quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

A imprensa de hoje!


Em grande aparição, o actor norte-americano, Denzel Washington, disse, em entrevista a uma televisão do seu país, o seguinte: “SE NÃO LER AS NOTÍCIAS, É DESINFORMADA… SE AS LER, FICARÁ MAL INFORMADA!".
Ele respondia a uma jornalista sobre uma notícia falsa que publicaram sobre si.
Seja como for, é uma pena que em pleno século XXI haja jornais a desinformar com o único intuito de ganhar dinheiro. O problema é que já não há investigação. Muitos correm para publicar, querem ser os primeiros, não interessa se o que estão a publicar é ou não é verdade.
Eu, Nini Satar, desde os meus 15/16 anos que sou leitor assíduo de jornais. Por isso que vos posso garantir que sei os nomes de vários jornalistas moçambicanos (alguns morreram, outros reformaram e há os que continuam no activo ). Aprendi com o meu falecido irmão Ayob a gostar de ler jornais. Recordo-me dele sempre dizendo: “Se um jornal publica mentiras a teu respeito, tens que reagir”. E citava o velho adágio: “Quem cala consente”.
Recordo-me que em 2001, quando fui preso, escrevi centenas de artigos para muitos jornais moçambicanos, nomeadamente “Demos”, “Savana”, “Zambeze” e outros. Era antes de nascer o pasquim do “Canal de Moçambique”. Portanto, não é hoje que me vou calar. Privei com muitos jornalistas e eles sabem que reajo na hora sempre que tentam denegrir a minha imagem.
Ainda hoje, mesmo com os meus afazeres, ainda consigo arranjar uma ou duas horas para ler os principais jornais mundiais, sem esquecer das notícias do meu país: Moçambique. Nunca fiz uma pesquisa igual, mas estou quase certo que 99,9 porcento das notícias publicadas (pelo menos pelos jornais moçambicanos) é mentira.
Os jornais mentem para ganhar dinheiro. Pior agora, em tempos de crise, não há publicidade. Se folhearem alguns jornais da praça irão ver que a publicidade é escassa, mesmo sendo a principal fonte de receita dos jornais. Como ganhar dinheiro, então, para cobrir as despesas diárias? Publicam mentiras só para vender o jornal.
Por exemplo, o “Savana” e o “Canal de Moçambique” não tiram mais de que mil exemplares semanais. Mesmo que isto se esgote, não é suficiente para cobrir as despesas: impressão do jornal, papel, salários, aluguer de instalações, combustível para as viaturas que transportam os repórteres, impostos disto e daquilo. Ou seja, isto acaba não sendo negócio.
É por isso que alguns jornalistas se vendem à determinadas pessoas ou são lambe-botas do sistema para poderem comer. Por exemplo, quem alimenta o “Savana” é Albano Silva. O Fernando Gonçalves, editor do “Savana”, é seu sequaz. Escreve sempre à favor de Luísa Diogo. Fernando Gonçalves e o seu patrocinador Albano Silva estavam na expectativa de que Luísa Diogo fosse candidata da Frelimo para concorrer às presidenciais passadas. Ficou reprovada pelos camaradas, mesmo com o Gonçalves a puxar excessivamente o lustro.
O ministro Celso Correia também é bem falado no “Savana”, porque tem lá o seu escova Francisco Carmona. O salário que o Carmona ganha no “Savana” é pouco. Aumenta com o dinheiro do Celso Correia lambendo-lhe as botas. Atenção: não tenho nada contra o jovem ministro Celso Correia. Considero-o uma boa pessoa, mas o que estou a dizer é verdade e todo o “Savana” sabe: Carmona é seu puxa-saco e paga-lhe por isso. São invenções do Carmona essas parvoíces de “jovem tigre” para engrandecer o Celso Correia só por causa de algumas migalhas. O “Canal de Moçambique” é o que todo mundo sabe: é um boletim informativo da Renamo. O “Notícias” e o “Domingo” são as verdadeiras caixas de ressonância do partido Frelimo. Comem das migalhas do partido.
Eu ainda acho que estes jornais todos deviam ser revistas cor-de-rosa. Só servem à fofoca. Não informam, muito menos formar. E neste contexto ainda nasce o ESTRELA, do Gustavo Mavie. Para quê? Para polir o regime e denegrir a imagem de um homem forte: Nini Satar?
Indivíduos, como o Gustavo Mavie, são hipócritas. Não têm auto-estima. Como é que passam a vida a lamber as botas do regime e mesmo assim são mandados embora? Não foi o que aconteceu com o Gustavo Mavie na AIM? Tanto escovou, mas na hora da verdade foi jogado para o lixo. Por isso que criou o ESTRELA para a sua sobrevivência.
E mesmo assim, ainda continua defensor desse regime que lhe pontapeou e desgraçou milhões de moçambicanos. Isto é o que se chama ser idiota.
Portanto, o Denzel Washington disse tudo. Quem não é hipócrita sabe que se trata de verdade. Jornalismo de sobrevivência, de estômago, nunca vai dar em nada. E nós, os grandes homens que tentam denegrir, estamos numa wella. A vida nos corre de feição. Se o Gustavo Mavie tivesse a honestidade de pedir, talvez ainda lhe dava um saquinho de arroz para os seus lá em casa. Não lhe iria deixar morrer à fome, como fez o partidão. Sacaneou-lhe. Bem feito!!!!
Nini Satar
GostoMostrar mais reações
Comentar
22 comentários
Comentários
Blessed Paulo Simbe
Blessed Paulo Simbe Caro Momade Assife Abdul Satar, se perguntar não ofende. Na sua óptica, quem seria o melhor Jornalista de Moçambique e qual seria o Jornal que mais ou menos respeita os padrões normais ou aceites no cerne Jornalístico?
Gosto · Responder · 1 · 19 h
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar Blessed Paulo Simbe
é difícil responder esta pergunta.
Gosto · Responder · 4 · 19 h
Laercio Eder Camal Mulima
Laercio Eder Camal Mulima Que Moçambique esta cheio de lambe botas isso é verdade!
Gosto · Responder · 19 h
Joaquim Domingos Massango
Joaquim Domingos Massango A fome faz com que as
Gosto · Responder · 1 · 18 h
Joaquim Domingos Massango
Joaquim Domingos Massango A fome faz com que as pessoas perdem professionalismo
Gosto · Responder · 18 h
Joaquim Domingos Massango
Joaquim Domingos Massango A fome faz com que as pessoas perdem professionalismo
Gosto · Responder · 18 h
Bsc Scarlleth
Bsc Scarlleth Prezado Momade Assife Abdul Satar, O Denzel Washington foi honesto em dizer isso e do mesmo modo concordo consigo quanto o jornal Moçambicano. E para falar mais, em Moçambique são poucos profissionais, pois pela boa vontade que existe em bajular "lamber as botas" e prejudicando o outrem para subir na vida. Portanto, não temos profissionais como tal. ATÉ QUANDO ISSO?
Gosto · Responder · 16 h
Claudino G. Nchumaly
Claudino G. Nchumaly Ate quando voce (nos) mudar/mudarmos a mentalidade de que deve ser outro a trazer as solucoes/respostas dos seus (nossos) problemas.
Gosto · Responder · 9 h
Sheinhani Waka Wetela
Sheinhani Waka Wetela Meu caro Momade Assife Abdul Satar nem precisamos ir longe. Creio que teve a oportunidade de acompanhar a conferencia de imprensa dada pela Dra Graça Machel, e falou desse comportamento( desinformativo) dos jornalistas quando se tratou do caso da filha. Dizias, num teu comentário, o seguinte: " O problema é que já não há investigação". Concordo, e é simples provar isso. Acompanhe uma noticia na TVM e logo de seguida mude para STV, é a mesma noticia, procure o outro canal como Miramar...é a mesma noticia. Nem há espirito de competitividade, de quem traz mais e melhor informação para informar e não desinformar. A unica diferença é a qualidade de imagem, voz do locutor...O jornalismo investigativo morreu...os jornalistas "androids" procuram informação nas redes, nas fofocas, sentados no escritório. Onde anda o papel do chefe de redação??
Gosto · Responder · 7 · 18 h · Editado
Loides Loides
Loides Loides Jornalistas android, he he he he realmente
Gosto · Responder · 2 · 18 h
Ally Afua
Ally Afua Os meios de transmissão de massa, não servem nada mais que desinformar, caluniar e moldar os pensamentos dos que são abrangidos pela tal informação. O jornal não é único mecânismo usado para desinformar, existem vários outros meios de transmissão usados. Gosto do ataque feito pelo sr. Nini, espero que ataque todos os meios de transmissão, assim pelo menos abre a visão de certos moçambicanos, que não sabem o verdadeiro objectivo das culturas de massas,(televisão, jornal, radio...etc).
Gosto · Responder · 17 h · Editado
Djicaze Dzovo Dzovo
Djicaze Dzovo Dzovo Cada um tem os seus lambebotas. O Nini tambem tem uma legião deles. Não custa identifica-los. É so ler os comentarios. No lugar de quererem agradar ao Nini concordando com tudo o que ele diz, mesmo que sejam asneiras, porquê é que nao lhe pedem para vos ensinar como é que ficou rico para voces tambem estarem numa wella?
Gosto · Responder · 4 · 18 h
Jamal Marlleezy Mucussete
Jamal Marlleezy Mucussete Parabéns pelo comentário, o unico comentário interessante e veridico é este.
Gosto · Responder · 2 · 15 h
Carlos Antonio Muianga
Carlos Antonio Muianga Possa acho que a carapuça serviu, kkkkkkk
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Carlos Antonio Muianga
Carlos Antonio Muianga Possa acho que a carapuça serviu, kkkkkkk
Gosto · Responder · 9 h
Navalha Agnaldo Navalha
Navalha Agnaldo Navalha Nini com seu cafe da manha
Gosto · Responder · 1 · 20 h
Victor Malombe
Victor Malombe provocaram e ele não vai se calar isso eu sei do nini
Gosto · Responder · 18 h
Ivan Stelio Cuamba
Ivan Stelio Cuamba Doi ser 1 lambe bitas.
Gosto · Responder · 20 h
Rosa Vazicaque
Rosa Vazicaque eu aprendo cada vez mais com seus comentários
Gosto · Responder · 20 h
Siryo Forrell Starck
Siryo Forrell Starck Grande homem é sábio
Gosto · Responder · 20 h
Gil Lino Lino
Gil Lino Lino Esperamos sua interrevenxao no dsfecho do caso josina machel
Gosto · Responder · 19 h
Paulino Nimole
Paulino Nimole Em sombras de dúvidas Nini Satar pois com esta crise ainda vão escrever mas pela sobrevivência 😂😂😂😂😂😂😂😂
Parabéns escreves muito bem.
Gosto · Responder · 20 h
Aniceto Benzane
Aniceto Benzane Mas meu ilustre fala para esses tipos só que mesmo assim eles não querem mudar!
Gosto · Responder · 20 h
Antoninho Soto
Antoninho Soto Blessed Paulo Simbe para Momade Assife Abdul Satar os melhores jornais são aqueles que sempre escovam à ele #Magazine e #Zambeze
Gosto · Responder · 1 · 13 h
Domingos Manecas
Domingos Manecas ....Revistas Cor-de-rosa kkkkk...
Gosto · Responder · 1 · 12 h
Vasco Pedro Francisco
Vasco Pedro Francisco PUXA SACOS D JORNALISMO MOCAMBICANO
Gosto · Responder · 17 h
Jose Chirruco
Jose Chirruco Aula de sapiência para os jornalistas
Gosto · Responder · 20 h
Novais Jose Angolano Angolano
Novais Jose Angolano Angolano Uma bomba atómica, bem forte,para os madjes
Gosto · Responder · 19 h
Mauricio Zaqueu Covane
Mauricio Zaqueu Covane Também estou numa Wella kkkkkkkkkkk
Gosto · Responder · 16 h
Jorge Fernando Macumbuia
Jorge Fernando Macumbuia grande nini,eu aproveitar aprender algo com o senhor
Gosto · Responder · 20 h
Jorge Chissume
Jorge Chissume vamos akabar kom lanbibotismo.desses k que se dizem ser jornalistas.

Sem comentários: