terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Morreu o embaixador russo na ONU


, Vitali Churkin

Representante permanente morreu aos 64 anos em Nova Iorque, depois de mais de dez anos no cargo.


Churkin representava a Rússia na ONU desde 2006
Foto
Churkin representava a Rússia na ONU desde 2006 KEITH BEDFORD / REUTERS

O representante permanente da Rússia nas Nações Unidas, Vitali Churkin, morreu esta segunda-feira em Nova Iorque, do que parece ter sido uma paragem cardíaca. A notícia foi avançada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.


Churkin morreu na véspera de completar 65 anos de forma "súbita", disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo. O embaixador estava no seu gabinete quando se sentiu indisposto e foi levado para o hospital, onde acabou por morrer, de acordo com o embaixador adjunto russo na ONU, Vladimir Safronkov, citado pela Associated Press. A causa da morte não foi ainda avançada.

Sad and shocked to learn passing away of my colleague Russian Ambassador to @UN Vitaly Churkin . Brilliant diplomat. Sincere condolences

O diplomata tinha uma longa carreira iniciada nos anos 1980 na embaixada soviética nos EUA, tendo ocupado o posto de embaixador na Bélgica e no Canadá antes de ser colocado na ONU em 2006.
As Nações Unidas "estão chocadas" com esta morte, disse o secretário-geral, António Guterres, citado pela agência Tass, estendendo os pêsames a Moscovo.
O Presidente Vladimir Putin está "muito perturbado" com o sucedido, e dava muito valor ao profissionalismo e talento diplomático de Churking, dizem as agências noticiosas russas, que citam fontes oficiais do Kremlin.
Churking era um vigoroso defensor da política russa no Conselho de Segurança - mais recentemente dos intensivos bombardeamentos russos da cidade de Alepo, na Síria, para derrotar os rebeldes que mantinham a resistência a Bashar Al-Assad.

  1. GPS
      
    O nome CHURKING podia ser um bom nome para o embaixador, tv. primo de Stephen King. Mas o embaixador chamava-se Vitaly Churkin. Era bom que o Público, por respeito para com o defunto, respeitasse o seu nome. CHURKIN e não CHURKING.
  2. vinha2100
      
    Muito suspeito...
  3. Enganador
      
    Será que o Putin acordou mal disposto?
  4. paulo
      
    estou estupefacto e aguardo mais detalhes. ataque cardiaco? um homem de enorme valor. sera uma perda irreparavel para a diplomacia russa.
    1. tripeiro
        
      Os meus pêsames.

Sem comentários: