quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Descalabro!

Momade Assife Abdul Satar adicionou 2 fotos novas.

Esta crise já atingiu o zénite. Desde a tomada de posse de Filipe Nyusi que Moçambique vive dias de facas longas. Tudo o que o Presidente da República toca, alimenta leituras conspiratórias. Ele é o antónimo do Rei Midas!

As eleições autárquicas de 2018 (a Renamo já garantiu a sua participação) serão uma espécie de antecâmara do que vão ser as presidenciais e legislativas. Creio eu que esta vai ser a ocasião para o povo descarregar toda a sua fúria. Definitivamente isto já não está a dar…

Se o Governo ainda se aguenta no poiso é porque o povo ainda sabe se controlar. Ou melhor, é graças à timidez desse mesmo povo. O povo moçambicano reclama em surdina. Nunca vai à rua. Chora em voz baixa. Quem ouvirá que o bebé quer mamar?

Até ontem (não sei se houve avanços), o Governo ainda não se havia pronunciado se continua ou não a subsidiar as panificadoras. Se não o fizer, já imaginam o que será do pão amanhã. Não há batata doce ou mandioca que aguentem. A ausência do pão em muitas famílias moçambicanas vai ser um golpe fatal. Vai abrir precedentes jamais vistos.

E tudo acontece em cadeia. Agora temos o problema da escassez dos combustíveis. O Governo vai dizendo o politicamente correcto com os seus paliativos. A ruptura do stock dos combustíveis vais arrastar consigo vários problemas. Há-de ser o salve-se quem puder.

Pode ser que desta feita, o Governo até consiga normalizar o problema, mas jamais será a cura definitiva. O problema é muito mais complexo e tem rosto: falta de dinheiro. Todos os produtos que nos eram dados a título de empréstimo, zás…já não nos dão mais. Não temos idoneidade suficiente na praça pública. Somos caloteiros e piorámos a nossa situação ao não pagar os pouco mais de 59 milhões de dólares de dívida da Ematum. Este valor é irrisório para um Estado. Isto é ridículo.

Os combustíveis existem ai à balde, mas requerem dinheiro. A importação de combustíveis depende da emissão por parte da banca de garantias bancárias em milhões de dólares. Quando a banca não emite tais garantias, não há combustíveis. Julgo que até aqui se pode perceber que o problema tem tentáculos enormes.

Amanhã vai ser o “chapa” que vai subir. Há-de ser aquele dono do “My love” que transportas as senhoras das verduras a subir a tarifa. Há-de ser o limão transportado de Gaza para Maputo que será caro…

Quisera eu que o meu Moçambique tivesse tido outra sorte. O recente relatório sobre os índices da corrupção revela que Moçambique caiu 30 lugares. Isto é constrangedor. Nenhum investidor sério mete o seu dinheiro num país como este.

Com essa porcaria de dívidas ocultas, Moçambique vendeu cara a sua imagem extramuros. É caloteiro. Não merece confiança de ninguém. Oxalá a auditoria da Kroll dê outro rumo ao meu país. Será que haverá justiça? Os que comeram o dinheiro dos moçambicanos serão punidos? Tenho as minhas dúvidas. A nossa justiça ainda é serviçal do poder político. Lambe-lhe as botas. E os suspeitos são figuras de peso…

PS: Alguém me sabe dizer em que pé está o escândalo da compra dos aviões pela LAM? Há muito que já não há fumaça….

Nini Satar



GostoMostrar mais reaçõesComentar
Partilhar
Comentários principais
368368
40 partilhas
87 comentários
Comentários


Escreve um comentário...



Humberto Adriano Martins Manhica Volto a repisar um povo que elege corruptos não é vítima mas sim cúmplice, pois não é o candidato que que se torna corrupto e o teu voto que elege o candidato corrupto.
Gosto · Responder · 21 · 5 h


Unay Cambuma atencao a frelimo perdeu as eleições e esta ilegitimamente no poder. E por isso que há guerra.
Gosto · Responder · 2 · 4 h


Euler Missael Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Gosto · Responder · 2 h


Escreve uma resposta...





Golden Boy Diamond Acorda povo trouxa
Gosto · Responder · 2 · 3 h


Jr Chauque Bem dito Nini Momade Assife Abdul Satar, quanto a justiça o melhor é esquecer que haja para caso LAM e caso dos corruptos que receberam dinheiro para a empresa brasileira ganhar a construção do aeroporto do Nacala.... Se forem julgados ser PENA SUSPENSA.
justiça é para roubadeiro de carregador e celular só.
Gosto · Responder · 5 · 5 h


Escreve uma resposta...





Mindo Da Villa Batata doce é para quem vive no campo, pão é para quem vive na zona urbana. A troca disso custaria muito, porque na cidade não há batata o suficiente e no campo não há tanto pão assim.
Foi uma observação patética por parte daquele vice-lambe-bota.
Gosto · Responder · 2 · 2 h · Editado


Tomás Coana Tudo que voçê mete na boca tem o derivado do campo, até o ar que voçê respira provem das armores do campo. Sem campo ñ hà cidade.
Gosto · Responder · 2 h


Tomás Coana Tudo que voçê mete na boca tem o derivado do campo, até o ar que voçê respira provem das armores do campo. Sem campo ñ hà cidade.
Gosto · Responder · 2 h


Mindo Da Villa camarada, comentei acerca de batata ai só!
O resto não me diz respeito é teu ponto de vista.
Gosto · Responder · 2 h


Irene Chissambule Também quanto custa tablatura tá mais caras o pão
Gosto · Responder · 1 h


Irene Chissambule Tal batata ta mais cara k o pão
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Mindo Da Villa Então...!
Gosto · Responder · 51 min


Escreve uma resposta...





Victor Malombe Regaram gasolina de rovuma au maputo e lançaram um palito aceso,asim estamos a queimar todos, e ninguém deve falar pork eles eles vão abrir os canilos soltando os cães pra acabar com os moçambicanos duma só vês
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Unay Cambuma " Tudo o que o Presidente da República toca, alimenta leituras conspiratórias. Ele é o antónimo do Rei Midas!" kkkkk Nini pah.
Gosto · Responder · 11 · 4 h


Escreve uma resposta...





VG Mathavel Por ai vamos dizendo isto e aquilo, mas em bom da verdade e que o problema dos avioes que ate tem tudo para avancar. audios assinaturas por ai fora, mas como sempre as almofadas falam mais alto, os mocambicanos como conseguem beber uma cerveja, olham para essa coisa da crise como algo banal, penso que o slogan do nosso antigo PR ficou-lhes na cabeca, ''A pobreza esta na vossa cabeca'' hoje e isto, agua subiu e nao sai, energia subiu, pao, sal, acucar, oleo, sabao, etc. mas nas proximas eleicoes vao dar capulanas aos velhotes e voltamos a votar neles . diz-se que a crise, mas tem um miudo que nao se farta de comprar carros de luxo todos os meses. fogo.
Gosto · Responder · 5 · 2 h · Editado


Ricardo Luis Arto Palavras sabias
Gosto · Responder · 1 h


Escreve uma resposta...





Victor Malombe E digo mais, eles nunca foram heróis mas sim os verdadeiros tiranos e assassinos do povo.
Gosto · Responder · 3 · 5 h


Glad Simbine Mocambicano tem medo de ir a rua lutar por seu direto. Tudo termina nos whatssp ou fb.vamos guanhar coragem moçambique. Nos pizao sem dizer disculpe...2 copos de amedium 60mtn 2 cocus 80mtn,mas 50 de arroz.Caldo 5mtn.com carvao egua e a propia verdura soma 250mtn...carne nao falu. recebes 4000mil ou menos. K faras? Por isso k a informacao do balanço geral è a mesma...fome nas casas.nem todus consegue nem a verdura.
Gosto · Responder · 5 · 4 h


Escreve uma resposta...





Emerciana Da Silva Estranho eh um Moçambicano chamar outro de Povo Dorminhoco, tamos todos a Dormir! E sempre que tentamos abrir os olhos recebemos uma paulada que nos volta a por em Sono Profundo. Nao sei como agir perante tanta maldade dos nossos governantes!! Mas tenho certeza que So Um Povo Unido, Move Montanhas...#Eissonosnaosomos!
Gosto · Responder · 2 · 1 h


Da Teca Hoje você é HERÓI , não aqueles da próxima sexta feira ( 03/fevereiro). O caso da Odebrecht esta no bolso, mas no Brasil ja ha detidos e Ministros Presos
Gosto · Responder · 9 · 6 h


Escreve uma resposta...





Neves Eng Neves O País Esta Firme (por FJ. Nhusy in Informe do E. da Nação) mas este sr parece que usa Saias, não tem Poder se quer,,,Lê e Fala tudo oque é escrito mesmo sem analisar
Gosto · Responder · 4 · 4 h


Ricardo Luis Arto Vai fazer oque? Esta defender o pão dele
Gosto · Responder · 1 h


Escreve uma resposta...





Zaher Abdulcadre Ainda continuam a dizer que estão a investigar o caso (compra de aviões)e que brevemente vão se pronunciar ....
Gosto · Responder · 56 min


Carlos Antonio Muianga Um dos governantes que a pouco estava nas camara das estações das TVs como grande crítico , apareceu a dias sem papás na língua a dizer que alternativa seria substituir o pão pela mandioca ou batata doce. Incrível que ele não tenha feito os cálculo para propor a tal alternativa. ...... alternativa essa que custa 5 vezes mais que o pão.
Gosto · Responder · 3 · 3 h


Messy Miambo Hi Nini.
O país do pandza vai de mal ao pior.
E te esqueceste do permenor água condicionada a distribuição Maputo vs Matola.
São os nossos gestores.
O que fazer.!
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Ricardo Luis Arto É hora de decidir meu irmão e evitarmos a cair no mesmo erro.
Gosto · Responder · 1 h


Escreve uma resposta...





Pita Fundice Você Nini nunca te vi na rua a manifestar. Você também tem que começar a manifestar na rua com batuques como faz a mana Alice Mabote. Voce também reclama no facebook so.
Gosto · Responder · 8 · 4 h


Felix Mario Langa Sérgio jamal, vai mentir para os seus netos. Este filme já assistimos várias vezes. Você bem sabe que aqui em MOz nunca houve corruptos mas sim corrupção pois , Os tubarões são invisíveis!
Gosto · Responder · 1 · 3 h · Editado


Mayd I. Jumanar

Gosto · Responder · 21 · 6 h


Miguel Frank Lombene Concordo plenamente irmao...
Gosto · Responder · 6 h


Abdur Rahman Rassul Concordo, vamos eleger o povo.
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Escreve uma resposta...





Tomás Coana Eu só acho que devemos nos respeitar gente. Esse de acharmos que somos trouxas, lixo ñ será ela o mal que nos inferna.
Vamos nos achamos bons, vamos tentar chegar ao lugar dos nossos sonhos, se as nossas palavras forem educativas e sinceras com noscos mesmo...penso que estaremos a trilhar caminhos bem grandes rumo ao sucesso dos nossos anceios. Nós devemos nos acharmos ser inteligentes, termos uma bom confiança com noscos. Eu acredito que esse é um rumo bom, encorrajador.
Gosto · Responder · 2 h


João Pedro Da Cuaira Vamos do mal ao pior. Sinceramente o Pais precisa de reformas profundas e mudanca de mentalidade passiva dos mocambicanos. O tempo dira salve quem poder!
Gosto · Responder · 2 · 3 h


Raimundo Pitagoras Lauma O povo já exprementou manifestar, conseguiram ocupar a cidade de Montepuez, infelizmente, os promotores de manifestação interromperam, para entrarem em negociatas cujo resultado beneficiou aos organizadores, os manifestantes morreram todos na cadeia. A guerras de 10 e 16 anos faz parte de manifestação, mas qndo chega ao fim do processo é um grupinho de indivíduos k viram patrões e humilham a maioria. Essa lição ficou nos moçambicanos, reconhecendo a irresponsabilidade dos seus políticos de meia tijela.
Gosto · Responder · 3 h


Reginald Carlos Irmaos vamos acordar ,unirmos ,e repodiar isso ta de mais ,a uniao é grande coisa eu tenho certeza que Deus ta espera do nosso primeiro passo ate o machel ta com nosco vamos .......
Gosto · Responder · 4 h


Sandra Cumbe
Gosto · Responder · 2 h


Mara Chongo Chongo Esses todos sao jacares e leoes....
Gosto · Responder · 5 h


Mario Silva É melhor mudar do povo e não do governo!
Gosto · Responder · 1 · 4 h


Catequista Isac Juliana Mas como nao entrar em pior situaçao se nos cofres nao nada????
Gosto · Responder · 2 h


Narguice Khan Pura verdade Nini
Gosto · Responder · 1 · 4 h


Catequista Isac Juliana Voces ja viram alguem governar um vaziooooo?
Gosto · Responder · 2 h


Palme Pedro Passei so pra 👀
Gosto · Responder · 1 h


Ernesto Baloi Baloi "nao sei se um ambicioso muda, muda de tactica pra servir os seu interesse individual"-Samora Machel
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Lena Mangue Helena Nas próximas eleições o partido Renamo vai se lambuzar .....
Gosto · Responder · 6 h


Neyd Katia Tomas Massinga Concordo
Gosto · Responder · 4 h


Lena Mangue Helena O povo vai se vingar da Frelimo
Gosto · Responder · 4 h


Lena Mangue Helena Pra mim Nyusi é o pior presidente que já tivemos em Moçambique juro...ele pode ser Boa pessoa em outras coisas. ..mas como presidente é um fracasso em pessoa. 😢😢😢😢😢😂😂😂😂
Gosto · Responder · 3 h


Tutto Cazanova Duvido com a vicição dos resultados
Gosto · Responder · 3 h


Tomás Simião Tamele Lena,infelismente o nyussi entrou e carregou consigo todos os podres k o guebuza deixou no poder,e assim sendo ele parece ser aliado dessas desgraças e o pais nao anda,lembre-se k o principal causador desta desgraça é o guebuza!
Gosto · Responder · 3 h


Lena Mangue Helena Tomás simiao tamele ele sabia muito bem onde estava a se meter É um jogo de poder......antes de ser presidente ja sabia k seria sucessor do guebuza...
Gosto · Responder · 3 h


Escreve uma resposta...





Elias Valente Langa Moçambique não tem povo. Não sabem esprementar coisas novas.gosta de que fax sofre
Gosto · Responder · 5 h


Armando Antunes Ainda estão sendo feitas auditorias conjuntas entre Moçambique e a República Federativa Do Brasil por forma a aferir a veracidade da possível corupção. Segundo as mídeas moçambicanas
Gosto · Responder · 1 h


Jabento Quetxoaio O povo moçambicano nao conhece o poder k detem e se o povo votou num idiota para o poder é porque a maior idiotice esta com o povo . nini deixa tambem de ser intriguista pois estas num bem bom fora deste moz que eu gostaria que fechassem para eu puder sair disto ...
Gosto · Responder · 46 min


Wallas Wallas Este país está nu burraco acima de tudo não valapena negar estamos juntos muito obrigado um abraço do fundo do coração obrigado
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Gil Lino Lino O nosso pais infelzmente deixou de produzr riqueza e produz corruptos.
Gosto · Responder · 1 · 4 h


Abdul Raimo Ibraimo Kkkk nao muda nada mesma merda caso LAM um dos envolvidos foi nomeado embaxador pra ter imunidade...opah
Gosto · Responder · 1 · 4 h


Álvaro Xerinda Não sei o que falta acontecer em Moçambique
Gosto · Responder · 3 h


Sergio Jamal Sr. Nini Mocambique tem reservas monetárias, so que a OPEP exige divisas do importador dinheiro ao vivo e nao transacções. o caso da LAM vai ao rubro há cabeças por ser rolado, só questão ético, quando se trata dos dados estatisticos ao público temos k ser muito cauteloso porque é um indicador forte para aferir com fiabilidade da informacao, uma correcção digo que, quanto a Corrupção a Transparência Inteligente de Corrupção refere no seu relatório anual 2016, Mocambique caiu no 32 lugares e não 30 ok. Um internauta atento fuiiii. Bom dia e bom trabalho Ilustre Nini
Gosto · Responder · 5 h · Editado


Kleber Alberto Sr jamal onde busca tamanho optimismo?
Gosto · Responder · 1 · 4 h


Escreve uma resposta...





Djicaze Dzovo Dzovo Concordo contigo Nini. Quanto ao caso LAM, que tal perguntares aos teus informadores da PGR em que pé está?
Gosto · Responder · 2 h


Monhem Negro Monhem Monhem Meu irmão e agora ou nunca falta mais 11 meses vamos suportar esse aberto de algemas logo teremos a chave da nossa liberdade mais 1 ano e 11 meses sairemos da amargura de vida aporta esta a sua frente a chave ao seu alcase nao venha amanhã dizer qui nao tiveste a oportunidadede de abrir aporta a ser livres dom bando de coropito samqui suga bajulador falta de humanismo nos o povo ja percebemos qui governa aqui e o governo da frelimo mais qui quia o país e a renamo se alquem teve dúvida onte hoje amanhã já nao ha razão afrelimo e qui fez afrelimo aqui faz hoje as coisas mudarão a renamo e qui manda a renamo e qui decidi aí ta a prova o povo hoje viaja avotade graças a voz autoritária do Grande homem patriota mais querido do povo moçambicana Afonso dhakama
Gosto · Responder · 9 min


Ani Zita O esquema da LAM vai arder daqui a pouco Momade Assife Abdul Satar, os nomes dos envolvidos serão publicados já próximo mêsc🚧🚓
Gosto · Responder · 6 h


Volta Samora hehehe está a ficar pequeno é descalabro do regime não acredito q a frelimo esteja em posição d disputar alguma coisa nas proximas eleições, e eu aqui penso qual será a proxima mentira do pequeno nyusi.
Gosto · Responder · 1 h · Editado


Nilton Paulo Os que comeram dinheiro dos moçambicanos já mais serão punidos não tenha dúvida dixo caro Nini
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Kleber Alberto A escumalha do GCCC anda maluca, tem pela primeira vez um expediente de dominio publico, com provas acabadas sobre a LAM, debalde, a sra de costume meteu debaixo das saiotes para esconder. O Brasil e um grande exemplo, EIKE BATISTA, que o dica, corupcao e um assunto serio la fora.
Gosto · Responder · 3 · 4 h


Antonio Ernesto Joaõ Muchanga Eu so tenho pena dus meus filhos seraqui quando u vasco dagama e a companhia quando chegarao neste pais nao virao u outro nome pr dar? Ajudem fasao favor dem esclarecerem isso!
Gosto · Responder · 2 h


Yassira Bauhofer Falou a verdade agua e bastecimento cmbuxtivel ha falta daki a pouco vamox ter falta de energia e tranxporte p ir ao job
Gosto · Responder · 2 h


Melquecedeque Abel Lapissone Mesmo que o povo nao os vote eles hão de fraudulentar as eleições. E o Conselho Constitucional as validará e os investirá como de sempre.
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Xhambino Mendonca Triste este governo e o ma's pecimo piorado com a robalheira do antigo Tirano.Esta mal isso xpero que mudemos basta isso que estamos a passar xpero que sirva de licao para nos.
Gosto · Responder · 20 min


Jose Lourenco Fernando o meu camba náo há justiça por parte da LAM,é só vocé se manter sua cena senáo o azarento é você .......ocê é
Gosto · Responder · 1 h


Nelio Fernandes Santos o visinho Zimbabwe começou assim!!
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Nandinho Mboana O povo mais dorminhoco do Mundo.
Gosto · Responder · 2 · 5 h


Samir Dado ipa so nine ainda sonha em ficar presidente de moçambique por acaso?
Gosto · Responder · 4 h


Cesar Chirrinze As eleições autárquicas de 2018 (a Renamo já garantiu a sua participação) serão uma espécie de antecâmara do que vão ser as presidenciais e legislativas. Creio eu que esta vai ser a ocasião para o povo descarregar toda a sua fúria. Definitivamente isto já não está a dar…
Gosto · Responder · 1 h


Fausia Ana Albazino Casaco Vamos agir emvez de viver de faz de conta gente isso esta mal.
Gosto · Responder · 4 h


Proudly Felix Mondlane

Gosto · Responder · 2 · 5 h


Celso Quase Rico Me parece que é só o inicio da escassez
Gosto · Responder · 5 h


Carlos Boca É preocupante
Gosto · Responder · 4 h


Dollas Maquele Ta de mal a pior isso, pais do Pandza
Gosto · Responder · 2 h


Wilson Simoes TA MAL ISSO AQ N MOZ
Gosto · Responder · 1 min


Dollas Maquele Farto desses bandidos malandros....
Gosto · Responder · 2 h


Gil Manhica Esse país está mal
Gosto · Responder · 2 h


Pascoa Muiambo Pais do phandza
Gosto · Responder · 5 h


Marshal Vasconcelos Nhone FODAS .DISCULPEM ME A EXPRESSAO. MAIS SI NAO AGIRMOS NAO VAMOS CAIR EM PANO
Gosto · Responder · 3 h


Àfrica Campo de Guerras Mocambique...
Gosto · Responder · 4 h


Cremildo Cumaio Pudera que as eleições fossem amanhã!
Gosto · Responder · 1 h


Roberto Lamba O pátria amada vai do mal à pior.
Gosto · Responder · 5 h


Nandinho Mboana O Guiness Boss está a nossa espera. Somos recordistas.
Gosto · Responder · 5 h


Ema Pinto Muito triste.
Gosto · Responder · 1 h


Celso Dos Kays Wesley
Gosto · Responder · 4 h


Amade Abacar Que texto!!!! Um conteudo bem dito.
Gosto · Responder · 4 h


Henriques Tivane Estamos falidos... O estado está em bancarrota.
Gosto · Responder · 1 h


Narcisio Flavio Macamo O Rei da Verdade Falando muito Bem mais uma Vez!
Gosto · Responder · 6 h


Yotha Carlos Como sempre falou bonito i verdade
Gosto · Responder · 1 · 6 h


Oliveira Pedro Oliveira Palavras veridicas
Gosto · Responder · 5 h


Fernando Sande olha gramei dessa "graças ao medo q o povo tem"
Gosto · Responder · 2 h


Narry Machanguele Filhos da "puta" desses políticos
Gosto · Responder · 4 h


Dilan Coimbra reclama em surdina. Nunca vai à rua. Chora em voz baixa. belas palavras
Gosto · Responder · 3 h


Claudio Joao Estamos Firme......
Gosto · Responder · 1 h


Noris Olimpio Bem dito.

Sem comentários: