quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Analistas alertam que problemas internos podem comprometer “autárquicas” de 2018


Crise no MDM
A ausência do membro da Comissão Política e presidente do município de Nampula, Mahamudo Amurane, na reunião da Comissão Política do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), que se realizou em Nampula, foi tema de discussão, esta terça-feira, no programa Linha Aberta da STV. Os comentadores Egídio Vaz e Adelino Buque defendem que a decisão do edil de Nampula não deixa dúvidas de que o MDM está em crise, devido a dificuldades que enfrenta para resolver problemas internos.
“As comunicações que foram feitas depois dos pronunciamentos de Amurane revelaram para mim a falta de estruturação nas intervenções sobre os problemas que afectam o partido. E, a agir assim, pagando erro por erro, não se vai a lado nenhum”, disse Adelino Buque.
Por seu turno, Vaz entende que há no MDM vários problemas. “Estas graves acusações resumem-se numa: o MDM está a fazer aquilo que tenta criticar, e isso é muito grave”, disse.
O deputado pelo MDM, Silvério Ronguane, que também integrou o painel, tentou rebater a ideia avançada por outros painelistas, adiantando que Daviz Simango irá prestar os devidos esclarecimentos, em breve, sobre o assunto.
“A presença do nosso partido é muito forte em Nampula e não pode ser reduzida à figura de uma pessoa. Não é por acaso que o nosso II Congresso será realizado lá. E qualquer análise sobre este assunto deve ser feita com muita cautela e, no momento oportuno, virão os esclarecimentos”, disse Ronguane.
Os analistas do programa Linha Aberta entendem que o partido tem de resolver o assunto internamente, sob pena de colocar em causa os seus resultados nas eleições autárquicas.

DEIXEM O MDM EM PAZ
Tenho visto nos últimos tempos alguns analixos, que não são e nunca foram do MDM, mas com fortes ligações ao Glorioso Partido Frelimo, analisar problemas internos do MDM, até vaticinando o seu futuro, como se de curandeiros se tratassem.
Por mim, só tem legitimidade para discutir problemas internos de um Partido quem for membro desse Partido, e não indivíduos contratados, a boa moda do Tio António, só para denegrir a imagem doutros partidos.
Em nenhum momento nas minhas publicações, falei mal ou bem de algum partido, mas dos graves problemas de gestão da coisa pública, movidos pelo partido que neste momento conduz os destinos de Moçambique.
Mas uma coisa, pelo menos onde o MDM está a governar a vida dos respectivos municipes tem mudado significativamente. É só lembrarmos da Beira no tempo de Chivavice, e agora com o Daviz, de Quelimane no tempo do Pio Matos e agora com o Araújo, Nampula do tempo de sei lá quem e agora com o Amurane Nampula.
Há muitos assuntos que preocupam esse país, tais como a dívida pública, os esquadrões de morte entre outros. Porquê não falar desses assuntos, que gastarmos tempo falando mal de outros partidos?
Gosto
Comentar
Comentários
Gote Rafa
Gote Rafa Falta lhe dê coragem de falar a verdade do país com os corruptos do partido FRELIMO.
Sergio Baloi Sergio
Sergio Baloi Sergio para variar ontem no programa linha aberta da stv estava la Egidio G. Vaz Raposo Adelino buque ambos da frelimo contra Roguane do Maputo-provincia Bancada DO Mdm-matola
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria Só gente sem o mínimo de ideia de quão o MDM salva Moçambique da pior desgraça, pode desejar o fim do MDM. Se há tréguas pensa essa gente que é forçada por quem ou quê? 
Escrevi eu em 2013 que a participação do MDM nas eleições autárquicas forçaria o f
im das hostilidades e o Eusébio A. P. Gwembe deve se lembrar. E mesmo agora tudo isto que se fez ou se faz ao telefone e que serve para reduzir ocasionalmente o stress até desses que desejam o fim do MDM é forçado por este. 
Explicando-me claramente, é que a Frelimo se apercebendo que muitos moçambicanos já não vivem do PREFERE, têm a terceira via alternativa, é ela que opta para pelo menos parar com guerra.
Mangane Mangane Bala
Mangane Mangane Bala Pessoas sem interesse muito menos, tempo para pensar oqui lhes sufoca
Maria Manjate
Maria Manjate Eu fico muito triste ,quando há problemas no seio dos grandes partidos políticos da oposiçao em Moçambique. Entendo k essas confusoes beneficiam apenas ao partido no poder. Dividir para reinar , é o lema deles. É exactamente o k se está a passar neste momento no nosso país.
Andam por aqui os profissionais na matéria de destruir ou minimizar a oposiçao em Moz , batendo latas, tambores , cornetas, apitos , com todas as suas forças.
O objectivo principal é , desviar os moçambicanos dos reais problemas k enfermam a sociedade; problemas criados pelo partido no poder.
Gosto · Responder · 3 · Ontem às 10:43 · Editado
Gilberto Correia
Gilberto Correia Os partidos políticos são entidades de interesse público precisamente porque desenvolvem uma actividade do interesse de todos. Almejam chegar ao poder e ao chegar pelo menos não devem defender apenas os interesses dos seus correligionários. Devem gerir a coisa pública e o " futuro" dos cidadãos. 
Por isso, é uma limitação inaceitável e completamente ilegal pretender dizer que a só deve opinar sobre os problemas de um partido político o membro desse mesmo partido. 
Compreendo o desalento de quem assim pensa quando atinge o partido da sua simpatia, mas quando se vai pedir as pessoas para votarem conscientemente neste ou naquele partido há um pressuposto: da possibilidade de escrutínio que o cidadão exerceu antes para poder entregar o seu futuro nas mãos desse ou daquele partido.
Elvino Dias
Elvino Dias Compreendo ilustre. Mas o problema é que os ditos analistas têm fortes ligações com o glorioso partido. Porquê não debatem os problemas, que estão aos milhares no seio do seu partido?
Gosto · Responder · 23 h
Gilberto Correia
Gilberto Correia Porque o MDM é oposição. E nenhum partido irá sem mais nem menos desaproveitar as oportunidades concedidas para demonstrar que é opção para as autarquia do MDM. 
Faz parte do jogo politico. O MDM abriu o flanco e agora que aguente com os socos.
Gosto · Responder · 21 h
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria Só que há falso analistas que se fazem de apartidários e que só emitem seus sonhos. 
Assim, claro eles também têm que passar a ser analisados com severidade.
Gosto · Responder · 1 · 21 h
Zicas Moronha
Zicas Moronha Eu já tinha dito que havia inconsequentes no MDM...
Gosto · Responder · 13 h
Kelvintino Massas
Kelvintino Massas Você cria debates, descuti assuntos dos outros, e nunca és de ninguém te dói porque não saiu de si o debate, deixemos avontade! E se assim for deixa de mexer o nosso glorioso porque você não é de dentro! Agora uma coisa vou te garantir! Entendam-se com o rei dos matsangas porque nós já há muito estamos preparados
Gilberto Joaquim
Gilberto Joaquim Bem aja a MDM e a sua política Moçambique para todos.
Helder Shenga
Helder Shenga Exerco a politica movido pela cidadania. Sendo ou nao menbro ou simpatizante de um partido tenho algo analisar sobre os partidos politicos, todos sem excepcao.
Luciano Mapanga
Luciano Mapanga O MDM precisa de passar pelo crivo público sim, sendo ou não membro, estou no direito de analisar a vida política de qualquer partido.
Sergio Baloi Sergio
Sergio Baloi Sergio ha comentários que só da para olhar ver não comentar
Gosto · Responder · 23 h
Fernando Pequenino
Fernando Pequenino Elvino tu me conheces muito bem e eu te conheco muito bem.
Achas que eu deveria estar neste estado abaixo da linha da pobreza? 
De 1498 a 1975 o colonialismo portugues aplicou a politica de segregacao. A primeira resistencia secular contra a penetaca
o estrangeira teve lugar em 1511 no entao Sultanato de Angoche actual Distrito do mesmo nome. Luta pela dignidade. A frelimo proclamou a Independencia em 1975 o que fez foi substituir o colonialismo. Estaa a humilhar o povo. Entao o povo nao esta mais interedsado em ter outro substituto daquele partido que substituiu o colonialismo. Desde 1962 a 2017 este partido eh dirigido pelos do sul. O seu modelo de governacao eh expulsar os que nao sao da frelimo alegando nao eh nosso.
Entao qualquer partido que enverede pelo modelo da frelimo usando nao eh nosso aprendeu bem a licao com a frelimo. Os comentarios que estao sendo veiculados servem para educar os partidos para nao se comportarem como frelimo que eh substituto legal do colonialismo.
Nao deves intimidar os comentaristas independentenente serem da frelimo ou nao. Nao queremos em Mocambique partidos que apregoam nao eh nosso. Por isso sao especies em vias de extincao.
Nao continuar a ser expulsos dos empregos por pensarmos diferente. A pergunta que se coloca eh. 
Como eh que o governo da frelimo nunca chamou nao eh nosso aos colonizadores? Tem boas relacoes com os portugueses que nos colonizaram e nos humilharam.
Mas a mesma frelimo que nao chama nao eh nosso aos colonizadores chama nao eh nosso aos Mocambicanos.
Elvino tu sabes que muitos estao sem emprego por pensarem diferente. E o partido que convidou estas pessoas os abandonou na rua.
O povo esta a ver.
Gosto · Responder · 21 h
Betinho Cavalo
Betinho Cavalo Já que o assunto está fora do controlo do partido, seria também de bom tom que a imprensa pudesse convidar o edil para um esclarecimento ao povo, pela atitude tomada, se realmente não teve espaço no partido para se expor! Porém o presidente deve também agir o mais rápido possível de maneira que a não deixe o assunto esgotar com terceiros

Sem comentários: