terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Isabel dos Santos deverá deixar petrolífera Sonangol

ANGOLA


3
Isabel dos Santos e outros descendentes de José Eduardo dos Santos deverão deixar os lugares estratégicos que ocupam. Medida está a ser entendida como uma forma de travar a contestação crescente.
Isabel (Sonangol), Filomeno (Fundo Soberano Angolano) e Tchizé dos Santos (Canal 2) deverão deixar os cargos que ocupam
Isabel dos Santos, filha do Presidente angolano, deverá deixar a presidência da empresa Sonangol ainda antes das eleições previstas para agosto, sufrágio que vai marcar o fim do ciclo político de José Eduardo dos Santos, de acordo com uma notícia avançada pelo Expresso, que cita um alto dirigente do MPLA.
A saída de cena da filha de José Eduardo dos Santos será uma forma de reduzir o crescente descontentamento em torno da família do Presidente angolano, que foi ocupando lugares estratégicos na economia daquele país.
Além de Isabel dos Santos, também Filomeno dos Santos, que gere o Fundo Soberano Angolano, e a deputada Tchizé dos Santos, que está na gestão do Canal 2 da Televisão Pública de Angola, igualmente filhos de José Eduardo Santos, deverão sair dos cargos que ocupam atualmente.
Recorde-se que a nomeação de Isabel dos Santos foi muito contestada desde o início. De resto, o Supremo Tribunal de Angola foi chamado a pronunciar-se depois de um grupo de mais de uma dezena de advogados ter interposto uma previdência cautelar para impedir a nomeação da mulher mais rica de África. O Supremo acabaria por rejeitar a providência cautelar, considerando que o facto de José Eduardo dos Santos ter nomeado a filha para liderar uma empresa pública não violava os princípios da Lei Fundamental angolana.
Segundo o mesmo Expresso, a nomeação de Isabel dos Santos causou desconforto dentro do próprio MPLA, que começa a ver a surgir, a espaços, alguns focos de contestação popular. A saída de José Eduardo dos Santos do poder, que deverá ser sucedido por João Lourenço, ministro da Defesa do atual Presidente angolano, significará uma nova fase na vida do partido.

Sem comentários: