sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

FRELIMO NÃO QUER CONVIDAR OS MEDIADORES INTERNACIONAIS


Os mediadores ainda não se fizeram ao país porque a frelimo como "governo" ainda não os convidou formal e oficialmente como mandam as regras, já que tratam se de representantes de organismos internacionais. Como é do domínio público, os mediadores internacionais saíram insatisfeitos com o mau comportamento da frelimo no processo negocial e sentiram se ofendidos quando a ultima hora a frelimo tentou exclui los do grupo de descentralização.
Então, para o seu regresso ao país os mediadores esperam pelo convite do "governo" da frelimo mas como a frelimo quer ganhar tempo para os seus planos diabólicos, ainda não endereçou um convite formal, numa altura em que faltam 40 dias para o fim oficial da trégua. Na verdade a frelimo não quer a mediação internacional porque esta reporta sempre os seus podres aos seus países de origem, com destaque para a União Europeia, principal doadora do Orçamento Geral.
O que a frelimo quer são os mediadorzinhos nacionais pró - frelimistas como o padre Couto, Sengulane, Do Rosário, Chembeze, e outros. Com estes, a frelimo pode facilmente fingir diálogo para arrastar o processo até as vésperas das eleições autárquicas e depois de "canganhiçar" os registos dos eleitores nas bases de dados do STAE'S e de imprimir boletins e selos duplicados, sem falar da óbvia despreparacao da renamo em relação ao processo eleitoral.
De qualquer forma, a frelimo apenas tem duas escolhas: ou reata o diálogo para satisfazer as duas principais exigências da renamo (governação das 6 provincias e integração dos comandos e quadros da renamo nas forças de defesa e segurança) ou a frelimo arrisca se a assumir a responsabilidade pelo reacender do conflito militar porque a renamo cumpriu a principal exigência do ponto de agenda da frelimo e em caso de incumprimento, a renamo já tem 'casus beli' e esperamos que a frelimo tenha preparado "robocops e rambos" para enfrentar os temíveis e formidáveis rangers de Afonso Dhlakama.
Unay Cambuma
A derrota também prepara-se.
O partido frelimo está firme na preparação da sua própria derrota, compatriotas a frelimo já está no seu fim, os chefes dos quarteirões são os discípulos dessa operação. 
No lugar dos chefes dos quarteirões identificar membros da oposição em particular a Renamo nos seus bairros é mesmo que estarem s preparar a derrota do partido frelimo.
Afinal quem entrega s lista das vítimas são os chefes dos quarteirões, e o povo já tem conhecimento desse cenário, od membros da Renamo tem também famílias que são membros da frelimo, e após a morte dos seus familiares pelo partido que eles são membros ficam revoltados com a frelimo para sempre.
Um partido que se diz preocupado em combater a pobreza no lugar de usar os chefes dos quarteirões para identificar membros da oposição, poderia se preocupar em identificar pessoas carrenciadas, que não tem como mandar a escola os filhos para o governo puder apoiar, passando os declarações de pobreza para puderem estudar gratuitamente.
Essas são palavras de um chefe de quarteirão com quem tive uma curta conversar sobre as políticas do partido frelimo.
GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Àfrica Campo de Guerras
Àfrica Campo de Guerras Queda livre dos camaradas....
Gosto · Responder · 1 h
Adriana Dos Santos
Adriana Dos Santos Esses já abriram a sua própria cova pra devida sepultura
Nitafa Nitafa Nomo
Nitafa Nitafa Nomo E estes (Chefe de quarteirões) acabam se esquecendo de que Dhlakama não tem somente um apoio dos seus comandos mas também popular, isto é, no dia em que o povo se cansar dos mimos que Dhlakama dá a Frelimo, os des-governantes não vão dormir.
Gosto · Responder · 3 · 53 min
Mulandi HI Mina Kheni
Mulandi HI Mina Kheni A frelimo já abriu seu próprio buraco. O que está fazendo agora é preparar a sua própria urna pois os acontecimentos de cada dia vão deixando a olho nu toda mafia, o banditismo, o gatunismo provocado por esta quadrilha...
Dany Cavelane
Dany Cavelane Esperem k ate lá, a situaçao vai ser como a do Gâmbia. Perdeu e nao ker entregar as pastas. Álias, se for a entregar as pastas, é pork os cofres estarao tipo bunda de nené.
Gosto · Responder · 1 · 44 min
Fernando Limpo
Fernando Limpo Um dia o povo vai xe cançar saindo pa ruas com todos instrumentos
Comentários
Zaidino Horaibo
Zaidino Horaibo Aguardemos pelo mandato a seguir, esse já se foi
Gosto · 3 h
Ákila Eunice Papasseco Domingos
Ákila Eunice Papasseco Domingos Desorganização organizada
Gosto · 3 h
Fausto Quinhas
Fausto Quinhas Para serem bem vistos...os mediadores tinha qie estar um com dollares... 
A frel...perde a cabeca quando vé dollar
Gosto · 3 h
Muhiquikodji Mguthekeleni Kamomuna
Muhiquikodji Mguthekeleni Kamomuna O tempo já escotou vamos a porada
Gosto · 2 · 3 h
José Nbeua
José Nbeua A frelimo não quer nada mais do que ganhar tempo para arranjar um pretexto, para rasgar os acordos todos e se manter no poder.
Mas são estúpidos,o povo não está com eles e a Rebamo continua armada cada vez mais!
Gosto · 3 h
Momede Trigo Colher Mudega
Momede Trigo Colher Mudega Eu kero k a renamo volte ao teatro nas estradas para mostrar o seu braço forte a estes frelimista ladroes
Gosto · 1 · 3 h
Ofece Deniasse Chania
Ofece Deniasse Chania A Frelimo tem medo dos mediadores.
Gosto · 3 h
Luis Luis Julio Julio
Luis Luis Julio Julio E Claro Ki A Frelimo Tem Medo Das Destralizasao Ki A Renamo Esta A Egigir I As 6 Provisias Ki A Renamo Ganho, Mas Si A Frelimo Nao Chama Os Mediadorigis Entrenasional I U Dialugu Continuar I Averi Concesu, Isu Vai Cherari Mal, Porque A Renamo Vai Fechar As Estradas I Dai A Gerra Continua I Ja Continuo.
Gosto · 2 h
Simão Pedro
Simão Pedro Mano escreva bem por favor
Gosto · 1 h
Auilo Alique Alique
Auilo Alique Alique Vamos esquecer falar das 6 províncias. o mandato e de 5 anos os ladroes já estam com bochechas mesmo com as mortes do povo. a gora, vamos lutar para introduzimos novas regras do jogo
Gosto · 1 · 2 h
Muetha Okwene
Muetha Okwene Nao querem falar esses
Gosto · 1 h
Mushandi Ndimambo
Mushandi Ndimambo So quer guerra
Gosto · 1 h
Fernando Antonio Dias
Fernando Antonio Dias Conserteza pra mi urtimo pslágrafo é ki vençe
Gosto · 1 h
Nelo Artur Leo
Nelo Artur Leo O Poder não se conquista,;Aranca-se.

Sem comentários: