quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Cavaco diz que não está a ajustar contas com ninguém. "A vida correu-me bem". Mas confessa que o acordo de Costa com a esquerda o ultrapassou.

Aníbal Cavaco Silva

Cavaco Silva: “Política nunca mais!”

Atualizado171
19
Na primeira entrevista depois de ter deixado Belém, uma semana depois de lançar o livro "Quinta-feira e outros dias", confessou-se "surpreendido" com a prisão de Sócrates, que nunca referiu pelo nome.
O ex-Presidente da República, na primeira entrevista a seguir ao lançamento do primeiro volume das suas memórias presidenciais, garante: “Não preciso de ajustar contas com ninguém”. Cavaco Silva, na RTP, recusa estar a revelar conversas sigilosas com o primeiro-ministro José Sócrates, já que “foram privadas e não secretas.” Durante a entrevista, nunca referiu o nome da personagem política mais visada nas mais de 600 páginas da obra: é o “primeiro-ministro do 18º Governo constitucional”.
No final, fez um balanço da sua carreira política: “Quatro maiorias absolutas são suficientes para preencher meu ego”. Ter sido o Presidente que saiu do cargo com as mais baixas taxas de aprovação não o incomoda. “Sondagens, ruídos mediáticos, trepidações políticas e espuma dos dias nunca influenciaram a minhas decisões. O que influenciava as minhas decisões era o estudo aprofundado dos problemas e decidir de acordo com o superior interesse nacional”. Mas rematou: “Política nunca mais!”

“Totalmente surpreendido” com a prisão de Sócrates

Cavaco Silva justifica a divulgação das conversas com o primeiro-ministro pelo facto de “parte substancial da magistratura de influência do Presidente da República” ser através da ação que exerce junto do Governo”. E acrescenta: “Se eu não revelasse aquilo que se passa na via mais importante para o Presidente influenciar o processo de decisão, então não estaria a prestar contas aos portugueses”.
O antigo Presidente da República acredita estar a preencher uma “lacuna” já que até aqui só se conheciam os “poderes negativos” do Chefe de Estado, onde se incluem “vetos, pedidos de inconstitucionalidade, as dissoluções”. No entanto, não se conhecia “a via mais importante de magistratura de influência”. Ora é a esta “lacuna fundamental” que Cavaco procura preencher, alertando que o mesmo acontece “noutros países europeus”.
Cavaco Silva disse ainda que não precisa de ajustar contas com Sócrates, já que a vida lhe correu “muito bem”: “Na parte profissional, cheguei a professor catedrático. Fui 10 anos primeiro-ministro, 10 anos Presidente da República, e tenho uma família que me deu alegrias, nunca me deu tristezas. O que entendo é prestar contas, nunca me passou pela cabeça ajustar contas com este ou aquele.”
Quando questionado pelo jornalista Vítor Gonçalves sobre a reação que teve quando soube da detenção de José Sócrates, o ex-Presidente reconhece que ficou “totalmente surpreendido”. Mas fez questão de garantir que no decurso das reuniões com o então primeiro-ministro nunca se apercebeu “de qualquer atuação legalmente menos correta”.

Sócrates “violou a Constituição” no PEC IV

Sobre a relação com o socialista, Cavaco Silva diz ainda que em 188 reuniões “a maior parte foram cordiais, de respeito mútuo, de trabalho sério sobre os problemas do país. Só consigo lembrar-me de duas reuniões muito difíceis: quando esteve em causa o PEC IV, não me informou, violando a constituição. A outra foi em setembro de 2009, antes das legislativas.”
Apesar de dizer que 80% dos encontros foram de verdadeira “cooperação institucional”, apontou mais uma “deslealdade” de José Sócrates, durante as negociações do Orçamento do Estado de 2011: “Também houve uma deslealdade que registei e talvez tenha considerado muito grave, no caso do OE para 2011 em que desempenhei um papel importante”. O ex-Presidente diz que falou com o primeiro-ministro “dezenas de vezes” e outras “dezenas de vezes com a oposição” e com Eduardo Catroga — seu amigo de faculdade e seu ex-ministro — que mediou as negociações em nome do PSD. “Na última semana de Outubro e 2010, de segunda a sexta, tinha um contacto permanente com o PM e com o líder da oposição para evitar uma grave crise política”, contou Cavaco. “Ele sabia que se devia a mim a aprovação do OE para 2011. Aquilo que fez está descrito em detalhe: não foi leal para comigo“. Mas Cavaco não explica na entrevista o que lhe fez Sócrates nesse momento.
Sobre o facto de recusar no seu livro uma Presidência da República baseada em “espetáculo”, Cavaco Silva nega que seja uma indireta a Marcelo Rebelo de Sousa, garantindo que escreveu essa parte “antes de saber quem era o Presidente da República.” Afirmou ainda que tem um “grande respeito, quer pelos meus antecessores quer pelo atual Presidente da República”. Acrescentou, no entanto, que tem uma visão sobre a forma como o chefe de Estado exerce funções, lembrando que à luz da Constituição, o Presidente da República “representa a República, é o garante da independência nacional, do regular funcionamento das instituições”. Sempre muito institucional.
Cavaco Silva faz questão de afirmar que “não entrava nas controvérsias políticas partidárias” e atira: “Imagine a dimensão dos títulos se passasse para a comunicação social o que comunicava nessas conversas [com o primeiro-ministro]. Imagine que eu dizia o que disse para a OTA… Dava um título muito grande”.

Nem com o PEC IV se evitava o resgate

Sobre a crise, não culpa exclusivamente José Sócrates, já que havia um “contexto internacional bastante complexo que conduziu a um desequilíbrio das contas externas”. Mas, perante esse contexto, a governação teve responsabilidade de resgate: “Fui pressionando muito para que o Governo alterasse o seu rumo. Nem sempre tive sucesso. E, numa altura, expressei-me publicamente para alertar para o rumo que queria que fosse seguido.”
Cavaco Silva acrescentou ainda que “as políticas de um país têm de ter em conta a situação internacional” e que, como era complexa, “exigia uma aposta mais em bens e serviços para exportação do que grandes obras públicas como um novo aeroporto, a Terceira Travessia do Tejo ou o TGV”. O antigo Presidente da acredita ainda que “mesmo que o PEC IV tivesse sido aprovado, não seria possível evitar um resgate.”
O ex-Chefe de Estado lembra que “Portugal não tinha recursos” e que “podia estar em causa o pagamento de salários e pensões”. Nesse sentido elogia o ministro das Finanças Teixeira dos Santos, classificando a “declaração em que forçou o primeiro-ministro a pedir o resgate” como uma “atitude patriótica”, tal como escreve no livro. E garantiu: “Tenho consideração por Teixeira dos Santos.”
Na sequência desses acontecimentos que culminaram com a queda do Governo, Cavaco Silva assumiu que só dissolveu a Assembleia da República “porque o primeiro-ministro apresentou a demissão e porque todos os partidos disseram que não havia condições para aprovar outro Governo”. Se houvesse uma solução governativa viável, não teria havido eleições, explicou.

Cavaco continua a ser vago no caso das escutas

No que diz respeito ao caso das escutas em Belém, Cavaco Silva considerou o título que o comprometia como “completamente absurdo” e diz que não desmentiu a notícia porque “estava de férias”, com um “jipe carregado de diplomas” e porque “um Presidente da República de bom senso não deve alimentar factos políticos que não se devem criar”.
Embora diga que “nunca tinha ouvido qualquer coisa sugerindo que a Presidência da República estava a ser vigiada por este ou aquele”, Cavaco teve dificuldade em justificar porque não desmentiu de imediato que Belém suspeitava estar a ser vigiada por São Bento, a manchete do Público que lançou toda a polémica. O ex-Presidente continuou a explicar que “estávamos no verão”, e que no Algarve não tinha “quem acompanhasse” o que ia saindo na comunicação social, que em Belém lhe “sublinhava o que era importante ler”.
Quase regressando à lendária ideia de que apenas dedicava 10 minutos por dia aos jornais, afirmou: “Sabe, tenho uma relação particular com a comunicação social, diferente dos outros políticos. Leio pouco a comunicação social e tenho fontes de informação diversas”. Achou que não devia alimentar a história e até disse que também seria capaz de fazer a declaração do seu assessor que conduziu à polémica: “A frase é: ‘Como é que sabem que A ou B está a colaborar com o programa do PSD, só se têm alguma escuta sobre essa pessoa…'”, recordou Cavaco, alegando ser “uma resposta para despachar jornalistas“.
O ex-Presidente diz que entregou o manuscrito do seu livro “em novembro” de 2016, “oito meses” depois de ter saído de funções. “Significa que a primeira parte, ‘Passos de uma vida feliz’ estava totalmente escrito e há bastante tempo , quando exercia as funções de Presidente”..
A entrevista a Vítor Gonçalves, na RTP, quebra um longo período quase em silêncio. Passou quase um ano desde que Marcelo Rebelo de Sousa tomou posse como Presidente da República e o substituiu no Palácio de Belém. Aníbal Cavaco Silva manteve-se recatado desde que abandonou a Presidência, a escrever umas memórias. Há uma semana, lançou o livro “Quinta-feira e outros dias”, em que conta essencialmente a relação que teve com José Sócrates, o primeiro-ministro com quem coabitou durante mais tempo.

“A realidade ultrapassou-me”, confessou Cavaco

Ex-Presidente assumiu na entrevista à RTP que foi ultrapassado pela forma como António Costa negociou o derrube do segundo Governo de Passos Coelho e construiu a actual solução governativa.



Cavaco Silva foi entrevistado esta quinta-feira na RTP
Foto
Cavaco Silva foi entrevistado esta quinta-feira na RTP MANUEL ROBERTO

Cavaco Silva confessou que foi ultrapassado pela forma como António Costa conseguiu o acordo com o BE, o PCP e o PEV para derrubar o segundo Governo PSD/CDS liderado por Passos Coelho e constituir um Governo do PS. Entrevistado esta quinta-feira à noite na RTP1 por Vítor Gonçalves, e perante as perguntas sobre a constituição do actual Governo, Cavaco Silva desabafou: “A realidade ultrapassou-me.”



De seguida justificou essa ultrapassagem com o facto de o anterior primeiro-ministro, José Sócrates, lhe ter dito sempre que “nunca faria um entendimento com a “extrema-esquerda”. "Tenho absoluta certeza, daquilo que eu vi, que José Sócrates nunca faria um entendimento com a extrema-esquerda em Portugal", afirmou. De resto, o ex-Presidente remeteu qualquer reflexão sobre o actual Governo para o segundo volume de Quinta-feira e outros dias.



Durante 45 minutos, Cavaco Silva centrou-se no seu livro e no que nele revela. Justificou a publicação com a necessidade de “prestar contas” sobre os seus mandatos, “como acontece noutros países”. E de mostrar aos portugueses como é exercido o poder presidencial e a magistratura de influência.
Cavaco contou que levou oito meses a escrever a primeira parte da obra e que a entregou ao editor em Novembro, enquanto “ainda exercia as funções de chefe de Estado”. E assumiu também que os dois volumes somarão 52 capítulos.
Acerca do facto de revelar conversas com várias figuras políticas, Cavaco apenas disse que essas conversas “foram privadas mas não secretas".
Já perante a pergunta sobre se o livro era um “ajuste de contas” com José Sócrates, afirmou: “Eu não peciso de ajustar contas com ninguém. A vida correu-me muito bem”. Ainda sobre a sua relação institucional com o antigo primeiro-ministro socialista, sublinhou que era “cordial” e que das 188 reuniões que tiveram apenas duas “foram muito difíceis”: uma a seguir à negociação do PEC IV; e outra em Setembro de 2009, após a notícia do PÚBLICO sobre vigilâncias a Belém. “O primeiro-ministro não me informou, sobre o PEC IV, e eu disse-lhe numa reunião que era uma deslealdade”, disse Cavaco, tal como escreveu no livro.



Ainda sobre o antigo primeiro-ministro e questionado acerca da Operação Marquês, Cavaco disse ter ficado "totalmente surpreendido” com a detenção, porque nunca se apercebeu de "qualquer actuação legalmente menos correcta". Mas recusou-se a fazer mais comentários sobre o caso, que disse não ter acompanhado.
Nega crítica a Marcelo
Vítor Gonçalves questionou Cavaco sobre se se pode deduzir do que escreve que não aprecia o estilo de Marcelo Rebelo de Sousa. "Escrevi essa parte [sobre popularidade e mediatismo] muito antes de saber quem seria o Presidente da República", disse Cavaco, dando a perceber que aquele é o seu entendimento sobre as funções presidenciais, e não mais do que isso. "Tenho um grande respeito quer pelos Presidentes da República que me antecederam, quer pelo actual. Ninguém me vai ouvir nenhum comentário sobre a forma como exerceram ou estão a exercer as funções".
Quando questionado sobre se o resgate de 2011 poderia ter sido evitado, Cavaco Silva teceu algumas considerações técnicas para explicar que aquela situação de emergência é um processo comunicado e está bem explicado no livro, mas reconhece que devia ter havido uma mudança de rumo de políticas, como, aliás, avisou no discurso de tomada de posse de 2011. "A situação internacional era complexa e exigia menos obras públicas", explicou. "Mas mesmo que o PEC IV tivesse sido aprovado, já não conseguiríamos evitar" o resgate, disse.
Questionado sobre a razão por que não desmentiu, na altura, as tais notícias sobre a vigilância em Belém, Cavaco justificou-se com o facto de ser uma "historieta de Verão", "absurda" e "sem o mínimo fundamento". Acrescentando que estava de férias, Cavaco disse que entendeu não se envolver e que só mais tarde fez "a interpretação total".
O ex-Presidente recuperou ainda a sua famosa aversão aos media. "Leio muito pouco a comunicação social. Tenho outras fontes de informação", assume Cavaco Silva, recuperando a ideia, que o tornou famoso, de que não lê jornais.




Ex-Presidente assumiu na entrevista à RTP que foi ultrapassado pela forma como António Costa negociou o derrube do segundo Governo de Passos Coelho e construiu a actual solução governativa.
publico.pt

1
Pedro Araujo
58 m
Obrigadinho Aníbal o povo agradece,bom bom seria voltar atrás uns 30 anos e tu proferires, "política nunca na vida" poupavas o desastre atual que és cúmplice. 
chegaparali chegaparali
2 h
Com isto mostra a desonestidade inata, tentando mostrar-se superior à politica, Quem? Eu? Politico? Que ideia! e no entanto usou o partido para se guindar na vida publica, e nessa posição atacar a função pública.  Um tipo de pensar à boa maneira salazarenta, que também se dizia estar acima da politica. Enfim, cretinices.
AJ ZM
3 h
Poderia dar mais exemplos da governação de Cavaco Silva como PM, mas agora quero recordar episódios mais recentes.
O tal homem que tinha rendimentos da ordem dos dez mil euros mensais e que não sabia se chegariam para as suas despesas, disse-o na altura em que havia centenas de milhares de Portugueses que passavam fome.
Este Cavaco Silva nunca explicou bem a sua relação com o BPN e para quem não dúvida da sua honestidade, procurem obter informação sobre este caso e talvez fiquem surpreendidos pela negativa.
Sejam um pouco como S. Tomé, ver para querer.
Todas estas atitudes não conferem 100℅ de honestidade, bem longe disso.
Lembram-se das célebres escutas ao seu gabinete, segundo Cavaco o PS é o culpado.
Com o aparecimento do livro de Cavaco, José Sócrates acusa Cavaco de ter forjado toda a história das escutas e desta forma descredibilizar o PS, o motivo de tal atitude ficou a dever-se ao facto de que estavam á porta eleições.
Eu não sei de lado está a verdade, é proibido adivinhar, mas de todas as formas não deixa de ter fundamento as afirmações de José Sócrates.



AJ ZM
3 h
Continuação da história do CCBELÉM.
Chegou altura em que O CCBelém entrou em funcionamento, era nesta construção que todas as delegações que vinham dos Países que compunham a CEE iriam trabalhar.
Porém houve um sujeito que fazia parte do governo da altura e que num comentário para um órgão de comunicação social, afirmou que o CCBelém pelo facto de faltar uma ou outra pedra no exterior, não se podia dizer que não estava concluído.
A realidade não era a que este sujeito afirmava. É um facto que todas as delegações que vieram do exterior conseguiram desempenhar as suas funções, todavia se comparacemos os projectos gerais de arquitectura iniciais, com a obra que foi entregue, verificava-se que em várias áreas da construção foram intencionalmente ocultados diversos gabinetes porque ainda se encontravam na fase de tijolo, e por falta de tempo opto-se forar essas paredes a pladur, tornando latente diversas salas.
Um assina cheques, outro mente e Cavaco Silva branquela.
Cristiana BritoAJ ZM
3 h
Acho que os nomes do meio do Cavaco Silva sempre foram *limpa mais branco* mas pronto há quem pela idade não consiga ver isso. Honestidade, sinceramente tb não consigo ver muita... ainda soa levemente o caso bpn na minha cabeça. Mas no fundo até comentar é dar importância a quem não a tem. Infelizmente porque lembro me de facto de colocar autocolantes dele em tudo que era caderno, mas depois cresci e pronto... posso dizer que Cavaco Silva foi sem dúvida a minha primeira desilusão politica. Mas, só quem se desilude qquem se ilude. 
AJ ZM
4 h
Em relação á honestidade deste Cavaco como PM, lembram-se do centro cultural de Belém.
Portugal iria pela primeira vez tomar a presidência da CEE, por esta razão construi-se o CCBelém.
Trabalhei nesta construção como chefe de equipa de electricidade.
Os cinco módulos que deveriam ter sido construídos, deveriam ter custado 10 milhões de contos, todavia só foram construídos três e tiveram o preço de 38 milhões de contos.
Sei destes valores porque ouvi nos noticiários da altura.
Vi chão de granito a ser retirado duas vezes, isto diz que só á terceira é que foi aceite a sua colocação.(O metro quadrado deste material é caro)
A nível do trabalho que desempenhei posso afirmar que perdi a conta ao imenso número de alterações que éramos obrigados a executar.
Trabalhei no módulo dois, á cota zero.
Orçamento desta obra foi uma derrapagem em grande.
Para quem se lembra disto e estou a falar do ano 1990, lembrará que quem assinava cheques para os pagamentos desta construção, era o secretário de estado da cultura, o personagem chama-se, Pedro Santana Lopes.
O então PM Cavaco Silva, afirmou numa entrevista que o CCBelém estava isento de qualquer suspeita e investigação.
Um assinava cheques, o branqueava.
Mas não acaba aqui.








AJ ZM
4 h
Voltando ao tema, PM Cavaco, o que mais se construiu em Portugal foram auto-estradas.
Viajei em diversas auto-estradas portuguesas e nunca conheci nenhuma como a crel, construida em tempo recorde, porque estávamos perto de novas eleições para assembleia da república.
Esta crel é uma autêntica montanha russa.
Havia que mostrar obra feita.


AJ ZM
4 h
Lamento não partilhar da opinião da maior parte dos comentários que li.
Porém para aqueles que se lembram de Cavaco como PM, lembraram que nessa altura a CEE como se designava injectava dinheiro em Portugal, quantidades industriais para nosso desenvolvimento e hoje vê-se o que nós desenvolvemos.
Absolutamente nada.

Cristiana Brito
5 h
Eu continuo a sentir que me lembre só conheci um verdadeiro PR, Marcelo Rebelo de Sousa. Para os dramas partidários de Cavaco Silva, bem pronto, já escreveu um livro, mas pessoalmente não tenho grande interesse em ler. E acho que pode agora dedicar o resto da sua vida a reforma, reforma essa que deveria ter sido há pelo menos 20 anos. Mas pronto... são opiniões. 
Nelson DiogoCristiana Brito
5 h
Hora de humor e selfies no Observador!
88dabulota .Cristiana Brito
5 h
C Brito, eu só conheci dois verdadeiros 1º minitros e um PR, foram Sá Carneir e Cavaco , mas há muita gente que nem devia ter nascido, pois para aquilo que deve ter feito ao país mais valia n  ter vindo ao mundo e uma delas é a senhora Cristina.
Cristiana Brito88dabulota .
5 h
Eu sou bocadinho mais nova, quando eu nasci Sá Carneiro já estava morto há algum tempo. E que não sei se interessa muito quando era miúda adorava Cavaco Silva, depois cresci e tal... E a imagem que tinha de Cavaco Silva mudou. 
Pedro Alves
5 h
Dificilmente voltaremos a ter um politico tão honesto quanto é Cavaco Silva.
Desenvolveu o país de forma sustentável como ninguém conseguiu antes ou depois dele.
Obrigado por tudo. Conto consigo - no conselho de estado- para ajudar Portugal a seguir o rumo certo.
victor guerra
5 h
Uma vez que o Observador aceitou o comentário deste idiota Fortes,desafio-os a publicar o meu ,que foi para "moderação"
Zazie no metrovictor guerra
5 h
A vigilância de esquerda é tramada. Os meus já chegaram a ser editados e retiradas passagens.

E dizem que o Observador é de Direita, como se existisse jornalismo sem ser dominado pela escardalhada
Vitor Fortes
5 h
FELIZMENTE! abençoado o dia em que saíste da PR como o pior presidente da historia deste país! como um velho asqueroso, mentiroso, amargurado, que tudo fez para prejudicar e dividir os que não eram da sua cor politica. por muito que me custe, tenho de admitir que cavaco silva foi um presidente mesquinho, que inventou crises e casos, que usou a presidência para destilar a sua falta de virtudes e o seu azedume! um homem pequeno e mesquinho que diminuiu substancialmente o prestigio de tão importante cargo! felizmente marcelo é o seu oposto!
Nuno LopesVitor Fortes
5 h
Mas dos maus mesmo: quatro maiorias absolutas, veja lá!
Faria AntónioVitor Fortes
4 h
O show men Marcelo jamais chegará aos pés de Cavaco que é um homem inteligente e um politico de exceção, que soube estar ao nível dos cargos que ocupou, concorde-se ou não com as suas ideias, não é em vão que teve 4 maiorias absolutas. Esses adjetivos negativos para denegrir a sua imagem foram inventados pelo BE e PCP, só os engole quem quer. Quanto ao "asqueroso, pequeno. mesquinho...inventar crises e casos", mande a trupe derrotada que hoje ocupa o poder, olhar-se ao espelho! 
victor guerra
6 h
Andaram ,à sucapa,técnicos de instituições internacionais,a estudar um  "resgate" que o Sócrates foi tentar negociar com  a Merkel,preparando depois o PEC IV,que queriam que o PSD engolisse.Do Cavaco,contem com verdades.Com o PS,.sempre mentiraAndaram ,à sucapa,técnicos de instituições internacionais,a estudar um  "resgate" que o Sócrates foi tentar negociar com  a Merkel,preparando depois o PEC IV,que queriam que o PSD engolisse.Do Cavaco,contem com verdades.Com o PS,.sempre mentira
  1. A. C. Magalhães
      
    Ao seu melhor nível , quando afirma que lê pouco a comunicação social e dá todo o crédito a outras fontes de informação. Não restam dúvidas que há profundas razões para que a realidade e o país o tenham ultrapassado.

  2. Francisco Tavares
      
    Vê-se que Cavaco sabe que se o PEC-4 fosse aprovado tudo teria sido diferente no que toca ao resgate, mesmo que diga que não. Se assim não fosse nem sequer falava nisso. O que parece é que Cavaco não estava à espera que Sócrates fosse tão competente e conseguisse uma saída tão airosa para Portugal. Não era assim tão importante que Cavaco tivesse conhecimento antecipado. O que interessava é que o PEC-4 fosse aprovado. E a Teixeira dos Santos, embora tecnicamente pudesse ser competente, faltava densidade política. Podia ter feito melhor.

  3. Corrupto
      
    Se eu andasse a escrever livros na hora de expediente também não tinha tempo para ler jornais. Se ele for com o Trump é mais ver TV que o jornal existe muito exercício mental.

  4. Margarida Paredes
      
    O pior presidente da era pós-25 de Abril não lê jornais, nem o Trump deixou de ler jornais.
    1. Corrupto
        
      Há piores do que ele, se bem que agora não me recordo de nenhum.

    2. Incompetente
        
      Pior se calhar para si, como o homem teve 4 maiorias absolutas na sua carreira, essa sua afirmação é quase uma falsidade.

  5. Mão de Ferro
      
    Elevação máxima do maior politico português. Fez, faz e fará muita inveja aos míseros políticos da actualidade. Basta olhar para aquilo que é o governo de Portugal e entender que não passa de uma pobre sucata. Quatro maiorias absolutas? quer dizer alguma coisa. Comentários negativos acerca de Cavaco? serão dor de cotovelo.
    1. jmavitorino
        
      Elevação máxima da pior figura política de que eu tenha memória e conhecimento

  6. Fernando Rocha Barbosa Trepim
      
    O sonso está a lavar-se em água suja aliás o fez toda a vida
    1. Mão de Ferro
        
      Dos fracos não reza a história. Quatro maiorias absolutas em democracia não é para todos. Ai que dor de cotovelo.
    2. Sem dúvida! E a fazer ruído, que é o que esta oposição de hoje só sabe fazer. Um ruído afinado e em coro (CS e Pafs!)
António Conceição
António Conceição Foi um prazer supremo ver este troglodita aziado, mau carácter e arrogante, terminar o seu mandato a engolir um enorme sapo por ser obrigado a dar posse a Costa em detrimento do afilhado Passos. Como politico e como cidadão continua igual a si mesmo, execrável.
60 · 4 hrs · Edited
Remove
Miguel Santos
Miguel Santos Não entendo porque é que os jornalistas não tem coragem para lhe perguntar o que se passou com as toneladas de ouro que teria emprestado ( quando primeiro ministro ) ,e que nunca voltou ao País .....seria muito interessante saber a verdade ......
28 · 4 hrs
Remove
Amilcar Alho
Amilcar Alho O Mário Soares sabia a resposta a essa questão.
5 · 3 hrs
Remove
Miguel Santos
Miguel Santos Amilcar Alho E possível!!! Mas já cá não está e Cavaco está ...ele é a pessoa indicada para responder ,até porque foi ele que emprestou ....como economista ,era interessante como se empresta toneladas de ouro e ....desaparecem como por artes mágicas.....não concorda ? Não gostava de saber o que se passou ?
8 · 3 hrs
Remove
Amilcar Alho
Amilcar Alho Miguel Santos Gostaria ... sem dúvida, mas como se sabe, é algo que ficará no segredo dos deuses (ou não).
Remove
Maria Oliveira
Maria Oliveira Fica no segredo dos deuses porque não o fazem vomitar, como faziam aqueles dois "amigos " a quem ele concedeu reformas, por serviços prestados à pátria, enquanto a negava a Salgueiro Maia.
3 · 2 hrs
Remove
Miguel Santos
Miguel Santos Amilcar Alho ...por isso o meu comentário ,porque é que os jornalistas não fazem perguntas .....porque é que os médias e até a oposição não pedem explicações .....
Remove
Rui M Borges
Rui M Borges Nenhum jornalista confronta Cavaco Silva. Seria suicídio profissional. Isto foi-me dito por uma jornalista.
1 · 2 hrs
Remove
Miguel Santos
Miguel Santos Rui M Borges Obrigado ,penso que já ajudou ....as verdades te de ser ditas ,as pessoas não podem ter medo ....
Remove
Josefa Martins
Josefa Martins Ridículos! 😀
Remove
Jorge Passarinho
Jorge Passarinho O jornalista Vítor Gonçalves é sobrinho do acabado Silva.
Remove
Tila Alves Gonçalves
Tila Alves Gonçalves Sabemos que foi o Político (o pior político) depois 25 Abril que mais tempo teve no Governo e hoje orgulhosamente disse que foi eleito 4 vezes (2 como 1º Ministro e 2 como PR) com maioria absoluta. Como é possível existir um Povo tão ignorante e até estúpido, para lhe darem a maioria durante 20 anos?
19 · 3 hrs
Remove
Luis Filipe Barreto Ribeiro
Luis Filipe Barreto Ribeiro Ainda acho que o durão Barroso conseguiu ser pior, mesmo assim...
1 · 3 hrs
Remove
Rubens Phillipe III
Rubens Phillipe III Welcome to tugalandia
1 · 3 hrs
Remove
José Luis Rodrigues
José Luis Rodrigues Diz a vida correu me bem! Pudera acções a pataco do BPN e depois vendidas com um lucro inflacionado, e também o BES era de confiança como se dirigiu ao País e é isto um Presidente que o seu livro só tem algum interesse por a principal figura ser Sócrates.
17 · 4 hrs
Remove
João Pedro Martins
João Pedro Martins Mas queixava-se: https://youtu.be/RIaHO1RXu4Y

O Presidente da República ganha 140 mil euros por ano com a soma das reformas da Caixa Geral de Aposentações e do Banco de Portugal. Mas lamentou-se aos jorn...
youtube.com
Remove
Maria Magalhães
Maria Magalhães Cavaco é um, provinciano, intriguista, dissimulado, vingativo, capaz de trair o seu mais dedicado ministro, Fernando Nogueira, para beneficiar Dias Loureiro, ou de, apesar da alegada seriedade, manter sepulcral silêncio sobre o suborno na compra dos submarinos, por Paulo Portas, a divulgação das dívidas à Segurança Social, de Passos Coelho, então PM, e no escândalo bancário SLN /BPN onde, depois de amealhar uns patacos em ações não cotadas na Bolsa, ele e a filha, viu os amigos afundarem-se na maior dos opróbrios.
22 · 4 hrs
Remove
Carmo Loureiro
Carmo Loureiro Provincianos todos somos. Naturais de uma província. Ou haverá outro conceito????
1 · 3 hrs
Remove
Nuno Gonçalves
Nuno Gonçalves Há. É preciso é pensar sobre o assunto. Se conseguir e quiser está lançado o convite.
Remove
Jose Coelho
Jose Coelho Ingredientes:
400 gr de farinha.
Raspa de 1 laranja média.
85gr de manteiga.
85gr de açúcar.
2 Ovos inteiros.
20gr de fermento de padeiro.
6 Colheres de sopa, de vinho do Porto.
6 Colheres de sopa, de leite morno.
200gr de frutos secos (pinhões, nozes, passas)
Frutas cristalizadas, para decorar q.b
3 Torrões de açúcar, para decorar o bolo.
4 Rodelas de ananás de conserva.
Compota de maçã, ou mel para pincelar o bolo por cima para que fique brilhante.

Misture tudo com as mãos, tudo menos os frutos secos, amasse bem até ter uma massa elástica, faça uma bola e desenhe com o dedo uma cruz na massa, tape com um pano e deixe levedar meia hora. Passado este tempo misture os frutos, unte uma superfície de ir ao forno com manteiga e polvilhe com um pouco de farinha, com a massa faça o formato de bolo rei, coloque a uma lata vazia no centro, decore com as frutas, o ananás e extra pinhões e nozes, leve ao forno a 180º durante meia hora, convém vigiar. Retire e pincele o bolo com a compota ou mel.
5 · 3 hrs
Remove
António Miguel Arnaut
António Miguel Arnaut Cristiano Martins
Remove
João Pedro Martins
João Pedro Martins Fez-me rir. Haha
Remove
Maria Silva
Maria Silva Perfeito!
Remove
Luís Filipe Santos
Luís Filipe Santos Grande governo que ele deu posse para umas 2 semanas. Que grande visionario este cavaquinho.
18 · 4 hrs
Remove
Diogo Lourenço
Diogo Lourenço Não me recordo de nada que tenha sido feito por este (agora) cidadão comum, enquanto esteve no poder, com a honestidade e sentido de bem comum/transversal inerente.
Não entendo o porquê de lhe dedicarem tempo de antena.
PS: Creio que ele falou mais desde que saiu do poder (presidência da república) do que enquanto cumpriu os mandatos.
12 · 4 hrs
Remove
Paulo Gonçalves Ribeiro I
Paulo Gonçalves Ribeiro I Arrogante, vingativo, sobranceiro e velhaco... Uma figura que apenas figurará na história de Portugal porque muitos -demasiados- portugueses ainda se revêm em pessoas assim.
9 · 3 hrs
Remove
Luis Antero Mendes
Luis Antero Mendes A realidade, ultrapassou-o! Raramente se engana e muito dificilmente tem dúvidas! Manteve este povo no limbo com ajudas do sistema financeiro e fez de todos nós imbecis. Se a Justiça funciona-se, o lugar dele era junto do 44!
1 · 2 hrs
Remove
Fernanda Madeira
Fernanda Madeira Pois é, andou sempre no seu mundinho, tentando salvar o seu dinheirinho e que ninguém desse por nada. Apesar de o ter conseguido a realidade ultrapassou-o: quantos ajudou a lesar?
9 · 4 hrs
Remove
José Mocetão
José Mocetão A história reservará uma ou duas linhas a esta figura, o peor presidente da democracia portuguesa e um dos peores governantes do Portugal democrático, enfim!
5 · 4 hrs
Remove
Adalberto Fernandes
Adalberto Fernandes Não sabe de nada não viu não se apercebeu não o informaram não sabia nem desconfiava da falência de grupos económicos financeiros etc!Foi vítima de tudo e todo,uns desleais
Remove
Fernando Franco
Fernando Franco Dever de confidencialidade e outros deveres públicos, isenção, independência, equidade e de bom senso etc. etc. ... ... mas as mumias andantes não tem nada nos c****** .... até apetecia dizer ...PQOP .....
3 · 3 hrs
Remove
Maria Silva
Maria Silva Está a tornar-se insuportável aturar esta criatura! É demais! Vive à grande às nossas custas, podia estar quieto a palitar a dentuça e não aparecer mais. Mas não! Raivoso com o sucesso do Prof. Marcelo não tolera o quanto o povo gosta dele! Raivoso com o sucesso do governo actual critica maldosamente a Geringonça que está tirando o país do lodaçal em que a miserável PAF nos colocou.
Remove
Laurentina Pires
Laurentina Pires Tenho pena que mãos lhe tivessem perguntado se vai doar o lucro do livro a uma instituição?
Pois eu penso que seria de todo o correcto...
O Sr diz que o livro tem a finalidade de prestar contas aos portugueses?
É transcrição de reuniões pagas no exercício de soberania.
Transcritas num Palácio ,pago por nós?
Staff pago por nós?
Qual o trabalho do Sr?
Porquê com prestação de contas o Sr vai beneficiar. ???
TVs, jornalistas etc etc???
Acho mesmo um crime se isso acontecer?
No meu entender o Sr não merece um cêntimo com o livro? Haja alguém com coragem de lhe colocar isto???
2 · 3 hrs
Remove
Serafim Cortizo
Serafim Cortizo Quero ver amanhã as sondagens da entrevista do Acabado Silva em relação aos outros canais. O problema é que o nosso povo não tem memória e dar tempo da antena a um ex PIDE ... Sem mais comentários senão vêm aí os velhos falidos e analfabetos dos PSD´s darem-me na cabeça. Livra !!!!
16 · 4 hrs
Remove
Guida Maria Cipriano
Guida Maria Cipriano Volta e meia vejo escrito que foi ex PIDE... Alguém me explica como sabem? Que provas há?
2 · 4 hrs
Remove
Serafim Cortizo
Serafim Cortizo Minha senhora as provas são públicas e estão disponiveis na Torre o Tombo, vá lá ver.
5 · 4 hrs
Remove
Ana Maria Medeiros Santos
Ana Maria Medeiros Santos Vai ver ignorante,não tens vergonha dessa pergunta
4 · 4 hrs
Remove
Bruno Pinheiro
Bruno Pinheiro Eu sou tudo menos apoiante do Cavaco. Mas como é lógico não há nem pode haver. Até porque os arquivos da PIDE em relação aos agentes e bufos mantém-se fechados e os seus nomes em processos ocultados (para evitar represálias).
O que há é uma ficha da PIDE do Cavaco que como era funcionário público era banal. Até o podia ser, não digo que não, mas provas...
4 · 4 hrs
Remove
Ana Maria Medeiros Santos
Ana Maria Medeiros Santos Bruno uma ficha???? E o cartão???? Além disso,por ser f p tinha de ser da PIDE??? Nada disso
2 · 4 hrs
Remove
Paulo Gonçalves Ribeiro I
Paulo Gonçalves Ribeiro I Abomino tanto Cavaco como a Infâmia e a mentira...
A ficha que está na Torre do Tombo era um formulário de preenchimento obrigatório p'ra quem queria ser funcionário público.
Não sejam ignorantes ou de má fé; não sejam iguais a quem criticam.
6 · 3 hrs · Edited
Remove
Bruno Pinheiro
Bruno Pinheiro O Paulo Gonçalves Ribeiro já respondeu por mim.
Remove
Manuel Sabino
Manuel Sabino Bruno Pinheiro, entrei para o estado em 1972 e nunca fui inscrito na PIDE! Onde é que foi descobrir essa?
Remove
Manuel Sabino
Manuel Sabino Paulo Gonçalves Ribeiro, o senhor devia lavar a boca por vir aqui dizer mentiras!
Remove
Frederico Castro
Frederico Castro A questão nem é ser ou não ser PIDE, mas o que foi como ministro e presidente. E ele conseguiu ser presidente.
Remove
Miguel Oliveira
Miguel Oliveira Claro q correu bem..entao especialmente com o amigo OC do BPN correu fantásticamente bem
6 · 4 hrs
Remove
Natalia Pires
Natalia Pires Tendo em conta que se encontrava parado ha anos..... qualquer coisa o ultrapassava! :-D
6 · 3 hrs · Edited
Remove
Herculano Oliveira
Herculano Oliveira a ele correu-lhe bem, bem demais até...a milhões de portugueses correu-lhes mal
1 · 3 hrs
Remove
Raul Nunes
Raul Nunes É um daqueles momentos em que só me apetece citar Miguel Sousa Tavares. "Palhaço"
7 · 4 hrs
Remove
Henrique Candeias
Henrique Candeias O paradigma do logro. O medíocre que sem saber como, mercê de contingências, atinge os mais altos cargos da nação.
2 · 4 hrs
Remove
Helder Ferreira
Helder Ferreira Ai se correu , Maravilha !!! A maioria dos Portugueses infelizmente já não pode dizer o mesmo . Que nojo
4 · 3 hrs
Remove
Nuno Gonçalves
Nuno Gonçalves Ultrapassado já te sabíamos há muito. Já que a justiça não o fez, a história te julgará.
Remove
Romi Lages
Romi Lages A ti passava te tudo ao lado...menos aos amigos que bem os ajudaste
...
6 · 4 hrs
Remove
Miguel Santos
Miguel Santos Daqui a 50 anos vai ser o maior, já foi assim com o Salazar..Entre a mediocridade da politica Portuguesa nem foi dos piores, porém fica manchado pelos seus próprios atropelos, e pelos boys..
Remove
Ana Raquel
Ana Raquel É que mexe mesmo com o meu sistema nervoso! Qdo o devia ter feito ng o via falar. Que criaturinha....irra!!! Cansada de o ver!!
Remove
Gustavo Ferreira
Gustavo Ferreira A vida correu-lhe bem, claro.
Para a maioria dos Portugueses enquanto a vida te corria bem eles estavam de quarentena. Cínico.
7 · 4 hrs
Remove
Graça Saúde
Graça Saúde Cavaco agradece muito aos portugueses e diz que está satisfeito com o que fez... francamente, foi um inútil para o país, apenas se governou e protegeu um grupo de gente que enriqueceu à nossa custa... Defendeu o superior interesse nacional???
2 · 2 hrs · Edited
Remove
Marry Joseph
Marry Joseph Se tivéssemos políticos para governar o pequeno PORTUGAL éramos uns Reis
Remove
Francisco Dias
Francisco Dias Em relação ao livro de Cavaco, só leio livros em que o personagem principal morre no fim, o que infelizmente não é o caso...
2 · 3 hrs
Remove
Quixa Vila Fresca
Quixa Vila Fresca O meu pai me disse quando era pequeno , esta gente não presta. Se puderes dalhe com o estiveres a mão.
Remove
Ana Maria Medeiros Santos
Ana Maria Medeiros Santos O maior FDP que Portugal teve,pior que Salazar pq estávamos em democracia
1 · 3 hrs
Remove
Carmo Loureiro
Carmo Loureiro Bolas! Será que conheceu Salazar????
Remove
Ana Maria Medeiros Santos
Ana Maria Medeiros Santos Santa ignorância,só quem não lê
Remove
Manuel Nobre Alves
Manuel Nobre Alves Este pide devia era continuar embalsemado que ficamos fartos desta cara tenebrosa
Remove
Martines Fernando
Martines Fernando O problema não ė o país ser pequeno mas sim a pequenez de quem o governa...
1 · 4 hrs
Remove
Maria Stela Santos
Maria Stela Santos Coitadinho, a situação de um governo de coligação em funções há mais de um ano, é demais para aquele cérebro fossilizado ...
2 · 3 hrs
Remove
Pires Joao Antonio
Pires Joao Antonio O seu "compadre" Dias e dias LOUREIRO seu conselheiro de estado ´´seu grande amigo e vizinho Catroga , que fizeram umas negociatas com os terrenos da Coelheira - Albufeira. Com essa cara de parvo foi enganando doda a gente . Foi do maior lixo dos políticos que tivemos , porque corruptos são quase todos, Não querem saber do pais para nada - Só os interesses deles.
1 · 3 hrs
Remove
Pires Joao Antonio
Pires Joao Antonio Este cavalheiro é um autentico " ALDRABÃO" já se esqueceram das contradições e demagogias que dizia? As ações do PBN - LUCROS
1 · 3 hrs
Remove
Paulo Jesus
Paulo Jesus É ao ver esta personagem bafienta com direito de antena e escrever livros ridículos que esgotam que penso que Portugal tem ainda um longo caminho pela frente.
Remove
Antonio Teixeira Teixeira
Antonio Teixeira Teixeira Ele sempre foi ultrapassado e por isso é tão ressabiado....
Remove
Maria Oliveira
Maria Oliveira A vida correu-lhe bem, então não correu? como é que este povo burro que somos , deixou, isso é que eu não sei, não consigo compreender.
1 · 2 hrs
Remove
Luis Antunes
Luis Antunes Viva o cavaco! Só idiotas Chico espertos! A esquerda que vos rouba e a maçonaria é que é boa! Sócrates o maior ladrão das democracias europeias é ser ilibado pelos sapientes dos Campos de trabalho forçado! Abram a pestana
Remove
Nuno Tocha
Nuno Tocha A vida corre-lhe bem, reforma dourada, casa de férias no Algarve, motorista e entrevistas na televisão. Lord Cavaco.
8 · 4 hrs
Remove
Victor ManuelCabral
Victor ManuelCabral Tantos comentários dignos do próprio Cavaco, velhacos e mesquinhos...
Remove
Izabel Pacheco
Izabel Pacheco Não lhe perguntaram onde estava no dia de hoje, há 30 anos e qual foi a agenda ?
2 · 4 hrs
Remove
Francisco Ferreira
Francisco Ferreira Es muito sem vergonha , es o unico mas ès palhaço , tantos e numca ouve um que tivesse este conportamento , serà que quando lhe fazem perguntas naò tem as respostas , sò depois de fazer pesquisas nos arquivos da pide è que as encontra , este diz que è um homem com sorte serà que naò hà quem lhe ponha um fim a esta merdomia de continuar a viver hà custa dos Portugueses .
Remove
Mario Medeiros
Mario Medeiros Papa diz: é "melhor" ser ateu do que "católico hipócrita"
Francisco, critica os “muitos católicos" que considera levarem uma vida dupla hipócrita....
Remove
Carmo Loureiro
Carmo Loureiro Nem todos. Mas basta um hipócrita para já ser demais. Afinal, se fossem só os católico
Remove
Sara Maria Saraiva
Sara Maria Saraiva Calado era um poeta !
5 · 4 hrs
Remove
Nelson Silva
Nelson Silva O cavaquistão deve os seus encantos na figueira da foz em 1985, mas passou duma realidade que ultrapassou 30 anos de existência
Remove
Rosalia Lopes
Rosalia Lopes O pide o ladrão maior de Portugal
2 · 4 hrs
Remove
Carmo Loureiro
Carmo Loureiro Pensava que havia outros ladrões maiores. Será que já foram perdoados????
Remove
Maria Santos
Maria Santos Num Presidente não pode ser partidário
5 · 4 hrs
Remove
António Ricardo
António Ricardo Tiveste que engolir o sapo e o resto é conversa
4 · 4 hrs
Remove
Antonio Alves
Antonio Alves Soube-lhe a bolo-rei.
1 · 4 hrs
Remove
Ana Maria Medeiros Santos
Ana Maria Medeiros Santos Devia ter engolido era merda
Remove
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues
2 · 3 hrs
Remove
Rui de Sousa
Rui de Sousa "A vida correu-me bem". Até ao genro correu bem com o cavaco arena!
3 · 4 hrs
Remove
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes #aculpaédosócrates 😄
Remove
Rui Correia
Rui Correia Ultrapassado pela esquerda! Eheheheh!!
7 · 4 hrs
Remove
Mário Dias
Mário Dias Ainda nao morreu esse FDP
3 · 4 hrs
Remove
Pedro Henriques
Pedro Henriques Não se deseja a morte a ninguém.
Remove
Nuno Bispo
Nuno Bispo Redundância pura e dura. As múmias não morrem. Por definição estão mortas.
5 · 4 hrs
Remove
Manuel Eduardo Bastos
Manuel Eduardo Bastos
Remove
Pedro Pena
Pedro Pena Diria que a vida toda...
Remove
Casimiro Correia
Casimiro Correia Foi um grande momento, o Sr, Aníbal a engolir o sapo.
2 · 4 hrs
Remove
Rita Sofia
Rita Sofia Se fosse só a realidade a ultrapassar te..... Múmia!!!
Remove
José M Villa Lobos
José M Villa Lobos Uma palavra: besta!
1 · 3 hrs
Remove
Joao Inacio
Joao Inacio Grande lord cavaco a vida correu-le bem .
2 · 4 hrs
Remove
Miguel Santos
Miguel Santos Correu ...com os negócios com o Salgado ....quem é que não estava satisfeito ......melhor do que a lotaria
2 · 4 hrs
Remove
Rui De Sousa Santiago
Rui De Sousa Santiago GERINGONÇA 💜
Remove
Ana Maria Medeiros Santos
Ana Maria Medeiros Santos
1 · 4 hrs
Remove
Helder Rodrigues Lopes Dias
Helder Rodrigues Lopes Dias Correu bem a ele e aos amigos
Remove
João Vagos
João Vagos Triste fado termos que continuar a ver e ouvir esta coisa.
1 · 3 hrs
Remove
Jose Maria Roncon Chaves
Jose Maria Roncon Chaves
Remove
Rui Gomes
Rui Gomes Coitado.
Remove
Alvaro Monteiro Pinto
Alvaro Monteiro Pinto estas a fazer publicidade para vender porque a reforma é pequena...
1 · 4 hrs
Remove
Alice Gouveia
Alice Gouveia Se a vida correu bem, porque aquela vómica no livro?
1 · 4 hrs
Remove
Luis Guerreiro
Luis Guerreiro BPN
1 · 4 hrs
Remove
Carmo Loureiro
Carmo Loureiro Todos têm direito a escrever. Não vislumbro a dúvida????
Remove
Ana Maria Medeiros Santos
Ana Maria Medeiros Santos Carmo Loureiro, és sempre estúpida ou andas em treinos???
Remove
Vitor Martins
Vitor Martins FDP
Remove
Narciso Azevedo
Narciso Azevedo Tem mas é vergonha
Remove
António Rocha
António Rocha Claro que o ultrapassa, é demasiado complexo para ele entender
2 · 3 hrs
Remove
Rui Nunes
Rui Nunes Múmia
Remove
Ceu Santos
Ceu Santos Chega quanto mais tempo de antena vai ter este indivíduo.
Remove
Izabel Pacheco
Izabel Pacheco Felizmente
Remove
Renato Guerreiro
Renato Guerreiro WOW então Cavaco não eras tu que não tinhas duvidas e nunca te enganavas?
Remove
Ana Maria Sousa
Ana Maria Sousa Cadê o pergaminho que contém tudo o que te ultrapassou??? (...)
1 · 3 hrs · Edited
Remove
Maria Stela Santos
Maria Stela Santos Coitadinho, a situação de um go
Remove
Jose Cortez
Jose Cortez Nao vi, nem me intetessa.
Remove
Alcino Araújo
Alcino Araújo Foi um ladrão um bandido
1 · 4 hrs
Remove
Joaquim Dias
Joaquim Dias
1 · 4 hrs
Remove
Maria José Espinha
Maria José Espinha Até um caracol...
Remove
Joaquim Dias
Joaquim Dias Não vi a entrevista é que não tinha bolo rei.
1 · 4 hrs
Remove
Filomena Prudêncio
Filomena Prudêncio Porque não te calad????
1 · 4 hrs
Remove
Francisco Ferreira
Francisco Ferreira Ì
Remove
Vitor C. Clemente
Vitor C. Clemente É UM ESPERTALHÃO REACIONARIO AO SERVIÇO DOS MESMOS ! MAS TEVE DE ENGOLIR O ACORDO DE ESQUERDA QUE ANTÓNIO COSTA LIDEROU COM INTELIGÊNCIA .
Remove
Pedro Dias
Pedro Dias Sujeito rancoroso sem classe... e partidário......... ainda bem que acabou o reinado...desaparece... não deixas saudades...
1 · 3 hrs

Sem comentários: