segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Manipulação da opinião pública!


Estevao Pangueia
30 de Dezembro de 2016 às 18:34 ·


Li nesta plataforma de interação social que o Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, na foto, José Pacheco, é considerado pior do executivo do Presidente Nyusi durante 2016. (risos).
Os considerados melhores o que fizeram para o país?
resultante do seu trabalho o que mudou?
Penso eu que naquele estudo, os critérios de classificação são questionáveis, baseados na simpatia de um e outro por este ou aquele Ministro.
Pacheco peca apenas por ter uma imagem desgastada na governação em Moçambique. (Pior ainda, porque é aquele polêmico ministro do interior do governo de Guebuza).
Portanto, para este ano, o Governo no seu todo foi mesmo para esquecer. Quanto a mim, é "farinha do mesmo saco", sem resultados.


Ps: Não devemos perder o foco!


Comentários


Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Assino por baixo. "A imagem do Peixe Seco desgastou-se no Governo do Guebuza", aliado ao tempo que este esta no Topo do Ministerio que quase nada faz para o aumento da producao e productividade. Estao ai uma serie de PARPAs e agora PARP e tendo o PAPA como instrumento da vaga accao.
Gosto · Responder · 3 · 30 de Dezembro de 2016 às 19:43


Estevao Pangueia Sim Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde, não so ele que não trouxe resultados, o Governo no seu todo. Nada de distração. O que resta é saber, porém, o futuro deste executivo em função do seu desempenho.
Gosto · Responder · 1 · 30 de Dezembro de 2016 às 20:03 · Editado


Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Tecnico? O Peixe Seco é um grande tecnico, mas é um pessimo gestor. Alias ja é tempo de ir a reforma. Quanto a figura do ano pode existir se considerarmos os martires de toda desgovernacao. O povo é a maior figura do ano, pois este sim é que esta sujeito a todas cevicias.
Gosto · Responder · 2 · 30 de Dezembro de 2016 às 20:03

Escreve uma resposta...



Xavier Antonio Concordo plenamente consigo Estevao Pangueia, a própria avaliação é um exercício de quem nada tem para fazer ou de entretenimento. Para mim nada tem para avaliar. Avalia-se alguns jogadores de uma equipa que teve mérito para aferir o desempenho de cada um.
Gosto · Responder · 3 · 30 de Dezembro de 2016 às 19:54


Estevao Pangueia Tentativa de manipulação da opinião pública, se o governo fracassou, é no seu todo. Porque não discutirmos o seu futuro? Querem achar culpados como forma de proteger o presidente.

Caetano Chapepa Eu pessoalmente gostaria de conhecer quem e esse Estevao Pangueia? o ambicioso nato! por favor deixa o governo trabalhar! Nao e o sr que deve fazer a avalicao do desempenho de cada dirigente deste Pais! Se calhar o sr e o pior em toda a historia do nosso continente, porque voce insta a violencia e desmotiva os mal entendidos! O nosso saudoso Presidente " Samora Machel, dizia: se o inimigo nos fala bem, estamos errados! saiba disso!
Gosto · Responder · 1 · 30 de Dezembro de 2016 às 20:30
Ocultar 36 respostas


Tesoura Júlio Tuboi Risossssssssss
Gosto · Responder · 30 de Dezembro de 2016 às 20:32


Caetano Chapepa Estas a rir o que?
Gosto · Responder · 30 de Dezembro de 2016 às 20:36


Tesoura Júlio Tuboi Ilustre com todo respeito, achei desnecessaria a pergunta que passo a citar: quem é Estevão Pengueia?
O aconselhavel seria de discutir o ideal.
Gosto · Responder · 2 · 30 de Dezembro de 2016 às 20:40


Xavier Antonio Interagir nesta plataforma requer muita paciência de ouvir, urbanidade e capacidade de elaboração. Requer despir-se do espírito de superiodade porque as conversas são desenvolvidas em forma de debate, em que as partes intervém em igualdade de circunstâncias. Não é nos habituais encontros do trabalho onde os chefes são incondicionalmente obedecidos .
Acho que o ilustre Caetano Chapepa está nervoso e por consequência atirou pedras contra a pessoa errada, eventualmente, por um outro motivo, porque neste não é Sr Estevao Pangueia que promoveu avaliação dos governantes, apenas emitiu a sua opinião em relação a necessidade de avaliação . Mesmo em relação a quem promoveu a avaliação não merecia tal amedrontamento" eu pessoalmente gostaria de conhecer... " para quê?
Aqui as pessoas apresentam pontos de vistas diferentes, ninguém é obrigado a aderir a opinião do outro, as conversas evoluem em forma de debate e num ambiente de fraternidade, cada um esgrimindo seus argumentos sem intimidação.
Um abraço!
Gosto · Responder · 4 · 30 de Dezembro de 2016 às 22:00 · Editado


Tesoura Júlio Tuboi Concordo. Prospero ano novo.
Gosto · Responder · 1 · 30 de Dezembro de 2016 às 21:36


Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Caetano Chapepa, me disculpe. Se o Pangueia dissesse o contrario, o que dirias? Este ehh um cidadao mocambicana que igual a voce, procura compreender as causas de algumas accoes, como esta sua que questiona quem ehh ele ehh. Faca o seu post e indica as suas figuras do ano. Para ele, ja o fez.
Gosto · Responder · 4 · 30 de Dezembro de 2016 às 21:57


Estevao Pangueia Bem dito meus caros! Caetano Chapepa, o importante aqui é troca de ideias, e desta forma aproximar pessoas. Nada contra camaradagem, por favor, tolerância!
Gosto · Responder · 2 · 30 de Dezembro de 2016 às 22:21 · Editado


Otilio Beijo A falta de respeito significa necessariamente a perca da razao.
Gosto · Responder · 1 · 30 de Dezembro de 2016 às 22:52


Caetano Chapepa Seja como for, sera que ele fez tudo de errado? ou porque e sobrevivente da governacao de Guebuza? e isso? se for o caso essa avaliacao esta errada, entenderam? Fale do bem que ele ja fez! tudo foi ruim? Nunca avaliararam positivamente o que e do bom, e mau!
Gosto · Responder · 1 · 30 de Dezembro de 2016 às 23:03


Xavier Antonio Ilustre Caetano Chapepa, a minha lamentação é sobre a forma como interveio, notoriamente nervoso contra Sr Estevao Pangueia, enquanto este não fez avaliação, pelo contrário manifestou-se contra a avaliação de ministro por ministro, ele apontou alguns factores que terāo levado a classificação de Ministro José Pacheco como sendo pior do actual governo, que é o facto de vir do anterior governo. Quem promoveu avaliação cujos resultados classificou ministro Pacheco como o pior foi Dr Egidio Vaz.
A posição do Sr Pangueia com a qual eu alinho é que não se avaliasse ministro por ministro, mas sim o governo, como uma equipa.
Entendeu, ilustre?
Gosto · Responder · 2 · 30 de Dezembro de 2016 às 23:34 · Editado


Caetano Chapepa Entao qual foi a sua avaliacao em relacao ao desempenho do governo? Seja claro conciso e ainda transparente! se for o caso!
Gosto · Responder · 30 de Dezembro de 2016 às 23:45


Xavier Antonio ... (Risos ) já baixaram os seus nervos? Não vai precisar de me conhecer para o que não sei?
Gosto · Responder · 30 de Dezembro de 2016 às 23:49


Estevao Pangueia A minha
avaliação é negativa, as prioridades no geral não foram resolvidas! para além de que nos piorou ainda, os indicadores sobre crescimento económico estão em queda livre.
A não ser que os critérios do Caetano Chapepa sejam aqueles dogmáticos como sempre, viva Frelimo.
Gosto · Responder · 1 · 30 de Dezembro de 2016 às 23:51 · Editado


Estevao Pangueia Se os nervos do Caetano baixaram graças a sua capacidade de persuasão ó Xavier António!
Gosto · Responder · 1 · 30 de Dezembro de 2016 às 23:54


Caetano Chapepa Vamos supor que o sr e ptesidente da Republica e tem em sua frente bantismo armado e nao petmite a sua boa governacao! matam tudo e todos queimam tudo! desestabilizam o seu plano quinquenal, que farias? sem se esquecer das calamidades!
Gosto · Responder · 1 · 30 de Dezembro de 2016 às 23:56


Estevao Pangueia Nenhum Presidente governou o país sem problemas , o importante é transformar tais dificuldades em desafios a vencer óCaetano Chapepa! é aqui onde reside a arte política.
Gosto · Responder · 1 · 31 de Dezembro de 2016 às 13:35 · Editado


Xavier Antonio Sr Caetano Chapepa, somos irmãos na qualidade de seres humanos. Eu não participei nessa avaliação porque não achei importante, achei como um jogo de entretenimento, embora o promotor quisesse fazer alguma aferição.
Querendo fazer avaliação ao governo, como cidadão atento, sem maldade com os nossos governantes, nem basear-se no partidarismo, dou nota negativa. Dois factores principais : crise financeira, resultante das dividas escondidas que devido aos factos que o próprio governo sabe não quer responsabilizar os autores, talvez pela afinidade partidaria; tensão - político militar, resultante das emboscadas contra o lider e cerco na sua residência precipitando o seu retorno às matas.
Aposto que pode fazer o inquérito que quiser, se as pessoas não se sentirem intimidadas a resposta vai ser esta.
Gosto · Responder · 2 · 31 de Dezembro de 2016 às 0:06 · Editado


Caetano Chapepa Para mim nao vou fazer mais esforco para entender o quanto e o seu pensamento, voce nao esta no poder , tudo o que pensa e pela negativa, respeito a sua opiniao, voce nao estudou a geopolitica, que o nosso amigo de hoje pode ser o nosso inimigo amanhå! Quero te dizer meu amigo ou meu irmao, nao ha ninguem que estando no poder nao queira defender o pais que dirige! eventualmente tambem para compra de armas nao se vai ao parlamento para pedir a autorizacao para compra de armas para defender o Pais!
Gosto · Responder · 1 · 31 de Dezembro de 2016 às 0:29


Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Mas o brow Chapepa, seria necessario assustar, intimidar pessoas para dpois discutir questoes que nos fazem ser humanos? A frelimo é muito nossa, portanto nem tudo que ela faz, satisfaz os anseios do povo. E para reverter esta imagem que ela tem, deve se criticar e fracassar os que tentam fazer politica pela ganancia pessoal. Mas valeu tarde do que nunca. De 0 a 20, o Governo tem 1,0Valor por que aceitou a auditoria das contas publicas roubadas. Pelo contrario, a nota 0,0 Valor seria o merecido.
Gosto · Responder · 2 · 31 de Dezembro de 2016 às 0:38


Xavier Antonio Está querer dizer que o facto de eu não estar no poder ou não ter estudado geopolítica devo necessariamente aceitar tudo que vem dos governantes? Lamentavelmente somos nós o povo a quem os políticos pedem o voto conscientes que não estudamos geopolítica.
O Sr está escusado intervir nos assuntos políticos com quem não estudou geopolítica. Será?
Vai ter dificuldades de interagjr nos assuntos políticos porque a maioria como eu não estudou geopolítica.
Gosto · Responder · 1 · 31 de Dezembro de 2016 às 0:46 · Editado


Caetano Chapepa Em condicoes normais so se condena alguem depois de provado em sede propria do que e acusado! voces nao tem a legimidade de afirmar fulano beltrano roubou ou nao roubou!
Gosto · Responder · 31 de Dezembro de 2016 às 0:45


Xavier Antonio Boa noite, Sr Chapepa. Eu não estudei geopolítica, não me acho capaz de interagir consigo.
Boas saidas e boas entradas.
Gosto · Responder · 1 · 31 de Dezembro de 2016 às 0:48


Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Olha, o povo la na minha comunidade nao tem Tribunal e aquele que esconde um ladrao, tambem é ladrao. E isto é feito desd a gênese da humanidade.
Gosto · Responder · 31 de Dezembro de 2016 às 0:50


Caetano Chapepa A lei a para se obedecer! se voce nasceu no Povoado e pensando que la nao ha lei estas enganado! experimenta matar alguem no Povoado se nao seras punido!
Gosto · Responder · 31 de Dezembro de 2016 às 0:54


Xavier Antonio Ilustre Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde, na minha infância educaram-me que, quando você conserva com alguém , ele aumenta a voz, você diminui para ele reduzir até ao seu nível e se pelo contrário ele aumentar cada vez mais, você cala, se possível sai daí para ele ficar sozinho,
Gosto · Responder · 2 · 31 de Dezembro de 2016 às 1:13 · Editado


Caetano Chapepa pode cacalar sim, nao estou preocupado!
Gosto · Responder · 31 de Dezembro de 2016 às 1:15


Tesoura Júlio Tuboi Sr. Caetano já devia ter logo percebido do meu primeiro comentário que passo a citar"risoosss". Humildemente falando e sem querer mascarar o seu dispositivo ideológico que de certeza te identificas, trago um conselho para te: vale apenas calar a boca antes que cometas "bullshits".
Firmeza nem?
Gosto · Responder · 1 · 31 de Dezembro de 2016 às 8:40


Caetano Chapepa Calas o sr. que nao tem horizonte! guiado pelo sistema capitalista e imperialista! Quando estavamos a expulsar o colonialismo voce estava na casa de banho. Hoje ha muita corrupcao porque voces assim o quiseram.
Gosto · Responder · 1 · 31 de Dezembro de 2016 às 9:43


Tesoura Júlio Tuboi Kkkkkkkkkkkk
Gosto · Responder · 31 de Dezembro de 2016 às 9:47


William Damasio Mbeve Eu quero me matricularvna escola para estudar geopolítica, onde fica essa escola Sr Caetano chapepa? É que estou com vontade de te compreender e poder discutir contigo os problemas do país.
Gosto · Responder · 2 · 31 de Dezembro de 2016 às 9:50


Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Discutir com o Chapepa com a veia libertadora? Ai é perca de tempo. Pior ainda com a dita Geopolitica! Em que faculdade? Basta ver o discurso: Alfabetizacao e Educacao de Adulto das zonas libertadas e mestrado na Universidade Nachingweia. Concorram jovens nestas universidades por que ocupam melhores pontuacoes no ranking mundial. Hehehehe.
Gosto · Responder · 2 · 31 de Dezembro de 2016 às 10:27


Tesoura Júlio Tuboi Kkkkk
Gosto · Responder · 31 de Dezembro de 2016 às 12:13


Abel Zico Senhor Caetano Chapepa que intevenções mais pateticas e decepcionantes.... O pior mesmo é se expor como quem mais conhece de governação e geopolitica, mas mostrando que é o mais incauco. Discutir assuntos sem perceber o seu cerne leva a essa forma ridicula de se expor. E mais, se diz que a lei deve ser cumprida as proprias pessoas que aqui defende violaram flagrantemente a lei e eles proprios o reconhecem, a não ser só você que muda isso. Cuidado com essa sua "veia libertadora" e fanatismo barato, põe -te no ridiculo total.
Gosto · Responder · 23 h


Caetano Chapepa Nao me falem mais sobre qualquer assunto relacionado com aquilo que nao entendem! cada um conceba a sua crenca e ideologia! O mais importante para e Paz! Nao respondo mais nenhuma provocacao.
Gosto · Responder · 23 h


Abel Zico Hehehehe todos aqui não entendem nada sobre governação e geopolitica, so você caro Caetano Chapepa... Muita força nessa forma mesquinha de pensar e boas entradas.
Gosto · Responder · 1 · 22 h


Atija Liuale Humm ! Chegou atè aì ? Opà opà opà !
Gosto · Responder · 3 h


Escreve uma resposta...



Zacarias Jossias Valoi Parabéns ilustre Caetano Chapepa! Bem dito.muitos só sabem fazer críticas aos dirigentes do governo,se calhar nem um cabrito sequer consegue pastar e pensam que governar e 'igual a pastagem de cabritos.mas e'o que são e pensam assim mesmo.
Gosto · Responder · 30 de Dezembro de 2016 às 20:52


Estevao Pangueia Podemos trocar ideias?
Gosto · Responder · 31 de Dezembro de 2016 às 13:39


Abel Zico Caro Estevao Pangueia nao se trocam ideias com fanáticos e incaúcos... Sabe porque os ocidentais são desenvolvidos? Porque os seus cidadãos sabem cobrar aos seus governantes. O fanatismo e arrogância de alguns querendo se mostrar os mais partidários faz com o governo mesmo falhando nos seus propositos se sinta proctegido e com legitimidade de continuar a destroir a nação.
Gosto · Responder · 1 · 22 h · Editado


Estevao Pangueia Certo Abel.
Gosto · Responder · 22 h

Escreve uma resposta...



Rogerio Antonio Totalmente de acordo. Até porque, em termos gerais, não vejo Ministro que fez algo útil para um país mergulhado numa crise profunda e guerra generalizada.
Gosto · Responder · 4 · 30 de Dezembro de 2016 às 21:39


Estevao Pangueia Estão a entreter nos, com claro objetivo de desviar o povo das suas atenções, buscando popularidade para o senhor Presidente.
Ministro Pacheco nao foi único improdutivo, todos não tiveram resultados.
Gosto · Responder · 31 de Dezembro de 2016 às 13:37 · Editado

Escreve uma resposta...



Mathause Fernando Viva Cda Ministro José Pacheco e a Luta Continua!
Gosto · Responder · 30 de Dezembro de 2016 às 23:32


Observador da Justiça O elenco inteiro do governo deixa a desejar, desde as políticas traçadas e forma de gestão, aliás, diga se, "GOVERNO DE GESTÃO DE DESCASOS". Essa é minha retrospectiva imparcial, como é a minha marca.

Gosto · Responder · 31 de Dezembro de 2016 às 2:13


Cle Cle Voces pah, isso parece discussao entre um cristao e um muculmano. Ou de adeptos de futebol de equipes diferentes a dizer qual a melhor. Estao cegos pelo amor ou dever que nutrem. Defendem o errado mesmo consciente do erro, mas ninguem deve ou pode ferrir seu orgulho. Coitados... Forcas ai, mordam se, a verdade e que todos sao maus dirigentes. Desde la ate la.
Gosto · Responder · 31 de Dezembro de 2016 às 8:57


Huntelais Adelino Vinho Quem manipulou a opniao publica ilustre Estevao Pangueia? Tens por a caso alguma evidencia?
Gosto · Responder · 31 de Dezembro de 2016 às 13:43
Ocultar 13 respostas


Estevao Pangueia Entendeu o conteúdo em discussão?
Gosto · Responder · 31 de Dezembro de 2016 às 13:46


Huntelais Adelino Vinho Entendi que fez se um estudo que coloca o Ministro Pacheco com sendo o pior do executivo para o presente ano e que o ilustre Estevao Pangueia nao concorda viemente esta posicao a qual coloca o ministro Pacheco nesta posicao. Diga-me se estou equivocado ou se estou mesmo nas aguas turvas do entedimento deste post.
Gosto · Responder · 31 de Dezembro de 2016 às 13:51


Caetano Chapepa O que voces queriam era o ministro Pacheco, trouxesse comida para voces comerem?
Gosto · Responder · 31 de Dezembro de 2016 às 13:58


Estevao Pangueia Meu caro, a ideia é seguinte: Não se pode considerar apenas Ministro Pacheco como pior, porque o executivo no seu todo não avançou. Ademais, no referido inquérito, coloco em causa os critérios usados nos Ministros com melhor colocação.
Portanto, face ao desempenho negativo do Governo para este ano, o que mais contou para sanção do Pacheco pelos internautas, é o desgaste da sua imagem na governação em Moçambique.
Gosto · Responder · 31 de Dezembro de 2016 às 14:04 · Editado


Huntelais Adelino Vinho Entao o titulo do post deveria na minha humilde opniao ser retificado tendo em conta esta linha de abordagem. Penso assim.
Gosto · Responder · 31 de Dezembro de 2016 às 14:04


Estevao Pangueia Huntelais Adelino Vinho, tem conhecimento da pesquisa de opinião em causa?
Gosto · Responder · 31 de Dezembro de 2016 às 14:06


Caetano Chapepa Se voce estivesse no poder que faria ia terminar a pobreza em quanto tempo? mesmo os estado unidos consiguiram iliminar a pbreza!
Gosto · Responder · 31 de Dezembro de 2016 às 14:06


Huntelais Adelino Vinho a pesquisa do Ilustre Egidio Vaz pois nao?
Gosto · Responder · 31 de Dezembro de 2016 às 14:09


Estevao Pangueia Caetano Chapepa, não estamos a falar do desempenho do Pacheco, mas sim do estudo feito nesta rede social, que coloca a ele (Pacheco) apenas na cauda, quando na verdade devia ser o executivo todo.
Gosto · Responder · 31 de Dezembro de 2016 às 14:12


Estevao Pangueia Huntelais Adelino Vinho é so cruzar dados!
Gosto · Responder · 31 de Dezembro de 2016 às 14:13


Caetano Chapepa Primeiro parem com a guerra deixem as pessoas circularem a vontade e fazerem o seus negocios, Nao avaliem os outros de forma negativa como se voces fossem perfeitos
Gosto · Responder · 31 de Dezembro de 2016 às 14:27


Estevao Pangueia Quem deve parar com a guerra não somos nós seus amigos aqui ó Caetano, mande o recado aos político-militares!
Gosto · Responder · 1 · 31 de Dezembro de 2016 às 14:35


Caetano Chapepa Entao se a guerra nao para, nao podemos falar do crescimento economico!
Gosto · Responder · 31 de Dezembro de 2016 às 14:46


Escreve uma resposta...





Carlos Augusto Carlos Carlos Nenhum governante foi melhor. Não dão cara ao povo. Moçambique não é só Maputo. Visitem as províncias. Distrito e localidades para verem o Moçambique real
Gosto · Responder · 31 de Dezembro de 2016 às 15:53


Lito Heliodoro Mundlovo de facto ali não se consegue ver quem é pior que quem
Gosto · Responder · 1 · 31 de Dezembro de 2016 às 19:11


Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Selecção dos piores para piorar o pior.
Gosto · Responder · 31 de Dezembro de 2016 às 19:53


Caetano Chapepa Que voce e dos mediocres de todos o tempos.

O MEU TOP 7 DAS MELHORES FIGURAS DO ANO 2016
Saudações, prezados amigos. À semelhança do que fiz no transato (2015), passo a apresentar aquelas que foram, quanto à mim, as melhores figuras do ano 2016 a escassas horas de findar, sendo que, desta vez, por razões meramente subjectiva, preferi alista-las em um TOP 7 que, sem me furtar de justificar a razão de tal eleição, à seguir passo a apresentar:
Ele é, sem dúvidas, a figura que ocupa o número 1 do meu top 7. A razão da eleição de Serra sinto que é largamente sabida por muitos. Afinal, ele (Serra) à semelhança do ano de 2015 foi uma figura incontornável em campanhas de consciencialização sobre a conservação e preservação do meio-ambiente, aliás, a sua campanha catalogada “Operação Caco” constitui uma prova inequívoca de que a conservação do meio-ambiente faz-se fazendo. Serra abandonou o discurso e pegou, ele próprio, na massa e trabalhou.
A postura cívica de Serra inspirou muito a nossa juventude, pelo que o movimento por ele encabeçado foi abraçado em quase todo o território nacional, isso em Julho do presente ano. A nossa juventude, com certeza, se orgulha muito de Serra, sem contar pelos seus notáveis esforços no sentido de prestar maior cuidado às crianças portadoras de deficiência ao nível dos centros de acolhimento e infantários do nosso país, com destaque a Divina Obra Dom Orione. Muito tenho a dizer sobre essa figura, mas paro por aqui. Queremos mais Serras.
Um jovem que dispensa quaisquer tipo de apresentação, sem dúvidas. Todavia a título de exibição, Bitone é um jovem que ao longo deste ano (2016) licenciou-se duas vezes e, por instituições distintas. Uma licenciatura pela UP (Ensino de Filosofia com habilitações em ensino de História) e outra pelo ISRI (Relações Internacionais e Diplomacia), algo que ineditamente aconteceu em dias seguidos, dias 28 e 29 de Março. Inspirador Bitone Viage!
Docente em quatro (4) instituições de ensino, nomeadamente, ISGECOF, IMEDE, IMED e Escola Comunitária São Francisco Xavier, tudo, com apenas 24 anos de idade, pontual, dedicado e prestativo, Bitone se destacou bastante no mundo das análises políticas do nosso país, através da televisão, da radio, dos jornais em que juntos assinamos artigos de opinião sobre matérias que interessam de perto o povo moçambicano, bem como através das redes sociais como é o caso do facebook. Aliás, ao longo deste ano, vi um Bitone que abandonou a bajulação, o lambebotismo, o puxassaquismo nas suas análises políticas e abraçou a verdade: o pulsar do povo.
Bitone (Bibi, Tony, T-Bone, conforme carinhosamente o chamo eu e amigos próximos) ao longo dos últimos 6 anos mostrou-se um jovem com um alto sentido de amizade. Mostrou-me que a amizade é uma das chaves fundamentais para o nosso aperfeiçoamento enquanto seres humanos e que a humildade é o segredo para uma boa e eterna amizade. Mostrou-se ainda mais sério quando, ao longo do ano, empenhou-se na reabilitação da casa do seu amado pai que muito investiu na sua educação mesmo com minúsculos recursos financeiros.
Uma jovem activista de apenas 20 anos de idade, estudante finalista na Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane. Para mim, uma amiga, uma colega no mundo das análises radiofônicas no Para Além da Manchete da Politécnica Rádios que passava aos Domingos às 17h, uma irmã e acima de tudo defensora de grandes causas e com um poder de liderança deveras invejável.
Cídia, ao longo deste ano, encabeçou um trabalho de bradar os céus junto do seu grupo de colegas activistas, tendo se destacado na formação de mais e mais jovens líderes que, hoje, se transformaram em grandes mobilizadores em campanhas que visam impulsionar o desenvolvimento humano nesta pérola do Índico, Moçambique.
Além disso, Cídia sem comprometer os seus estudos universitários trabalhou bastante na mobilização de fundos para a reconstrução e construção de salas de aulas na Escola Primária de Bunhiça, no Município da Matola, numa clara demonstração de seu sentimento de empatia para com as crianças daquela ela escola que, conforme é de se esperar, são o futuro do nosso país, ou ainda, flores que nunca murcham conforme as palavras do saudoso pai da nação, Samora Machel. Precisamos de mais meninas Cídias.
Um jovem amigo e colega de universidade. Um jovem que este ano pelo seu invejável desempenho acadêmico, bem como no mundo da poesia, uma das suas maiores paixões, estando a caminho da publicação de um livro de poesias de sua autoria, tornou-se no Presidente do Núcleo dos Estudantes da Faculdade de Educação, o que a mim orgullha-me bastante, afinal Meque é um jovem bastante humilde, ouvinte e pronto para aprender.
Fez várias passeatas pela televisão, pela rádio e em cerimônias de bastante avulto, dentro e fora da Universiade Eduardo Mondlane, exibindo uma das coisas que ele melhor sabe fazer: fazer e declarar poesia. Ah, quem não se lembra da voz e toque de Meque durante o Festival Cultural da UEM realizado pela AEU-UEM, pela província de Sofala que se saiu vencedora? Meque tem muito mérito por isso. Bem-haja meu prezado amigo e irmão.
Um amigo e irmão, sempre presente em conselhos e também para discutir assuntos sobre a actualidade do país. Todos nós sabemos do activismo de Tsandzana. Sempre presente em todos os momentos que marcam a actualidade do país. Um cidadão que o seu país, se verdadeiramente democrático, se orgulha por ter. Mesmo longe do país, lá nas europas, Tsandzana, ao deste ano, esteve a par de tudo que acontecia no seu país e soube, com bastante prontidão, intervir.
Este jovem mostrou que não tem medo de dar a cara quando se trata de assuntos que envolvem a liberdade de expressão, de imprensa bem como sobre actos que violam flagrantemente os direitos humanos. É um jovem que, humildemente, tem se esforçado para ver o seu país a galgar por caminhos promissores. Um jovem deveras completo. Conclua o teu Mestrado amigo, estamos aqui para aprender de ti.
Um jovem-senhor bastante admirável. Para quem é jovem e gosta de uma análise lúcida sobre os eventos políticos do mundo, claro, sem descurar os do país (quando não politizados), sabe que Yassine é uma figura incontornável, aliás, desde os tempos do Observatório Internacional da Stv, mostrou isso.
Yassine constitui, para mim, um exemplo de deputado, com uma postura democrática invejável. Seus discursos bem polidos em argumentos fortes e isentos de insultos, com um notável respeito aos órgãos de soberania, aos seus adversários políticos. Yassine, diferente dos seus colegas, não usava da AR para a abordagem de assuntos referentes à esfera privada de seus colegas. Não teatralizava a AR. Usava do seu humilde tempo para discutir assuntos da nação e em representação do povo. Yassine mostrou que sabia quem a ali o colocou e para que finalidade. Vi um Yassine presente nos debates da televisão, do facebook e nas marchas de repúdio a violência, alias, sempre apto a ouvir e ajudar nos os jovens que lho solicitássemos. Admiro bastante ao Muhamad Yassine.
Uma admirável jovem, um dos jovens rostos mais influentes da Televisão de Moçambique, que também se destacou bastante ao longo deste ano, no Jornal da Tarde, depois de ter comandado inteligentemente o Sem Tabus do Canal2 da mesma televisão, entre outros programa da TVM1 e nos últimos meses no Programa Primeira Página, que já é um sucesso no período das 18h às 19h30.
Uma jovem de fibra, que ao longo destes anos mostrou muito talento e muita dedicação naquilo que faz, o que somado a sua humildade, foi meritória de prêmios durante a gala dos 35 anos da nossa TVM. Ela merece minha considerações porque quisera eu que tivéssemos muitas fazedoras de televisão como Albertina, humildes e que sabiamente sabe escolher os assuntos, convidados e perguntas certas para a televisão.
PS: sou finalmente grato a pessoas como Claudya Mombe, Gisela de MeloOsorio MausseDaina Maússe , Eduardo JotaProprio Ernest VilanculosEuclides FlavioRogerio Antonio que foram praticamente irmãos meus este ano, todos eles. Muito obrigado, prezados.
À todos votos de festas felizes e um 2017 cheio de muita prosperidade. Que Deus abençoe a cada um vós junto de suas famílias, familiares e amigos. Quero, no próximo ano, contar com a vossa pontual amizade. Fraternos abraços.
Atenciosamente,
Ivan Dário Maússe.
GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Matin Sabin
Escreve uma resposta...

Fernando Banze
Fernando Banze Bitone Viage é um jovem para se inspirar.
Fiquei boquiaberto quando ele me disse que esta lecionar em quatro instituições. Muita força mano. Vamos quebrar a preguiça.

Eu concordo com a lista.
Cidia Chissungo também é uma jovem cheio de energia.
Avante.
Nico Voabil
Nico Voabil #Carlos Serra 👌👏👏👏 tem o meu visto
Carlitos Cadangue
Carlitos Cadangue Bitone Viage é um jovem excepcional. Conheci-o na SOICO. Eu acabava de entrar na STV e foi-me confiada a missão de cobrir a soltura de António Muchanga da Cadeia. Dia seguinte fui convidado na qualidade de jornalista a analisar aquele acontecimento no programa Opinião Pública, moderado por Cleófas Viagem. Bitone era meu colega do painel e juntos fizemos a análise. Foi aí que percebi o potencial do jovem. Mas com o tempo fui acompanhando as suas aparicoes televisivas, que nalgum momento já eram tão parciais que não prefiro entrar em detalhes, mas hoje vejo novamente o Bitone que analisou comigo imparcialmente um assunto desta pátria. Apenas um testemunho...
Euclides Flavio
Euclides Flavio É um top 7 que faz sentido. Parabéns pela sabia escolha. Pessoalmente não conheço o jovem Meque Raul Samboco nem as suas acções, mas considero uma escolha muito sabia e tolerante, principalmente tendo em conta que foi seu adversário directo nas eleições para ascenção a NED. Cidia Chissungo é outro nível, não é por caso que foi a minha figura do ano. Eu particularmente não acho justo que está menina seja misturada. Bitone Viage é um batalhador, considero ele um MC Roger na academia devido as batalhas. Na minha opinião, o que falta nesse jovem é ser ele mesmo. É verdade que ele não deve satisfações a ninguém mas precisa de definir a sua LINHA EDITORIAL. Dércio é um jovem que vale a pena ter por perto, já privei com ele na praça várias vezes. É um amigo de causas justas. Muhamad Yassine é um tipo que sabe aceitar ao outro. Acho que ele tem características de Venâncio Mondlane, que é outro gajo que gostaria de ver na lista.
Muhamad Yassine
Muhamad Yassine Muito obrigado, me sinto obrigado a melhorar kkkk
Meque Raul Samboco
Meque Raul Samboco Estou muito grato ilustre Ivan Maússe por fazer parte do teu "TOP 7 DAS MELHORES FIGURAS DO ANO 2016". Feliz Ano Novo meu irmão e um forte abraço!
Ivan Maússe
Ivan Maússe Estamos juntos, prezado.
Um bom ano para ti, família e amigos.
Gosto · Responder · 1 · 14 h
Matin Sabin
Escreve uma resposta...

Carlos Serra
Carlos Serra Muito obrigado Amigo meu. Tudo faremos para trazer mais juventude para as causas. Este País precisa de nós.
Ivan Maússe
Ivan Maússe Bem-haja e bom ano, mais uma vez.
Gosto · Responder · 14 h
Matin Sabin
Escreve uma resposta...

Osorio Mausse
Osorio Mausse Ivan Maússe vai o meu muito kanimando ,e fico feliz em saber que fiz e faço parte da lista das pessoas que tu admiras
Celio Bila
Celio Bila Subscrevo. Todas essas Sao figuras admiraveis.
Dércio Tsandzana
Dércio Tsandzana Prezado irmão Ivan Maússe, Khanimambo por tudo e por ser esse rapaz que nele me revisto também. Até 2017, ao chegar em meados do ano que está prestes a iniciar - você, Bitone ViageCrespim MabulukoRafael Ricardo Dias MachalelaEuclides Flavio devem me pagar meu "flying fish".
Crespim Mabuluko
Crespim Mabuluko kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, vamos a isto. porém há camaradas por aqui que juram não ingerir álcool este anos ....
Gosto · Responder · 10 h
Matin Sabin
Escreve uma resposta...

Albertina Lucia Palalane
Albertina Lucia Palalane Muito obrigada Ivan Maússe pelo carinho e consideração.
Tudo de bom para ti neste ano.
Continue a travar batalhas pois só com sacrificio, chegaremos longe. Abraços irmão.
Gosto · Responder · 17 h · Editado
Proprio Ernest Vilanculos
Proprio Ernest Vilanculos Desta forma venho confirmar a minha prrsenha k fez com k meu nome constasse nessa lista grato por isso Dr. Ivan Mausse. Da mesma forma desejo tudo de bom k Deus preparou pra todos nos este ano. Nao sou de muitas palavras desta forma desejo feliz ano novo pra todos.

Sem comentários: