sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

A Inspeção Nacional de Atividades Económicas (INAE) está a dar cartas. Deve ser apoiada.

Desde que Maria Rita Freitas tomou contou da entidade, substituindo José Rodolfo, o INAE, que congrega inspetores de vários ministérios, ganhou maior dinâmica e relevância. Moçambique precisa de instituições fortes para crescer. Imaginem se a nossa agência anti-corrupção (o GCCC) fosse tão efetiva como o INAE? Estaríamos a reduzir o roubo impune do bem público. O meu receio é que o INAE ...comece a ser combatido. Isso pode acontecer. Por dentro e por fora. Por dentro, por inspetores corruptos como os há na inspeção de Trabalho. A atividade em si oferece a oportunidade para a corrupção. Se não houver mão forte da liderança e a ética for rasteira, basta para que as cobranças para se fazer vista grossa floresçam. Por fora, lá mais do alto da influencia de graúdos da política e da burocracia estatal, quando o INAE começar a receber telefonemas para não fazer eficazmente o seu trabalho, empurrando-a para a concessão dos privilégios injustos da impunidade aqui e acolá. Por enquanto nada indica que isso esteja a suceder. O INAE age de forma exagerada para o nosso contexto? Não! Seu escopo exige firmeza e perseverança. Quando o discurso político faz da tolerância zero um chavão recorrente mas sem efetividade, sobretudo na anti-corrupção, o INAE está mostrando que é possível ser-se efectivo. Isso depende de quê? A mim parece-me que as lideranças contam.
See More

INAE encerra mais duas padarias em Maputo

Problemas de higiene e limpeza constituem principal razão
Mais duas padarias foram encerradas, na manhã de hoje, na cidade de Maputo pela Inspecção das Actividades Económicas (INAE). Ratos, fezes de animais, teias de aranha e paredes sujas infiltração, casas de banho em péssimas condições e a exalarem mau cheiro cheiro é o cenário encontrado na padaria e pastelaria Melú, localizada no bairro de Chamanculo.
Depois de terminar a vistoria, a Inspecção encerrou o estabelecimento por apresentar problemas que colocam a saúde pública em risco.
Além dos problemas relacionados com a higiene e conservação de produtos, a padaria vendia pão abaixo do peso recomendado, o que constitui outra infração. A INAE inspeccionou, ainda, mais três estabelecimentos comercias, de entre os dos quais, a padaria e pastelaria Zambeze, que também foi encerrada.
Entretanto, a INAE reabriu as padarias O Forno e Ma Pão Ma Bom, encerradas por não apresentarem boas condições de trabalho.
Dable Langa
SOBRE A IMUNDICES NAS PADARIAS E O ENCERRAMENTO DAS MESMAS
Não pretendo em Nenhum momento fazer defesa da imundices e dos encerramentos das padarias mas quero convidar- lhe a uma reflexão sobre o assunto.
* Vivemos no meio imundices...porque achamos normal..... Ser pobre não Significa ser porco, sujo e anti- higiénico.
Meus caros prestemos atenção:
A imundice faz parte do dia- a-dia dos moçambicanos....sem exagero até diria que faz parte da cultura da maioria dos moçambicanos de tal forma que já não lhes faz muita diferença produzir e viver no meio de imundices ( muitos julgam que a hiegene é privilégio dos outros, dos estrangeiro...).
Grande parte dos moçambicanos não só vivem na imundice mas também a produzem diariamente.
Vejamos o seguinte, se a imundice fosse tomado como um critério geral para o funcionamento das instituições públicas e privadas em Moçambique, a maior parte das instituições, incluindo casas dos cidadãos estariam fechadas ou encerradas por imundice. Os hospitais estão cheio de imundice e geram imundices, as escolas, os mercados, as praias, os bairros, bares, as nossas cidades estão sujas e porcas...com raríssimas excepções...as ruas andam cheias de imundices...os prédios estão cheios de imundices com sistemas de saneamento esgotados...
A verdade é que estas cidades e vilas moçambicanas foram feitas pelos colonos, para os colonos e pouco se fez e se faz para manuntenção, resconstrução, preservação das infra-estruturas. Não houve e não há um processo sistemático e contínuo de educação que habilite as pessoas para a vida urbana, peri- urbana, - as pessoas vivem nas cidades como se estivessem no campo. Existe uma certa concepção entre as pessoas de que a higiene é um privilégio dos das classes altas, muitas pessoas pensam que ser pobre significa também ser porco e não observar cuidados de higiene. As pessoas já tem essa prenoção nas suas cabeças e tratam de forma diferenciada ricos( os que tem dinheiro e os da classe média) e pobres quanto ao cuidado de higiene. É só ver as clínicas privadas dos Hospitais centrais e outras áreas para o atendimento geral...o pobre trata outro pobre sem muito cuidado de higiene e aos da classe diferente da sua, trata com elevados cuidados. As pessoas geralmente negam a si mesmas um bom tratamento( mais ético e mais higiénico). Quem compra alimentos já confecionados a beira da estrada, no meio da poeira e perto de águas estagnadas, essa pessoa nega a si mesma um melhor tratamento. Se as pessoas que vendem são negligentes quanto a higiene é porque já se aperceberam que os que compram seus productos pouco se importam com a higiene. Por que as pessoas a serem reprendidas pelos clientes mudam de comportamento ou pelo menos dissimulam. As pessoas vivem no meio de imundice sem se importarem porque as produzem e pensam que a imundice está ligada a sua pobreza ou falta de recursos por parte das autoridades competentes...mas, esta( a imundice) está ligada a falta de atitude face aos cuidados de higiene e de saúde. Ser pobre não é sinonímo de ser porco e sujo. Isso é pobreza de espirito e não pobreza material. Você só pode ser receber aquilo que você acha que você merece. Se pensas pequeno permaneces pequeno, se pensas que não mereces ser respeitado e ser bem tratado por todos, receberás isso mesmo. Você é grande, é filho do altíssimo Deus, todas as coisas tem pertencem...você vale o sangue de Cristo. Você é herdeiro de Deus, criado para as boas boas obras. E você é a habitação do Espirito Santo, ês o templo de Deus...então não deixe que Deus viva numa imundice por sua culpa! Comporte excelentemente em todas as coisas e circunstâncias e assim terás uma vida de excelência.
Vitó-Dj Nhancume
Like · Reply · 1 · 22 mins
Mario Tique
Mario Tique Forca Maria Rita
Like · Reply · 1 · 21 mins
Jossias Ramos
Jossias Ramos Exacto.
Like · Reply · 1 · 21 mins
Jose Ying
Jose Ying pois e os direitos ao consumidor
Like · Reply · 1 · 19 mins
Silvia Soares
Silvia Soares Esta de parabéns essa equipa
Like · Reply · 1 · 17 mins
SilVia Jessen
SilVia Jessen Sempre foi #Valente a Rita . bem aja...
Felix Cossa
Felix Cossa E nós os consumidores agradecemos
João Júlio Manjate
João Júlio Manjate Avante RITA...
Neide Txuma Jone
Neide Txuma Jone Forca Maria Rita Freitas e seus colaboradores, me faz recordar o saudoso Dr. Ivo Garrido. Bom trabalho, vamos ajudar denunciado as péssimas condições de higiene que perigam a saúde pública.
Like · Reply · 3 · 16 mins
Gilma Sousa
Gilma Sousa E mulher faz com amor kkk
Amipossa Nhapossa
Amipossa Nhapossa Parabéns para a equipa
Bel A Santos
Bel A Santos E verdade
Paula Matusse
Paula Matusse Subscrevo!
Olivia Mondlane
Olivia Mondlane Muita força para esta senhora. Moçambique agradece.
L
Mugaza Waka Machel
Mugaza Waka Machel Agora estão a demostrar que eles são de Campo e não no escritório com AC, apertem bem esses assim as coisas vão andar nos trilhos. Assim aqueles que ainda não foram abrangidos estão a tremer e tentando fazer o melhor isto porque não há pior coisa que parar o negócio por uma semana!
Like · Reply · 3 · 5 hrs
N Emmanuel Nyenje Cupane
N Emmanuel Nyenje Cupane Mas soico precisa nos mostrar tudo isso??? barratas tanto lixo meu Deus é p não comermos mais pão ?
Like · Reply · 1 · 18 hrs
Vania Baptista
Selma Domingos Português Nihuma
Selma Domingos Português Nihuma Precisa sim pra que vejamos quanto lixo foi consumido pelo
Willson Bachir Sulemane
Willson Bachir Sulemane BOM TRABALHO, MAS VAO "MORRER A FOME" SEM PAO PARA MATABICHO E LANCHE. Kikikkkikikk
Matias Chiburre
Matias Chiburre Eu quero indemnização para mim! Afinal de contas, fui eu o lesado como consumidor
Like · Reply · 3 · 19 hrs
Mario Jose
Mario Jose Kkkkkkkkkkkk hephaaaaaaa max vceee!
Like · Reply · 1 · 18 hrs
Matias Chiburre
A Inspeção Nacional de Atividades Económicas (INAE) está a dar cartas. Deve ser apoiada. Desde que Maria Rita Freitas tomou contou da entidade, substituindo José Rodolfo, o INAE, que congrega inspetores de vários ministérios, ganhou maior dinâmica e relevância. Moçambique precisa de instituições fortes para crescer. Imaginem se a nossa agência anti-corrupção (o GCCC) fosse tão efetiva como o INAE? Estaríamos a reduzir o roubo impune do bem público. O meu receio é que o INAE comece a ser combatido. Isso pode acontecer. Por dentro e por fora. Por dentro, por inspetores corruptos como os há na inspeção de Trabalho. A atividade em si oferece a oportunidade para a corrupção. Se não houver mão forte da liderança e a ética for rasteira, basta para que as cobranças para se fazer vista grossa floresçam. Por fora, lá mais do alto da influencia de graúdos da política e da burocracia estatal, quando o INAE começar a receber telefonemas para não fazer eficazmente o seu trabalho, empurrando-a para a concessão dos privilégios injustos da impunidade aqui e acolá. Por enquanto nada indica que isso esteja a suceder. O INAE age de forma exagerada para o nosso contexto? Não! Seu escopo exige firmeza e perseverança. Quando o discurso político faz da tolerância zero um chavão recorrente mas sem efetividade, sobretudo na anti-corrupção, o INAE está mostrando que é possível ser-se efectivo. Isso depende de quê? A mim parece-me que as lideranças contam.
Gosto
Comentar
Comentários
Dable Langa
Dable Langa Gosto
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Vitó-Dj Nhancume
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Mario Tique
Mario Tique Forca Maria Rita
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Jossias Ramos
Jossias Ramos Exacto.
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Jose Ying
Jose Ying pois e os direitos ao consumidor
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Silvia Soares
Silvia Soares Esta de parabéns essa equipa
Gosto · Responder · 2 · 3 h
SilVia Jessen
SilVia Jessen Sempre foi #Valente a Rita . bem aja...
Gosto · Responder · 3 h
Felix Cossa
Felix Cossa E nós os consumidores agradecemos
Gosto · Responder · 1 · 3 h
João Júlio Manjate
João Júlio Manjate Avante RITA...
Gosto · Responder · 3 h
Neide Txuma Jone
Neide Txuma Jone Forca Maria Rita Freitas e seus colaboradores, me faz recordar o saudoso Dr. Ivo Garrido. Bom trabalho, vamos ajudar denunciado as péssimas condições de higiene que perigam a saúde pública.
Gosto · Responder · 7 · 3 h
Gilma Sousa
Gilma Sousa E mulher faz com amor kkk
Gosto · Responder · 3 h
Amipossa Nhapossa
Amipossa Nhapossa Parabéns para a equipa
Gosto · Responder · 3 h
Bel A Santos
Bel A Santos E verdade
Gosto · Responder · 3 h
Paula Matusse
Paula Matusse Subscrevo!
Gosto · Responder · 3 h
Olivia Mondlane
Olivia Mondlane Muita força para esta senhora. Moçambique agradece.
Gosto · Responder · 3 h
Hélio Mahanjane
Hélio Mahanjane É com esse Moçambique que vale a pena acreditar. Phambeni!
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Julio Lacitela
Julio Lacitela Politica. Esta senhora despontou pela simples razao de dar cerco a aumentos de preços para evitar outros 11 de Fevereiro, SOMENTE. Vejam as áreas de actuaçao.
Gosto · Responder · 2 h
Eugenio Mabunda
Eugenio Mabunda Muito interessante esta observação.
Gosto · Responder · 1 h · Editado
Sura Rebelo
Sura Rebelo So espero q nao seja combatida. Estou farta de ver gente com garra a ser jogada pro escanteio no nosso paìs
Gosto · Responder · 2 h
KingKinho Vasquinho
KingKinho Vasquinho Eu apoio a Inspectora Chefe Maria Freitas e revejo nela a genialidade do Carlos Cardoso e do Siba Siba Macuacua grandes arquitectos da verticalidade em Moçambique e tem mais um herói que na década 80 teria sido trucidado por um comboio por escrever verdades na Revista Tempo durante a operação posição cujo nome me passa... então a Ispectora está nesse escalão.
Ela tem bolas no lugar
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Mariam Bibi Umarji
Mariam Bibi Umarji Tem de agir sem dois pesos e duas medidas e tem de ter a mesma postura perante todos os negocios e nao apenas uma seleccao de padarias! E quem nos garante que nao fecha padarias para assegurar negocio de alguem?! E tem de agir sobre o Formal e 
Informal na vertente pedagogica e tambem de fiscalizacao! E de
Forma exemplar e consistente sobre todos e nao alguns coitados.
Gosto · Responder · 2 · 2 h
Marcelo Mosse
Marcelo Mosse Certissimo Mariam Bibi Umarji. Bem falado...
Gosto · Responder · 2 h
Nito Ivo
Nito Ivo O INAE não pode levar mérito deste belíssimo trabalho. Estamos perante um cunho pessoal forte de uma senhora extremamente competente e profissional. Infelizmente sabemos que ela é alvo a afastar. Pode até ser promovida mas onde está e fazendo o que está a fazer não dura.

O INAE não pode levar o credito porque não se vê replica deste trabalho noutros cantos do p país. Não é politica do governo ter fiscais que fiscalizam em nenhuma área. Os postos para fiscal neste país é para os mais fracos e incompetentes.

Creio que quem a nomeou não sabia que ela sabia trabalhar.
Gosto · Responder · 10 · 20 min · Editado
Moiane Telma da Gloria
Moiane Telma da Gloria Belo trabalho da inspectora, eu particularmente não sabia da existência desta entidade, precisamos deste tipo de pessoa pra trazer esperança no nosso país
Gosto · Responder · 2 h
Dino Tualufo
Dino Tualufo A senhora mostra garra. É um belo trabalho. Avante
Gosto · Responder · 2 h
Cecy José
Cecy José Esta de parabéns a Expetora Maria Rita Fernandes Freitas, pelo seu trabalho muita força chefa.
Gosto · Responder · 2 h
Amancio Sergio Senderriane
Amancio Sergio Senderriane Muitos parabéns
Gosto · Responder · 2 h
Baltazar Munhequete
Baltazar Munhequete Sem dúvida meu caro, a sociedade deve apoiar e encorajar. Parabéns Dra Rita!
Gosto · Responder · 2 h
Jose Cossa
Jose Cossa que comamos mais pao com barata dentro...so. e isto nao pedir muito
Gosto · Responder · 2 h
Tcharnenko Abneiro
Tcharnenko Abneiro Merece aplausos.
Gosto · Responder · 1 h
Elson Vilanculo
Elson Vilanculo Bem haja a Inspectora...
Gosto · Responder · 1 h
Edmilson Neves
Edmilson Neves É desse louvar o trabalho feito pela INAE, principalmente no que concerne à #Inspeção de estabelecimentos públicos, + a que se ter em conta também as especulações de preços de alguns produtos (é verdade que vai de acordo com valor da compra do fornecedor, + que não se agrave de forma, tirar proveito).
Gosto · Responder · 1 h
Adam Yussof
Adam Yussof MM, há um ditado africano que diz que "correr não é chegar".... saúdo a dinâmica com algumas reservas sobre a forma, e o cariz mais espectaculoso das ações, colocando em muitas vezes, em causa a capacidade de muitos destes agentes econômicos, poderem voltar a ter a credibilidade necessária para dar andamento aos seus negócios. Seria muito relevante conhecer qual o real âmbito de Activacao e check list que a inspecção usa para os diferentes tipos de auditorias que realiza, para não se cair no ridículo, como aliás li está semana na imprensa sobre a ação na companhia aérea de bandeira.
Gosto · Responder · 4 · 1 h
Filipe Nhalungo
Filipe Nhalungo Para eficacia e eficiencia da acção inspectiva é importante que o politico não interfira. A acção se realize na observancia escrupulosa da Lei.
Gosto · Responder · 1 h
Dinis Miguel Machaul
Dinis Miguel Machaul MM, a INAE não multou a LAM no caso da toilette. Mas distribui multas as padarias e pastelarias.
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Dinis Miguel Machaul
Dinis Miguel Machaul MM, a INAE não multou a LAM no caso da toilette. Mas distribui multas as padarias e pastelarias.
Gosto · Responder · 1 h
Damiao Sitoe
Gosto · Responder · 1 h
Benilde Nhalivilo Nhalivilo
Benilde Nhalivilo Nhalivilo Parabéns a inspectora...isso é que se chama Trabalho!
Gosto · Responder · 1 h
Wa Ka Mate
Wa Ka Mate Só posso dizer que há instituicoes que crescem a medida da grandeza da visão de quem as superintende. Precisa-se colocar as pessoas certas nos lugares certos. Senhora Maria Rita Freitas tem o meu apoio!
Gosto · Responder · 1 h
Ines Chalufo
Ines Chalufo A actuacao desta entidade nos ultimos tempos parece um sonho para Mocambique que todos almejamos... parabens a equipe de trabalho e votos que continuem coesos e firmes na missao confiada... grandes desafios pela frente... forca!
Gosto · Responder · 1 h
Sidonio Bras
Sidonio Bras Pois é. É da raça. Não sou racista mas temos aqui uma amostra. Já estamos cansados se falar sobre ética, valores e etc.... força senhora Inspectora. Precisamos luz para avançar! ... Então como se explica tanta imundície? ??
Adelino Buque
Adelino Buque Creio que, a INAE está a realizar o seu trabalho, seria de esperar que as associações económicas também trabalhassem na educação dos membros, desejo que continuem assim, a sociedade agradece.
Nelo Txuma
Nelo Txuma já eram as boladas para encobrir as porcalhadas...
Aisha Chadreque
Aisha Chadreque Bem haja, pelo respeito do suor do povo
Octávio Mangalo
Octávio Mangalo Bem haja o INAE...
Para que seja visível o combate contra o INAE, a imprensa deve ajudar a instituição trazendo evidências disso para que o povo tenha conhecimento.
Que outras instituições do género se inspirem no INAE.
Eddy Prínce Simbine
Eddy Prínce Simbine Apoiemos sim senhor, estas lideranças do INAE precisam q nós todos lhes abracemos para o bem do povo. Bem hajam
Muzila Wagner Nhatsave
Muzila Wagner Nhatsave Força Rita Freitas. estamos juntos.
Bernardo Foquico
Bernardo Foquico Quando se trata de saúde exigências rígidas nunca serão exagero.
JA Naiene
JA Naiene Agradecia que esta ação fosse replicado pelo pais a dentro, pois os restaurantes e padaria deste pais ishy!....
Nire Ernesto Manhalo
Nire Ernesto Manhalo Bom trabalho d INAE, gostaria k passassem nos hotéis também
Like · Reply · 4 · 19 hrs
Leo Julio
Leo Julio Bom trabanho forsa
Like · Reply · 2 · 17 hrs
Alexandre Aguenta da Silva
Alexandre Aguenta da Silva Isso força INAE de entrar tambem nas empresas publica e encerrar as que nao...
Like · Reply · 1 · 16 hrs
Tomas Pedro Carvalho
Tomas Pedro Carvalho A esse ritmo não sobrará padarias
Valdemiro Buque
Valdemiro Buque Inae esta de parabez,é sa jete estao passando dos lemintes
Inocencio Buque
Inocencio Buque Sandes de barata
Paulo Salvador
Paulo Salvador p dpois subirem preco so
Jossefa Munguambe
Jossefa Munguambe Força bom trabalho
ike · Reply · 5 mins
Hélio Mahanjane
Hélio Mahanjane É com esse Moçambique que vale a pena acreditar. Phambeni!

Sem comentários: