domingo, 26 de fevereiro de 2017

Desmaios e possessão na Matola assombram desmobilizados de guerra


Moradores decidem procurar Associação dos Médicos Tradicionais para resolver problemas de possessão

Os desmobilizados de guerra queixam-se de desmaios frequentes supostamente causados por problemas espirituais no bairro Siduava, no município da Matola, na província de Maputo. Os desmaios antecedidos por delírios têm sido o martírio que os moradores dizem estar a sofrer sem saberem as causas.
“Na minha casa aconteceu há cerca de duas semanas. Minha filha antes de desmaiar começou a manifestar comportamentos estranhos (possessão), e o irmão quando chegou para socorrer também foi afectado. De seguida, a mãe, que é minha esposa, apercebeu-se e foi prestar socorro, mas também passou pela mesma situação. Chegou a minha vez, fui tentar socorrer, mas também comecei a passar mal e caímos todos os quatro ali. E só acordamos horas depois quando alguns vizinhos vieram-nos acordar. O Estranho é que ninguém na minha casa tem problemas de saúde ao ponto de desmaiar”, referiu Paulino Sambo.
A situação que tem sido quase que frequente segundo os moradores afecta exclusivamente os residentes das casas no quarteirão 14, no bairro Siduava, atribuídas pelo governo aos desmobilizados de guerra deficientes. Preocupados com a situação, os moradores afectados mantiveram um encontro, ontem, com o régulo do bairro, para procurar solução do problema. O régulo do bairro reconheceu o problema e presumiu tratar-se de reivindicação dos espíritos dos nativos pelo incumprimento de algumas regras nas cerimónias tradicionais, aquando da alocação do espaço para construção das casas. Assim, os moradores e régulo decidiram procurar a Associação dos Médicos Tradicionais, para buscarem uma solução tradicional com vista a resolver o problema.

Sem comentários: