quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Jornalistas de meia-tigela!


Sei que algumas pessoas não gostam de ouvir isto, mas é verdade: o jornal “Canal de Moçambique” é de fofocas. Só publica fofocas, e quando não as tem, assume-se como boletim oficial da Renamo.
Para os que gostam de analisar, antes de emitirem qualquer opinião, sairão da leitura deste texto esclarecidos. Perceberão que efectivamente o “Canal de Moçambique” intoxica a opinião pública de forma tendenciosa. Denigre a imagem das pessoas sem pejo, faz um jornalismo selvagem, típico de um país empobrecido como Moçambique. E pessoas há que aplaudem esta mediocridade.
Para algumas pessoas, não é novidade de que Matias Guente recebe dinheiro de certas pessoas interessadas em encomendar artigos. Nunca investigou nada. Escreve fofocas ao sabor do fulano e do sicrano. Enquanto isso, o director do jornal, o Fernando Veloso, continua em Lisboa ocupando-se em servir de caixa de ressonância de Afonso Dhlakama. É por isso que sempre digo que o “Canal de Moçambique” é um boletim oficial da Renamo.
Vamos ao cerne da questão. Ainda é fresco o badalado caso de violência doméstica cuja queixosa foi Josina Machel, filha de Samora Machel. Matias Guente, esse jornalista de meia-tigela do “Canal de Moçambique”, fez uma campanha cerrada contra Josina Machel. Distorceu os factos para limpar a imagem do agressor: Rofino Licuco em troca de 500 mil meticais (desminta o Matias Guente, querendo).
No dia 25 de Janeiro de 2017, o jornal “Canal de Moçambique” fez a sua manchete, colocando a foto de Josina Machel e a da sua mãe (Graça Machel) em seis colunas, com o título “Não 'mamã' Graça!”. No interior, Matias Guente relata coisas que não faziam parte do presente processo. Ou seja, manipulou tudo para agradar ao seu patrão que lhe deu 500 mil meticais, em detrimento da verdade. Fez um artigo tendencioso e os que leram com olhos de ver, viram isso. Péssimo jornalismo!
Já na edição de 8 de Fevereiro de 2017, o “Canal de Moçambique” coloca na capa a fotografia de Graça Machel com o título: “Medicina legal em casa de Graça Machel”. No interior, o jornal mente ao escrever que Josina Machel perdeu a mesma causa à favor de Rofino Licuco num tribunal de Randburg, África do Sul. Até usa palavras indecentes como “amante”, “fizeram sexo” e por ai fora. Tudo na tentativa de desacreditar Josina Machel, a quem, aliás, não pediu nenhum contraditório, como manda o princípio do bom jornalismo. Ouviu Rofino Licuco porque era quem lhe interessava. Josina Machel só foi enxovalhada sem que tenha que se defender.
No dia 21 de Fevereiro corrente, o Tribunal Judicial do Distrito Urbano Número Um leu a sentença do caso e condenou o réu Rofino Licuco a três anos e quatro meses de prisão (pena suspensa), pagar a vítima o valor de 200 milhões de meticais, pagamento de 579 mil meticais por danos patrimoniais e ainda, num período de seis meses, deve pagar uma taxa diária de 157 meticais Convertido em multas.
De acordo com o jurado, ficou provado que as lesões à vítima foram provocadas por socos e não por uma eventual queda, como o réu Rofino Licuco vinha defendendo. Logo depois deste veredicto, o “CanalMoz”, um jornal electrónico da mesma empresa que o “Canal de Moçambique”, escrevia, no seu habitual “última hora”, que Rofino Licuco devia pagar 200 milhões de meticais em 30 dias para não ser preso. E volta às antigas mentiras dizendo que Rofino havia ganho o mesmo processo na África do Sul, numa acção intentada por Josina Machel.
Atenção: se é que Rufino Licuco há-de ir preso, tal ficar-se-á a dever ao facto de não ter pago os 157 meticais diários convertido em multas.e não pelos 200 milhões de indemnização à Josina Machel. Ouviu bem…burro Matias Guente!?
Já no dia seguinte à leitura da sentença, portanto 22 de Fevereiro, o jornal “Canal de Moçambique”, estrategicamente, não escreve nada na capa que Rofino Licuco foi condenado. Puxou o artigo para a página 18 e insiste, mais uma vez, com a baboseira de que o réu havia ganho o processo em Randburg, África do Sul. Tudo para, mais uma vez, confundir a opinião pública e justificar os 500 mil meticais recebidos.
Atenção, meus caros amigos, seguidores e fãs daqui do Facebook. Vou dar uma aula a este Matias Guente, burro, corrupto e jornalista de meia-tigela. O assunto que foi julgado no tribunal de Randburg, África do Sul, não foi o da violência doméstica. Josina Machel submeteu um pedido de protecção a pretexto de que Rofino Licuco continuava a assediá-la. Por sua vez, o tribunal chumbou o tal pedido, uma vez que Josina Machel só apresentou uma única evidência de que estava efectivamente a ser assediada. Para os tribunais sul-africanos, as evidências devem ser mais do que uma.
Volto a repetir: o que foi reprovado pelos tribunais sul-africanos foi o pedido de protecção. Em nenhum momento Josina Machel submeteu uma queixa de violência doméstica ou agressão física contra Rofino Licuco, na África do Sul. Este processo não podia ser julgado no país de Nelson Mandela ou em qualquer outro país por respeito ao princípio de territorialidade.
O princípio de territorialidade reza que os processos devem ser julgados no país onde os factos sucederam. Ora, a agressão física contra Josina Machel teve lugar em Maputo. Logo o julgamento devia ser feito em Maputo. É fofoca isso de que o processo havia sido julgado na África do Sul. Quem leu isso e acreditou, foi manipulado. Abusaram da sua ignorância em matéria de Direito. E creio, sem reservas, que o mesmo Matias Guente que escreveu isso é burro. Devia ter questionado isso. Ouvido vários juristas. Ter-lhe-iam dito que não é verdade.
Aqui não só sai envergonhado o Rofino Licuco. Envergonhados e chamuscados estão os que escreveram baboseiras. Acho que os que defendiam a introdução da carteira profissional para os jornalistas, estavam certos. Matias Guente estaria desempregado. Tamanha burrice não pode ser escrita por um jornalista. Até parece daqueles malcriados cobradores do “chapa”.
Eu não me vou cansar. Vou dando aulas gratuitas a burros, como o Matias Guente. Não sei se vale de alguma coisa. Mas vou insistindo. Se a burrice não estiver fossilizada, um dia ele ainda ganha lucidez.
A primeira foto
e O Matias Guente Jornalista do Canal.

Um abraço
Nini Satar


GostoMostrar mais reações
Comentar
22 comentários
Comentários
Unay Cambuma
Unay Cambuma Ultimamente tenho tido sérias dificuldades para entender de que lado está o ilustre Nini. Defende sempre o politicamente incorecto e nao tem sido coerente. Nos que nos batemos duramente para limpar a sua imagem ficamos bastante decepcionados com a lguns dos seus posicionamentos.
Gosto · Responder · 2 · 1 h
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar Unay Cambuma
eu sempre estive do lado da verdade.
o jornal Canal defende com unhas e Dentes a Renamo

isto não é problema.
mais quando eles mentem 
alguem deve responder.
Gosto · Responder · 4 · 1 h
Unay Cambuma
Unay Cambuma Mas o Savana, notícias, domingo etc tambe. defendem a frelimo com unhas e dentes. Aliás, o canal nao defende a renamo o que sei apenas publica com frequência os artigos da renamo. O pecado do ilustre e de atacar um jornal que todos os Moçambicanos gostam porque e único que não lambe a frelimo. Se o ilustre tem animosidade com alguns integrantes deste jornal isto não faz o canal ser péssimo.
Gosto · Responder · 3 · 1 h
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar Unay Cambuma
eu sei porque tu gostas do canal
porque e Boletim informativo da Renamo.

a Renamo nem precisa de abrir um jornal o Canal chega.
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar Unay Cambuma
O Noticias e o Domingo são do Partido.
o Savana recebe encomendas do partido para falar mal da Renamo.

e quando estão com fome falam bem da Renamo.
e Depois o Partido vai de novo ter com eles.
Jornalistas de meia tigela.
Gosto · Responder · 1 h
Sandra Carlos Carlos
Sandra Carlos Carlos Senhor Unay, o que vem em causa é sim defender s verdade 
Seja ela da Renamo,da frelimo, do mdm etc.
Desde o.Momento que seja a verdade.

Ou achas que ele devia estar contra a Josina enquanto ela tem razão.? Vamos usar cérebro
Gosto · Responder · 3 · 46 min
Volta Samora
Volta Samora querida Nini está parabenizado pelo post, fala do julgamento do caso Machel, mais ele pecou em perder tempo a falar da renamo ond entra renamo neste julgamento se ja ficavamos com uma pulga atraz da orelha por o julgamento ter influência política agora esta a vir a certeza, houve influência política neste julgamento, s houvesse justiça aquele homem estaria preso, para servir de exemplo não estes negocios q envolvem milhões.
Gosto · Responder · 1 · 14 min · Editado
Jr Chauque
Jr Chauque Este artigo tem informações muito úteis para ajudarem a MUITOS que só se baseiam em fofocas sem argumentos sobre o julgamento da Africa do Sul está bem explicado a quem possa interessar aproveitem e fechem a boca.(vão alegar liberdade de expressão,mal usada)

Agora eu só tenho algumas perguntas amigo Momade Assife Abdul Satar que gostaria de ouvir da sua pessoa como sempre: tenho acompanhado e insistes em dizer que o Canal de Moçambique é boletim oficial da RENAMO porquê razão?

Tens provas que Matias Vigente recebeu 500 mil do patrão ?

Eu duvido que o meu amigo tenha apanhado chapa na vida, agora donde vêm essa certeza daqueles cobradores de chapa malcriados?
Gosto · Responder · 2 · 2 h
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar Jr Chauque
chama o Matias para um debate.
Gosto · Responder · 1 h
Jr Chauque
Jr Chauque Meu amigo Momade Assife Abdul Satar sabes bem que eu não tenho CAPACIDADE para CHAMAR o Matias bem que gostaria mesmo via vídeo seria um debate.....Os nomes falam neste país para ser atendido um pedido....

Mas só faltam 2 respostas das minhas perguntas só....E estou aguardando
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar Jr Chauque
Se veres todos meus post's sempre esta acompahado de anexos(fotos) neste tambem trago um documento traduzido em português que prova que Josina não meteu nehum processo contra O Reu Rofino o que toca a perda da Vista.
o Canal sempre escreveu para ludibriar a opinião publica que o caso ja tinha sido julgado na RSA.

tudo mentira destes Jornalistas Burros.
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar Jr Sobre o suborno tenho provas sim.
Gosto · Responder · 1 · 13 min
Unay Cambuma
Unay Cambuma " o Fernando Veloso, continua em Lisboa ocupando-se em servir de caixa de ressonância de Afonso Dhlakama. É por isso que sempre digo que o “Canal de Moçambique” é um boletim oficial da Renamo." Explique issoNini. Afinal és contra o lider da renamo?
Gosto · Responder · 1 h
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar Unay Cambuma
não sou contra Afonso Dhlakama
tenho muito respeito por ele.

graças a ele que hoje temos a liberdade de expressão.
se não nestas alturas muitos estariamos nos campos de reducaçao para sermos Regados e nossos familiares a procura dos nossos corpos......
Unay Cambuma
Não sou da Renamo e Nem da Frelimo
apenas gosto das verdades.
Gosto · Responder · 6 · 1 h
Americo Gabriel Mutlhave
Americo Gabriel Mutlhave Kikikiki Caro Momade Assife Abdul Satar teria dito que 'e da Frelimo um dia desses. Mas deixemos
Americo Gabriel Mutlhave
Americo Gabriel Mutlhave Kikikiki Caro Momade Assife Abdul Satar teria dito que 'e da Frelimo um dia desses. Mas deixemos
Sergio de Nascimento
Sergio de Nascimento Caro Momade Assife Abdul Satar várias vezes disseste que ex membro do partido frelimo e já deste apoio em dinheiro pra campanha eleitoral.. assim também vamos pensar que contas mentiras..
Jose Carlos Barbito
Jose Carlos Barbito Este nini é uma lamina
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar Sergio De Nascimento
Ja Não pertenço a nehum partido.
vou criar um partido meu😘
Gosto · Responder · 2 · 8 min
Bonifacio Raice
Bonifacio Raice Nini quer confinça com a Frelimo. Kkkkkk......
Gosto · Responder · 4 min
Marcia Muaves
Marcia Muaves nini e quais são as tuas fontes p declarares com tanta convicção o que realmente aconteceu ???foi a josina que te contou ?ou a mamã Graça.... lamento muito querido mas tu também és uma grande de uma fofoqueira.
Gosto · Responder · 3 · 1 h · Editado
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar Marcia Muaves
existe uma sentença.
Gosto · Responder · 1 h
Unay Cambuma
Unay Cambuma Nini o teu artigo e muito infeliz. Seria melhor "virar a sua artilharia" unicamente para os seus inimigos. Falar mal do canal de Moçambique e a todos os títulos contraproducente.
Gosto · Responder · 4 · 2 h
Americo Gabriel Mutlhave
Americo Gabriel Mutlhave Teria dito que 'e da Frelimo um dia desses. Hj nao. Lol
Americo Gabriel Mutlhave
Americo Gabriel Mutlhave Teria dito que 'e da Frelimo um dia desses. Hj nao. Lol
Pedro Paulino
Pedro Paulino MAS NINI ONDE ENTRA A RENAMO NO CASO DA JOSINA MACHEL??.
Qual ė a relaçåo existente??
Gosto · Responder · 7 · 4 h
Salvador Mandlate
Salvador Mandlate Nao finja que nao percebeu.
Sao dois casos sem relacao, porem, o jornal e' o mesmo.
O que percebi eq este jornal e' tendecioso e intoxica a opiniao publica.

E ate publica coisas de Cambuma, coisas infundadas, sem provas.
E' um jornal da Renamo.
Gosto · Responder · 8 · 3 h
Volta Samora
Volta Samora a maravilha é o jornal estrela("aka" frelimo) ném ok, ou devemos esperar informação das mídias públicas.
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Paulo Jorge
Paulo Jorge Gosto das tuas publicaçoes nini. Muito imparcial mesmo... Pedro Paulino, o nini so fez mençao de q este jornal na maior parte das vezes (senao sempre) publica "feitos" da renamo. E isso tambem eu ja notei...
Gosto · Responder · 3 · 3 h · Editado
Carlos Nhamuingue
Carlos Nhamuingue So da pra raxar,.nini chama jornal de fofoca e chama jornalista de burro, cobradores de xapa d mal criados.., axas justo isso
Gosto · Responder · 2 h
Chelton Marcelo
Chelton Marcelo Sr Carlos Nhamuingue, no trecho o escritor apenas fez uma comparação das caracteristicas tipicas do jornalista aos combradores " malcriados". Atenção, nao se fez menção aos cobradores " bem criados"
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Apolito Duarte Jaieia
Apolito Duarte Jaieia O escritor? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Windeck Lapete
Windeck Lapete Ainda não sou cozida o suficiente pra me meter em assuntos alheios.
Gosto · Responder · 1 h
Machado To
Machado To Para mim esse jornal sempre foi um fiasco
Gosto · Responder · 2 h
Sadiya Pires
Sadiya Pires obrigada por nos abrir a mente
Fafita Francisco
Gosto · Responder · 3 h
Alda Margarete Quevedo
Alda Margarete Quevedo Amigo momand como esta faz tempo mão sei moticias tua lembre-se que esta cigana aqui e tua amiga para sempre,mas horas boas,dificil, te cuida vai calma lembreçe tem coraçao para cuidar mão vale apema tamto estresse,eles sempre falarem de mos dois,vemhos mesta vida para fazer diferemça se passar seculos mosso mome sera lembrado por gerações.porque mos mao deizamos mos abalar pelas crítica de meia dúzia politicos,mem jormalistas .somos guerreiro de luz .fica deus,com lux dessa cigana syrtll
Gosto · Responder · 2 h
Volta Samora
Volta Samora Nini, Nini, Nini, gosto dos seus post mais neste deixas muito a desejar simplismente como abordaste a matéria ( Canal de Moçambique, Renamo, Josina Machel) ok, onde a Renamo entra ai? o seu post é tendencioso está aqui para atacar canal moz "Renamo" como assim o diz, não para trazer a real notiçia, será q a verdade transparece neste julgamento? eu pelo menos não acho houve "influência política", e este seu post para as pessoas atentas vê q na elaboração estavas trajado d uma cor partidária, e automaticamente tiraste o meu interesse, uma observação no "proximo ataque a Canal de Moçambique" peço q seja imparcial não ponha nomes d partidos s a matéria não envolve os mesmos, a mídia está para informar verdade ou mentira cabe a nós analizar-mos, porque s dependesse da mídia pública seríamos cego, surdo e mudo, porque soubemos para quem trabalham.
Gosto · Responder · 30 min · Editado
Davide Jasse
Davide Jasse O bom amigo e aquele que aceita os seus erros e a crítica dos seus amigos! mais onde entra "Afonso Dlhakama" no caso Josina machel; graça machel? carro "Nini" se tens problemas com Matias Guente, CanalMoz ataca somente a eles pelo que vejo este foi o post mais criticado pelos seus seguidores e amigos.
Gosto · Responder · 6 min · Editado
Hortência Vazikakes
Hortência Vazikakes Obgd. pelas informações. Continue a dar aulas a esses jornalistas corruptos.
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Ibrahimo Mussagy
Ibrahimo Mussagy "não sou contra Afonso Dhlakama
tenho muito respeito por ele.
graças a ele que hoje temos a liberdade de expressão.

se não nestas alturas muitos estariamos nos campos de reducaçao para sermos Regados e nossos familiares a procura dos nossos corpos......
Unay Cambuma
Não sou da Renamo e Nem da Frelimo
apenas gosto das verdades"
PARABÉNS PELO "JORNALISMO" INVESTIGATIVO E IMPARCIAL QUE TEM PRATICADO SEM FINS LUCRATIVOS COM INTUITO DE TRAZER A VERDADE!
Gosto · Responder · 3 · 35 min
Amans Chissico
Amans Chissico Nini eu sou cobrador de chapa ,o qui eu fiz do errado a fim de me chamar mal criado?
Gosto · Responder · 4 · 2 h
Pascoal Guilovica
Pascoal Guilovica Falou o essencial.
Gosto · Responder · 3 h
Vasco Pedro Francisco
Vasco Pedro Francisco GOSTO DE SE POR NOS MANTER ACTUALIZADOS
Tribunal da razão a Josina Machel
O veredicto do caso de violência domestica contra Josina Ziyaya Machel foi proferido esta manhã. O Tribunal deu por provados os factos. O réu, Rufino Licuco, foi condenado a 3 anos 4 meses de prisão maior com pena suspensa, e a pagar uma indemnização de 200 milhões de Meticais por danos não patrimoniais e 579.919 Mts por danos patrimoniais.

Não sei se sou o único a ver isso, mas tenho sentido (só pelo que ando a ler nos posts de alguns dos meus amigos por aqui) que os que sempre andam apenas a emitir a sua opinião sobre os episódios e casos de violência doméstica envolvendo altas figuras públicas da sociedade moçambicana são tidos, quase que invariavelmente, por "doentes mentais", "gente baixa", "pessoas sem berço" e derivados...
Não quero ser advogado dessas vozes opinativas (muitas delas emitidas no calor da emoção), mas há algumas coisas que precisam de ser ditas aqui. Primeiro, que este país tem uma Constituição que salvaguarda o seu direito à liberdade de expressão (mesmo para dizer baboseiras). Segundo, que muita gente anda perplexa com tudo aquilo que envolve todos esses casos (por exemplo, o que leva um ser humano com a vida feita a abater à queima-roupa a pessoa que mais ama, ou que outro ser humano seja sentenciado a pagar a indemnização mais alta da história de Moçambique por ter supostamente "tirado" um olho à sua amante e que, por sinal, é membro de uma das famílias mais poderosas deste país). Aceitem ou não, e colocando em banho-maria o facto de ser injustificável todo e qualquer crime violento contra quem quer que seja, os dois argumentos que supracitei já conferem toda a legitimidade a tais pessoas de se indignarem à vontade, com ou sem razão, de forma ética ou não.
É preciso saber entender e respeitar isso.
GostoMostrar mais reações
Comentários
Mirza Mu
Mirza Mu Exactamente! A violência, seja de que forma ou tipo e2 condenável!
Homer Wolf
Homer Wolf Edgar, "Os que sempre andam apenas a omitir a sua opinião...", quais são?
Edgar Barroso
Edgar Barroso emitir... *
Gosto · 3 · 22 h
Reinaldo Celso Manhica
Reinaldo Celso Manhica Realmente, mas não deixa e não deixará jamais de ser, se calhar, chocante para muitos que um "olho" valha tanto. O que me ocorre agora é, quantas pessoas se encontram paralíticas (paraplégicas ou até tetraplégicas) hoje por conta de acidentes de viação (vítimas de bêbados, e não só), acidentes de trabalho, mesmo em empresas públicas, pessoas cujas famílias perderam seus provedores, inclusive, ainda assim seus casos não tiveram ainda o 'fortúnio' de transitar em julgado. Isso é o que não consigo engolir!!!!
Donaldo Chongo
Donaldo Chongo Isso. Pois, o veredito deste caso provoca calafrios a qualquer alma pensante.
Edgar Barroso
Edgar Barroso Isso é inquestionável, Mirza Mu. O que deve ser sempre questionado é o que tentei dizer no post. As pessoas (essas tais "baixas" ou "sem cultura") ficam perplexas quando pessoas "altas" ou "com cultura" também se comportam como elas... ficam perplexas quando ficam a saber que pessoas "de dinheiro" obtém indemnizações astronomicas em casos judiciais onde pessoas "sem dinheiro" ficam sem nada... e, o que é mais estupefacto, ficam estarrecidas quando se colocam diante de valores tão altos como 200 milhões de meticais numa sentença para tão desproporcional crime. 

Estás a ver o que é que significa, para um cidadão de renda básica (para os que até isso conseguem ter), ficar a saber que há tanto dinheiro nas mãos de certas pessoas e que vão passar assim, num piscar de olhos e como se de uma transacção qualquer se tratasse, para as mãos de outras.... eh...
Homer Wolf
Homer Wolf Luciano Mapanga... Veja aqui tb
Mirza Mu
Mirza Mu Sim sim. O problema aqui é essa indemnização astronómica. Mas cá para mim quer parecer que essa indemnização não tem a ver com a provável proporção do crime, mas sim por a vítima saber que pode tirar esse valor de quem 'praticou a tal violência' , porque não estou a ver a mesma vítima, em condições piores a exigir esses balúrdios de dinheiro a um desgraçado qualquer. E incrivelmente a justiça foi muito célere, para além de não fugido muito do valor exigido pela vítima . É tudo muito suspeito. O sistema todo funciona de forma estranha. Sei lá, chego a pensar que essa violência teve um bom fim, embora não concorde com ela. Eish
Iris Maria Monteiro
Iris Maria Monteiro Mas aqui neste caso a intenção não é receber o dinheiro ao que percebi è por o agressor na cadeia diante da impossibilidade de pagar resta uma única hipótese go jailed malandro ou é ajuste de contas Antigas tipo olga recebeu não devolveu 😌somos tão pequeninos
Gosto · 1 · 22 h
André Cardoso
André Cardoso As elites...
Gosto · 3 h
Sura Rebelo
Sura Rebelo Estou contigo Edgar Barroso. Podem dizer q estou cesto da fruta podre. Q se danem
Marques Malua
Marques Malua É disto que eu receio: esta sentença obriga-nos a reflectir sobre tantas outras coisas menos no mal que se pretende eliminar. O julgamento e a sentença parecem bater duro no acessório e não no principal induzindo assim as pessoas a reflectirem sobre aquele e não este
Gosto · 5 · Ontem às 11:49 · Editado
Camilo da Silva
Camilo da Silva Podemos nos bater aqui até morrer, já está sentenciado, e ao meu ver, mesmo o recurso que se prevê, está muito Pacífico quanto a família Machel a quando do processo... Muito estranho!
Podemos estar diante de nova forma de branqueamento de capitais??
Mirza Mu
Mirza Mu Grande pergunta? Mas onde apanham essa mola toda pah?
Gosto · 23 h
Leila Perci
Leila Perci De tudo o q li, a questão chamou-me atenção. Muito boa/pertinente a pergunta!!!
Gosto · 23 h
Dereck De Zeca Mulatinho
Dereck De Zeca Mulatinho Esta novela toda traz consigo muitas questões justas e injustas, éticas e anti-éticas.

Dizem os sábios que a "nossa liberdade termina justamente onde começa a liberdade de outrem". Como enquadrar isso com a nossa doce liberdade de expressão?


Que é justo clamar por uma justiça mais justa e mais célere isso lá é justo, mas é justo reclamar porque alguém aparentemente injustiçado teve os seus direitos salvaguardados?

A violência é de todo, condenável e deve ser combatida. A frustração das pessoas e de todos nós, deve ser canalizada aos órgãos de justiça e não a compatriotas quer sejam eles quem forem(se é que não escrevi mal)...
Enfim, viva a liberdade de expressão, mas mais do que isso viva a justiça!!!
Gosto · 2 · 23 h
Edgar Barroso
Edgar Barroso Certíssimo. Falando de justiça, o "povo" anda a perguntar mais isso... será que a pena foi justa para o que deverá pagar a indemnização? Depois entra malta equidade, se é reu primário e deve merecer "amenizantes", que ele não deve pagar também pela violência de outros predadores, etc etc...
Gosto · 1 · 22 h
Dereck De Zeca Mulatinho
Dereck De Zeca Mulatinho Concordo embora com algumas reticências.
Fiquei com mais reticências ainda, depois de ler o editorial do Canal.
Gosto · 1 · 21 h
Marques Malua
Marques Malua A justiça não pode ter uma definição que assenta o seu conteúdo fundamentalmente nos interesses de um indivíduo ou um pequeno grupo de pessoas. Principalmente numa Constituição como a nossa que defende o principio da igualdade perante a lei, ela deve perseguir um valor mais amplo, abrangente e que cobre toda a colectividade dos seres ou dos elementos de um grupo maior como o é a sociedade moçambicana, homens, mulheres, crianças e todos os afectados pela violência doméstica. O que percebo das inquietações de quem se indigna com a sentença é, entre outra coisas: (i) quantas vitimas de violência doméstica receberam 200 ou mais milhões de ressarcimento? Aquele homem queimado a óleo recebeu quanto? Quantos casos de violência foram julgados e mediatizados? Desta justiça não estou a perceber claramente se podemos tratar o condenado como um anti-social que foi apanhado a violentar uma mulher indefesa ou se podemos tratar a ele também como vitima da mesma do mesmo fenónomo. Como escrevi noutro local, não acredito que o esposo da Josina tenha levantado do seu descanço normal e, do nada, desatado a espancar violentamente a sua querida esposa só por uma questão de prazer estranho e sinistro. Não creio que a realização matrimonial do ora condenado se consiga e se materialize pelo conteúdo interior do olho perfurado. Temos que analisar esta questão com mais seriedade...
Gosto · 3 · 19 h · Editado
Edgar Barroso
Edgar Barroso Diz-se que o "perpetrador" era amante da vítima e marido de outra.
Gosto · 22 h
Marques Malua
Marques Malua Obrigado pelo detalhe. Mesmo assim, o quadro geral continua o mesmo.
Gosto · 1 · 21 h
Marques Malua
Marques Malua O Tribunal, todas as instituições de justiça e toda a sociedade devem reprimir o crime e a violência sem contemplações, é verdade. Mas ao casal envolvido num caso de violência doméstica não deve ser julgado da mesma forma como se julgam os criminosos comuns. Na violência doméstica, as duas partes são ao mesmo tempo vitimas e agressores. Se tivermos que apurar culpados temos que equacionar qual é a culpa de um e do outro. Na violência doméstica, não temos casos tradicionais do direito penal clássico: Ofensor e Ofendido. Pensam que o tal Rufino, condenado a pagar indeminização e cumprir pena suspensa, não sofreu nenhum dano fisico, psicologico, moral etc, dessa violência doméstica? Que justiça estamos a fazer aqui? Justiça patrimonial ou justiça social?
Gosto · 1 · 22 h · Editado
Dinis Chembene
Dinis Chembene Os "ultimos" desenvolvimentos sobre a violencia domestica, para mim, descortinou duas coisas entre outras: 1) a violencia acontece em todos os sitios e com todas as pessoas sejam elas ricas e ou pobres e de modo geral tanto para uns e para os outros estes casos tem sido abafados no seio familiar por diversas razoes e 2) se tens dinheiro, tens alguma influencia, consegues pagar um bom ou renomado advogado as coisas podem ser mais celeres. A mediatização do caso de Josina, por exemplo, faz com que o sector da justiça seja mais celere. Devia ser celere para todos, mas sabemos em que pais vivemos.
Gosto · 2 · 22 h
Alzira Magalhaes
Alzira Magalhaes Decisao tomada,decisao cumprida, sob pena de recorrer e ter a pena agravada
Gosto · 1 · 21 h
Edgar Barroso
Edgar Barroso terá a pena agravada se recorrer?
Gosto · 20 h
Alzira Magalhaes
Alzira Magalhaes Afinal nao sao voces que estao a por em causa as instituicoes de justica do nosso pais,agora vai recorrer para que?Ela ganhou em parte por merito do advogado dela,nos estamos aqui apenas a especular.Quem de nos teve acesso ao processo para discutir com substancia ou por outra quais sao os criterios usados para se determinar o valor de uma indenizacao,o valor fixado pela sentenca e alto para quem?
Gosto · 17 h · Editado
Muzzo Bie
Muzzo Bie Liberdade de expressão e ponto final. 
A indeminização mais alta da historia de Moçambique
Gosto · 1 · 19 h
Alex Paulo Dos Anjos
Alex Paulo Dos Anjos Para mim todos aqueles que agridem o próximo, seja porque motivo for e independentemente do grau de relacionamento entre ambos, merece punição severa dos tribunais. Neste caso o sr que causou cegueira a um dos olhos da sra Josina Machel, deve pagar pelos danos... no entanto, deve ser feita a justiça e fazer justiça significa usar uma balança e medir a culpa e equiparar á pena, mas neste caso, notamos que o peso usado para calcular a pena é devéras GORDO na medida que chega a ultrapassar a soma dos pesos alguma vez usados para julgar todos os casos idénticos em Moçambique, e arisco-me a dizer, desde a independéncia até hoje.

Estou com saudades do Pai dela.
Gosto · 17 h · Editado
Lauché Langa
Lauché Langa Gosto das suas intervenções. Mas referir-se a Josina como amante revela algum tipo de preconceito. Nada têm haver o tipo de relação que tinham com a agressão que aconteceu. Por outro, não entendo porquê coloca o "tirou", o que é que significam as aspas? Para mim pouco importa se olho foi tirado ou caiu por si só, o facto é que estiveram numa situação de violência.
Gosto · 1 · 2 h
Edgar Barroso
Edgar Barroso estás absolutamente certa.
Custódio João Sabonete
Custódio João Sabonete
Remove
Boa Matule
Boa Matule Pena suspensa! Porque não vai a B.O passar uns meses?
Remove
Nairinho Mabote
Nairinho Mabote Infelizmente vão recorrer e provavelmente esse valor será substancialmente reduzido.
Remove
Milton Machel
Milton Machel Opa, Nairinho Mabote, eh um direito que lhes assiste... e eh pratica dilatoria ca pela nossa justica...nem eh tanto para reverter as sentencas...eh expediemte usado por poderosos para adiar a Justica sobre os injusticados e mais fracos. Felizmente, no caso da Josina Z. Machel, pelo menos nao eh fraca (como muitos mais pobres e com menos poder de influencia). obvio que sendo vitima e nao podendo reparar/recuperar o mal sofrido, pode se sentir injusticada pelo adiamento do cumprimento da sentenca...mas nao eh fraca...sera' apenas o sofrimento psicologico e emocional...mas ela ja esta' vindicada!
Remove
Inacio Arnaldo Mazive
Inacio Arnaldo Mazive Como também pode ser agravado.
Remove
Cremildo Bahule
Cremildo Bahule Spirou, leste o livro de Joao Paulo Borges Coelho?
Remove
El Patriota
El Patriota Empresta-mr
Remove
Spirou Maltese
Spirou Maltese HERZOG....este fim de semana se tudo correr bem, faço um retiro pra o lago e levo o gajo...ando stressado aquiehehhe
Remove
Tesoura Júlio Tuboi
Tesoura Júlio Tuboi 200 milhões??? Bullshit
Remove
Maximo Bonifacio Bonifacio
Maximo Bonifacio Bonifacio Caro Marcelo, eu tenho duvida, sobre o k eh PENA. SUSPENSA, sei k nao eh jurista mas se intessa por aasuntode de justica.
Remove
Eliha Bukeni
Eliha Bukeni Pena suspensa significa não ir para a cadeia, entretanto, fica o registo de ter sido condenado a prisão por cometimento de um crime por aquele período. A suspensão do cumprimento da pena demanda ao condenado que se abstenha de cometer infracções graves, que podem levar o juíz a levantar a suspensão da pena e levar o condenando a prisão efectiva.
Remove
Maximo Bonifacio Bonifacio
Maximo Bonifacio Bonifacio Obrigado, bukni.
Remove
Cristyna Matola
Cristyna Matola Também não sabia. Tks
Remove
Yolanda Samuel
Yolanda Samuel Veremos o veredito do recurso.
Remove
Mangane Mangane Bala
Mangane Mangane Bala O poder da injustiça, fala mais alto em moz. Fui mas não disse nada
Remove
Mariaolinda Silva
Mariaolinda Silva Pena suspensa deve andare na prisao esse individo lesou a sua compagna 3anos è poco
Remove
Vasco Silva
Vasco Silva Palhaçada...
Remove
Imtiaz Vala
Imtiaz Vala O Espirito das Leis,Montesquieu(1748).
Remove
Simione Mhula
Simione Mhula This is Moz bro
Remove
Simione Mhula
Simione Mhula É mil vezes melhor deixar um criminoso solto que um inocente na cadeia.
Remove
Mendes Menete
Mendes Menete Dez milhoes de dólares de indemnizacao? E a crianca morta pela policia no chamanculo os pais so receberam (se bem k receberam) quinhentos mil meticais apenas.
Remove
Gabriel Jose Titosse
Gabriel Jose Titosse Agora são 3 milhões de dólares, visto que um dólar custa 70 meticais... Um milhão de dólares equilale a 70 milhões de meticais.
Remove
Mendes Menete
Mendes Menete Mesmo assim pah. Eu somei mal 200milhoes + 579milhoes. Nem o estado nao cpnseguiu pagar a primeira prestacao de juros das dividas ocultas.
Remove
Gabriel Jose Titosse
Gabriel Jose Titosse São 200 milhões + 579 mil meticais.
Remove
Joaquim Manuel
Joaquim Manuel Gabriel Jose Titosse sabia que um engenheiro que em principio trata melhor os números do que os matemáticos nao iria deixar escapar isso,hehehehe.
Remove
Gabriel Jose Titosse
Gabriel Jose Titosse A ideia é exclusivamente desfazer equívocos de modo a se formar opiniões informadas.
Remove
Joaquim Manuel
Joaquim Manuel claro estariamos diante de 700 milhões de meticais...
Remove
Selso Abilio Chivavel
Selso Abilio Chivavel Mesmo que ainda a sentenca nao transitada em julgado, e uma vez a defesa manifestar ja o interesse de recurso, este caso (com pros & contras) deve servir de reflexao e exemplo para dissuadir a violencia contra as mulheres na nossa cultura social. Importante que se respeite as decisoes judicias!!!
Remove
Mauro Pacule
Mauro Pacule O momento em que nos encontramos metidos em matéria de violência domestica, serviu para esta condenação! Seria mau para a sociedade inocentar o rapaz Licuco...
Remove
Joao Mazivila Antonio
Joao Mazivila Antonio Sabia que a Justiça Moçambicana é uma palhaçada,onde devem aplicar os conhecimentos em direito nao aplicam
Remove
Tesoura Júlio Tuboi
Tesoura Júlio Tuboi 200 milhões!!! Feda puta desses gajos pha
Remove
Joao Mazivila Antonio
Joao Mazivila Antonio Quanto sera da EMATUM?
Remove
Pedro de Sousa
Pedro de Sousa Sera ki este tal de rufino tem os 200milhoes de meticais? Conheco empresas publicas ki nem este valor cnsegue p funcionar em 12 meses...
Remove
Tesoura Júlio Tuboi
Tesoura Júlio Tuboi 200 milhões...kkkk caramba
Remove
Mauro Pacule
Mauro Pacule Kakakakaka o mano Pedro remete me ao Policia de Transito que te passa multa de 20.000.00mt sem procurar saber se jantou no dia anterior! Punição e assim mesmo....!
Remove
Pedro de Sousa
Pedro de Sousa Justica injusta, juroh. afinal estragar olho custa tanto dinheiro? ahhh, eu nao sabia...
Remove
Pedro de Sousa
Pedro de Sousa Meu filho mais velho, Mauro Pacule, inocentar o rapaz, também nao! Soh que 200milhoes? Sei nao...
Remove
Pedro de Sousa
Pedro de Sousa Este valor, eh equivalente a mais ou menos 540.541 cadeiras plasticas. Da p fazer bolada, alugando-as para as igrejas evangelicas...
Remove
Rossana Ussen
Rossana Ussen É verdade esse dnro aonde ira buscar??
Remove
Naldo Dos Santos Chivite
Naldo Dos Santos Chivite Obrigado Mosse pela partilha desta informacao. O jovem merecia este castigo
Remove
Nhatofo Tofo
Nhatofo Tofo Viva! A luta continua, haja coragem.
Remove
KingKinho Vasquinho
KingKinho Vasquinho Depois será censurado pelo Supremo e pelo Recurso e assim a pena vão estando ao no vaivém entre paradas e retrocessos pq a justiça cá na burgo é frágil
Remove
Maximo Bonifacio Bonifacio
Maximo Bonifacio Bonifacio Intias Vala, qual eh o enqudramento do " espirito das leis', nesta centeça?
Remove
Pedro de Sousa
Pedro de Sousa "Sentença", oh Maximo Bonifacio...
Remove
Maximo Bonifacio Bonifacio
Maximo Bonifacio Bonifacio Desculpe, descobri o erro.
Remove
Constantino Joao
Constantino Joao 200 milhões de indemnização? É para reparar os danos ou é vingança?
Mesmo para os casos de homicídio, nunca já se viu uma indemnização dessas. Não imagino os trilhoes que a família Machel teria pedido caso Josina tivesse perdido a vida.
É preciso que a justiça faça justiça e não premeie vinganças.

Que se cuide Zofimo que matou!
Remove
Domingos Manecas
Domingos Manecas Se vai ser difícil pagar os 579.919 Mts por danos patrimoniais imagino os 200 milhões de Meticais por danos não patrimoniais!!
Remove
Neidy Ruth Jorge
Neidy Ruth Jorge É uma victoria para todas as mulheres que ja sofremos casos de violencia doméstica.
Victoria
Victoria ...See more
Remove
Joaquim António Zandamela
Joaquim António Zandamela E para os homens que morrem de óleo?
Remove
Sofia Meneses Dias Cassimo
Sofia Meneses Dias Cassimo Que se faça igualmente justiça. Uma coisa não tem nada haver com outra.
Remove
Marques Jose Marques
Marques Jose Marques A moça que fritou o seu marido, e que acabou perdendo a vida, quantos anos acha de prisão merece e que indemnização deve pagar?
Remove
Lúcia Jofrice
Lúcia Jofrice Marques Jose isso cabe ao juiz decidir... leia o comentário da Sofia Meneses com atençao e para perceber!!
Remove
Dable Langa
Dable Langa Sinto pena da mulher que fritou o marido quanto irá pagar
Remove
Domingos Manga
Domingos Manga Há uma zona de penúmbra neste caso. Recorde-se que segundo o Canal de Moçambique, a Josinal perdeu na terra do Madiba que por coincidência foi padrasto dela, o homem que até hoje foi e continua sendo o mais respeitado e idolatrado naquele país, e um dos homens mais respeitados em todo Mundo, e ao mesmo tempo filha de única mãe nu Munso que ganhou passe para o Guines Book por casar dois presidentes, o que já lhe dava uma larga vantagem para controlar este caso na terra do rande, mesmo com todas essas influências perdeu e indeminizando um valor correspondente a 200mil Randes ao parceiro... estou a falar de um país que está a precisar da cabeça do próprio presidente por estar ligado a corupção- isso para revelar que a justiça funciona naquele canto do Continente africano. Hoje o mesmo caso, é vencido em Moz mesmo caso perdido na África do Sul.... Moz, país que quando se trata de gente forte ligada a política nunca senta num banco do tribunal; agora quem é Josina Machel em Moz? Filha do primeiro presidente de Moz e cosequentemente o mais idolatrado neste paiís, eu ñ imaginava um Juíz moçambicano com tomates para fazer perder a filha da mamã Graça (passa a expressão), ao lado dos Óscar Monteiros... quem é Rufino Licuco ao lado de gente grande do Partido, caro Mosse, sabemos que qualquer Juíz dinte deste caso, estaria numa saia justa... recorda-se do caso Carlos Cardoso? Quando um dos detentos na tenda da BO citou o nome do Nyimpine? O Juíz Paulino ñ fez mais nada se ñ mandar cortar a transmissão em directo, só com a intervenção do Joaquim Chissano outrora presidente, é que retomaram as transmissões, para dizer que tanto este com tantos outros casos que envolvam directa ou indirectamente gente ligada a política, já fica condicionada a senteça em Moz. Há muita coisa que precisa ser esclarecida neste caso... qual das medicina legais mais respeitadas e credíveis no Mhndo entre Moz e África do Sul? Sabemos que por um aimples aranhão , os políticos e tantoa outros tacudos vão para o viizinho colocar penço rápido... e é este mesmo vizinho através da medicina legal que afirmou serem falsas as declarações da minha compatriota e obrigando-a a pagar as indeminizações! Ñ sei qual das medicinas fallhou ou mentiu, a nossa ou a sul africana? Quero acreditar em num dos dois, mas ñ sei qual deles. Josina ou Licuco
Remove
Buene Boaventura Paulo
Buene Boaventura Paulo Escreveu muito e disse nada. O que foi julgado na África do Sul não tem nada a ver com agressão e como consequência perda de vista da Josina Machel. A agressão foi aqui e perca de vista também é daí que o Tribunal daqui se baseou nesta sentença. Informe - se primeiro do que se tratou nos tribunais sul africanos
Remove
Dulce M. Suwa
Dulce M. Suwa O caso da afroca do sul nada tem a ver com este caso. Melhor informar se mesmo ....
Remove
Dulce M. Suwa
Domingos Manga
Domingos Manga Aconselho te a ler os Canais do mês passado para cá só daí podes rebater ao comentário... citei o jornal o canal através do qual obtive essa informação, não fabriquei nada...
Remove
Domingos Manga
Domingos Manga Leia o Canal...
Remove
Alzira Magalhaes
Alzira Magalhaes Domingos Manga kkkkk desde quando canal é fonte a ponto de colocares em causa a sentenca do nosso Tribunal,entao continue acreditando no teu CanalMoz
Remove
Domingos Manga
Domingos Manga Descupem-me, mas poderiam me tornar lúcido em relação ao assunto que se tratou na África do Sul?
Remove
Domingos Manga
Domingos Manga O Canal tem suas lacunas de facto por ser pró Renamo, mas neste caso não vi outra informação contrária a esta através de outro órgão de comunicação...
Remove
Buene Boaventura Paulo
Buene Boaventura Paulo Simples, se o Canal de Moçambique informou - te que trata - se do mesmo caso julgado na África do Sul então mentiu -te.
Remove
Domingos Manga
Domingos Manga Até eu posso dizer que você ñ é pessoa Buene Boaventura Paulo, posso simplismente dizer que você é macaco por exemplo, mas as outras pessoas vão me questionar porquê o Buene ñ é pessoa? E tenho que estar preparado para defender essa tese... meu caro, vá ler e venha com argumentos, você está disprovido de argunentos, então contempla a beleza das árvores e canto dos pássaros, que ninguém irá te cobrar nada!
Remove
Buene Boaventura Paulo
Buene Boaventura Paulo Oh Domingos, com todo o respeito, havendo esse facto que o Canal relata, achas que a defesa ficaria inerte e não esgrimir nesse sentido? Do que transpirou foi a queixa da Josina, na África do Sul, contra aproximação perigosa e promíscua do agressor, com intuito (suposta) de abafar o caso que cá decorria nos seus trâmites legais. O Tribunal Sul Africano não deu como provada a queixa. Isso em algum momento invalida agressão e o resultado dessa agressão? Qual é dualidade de julgamento neste caso. Suponho que nós os dois temos acesso a Internet e temos telemóveis, acho uma grande evolução que se deu na nossa família de "macacos"
Remove
Sofia Meneses Dias Cassimo
Sofia Meneses Dias Cassimo Ela não perdeu. Isso foi o que a defesa e amigos do arguido em questão tentaram passar. O caso por ter acontecido em Moçambique não era passível de ser lá julgado. Somente isso. Ninguém perdeu nem ganhou na rsa.
Remove
Domingos Manga
Domingos Manga Sofia Meneses Dias Cassimo, gostaria de acreditar nisso tudo... mas poderia me sugerir outra fonte para ler o contrário do publicado no Canal? Eu infelizmente só tive oportunidade d colher informação n Canal, havendo hipótese de ter sido manipulada a informação, fica dificil acreditar o contrário, tendo em conta a quantas anda a nossa justiça. O Canal tem essa lacuna de ser tenseciosa mas a nossa justiça também tem graves lacunas, só é bonita no papel mas na realidade, acredito que a Sra também sabe.
Remove
Elísio Nhantumbo
Elísio Nhantumbo Caro Domingos, acredite no que o Buene e a Sofia te elucidaram. Em direito existe o principio da "territorialidade" que me corrijam os juristas. Segundo este principio, o crime so pode ser julgado onde ocorreu (salvo casos especiais), sendo assim nenhum tribunal sul africano julgou a agressão. O que aconteceu na RSA a Josina foi a policia pedir a imposição de uma restrição ao Licuco de se aproximar da Josina.
Remove
Domingos Manga
Domingos Manga A ser verdade o q dizem, o responsavel pela comunicacao social tem q fazer a sua parte, porque ha outra informacao a ser veiculada por outros meios d comunicacao, se calhar a intencao e manipular a opiniao publilica... seja de que lado for, esta sendo conseguido.
Remove
Rael Dune
Rael Dune Eu nem consigo mesionar esses numero agora foco a imaginar o senhor licuco esta mal isso
Remove
Jaime Tembe
Jaime Tembe E o Zofimo?! que lhe espera?
Remove
Fernando Jorge Cossa
Fernando Jorge Cossa pena de morte😁😁😁😁
Remove
Selso Abilio Chivavel
Selso Abilio Chivavel A cumprir aonde?
Remove
Mauro Pacule
Mauro Pacule Esse sera frito vivo!
Remove
Carla Nhacule
Carla Nhacule antes de lida a sentenca tudo indicava vitoria para lado do rufino mas como como filha da mama graca e estando o nome dela a ficar sujo tinham que passar a vitoria para josina mas esta sabido que ele mentiu todos factos apresentados . so em mocambique mesmo.onde ate os advogados sao comprados
Remove
Alzira Magalhaes
Alzira Magalhaes invejosa,queria ver se fosse teu olho
Remove
Jaime Tembe
Jaime Tembe Mana carla! Eh bom que se diga que o licuco manipulou alguma parte da impressa sobre o decurso do julgamento... Mas a pena foi extremamente pesada...
Remove
Carla Nhacule
Carla Nhacule Alzira Magalhaes desculpa linda nao fica bem chamar me nomes ao menos que nao concorde com a minha opiniao tudo bem. ate onde eu sei cada um esta livre de dar a sua opiniao. obrigada
Remove
Carla Nhacule
Carla Nhacule Jaime Tembe caro jaime ja ouvi tantas coisas a respeito deste caso. pode ser que tenhas razao. este e endivido o dito licuco pode sim ter manipulado a impressa.
Remove
Sofia Meneses Dias Cassimo
Sofia Meneses Dias Cassimo Como mulher cara Carla entristece-me deveras o seu comentário. É por nós não estarmos unidas que este tipo de violência se perpetua. Aqui nunca de julgou caracteres ou condutas mas sim o acto. E foi comprovado em tribunal que ele violentou sim a vítima. A pena está muito bem aplicada. Devemos é lutar para que todos os outros casos sejam tratados com igual justiça.
Remove
Alzira Magalhaes
Alzira Magalhaes Carla Nhacule desculpe se lhe ofendi mas sinceramente o teu comentario me deixou enfurrecida,por seres uma mulher.Afinal oque e que nos queremos?Esse caso serve como chamada de atencao no combate a violencia domestica se a senhora nao concorda com a sentenca no minimo devia ficar calada,temos que ser solidarias,a nossa irma jamais tera o olho dela,custa ter um pouco de compaixao?
Remove
Fernando Sumbane
Fernando Sumbane Deixa teu marido t tirar olho quero ver UK você vai falar...
Remove
Vanessa Cabanelas
Vanessa Cabanelas 200 milhões de meticais pelo olho e danos causados a josina machel... 500 mil meticais pela vida do menino Hélio de 11 anos que foi morto pela nossa policia nas manifestações de 1 e 2 de setembro de 2010...
Remove
Vanessa Cabanelas
Vanessa Cabanelas Que sejam julgados e devidamente condenados todos os casos de violência contra a mulher... quero ver os próximos casos como serão tratados!
Remove
Sidonio Pedro
Sidonio Pedro Viste que ninguem comentou as tuas baboseiras, ó Vanessa Cabanelas?
Remove
Eduardo Nhabanga
Eduardo Nhabanga Prezada Vanessa Cabanelas, por onde andas?
Remove
Joao Almada
Joao Almada Eu assisti a tudo, em relação à morte do menino Hélio. Neste país a vista de um fomoso/famosa vale muito mais do que uma vida de uma pessoa comum.
Remove
Paxkoal Anglaze
Paxkoal Anglaze Se mesmo o estado não consegue pagar, como é que um singular vai pagar 200 milhões em 1 mês?!
Remove
Chitata Elisa Aguida
Chitata Elisa Aguida O Rufino Licuco terá que pagar, mesmo que seja em prestações.
Remove
Domingos Manga
Domingos Manga Gostei dessa de prestações....
Remove
Pedro de Sousa
Pedro de Sousa Maior parte das pessoas na nossa sociedade, vive de consumo. Logo, nao me vejo na possibilidade deste jovem ter 200 milhoes p pagar a tal indeminizacao. Contudo, nao estou subestimando-o...
Remove
Nito Ivo
Nito Ivo Palhaçada!
Um julgamento/condenação que realça o negocio em vez de procurar corrigir o homem. Homens que cometem este tipo de crime devem ser presos. A nossa justiça passa uma mensagem de que quem tem dinheiro pode cometer crimes graves. Nossa justiça é um autentico circo de palhaços.
Remove
Bugs Genes
Bugs Genes Concordo plenamente mano!
Vergonha só!!!
Remove
Delmar Gonçalves
Delmar Gonçalves Com pena suspensa????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
Remove
Belvindo Armando
Belvindo Armando Lamentável é ouvir a Josina dizer que teve uma victoria neste caso em que esperávamos que se fizesse justiça. Para mim , ganha quem consegue reunir maior número de evidências em seu favor e, infelizmente em muitos casos, nem sempre é no sentido da justiça. Sem, no entanto, querer tirar mérito da causa, mas aceitaria ouvir o advogado dela dizer que ganhou o caso e ela dizer que foi feita a justiça, se, efetivamente, é o caso. Faz toda a diferença.......
Remove
Sidonio Pedro
Sidonio Pedro Mero palavreado...
Remove
Nanda Ligia Tualufo
Nanda Ligia Tualufo K esta punição sirva de lição... Mal de todos os males força dos fracos...STOP
Remove
Sheilla Murato Luis
Sheilla Murato Luis Uma pena mesmo... pois infelizmente ela e as mulheres não ganharam NADA. Pena suspensa significa QUE ELE NÃO FICARÁ PRESO.
E o que isso ensina ao homem violento? QUE BASTA TER DINHEIRO PODE BATER A VONTADE QUE PAGARÁ. Logoooo:
NÃO VALE A PENA VIRAR UM NEGOCIO? Onde a futura espancada negoceia com o espancador o valor da sua estrutura física?
SERÁ QUE A JUSTIÇA É DINHEIRO MINHA GENTE.😞 Ele assim vai se redimir? Acham? E os outros?
Remove
Pedro Ferrao
Pedro Ferrao Esta dado o aviso a navegação para os "boxeiros"
Remove
Zamira Ossif
Zamira Ossif Pois.
Remove
Tomo Valeriano
Tomo Valeriano Não há dinheiro que pague o dano. Abaixo a violência doméstica
Remove
Okito Cooper
Okito Cooper O tribunal demonstrou haver cidadãos de primeira e segunda pois nao acredito ter aberto precedente. Ora, alguem sabe dizer qual foi a sentença (valor da indemnização) do caso da morte da criança, aquando das manifestações de 5 de Fevereiro​, plo aumento do custo de vida, a caminho da Escolinha. Portanto, foi um vida sem valor, tendo em atenção esta sentença, que pra mim Vem demonstrar quão viva é a visão da justiça quer pla sua rapidez quer plo Próprio valor da sentença
Remove
Dorcas Cuinika
Dorcas Cuinika Swimbenhane.....
Remove
Benny Matsinhe
Benny Matsinhe Eu so posso chamar isto uma pouca vergonha, prova que existe moçambicanos da primeira linha e outros da 2a ou ultima linha...
Remove
Tiago Tendai Chingore
Tiago Tendai Chingore Duvido que Montesquieu teria falado nessa perspectiva procopeco. Melhor reler a obra mano.
Remove
Ambrosio Olga Micaias
Ambrosio Olga Micaias Justica bem feita
Remove
Filipe Nhalungo
Filipe Nhalungo Sem surpresa...
Remove
Delvecchio ErnestoHomo
Delvecchio ErnestoHomo pena dissociada da nossa realidade!!!
Remove
Joao Mazivila Antonio
Joao Mazivila Antonio Este caso tem muitos vicios e inverdades,pode se notar que foi desenhado pela vitima e pela figura politica que é a familia,bem como os julgamentos fora do Tribunal(openião publica) nacional e internacional,o Juíz viu-se precionado a ceder sem aprofundar as provas,baseou-se na openião de 2 médicos especialistas nacionais e nao em prova pericial da medicina legal
Remove
Milton Machel
Milton Machel Esta nossa sociedade é mesmo doente. Então todos os que criticam por alegado exagero na QUANTIA da indemnização não conseguem pensar senão em DINHEIRO e nunca no VALOR inestimável da perda de um órgão de um ser humano. Não olham para os argumentos ou fundamentos da sentença, se justa ou não, focam-se no DINHEIRO, DINHEIRO, DINHEIRO...e partem pra comparações absurdas e peregrinas com o caso do malogrado menino HÉLIO (ah, afinal uma vida humana é quantificável e calculável em dinheiros!? Oh, ignoramus EU que não sabia). A vossa defesa do malogrado menino HÉLIO acaba por diminui-lo...Não caiam por favor no desespero do meu amigo Matias De Jesus Júnior, que tinha/tem a convicção de que a família Machel (Mamã Graça) abusou de sua notoriedade para forjar e inculpar o inocente Licuco.
A ANOMIA, se não tivesse sido inventada, sociedades como a Moçambicana teriam sido inventadas para lhe dar NOME.
Em jeito de fecho: gostaria de saber de todos os que DINHEIRIZARAM A QUESTÃO, fez-se Justiça ou cometeu-se uma Injustiça? Licuco é inocente ou culpado? Só isso, por favor, sil vous plait, please!
Remove
Joao Mazivila Antonio
Joao Mazivila Antonio Para mim,ele é uma vitima do rancor da Josina,mulher é muito rancorosa capaz dramatizar e inventar algo que nao aconteceu,ela ja tinha problemas no olho que suscitavam a perda domesmo,conscidiu com o período das desavenças entre ela e o namorado,daí usalo como alibe para justificar a perda de visao parcial e projectar-se como activista contra a violencia domestica
Remove
Abu Casanova Mahmud
Abu Casanova Mahmud Vou roubar este comentário
Remove
Brazao Catopola
Brazao Catopola Milton não ha quem defenda que a condenação foi errada. todos condenam a quantia a pagar. São duas coisas que estas a tentar pôr em uma. claro que foi barbaramente tratada menina, mas essa quantia não existe em algum julgamento em mocambique. Morreu Carlos Cardoso mesmo que a inflação fosse a 1000% não chegava esse valor. O estado não conseguiu ir além de 500. 000 pelo Hélio. isso é que se condena. A soma de todo A casos de indemnizações em 2016 em Moçambique não chega a esse valor
Remove
Milton Machel
Milton Machel Brazao Catopola sabes quem estava a ser processado no Caso Helio? O Estado Mocambicano. Pensa bem neste dado.
Remove
Brazao Catopola
Brazao Catopola Good. e se para o estado que é entidade máxima não se consegue chegar a 1/10 de 200. 000.000 porque a um cidadão comum chegaria? esta é a pergunta que nos leva a indignação. Estou ciente disso
Remove
Milton Machel
Milton Machel Brazao Catopola Entao nao percebeste nada mesmo do que eu estava a dizer...
Remove
Milton Machel
Milton Machel Brazao Catopola, tu que tens muita escola da vida e academia, por favor, arranja um tempo e, cientificamente e nada apaixonadamente, faz muitas perguntas a teus amigos juristas, homens e mulheres, formados em escolas de direito diferentes...has-de perceber muita coisa.
Remove
Miro Guarda
Miro Guarda Milton Machel, I get you my man. A escola da vida tambem ensina isso...
Remove
Elsa Do Rego
Elsa Do Rego Brazao Catopola nao sou muito de meter em assuntos individuais mas qdo a razao e gritante no caso de violencia contra mulheres em Mz ,,, a indeminizacao deste este caso leva o gov a agir a favour das mulheres em apuros , levara o pais a pensar conjuntamente zon the ero tolerance to violence , e como se te dissessem close ur own eyes n then see on the "shit" u are .
Remove
Hermenegildo Chapala
Hermenegildo Chapala Não tenho nada contra e nem a favor de quem ganha o perde um caso na justiça, porque nesta matéria até posso ser ignorante....mais que os comentem actos violentos e que nada abonam uma sociedade civilizada como a nossa merecem penas exemplares como essa. Bem haja a justiça
Remove
Hermenegildo Chapala
Hermenegildo Chapala Não tenho nada contra e nem a favor de quem ganha o perde um caso na justiça, porque nesta matéria até posso ser ignorante....mais que os comentem actos violentos e que nada abonam uma sociedade civilizada como a nossa merecem penas exemplares como essa. Bem haja a justiça
Remove
Ofelia Da Silva Tomas
Ofelia Da Silva Tomas Os sul africanos nao sabem julgar mesmo...
Remove
Elisa Mula
Elisa Mula Os sul africanos não chegaram a julgar esse caso. Investiga
Remove
Manopito Pipito
Manopito Pipito Até posso concordar que a Sra Josina ganhe a causa, tendo razão por ter sido agredida. Mas 200 Milhões de Meticais? Sorry lá Meu Irmão. E se tivesse perdido os dois olhos ou mesmo perdido a vida? A indemnização teria sido o equivalente a pagar um ano de dívida oculta e soberana? Não posso concordar que o Juíz valide sempre o valor solicitado pela parte ofendida mesmo que, para quem ofende esse valor seja irrisório.
Remove
KingKinho Vasquinho
KingKinho Vasquinho Milton Machel e Brazao Catopola vamos apenas clarificar o conceito ANOMIA fiquei sem jeito ao ler nos argumentos de Milton pois isto vem das lides de Antropologia Social e Sociologia em que determina o estágio da doença profunda na sociedade de hoje em que os valores não são respeitados o incesto não é punido o roubo a corrupcao e a injustiça ficam na ordem do dia.... aí a sociedade é acometoda por uma doença incurável.... idêntica a Anemia Patológica e importa se esse termo medicinal para temática social....
Remove
Miro Guarda
Miro Guarda Mas tu nao desistes porque KingKinho Vasquinho? Os duza serao pagos. Que sirva de licao para ti e para o Rufino: da proxima matem. Olho quebrado e mais caro que uma vida...
Remove
KingKinho Vasquinho
KingKinho Vasquinho É só matar?
Remove
Miro Guarda
Miro Guarda Maning
Remove
Sidonio Bras
Sidonio Bras Eu preferiria passar esse tempo na cadeia. ... do que pagar 2.000.000 . Tudo indica que há um negócio não revelado ao público. A juíza pode ser cúmplice. .. Tamos mal... Moz
Remove
Suneila Ebal Pene
Suneila Ebal Pene Visão
Remove
Leonildia LG
Leonildia LG Não sou a favor da violência, mas também fico intrigada em relação a esta condenação, Será que houve imparcialidade? Se o médico legista disse que não é possível um "um muro" ou punho da mão provocar o dano que ela teve no olho, com que base a juíza o condenou? E pior ainda, ela está sem dinheiro para pedir um valor desses? Isto é querer incentivar que as mulheres procurem ser espancadas para pedir dinheiro como indemnização. Para mim algo está errado.
Remove
Elísio Nhantumbo
Elísio Nhantumbo Nada errado cara Leonildia LG. E não pode ser verdade que um muro não danifica um olho. eu e tu sabemos disso mana. A pena aplicada não vai estimular as pessoas a se agredirem, muito pelo contrário manda um recado para todos nós, homens e mulheres que a violência não será tolerada pelo Estado. Agora, se o montante é alto ou baixo precisariamos de "calcular" primeiro o custo de perder um orgão. Os 200 milhoões daqui a alguns anos a Josina poderá não ter nem mais um centavo ou o Licuco poderá recuperar este valor nos seus negócios, mas o olho da Josina Machel esse foi-se para sempre.
Remove
Da Camara Rafael
Da Camara Rafael Um Teatro encenado no palco do tribunal cujo desfecho já era esperado. Palhaçada. Claros os corvos gritam no Monte de lixo.
Remove
Pelembe King Pelembe
Pelembe King Pelembe País de Merda isso sim
So é violência doméstica quando se trata d mulheres e filhas dos que derem o primeiro tiro contra o colonialismo português ?
Bando d sociedade civil feminista essas sim são os promotores da violência doméstica nas famílias Moçambicanas
1 · 21 hrs · Edited
Remove
Elísio Nhantumbo
Elísio Nhantumbo Irmão Pelembe qual deveria ter sido a sentença na sua opinião?
Remove
Mario Tique
Mario Tique Deletei.de facto aquele cornentario nao tinha Nada....
Remove
Xavier Machiana
Cides Alcides M'possito
Cides Alcides M'possito Pensava mesmo em dar khungfuuuu chaulim na mulher k me enxerva cabeça. Mas hummm vou recuar. Ñ adianta. N da. Sigam me. Deixe de violencia homens
Remove
Bugs Genes
Bugs Genes Kikikiki
Remove
Victoria Chavane Chavane Chavane
Victoria Chavane Chavane Chavane Kikikiko
Remove
Sergio Jamal
Sergio Jamal Triste sentença de Rufino Licuco já se esperava. Lamentar.......
Remove
Alfredo Matsinhe Matsinhe
Alfredo Matsinhe Matsinhe É lamentavel? E o olho que furou? Como fica
Remove
Victoria Chavane Chavane Chavane
Victoria Chavane Chavane Chavane É triste ssbet
Remove
Victoria Chavane Chavane Chavane
Victoria Chavane Chavane Chavane É triste sabe
Remove
Nelo Txuma
Nelo Txuma NO mundo de gente culta,eu não ponho lá o pé.escrevem e falam sobre a moral de maneira bonita,a pratica ,essa,nem com uma lupa.tsc
Remove
Chris Majadire Majadire
Chris Majadire Majadire Mais ela está cega mesmo?
Remove
Nelsoncarlos Tamele
Nelsoncarlos Tamele Falar e simples, afinal de contas nao fomos nos as vitimas. Mas no dia q uma nossa irma for a passar pela mesma situacao, nem vamos pensar em indemnizacoes, cadeias ou caracas, mas sim em lichar o agressor ou violentador. Para mim bem feito. Abaixo a violencia domestica!
Remove
Madeira Domingos Narciso Narciso
Madeira Domingos Narciso Narciso Tas de parabes
Remove
Cnmutemba Mutemba
Cnmutemba Mutemba Tendo em conta o sucedido, apoiada a justiça. Esta de parabéns o nossa justiça, só que deveria ser assim para todos os violentos. Não há dinheiro que paga o que esta moça ou a vergonha de perder um membro tão vital como o olho
Remove
Edio Matola
Edio Matola essa sentença, é uma autêntica palhaçada!!!
Remove
Manuel Preso
Manuel Preso Publicamente, a sentença so pode ser essa, mas os recursos vao esconder o veredicto final. Nao acredito que um Juiz qualquer, podia dar uma outra sentença, talvez alguns loucos por ai, teriam a coragem de envergonhar a familia Machel, na presença da Graça, dai que esteja claro que o condenado vai recorrer até que a verdade se esconda.
Remove
Vivian Paulo
Vivian Paulo decisão com influencia politica......estamos em mocambique mesmo
Remove
Candido Dos Santos
Candido Dos Santos Dinheiro, Dinheiro,..., sempre Dinheiro
Remove
Cristyna Matola
Cristyna Matola Palhaçada tlha!!!
Remove
Alfredo Júnior Muchanga
Alfredo Júnior Muchanga Bem feito nao s pde agredir uma mlher e dxem plitca fra dsa merda esses vacabundos dvem pgar por seus actos.
Remove
Roberto Natingue
Roberto Natingue E a moça que queimou o marido com o oleo quente vai pagar quanto???
Remove
Oscar Pereira
Oscar Pereira Nada. Acredita, nada
Remove
Pelembe King Pelembe
Pelembe King Pelembe Ninguém se lembra dele pq é homem.
Bando d sociedade civil feminista Ntla
2 · 21 hrs
Remove
Victoria Chavane Chavane Chavane
Victoria Chavane Chavane Chavane Vocês pha
Remove
Roberto Natingue
Roberto Natingue È homem e sem influencia nenhuma por isso ninguem fala e neh se preocupa....... kal a cena Victoria Chavane Chavane Chavane n concorda??
1 · 20 hrs
Remove
Victoria Chavane Chavane Chavane
Victoria Chavane Chavane Chavane Esta claro amigo não há dúvida quanto ha isso!!! É lamentável...
1 · 19 hrs
Remove
Gabriel Sitoe
Gabriel Sitoe Ola tudo bem.olha quero assim parabenizar-te pela victoria no processo pelo qual passaste so assim as pessoas irao a mao na consciencia forca em nome de todas mulheres Mocambicanas . ele merecia sim ficar na cadeia depois de pagar tudo.
Remove
Chipanela Henriqueta Chipanela
Chipanela Henriqueta Chipanela Zofimo vai pagar toda dívida da EMATUM
Remove
Oscar Pereira
Oscar Pereira Esta claro que nao somos iguais perante a lei. Para uns levam como pena algumas dezenas de milhares por danos ainda maiores do que este, para outros levam indemnizacoes de centenas de milhoes de Mt
Remove
Edgarda Sandaca
Edgarda Sandaca Os traumas e as deformidades que uma violência trás são inferiores a valores e condenações as sentenças não trazem de volta aquilo que um dia fomos independentimente de ter sido família Machel ou não; não cabe a nós julgar mais apelar que sentenças de gênero sejam implementada para mim para ti sem olhar para raça e status social ou género... Vamos desejar ao próximo o que queremos para nós dinheiro nenhum devolve a vidas tira traumas ou sequelas... E vamos dizer não a violência
Remove
Abel Machabane
Abel Machabane Estamos tudos assustado com esta indemnização ensurbitante nem mas a qui a uma pulga a trás da orelha que diz será que a Josina não queira recuperar o seu valor no suposto jovem acho eu que devíamos nos fazer uma pergunta que tipo de relação estes dois tem ou tinham quem é ele pra ter estes rios de dinheiro todos que tipo de negócios estes dois tem a minha análise fica no Ar
Remove
Dinis Miguel Machaul
Dinis Miguel Machaul Penso que a violência deve ser condenada. No entanto, em Moçambique qundo falamos da violencia doméstica só vemos a física. A violência psicológica? Que muitas das vezes antecede a violência física?
Remove
Imtiaz Vala
Imtiaz Vala A Sentenca tentou atenuar os danos!Nenhuma quantidade de dinheiro no mundo devolve a visao da vitima!Forca Josina Machel e Familia!
Remove
Elísio Nhantumbo
Elísio Nhantumbo Neste forum estamos a discutir um falso problema. A familia Machel podia até ter pedido muito mais. Não imagino quantia nenhuma capaz de reparar o dano causado. A Josina é nova e tem a vida pela frente. Imaginam as limitações que a perda do olho vai-lhe causar? e numa sociedade preconceituosa como a nossa até a vida sentimental dela fica algo comprometida. Estas coisas não tem preço. O moço deve pagar. Agora, o caso do menino Hélio não deve ser chamado aqui, porque não tem relação.
Remove
Queluba Macamo
Queluba Macamo Força Josina.abaixa violência Doméstica eu apoio.
Remove
Fernando Chiconela
Fernando Chiconela Os comentarios que correm nas redes sociais, revelam o tipo de sociedade que somos.
Remove
Juliopedro Chiziane
Juliopedro Chiziane Mas sócios com que base calcularam a indemnização os valores São avultados demais e o primeiro caso do gênero mas não acham que e para recolher as celas e ficar toda vida la.
Remove
Juliopedro Chiziane
Juliopedro Chiziane Os homens não vão casar mas teram somente amigas por causa do golpe do baú isto não passa dum golpe do baú gente esses valores
Remove
Juliopedro Chiziane
Juliopedro Chiziane Cuidado camaradas as mulheres Agora querem mandar simplismente Uma pequena briga entre casal elas São as beneficiarias tem sempre razão atenção pessoal com o golpe do baú
Remove
Suale Assane
Suale Assane A minha preocupação não é pelo valor nem pelo teor da sentença, o que me inquieta é seguinte, o direito é um ramo científico de saber acredito que as formulas que utiliza para encontrar as suas soluções devem também ser científicas, a pergunta que coloca: qual é a fórmula utilizada pelo direito sul africano para declarar improcedente o caso por insuficiência de provas? E qual é a fórmula utilizada pelo direito moçambicano que julgou procedente o mesmo caso? Qual dos direitos esta a faltar com a verdade? Ou seja a combinação de O2 + H vai dar duas soluções diferentes dependendo do país ? É um pedido de ajuda? Quero saber!
Remove
Elísio Nhantumbo
Elísio Nhantumbo Na Africa do Sul não houve julgamento deste caso e nem podia haver por causa do princípio de territorialidade. Este caso aconteceu em Moçambique e só aqui podia ser julgado. Na África do Sul a Josina foi pedir uma medida restritiva para o Licuco não se aproximar dela.
Remove
Rodrigues Jacinto Bras
Rodrigues Jacinto Bras Se Licuco tem este montante, eh melhor pagar, ou melhor, devolver aos legitimos proprietarios, para usufruirem deste dinheiro sem perturbacoes dos Sul Africanos...Nao consigo imaginar quantos zeros tem duzentos milhoes.
Remove
Olga Ernesto Guilambo
Olga Ernesto Guilambo Foi justo.
Remove
Kleber Alberto
Kleber Alberto Assim Guebuza vai pedir quanto pelos danos patrimoniais, ja que a filha era empresaria? Estamos a abrir um perigoso precedente, estamos a quantificar a vida, o valor pedido e excessivo, em mocambique e no mundo, nunca se exigiu tanto, em contexto estamos.
Remove
Elísio Nhantumbo
Elísio Nhantumbo Caro Kleber. Quanto séria o valor justo? Mais de que o montante em si é preciso encontrar na sentença uma mensagem de não à violência que se manda para a sociedade. Se afirmamos que o valor é exorbitante teriamos de saber explicar também o custo de perder um òrgão e dai compararmos o exagero.

Sem comentários: