quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

A dado ponto, ela aconselha uma das partes a subornar os declarantes ou testemunhas, com vista favorecer os seus comparsas.


Egidio Vaz added 5 new photos.
9 hrs ·



A edição do Canal de hoje traz um caso de uma juíza que assessora uma das partes de um processo em que ela é a juíza da causa. A dado ponto, ela aconselha uma das partes a subornar os declarantes ou testemunhas, com vista favorecer os seus comparsas.

Há meses, eu havia manifestado o meu desagrado para o sistema de administração da justiça. E houve quem teria se zangado. Infelizmente, nem todos juízes são justos. Aguns são mesmo colaboradores do mal.

De King Massikine
De King Massikine Irmãos o sistema judicial deste pais está um caos num todo, tinham que vir a Nampula vir ver um juiz a negociar penas de solturas e advogados super corruptos
Like · Reply · 3 · 11 hrs
Dania Pereira
Dania Pereira Sou uma leitora assídua do jornal o canal de Mocambique e quando hoje deparei com a capa do jornal confesso que fiquei estática ao ver a capa que em particular me interessou porque eu mesma tenho um letígio com esta senhora que até ameaças fez usando o seu cargo de juiza como forma de intimidação num processo desde 2010 o mais estranho foi saber que paginas do processo haviam desaparecido e que o juiz que julgava o caso disse que julgou da forma como fez porque não constava no processo a parte que se referia que nesse processo haviam contra interessados o que o advogado que me assiste recorreu da sentença e mais uma vez sofri represálias da mesma. Por isso ponto para o jornal
Like · Reply · 1 · 4 hrs
Nati Cruz
Nati Cruz Nojo do sistema judicial ( juizes, advogados). Espero que n terminem mal.......
Jose Cumbane Cumbane
Jose Cumbane Cumbane Juiza sem juizo. Lamentavel!
Like · Reply · 3 · 12 hrs
Joaquim Joao Correia
Joaquim Joao Correia Lastima.vendo bem por la ninguem escapa
Aurélio Bull Gza
Aurélio Bull Gza Que juiza é essa?
Arsenio Manjate
Arsenio Manjate E juíza do tribunal distrital de marracuene.
Like · Reply · 2 · 11 hrs
Aurélio Bull Gza
Aurélio Bull Gza Fez o quê?
Estou fora do país ando desactualizado
Mário João Francisco Francisco
Mário João Francisco Francisco uma vergonhaComments

Luciano Mapanga Esse tipo de juízes devia ir presos.
Like · Reply · 9 hrs

Joaquim Mavone escrevendo
Like · Reply · 9 hrs

Organon O Pensador Esse caso faz-me recordar do seriado "#Como_Defender_Um_Assassino", pois a manipulação das provas, testemunhas e a contaminação do sistema judiciário é a base para tornar a justiça numa ferramenta parcial...!
Like · Reply · 13 · 9 hrs · Edited

Angelica Muianga Se inspirou na Analise (Ana mãe )kkkkk
Like · Reply · 1 · 2 hrs

Durão Barroso Viva, acredito que o seriado retrata a vida de uma advogada manipuladora do sistema judiciário americano e não de juízes corruptos, meu caro! Não vejo "analogia" com a série.

Euclides Da Flora * conflito de interesse e tráfico de influências "
Like · Reply · 9 hrs

Ákila Eunice Papasseco Domingos Para acabar com a corrupção, primeiro a justiça deve deixar de ser corrupta.
Like · Reply · 1 · 9 hrs

Carlos De Sousa Tivir Esse "Canal de Moçambique" que postas hoje é aquele mesmo que não é credível ou é um outro?
Unlike · Reply · 34 · 9 hrs
Hide 19 Replies

Andre Dimas tsc. kkkkk
Like · Reply · 9 hrs

Egidio Vaz A notícia que partilho é uma transcrição do audio a que o Conselho Superior de Magistratura Judicial teve acesso. E o Canal também. Está a introduzir conversas estranhas ao tema.
Like · Reply · 12 · 9 hrs

Carlos De Sousa Tivir Então é o mesmo. Obrigado pelo esclarecimento.
Like · Reply · 17 · 9 hrs

Joacheim TembeCarlos De Sousa Tivir suponho que era mais sensato discutir os factos ou não?
Like · Reply · 3 · 9 hrs

Nairinho Mabote Kkkkkkkkkkkkkk
Like · Reply · 9 hrs

Sura RebeloCarlos De Sousa Tivir ia colocar essa pergunta mas CORRESTE KIKIKKK AFINAL LÊ ESSE JORNAL ENGANADOR? LOL
Like · Reply · 3 · 8 hrs

Elísio Nhantumbo A idéia não é deixar de ler o jornal, mas sim filtrar melhor as noticias. Há noticias verdadeiras no canalmoz, mas também há umas e outras simplesmente estranhas.
Like · Reply · 3 · 8 hrs

Uacheque Bernardo FranciscoCarlos De Sousa Tivir obrigado por ter feito uma pergunta que eu mesmo faria a grande Egídio Vaz .
Não faz sentido claro o mesmo jornal que tem sub estimado hoje saia a ilustrar como referência. Interessante! !!!!
Já que justificou k tem outros canais de informação que tiveram a chance de obter a informação ao menos devia esperar os mesmos para fazer referência.
Não fica bem termos que menos midias que até certo ponto trazem a tona a verdade. E pôr-mos em causa a verdade. E sairmos em defesa outras fontes que até certo ponto censuram a informação.
Like · Reply · 3 · 8 hrs

Moniz S. WalungaSura Rebelo , l^e sempre, mas o considera "BOM JORNAL" quando esse mesmo jornal escreve coisas que lhe agradam!! E como na maior parte das vezes o Canal de Moçambique escreve contra falcatruas praticadas pelos seus amigos no governo....da' para entender porque ele odeia!!
Like · Reply · 1 · 1 hr

Sura Rebelo Noticias estranhas... pois isso depende das "lentes" q usam
Like · Reply · 1 hr

Elísio Nhantumbo De facto depende das lentes. Jornal que diz k o diabo se chama Cristo eu evito.
Like · Reply · 1 hr

Sura Rebelo Melhor nao lerem mesmo. Vamos ler Noticias. Ai sim noticias 5 estrelas. Ja agora a estrela tb. Farta de censura. Saco cheio
Like · Reply · 1 · 1 hr · Edited

Elísio Nhantumbo Pois é querida Sura Rebelo (if I may) mas infelizmente o notícias é muito propaganda e politicamente alinhado. Eu não, leio, releio e analiso as notícias.
Like · Reply · 1 hr

Sura Rebelo Acha q os outros nao analisam? Q consomem direto? Caso seja isso fiquemos por aqui
Like · Reply · 1 hr

Elísio Nhantumbo Falei por mim. A senhora foi quem começou a deixar recados entre linhas. Apenas quiz deixar clara a minha posição.
Like · Reply · 1 hr

Sura Rebelo Recados? Fui clara como de costume nos meus posicionamentos. Cada um pensa o q pensa e é isso. Por isso gosto de democracia de verdade e nao de faz de conta
Like · Reply · 1 hr · Edited

Elísio Nhantumbo Para ser franco só reagi porque a senhora reagiu ao meu comentário de forma directa. Boa noite e tudo de bom.
Like · Reply · 1 hr

Sura Rebelo Boa noite
Like · Reply · 1 hr

Benedito Nhança Quando lhe convem é credivel, e outras vezes não é, convenhamos meu caro Vaz!

Nemane Selemane E como resolver o caso do colega(Silica) nesse jeito?
Like · Reply · 3 · 9 hrs

Eliseu Soares Impossivel nesta terra assimmmm!!!

Mpasso Alberto Camblege Não me parece correcto julgar procedente as alegações e conclusões feitas por um jornal "Canal de Moçambique", pois sabe-se que não poucas vezes esse mesmo jornal já nos trouxe informações meramente comerciais ( apenas para criar calúnias, descrédito de algumas instituições e finalmente para vender o papel), razão pela qual não podemos cegamente ler e acreditar, mas temos também que sensurar a informação e fazer cruzamentos da mesma... aliás, mesmo porque não me parece pensável que um Juiz que faça parte de Conselho Superior da Magistratura Judicial- CSMJ por estar inconformado com a decisão do órgão venha a divulgar o suposto áudio...nao quero com isto dizer que a corrupção não existe no judicial, mas temos que analisar os factos mesmo antes de crussificar os indiciados porquê podem estes indiciados a final do processo investigativo terem sido " VÍTIMAS "...
Like · Reply · 3 · 9 hrs
Hide 22 Replies

Pires Calembo Não venha aqui tapar os vistos.
Like · Reply · 1 · 9 hrs

Mpasso Alberto Camblege Caro Pires Calembo, Argumente e traga provas por favor...
Like · Reply · 9 hrs

Alberto Pawandiwa Nao me parece que já tenha havido algum desmentido nas.publicações feitas por este jornal. Salvo se a memória me atraiçoar.
Like · Reply · 1 · 8 hrs

Dino Foi Esse áudio existe e é verdadeiro. Não há presunção de inocência há sim uma juíza corrupta que tentou comer dos dois lados e deu-se mal.
Não concentremos-nos no mensageiro essa aula é do primeiro dia do curso de contra-inteligência e farta, vamos olhar para os factos.
Like · Reply · 1 · 3 hrs

Fatima MimbireDino Foi eu acho que a autenticidade do audio deve ser atestada. E depois avancar para o aprofundamento do caso. Ha muitos factos soltos ate na forma como o audio foi reproduzido. E penso que atestada a autenticidade a juiza deve ser exemplarmente punida e ai a sociedade deve exigir isso.
Like · Reply · 3 hrs

Fatima MimbirePires Calembo amanha podes ser tu a ser exposto por alegadas fotos tuas e nao teres como te defender. Penso que temos que comecar a exigir a autenticidade das coisas. Ja vimos documentos passarem como se fossem autenticos e eram falsos. Na subestimem as TICs
Like · Reply · 2 hrs

Fatima Mimbire Mpasso, a proposito do tal juizo inconformado e que passou a informacao para a imprensa: o fez com que mitivacoes? Porque nao acredita na justica a que ele proprio serve e jurou tal servico? porque nao mandou o caso para a PGR? E qual foi a sua posicao na decisao sobre o caso? ele se impos contra a decisao? O nossos sistema da justica esta podre e muitos de nos temos experiencias sobre isso. Mas nao 'e estranho que o tal audio apareca depois que ela julgou contra a Milhulameti e a favor da comunidades? Nao era suposto que pela negociata fosse ao contrario? ou a comunidade tem muito dinheiro que pagou mais que uma empresa como aquela que tem um projecto milionario possa pagar (da conversa, parece que eles estava com disposicao para pagar).
Like · Reply · 2 hrs

Dino Foi Eu sei como o áudio foi reproduzido mas não é meu assunto. NATERCIA, mais um whisky por favor.
Like · Reply · 2 hrs

Fatima MimbireDino Foi kkkkk... cuidado a Natercia te gravar a pedir outras coisas e nao o whisky, lol
Like · Reply · 2 · 2 hrs

Dino Foi Tava a negociar melhor deal a ilustre e uma das partes detonou. Tão simples como isso. Se não jogasse com um pau de dois bicos possivelmente saia-se bem e a capa deste jornal hoje seria outra coisa.
Like · Reply · 1 · 2 hrs

Fatima MimbireDino Foi possivelmente. Penso que este caso nao pode terminar assim, como se nao fosse nada. este assunto 'e gravissimo.
Like · Reply · 1 · 2 hrs

Dino FoiFatima Mimbire: é o começo. O jornal precisa de ir um pouco mais ao fundo. Há pano para manga.
Like · Reply · 1 · 2 hrs

Fatima MimbireDino Foi plenamente de acordo. muito a fundo. E 'e ai onde esta o maior desafio e a maior oportunidade de mostrar que este 'e um servico de facto publico. Ficar pela denuncia nao da. Ha muitas coisas para ver, mas muitas.
Like · Reply · 1 · 2 hrs

Mpasso Alberto CamblegeDino Foi tens posições radicais como de testemunha ocular se tratasse. Já vivenciei muitos casos assim e o final foi espantoso.
Trabalho com problemas todos os dias, vejo provas e contraprovas, tudo vem brilhando feito Ouro, mas é simplesmente barro...nao existem duas verdades, pois a experiência me manda dizer que há fábrica de verdades e mentiras neste mundo, por isso até que seja dita a verdade dos factos por órgãos competentes (e não por Canal) não me arriscarei dizer que exista tal áudio e que tal áudio seja autêntico, como bem disse a Fatima Mimbire, a ciência está fazer a sua parte e as TICs estão avançadas...mesmo para terminar tenho as seguintes duvidos:
1. A população já tem tanto dinheiro assim para de forma CONJUNTA corromper a Juíza??

2. Se a memória não me trai, o tribunal decidiu a favor dos alegados corruptos activos e procuro agora razões de tal corrupção...

3. Será mesmo de acreditar que o CSMJ "um órgão colegial" presidido pelo presidente do TS tenham deliberado desprovido da imparcialidade????????????

Será???
Like · Reply · 2 hrs

Dino Foi Vá seguindo o assunto de perto e voltaremos ao assunto nas próximas semanas.
A minha tese é tirar-se o mensageiro.
As dívidas ocultas também vieram de um jornal: o Wall Street Journal.
O Watergate foi trazido por um jornal: The Washington Post.
Então o meu "radicalismo" está nessa nossa de atacar o mensageiro e não a mensagem.
Este assunto poderia ter tomado um outro rumo neste seu mural se não houvesse a tentativa de diluir o mensageiro.
Concentremo-nos no essencial, se não estamos por dentro dos assuntos vamos se estar a apalpar dentro das balizas do comummente aceite.
Like · Reply · 2 hrs

OL Penicela Mpasso, o Jornal "Canal de Moçambique" é comprovadamente um dos mais idôneos e credíveis da nossa imprensa. O ficheiro "áudio" cujo transcript foi publicado constitui na minha humilde opinião uma flagrante evidência do envolvimento da "senhora" com as ilicitudes de que aparece acusada. Atenção meu amigo, eu compreendo a sua manifestação de solidariedade de classe (jurista) mas, os factos....
Like · Reply · 1 hr · Edited

Mpasso Alberto Camblege Caro Dino Foi, a mensagem foi trazida pelo mensageiro, e este não trouxe "suspeitas" mas sim conclusões, aliás conclusões bem temperados e cá estamos a consumir a tal massagem, que tal analisar o conteúdo antes de ingerir e digerir???? Não acha que esse processo preliminar de análise antes de ingerirmos precisamos passa pela verificação do veículo que nos traz essa informação??? Consegue-se por acaso acreditar no conteúdo de um produto sem antes verificar a validade do mesmo que normalmente vem na embalagem?

NB: Não estou aqui a defender a A ou a B, pois o noticiado pode ser verdadeiro ou não, quero apenas deixar aqui clara a ideia de presunção de inocência até que se prove o contrário, pois jornal é jornal e nunca vai exercer o papel de Tribunal.

Vou conduzir, até mais.

Abc
Like · Reply · 1 · 1 hr

Mpasso Alberto Camblege Caro OL Penicela, em momento e fórum apropriado iremos conversar...abc
Like · Reply · 1 · 1 hr

Moniz S. WalungaMpasso Alberto Camblege , disseste tudo muito bem ate' ao ponto 2! O teu PECADO esta' no ponto 3!! Que CSMJ te referes?! O de Mocambique, onde ha' muita promiscuidade entre os Poderes Judicial e Politico?!? A resposta e': claro que pode!! Se tal nao fosse possivel o sistema judicial neste Pais era uma maravilha!! O CSMJ do nosso Pais e' uma autentica encenacao de malfeitores pagos pelo erario publico para nao desempenharem bem suas tarefas e desorganizarem a justica!
Like · Reply · 1 · 1 hr · Edited

Fatima MimbireMoniz S. Walunga, penso que temos uma oportunidade ímpar de testar essa entidade e dar lhe definitivamente um atestado de incompetência. a PGR deve fazer a sua parte, aliás, pode ir ao canal pedir a gravação p iniciar o seu trabalho ou ir ao CSMJ solicitar tal áudio. esclarecer este caso pode ser uma oportunidade p reorganizar a justiça.
Like · Reply · 1 hr

Moniz S. WalungaFatima Mimbire , assim e' que deveria ser! Mas, Fatima, convenhamos, ainda confias na PGR e no CSMJ deste Pais?!? Se respondes que sim....eu vou pensar que e' por seres mocambicana de gema com uma ingenuidade do tamanho de Mocambique! Para lograrmos dar beneficio de duvida 'aquela gentalha e' preciso ver o que ja' fizeram de valor ao longo dos anos no Pais!! Ja' ganharam cultura de nao desempenharem suas tarefas e, muitas vezes, serem tambem parte do problema e nao da solucao! Mas, deixo isso 'a tua consideracao; eu te respeito pela coragem que tens de ainda seres optimista....tiro chapeu a ti....🤔🤔🤔🤔
Like · Reply · 46 mins · Edited

Fatima Mimbire Sabes pq n funcionam? Pq ninguém exerce pressão sobre eles. Comem, dormem, vivem a Boa Boa Boa francesa a custa dos nossos impostos e fica assim mesmo. Somos conformados e cúmplices. Queres apostar quanto que este assunto vai morrer assim?

Xigg Strauss Estamos fodidos
Like · Reply · 9 hrs

Fernando Jorge Francisco Cumbana essa juiza merece cadeia mas antes verficar se a noticia è verdadeira pk esse jornal è especialista em mentiras
Like · Reply · 1 · 9 hrs

Tesoura Júlio Tuboi Estamos lichados.
Like · Reply · 1 · 9 hrs

Zacarias Adinane A ser verdade é o cúmulo
Like · Reply · 1 · 9 hrs

Manuel Juliao Vilanculo Afinal, aonde nós, vamos recorrer, já que a instituição que certas pessoas que deviam combater o mal, são promotoras do mesmo? Urge a quem é direito agir imediatamente, afinal de contas não estão na selva onde manda o mais forte, creio que assim devia se agir pelo bem de todos...
Like · Reply · 8 hrs

Moniz S. WalungaEgidio Vaz, posto isto, a quem assacar as responsabilidades?! A juiza cometeu gafe e o CSMJ lhe protegeu! O caso morre assim mesmo?!? Quem deveria "punir" os dois prevaricadores (a juiza e os protectores dela, neste caso o CSMJ)? Nao sera' aqui onde vive escondido o verdadeiro culpado deste forobodo' todo?! Vamos ser serios!
Like · Reply · 2 · 1 hr · Edited

Simões António José Para mim, o canal de Moçambique é o único que à par de o @verdade e o savana lutam para desvendar alguns mistérios que pairam nos ares deste país. Muitos fazem de tudo para descredibilizar as notícias deste jornal mas no entanto, pouco ou nada fazem para provarem aquilo que chamam de incopetência do canalmoz. Quem desvendou o caso Ematum e outra lista ilimitada de dívidas ocultas em primeira mão? Foram vocês ou canalmoz? Pelo menos à nível nacional não vejo outro jornal para além dos mencionados que fazem jornalismo investigativo aqui nas terras do Machel. A verdade é para ser dita e quanto maís existir provas para sustentá-la melhor. Nem que para tal a vida seja o preço a pagar. Viva canalmoz! Viva a verdade! Falei.
Like · Reply · 6 · 7 hrs · Edited

Amisse Abdula Cassamo esse pais so falta chover de baixo para cima. By Carlos Cardoso
Like · Reply · 5 · 8 hrs

Elias Langa Nós não temos justiça em Moçambique.por isso que Guebuza está onde esta
Like · Reply · 1 · 8 hrs

Armando Ferreira Tenho uma Juíza na família. ..meu Deus, só eu sei. ...destruiu a família
Like · Reply · 2 · 8 hrs

Dino Foi Ha muitos esquemas
Like · Reply · 1 · 7 hrs

Zelio Benjamim Mazive Espero que esta informação não seja verídica, se for, isso prova que o nosso belo Moçambique está a mostrar o quanto a corrupção está enraizada até com os que deviam combaté-la.
Like · Reply · 6 hrs

Sergio Pedro Pedro Quem foi a vítima hoje. ...Para tanto ruído. ...a justiça sempre foi assim e será assim até aos próximos ventos. ..ariiiiiiiii. ..dói afinal. ..
Like · Reply · 1 · 6 hrs

Tarcísio Azevedo Eu não entendi essa passagem:
"...uma juíza que assessora uma das partes de um processo em que ela é a juíza da causa."
Like · Reply · 2 hrs · Edited

Jose Chirruco Podridão
Like · Reply · 4 hrs

Alberto Mazanga Caros colegas, eu acredito numa boa investigação que esse jornal faz. Agora dizer que o jornal não credivel e deixar passar este disfalque judicial, acho falta de honestidade.....Quem é de direito pega o assunto e aprofunda mais......
Like · Reply · 3 hrs

Manuel Be Edy muitos perdem as causas por corrupção de alguns juizes.
Like · Reply · 2 hrs

Zainadine Jamaldine Ponta do iceberg
Like · Reply · 2 hrs

Josue Mucauro Embora esse jornal seja "mentiroso ", parece me que é o menos "mentiroso " da praça... Quanto ao áudio é só esperar mos ver os próximos episódios

Sem comentários: