segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Irene tem marido britânico e vivia no Reino Unido há 27 anos. Mesmo assim foi deportada


Foi levada para o aeroporto e metida num avião com destino a Singapura. Família não conseguiu contactar um advogado para tentar travar o processo de deportação porque tudo isto se passou a um domingo. Ministério do Interior diz que a lei é para cumprir.
Não lhe bastou viver no Reino Unido há quase 30 anos, nem ser casada com um britânico. O facto de os seus dois filhos e a neta serem súbditos de sua majestade a rainha Isabel II também não foi suficiente. Irene Clennell, 53 anos, acabou por ser forçada a regressar ao país onde nasceu, Singapura, com apenas 12 libras no bolso (14 euros).

É dado como certo, no entanto, que Irene Clennell passou a maior parte da sua vida, e até da sua vida de casada, a morar em Singapura, embora lhe tivesse sido concedida uma licença de residência por tempo indefinido logo após o seu casamento com um cidadão britânico, em 1990. Terá sido essa licença que agora perdeu.
À BBC, Clennell terá dito que foi transportada de carrinha do Centro de Detenção de Dungavel para o aeroporto sem que lhe permitissem, sequer, ir a casa fazer uma mala com roupa e outros objectos pessoais.
A deportação para Singapura, que segundo o diário The Guardian aconteceu no domingo, dá-se num momento em que o seu marido, John, está gravemente doente e em que Irene Clennell é o seu principal apoio.
“Todos os pedidos de licença para permanecer no Reino Unido são avaliados de acordo com os seus méritos individuais e as regras da imigração”, disse um porta-voz do Interior citado pela BBC. “Esperamos que aqueles que não têm direito a ficar no país saiam.”
Através do seu director, Nazek Ramadan, a organização de protecção aos imigrantes Migrant Voice, anunciou já que vai dar início a uma campanha para que Clennell possa voltar ao Reino Unido, definindo o seu caso como “mais um exemplo da arbitrariedade de políticas [do Ministério do Interior] que destroem famílias e arruinam vidas”.
“É escandaloso o que aconteceu hoje”, disse Angela, a cunhada de Clennell, ao jornal britânico. “Estou chocada com o facto de isto ter sido feito a um domingo para que não pudéssemos contactar ninguém e tentar impedir que isto acontecesse.” Angela foi uma das pessoas que garantiram que a mulher do irmão tem apenas 12 libras no bolso.
Entretanto, uma página criada para ajudar a pagar as custas legais do processo que vai tentar levá-la de volta ao Reino Unido reuniu já mais de 8000 libras (quase 9500 euros). Nessa página, Angela explica por que razão considera tão injusta a deportação, garante que Irene e John têm uma vida feliz, que a cunhada é um membro estimado da sua comunidade e que, sem ela, o irmão terá muito mais dificuldade em enfrentar a doença. “A Irene nunca usufruiu de benefícios no Reino Unido. O John trabalhou durante toda a sua vida. Precisamos de lutar para os manter juntos, para que John tenha quem cuide dele e para que Irene possa ficar com a sua família, que é onde é a sua casa”, escreve Angela, precisando que a cunhada já não tem os pais à sua espera em Singapura, uma vez que ambos morreram.
De acordo com o Guardian, o visto de residência concedido pela via do casamento exige que o cônjuge do cidadão britânico dê provas de que ganha pelo menos 18.600 libras por ano (quase 22 mil euros) e de que o casal viveu longos períodos sem interrupções no Reino Unido.
Prevendo que as grandes temporadas que passou em Singapura para acompanhar os pais viessem a trazer-lhe problemas, Irene Clennell fez várias tentativas para se recandidatar a uma autorização para viver com o seu marido, garantiu à BBC. Esta mãe e avó de 53 anos foi enviada para um centro de detenção assim que, numa reunião de rotina em meados de Janeiro, os serviços de imigração se aperceberam de que o seu último visto expirou em 2016.
John Clennell, que visitou a mulher na sexta-feira, disse ao site de notícias Buzzfeed que não fazia qualquer ideia de que ela ia ser deportada. “Penso que isto foi feito de forma deliberada para que não contactássemos um advogado ou fossemos aos tribunais […] Preciso que as pessoas vejam o que esta gente fez.”
John e a irmã, Angela, fizeram vários telefonemas para advogados no domingo, sem que conseguissem entrar em contacto com um que pudesse representá-la e, eventualmente, travar a deportação.
Ao mesmo site, Irene tinha dito já: “Eles vieram buscar-me esta manhã e disseram que já me tinham dado uma oportunidade. Agora estou no avião. Quatro pessoas estão a levar-me para Singapura.”
Esta deportação está a agitar o debate, pelas circunstâncias em que é feita, mas também pelo contexto em que acontece - o "Brexit" torna todos os temas relacionados com imigração cada vez mais quentes.

  1. Amora Bruegas
    O que aqui é dito se for verdade, é grave na medida em que nos deparamos com um comportamento fundamentalista e..., oxalá me engane, cobarde, pois duvido que em relação aos muçulmanos, este comportamento seja levado à letra. Em todo o caso, é excessivo!

  2. Jose Filipe Camilo
    Há comentários excessivos sobre a intenção do presidente americano em deportar imgrantes legais. Qual o comentáro acerca desta deportação. pergunto aos antpatizantes do presidente americano

  3. Paula O-Rego
    O próximo presidente dos EUA chama-se Mike Pence

  4. A. C. Magalhães
    O caso relatado está longe de ser o único que tem vindo a ocorrer deste Junho de 2016.Não é por acaso que a notícia refere que o seu último visto de residência terminou em 2016, o que não é indiferente às directrizes que o ministério do Interior distribuiu pelos serviços de não conceder, nem renovar vistos de residência que não sejam requeridos com prova de que exista rendimento anual minímo de 18600 £, seguro de saúde activo em nome do títular e prova de residência permanente e sem interrupções durante, pelo menos, oito anos no RU.Estas condições e a forma como são aplicadas, sem garantia de representação por advogado e contestação revelam a forma como o governo conservador britânico pretende condicionar a UE, nas negociações que se aproximam, para impôr toda e qualquer limitação
    1. A. C. Magalhães
      nas negociações, como moeda de troca para os pontos do Tratado da União de que pretende continuar a disfrutar e que são os que se relacionam com a livre circulação de capitais, para os quais sempre invocaram o estatuto de parceiro preferencial.
Sido Coelho Jombati
Sido Coelho Jombati Tanta maldade nós Portugueses temos, por isso é que eles são alegres sem nada e nós tristes com tudo. 

"Tristes comentários "
Gosto · Responder · 2 h
José Mateus
José Mateus A Europa está a seguir um caminho tenebroso pois se um dia os árabes invadirem a Europa os ditos europeus morrem asfixiados!
Rui Dias
Rui Dias É isto o que os apoiantes de trump e do brexit adoram. Governam- se com a desgraça alheia. Ser expatriada depois de 27 anos num país. Miseráveis!
Gosto · Responder · 1 h
Antonio Emanuel Gomes
Antonio Emanuel Gomes Foder as trombas ao morcão do jornalista que deu esta notícia ou seja brexit o que tem a ver com Singapura.
Gosto · Responder · 6 min
Nauthiz Fehu
Nauthiz Fehu As pessoas cada vez mais acreditam menos nos veículos de comunicação, graças a noticias como estás... Além que as pessoas já se esqueceram para que serve o jornalismo por outro lado desde o início da existência do mesmo...
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Bruno Simoes
Bruno Simoes Merdqa de titulo de Noticia. NADA HAVER Com o BREXIT!!!! metam os factos corretos palhacada de jornaleiros
José M Villa Lobos
José M Villa Lobos Há tubarões no canal da mancha, caros grunhos extremistas anti-migração?
Ricardo Diogo
Ricardo Diogo Estava casada, mas nunca fez o cartão de residente.
Querem o quê? Que vão de fanfarra entregar-lhe tudo a casa?
Olga Jacob Klein
Olga Jacob Klein Estou plenamente de acordo , aqui tem alguma coisa mal contada....
Joao Martins Pina
Joao Martins Pina Looooooool q mentira querem abonos vao trabalhar mase! Estou ca á 1 ano e ninguem me tira!! Sabem porque? Tenho 2 braços ,2 pernas e trabalho bem p CRL... Esta mulher em 27 anos juntou 12€ ??? Looool q frustrada
Gosto · Responder · 2 h
Joana Gomes
Joana Gomes Hum? Ela tinha 12 libras no bolso, não no total. De qualquer modo, ela perdeu o direito de residência porque passou demasiado tempo fora do país. Ninguém falou em abonos nem nada portanto não sei de onde tirou a ideia de que ela recebia subsídios.
Gosto · Responder · 2 h
Joao Martins Pina
Joao Martins Pina Vêm se queixar PRA Que?? Va para Portugal sobreviver com 550€ os portugueses têm ou tentam ter a cama feita em qql lado sem fazer nada ,viver á custa do estado! A questao é que se teve opçao porque nao eacolheu? Vem ag queixar se??? Triste para supostamente uma sra
Isabel Coelho
Isabel Coelho Pior que animais e desumanos,só pensam em dinheiro e nas elites ELEGIDAS POR ELES MESMOS.
Isabel Camacho
Isabel Camacho Coisa estranha, quando sei que há portugueses que continuam a chegar ao Reino unido para trabalhar e ninguém os põe fora.
Carlos Fernandes
Carlos Fernandes Segundo a doutrina dos ingleses civilizaram o Mundo so wue agora tao descivilizar eles sao as avessas em tudo ate a conduzir
Gosto · Responder · 2 h
Duarte Soares
Duarte Soares Não sei como poderá acontecer depois de ter ouvido de plena voz a primeira Ministra ,dizer que tudo continuaria da mesma maneira , maneira dela .
Maria Estevao
Maria Estevao A ser verdade, triste. A Alemanha e outros países da Europa estão com procedimentos semelhantes.
Gosto · Responder · 2 h
Helder Filipe Torres Cabral
Helder Filipe Torres Cabral Entao aonde estao agora os defensores destes fascistas?? E meter mas e todos os ingleses fora de portugal atirar los ao mar e que vao a nado
Joaquim Isidro Correia
Joaquim Isidro Correia Por favor, ou expliquem tudo direitinho, ou não brinquem connosco.
Gosto · Responder · 3 · 2 h
Teresa Lourenco
Teresa Lourenco O texto explica bem!
Gosto · Responder · 2 h
Joaquim Isidro Correia
Joaquim Isidro Correia Sim, eu li. A ser verdade, e que não haja omissão de qualquer outra coisa, o que é que isto tem a ver com Brexit?
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Joana Gomes
Joana Gomes Joaquim Isidro Correia Nada. É o Público a querer incendiar uma história que acontece frequentemente. Há vários casos de pessoas cujo marido ou mulher foram deportados porque não recebem salário alto o suficiente, ou passaram demasiado tempo fora do país. Só que agora interessa aos media falar nesses casos e ligar ao Brexit para gerar mais cliques e visitas no website.
Marcos Faria
Marcos Faria Muitos que foram para Inglaterra só foram para la para viver de subsidios. Nem os próprios têm tantos beneficios, Chegou a altura de os ingleses abrirem os olhos.
Gosto · Responder · 1 h · Editado
Andrew de Oliveira
Andrew de Oliveira Se foi deportada e pq fez algo errado, pq nenhum país vai deportar alguém só pq está lá e trabalhando
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Filipe Silva
Filipe Silva Conheço muita gente actualmente a residir no reino unido e nada semelhante acontece.... Muitos deles a bem pouco tempo.... Essa história está mal contada...
Gosto · Responder · 1 h
Tiago Carola
Tiago Carola E o trump é que é mau....
Gosto · Responder · 5 · 2 h
Catarina Amorim
Catarina Amorim Este mundo está uma vergonha.
Gosto · Responder · 1 · 49 min
Tonny Silva
Tonny Silva Notícia fake
Gosto · Responder · 2 · 2 h
Ana Maria Oliveira
Ana Maria Oliveira A qualquer coisa ai mal contada..
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Edu Ameruso
Edu Ameruso Com tudo isso e ainda era ilegal??
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Gonçalo Santos
Gonçalo Santos Isto é história mal contada...
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Louise DE Prusse
Louise DE Prusse Nao deve ser bem assim
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Maria Manuela Antunes
Maria Manuela Antunes História mal contada...
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Alexandre Catanho
Alexandre Catanho Não foi deportada por causa do brexit com certeza
Guida Silva
Guida Silva História mal contada. E se assim for ao não comprir com a lei inglesa é deportada de certeza
Gosto · Responder · 1 h
Amélia Almeida
Amélia Almeida Que loucura....ao que se chegou!
Gosto · Responder · 1 · 2 h
J Quintanilha Mantas
J Quintanilha Mantas Sem comentários!!
Gosto · Responder · 1 h
Manuel Teixeira
Manuel Teixeira Antes de comentar leiam... Porque a noticia é faciosa.
Gosto · Responder · 2 h
Alex Rodrigues
Gosto · Responder · 1 h
Isabel Coelho
Isabel Coelho Então não era o Trump o louco, já não entendo.....
Gosto · Responder · 1 h
Carlos Damas
Carlos Damas treta!
Gosto · Responder · 2 h
Suzana Lopes
Suzana Lopes Adoro
Gosto · Responder · 1 h
Osvaldo Sousa
Osvaldo Sousa Oportunistas do sistema
Gosto · Responder · 1 h
Mencília Pinto
Mencília Pinto E viva o reino de Sua Majestade!....
Gosto · Responder · 1 h
Hugo Martins
Hugo Martins Que bagunça de argumentos
Gildo Faria
Gildo Faria E depois falam do Trump...
Gosto · Responder · 1 h
Nuno Rodrigues
Nuno Rodrigues Cada um em sua casa assim ninguém se chateia
Gosto · Responder · 2 h
Jorge Oliveira
Jorge Oliveira A história está mal contada ...🤔
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Floripes Latado

Floripes Latado Muito mal contada..decerto..!!

Dom Ruã Anastácio Ruã
Dom Ruã Anastácio Ruã Depois dizem a culpa é do querido presidente Donald Trump
Gosto · Responder · 2 h
Silvia Murphy
Silvia Murphy Leis. Tenho a certeza que vai compor a situação.
Gosto · Responder · 1 h
Gonçalo Fonseca
Gonçalo Fonseca fora da europa com eles
Gosto · Responder · 2 h
Gonçalo Fonseca
Gonçalo Fonseca e passport para entrar ca
Gosto · Responder · 2 h
Luis Veiga
Luis Veiga Hum!!!!!
Gosto · Responder · 1 h

Sem comentários: