quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Cavaco diz que desconfiou dos negócios de Sócrates com a Venezuela


O ex-chefe de Estado apresenta esta quinta-feira um livro de memórias dos seus dez anos de mandato em Belém, onde recorda a relação com o antigo primeiro-ministro.
Daniel Rocha
Foto
DANIEL ROCHA
É na primeira pessoa que o antigo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva conta as histórias dos seus dez anos em Belém e relata muitas das conversas que teve com José Sócrates, sublinhando que sempre viu com desconfiança os negócios de empresas portuguesas com a Venezuela de Hugo Chávez. As memórias do antigo chefe de Estado são recordadas no seu livro Quinta-feira e outros dias, que será apresentado esta quinta-feira no Centro Cultural de Belém, pelas 18h30.
“Quanto mais via o entusiasmo do primeiro-ministro com os negócios das empresas da Venezuela, mais desconfiado eu ficava. Não me enganei”, diz Cavaco Silva, num excerto do livro, citado pela SIC Notícias. Esta frase surge numa altura em que Sócrates está a ser investigado no âmbito da Operação Marquês, que inclui suspeitas sobre os negócios do grupo Lena na Venezuela, tendo o Ministério Público de entregar a acusação até Março.
Nos excertos revelados pelo canal televisivo, Cavaco acusa ainda o antigo primeiro-ministro de “fingimentos, mentiras e falta de lealdade e humildade democrática” e afirma que Sócrates tinha demonstrado ser “parco a cumprir o que dizia”.
Um dos episódios recordados é o das cartas enviadas pelo Governo à Comissão Europeia e Banco Central Europeu, que Sócrates não contou ao Presidente da República. “Já sabia que tais cartas existiam. Era evidente que o primeiro-ministro procurara escondê-las. Como podia eu confiar nele?”
Numa obra de quase 600 páginas, divididas em 52 capítulos, Cavaco atribui a culpa da queda do Governo a Sócrates e diz nunca ter acreditado que o PEC IV evitaria o resgate ao “contexto dramático que então vivíamos, fruto dos erros cometidos pelo Governo”. O antigo Presidente elogia ainda a “atitude patriótica” de Teixeira dos Santos, o então ministro das Finanças que fez uma declaração pública que acabou por forçar o pedido de ajuda internacional.
Cavaco lembra ainda que foi Sócrates quem tomou a iniciativa de explicar em detalhe” as polémicas sobre a sua licenciatura. Neste caso, o antigo Presidente mostrou-se solidário com o ex-líder socialista, dizendo que “compreendia a indignação [de Sócrates]”, porque também ele tinha sido atacado pela comunicação social quando era primeiro-ministro. E, diz Cavaco, Sócrates teve a “sorte de já não existir o [jornal] Independente”.
No livro de Cavaco nem o actual primeiro-ministro escapa às críticas. Num recado ao Costa, e apesar de todas as críticas que faz José Sócrates, Cavaco ressalva que, apesar de tudo, o antigo primeiro-ministro “nunca se deixou capturar pelo PCP nem pelo BE e isso foi bom”. “Não existe na Europa, nem tão pouco no mundo, qualquer país que seja desenvolvido e que registe um caminho de sucesso tendo partidos da extrema-esquerda a determinar a condução da política económica”.



Luís Gonçalves Gama "O homem que não tinha dúvidas e que nunca se enganava"... Ele bem que desconfiou... Fez?! Nada! Gestão ruinosa?! Fez... Nada! Não restam duvidas da sua seriedade. Revelar conversas de estado, conversas de natureza de trabalho, trabalho de governação de um país, não do seu partido, é no mínimo miserável! Enfim... Esta triste pessoa representou-nos a todos! Haja decência Sr Cavaco. Não me parece o tempo certo para acertos de contas ou para "limpezas de imagem".
Gosto · Responder · 30 · 2 h · Editado


Mário Reis Presumo que já tenha lido o livro?... Ou debitou o comentário assim... por atacado?.... Pode-se não simpatizar com a figura (eu não simpatizo)... Mandar bitates, porque fica bem, será injusto, vil e mesquinho!...
Gosto · Responder · 58 min


José Gonçalves Ler o livro de uma múmia que não se lembra onde andam os papeis de uma casa compra a Oliveira e Costa mas lembra-se de 10 anos de Socas LOL
Gosto · Responder · 11 min


Escreve uma resposta...




Jorge Passarinho O homem que condecorou tudo quanto era corrupto em Portugal, diz que desconfiou dos negócios do Sócrates, mas do seu compadre Dias loureiro nepias, do Oliveira e Costa,Duarte lima, bpp, bpn, bes, casa da Coelha, monte branco,.... Tanta merda deixou passar impune, agora veio dizer que desconfiou, desconfiou e não fez nada?! E o pavilhão Atlântico que ofereceu ao seu genro?! Oh acabado vai trabalhar.
Gosto · Responder · 17 · 2 h


Ana Augusto Cavaco seu estupor cheio de mentiras e más ações, olhaste sempre para o teu umbigo entupido de dinheiro e ganância... Para aquele que descobre a verdade e nada fazer para lutar por ela é tão pior que aquele que rouba, provoca e evoca maldade e ganância no mundo. Um indivíduo que nada faz apenas criar pó na cadeira que muitos gostariam de preencher e de tudo fazer por a sua nação, escreve livros sobre a sua hipocrisia...
Gosto · Responder · 6 · 1 h


Mário Reis Caramba!... Se não tivesse colocado o nome... Tudo o resto cola-se ao Sócrates... Até o escrever livros!... Alto!... Aí... Cavaco, até prova em contrário, escreveu, já Sócrates, pagou para que o escrevessem... nem para isso serviu!...
Gosto · Responder · 2 · 55 min


Ana Augusto Estão ambos lado a lado, no mesmo nível, a minha opinião sobre Sócrates é a mesma, ambos deslumbrantemente hipócritas e gananciosos
Gosto · Responder · 39 min


Escreve uma resposta...




Benito Ribeiro Este senhor fez uma descrição pormenorizada da maioria dos políticos portugueses... até que enfim que disse alguma coisa de jeito... esqueceu - se que ele também faz parte da "grande familia"...
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Eugénio Bettencourt Espero que neste livro, revele como se ganha dinheiro às pázadas com acções do BPN, que nem sequer estavam cotadas e já agora que fale um pouco da pandilha que montou, roubou e faliu um banco, ou seja a pandilha PSD/BPN.
Gosto · Responder · 3 · 1 h


Dos Santos Essa têm imensa piada se não tivesse passado os mandatos a dormir tinha feito o trabalho dele , desconfiava mandava investigar e não virar a cara para o lado e continuar a dormir
Gosto · Responder · 23 · 3 h


Ricardo Pinto Será que esteve assim tanto a dormir? O Sr. "engenheiro" foi preso durante o mandato dele. Há coisas que nunca saberemos.
Gosto · Responder · 4 · 2 h


António Pereira Então foi ele que o mandou/denunciou, prender ?
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Ricardo Pinto Não disse isso até pk não o poderia dizer pk não o sei. Mas se ele hoje admite que desconfiava de algumas coisas, será que ele não falou com o Ministério Público?! Não sabemos.
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Dos Santos Como se calhar não falou nada e agora fala de assuntos que devia ter ajudado a resolver como o BPN e o BES e não prestar falsas declarações na Televisão que nada se passava e dias depois lá vem a bronca do BES
O que acho piada é que ainda há quem o defenda
Que eu saiba o presidente da República não é só para andar a passear para isso não era preciso presidente da República
Gosto · Responder · 3 · 2 h


Ricardo Pinto Passear? Deve estar a confundir com o bochechas! E pode ter a certeza que entre o José e o Aníbal, vou sempre acreditar no Aníbal, com todos os defeitos deste último e com todas as coisas menos boas que fez. Errou como tantos outros.
Gosto · Responder · 1 h


Escreve uma resposta...




José António Machacaz mas não desconfiou do bpn ?! o que crlh...
ninguém o interroga sobre isso?!
Gosto · Responder · 19 · 3 h


José António Machacaz bem.. faz sentido ele não ter desconfiado agora que penso...
o "desconfiar" não se aplica quando se sabe o que está a acontecer =)
eram todos amigos
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Escreve uma resposta...




António Miguel Trindade Como é possível que um Presidente da República não confie no Primeiro-Ministro?! Isto é caso de justiça! Se não confiava, deixou-o continuar a governar?! Então o Primeiro-Ministro, sendo nomeado pelo Presidente da República não tem que ser confiado sem reservas pelo Presidente? Com estas declarações só mostra a sua própria incompetência!
Gosto · Responder · 4 · 2 h · Editado


Carlos Mendes Palma Foi pena nunca ter desconfiado dos amigos do "peito" , continua numa de Maria arrependida a deitar areia para os olhos daqueles que continuam com a memória curta. O homem não tem mesmo vergonha " porque não te calas"....e vai apanhar alfarroba.
Gosto · Responder · 1 · 47 min · Editado


Joaquim Albuquerque Adivinhem quem vai ler o livro em meia hora? o nosso Presidente, mas por amor da Santa vê lá o que dizes, ó homem tu controla te! Abraço Marcelo 😊
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Antonio Bastos Este cometeu erros e fez disparates, mas quer os esquerdalhos gostem ou não é uma figura central da nossa democracia, foi o melhor primeiro ministro a governar em condições normais, e foi um presidente que, infelizmente, mostrou que não estava à altura de lidar com uma esquerda do pior que há em toda a Europa...Um PC fora de prazo e de contexto, um be que não passa de um grupelho de oportunistas da política e da situação de desgraça do país, um ps cinismo dirigentes são predominantemente gente sem carácter, desde o mau exemplo do Soares, chegando ao lixo tóxico que foi o socas e agora e está coisa que faz parte de uma geringonça bafienta que nunca teria a menor credibilidade se fôssemos um povo com o mínimo de capacidade de e agência para da com os nossos dirigentes...E isso vai-nos sair muito caro...Xunga nojenta!!!
Gosto · Responder · 50 min


Jose Kaiseler Entre primeiro ministro e chefe de estado passaram-se imensos anos, muitos mesmo. Será que não existe culpa no estado a que o país chegou?!!! estará Cavaco isento?!!! BPN foi ficção?!!! Caramba o homem fez parte de uma enorme fatia da nossa democracia , assistiu ao encher dos bolsos dos amigalhaços do partido. Ocorre-me a compra do pavilhão do Atlântico, negócios familiares ....Dias Loureiro , Oliveira e Costa , Duarte Lima.... é tudo ficção?!!! não existiram 'casos'?!!! Onde está essa memória?!!! Seletiva como convém! :-)
Gosto · Responder · 1 · 37 min · Editado


Antonio Bastos Comparativamente com a xunga que veio a seguir, foi um menino de côro! O bpn ...Teve alguém que por acaso foi ministro do Cavaco, e não concordou com esta solução que obriga os portugueses a pagar os prejuízos... vc não sabe ou não lhe convém?
Gosto · Responder · 40 min


Escreve uma resposta...




Ci Morais Lage Que seca! So será animada se por lá aparecer a entourage do Bpp mais os belos conselheiros íntimos. Continua insuportavelmente sem alma,frio, sem emoção nem sorriso. Uf
Gosto · Responder · 3 · 1 h


José Paiva O PCP e o Bloco, têm aqui um bom argumento para provar a este Sr que é possível uma convergência parlamentar em Portugal e que isso não tão dramático assim.
Assim queiram ter atitudes responsáveis e permitir avançar com este modelo até ao fim da legislatura. Neste caso, o livro do ex, ficaria desactualizado e necessitaria de uma adenda. Tinha piada !
Gosto · Responder · 1 h


Carlos da Cunha O sujeito que mal ganha para as despezas la de casa tem que arranjar maneira de vender o livro para se poder sustentar e nada melhor que culpar quem ja nao esta muito bem atualmente.
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Joaquim Evangelista Pois é isso o BPN , a vivenda da coelha ...e tantas outras negóciatas !!
Gosto · Responder · 11 · 3 h


Antonio Alves Só não desconfiou do Oliveira e Costa,do Duarte Lima do Dias Loureiro, etc..etc...tudo gente confiável do Cavaco.
Gosto · Responder · 12 · 2 h


Bernardino Martins Esses são familiares, é tudo gente séria. Ele até não desconfiou do genro. Nem da sua actividade empresarial.
Gosto · Responder · 4 · 2 h


Rafael Carvalho Mais um de que denuncia políticos da direita e da esquerda?. São todos farinha do mesmo saco.
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Antonio Alves Rafael Carvalho estou-me a referir ao que o Cavaco escreve no livro,entendeu?
Gosto · Responder · 1 h


Escreve uma resposta...




Maria Alice Madeira So nunca desconfiou dos negocios que envolveram os amigos PSD... e foram tantas as "lebres"que saltaram à frente dos seus olhos "cegos "...
Gosto · Responder · 4 · 2 h


Marco Campos Durante um despertar diurno? Deve de ter sido cá um esforço acordar para desconfiar um bocadinho...
Gosto · Responder · 7 · 2 h


Wes Matos Não sei o que tem mais piada, se é o Aníbal desconfiar de alguma coisa ou se o livro ser de memórias suas...
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Tobias Barroso Tal como eu e a maioria dos portugueses sempre desconfiou do pessimo "presidente"Cavaco.Este devia estar preso por enganar e mentir aos portugueses no caso BES
Gosto · Responder · 6 · 2 h


Irene Rodrigues Rosa Silva Que pena nunca ter desconfiado de Dias Loureiro, Duarte Lima,Oliveira e Costa, entre tantos.
Gosto · Responder · 3 · 1 h


Sandra Brito Rodrigues Desconfiou? O tal que nunca tinha dúvidas e raramente se enganava (ou seria ao contrário?)...
Gosto · Responder · 3 · 3 h


Fernando Duarte Bernardo Um presidente tem de mostrar que é firma, agora estar a dizer desconfiava dos negócios de Sócrates, tenham paciência
Tem de ser (sim ou não) o talvez não pode existir numa governação
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Alain Jesus Desconfiar e estar ao corrente sao coisas totalmente diferentes ...acho que ele nao sabe ver a diferença
Gosto · Responder · 1 h


Isabel Sereno E dos negócios do BPN nunca te deu para desconfiar?! Pudera comias da mesma gamela!
Gosto · Responder · 2 · 1 h


Carlos Nando Marques Eu também, do providencial homem de Boliqueime! Da negociata da mansão na Praia da Coelha....
Gosto · Responder · 3 min


Pedro Gonçalves Gonçalves E tudo uma cambada de incompetentes,se fosse numa empresa era processado e despedido
Gosto · Responder · 1 · 2 h


José M Villa Lobos Vão aparecer carradas de mofo esta quinta -feira pelos telejornais e sites de notícias. O Jorge Jesus que faça uma conferência de imprensa e o Bruno Miguel que emita um comunicado, qualquer coisa...
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Maria Conde Silva Vem agora dizer que desconfiou! Diz o testo à panela.....
Gosto · Responder · 2 · 3 h
1 resposta


Salome Albuquerque Sócrates foi à Venezuela com um grupo de empresários; Portas correu meio mundo com empresários; Cavaco Silva foi à Arabia Saudita com empresários - qual é a diferencia? Para uns é diplomacia econômica; para Sócrates foi mesmo o quê sr. Cavaco?
Gosto · Responder · 4 · 2 h


Emilio Santos Pinto Quem desconfia não é certo, diz o povo com razão (casa da Coelha, BPN,...)
Gosto · Responder · 45 min


Herminia Gomes E eu desconfiei dele, da família dele e dos amigos ( Dias Loureiro,, Espirito Santo........)
Gosto · Responder · 2 h


Horácio Oliveira Desconfiou do BES ? Não!Desconfiou do BPN? Não! E será que conta a tal conversa com Oliveira e Costa que deve ter sido mais ou menos assim: -Compadre fui informado que quando sair da presidência vou ficar na penúria! Como pode ser compadre?- Vou ter apenas uma reforma de 15000 euros +carro+ escritório coisa que nem chega para as minhas despesas e da Maria que tem uma pensão muito baixa -Coitadinhos!?, estou comovido até às lágrimas, mas como sabe tenho bom coração e estou sempre pronto a ajudar um pobre! E já ajudei tantos, ...que vieram das berças de tanga! Olhe ali o Loureiro, tinha sapatos rotos e até já anda de Rolls Royce - Compadre você é um santo, uma alma nobre é digno de estar à frente do banco do partido e assim que puder vou condecorá-lo pela sua luta contra a pobreza!- Olhe compadre tenho um bom negocio com rendimento sem risco, é só imprimir o papel e terá 200% de margem garantidos! Paga uma acção e recebe o valor de três daqui a uns meses, é uma promoção cá do nosso banco prós amigos...- Compadre como é possível tão alta rentabilidade, como sabe sou economista e se não fosse você propor-me esse investimento eu DESCONFIAVA! ...Mas não desconfiou e abichou!
Gosto · Responder · 2 · 1 h


Pedro Fonseca E dos negócios BPN não desconfiou nem ninguém...as acções a valer lhe o dobre em pouco tempo....E só a ele. Sortudo
Gosto · Responder · 1 · 1 h


António Garcia Deve estar a fazer dos po portugueses uma cambada de estúpidos e ignorantes.
Foi sempre assim que pensou.
A merda é toda igual
Gosto · Responder · 3 min


António Garcia Até lhe fica mal vir agora com estas merdas.
Já ninguém se aproveita.
Gosto · Responder · 14 min


Gloria Lopes Uma vergonha este senhor . Garantia do bes como banco seguro e garantia para ele próprio deixando muitos portugueses sem nada fruto do seu trabalho e não desconfiou .Grande lata.
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Luís Freire Eu não estranhava nada que, por não ter sido incluído, ainda se sinta melindrado e se esteja agora a vingar. Mas se permitiu, é cúmplice.
Gosto · Responder · 1 h


Vânia E Pedro nunca vi um morto escrever um livro, mas há uma primeira vez para tudo!
Gosto · Responder · 45 min


João Emídio O que dizer? Lamentar que não tenha então contribuído para a elevação do acto público agindo dentro dos poderes que tinha...
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Maria Oom Oliveira Martins O homem que sabia tudo e que ajudou a destruir a nossa independência !
Gosto · Responder · 2 h


Isaque Laborim Nunca desconfiou foi do Salgado tirou o dele do BES e mandou por lá o dos outros é á confiança....disse ele...
Gosto · Responder · 2 h


Paulo Figueiredo LÁ VEM O MORALISTA...C TELHADOS DE VIDRO. NUNCA ME ENGANO, E RARAMENTO TENHO DUVIDA.... HIPÓCRITA.
Gosto · Responder · 6 · 2 h · Editado


Ricardo Ribeiro porque que quando este santinho abre a boca só diz aneira? Desconfiar aqui, entenda-se "soube do esquema e não quis fazer nada para não se chatear" É evidente que ele soube este e outros esquemas dos "amigos de rua"
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Jorge Do Carmo Tem de continuar a ganhar a vida e como já nao pode comprar acções em saldo a preço de amigos
Gosto · Responder · 49 min


José Gonçalves Fantástico, cavácuo consegui lembrar-se de 10 anos com Socas mas não se lembra onde estão os papais da compra da casa a Oliveira e Costa.
Gosto · Responder · 8 min


João Serotonin Antunes Mesmo depois de se reformar continua igual a si mesmo, mesquinho e pequenino...
Gosto · Responder · 4 · 2 h


Mary Silva Só desconfiou...
Tal como todos desconfiamos e não só em relação a Sócrates...
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Pedro Tobias Lima Só não percebo como se investiga o Socras, e bem, e não se investiga este sr e a sua grande capacidade de jogar na bolsa e condecorar suspeitos de corrupção
Gosto · Responder · 50 min


Sérgio Simões Dois Padrinhos de 2 cartéis. Entre tantos que dominam a nossa sociedade.
Gosto · Responder · 2 h
1 resposta


Rúben Glória Sr.Cavaco.....também nós desconfiávamos de muita coisa sabe..
Gosto · Responder · 53 min


Abrunhosa Alfredo Gostava ler o livro , terá mencionado quanto ele o genro e os amigos ROUBARAM ao B.P.N com a manipulação das ações (comprar a 5€ e vender a 500% de lucro semanas depois ? )
Gosto · Responder · 2 min


Vitor Ramos Continua a debitar ódio e discórdia,por isso é odiado por uma grande percentagem de portugueses!
Gosto · Responder · 1 h


Fernando Goncalves Um livreco de ódios & rancores a caminho de dar ao insigne autor o prémio Nobel da literatura. Fantástico !
Gosto · Responder · 2 · 2 h
1 resposta


Maria Lucia Vilasboas Pois qto a mim não é anos depois que se diz que se desconfia. Se desconfiava mandava investigar. É a minha opinião vale o que vale.
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Jose Fonseca Se calhar também mamou.
Ele é jeitoso para isso e esperto.
Gosto · Responder · 2 h


Jean Loup hahahahahahahahahahahahahahahahah mas dos amigos dele nºao desconfiou de nada hahahahahahahahahahaha
Gosto · Responder · 58 min


Filipe Mazi Oliveira e o BES estava sólido e tudo e tudo.... só aldrabões e você seu merdas é o pior deles todos...
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Isabel Lourenço Simplesmente vergonhoso, goste-se ou não do ex primeiro ministro!...☹👎👎
Gosto · Responder · 1 h


Carlos Rodrigues Do BPN e do BES, do Dias Loureiro e outros casos fala nesse livro???
Gosto · Responder · 3 · 2 h


José Carlos Rêgo E depois, o que é que fez para defender o País dessa ave de rapina?!
Gosto · Responder · 1 h


Antonio Jose Barbosa Rodrigues Mas não desconfiaste do arquitecto da tua cada de Boliqueime o IMI já foi pago?
Gosto · Responder · 7 min


Hermenegildo Silva Que nojo, só de pensarque estrve tantos anosvno poder este mumia corrupta, fala do teu genro, do bpn, do dias loureiro...
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Antonio Coelho O seu número 2, António Costa, nunca desconfiou de nada!!!
Gosto · Responder · 49 min


Sergio Fernandes #DiarioDaMumiaDeBelém
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Fernando Vicente Guedes Vai haver para o WC, muito papel higiénico.
Gosto · Responder · 1 · 3 h


JoaquimAlberto Silva Se for tão bom escritor como é politico é mais uma desilusão !
Gosto · Responder · 30 min


Fernanda Luis "Desconfiou" é mesmo à Cavaco! Mas não desconfiou dos seus amigalhaços ...
Gosto · Responder · 1 h


Maria Helena Victoria Pereira Desconfiou???? ganda lata!!!! farinha so mesmo saco!
Gosto · Responder · 31 min


Madalena Fonseca Porque será este chinfrim todo? Afinal o PS enterrado até ao tutano
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Jose Kaiseler BPN, faz parte das memórias descritas no livro?!!!!!
Gosto · Responder · 48 min


David Araújo Estão bem um para o outro
Gosto · Responder · 1 h
72 de 123
Ver mais comentários

Sem comentários: