quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Governo iraquiano anuncia tomada do aeroporto de Mossul ao Daesh


As forças especiais apoiadas pelos EUA iniciaram uma "operação de grande envergadura" na manhã desta quinta-feira.
Ataque das forças governamentais junto da base militar Ghozlani
Foto
Ataque das forças governamentais junto da base militar Ghozlani REUTERS
Forças iraquianas apoiadas pelos Estados Unidos conquistaram o aeroporto de Mossul que estava nas mãos dos jihadistas do Daesh. Segundo um porta-voz das forças especiais que participam na operação, a batalha durou quatro horas.
A ofensiva no aeroporto e na base militar Ghozlani foi realizada pelas unidades de contraterrorismo e pelas tropas especiais do Ministério do Interior, disse um porta-voz à televisão estatal iraquiana.
"As nossas forças iniciaram uma operação de grande envergadura ao início da manhã para tomar o aeroporto e a base e expulsar os terroristas do Daesh. Podemos confirmar que o aeroporto caiu e que dentro de muito pouco tempo estará sob nosso controlo absoluto", disse o porta-voz das tropas especiais do Ministério do Interior, citado pela Reuters.
A ofensiva continua porém, pois o segundo objectivo da operação é a tomada da base militar. Os militares revelaram que os combatentes do Daesh continuam a disparar morteiros, à medida que perdem terreno.
As pistas do aeroporto estão destruídas, mas a posse da estrutura permite às tropas iraquianas controlar a entrada Sul da cidade.
Mossul era a grande praça forte dos jihadistas no Iraque. A parte oriental da cidade foi reconquistada em Janeiro - a operação começou em Outubro. Prossegue a batalha para recuperar o resto do território, no lado oeste do rio Tigre, que divide Mossul.

Sem comentários: