segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Frelimo revitaliza bases e órgãos do partido ao nível da cidade de Maputo


Partido quer fortalecer a coesão interna e aprofundar a discussão das teses que serão discutidas no XI Congresso
O partido Frelimo está envolvido num amplo movimento de revitalização dos seus órgãos, com o objectivo de fortalecer a coesão interna e aprofundar a discussão das teses, ao nível da cidade de Maputo, rumo ao XI Congresso.
Esta informação foi avançada, semana finda, por Francisco Mabjaia, primeiro secretário da Frelimo na cidade de Maputo, durante uma conferência de imprensa, na capital do país.
Mabjaia, citado pela AIM, disse que, de Outubro a esta parte, foram revitalizadas, na cidade de Maputo, 10 mil células, cifra que corresponde a mais de 95 por cento da meta planificada.
A fonte sublinhou que o processo de revitalização dos órgãos internos do seu partido é permanente e inclui não só a discussão dos documentos do partido, como também o aprofundamento das questões que afectam a vida do povo. “Este exercício não terminou em Dezembro, como havíamos previsto. Continuou, porque o objectivo é angariar mais membros. Em Janeiro, teve início a revitalização dos comités de círculo. No início, existiam 300 comités e, no fim do processo, existiam cerca de 400”, disse, citado pela AIM.
Mabjaia explicou que a criação destes comités de círculo resulta do crescimento do partido, que se traduz no aumento do número de membros.
No dia 25 de Fevereiro corrente, iniciam as conferências dos comités de círculo, depois, seguir-se-á a revitalização dos comités de zona, 48 no total, onde serão passadas em análise questões que têm a ver com a situação real do país, tendo em vista a melhoria da vida das populações.
Nos referidos encontros, são discutidos assuntos relacionados com os transportes, saneamento do meio, criminalidade, provisão de serviços básicos, funcionamento do partido e, nos últimos tempos, abastecimento de água.
A Frelimo, segundo Mabjaia, saúda os esforços na busca da paz liderados pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, que resultaram na trégua que vai até ao início de Março próximo, com a esperança numa paz definitiva, para se concentrar as atenções nos problemas que afectam a vida do povo.
“Saudamos também o líder da Renamo pelo facto de, depois de muita insistência, ter ouvido o grito do povo pela paz”, concluiu Mabjaia.

Sem comentários: