sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

O Facebook consegue ler as mensagens do WhatsApp

SEGURANÇA INFORMÁTICA

O Facebook consegue ler as mensagens do WhatsApp

EM ATUALIZAÇÃO
A notícia foi divulgada na manhã desta sexta-feira pelo The Guardian: o WhatsApp tem uma "backdoor" que permite ao Facebook ler as mensagens.
ANDREW GOMBERT/EPA
Em atualização.
O The Guardian divulgou esta sexta-feira que o Facebook consegue ter acesso ao conteúdo das mensagens do WhatsApp – serviço que adquiriu em 2014. Ao contrário do que sempre anunciaram, o Facebook consegue ter acesso a muito mais do que os contactos.
O jornal britânico revelou que a descoberta foi feita por Tobias Boelter, um investigador e criptógrafo da Universidade da Califórnia, em Berkeley. A mensagem do especialista é clara: “Se uma agência governamental pedir ao WhatsApp o acesso aos registos de uma conversa, esse acesso pode ser garantido”.
O WhatsApp utiliza o serviço de encriptação do Signal, criado pela Open Whisper Systems, e considerado pelos especialistas em segurança informática como a aplicação de mensagens (texto, imagem, vídeo e chamadas) mais segura. Contudo, a investigação de Tobias Boelter revelou que foram feitas alterações ao código de modo a permitir a descodificação das mensagens.

Sem comentários: