sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

A TRÉGUA DE DHLAKAMA ESTÁ PRESTES A EXPIRAR...


Será que o mítico lider da Renamo, o homem mais forte de Moçambique, vai prorrogar mais uma vez a trégua? Ainda por cima com as crescentes e preocupantes violações das forças da Frelimo. Vamos esperar para ver o que vai acontecer até ao ria 4 de Março próximo. Mas confirma - se que realmente as forças da Frelimo estão perigosamente a violar a trégua conforme publicamos ontem. Incidentes do género também acontecem no "atoleiro" da Gorongoza, em que os militares da Frelimo, em particular das posições das Mangueiras, tem violado o perímetro defendido/controlado pelos temíveis rangers da Renamo e se não houve escaramuças até aqui é devido a grande contenção de Afonso Dhlakama. 
Parece que os militares desta posição, chefiados por um tal coronel Aldo, um medroso e que sempre trabalhou junto com o Chicalango, têm o papel de "fósforo" para reacender o conflito. Sempre são alinhados grupos das fademos e vão, armados até aos dentes, até às proximidades das bases da Renamo, sobretudo no troço entre Zongorué e rio Nhadugué. E quando os militares chegam nas proximidades, começam a violentar as populações, para que estas indiquem onde fica a base da Renamo. Também pilham as bancas precárias, tudo com o objectivo de enervar as perdizes. Ora, esta aproximação às bases da Renamo equivale a uma grosseira violação da trégua e os rangers têm arriscado as suas vidas para cumprirem a difícil ordem para não reçachar os intrusos.
Aliás, isto também aconteceu ontem, na localidade de Chua, posto administrativo de Machipanda, distrito de Manica, provincia do mesmo nome, quando um grupo de militares do batalhão independente de Chimoio foi atacar um grupo de rangers que estao a guarnecer uma farma. Só não aconteceu o pior porque os guardas de Dhlakama não responderam ao fogo, mas já tinham se desdobrado para castigar os atacantes mas Dhlakama proibiu qualquer contra ataque.
Parece que a Frelimo pensa que Dhlakama deu a trégua como sinal de fragilidade mas na verdade desde o princípio do conflito, Dhlakama nunca usou todo o seu poder militar, a Frelimo é que está sempre a dar o seu máximo, chegando ao ponto de espumar de raiva. Aliás, dizem que Dhlakama tem dito aos seus homens que até agora ele apenas a dar um cheirinho a Frelimo, é apenas um treino.
Unay Cambuma
GostoMostrar mais reações
Comentários
António Matos Mbhungwa
António Matos Mbhungwa Nenhum ser humano que pode trazer a paz duradoura no mundo. Quem pensa nisso está enganado, somente Deus é que vai trazer. Outrora haviam guerras de flechas e azangaias ,atualmente são armas. Sem a intervenção d dono de tudo que é Deus ainda vão continuar a dizimar vidas humanas. Não há luz verde da paz trazida pelo ser humano.
Gosto · 2 h
José David
José David Tambor vazio toca mais,porque lá dentro nao tem nada.Por isso batugue k toca mais ,nao vai longe rependa sem avisar.Filme vem ai .
Gosto · 2 h
Dias Tembe
Dias Tembe Que cheirinho, kkkkk
Gosto · 1 · 6 h
Jose Majasse Dombe
Jose Majasse Dombe Ainda vamos esperar.
Gosto · 6 h
Amisse Abdula Cassamo
Amisse Abdula Cassamo Paremos com agitação senhores
Gosto · 4 h
Agostinho Tarambiua
Agostinho Tarambiua Ate qando isso de provocaçao
Gosto · 6 h
Agostinho Joao Filipe Mabunda
Gosto · 2 · 6 h
Pequeno Fredy
Pequeno Fredy meu irmao, o lidr da renamo ja comeu parte dle nao sofra. o lidr xta nos trair, nao podmx mas confiar nele.
Gosto · 2 h
Jornal Zechau
Jornal Zechau So unay cambumba oque o povo quer que afrelimo entrega 6 provincias ja estamos cansado de ouvir mentirosos que passa todo momento a falar mentiras que nao fim arenamo e jakama e sao unicos que pode salvar o povo. MDM nao partido mas sim uma organizaçao que foi criado para empregar afamilias dele que nao tem emprego aquele organizaçao que e liderado devez simango um presidente que ecetiva os membros para robar entao essa pessoa que pode esperar mesmo dele se for a ser presidente . tem tribalismo
Gosto · 4 h
Marques Canzamba
Marques Canzamba A frelimo sempre matou,e vai continuar a matar.Desde 1964 até agora ainda nâo parou de matar.
Gosto · 1 h
Cufa Acuna Memba Nguenha
Cufa Acuna Memba Nguenha Toda manobra d frelixo o lider dhlakama conhece ,ele nao é criansa pra ser enganado com esses gajus,
Gosto · 4 h
Ákila Eunice Papasseco Domingos
Ákila Eunice Papasseco Domingos Que se encontrem soluções urgentes
Gosto · 6 h
Jose Manuel De Jesus
Jose Manuel De Jesus Dhlakama o homem de 5 estrelas.este Senhor recebe instrucao divina.
Gosto · 6 h
Marcelino Massada
Marcelino Massada Kk naverdade mesmo upovo tamus a spera dus rezurtado dus 3 meses.
Gosto · 5 h
Eisten Daniel Neto Bomba
Eisten Daniel Neto Bomba Só queremos a paz e mais nada.
Gosto · 3 h
Antonio Ventura Missasse Missasse
Antonio Ventura Missasse Missasse Paz paz paz,o k nos querems.
Gosto · 6 h
Alex Cornelio Cornelio
Alex Cornelio Cornelio K DEUS a bencoe. Os promotores desse comflito a encontre a soluçao desse,, paz,, paz, paz
Gosto · 6 h
Alberto Constantino
Alberto Constantino o líder não deve tolerar as brincadeiras da frelixo.
Gosto · 7 h
Pauleque Joao
Pauleque Joao JOGO SEM ARPITRO
Gosto · 6 h
Dilan Coimbra
Dilan Coimbra Para de meter agua
Aderito Duvane
Aderito Duvane Rippppp....moz
Gosto · 5 h
Simao Simango
Simao Simango Viva Renamo
Gosto · 3 h
Juma Abudo Pilalau Pilalau
Juma Abudo Pilalau Pilalau Se o lider da renamo brincar com a frelimo vam lhe matrecar frelimo mata assim mesmo a rir.
Gosto · 2 h
Funcionarios Publicos e agentes do Estado desgastados com a Frelimo na Zambezia.
Funcionarios Publicos e agentes do Estado sao Obrigados a pagar valores demasiadamente altos ao Partido Frelimo no distrito da Alta Zambezia concretamente no Distrito de Lugela, terra natal do Primeiro secretario Provincial da Frelimo Paulino Lenço e do ex Porta-voz do Comite Central Frelimo Damiao Jose.
Os dirigintes maximos nomeadamente: chefe dos Postos, Directores Distritais e Admnistradora deste Distrito convocam reunioes em sectores com objectivo de auscultar as dificuldades que apoquentam a massa laboral, momentos antes de terminar a reuniao, lançam uma batata quente para ver quem engole quente: " Chegados aqui, damos por terminada a reuniao com funcionarios, agora pedimos que se retirem da sala todos os funcionarios que nao sao membros e simpatizantes da Frelimo" fim da citaçao. Conscientes que assim falando nenhum funcionario teria a coragem de abandonar a sala sobpena de ser conotado como um da esquerda embora sabendo que a maioria dos funcionarios nao sao simpatizantes. É nesta mudança de agenda que as atençoes viram para falar do proximo congresso da Frelimo que se avizinha, nisto sao obrigados todos funcionarios "presentes" na sala a contribuir dinheiro para costear as despesas deste congresso e para preparar a victoria nas proximas eleiçoes autarquicas e presidenciais em 2018 e '19, segundo a tabela: Directores das escolas secundarias 10.000,00; DN1 e DN2 5.000,00; DN3 2250; DN4 1125 respectivamente. Este valores devem ser depositados numa conta que nao precisei fazer mençao, e que o funcionario que fazer o deposito devera ir apresentar o comprovante de deposito do Partido....
A pergunta que nao quer calar é: sera que esta burla esta acontecendo em todos distritos, ou é uma coisa arquitetada localmente? Sendo verdade, quantos milhoes de meticais serao colectados no fim de junho que é o ultimo mes de pagamento destes valores? 
Caros Funcionarios ninguem deve sacrificar do pouco que recebe para satisfazer as necessidades deste Partido, o facto de voce ser funcionario nao quer dizer que sejas membro de um partido ou que nao sejas, mas o dever de pagar valores a um partido x ou y é da inteira vontade da pessoa e nao necessariamente que seja compulsorio.
- Via UC WHATSAPP
GostoMostrar mais reações
Comentários
Jose Majasse Dombe
Jose Majasse Dombe Burlados com vistas abertas,sinceramente essa nação é uma covardia!
A Tsekelimo enfim está ficando sem medo de corromper o cidadão até os estudiosos estão sendo burlados hehehe.
Gosto · 3 · 14 h
Ematum Falido
Ematum Falido Em todas províncias já circula listas nas instituições do Estado para contribuir 2% do seu magro salário em benefício do Partido Frelimo. A conotação é visível para quem não aderir esta contribuição...
Gosto · 2 · 13 h
O Medo da Morte
O Medo da Morte Este é a prática deles em todo territorio nacional, é uma humilhaçao ao funcionario que sobrevive de migalhas e ainda tem que repartir para promover os banquetes durante o congress
Gosto · 12 h
Eugenio Matine Mazine
Eugenio Matine Mazine Diz o ditado: Na terra dos cegos quem tem um olho é rei..... Mais pelo que eu saiba é que toda a brincadeira destes dirigentes ou seja dos nossos superior tem dias contadas, agora estamos em contagem decrescente.... Em breve tudo vai estar em ordem!!.!!
Gosto · 1 · 13 h
Muzungu Ndini
Muzungu Ndini Saque à luz do dia.
Gosto · 4 · 14 h
Felisberto Catao
Felisberto Catao Lamento com os ultimos dias do imperio dos tubaroes,,mas eles se enganam,pelo que eu saiba esse povo da zambezia nao se compram com capulanas muito menos com mentiras,,
Gosto · 2 · 14 h
Victoryno Guete
Victoryno Guete A ser verdade estão a estorquir o povo.
Gosto · 1 · 14 h
Mouzinho Filipe Mapedje
Mouzinho Filipe Mapedje "E se eu dissesse" que a frelimo é composta por bandos de ladrões, filiados e armados, para roubar e desgraçar o povo. Vão dizer que não!!!!!.....
Gosto · 2 · 13 h · Editado
Herick Nsuo
Herick Nsuo Na frelimo n tem fundo acabou por comprar armas de fogo e depois e arancado com a renamo
Gosto · 2 · 13 h
Fernando Sande
Fernando Sande sabe unay!as bezes eu me pergunto cmo isso é possivel num país q tem universidades o nr d graduados ate vc admira mas deixam as coisas andarem assim!?o engraçado é la n educaçao ond vivem e saem intelectuais mas nada fzem
Gosto · 1 · 14 h
Mbalamanje Uzende Chanunkha
Mbalamanje Uzende Chanunkha A melhor soluçaõ é : todos funcionários e agentes do estado que se sentem revoltado votarem neste PARTIDO !
Gosto · 2 · 12 h
Marina Francisco Jacob Jacob
Marina Francisco Jacob Jacob Não é só na Zambeze,também a nível do comando da polícia de manica tem uma taxa estipulada de acordo com a sua categoria.
NB: de caráter obrigatório
Gosto · 1 · 12 h
Rafael Monteiro
Rafael Monteiro Você é um cara burro, como diz para não ser conotado como da esquerda, se a FRELIMO em sim é um partido da esquerda, deixa de ser mentiroso e vai se informar mais.
Gosto · 10 h
Atumane Muenhe Muenhe
Atumane Muenhe Muenhe A mensagem que ele pretendia deixar ja se percebeu, talves só faltando essa correcçào que ilustre notou!
Gosto · 1 h
Nelson Victor Sozinho Sozinho
Nelson Victor Sozinho Sozinho Mas mil votos contra afrelimo nas eleiçoes,ainda estao a brincar com zambezianos,oque significa isso camaradas.
Gosto · 11 h
Ricardo Samuel Bulaque Ngalo
Ricardo Samuel Bulaque Ngalo Yap, e para garrantir a realização do 11° cogresso pôs o nosso partido nao tem fundo para tal
Gosto · 14 h
Ricardo Samuel Bulaque Ngalo
Ricardo Samuel Bulaque Ngalo Isso nao so lá,, em qualquer canto do pais, mesmo aqui ja iniciamos com as contribuições,,, esta se depositar na conta comité provicial 11° cogresso,
Gosto · 14 h
Luis Luis Julio Julio
Luis Luis Julio Julio Isu E Robu Au Vivu Voce A Veri Ki Esto A Cer Robado Aver, I E A Corpusao Au Vivu Com Este Crizi Ki Esta A Rastar De Chau Ante Na Cabesa I Depogi Eles Tambe Chepa I Aumenta Tambe A Crizi, Frelimo De Merda.
Gosto · 1 · 14 h
Agostinho Joao Filipe Mabunda
Agostinho Joao Filipe Mabunda O governo de burla
Gosto · 1 · 13 h
Abdul Raimo Ibraimo
Abdul Raimo Ibraimo Eu nao teraria nadah ya
Gosto · 12 h
Antonio Ventura Missasse Missasse
Antonio Ventura Missasse Missasse Humm triste.enquant ja recb poco.
Gosto · 14 h
Pequeno Fredy
Pequeno Fredy kkkkk, ainda falta.
Gosto · 2 h
João Michone
João Michone O governo n sente quanto paga a essa agente? Miseráveis
Gosto · 14 h
Armando Pangane
Armando Pangane no chimoio tambem tem isso,n hospital provincial,
Gosto · 14 h
João Michone
João Michone Contribuição de c""
Gosto · 14 h
Ricardo Samuel Bulaque Ngalo
Ricardo Samuel Bulaque Ngalo Devemos contribuir nao ha como
Gosto · 14 h
Mandlate Angelo Emilio
Mandlate Angelo Emilio Ainda é cedo.

Sem comentários: