quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Exames laboratoriais confirmam que refrigerante Frozy não é prejudicial à saúde


O nível de ácido cítrico está dentro dos padrões recomendados

Os resultados dos exames laboratoriais das amostras de Frozy, refrigerante produzido em Moçambique, revelam que aquele produto não contém nenhum ingrediente prejudicial à saúde, anunciou o director do Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ), Alfredo Sitoe, segunda-feira, em Maputo.
Segundo Sitoe, os testes foram realizados pelo Ministério da Saúde, depois que as autoridades malawianas decidiram banir a comercialização daquele refrigerante naquele país vizinho, por alegadamente possuir um elevado teor de ácido cítrico.
Aliás, o governo moçambicano, após uma sessão de Conselho de Ministros, realizada em Novembro do ano passado, garantiu que o produto não era prejudicial à saúde.
Exames realizados na altura indicavam que o produto possuía um teor de ácido cítrico compreendido entre 0,1 e 0,5mg/100 ml. ”O Ministério da Saúde fez as análises laboratoriais e concluiu que não havia nenhum problema com o produto. Como forma de o país obter a garantia absoluta de que, de facto, não há problemas, recolheu-se a amostra e foi enviadas para testes laboratoriais fora do país. “Estes testes também confirmaram que o produto estava bom”, disse Sitoe.
O director do INNOQ disse, ainda, que os resultados foram enviados ao Malawi, que também decidiu enviar uma outra equipe a Moçambique para recolher as amostras do produto. ”Em finais de Dezembro, o Malawi mandou cá um técnico que recolheu amostras de 13 sabores. Foram fazer os testes e estes confirmaram que o produto não é prejudicial à saúde”, disse Sitoe.
Entretanto, o “Malawi Bureau of Standards” exigiu à empresa a colocação de um rótulo em inglês ou chichewa (língua local), em conformidade com as leis do país.
Segundo a fonte, a empresa Frozy prometeu fazer o rótulo até 20 de Abril do corrente ano. ”Infelizmente, nunca recebemos nenhuma reposta oficial do ‘Malawi Bureau of Standards’. Ficamos à espera de uma resposta oficial, porque a inicial dizia que o produto pode entrar no Malawi mediante a colocação de um rótulo em inglês e indicação do distribuidor em inglês ou chichewa”, disse.
A empresa Frozy, segundo Sitoe, garante nunca ter exportado o produto ao Malawi, por isso, acredita que aquele produto possa ter entrado ilegalmente naquele país.
Nemane Selemane
Nemane Selemane Valeu a intervencao dos Malawianos para melhorar a qualidade desse refrigerante. Ultimamente estes e outros fabricantes em Mocambique nao seguem padroes internacionais: SABOES, REFRESCOS, ACUCARES, e muitos mais deixam a desejar.
Like · Reply · 1 · 8 hrs
João Augusto
João Augusto Que laboratório fez as análises? Quem encomendou? Quais os técnicos envolvidos?
Nem é preciso levar ao laboratório para perceber que Frozy é prejudicial à saúde.
Like · Reply · 2 · 6 hrs
Steve Mudender
Steve Mudender kkkkkk... nem a própria coca-cola moçambicana se for se a submeter a analises e vistorias teram detectados anomalias grave. Seja a partir da higiene até a qualidade do próprio produto. Vão a Mobisco-Matola, vão dizer que não há nada a se temer.
Maria da Conceição
Maria da Conceição Tudo que é refrigerante é prejudicial, tem uns componentes que prejudica a saúde, por exemplo, tem o gaz, tem o açúcar, tem os produtos químicos que eles põe lá que também fazem mal, mas podemos dizer que também depende de saúde de cada um, vejo que todo mundo toma os refrescos, mas cada um sabe como se sente, o aviso nunca faltou!!!
Like · Reply · 4 · 8 hrs
Selma Domingos Português Nihuma
Selma Domingos Português Nihuma Não é somente a frozy, outros tipos de refrigerantes e bebidas alcoólicas que foram regeitadas em outros países são muito bem consumidas em moz principalmente se for barato
Christopher Felex
Christopher Felex mesmo assim,prefiro dar agua aos meus filhos...desculpem o excesso de honestidade!
Like · Reply · 1 · 2 hrs
Rafael Albino
Rafael Albino Tudo não é prejudicial em Moçambique.Os que fabricam isso porque não tomam???Sabem que não presta so tomam os pobres Mocambicanos.
Like · Reply · 1 · 8 hrs
Albertina D Mangulenge Mangulenge
Albertina D Mangulenge Mangulenge Nao vale mesmo pk nem para detectar doenxa nao vale knto mas produtos prejusiciasis haaaaa nada ine
Agostinhocordeiro Cordeiro
Agostinhocordeiro Cordeiro O pior quem mais gosta do produto dao crianxas, e o governo nada faz pra fiscalizar essas coisas mensalmente no mercado...
Agostinhocordeiro Cordeiro
Agostinhocordeiro Cordeiro A verdade é que as nossas autoridade da saude publica nao servem pra nada, esses defeitos foram descoberto noutro país depois de moz consumir anos o liquido, e aonde tavam o ministerio da saude??? essses exames feito agora sao uma fantoxada...
Zito Maichendula
Zito Maichendula Já se prévia esse resultado pois foi testado num laboratório Nacional. Manda p fora e verá outro resultado
Agostinho Albano Da Silva
Agostinho Albano Da Silva E onde é que foi feito os exames laboratorias? Se foi aqui, nao valem nada
Like · Reply · 1 · 9 hrs
Nelson Bene Jo
Nelson Bene Jo Quem fez essa análise? Se for cá em Moçambique é mentira, nem as máquinas que se usa em Moçambique sao falsas. Como que pode uma máquina falsa ou pirata pode tirar resultados confiaveis?
Jose Lucas
Jose Lucas Só para garantir dinheiro no fim do relatório... nem quero tomar essa procaria de froze
Filipe Antonio Tauzene Tauzene
Filipe Antonio Tauzene Tauzene Não e possivel isso a frozz. Fez de tudo para não ser banido ja qui e uma fabrica dos indianos tudo foi a canselado aquilo e um sumo para cavalos
Armando Maculuve
Armando Maculuve como assim malawe q baniou nao esta bem se voces sao socios nao poderiam fazer nada
Like · Reply · 1 · 9 hrs
Rafael Albino
Rafael Albino No Malawi foi banido a comercialização desse produto.Mas como aqui no FB existem burros com duas pernas quer dismentir isso.Muitos ainda vão consumir lixo.
Domingos Candrinho
Domingos Candrinho Nao temos laboratorio para tal. Inoq..instituto d normalizacao e qualidade nao possui laboratorio aq em mocambiq ond fez os test
Emerson Junior
Emerson Junior Com tantos corantes, ácidos, gases, oxidantes e estabilizantes... Vem vocês dizerem que nao é prejudicial á a saúde? Por favor!
Felisberto Matias
Felisberto Matias Voces criticos que facam os exames reais nos vossos laboratorios la nas vossas casas
João Augusto
João Augusto Não precisa fazer nenhúm teste. Se Frozy tem gás, logo é prejudicial à saúde. Tudo o que tem gás faz mal à saúde humana.
João Augusto
João Augusto Quando digo "tudo", quero me referir à produtos comestíveis.
Felisberto Matias
Felisberto Matias falou e disse
João Augusto
João Augusto Só o facto de ter gás, já é prejudicial à saúde.
Xavier Alfredo
Xavier Alfredo Yeah isso pode ser verdade.Se ao fazer os exames as máquinas dectetaram dinheiro na garrafa.
Sónia Eugenio Muloche
Sónia Eugenio Muloche SI FORMOX A VER TUDO K CONSUMIMOX XEGA D SER PREJUDICIAL
Nomeado Jossai Maraca
Samson Chambisse Chambisse
Samson Chambisse Chambisse Ja foram dado mola
Like · Reply · 1 hr
Sheinhani Waka Wetela
Sheinhani Waka Wetela Vamos la tomar o que e nosso.
Linov Milicevic
Linov Milicevic Eu nao tomo isso
Hercilia Carlos
Hercilia Carlos Os ingredientes não são prejudiciais à saúde mas o refrigerante é.
Leocadia Bento Muchanga Leo
Leocadia Bento Muchanga Leo
Junior Capece
Junior Capece Até admitir ser humilhado com Malawi. Já é demais
Gabriel Manhique Manhique
Gabriel Manhique Manhique TEM NHONGO ISSO

Sem comentários: