quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

BANDITISMO DAS FORÇAS DA FRELIMO PERIGAM À TRÉGUA



Unay Cambuma



BREAKING!
As forças da Frelimo estão a cometer perigosas violações da trégua que podem descambar no recrudescimento do conflito militar ora suspenso. Com efeito, na famosa posição das "mangueiras", situada em Satungira, há um coronel de nome Aldo, considerado o comandante distrital das forças da frelimo na região da Gorongoza.
O Aldo é um autêntico bandido e "xiconhoca" militar. Ele tem um grupo especial de militares que tem a missão de pilhar os bens das populações assim como extorquir valores monetários. Os militares arrancam cabritos, porcos, galinhas, feijões, batata, etc, e tudo e feito sob sérias ameaças de morte e espancamento . Quando encontram alguém com uma mota ou bicicleta, exigem documentos que não existem e de seguida arrancam tudo que a pessoa interpelada traz, incluindo dinheiro.
Na semana passada, ou grupo de "comandos especiais do Aldo", dirigiu - se a casa de um conhecido micro - empreendedor de nome Jaquete, que também tem uma moageira. Isto na zona de Mapanga-panga, Satungira. O grupo do Aldo chegou a casa do velho Jaquete por volta das 22 horas e exigiu o dinheiro mas porque o ancião Jaquete disse que não tinha, os militares espancaram no violentamente. De seguida, os militares vasculharam as palhotas do velho e descobriram 350.000 meticais e levaram tudo, assim como malas com roupas e mantas.
Os 350.000 foram posteriormente divididos entre o grupinho de pilantras e o coronel Aldo, que ficou com 200.000, na qualidade de chefe. Por ter levado muita porrada, o velho Jaquete foi hospitalizado na vila sede da Gorongoza. Ainda na Gorongoza, isto no dia a 13/02/2017, segunda - feira, o mesmo coronel Aldo alinhou um outro grupo de 7 militares boinas vermelhas, vulgo "comando Um", e foram fazer uma "operação militar" num micro mercado conhecido por Nola, onde as pobres comunidades locais vendem açúcar, sal, bolachas, sabão, etc. Este grupo de militares ficou entrincheirado nas proximidades do tal mercado para emboscar os populares e sobretudo os temiveis rangers de Afonso Dhlakama, que a coberto da trégua têm frequentado livremente aquele local.
Esta acção das forças da frelimo equivale a uma perigosa violação da trégua, porque este mercado não ficam na "área sob jurisdição" das forças da frelimo mas sim da renamo. As bancas ficam próximas a uma base da renamo. O que quer dizer que as forças da frelimo estão a perseguir e a ameaçar as populações locais que são por natureza membros e simpatizantes da renamo e não falta muito para que os rangers tomem medidas retaliatorias. Aliás, se não houve escaramuças até agora é porque Dhlakama conteve os seus homens.
VIOLAÇÕES NA PROVÍNCIA DE MANICA
Nesta província também há problemas que podem acabar com a paz. No distrito de Barué, numa posição situada em Honde, um grupo de militares da frelimo (fademos) dirigidos pelo major Manuel Lavumó ("love more") e pelo capitão Pita, que é chefe da informação militar e do reconhecimento do batalhão independente de Chimoio, juntaram um grupo 7 militares que foram "alinhados" para a vila de Catandica, onde cometeram actos de rapina junto às populações, levando a força aparelhos de som, televisores, mobiliário diverso, roupa e outros bens valiosos. Isto já aconteceu por duas vezes e sempre pela calada da noite. Para transportar os bens pilhados, na semana passada, os militares utilizaram uma viatura pertecente a direcção provincial da educação daquela província, com a matricula AFP-006-MC.
A maior parte dos bens surripiados foram transportados para Chimoio e outra ficou em Barué e dividiram entre eles. Este grupo também pratica as mesmas acções de banditismo no distrito de Manica, isto é, uma semana actuam em Barué e outra em Manica. É uma maratona e tudo é dirigido e coordenado pelo major Lavumó e pelo capitão Pita. Ainda na província de Manica, no distrito de Tambara, concretamente no posto administrativo de Nhacafula, a polícia faz e desfaz, na localidade de Lampa em particular, onde colocaram uma cancela e mandam parar desnecessariamente viaturas, sobretudo camiões internacionais e autocarros de passageiros e cometem todo o tipo de absurdos contra gente pacata e inocente.
Também em Barué, há um grupo de militares da frelimo (fademos), na posição de Honde, que montam cancelas nas noites, no troço entre Honde e o rio Pungue, na EN1 e mandam parar carros e exigem dinheiro. Em ambos os casos os militares, com as ak-47 em riste e alguns com máscaras, fazem chantagens e ameaças, tudo com o objectivo de extorquir dinheiro e quem não obedecer fica ai retido e sob sérias ameaças de fuzilamento. Eles arrancam o dinheiro, celulares, jóias, e etc, aos motoristas e passageiros.
Em Honde os militares também cometem actos de rapina contra as populações que vivem nas proximidades da sua posição. Eles disparam de qualquer maneira com o intuito de por às populações em debandada para terem caminho livre para saquear os bens. A situação é tal que as populações estão a questionar sobre a utilidade da trégua de Dhlakama; dizem que Dhlakama deu a trégua apenas para beneficiar a frelimo, pois, os renamistas e o povo em geral continuam a ser vingados e escravizados pela frelimo.

CABO DELGADO
O distrito de Montepuez, no mundialmente famoso posto administrativo de Nhamunhumbir, onde se extrai em um dos melhores rubis da face da terra. Lá também existem centenas de garimpeiros e há dias atrás o "governo" da frelimo destacou para o local contigentes das FIR, FADM e PRM para expulsar esses garimpeiros, entre mocambicanos, tanzanianos, nigerianos e outras nacionalidades. Depois de correr com todos os garimpeiros, as forças da frelimo fixaram as suas posições no local. O problema é que os militares andam a vingar as populações locais, levando a força cabritos, galinhas, produtos agrícolas, dinheiro , agridem as pessoas e violam mulheres, e as populações estão a chorar e pedem a intervenção urgente dos rangers da renamo, que entretanto, já se encontram nas redondezas.
Aliás, a frelimo despachou estes contigentes para o local justamente devido a presença dos temíveis super comandos de Afonso Dhlakama naquele posto administrativo. Os rangers estão lá desde meados de Janeiro deste ano, embora a "frente de Cabo Delgado" tenha sido aberta a 20-22 de Dezembro do ano passado. E a frelimo contratou mercenários indianos para proteger a empresa que explora os rubis no local.
Mais uma prova de que a frelimo nunca aprende mesmo. Em Maio do ano passado em Mazembe (Satungira), 1759 mercenários de elite de várias nacionalidades e com experiência de combate foram trucidados em 8 dias enfrentando apenas 15 (quinze) rangers de Afonso Dhlakama, e não será meia dúzia de mercenários indianos que irão assustar um uma centena de hiper guerrilheiros com mais de 20 de experiência. Aliás, ficamos a saber que o último grande desastre militar das forças da frelimo contra Dhlakama no interior da serra em Dezembro passado, foi "graças" a intervenção de apenas em ranger e não três, como havíamos reportado.
E faltam cerca de duas semanas para o término da trégua, numa altura em que centenas de "novos" guerrilheiros afluiram em massa às bases, a prior, para serem reintegrados e estes já não podem e nem irão aceitar regressar às suas casas de mãos a abanar e certamente Dhlakama será fortemente pressionado para "acabar com a frelimo", caso não hajam progressos nas negociações.

UNAY CAMBUMA

Breaking news!
FALHOU RECENTEMENTE UM GOLPE DE ESTADO
*LAGOS LIDIMO E SEU PAPEL
Caros leitores prestem bem atencao. Nao foi por mero instinto que durante a quadra festiva Filipe Nyusi contactou a Afonso Dhlakama para sua intervencao directa nas negociacoes que todos sabemos.
Na verdade ja estava eminiente e quase, mas quase mesmo para execucao de um golpe de Estado, quando Nyusi estava em gozo de folgas natalicias em Nampula.

Os cabecilhas do golpe sao nomes bem conhecidos na propria Frelimo:
Alberto Chipande, Armando Guebuza, Raimundo Pachinuapa, Alcinda Abreu e mais outros que ja tinham consentido ( a Frelimo na verdade tem sigilo e uniao quando o assunto e guardar segredo ou podres).
O SISE e na pessoa do Gregorio Leao (ex-director nacional) foram usados para coordenar o golpe ( lembrem se tambem que ja editamos uma publicacao que denunciava certos agentes do sise ao servico da frelimo).
No final de Janeiro passado, numa reuniao reservada aos graudos membros da comissao politica da frelimo, (que tambem ja fizemos mencao), houve uma serie de barulhos que ate os segurancas foram acionados para a prontidao. Em meio da confusao Chipande, furioso, abandonou a discussao e atras tambem os restantes se dispersaram.
O objectivo da contenda era:
Primeiro, devido ao golpe falhado.Segundo, era para dar continuidade mesmo que esgotando todos recursos e nao pagando funcionarios publicos, mas, prosseguindo com abates selectivos de membros e simpatizantes da oposicao, atraves de esquadroes de mortes, assim tambem com a guerra.
Para alem das disparidades de pensamentos e ambiente turvo naquela reuniao, nossa fonte revelou o medo pelo futuro que alguns frelimistas se sentem quando a questao e da descentralizacao, porque nao conseguem imaginar sobre o que será conviver directamente com a Renamo e se irao sobreviver.
Entretanto, outros graudos frelos (os mais optimistas) tornaram se terapeutas de seus camaradas mais radicais tais como os acima mencionados.
No proximo bloco noticiaremos factos sobre o papel de Lagos Lidimo na frente do SISE.
-Atraves de Be Focus
Nota:
Atencao: O "Be Focus" e uma fonte altamente idonea e qualificada razão pela qual é amiúde referenciado por Unay Cambuma.



7 GARIMPEIROS FORAM RAPTADOS PELAS FIR NO DISTRITO DE BARUE.
INBOX
"General Nitafa, 7 garimpeiros foram presos ontem, 14/02/17, e conduzidos para um quartel localizado algures de catandica por um grupo das Tropas conjuntas da Frelimo. Este acontecimento deu se quando estes (garimpeiros) dirigiam se á uma mina localizada no posto administrativo de Honde, distrito de Barue. Importa referir que os garimpeiros traziam consigo pás e mantimentos, e segundo ainda as mesmas fontes, os familiares ainda não tem nenhuma informação acerca dos mesmos."
General Nitafa Messenger.
Comments
Castigo Antonio Muthomodjua Muchanga
Cleyton Chico Senzia
Cleyton Chico Senzia ..........xcrevendo
Sandro Luis Lourenco
Sergio Maguidja Muhlanga
Elias Langa
Elias Langa Ja é bom
Mr'Peter Casimiro
Mr'Peter Casimiro Eles ainda continuam com as provocações?
Vasco Gube
Vasco Gube 14/02/2016. Noticia ultrapassada
Nitafa Nitafa Nomo
Nitafa Nitafa Nomo Mano não se faça de desentendido. o erro é humano e ele escreveu "ontem, 14/02/16".
Assimilado Da Favela
Assimilado Da Favela Esse está para barralhar tudo entendeu muito bom que é recente
Vasco Gube
Vasco Gube É que nalguns casos a fcb publica algo ultrapassado. Eu fiquei ciente pela data. Perdão
Paulo Jose Augusto
Paulo Jose Augusto vamos combatep!P a pobreza??? vamos viver em paz!!
Nitafa Nitafa Nomo
Nitafa Nitafa Nomo Quer dizer que são apenas homens verdes de Afonso Dhlakama que dedicam se ao garimpo mesmo? ou estes foram raptados porque consigo traziam mantimentos? Uma vez mbava, mbava para sempre. Agora vamos ver se as perdizes vão tolerar esse tipo de brincadeiras.
Like · Reply · 2 · 20 mins · Edited
Thomas Camilo Manyisa
Thomas Camilo Manyisa Neh sabe o que e garimpeiro
Thomas Camilo Manyisa
Thomas Camilo Manyisa Ele é confuso
Vasco Gube
Vasco Gube Anotado
Saul Armando Armando
Saul Armando Armando Esse tambem da fir,,,,, o que eles quer com simples garripeiros... Eles estao a porcuara do seu auto sustento,,, tem o dever libertar esse garripeiros.....
Alberto Ernesto Zico
Alberto Ernesto Zico Já eram, fir mata.
Like · Reply · 1 · 8 hrs
Cufa Acuna Memba Nguenha
Cufa Acuna Memba Nguenha Atregua decrada por excia dhlakama caiu mal pra os ladroens d frelo, poq passa avida arobar o povo e matando inocents . Pos o nyusi nao tem voz d comando pra controlar os seus prikitos e nem sabe quantos prikitos tem na sua capueira.
Like · Reply · 2 · 7 hrs
Muhiquikodji Mguthekeleni Kamomuna
Muhiquikodji Mguthekeleni Kamomuna Xiiiiiiii! Deixe nos extrairmos nossa riqueza q deus nos deu, esses criminosos pha
Like · Reply · 1 · 7 hrs
Jose Majasse Dombe
Jose Majasse Dombe É assim que os garimpeiros vivem em Moçambique.
Oque é o povo?
Qual é o seu trabalho preferido?

O povo vive oprimido sem trabalho seguro e estes quando procuram meio de sobreviver vem os invejosos radicais filhos da cobra(frelimo para os devorar)
Elias Luis Alfandega Alfandega
Elias Luis Alfandega Alfandega Epaaaaaa ek fir so sabe matar
Calisto Meque Meque
Calisto Meque Meque Crimes de estado
Tsatsango Bangal
Tsatsango Bangal Kikkkkkkkk.... forças privadas não tem trégua? Os patrões deles recomendam nos a comer tseke e batata doce e eles a jogar feefs e antum wakakakakakakakakska
Samussone Luís
Samussone Luís Trégua violada
Alves Selemane Selemane
Alves Selemane Selemane SO PODIAM SER ESSES
Agostinho Joao Filipe Mabunda
TheRock Chitombi Mabota
TheRock Chitombi Mabota É um puro provoco.
Gote Rafa
Gote Rafa Está começar de novo essa coisa de raptos e assassinato, e confundir população com Rangers. Meus senhores já mataram chega.
Like · Reply · 1 hr
Dias Tembe
Dias Tembe Nós só queremos a descentralização do poder e igualdade de direitos e tratamento para todos os moçambicanos. NB: Se é para comer tseke, mandioca ou batata-doce que comamos todos e não uns a comer bifes bem e/ou mal passados enquanto que os outros se alimentam de tubérculos e verduras das casas de banho.
Angandimasso Alface Luís
José Puchar Puchar
José Puchar Puchar O poder não se da, o poder conquista se. Palavras de Tomás Zangada. Parece que há grande susto nos camaradas por causa dos interesses obscuros.
Inoque Manuel Aldy
Inoque Manuel Aldy Cá estaremos nós, firmes e fiéis aguardando os teus noticiários.!
Like · 1 · 4 hrs
Dias Tembe
Dias Tembe Nós só queremos s
Like · 1 · 1 hr
Jose Ofece Deniasse Ofece
Jose Ofece Deniasse Ofece Antena esticado
Gildo Marrumete
Arzenio Azarias Mazive
Nire Ernesto Manhalo
Armando Tomas Fernando Fernando
Maria Afonso
Maria Afonso Será verdade isso que està a dize? Nòs queremos paz total nao incompleta.estamos cansados.
Alberto Constantino
Alberto Constantino Yuuuuuuu...afinal esse bichos da frelimo xtao mesmo de cabeça virada, esperamos o pior.
Rachid Issufo
Rachid Issufo Melhores amizades esta companhia dum pobre e piores amizdes est n companhia dos poderosos e melhor segurança e deus atenção o filho tira vida do pai por ambição e ganançia.
Maulana Augusto Augusto
Maulana Augusto Augusto Eu sabia so que nao queria dizer
Like · 2 · 2 hrs
Kikinho Da Silva
Kikinho Da Silva Mas aí não tem nada que tenha haver com O general Lagos Lidimo
Angandimasso Alface Luís
Angandimasso Alface Luís Ele disse que vai trazer outra notícia sobre o LIDIMO.
Pedro Zualo Zualo
Pedro Zualo Zualo voce anima kkkkk
Like · 1 · 3 hrs
Pedro Matsinhe
Alves Selemane Selemane
Alves Selemane Selemane AINDA EM SINTONIA
Jorge Gabriel Bondzela
Jorge Gabriel Bondzela K matem se logo e a pessoa K vem pague logo a dívida
Custodio Adolfo
Custodio Adolfo Depende de vós
Fernando Antonio Dias
Fernando Antonio Dias MANDA AI XTAMOS AQI NA SINTONIA
Andries Lauryn

Sem comentários: