Aly Hanji Lamentável o k está a acontecer ultimamente. Coitadas das nossas crianças k tem acompanhado estas notícias tristes e muitas vezes nos questionam sobre o porquê de tanta violência.
Ju Nhaca
Ju Nhaca É triste
Jose Boaventura Tangune
Jose Boaventura Tangune Boa noite, tlavez è fim do mundo .
4500 crianças violadas pelos padres!.
( isto è Nojo )
Carla Mboa
Carla Mboa Na verdade émuito duro pra nós, quem somos nós?
Sheila Waene
Sheila Waene Mentes cruéis
Vasco Macudo Macudo
Vasco Macudo Macudo Deve ter acompanhado tambem hoje, a mãe que mandou o pai bater a filha até a morte por suspeita de de ela estar a namorar. 
Acho que precisamos de uma oração forte, desde que não seja feita pelos padres pedófilos
Ismenia Afonso De Marrule
Ismenia Afonso De Marrule Poxa estou triste de uma so noite ouvimos tanta violência praticada por nos homens, meu Deus e que mundo estamos.Já não há amor ao próximo, matamos nos uns aos outros, não há dignidade humana, perdemos a moral.E triste isso, agora acredito que o fim do mundo e isso que estamos a viver dia a pós dia
Heleno Bombe
Heleno Bombe Caro Dr numa conversa com um amigo sociólogo associou estes fenômenos todos que estão a abalar a nossa sociedade desde Dezembro do ano passado a crise econômica e social que estamos a enfrentar, segundo ele as pessoas sentem-se desesperadas com a vida e com o futuro incerto preferem tirar as suas vidas com as dos seus cônjuges devido a traições e por ai fora!
Olga Macaringue
Olga Macaringue Triste mesmo , e o pior de tudo os valores também se foram.
KingKinho Vasquinho
KingKinho Vasquinho Isto não é vida irmaos
Samuel Mafuiane
Samuel Mafuiane Orai irmao....Salve se a si e aos demai, pois e so com oracao e fe teremos a salvacao destes maldades
Antoninos Intimane
Antoninos Intimane para piorar, voz de comando TSEKE...
Solomone Manyike
Solomone Manyike He maweh sóis uma merda! Eu sou a exceção!
Carlitos Gabriel
Carlitos Gabriel hinatchani hi pwala ka ditiko da whanfenaVer Tradução
Emelina Magaia
Emelina Magaia Meus Deus, socorro já não há respeito pela vida do próximo.

Sem comentários: