terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Breve historial sobre Chicalango QUEM E ESTE HOMEM!?



Unay Cambuma com Makhandazi Makhalela.


COMO E PORQUE SE REBELOU?
Antonio Elias Chicalango, ( assim e que e seu nome completo, segundo dados), natural de Machjaze provincia de Manica, provavelmente sua mae da etnia Ndau e pai com antepassados Macena, todavia nasceu e foi criado fluentemente na cultura Ndau.
Muito adolescente Chicalango ( para varias mensoes, na presente edicao usaremos apenas o apelido), entendeu a luta pela democracia levada a cabo pelo pequeno grupo de guerrilheiros da Renamo.
Sem mais tempo para tomada de decisao (diz se que tambem foi incentivado pelo pai) Chicalango juntou se ao grupo operacional que estava setiada em Sitatonga 2.
Depois que terminou os treinos este notabilizou se pelos desempenhos, entrega e bravura durante os combates contra as ex FPLM de Samora
Nao tardou que quando por merito e dedicacao o Comandante geral Afonso Dhlakama o promove como manjor e na frente de um batalhao de guerrilheiros.
Com seus homens Chicalango deu "baile" nas sangrentas escaramucas contra as FPLM nos distritos de Gondola, Barue, Guro, Macossa e Tambara.
Foi gracas a Chocalango em colaboracao com o general regional na altura o Olimpio Cambona, que estes distritos tornaram se zonas libertadas ou seja frelimo perdeu completamente os territorios e passaram para administracao da Renamo.
Dhlakama por reconhecer as acoes de bravura de Chicalango, condecorou e promoveu lhe para platina de Coronel aspirante ( quase General).
Ainda mais. Devido suas facanhas como guerrilheiro e brilhante comandante muito perigoso contra tropas da frelimo, O general Dhlakama, confial lhe para a defesa na regiao da Base central Gorongosa e areas circunvizinhas, por serem alvos de incursoes frequentes das FPLM a caca de Dhlakama.
Certamente que a chegada de Chicalango na regiao acima citada foi visivelmente notoria pois que haviam reduzidos consideravelmente as frequentes tentativas de escaladas a casa banana (base) por parte das FPLM, claro, este homem temivel, fantastico, perigosissimo e indomavel, dizimou muitos soldados da frelimo durante os confrontos de ataques e contra ofensivas. Ate porque em determinda altura o comandante Jorge a par de chicalango ja eram motivos de muito medo e comentarioa nas hostes dos comandantes das FPLM e suas tropas sempre o assunto era guerra.
Dhlakama ficava muito feliz com o Chicalango que ate ja facultava para ele alguns segredos, intimidade e certa autonomia.
Em Sofala este homem feroz controlou e geriu imensas territorios, sim, autorizado pelo seu comandante em chefe Afonso Dhlakama. Desde de Nhamatanda, Cheringoma passando por Nfudza, Marringue e Caia.
MOTIVOS DA REBELIAO
Chicalango abusou da confianca e autonomia dada pelo seu chefe e desviou se do foco principal, que era a luta pela liberdade do povo e bem estar do mesmo e seu meio.
E porque grandes territorios ja estavam livres da frelimo e suas forcas, entao o famoso guerrilheiro passou a usar seus homens para abater animais bravios (elegantes) e extrair deles o precioso marfim , para posteriormente vender alguraes nos paises vizinhos atraves das fronteiras secundarias, para fins pessoal
Dhlakama tendo apercebido disso nao gostou da atitute do Chicalango e ordenou sua detencao.
Ficou preso por varios dias na cadeia da maxima seguranca na base da casa banana.
E numa bela noite o homem evadiu se da cadeia e fugiu para Malawi.
PS: ha Mocambicanos, e hoje ja sao adultos que nasceram nos 75% dos territerios adminiatradas pela Renamo e cresceram sem nunca tinham ouvido falar de frelimo, nem de Samora muito menos de Chissano.
Durante os 16 anos da guerra, a renamo tinha seus agentes sectetos infiltrados em varios paises vizinho. Malawi tambem fazia parte.
Dhlakama acionou mecanismos atraves de seus secretos para recapturar Chicalango. Este por se sentir encuralado, talves sabia que Dhl o fuzilaria caso o encontrasse, entao achou melhor contactar a frelimo para sua desercao. E com muita euforia das FPLM, foi aceite e transportado para Beira, pois ja ouviam falar pese embora fisicamente nao o conheciam.
O acordo era para liquidar Afonso Dhlakama, seus proximos e a renamo porque ele sabia de saus localizacoes e tacticas.
Em 1989 Chicalando foi cedido, comandou e preparou manobras combativas com 1300 nomens ( 1 brigada + 1 companhia) das FPLM, e munido de varias equipes de artilharia pesada, tanques, veiculos blindados, etc.
Depois seguiu se a Mega operacao para varrer a guerrilha de Afonso seu ex comandante e colega.
Dhlakama ja tinha interceptado da operacao. Nesta caso o general, orientou a seus comandos para se retirarem das bases, postos avancados e abrirem as passagens de modo que as grandes legioes militares na frente de Chicalango possam entrarem mais para os interiores.
Porque nao deparavam com nenhum bloqueio, entao cruzaram a serra, nfudza, rio nhamapaza e Marringue.
Vendo ja que era o momento para encuralar o inimigo, Dhlakama ordenou o ataque aos invasores. Foram 4 dias de sangrentas escaramucas.
Chicalango e apenas com mais 1 lancou sua arma despiu o fardamento e fugiu a sua maneira, ( afinal de contas ele conhecia bem do terreno e tecnicas de escapar em fogo intenso).
Os restantes 1300 e as maquinas de guerra, foram todos dizimados. Ninguem salvou. Afirmou nossa fonte militar.
Chicalango ficou preso em Matacuane acusado de traicao ou vender a brigada toda. Mas foi Gracas a um dos que tambem eacapoliu ao testiminhar que lutaram mas nao conseguiram, foi por ai que o terrivel homem ficou solto com promessa ainda de acabar com a renamo e seu lider mesmo depois do AGP.
A ultima tentativa foi na primeira quinzena de dezembro passado 2016 quando ele prometeu e mais uma vez enganou a seu chefe Filipe Nyusi garantindo que podia abater o lider da renamo pois conhecia suas tecnicas.
Chicalango foi entregue 700 comandos especiais que frelimo treinou na correia do norte e Russia.
Porque Dhlakama ja tinha a informacao da operacao, pediu aos seus generais para lhe cederm espaco de modo que pessoalmente dirija o contra ataque. Pediu uma AKM com o objectivo de procurar e atirar para chicalango afim de terminar para sempre seus filmes e perseguicoes a renamo e seus comandos.
Em pleno combate chicalango foi ferido pelas balas do general Dhlakama e caiu por terra. Os restantes seus militares especiais foram encuraladoe e dizimados.
No fim Dhlakama informou a frelimo para virem recolher seus cadares e garantiu nao ser atacado durante a recolha, afim se benefiarem de um funeral condigno e assinatencia medica aos feridos.
Foi dai que a frelimo perdeu sua ultima batalha tida como ultima cartada para alcancar militarmente o lider. Como alternativa, entao comecaram as manobras telefonicas, pois que militamente a frelimo esta derrotada.
- Be Focus



GostoMostrar mais reaçõesPartilhar
Comentários principais
5858
16 partilhas
31 comentários
Comentários


Unay Cambuma A história do post e correcta mas existem algumas omissões e pequenas imprecisões no fim. Na verdade foi o Chicalango ("panela") que lançou a super operação contra Dhlakama e renamo em Outubro de 2013 em Satungira. Na última batalha realizada nos dias 6-10 de Dezembro ano passado na Gorongosa, o Chicalango fazia parte de um super grupo de drogados que incluia um oiutro ex ranger temivel de nome Baptista. Todos os 81 elementos deste grupo foram derrotados por apenas um homem, um coronel de Nampula . O tal Baptista era um coronel e depois de gravemente ferido morreu ma posicao das mangueiras em Satungira.
Gosto · 4 · 1 h · Editado


Noe Zeca Bernardo Bem resumido, mas falta mais dado das suas maluquices de Macoca e das bandas do Mhanda mbiri, onde andou a violentar sexualmente muitas DF's na companhia do falecido General Mabache.
Gosto · 2 · 1 h


Volta Samora sr. Dhlakama peço q o proximo tiro tire a vida deste imbecil e s sobrar + balas 1 p/ guebuza, 1 p/ chipande, 1 p/ o sobrinho nyusi fará um grande favor a sociedade.
Gosto · 4 · 3 h


Sammy Gabriel Dos Santos Lucifer se rebeliou contra Deus por ganancia e ambiçao, quis tomar o lugar de Deus, quis criar o seu trono acima do trono de Deus. O Senhor dos exercitos todo poderoso nao permitiu. A historia biblica diz que houve uma grande batalha no céu e o Lúcifer foi expulso pra terra e na sua queda arrastou consigo um terço dos anjos que estavam a seu favor. De salientar que o Lucifer era o anjo mais proximo de Deus pois este tinha sido dado o dom de louvor e adoraçao. Note que Deus criou tudo incluindo anjos e homens pra a sua adoraçao.
Gosto · 3 · 4 h


Jose Majasse Dombe No proximo deve morrer esse Machazense traidor.
Gosto · 2 h


Joana Simeao Ntelela Wau!
Gosto · 3 h


Sammy Gabriel Dos Santos Unay escreve um livro com uma historia verdadeira luta pela liberdade democrática, acredite que hoje pode nao ser valido, mas nas geraçoes vindouras (meus netos) após a decadência do regime isso sera valido e eles irao precisar.
Gosto · 49 min


Nelson Victor Sozinho Sozinho Olimpio cambona...vive esse defenssor da democracia verdadeira? nao aqla deluida la na casa ds bralhads...
Gosto · 2 h


Ragi Bacaimane Bacaimane Foi entao o tiro do Marechal Dhlakama que originou a sua Maluquice?
Gosto · 4 h


Simao Marcelino Cruz Manuel viu aonde. O chicalango esta no hospital da machavo ou maluco ou morto? Pesso para intender.
Gosto · 3 h


Albertino Michone Esses miudos de hoje basta sair barbas ja é mais velhos / MADODAS MADIDAS resultados esta ai ja caiu na panela de barro. Onde ha desvantajem ha vantajem a liçao serviu.
Gosto · 3 h


Cufa Acuna Memba Nguenha O gaju ja ta bem. Nao deve morer agora pra ele assistir uma nova govenasao d rejioes autonomas ou bem discetralisacao d pais pra li doer bem como inapido , e terà andar fugitivo n locais ond arenamo vai govenar .
Gosto · 53 min


Jorge Ofissane Cuinhane Estamos cansados das suas mentiras!
Gosto · 2 · 2 h


Alves Selemane Selemane PAI É PAI
Gosto · 1 · 4 h


Stellyo Renovado Já n tens assunto melhor ir na machamba
Gosto · 1 · 3 h


Cardoso Henriques Trair a sua origem a finalidade e essa.espertesa termina mal
Gosto · 4 h · Editado


Mr'Peter Casimiro
Gosto · 2 h


Pauleque Joao
Gosto · 3 h


Cardoso Henriques E o motivo que levou o fim da hestoria
Gosto · 4 h


Ákila Eunice Papasseco Domingos Vendeu a sua honra por ganância
Gosto · 4 h


Felisberto Catao Hummm que pena,,com fogo nao se brinca.
Gosto · 3 h


Domingos Candrinho Traidor morre cedo
Gosto · 2 h


Dany Hale Pergunto esta vivo morto.?
Gosto · 58 min


Inacio Chivale Afinal esse homem fez de proposito p ficar de beito como esta
Gosto · 3 h


Cruz Manuel Manuel realmente aconteceu .vi com meus olhos.
Gosto · 3 h


Joao Jorge Niquisse Mestre é mestre.


Isabel Joao Joao
5 h ·



A RENAMO VAI DAR O VALOR DE DESCETRALIZAÇAO DE PODER AO POVO POR MEIO DE COMOCIOS.

A renamo vai começar nos proximos dias divulgar os valores da descetralizaçao de poder ao povo moçambicano por meio de comicios,isto para fazer intender o povo moçambicano a dignidade que tem com o pais.
Tudo sempre anda com pasos curtos podiam mesmo ser no dia 5 deste mes onde que podia reunir todos membros nacionais para falar do assunto,numa cidade que estava bem agendado onde que o invento ia levar 4 dias.Mas nao foi possiveis devidos questoes de improvisao interna.
Muitos duvida da governaçao da renamo muito mais os Machanganas,que desde muito juram que renamo nunca vai mandar neste pais,neste ultimo conflito amaioria de soldados eram machanganas e muitos deles morreram em combate outros eram orgulho de verem destruir a renamo mais tudo foi aucotrario.E dentre esses mortos a familia nem sabem da situaçao deles sao enganados que estao em missao de serviço so retornarao caso haver normalia no terreno de conflito.
A descetralizaçao e uma politica serta e seguro para o estimulo de desnvolvimento de um pais,onde que cada regiao tera a sua politica administrativa autonoma.
Por ja esta esperiençia sera implementada de uma forma esperimental ate as proximas elençoes de 2019,onde que cada partido politico que tiver maior numero de voto nas presidencias tomara poder como chefe de estado e o segundo vai tomar a administraçao da regioes que ganhou,o terceiro parido derrotado so pode ter acento na casa de povo(assembleia nacional).
Mas por ja a renamo vai tomar conta das 5 provincias nao 6 conforme que ganhou nas eleicoes isto porque estams na fase esperimental.
O povo mocambicano,sera um dos melhores a nivel da africa autral apartir de 2018,piore com anova moeda e unica que vai circular para toda africa vai ajudar bastante.


isabel joao



GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar
1616
Comentários


Mangane Mangane Bala Seria muito bem vindo, nem tudo deve ser dependido por governo central da FRELIMO
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Pedro Saguro Bem vindo
Gosto · Responder · 3 h


Felipe Joao Mandongue Mandongue Falar não é fezer esperamos seja feita atés d todos membro morer
Gosto · Responder · 2 h


Gold Worrior Foi bom hVer tregu
Gosto · Responder · 2 h


Costa Mondlane Fala mal de machanganas Antonio muchanga nào è machangana?
Gosto · Responder · 1 h


Kanarere Canpeao Nomala Seria bom que isso acontecendo
Gosto · Responder · 50 min


Escreve um comentário...



Isabel Joao Joao adicionou 5 fotos novas.
7 h ·



A PRODUÇAO EM GORONGOSA.

A produçao de milho em Gorongosa esa epca a populaçao diz que sera fatisfatoria,embora que a meta nao sera aquela prevista.Outros neste momento cantam com alegria que a fome se afastou deles,isso devido que nas suas machambas ja e facil apanhar o que pode comer e passar o dia enquando esta se esperar a colheita.
Parando na paragem nota-se produtos agricolas tais como maçarocas,pipino,peras,abobras e muitos outros produtos agricolas.
Mas o povo diz que passaram momentos criticos de fome e hostilidades ate outros perderam produzir nas suas machambas devido o conflito politico.Nas nossas regioes de origem fomos obrigado a sair por forças de governo e por outra eram atacados feito inimigos do governo.Muitos morreram e outros sequestrado e ate ate nao se sabe o paradeiros dos outros embora que estamos no meio de tregua de 2 meses,estes desaparecidos suspeitamos que foram executados pelas forças de frelimo.
Passamos momemtos de fome sem ajuda de niguem o governo nos abandonou,mas agora ja estamos livre de fome,pouco que fizemos pode chegar consumir toda regiao ate abastecer outras areas do pais.
Esta chance foi possivel graça ao lider da renamo dar a tregua de 2 meses muitos de nos voltamos,para nossas zonas,do principio tinhas medo,faziamos ida e volta para a vila mas agora ja estamos seguro,ficamos aqui definitivamente a preparar nossas culturas.
O distrito da gorongosa e o mais produtivo da provincia de sofala razao pela qual que se considera celeiro de Sofala.



GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar
1818
Comentários


Jose Majasse Dombe Essas imagens são da vila de Goronogosa mesmo.
Obrigado ilustre por publicar mais essa maravilhosa verdade.
Gosto · Responder · 2 · 7 h


Muaza Angassi Angassi Isatamente ai onde se ve banca é a entrada do campo de lado tem semiteiro municipal ai na descida vai ate a cede vila e mercado
Gosto · Responder · 2 h


Jose Majasse Dombe Vc tambem conhece bem Gorongosa ya.
Gosto · Responder · 2 h


Escreve uma resposta...



Ákila Eunice Papasseco Domingos K bom, cá no Norte há problemas de estiagens.
Gosto · Responder · 5 h


Teresa Maria Cuambe K bom ver as maravilhas do nort
Gosto · Responder · 5 h


Assimilado Da Favela Gorongosa não se situa no norte.
Gosto · Responder · 36 min


Escreve uma resposta...





Mangane Mangane Bala Bom trabalho e produção agrícola
Gosto · Responder · 3 h


Muaza Angassi Angassi VAMOS EM FRENTE
Gosto · Responder · 2 h


Customo Jo Jo Isso k se ker
Gosto · Responder · 2 h


Escreve um comentário...





Isabel Joao Joao adicionou 3 fotos novas.
18 h ·



MEMBROS DA RENAMO VISITAM AS PROVINCIAS AFECTADAS POR HOSTILIDADES.
Membros da renamo partido da oposiçao espalharam-se hoje por zonas centro e norte onde que as hostilidades eram intenso.O objectivo fundamentar e de chamar atençao o povo que a guerra acabou e na mesma organizar os membros que estavam escondidos tememendo proceguiçoes do partido no poder portanto a frelimo.Estes terao 1 ou 2 semanas a fazer este perpeblo nas provincia ate quase proximo de dia 20 deste mes.
O lider da renamo Anfoso Dlakama acaba de indicar algumas figuras que estarao em frente do processo de negociaçao de descentralizaçao de poder.Ainda hoje Nyuse o chefe de estado Moçambicano tambem fez o mesmo faltando a penas o dia de começo.
Ainda hoje chegaram tambem os mediadores internacionais quando eram 15 da tarde de hoje segunda feira.
O processo de descentalizaçao vai ser um processo duro para os membros da frelimo por nao ter capacidade de enteder o seu significado.Um e outro e que sabe ate ha um forte orglho em alguns para aprender,outros agora estao-se matricular,e vao ser ensinado como se fosse seminario cada um so tera canhoto nas suas maos o resto vao aprender no terreno na hora em que Dlakama vai governar.
Por em quando tudo esta optimo quase doce e com bom cheiro,vamos esperar a verdade produzida no terreno.
O lider da renamo vai sair na parte incerta tarde ou sedo mas tudo vai depender do desenvolvimento do processo posto na plenaria.Desta vez o lider da renamo nao vai mais sair escoltado por seguranças internas mais sim extenas os mesmo e que vao desarmar,desmobilizar,uniformizar e unificar o exercito nacional na base da lei da constituiçao da republidade de acordo geral da paz em moçambique.
Muitos estao espalhados sendo membros da renamo agora e o tempo niguem pode ficar desesperado,todo sacrificio impenhado durante varios anos de revoluçao agora produzio frutas doces.
Todos aqueles que dexaram suas casas e bens melhor voltarem levarem nova vida,nao e a renamo que vos dava sofrimento sao soldados de frelimo que agiam male com o povo a confundir que sao membros da renamo.A frelimo usou essa tactica desde a era colonia,queimava casa,destruiam tudo o que encotrasse e matavam o povo mas a guerra era com os colonos portugueses nao o povo moçambicano.


isabel joao



GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar
3636
Comentários


Mushandi Ndimambo Stamo olho aberto
Gosto · Responder · 18 h


Gloria Ubisse E' isso mesmo mana Isabel.
Gosto · Responder · 18 h


Mussa Abubacar Fikem espertos
Gosto · Responder · 18 h


Raul Lembrassone Garrafao
Gosto · Responder · 17 h


Zacarias Pedro Jose Será Que É Verdade Isa? Como que Vai Andar o Líder Sem ser Escoltado
Gosto · Responder · 1 · 17 h


Isabel Joao Joao VAI SAI COM UMA SEGURANÇA EXTERNA E MISTA ONDE QUE AS FORCAS DE FRELIMO E DA RENAMO ESTARAO JUNTO ATE NA CIDADE DE MAPUTO E A FESTA VAI TERMINAR NA CIDADE DA BEIRA 2 SEMANAS DEPOIS O LIDER VAI VISITAR TODAS AS PROVINCIAS DE CENTRO E NORTE
Gosto · Responder · 17 h

Escreve uma resposta...



Raul Lembrassone Garrafao
Gosto · Responder · 17 h


Raul Lembrassone Garrafao EISSO QUE OPOVO QUERIA VIVA AUNIAO DOPOVO
Gosto · Responder · 1 · 17 h


Customo Jo Jo Copiado
Gosto · Responder · 1 · 17 h


Raul Lembrassone Garrafao Opovo esperava agovernacao do centro enorte VIVA auniao do povo venceu
Gosto · Responder · 1 · 17 h


Raul Lembrassone Garrafao
Gosto · Responder · 17 h


Claudio Guaninfua Fiboi max a experteza ajuda pork a frelm nao é para confiar.
Gosto · Responder · 17 h


Azevedo Magobeia Olha dona isabel eu nao tou claro com esta sua publicaçao,opovo somente pode acreditar kuando ele ser entregue as 5 provincias,saiba k 2017 ja iniciou e da k ameses vai terminar,2018 ha votos municipais,e 2019 ok havera?kkkkkk hoje eu k tou arir,amanha ok vai acontecer depois de rir?fui
Gosto · Responder · 17 h


Zviripa Chena Machava Extamos d ovistanua.paracelebrar.onossopai
Gosto · Responder · 17 h


Ndashaishenhy Inini PAMBERI

Gosto · Responder · 17 h


Semo Luís Sibanda É só pra encorajar eu já tou desesperado
Gosto · Responder · 17 h


David Jose
Gosto · Responder · 1 · 16 h


David Jose Xtou a gostar mana Isabel força não sé recua até a victoria final.o povo no comando.
Gosto · Responder · 1 · 16 h


David Jose Gostei veremos bem falado.
Gosto · Responder · 1 · 16 h


Cremildo Alfredo Mawelele A fera Quanto mais longe estiver mais perigosa é!
Esses canalhas não prestam, em alguma vez aceitaram e cumpriram um acordo?!
Gosto · Responder · 1 · 15 h


Mavuh Kadzombe O povo,so sta espera de tomada de posse.
Gosto · Responder · 13 h


Antonio Jamo Jamo Nao sei onde recolheu as informaçôes mas a ser verdade seria de louvar a inteligencia destes dois homens Dhlakama e Nhusy eles teriam se tornado únicos heróis vivos em Moçambique mas!!!???vamos esperar pra ver com os nossos olhos
Gosto · Responder · 1 · 9 h


Juliao Mussalafo Viva viva opoder do povo
Gosto · Responder · 1 · 8 h


O Critico Crente Inocente E a Frelimo onde anda?
Gosto · Responder · 5 h


Elias Mateus Caida Viva viva,obrigado pelas informaçoes.continuem
Gosto · Responder · 4 h


Álvaro Júlio Nigava Nigava OBRIGADO.
Gosto · Responder · 3 h


Pe De Trovao Trovao VAMOS EM FRENTE A REVOLUÇAO E SERTA
Gosto · Responder · 2 h


Victor Domingos Fino AIE:

Sem comentários: