domingo, 15 de janeiro de 2017

Trump quer se reunir com Putin em Reykjavík em sua primeira viagem como presidente


Presidente eleito dos EUA, Donald Trump


© AP Photo/ Evan Vucci
Mundo
URL curta
541505150

Equipe do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, informou que reunião com Putin deve ser sua primeira viagem internacional após assumir o cargo.

A equipe de transição de Donald Trump informou que o republicano planeja se reunir com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na capital da Islândia, Reykjavík, palco de históricas reuniões entre EUA e União Soviética no período da Guerra Fria.
"Donald Trump está planejando realizar uma reunião com Vladimir Putin nas próximas semanas depois da posse do presidente", diz a publicação do jornal Sunday Times, citando fontes da equipe do presidente eleito. 
A equipe de transição do novo líder dos EUA teria dito às autoridades britânicas que a reunião com Putin em Reykjavik seria a sua primeira viagem ao exterior após assumir a presidência. Anteriormente, Trump havia dito em entrevista ao Wall Street Journal que estava pronto para se reunir com Putin após a cerimônia de posse, que será realizada em 20 de janeiro.
Foi relatado também que Trump a intenção de começar a trabalhar na preparação de um acordo com a Rússia sobre a limitação de armas nucleares.
"Na tentativa de reiniciar as relações do Ocidente com o Kremlin, Trump vai começar a trabalhar em um acordo para limitar as armas nucleares", diz a publicação.
A Cúpula de Reykjavik, realizada em 11 e 12 de outubro de 1986, foi a segunda rodada de uma série de encontros entre a União Soviética e os EUA entre 1985 e 1988, que alteraram dramaticamente as relações bilaterais e a situação internacional. As duas superpotências passaram de um confronto aberto para uma política de compromisso e acordos, principalmente no que diz respeito ao desarmamento nuclear.

Sem comentários:

Windows Live Messenger + Facebook