quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Os donos da Águas da Região de Maputo




Sabiam que para além do FIPAG (73%), os donos da Águas da Região de Maputo são Raul Domingos, Américo Magaia (que representa um grupo de militantes da Frelimo) e Arnaldo Lopes Pereira (Ex-BCI, e com ligações a Consultec e a muitos outros empreendimentos) (17 %)? Que um dos sócios recentes foi Armando Guebuza? Que a empresa está em falência técnica e com dívidas avultadas a fornecedores e credores (Banco Mundial e BAD)? Que paga uma renda mensal fixa (valor não apurado) e outra variável ao FIPAG (20 milhões de Meticais)? Que no contrato que detém com o Estado, a AdM tem a obrigação de, em caso de restrição, garantir água em todos os bairros de Maputo e Matola usando fontes alternativas (tanques cisternas ou furos de água)? Que se ela não fornecer água coloca em causa o contrato que tem com cada cliente? Que o modelo de restrição anunciado é impraticável porque a rede das cinco áreas operacionais (Matola, Maxaquene, Chamanculo, Laulane e Machava) está interligada num sistema de malhas, sendo impossível o seu seccionamento; que o mais racional seria reduzir o fornecimento em horas e não em dias (assim como se fosse uma dieta para perda de peso; cortar no número de refeiçoes e nao ficar um dia inteiro sem comer...)? Que a medida restritiva devia ter entrado em vigor em Dezembro mas houve um recuo por causa do seu impacto nas festas do fim do ano? Que este é um assunto político por excelência e merecia um tratamento sério por parte do Governo? E que esta crise não é para ser tratada de animo leve? Que a AdM nao devia andar por aí a pronunciar-se sobre as bacias hidrográficas pois isso é da alçada da Ara SUL, a quem a AdM paga uma factura mensal pela compra de água; que alternativas de fontes nas barreiras da Maxaquene e Malanga levam meses a seres concretizadas? Quem a AdM deu um tiro no próprio pé em termos de comunicaçao, expondo-se a uma provável fuga ao pagamento de facturas, com um impacto tremendo na facturacao de uma empresa altamente endividada? Que nos ultimos 3 anos a AdM perdeu milhoes de Meticais por corrupçao nunca investigada cabalmente, nem julgada nem condenada? Que...
PS: Alguém tem uma foto do Arnaldo Lopes Pereira?
Água
Vejo muitos maputecos a gritarem que água isto, e água aquilo. Até tem sua razão em fazer isso, pois sendo Moz um estuário de quase três principais rios e mais uns outros de uma certa importância, não faz sentido que tenhamos este tipo de problema.
Mas até Dezembro de 2016, nós todos sabíamos que somente tínhamos o Umbeluzi para abastecer a Cidade Grande em água, e até esse tempo ninguém teve uma opinião sobre a necessidade de usar meios alternativos para reforçar a capacidade do abastecimento da água à Cidade de Maputo.
Falou-se, nos meados do ano passado, na possibilidade de não financiamento da construção da barragem Moamba Major, que seria uma das saídas aos maputecos para molhar a garganta, e isso foi festejado como sendo um "ainda bem" por alguns segmentos que eu e tu conhecemos.
O que sobressai nisto tudo?
Egocentrismo. O maputeco é um gajo egocêntrico, que se acha no meio do sol e a ditar as regras. Para ele tudo é minimizado se não lhe toca, e analisa os problemas estruturais com base no seu umbigo ínfimo e no seu ego metropolitano.
Para o maputeco, os ataques no rio Save são normais e têm sua razão de ser, desde que eles não atinjam o seu bairro e os seus familiares, por isso que brinca com as tréguas temporárias, minimizando-as, sem saber que há quem chorou de emoção por causa delas.
Esta questão da água, não era debatida com tanta paixão como se vê agora, pois o maputeco tinha água aos jorros, e até fazia gifts a regar isto mais aquilo, e aí tudo estava bem. Mas agora que há restrições, e o maputeco é chamboqueado directamente nos seus glúteos avantajados, eis que vem aqui oferecer semi-soluções que devia ter dado há bué.
Enquanto o maputeco agir desta forma, o de se fazer no centro de toda a acção governativa, há de ser sempre aquele ser narcisista, sem uma visão comunal do país e dos seus problemas, e sempre vai pensar que os problemas localizados na Cidade das Acácias devem agitar um país inteiro, por atingem a ele, sua eminência parda.
Não sabe, o maputeco, que há cidadãos que nem este dia de restrição não têm, mas como não era com ele, isso não era problema nacional, e se fosse dado três minutos de decisão, a sua primeira, segunda e terceira decisão seria que todo o orçamento do Estado deve resolver o problema de água para si e os seus, e depois para os seus vizinhos, e mais tarde deve se reservar o restante para reparações pertinentes.
O maputeco é um ser egoísta e que quer sempre nadar acima de todos, e quando sofre, pensa que ele não tem que passar por isso, como se houvesse muitos jesuzes que devem morrer por ele na cruz para se salvar.
O país é grande e há muitos desafios. Maputo é somente a capital do país. Moçambique.
Nós que vivemos na diáspora só vos olhamos e descobrimos esse vosso egoísmo infantil, e continuamos a poupar água. Afinal quando a barba do vizinho está em chamas, a nossa deve estar de molho.
PS: Eu também já fui maputeco, e sei do que falo.
Nhanisse!
GostoMostrar mais reações
Comentários
Ximbitane Na Lenha
Ximbitane Na Lenha Ah, não sabíamos nada! Estavamos a procura duma máquina de calcular onde coubessem todos os dígitos da dívida.
Linda Fernando
Linda Fernando Hawena! 😎😎
Ximbitane Na Lenha
Ximbitane Na Lenha Chatice pah!
Um gajo mal se levanta e dão outro soco na mesma ferida.
Francey Zeúte
Francey Zeúte Desde 1900 e troca passo dependemos da chuva? Nao pode ser verdade....
Giro da Fonseca
Giro da Fonseca Mana Ximbitane, eu te amo.
Américo Matavele
Américo Matavele Francey Zeúte , isso não se perdoa. Ademais, somos atravessados por quase todos os rios. Temos que ter soluções.
Linda Fernando
Linda Fernando E não temos porque? O que faltou? Esses rios sempre estiveram ai. Esta situação já se esperava a muiiiiiiiiiiiiiiiiiito tempo. Faltou o que mesmo?
Francey Zeúte
Francey Zeúte Há uma barragem que desde que as obras iniciaram lá para os anos 80 até hoje não foi terminada...mas como nos convém, preferimos trazer ao debate a interrupção do financiamento a construção da Maoamba Major. Como se tudo iniciasse e terminasse nessa Maoamba Major.
Homer Wolf
Homer Wolf Náo começa nem termina lá, mas PASSA por lá...
Marcelo Machava
Marcelo Machava "ninguém teve uma opinião sobre a necessidade de usar meios alternativos " Meu caro amigo, temos instituiçoes com pessoas que recebem o bastante para solucionar este problema. Se nao servem entao que cedam o lugar a outras
Américo Matavele
Américo Matavele Concordo. Mana Ximbitane Na Lenha, não entendi essa da dívida. Pode desenhar?
Ximbitane Na Lenha
Ximbitane Na Lenha Faxavor, não sou Homer Wolf eu!
Américo Matavele
Américo Matavele Nem eu disse tal, sabe? Só fiz uma pergunta básica e simples. Custa me clarificar? Eh eh eh eh eh eh eh eh...
Ximbitane Na Lenha
Ximbitane Na Lenha Sabe, meu irmão, você não pode ter pescoço de girafa quando quer e a cobradia da avestruz quando não quer!
Gosto · 7 · 11/1 às 13:00 · Editado
Homer Wolf
Homer Wolf Yuh... tão machamar pra quê?
Assim só posso ler esse "lençol de água"... tsc
Américo Matavele
Américo Matavele Mana Ximbitane Na Lenha tem sido directa nas suas abordagens, gostaria que chamasse os bois pelos nomes. Não quero pensar muito. Provoquei muita gente.
Homer Wolf
Homer Wolf Jah Yahwah, também náo te faças. Tu próprio escreveste:
"Falou-se, nos meados do ano passado, na possibilidade de não financiamento da construção da barragem Moamba Major, que seria uma das saídas aos maputecos para molhar a garganta, e isso foi festejado como sendo um "ainda bem" por alguns segmentos que eu e tu conhecemos."


Isto quer dizer o quê?
Américo Matavele
Américo Matavele Isto quer dizer: "Falou-se, nos meados do ano passado, na possibilidade de não financiamento da construção da barragem Moamba Major, que seria uma das saídas aos maputecos para molhar a garganta, e isso foi festejado como sendo um "ainda bem" por alguns segmentos que eu e tu conhecemos." Agora entendo a manaXimbitane Na Lenha quando diz que não é você. Tsc...
Ximbitane Na Lenha
Ximbitane Na Lenha Ah, meu irmão! Não subas numa árvore quando és perseguido por um leopardo. É "mais preferível" atirares-te aos crocodilos...

PS: Os bois tornaram-se selvagens!


Deixemos! Hinga hela huxaka!
'Cença...
Gosto · 4 · 11/1 às 13:25 · Editado
Homer Wolf
Homer Wolf Ok, tentetemos por via do desenho: 
Porquê (e quem) é que se "falou, nos meados do ano passado, na possibilidade de não financiamento da construção da barragem Moamba Major"?
Américo Matavele
Américo Matavele Eu e tu conhecemos.
Américo Matavele
Américo Matavele Ouve cá, estou numa entrevista?
Homer Wolf
Homer Wolf Mazomenos...
Américo Matavele
Ximbitane Na Lenha
Ximbitane Na Lenha Já viu? Quando eu disse Homer Wolf... até parece vocês ensaiam em casa como se pokar/spidar!?
Júlio Mutisse
Júlio Mutisse Marcelo Machava hi tsiki PA. Noutros assuntos que opinas essas pessoas que recebem muita mola não existem?
Gosto · 2 · 11/1 às 12:54 · Editado
Marcelo Machava
Marcelo Machava eh eh eh ok niku tsikile
Américo Matavele
Américo Matavele Kakakakakakakakaka...
Júlio Mutisse
Júlio Mutisse Américo você tem falta de água ali em casa? Kkkk. Vamos atormentar férias de Amosse com outros assuntos. Haverá amnésia selectiva aqui. Quando orçamento de Moamba Major foi cortado muitos queriam "sangue" e festejaram. Se um dólar tivesse ido ali para continuar a obra iam falar até...
Nossos fornecedores privados são eficientes. Vamos beber água bro?
Américo Matavele
Américo Matavele Maning, m´pfotho. Maning!
Ser - Huo
Ser - Huo Por essa coisa de experiencia de "viver na diaspora" daqui mesmo na perola, já dissemos que muitos irmãos precisam de sair um pouco e atravessar o Save para ter uma mínima ideia (dos desafios) do país, que o problema de água de Maputo NÃO é assim tão urgente comparado com tantos outros. Estou aqui de plantão para ver quem vai dizer "primeiro melhor construir mais postos de saúde lá e acolá depois vamos falar de agua". 
Esse teu texto pode parecer exagerar, mas Américo Matavele, bateste na certa, muito maputeco (natural e viente) pensa assim...
Gosto · 3 · 11/1 às 13:02 · Editado
Angela Maria Serras Pires
Angela Maria Serras Pires Estou a adorar porque os calcinhas de Maputo estao a provar a incompetencia dos governantes
Marcelo Machava
Marcelo Machava Que serviço publico em Moçambique é prestado com minimo de qualidade? Todos os dias so se reporta problemas. Que raio de Pais é esse?
Benny Matchole Khossa
Benny Matchole Khossa Eu vi Mad Max em noventa e pouco e já lá se falava que as próximas guerras seriam por água... Os sucessivos governos tinham o dever de prever está situação e a remediar. Nos contentamos com os Pequenos Libombos
Homer Wolf
Homer Wolf Antolinho André, traga lá aqui aquela sua tese de que "as barragens não servem para isso" - que falou ontem naquelas suas defesas implacáveis ao Profe Julião Cumbane...
Antolinho André
Antolinho André Não entendeu o meu comentário te perdoo.
Gosto · 23 h
Homer Wolf
Homer Wolf Aonde!... Tá a ver no que dá andar a defender, ás cegas as ideias mirabolantes de algumas pessoas?!
Gosto · 23 h
Antolinho André
Antolinho André Kkkkkkkkkk, Homer Wolf, sempre a navegar. Querias que eu concordasse com essa de dívidas? As dividas foram contraídas em 2014 e esse projecto de Moamba Major data do tempo colonial. E agora, que ralação da minha defesa com esse? Mistura de sal e açúcar tem gosto...
Gosto · 21 h
Eduardo Matine
Eduardo Matine Jah Américo Matavele, advogando como sempre plo prisma errado!Quero ver quando chegarem a habituais cheias mudares o coro da musica e cantares nyandayeyo, intervenção humana que é bom nheto!Gerimos a coisa ciclicamente em piloto automatico!!!Hugs
Dinis Chembene
Dinis Chembene Em Maputo, eu me sinto bem kkkk, eu sabia que um dia a minha passagem por Machaze e Mossurize seria usada pra algo, so não imaginava que fosse aqui na Nação. ps: dizem que um banho por dia ou um dia sim, um dia não ate que faz bem a pele.
Homer Wolf
Homer Wolf Ai de, se um discurso (inocente) destes tivesse vindo "do lado de lá"!...
É porque "quer dividir o país, é porque RCN, é porque bla bla bla"... eh eh eh
Aziza Throne
Aziza Throne Eish... agora são Maputecos kkk
Homer Wolf
Homer Wolf Partilho aqui um post interessante do Adriano Biza

«Adriano Biza

7 h · 
AS DES-CONTINUIDADES QUE NOS CARACTERIZAM II
Ao rever o programa Linha Directa esta manhã sobre a “Crise de Água na Região de Maputo” que vivemos achei interessante esta volta ao passado que se cogita, mais particularmente reabraçar uma solução do final do Século XIX – tirar água das barreiras. Ora, informação disponível indica que uma das primeiras fontes de abastecimento de água da cidade (subterrânea) estava exactamente ali nas barreiras (‘encosta’ de Maxakeni como se chamava) e era de gestão privada (um engenheiro francês que mais tarde vendeu direitos de concessão a um engenheiro inglês que por sua vez vendeu a uma empresa multinacional com o nome da baia na altura e que por 52 anos forneceu água para a cidade). Esta fonte foi usada para construir o Porto e parte da Linha Férrea para Transvaal. Optou-se por ir-se a Umbeluzi mais tarde porque esta fonte não tinha água de qualidade para consumo humano (os serviços de saúde na altura acusavam-na de ser a principal causa do aumento do movimento hospitalar) e porque esta juntamente com outras que existiam já não conseguiam satisfazer a demanda pelo rápido crescimento populacional, económico e urbano que estava registar Lourenço Marques. Talvez com avanço da ciência do tratamento da água seja possível reaproveitá-la, bola para os engenheiros e ambientalistas...»
Egidio Vaz
Egidio Vaz Há mais país para lá de Maputo e Matola. Por isso, alguns analistas que só conhecem Maputo da Baixa ao Estádio de Zimpeto e algumas passagens pelas conferências do ocidente não entendem quando se fala do país real. O sistema de abastecimento de água não colapsou. Dentro em breve voltaremos à normalidade mas urge o pensar nas alternativas mais sustentáveis. Agora que já não se toma banho aqui, podemos, a cheirar, ajudar o governo a pensar nas vias mais sérias e a fazer a necessária pressão. É hora do BONETE, como sempre tenho dito.
Gosto · 3 · 11/1 às 13:50 · Editado
Américo Matavele
Américo Matavele "Agora que já não se toma banho aqui, podemos, A CHEIRAR, ajudar o governo a pensar nas vias mais sérias e a fazer a necessária pressão." Kakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakaka...
Homer Wolf
Homer Wolf E eu que pensava que jah havia um Grupo "especifico" com "tarefa específica" de ajudar o Governo a pensar... eh eh eh

PS: esta crise não afecta as industriais Vumba por não?
Américo Matavele
Américo Matavele Por acaso estão na Cidade de Maputo? Monte Vumba está em Maputo? Focê tampém.
Homer Wolf
Homer Wolf eh eh eh... sabe-se lá, hoje a cerveja Manica é feita aqui, e a Laurentina em Chimoio...
Egidio Vaz
Egidio Vaz Quando se fala em ajudar refere-se a um debate profícuo e consequente e não aquele debate onde se pretende tirar proventos políticos. A questão da água vem a tona porque sentimos sede e existem interesses em jogo. Mas quando a chuva cair o assunto deixará de ser assunto
Américo Matavele
Américo Matavele Esse é que é o cerne da questão. Tirando as spidadas que dei aos gajos.
Egidio Vaz
Egidio Vaz Educação, Saúde, Transporte e Turismo, Justiça. Assuntos estruturantes da nossa sociedade. Ninguém os quer discutir primeiro porque lhes falta ângulo de abordagem segundo porque para além de politiquice não lhes ocorre ideias frescas. Mas com um pouco de esforço é possível. Água e mudanças climáticas é outro assunto.
Homer Wolf
Homer Wolf Quando a chuva começar a cair, tambem ninguem vai querer saber da nossa opinião para nada, essa é que essa!... 
Isso de "ah, mbora lá todos ajudar o governo" é táo cíclico como a chuva...
Egidio Vaz
Egidio Vaz
Traduzido do Inglês
Homer Wolf
Homer Wolf Náo vou me armar em esperto: eu náo sei. 
Prefiro ouvir os especialistas - todos, sem distinção de cor partidária ou amigismos...
Z Chagwenne Cuvelo
Z Chagwenne Cuvelo A soluçao mais facil podemos ir buscar é dessalinização podemos aprender com israel, medio oriente, e cabo verde essa dessalinizacao deveria depois alimentar o Umbeluzi sempre em tempos de fraca oferta... essa desalinizacao serveria para a agricultura na provincia
Júlio Mutisse
Júlio Mutisse Já se faz aqui. Novo terminal de carvão tem um sistema e nem é caro por ai além.
Gosto · 2 · 11/1 às 15:27 · Editado
Homer Wolf
Homer Wolf As tuas preocupações com a água são legítimas Jah Yahwah... eh eh eh
Américo Matavele
Américo Matavele Kakakakakakakakakakakakakakakakakaka...
Max Lee
Max Lee Engraçado, em nacala, so sai água por uma hora, uma hora um mês. Se a stv reportasse, como seria encorajador... Mas Maputo, só dois dias, hum...
Domingos Estevao Fumo
Domingos Estevao Fumo Isto está mesmo mal. Só espero que não cheguemos aos patamares da crise que abalou o Brasil bem concretamente na Cidade de São Paulo, onde perdurou por aí uns 7meses! Acho que os profissionais da área deveriam aproveitar a experiência deste país latino americano pois acredito que tenham construído represas ou algo igual e de lá pra cá me parece estar tudo voltado ao normal
Muhamad Yassine
Muhamad Yassine Quem deveria saber disso a tempo e criar condições de retenção periódica é quem ganha com isso . Deveria ter criado mecanismos de gestão quando estávamos a 40%
Gosto · 16 h
Comentários
Abel Zico
Abel Zico Malandros sempre mancomunados a roubar o povo de todas as formas desgracando-o cada vez mais...Eishhhhh...estamos na maneta!
Gosto · Responder · 2 · 10 h
Garcia Jose
Garcia Jose Podres
Gosto · Responder · 10 h
Rui Helder Guilaze
Rui Helder Guilaze Que papel tem a ADECOM, que devia estar a defender os direitos do consumidor? Que deveria estar a questionar este tipo de acções ? Quem olha para o Patrão destes todos, que somos nos, os consumidores ?
Gosto · Responder · 6 · 10 h
Jeck Alcolete
Jeck Alcolete #Rui existe a ADECOM?
Gosto · Responder · 8 h
Rui Helder Guilaze
Rui Helder Guilaze Jeck Alcolete 
Durante muito tempo, tenho visto o Mouzinho Nicols como dirigente máximo dessa organização de defesa do consumidor
Gosto · Responder · 6 h
Jeck Alcolete
Jeck Alcolete #Hélder, percebi teu ponto. Mas cá por mim a ADECOM é somente o Dr. Nicols. Pois nunca ouvi e/ou vi alguém desta organização.
Gosto · Responder · 6 h
Augusto Gildo Buanaissa
Augusto Gildo Buanaissa Em suma, pela milionésima vez estamos a ser burlados
Gosto · Responder · 1 · 10 h
Homer Wolf
Homer Wolf (Não... Não é o tal Lopes Pereira - é "expressão de surpresa" mesmo!... eh eh eh)
Gosto · Responder · 5 · 10 h · Editado
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Não sei porquê admiras, pois, as pessoas que MM elenca acima, estão na estrutura acionista faz mais de 10/15 (arrisco dizer, que no foi último mandato de Chissano) anos, sem prejuízo de ter havido novas entradas.
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Homer Wolf
Homer Wolf Só náo sabia (e nem vc) que são responsáveis pela falta de água nas minhas torneiras, e que por isso posso processá.los, ntsém!
Gosto · Responder · 3 · 9 h · Editado
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Homer Wolf que são acionista isso é público há bue time. Que são (eles), pessoalmente identificadas os responsáveis pela crise no fornecimento da água, não sabia. Estou sabendo de si.

Agora, podem responderem solidariamente com as empresas de que são
sócios/acionistas já era expectável a partir do momento que constituíram a sociedade ou ganharam o concurso de concessão, exploração e gestão dos serviços das Águas de Maputo. Mas isso não é linear
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Homer Wolf
Homer Wolf Olha, entende como quiseres... eh eh eh
Gosto · Responder · 9 h
Joaquim Joao Correia
Joaquim Joao Correia Complicado..
Gosto · Responder · 10 h
Raposo Andrade
Raposo Andrade Estamos entregues!
Gosto · Responder · 10 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Quem conhecer a casa do senhor Bonet que me indique. É para lá onde deveremos buscar água. Estou Estou a ser muito sério. Já basta de brincadeiras.
Gosto · Responder · 26 · 10 h
Jr Chauque
Jr Chauque Haweni já chegou.... Valeu a espera
Gosto · Responder · 10 h
Makonde Nangashinu Ntaluma
Makonde Nangashinu Ntaluma Negocio de água.... esta mal isso
Gosto · Responder · 1 · 10 h
Mussá Roots
Mussá Roots Olha o #Raúl ,"djecando" a festa...não fosse ele o "tio da democracia", (ele,também libertou este país)...
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Naine Mondlane
Naine Mondlane Hehehehehehehe... A ser verdade, permitam- me Diga: ESTAMOS TODOS ENCURALADOS!!
Gosto · Responder · 9 h
Nelia Chiziane
Nelia Chiziane Hawena pa.....FMI so pode a hi manha makendze......assim.....
Gosto · Responder · 13 · 9 h
Giro da Fonseca
Giro da Fonseca Só quem não tem os makendze pode dizer isso com essa levianidade.
Gosto · Responder · 2 · 8 h
Parpinto Filipe Nhampimbe
Parpinto Filipe Nhampimbe U na wona, irmã? Hhhhhhhhhh
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Rafael Ricardo Dias Machalela
Rafael Ricardo Dias Machalela E qual é a alternativa à estes?
Gosto · Responder · 9 h
David Nhassengo
David Nhassengo O quê?
Gosto · Responder · 9 h
Eliha Bukeni
Eliha Bukeni Kkkkk...Essa de ter que garantir accoes para cada novo PR que ascende ao poder.... Agora terao de ceder umas X para o novo inquilino da ponta vermelha. Com o andar do tempo, alguns vao ficar com 0,00001%. Note-se que ele nao compra as accoes, recebe-as de borla, e o preco para garantir que o Estado continue a drenar dinheiro para viabilizar os salarios chorudos dos accionistas, ja que como a empresa nao gera lucros, logo nao produz dividendos!
Gosto · Responder · 2 · 9 h
Alcidio Do Rosario
Alcidio Do Rosario Quem responde o Rui Guilaze?
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Zainadine Jamaldine
Zainadine Jamaldine Tudo isso MM???? Confesso que não sabia. Obrigado
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Rosa Da Silveira Costley-White
Rosa Da Silveira Costley-White Marcelino
Tudo está minado, Como sair da crise? Lutando contra as pessoas? Ou mudando o sistema? Como se vê cria partido e fica com um bocado do bolo
Gosto · Responder · 9 h
Marcelo Mosse
Marcelo Mosse Marcelo é meu nome....
Gosto · Responder · 5 · 9 h
Benny Matchole Khossa
Benny Matchole Khossa Eu sabia que havia uma Xihivele neste papo... Posso partilhar, Marcelo Mosse?
Gosto · Responder · 6 · 9 h
Charles John
Charles John Partilha
Gosto · Responder · 9 h
Macvildo Pedro Bonde
Macvildo Pedro Bonde A procissão ainda vai ao adro!
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Chacate Joaquim
Chacate Joaquim uuuuuummm MM Xigutsa. .. (partindo cabaça Marcelo Mosse) kikikikiki
Gosto · Responder · 9 h
Mablinga Shikhani
Mablinga Shikhani Sim. Sabia.
Gosto · Responder · 9 h
Ido Alfred
Ido Alfred Já agora quem é o assessor de comunicação da empresa AdrM ?
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Marcelo Mosse
Marcelo Mosse Tas a querer chegar aonde_..tu bem sabes a quem pertence a empresa que faz a comunicacao para a AdM....sabes? Né? Bom pelo menos até bem pouco tempo era uma empresa do adido de imprensa do PR.
Gosto · Responder · 1 · 5 h · Editado
Ido Alfred
Ido Alfred Mano Marcelo Mosse , bem ....
Gosto · Responder · 8 h
Buene Boaventura Paulo
Buene Boaventura Paulo Aí estão as respostas das várias inquietações... Parabéns MM
Gosto · Responder · 9 h
El Patriota
El Patriota Excelente! Obrigado, pelo serviço público!
Gosto · Responder · 8 h
Cassamo Cassamo Yacer Mussa
Cassamo Cassamo Yacer Mussa Vamos, lixar esses cabroes gatunos
Gosto · Responder · 8 h
Nelson Rede
Nelson Rede A crise de água é um assunto muito sério e a solução não passa por indicar dedos a estes e aqueles mas sim a consciencialização das pessoas no nao desperdício deste líquido precioso e abertura de mais duros nas zonas afectadas. Eu já estou a juntar os trocos para resolver o meu é problema dos vizinhos mais próximos. ....e você que quê estas a espera. Lembre se que juntos fazemos a diferença!
Gosto · Responder · 3 · 8 h
Luis Ah-Hoy Jr.
Luis Ah-Hoy Jr. Ou seja, temos que nos limitar a espalhar conselhos sobre uso racional da água, e sermos conformistas com quem anda a roubar-nos de forma flagrante?
Gosto · Responder · 3 · 7 h
Nelson Rede
Nelson Rede É isso aí meu mano, se a casa estiver em chamas, a prioridade é debelar a chama e posteriormente o resto. Vamos usar racionalmente a água e criar fontes alternativas deste líquido...o resto é resto.
Gosto · Responder · 7 h
Luis Ah-Hoy Jr.
Luis Ah-Hoy Jr. O conformismo é quase tão grave como a própria corrupção.
Gosto · Responder · 3 · 6 h
Mendes Menete
Mendes Menete Jâ estamos a racionalizar o uso d'água. Agora temos k tratar do assunto da falência. Auditorias
Gosto · Responder · 1 · 59 min
Mendes Menete
Mendes Menete Temos k saber como ék eles fazem a racionalizacao das facturas k nós pagamos.
Gosto · Responder · 1 · 57 min
Nelson Rede
Nelson Rede Furos
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Jasmin Rodrigues
Jasmin Rodrigues Mas nao ha nada que nao tenha dedo sujo ou boa gestao neste Pais!???? Tudo podre??? Perdemos o norte das coisas!!!
Entretanto no final do mes teremos contas de agua com valores de 500mt ou ate mais!!! Ja pagueo isso num dos terrenos que tenho onde a agua sai so ate as 12hs e ninguem la mais vive para alem do guarda!!! ROUBO...
Gosto · Responder · 2 · 8 h
Benny Matchole Khossa
Benny Matchole Khossa 500 ainda foram razoáveis... Há facturas de 3000 de água que sai das 5 as 12h nos melhores dias, em casa de meia pessoa (meia porque passa maior parte do tempo no job...)
Gosto · Responder · 3 · 8 h
Jasmin Rodrigues
Jasmin Rodrigues Acredito!!
Gosto · Responder · 8 h
Ricardino Jorge Ricardo
Ricardino Jorge Ricardo Este país está cheio de podres, até dá vergonha...
Quem poderá nos dar um Moro a moda Brasil?
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Miguel Macaringue
Miguel Macaringue Eu nao sabia? Agaro ja sei e estou pensando no que fazer.....
Gosto · Responder · 8 h
Renato Sitoe
Renato Sitoe Este cenário de crise está a ganhar contornos muito preocupantes!!
Gosto · Responder · 8 h
Initovitch Gulupov
Initovitch Gulupov Nyandayeyooooo!!! Mas porque é que so os politicos tem sociedades em grandes empresas? Quando é que essas accoes foram disponibilizadas pra "quem quizer/poder"? Isto é que me tira do serio!! Entretanto as multinacionais quando entram em Moçambique, sempre a contra-parte Moçambicana (10-15%) é um político...nem aos cofres vao! Foram falar da hidro pra nos deitar areia na cara, em vez de a ARA Sul fazer seu trabalho. Afinal tem obrigação de fornecer alternativamente por cisternas? Cade ADECOM??? So sabe ver validade de produtos.
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Macvildo Pedro Bonde
Macvildo Pedro Bonde Procura-se gente sem rabo preso. Onde encontrar?
Gosto · Responder · 3 · 8 h
Manish Cantilal
Manish Cantilal hawena ....
Gosto · Responder · 8 h
Jasmin Rodrigues
Jasmin Rodrigues Mouzinho Nicols e pra aqui chamado a esclarecer assuntos relacionados a defesa do consumidor pff!
Gosto · Responder · 8 h
Initovitch Gulupov
Initovitch Gulupov Jasmin Rodrigues ADECOM so (de tudo que vejo) fiscaliza validade de açúcar...todos dias vemos pessoas a reclamar EDM, AdM...e nada ADECON
Gosto · Responder · 1 · 8 h · Editado
Heleno Bombe
Heleno Bombe Moçambique a saquê a ferro e fogo que Deus nos acuda porque estamos entregues ao Diabo!
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Odete Mahache
Odete Mahache Perante tanta Vergonha, me faltam palavras
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Nuno Ganda
Nuno Ganda Muito esclarecedor
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Paulo Sergio Tricamegy
Paulo Sergio Tricamegy Este People da Frelimo nao tem vergonha,princípios nem conhecimentos.Uma mistura explosiva estas 3 características.Nandayooooooo!
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Elias Chivale
Elias Chivale Cercados de abutres por todo o lado. Nada escapa.
Gosto · Responder · 8 h
Moiane Telma da Gloria
Moiane Telma da Gloria No meu bairro não sei que restrição estão fazendo porque a meses sem a água gotejar
Gosto · Responder · 8 h
Ambrosio Olga Micaias
Ambrosio Olga Micaias qual nome do adido de emp PR, MM?
Gosto · Responder · 8 h
Marcelo Mosse
Marcelo Mosse Adido de Imprensa....investigue...pode googlar?
Gosto · Responder · 5 h
Donaldo Chongo
Donaldo Chongo Excelente exercício de informação pública, mano MM. Só não sabia que apreciavas o estilo "azaganiano" de narrar as coisas.
Gosto · Responder · 1 · 7 h
Marcelo Mosse
Marcelo Mosse No FB estamos livres de nas formas que quisermos, mesmo que nos critiquem e nos chamen de insanos....
Gosto · Responder · 2 · 5 h
Jose Eduardo
Jose Eduardo , que negocios com base em compadrios e compromissos politicos estao maoritariamente condenados ao fracasso?
Gosto · Responder · 1 · 7 h
Antonio Mahumane
Antonio Mahumane Raul Domingos???
Gosto · Responder · 7 h
Naiman Osman
Naiman Osman Em muitos países, incluindo a pobre Swaziland, como gostamos de a chamar, tem vários diques ao logo dos rios para a retenção / reserva de água. No meu país, toda a água que entra vai direitinha para o Índico. 40 anos depois, vamos continuar a culpar o outro ???
Gosto · Responder · 5 · 7 h
Álvaro Xerinda
Álvaro Xerinda Incompetências só
Gosto · Responder · 5 h
Mhaka Ya Karhata
Mhaka Ya Karhata Larapios d moz
Gosto · Responder · 6 h
Marcelo Mosse
Marcelo Mosse Comentario de Jose Neves no mural do Prof António Francisco, que partilhou o post: Atenção que houve modelos de desenvolvimento diferentes...por exemplo enquanto as Aguas priorizaram este modelo de privatizacoes, pequenos grupos económicos ,divisão de responsabilidades e de visões sectoriais, etc a EDM por exemplo manteve-se una e indivisivel apesar de muitas tentativas de partir e vender a Empresa em retalhos!! Isto para dizer que na EDM houve mais tempo de unificar e implementar estratégias orientadas para capacidades futuras, que no sector das Aguas dada a sua dispersao de poderes, isto sem desprimor para os enormes quadros e talentos que sempre tiveram!! É evidente que tambem nao faltaram à EDM erros de percurso, mas parece-me mais solida a sua unicidade conseguindo concentrar pensamentos estratégicos mais orientados para a visao futura!!C
Não gosto · Responder ·
Gosto · Responder · 5 · 6 h
Mauro Manhica
Mauro Manhica Pronto! Não podia faltar o nome de Guebuza. O homem está em todas. O nosso mais competente usurpador do bem coletivo... O pior filho de Moçambique.
Gosto · Responder · 7 · 6 h
Schauque Spirou
Schauque Spirou Estamos entregues.
Gosto · Responder · 5 h
Gulamo Mussa
Gulamo Mussa Grandas filhos da puta
Gosto · Responder · 5 h
Marcelo Mosse
Marcelo Mosse Nao aceito insultos...por favor...
Gosto · Responder · 1 · 5 h
Gulamo Mussa
Gulamo Mussa Não merecem outra coisa esses sanguessugas
Gosto · Responder · 5 h
Lindoca Da Familia
Lindoca Da Familia Povo moçambicano se continuamos a dormir e nao acordarmos vao nos vender todos de olhos abertos esses senhores são sapos de boca abertos k so fez am kdo entra um insecto. Fui
Gosto · Responder · 5 h
Ach Chauque
Ach Chauque ...Tinha que haver o Guebuza no meio!!!
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Yoma Mimi
Yoma Mimi Meu Deus 
Isto é uma teia que não acaba mais
Gosto · Responder · 2 h
Emidio Manjate
Emidio Manjate Assim vai a pérola do indico, pais do pandza, um punhado de ditas individualidades intocaveis, a tomarem conta do destino do metical, enquanto o povo míngua dia e noite, de ano a ano.
Gosto · Responder · 2 h
Titos Cau
Titos Cau Estes nossos vicios, nao sei se ate o capataz Zandamela conseguira nos curar? Veja-se o caso dos TPM por exemplo, como pode ter uma estrutura administrativa com PCA, administradores (alguns nao executivos), directores, chefes de departamento, chefes de reparticao, etc? Para gerir 5 dezenas de autocarros. Para isso bastava um director geral, um comercial e outro operacional e o vereador da area dos transportes do municipio fazia o papel de PCA. Mas como "todos" temos de comer?
Álvaro Xerinda
Álvaro Xerinda Eles é que fizeram, eles é que fazem
Gosto · Responder · 1 · 39 min
Carlos E. Nazareth Ribeiro
Carlos E. Nazareth Ribeiro Não esperava esse tipo de revelações, Marcelo Mosse, estou surpreendido embora reconheça a enormíssima capacidade da Frelimo em criar tentáculos para atingir os polos sensíveis de decisão!!

Sem comentários: