sábado, 21 de janeiro de 2017

Maputo nunca vai mudar?


    Hoje, 20 de Janeiro, toma posse o 45.º Presidente dos Estados Unidos da América (EUA). A tomada de posse do Presidente dos Estados Unidos é um momento simbólico que este ano se torna um momento ainda mais ímpar dada a figura em questão: o magnata do imobiliário, Donald Trump.
    Apesar de polémico e falastrão, durante sua campanha eleitoral, Donald Trump recebeu o apoio público de diversos líderes cristãos, algo que, segundo os analistas, teve grande influência sobre o eleitorado conservador. É por isso que hoje, ao tomar posse, receberá a bênção de seis líderes religiosos, o maior número já visto em uma posse presidencial norte-americana.
    Até agora Richard Nixon, em 1969, detinha o “recorde”, contando com cinco líderes religiosos em sua posse.
    Trump está aí de pedra e cal. Durante a campanha eleitoral, a maioria dos grandes órgãos de comunicação, especialmente as televisões, apoiaram publicamente a candidata democrata Hillary Clinton. A vitória de Trump, é vitória contra os jornais The New York Times, Washington Post e USA Today, além da revista The Atlantic, que apoiaram publicamente Hillary.
    Houve, inclusivamente, campanhas de difamação contra Trump que o acusaram de assédio sexual. Algumas mulheres testemunharam que haviam sido assediadas, mas não conseguiram derrubá-lo. Trump foi tão forte que até derrubou a imprensa tradicionalmente favorável aos candidatos republicanos, como os periódicos Hampshire Union Leader, Cincinnati Enquirer, Arizona Republic, Dallas Morning News e o Detroit News, que se havia colocado contra si.
    Trump viveu toda vida rodeado de riqueza. Provavelmente até aqui há-de ser o único Presidente dos EUA que viveu uma juventude intensa e faustosa. Não lhe faltava dinheiro e mulheres.
    Tanto falaram mal dele, mas hoje vai conduzir a nação mais rica do mundo. Também, a história não fala de fracos. Ninguém gasta o seu tempo a falar de fracos. Trump é forte e demonstrou-o com todas as letras.
    Os que quiserem, podem acompanhar a tomada de posse através da televisão. Verão um Obama cabisbaixo a abandonar a Casa Branca. Recordam-se que ele e a esposa se recusaram a tirar uma foto com Trump e a esposa como manda o protocolo? Hoje vai fazê-lo. Não tem como escapar.
    Viva, Donald Trump. Os próximos quatro anos são seus, fale quem quiser falar!!!!
    Nini Satar
    REFLECTINDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO VOTO
    Entendo os que marcham contra o Presidente Donald Trump e sobretudo os que marcham de forma ordeira. É um direito democrático. Não entendo os mascarados e que destruem bens de outrens, bens sem nada a ver com Trump. Esses só me recordam o que uma vez disse uma minha professora numa das cadeiras de sociologia referindo ao grupo ATTAC, um movimento sueco contra globalização. A minha professora disse que o problema de Attac é de muitos se juntarem simplesmente pela oportunidade de vandalismo e não pela causa de anti-globalização.
    Quanto aos marcham pacificamente só me questiono. Será que todos eles foram às urnas para votarem em quem queriam? Eu duvido porque a participação foi baixa. Mesmo se todos estes que se engajam nas marchas, não teriam feito melhor se durante a campanha eleitoral se dedicassem a mobilizar os seus concidadãos a irem votar?
    Esta é uma questão de reflexão porque se passa em todo o mundo e não menos em Moçambique. Há muitos que se enganam ou são enganados que abster-se a uma eleição é igual que votar. Quem se abstem dá vitória a qualquer vencedor no processo eleitoral. Haja consciência nisso. O voto é sempre importante.
    Comentários
    Bruna Cascais
    Bruna Cascais Nini estas mto emocionado cm esse Homem vens lhe apoiando dsd o inicio e aind pior falas mal d nosso Obama.
    So espero que não te decepciones tão já cm as suas politicas d governaçao. Estamos na bancada a te assistir... passar bem
    Mavuto Cachingamba Viola
    Mavuto Cachingamba Viola hoje dia 20 de janeiro, o mundo vai testemunhar o empresario sem estrada politica tao longa aperece no poder.... seguinifica que amanha ou outro dia veremos estados a serem governados por sugeitos anonimo na politica, neste caso por empresarios ou ate camponeses.... quem sabe, qualquer um pode ser presidente....
    Gosto · Responder · 3 · Ontem às 11:55 · Editado
    Mindo Da Villa
    Mindo Da Villa "Pensar grande e Pensar pequeno da mesmo trabalho, portanto nao perca tempo fazendo coisas pequenas" DONALD TRUMP
    Edilson Dramane
    Edilson Dramane Donald j trump. 
    armando Guebuza
    ( Samora machel ) disse. 
    ...Ver mais
    Maputo nunca vai mudar?
    Desejava me calar, mas perante uma imagem destas não posso. É a minha cidade. Maputo, cidade capital de Moçambique, quase a ser engolida pela fúria da chuva deste final de semana. É triste, muito triste porque os gestores desta urbe jamais se preocuparam em fazer alguma coisa mudar esta face bizarra que Maputo exibe ao mundo.
    Imagens como esta não só circulam em Moçambique. Desengane-se quem pensava assim. Isto estamos a vender ao mundo. É o nosso cartão de visita. Alguém me teria dito que as enchentes na baixa da cidade datam desde o tempo colonial. Meus senhores: são 41 anos de independência. O que estamos a fazer?
    Esta foto representa a Avenida 25 de Setembro, onde localizam- se vários empreendimentos financeiros, com destaque para o Banco de Moçambique. Analogicamente, comparar-se-ia a Wall Street, uma rua que corre na Manhattan, Nova Iorque, e é considerada o coração histórico do actual Distrito Financeiro. E deixamo-la assim?
    Isto deve-se a incúria colectiva. É na 25 de Setembro que estão aglomerados os que vendem refeições em viaturas, lavadores de carros, vendedores ambulantes de toda espécie…quer dizer, ao fim do dia, depois da hora normal do expediente, a 25 de Setembro vira uma lixeira. Encontramos lá descartáveis de toda a espécie, porque por lá, ou nas redondezas, não existe nenhum contentor de lixo, não existem sanitários públicos. Tudo faz-se por ali. É uma autêntica lixeira, uma zona que devia ser preservada devido ao histórico que carrega: estão lá os renomados cafés Scala e Continental. Estão montados no lixo.
    Nunca vi nenhuma intervenção enérgica de David Simango. Há anos que é edil de Maputo. Tudo o que mexe vira porcaria: recordam-se da reabilitação da Avenida Julius Nyerere? Novamente esburacada antes da inauguração!!! E os edifícios que medram ao longo daquilo que eram as barreiras do Museu? A febre do betão atingiu-nos de tal sorte que escangalhamos tudo. Transformamos espaços verdes em betão. Pior, com construções desregradas.
    Havia pássaros multicolores na zona do Museu…onde foram parar? Havia acácias nas principais artérias de Maputo…onde é que estão? O que estamos a fazer de Maputo? Chuvinha de nada transforma a cidade numa praia…e se chovesse por quatro dias? engoliam até o novo edifício do Banco de Moçambique, que custou milhões de dólares, dinheiro que devia ter servido para construir drenos que ajudar-nos-iam a evacuar as águas em dias chuvosos. Mas dizer a quem? Queixar a quem? As elites só querem saber do seu bolso!!!!
    Nini Satar

    GostoMostrar mais reações
    Comentar
    Comentários
    Francisco De Assis Cossa
    Francisco De Assis Cossa E com canais de STV preocupados em mostrar as cidades de nampula e quelimane e nunca se dão o luxo de fazerem reportagem a mostrar a vergonha que-se vive na capital do País que me parece nao ter edil.
    Marcos Muchanga
    Marcos Muchanga 25 de Setembro, a nossa Betton Woods, sempre uma lastima, eu que trabalho na baixa (Samora Machel), sempre que ameaça chover descemos a correr para tirar as viaturas da 25 de Setembro/Samora Machel para ir colocar mais lá acima na Olof Palm, Josina Machel etc...porque senão apanhas o teu carro engolido pela agua da chuva ou apanhas o carro na Catembe
    Ernestino Candido Albino
    Ernestino Candido Albino Nao ha drenos De esgoto com redes o povo mocambicano lanca tudo k e lixo no Chao, por isso o saneamento do meio ta uma lastima nem tudo e culpa do governor . mas sim ta faltar chamboque De Volta nas costas do povo
    Nelson Rosario
    Nelson Rosario Nini, quando você estava na cadeia toda 25 de Setembro foi reabilitada o sistema de escoamento de água foi melhorado. Eu sou cidadão e às vezes crítico mas sei ver onde não devo. Se ti lembras de Maputo, toda água de chuva que vem desde Av Eduardo Mond...Ver mais
    Gosto · Responder · 7 · 19/1 às 8:08
    Luis Julio Morse
    Luis Julio Morse Vai escovando serás o próximo ministro. Tens a coragem de expressar isso e porque que ainda não está resolvido a pois a sua reabilitação? Bem falou Nine
    Gosto · Responder · 3 · 19/1 às 8:17
    Luis Julio Morse
    Luis Julio Morse Vai escovando serás o próximo ministro. Tens a coragem de expressar isso e porque que ainda não está resolvido a pois a sua reabilitação? Bem falou Nine que tudo o que Deviz Simango mexe vira uma porcaria
    Luis Julio Morse
    Luis Julio Morse Vai escovando serás o próximo ministro. Tens a coragem de expressar isso e porque que ainda não está resolvido a pois a sua reabilitação? Bem falou Nine que tudo o que Deviz Simango mexe vira uma porcaria
    Gosto · Responder · 1 · 19/1 às 8:19
    Nelson Rosario
    Nelson Rosario Eu não escovo a ninguém. Se você conhece Maputo pensa um pouco, nem vais pagar nada é gratuito. E na próxima chuva vá ficar lá gravar e enviar para o Nini ver. Eu não choro só porque a outra pessoa chorou, choro quando tenho razão para chorar. Abraços
    Nelson Almeida
    Nelson Almeida Senhor nelson rosario lamentavel o teu argumento acerca do Ke se vive na baixa da cidade de Maputo com tanto investmento Ke vao fazendo com o governo e o privado envolvendo milhoes de dollars è triste o cenario Ke se vive quando enfrentamos um temporal passado esses 41 anos de independencia deveria ja haver um projecto serio acerca do Ke vive-se na baixa da cidade convem calar do Ke falar coisas insignificantes
    Gosto · Responder · 8 · 19/1 às 8:25
    Francisco Albino Inrugula
    Francisco Albino Inrugula Escovinha, lambe botas, parasita ignorante traidor da sua pátria.
    Francisco Albino Inrugula
    Francisco Albino Inrugula Escovinha, lambe botas, parasita ignorante traidor da sua pátria.
    Nelson Rosario
    Nelson Rosario Francisco Albino Inrugula, você não me conhece de nenhum sítio já esta a insultar-me. Parabéns
    Gosto · Responder · 3 · 19/1 às 8:36
    Francisco Albino Inrugula
    Francisco Albino Inrugula Seu comentário transmite isso.
    Nelson Rosario
    Nelson Rosario O meu comentário é minha opinião. Se você tem tua opinião que traga. Você não é obrigado a concordar comigo pois estamos a viver em um mundo em que as pessoas têm direito a opinião. Agora, se acha que insultando os outros por não pensarem como você ganha razão, parabéns continue assim que vais longe.
    Gosto · Responder · 9 · 19/1 às 8:45
    Antonio Bamo Rozey
    Antonio Bamo Rozey Mesmo aque na liberdade ao lado do hospital quase todas aquelas casas de contrucao colonial a água atingiu as janelas entao quer dizer que no tempo colonial nao caia chuva? Nao tem nenhuma drenagem pra escoamento de águas, isto é, a àgua de chuva nao tem ond ir, todas as avenidas sao covas por isso ha muita concentracao de água...
    Azael Langa
    Azael Langa Meia Solução é mesmo que nada.
    Gosto · Responder · 1 · 19/1 às 8:58
    Adelson Francis Vidro
    Adelson Francis Vidro Nelson acredito que a sua tese n tenha fundamentos, quando se projecta um dreno tem se calculado a velocidade da agua com k o dreno suportaria em tempos chuvosos k de tal forma se deveria considerar a velocidade da agua k vem da av eduardo mndlane em contrapartida com os drenos da 25 d setembro...uk n se fez...outra coisa o lixo k se produz na baixa da cidade faz com k os drenos fiquem todos inundados de lixo, dificultando a passagem da agua, terceiro acredito k a baixa da cidade n consegue suportar toda aquela concentração de edifícios sem se ter em conta a espaços pra estacionamentos, areas verdes, vias bem difinidas com drenos capazes de transportar as aguas pluviais...esses factores fazem com k a cidade fique totalmente inundada em fração de segundos...a localização e as aguas da av Eduardo n se explica esse fenômeno
    Gosto · Responder · 1 · 19/1 às 9:08 · Editado
    Nelson Rosario
    Nelson Rosario Adelson Francis Vidro, note que para as sarjetas poderem suportar a quantidade de água que vem de cima deviam ser bem maior pois acredito que o problema não está com os drenos em si razão pela qual a água não se concentra por mais de 20 minutos
    Amosse Chauque
    Amosse Chauque Camarada Nelson acho k não é isso k pois pretendias comentar,devias ter lido e intender melhor a publicação ou seja a inquietação do nosso irmão nini satar.
    Gosto · Responder · 1 · 19/1 às 9:26
    Mauricio Jamine
    Mauricio Jamine Quem sabe talvez ele (Nelson) e filho dos ....Ematum e companhia
    Gosto · Responder · 5 · 19/1 às 9:28
    Atuia Bachir
    Atuia Bachir " Essa água não ficou assim por mais de 10 minutos após a redução da intensidade da chuva. Isso é certeza" custa perceber se concorda com o post do Momade Assife Abdul Satar ou não. Em seguida existe uma mistura de coisas ex: " quando você estava na cadeia/nos tempos que ainda andavas a desfilar aqui". Existe uma relação?
    Gosto · Responder · 6 · 19/1 às 9:33
    Rubenjose Afonso
    Rubenjose Afonso Deu a sua opinão, mas por mim vejo que esqueceu o que queria dizer.
    Gosto · Responder · 2 · 19/1 às 9:40
    Atuia Bachir
    Atuia Bachir Se calhar calado vire um poeta!
    Fátima George
    Fátima George É verdade n Atuia Bachir n existe nenhuma relação deixá o Nelson Rosario pra ele a água fikar em menos de 10 minutos ele ts feliz com isso pork ninguém vai tirar da cabeça dele
    Da Cunha Ibraimo Cassamo
    Da Cunha Ibraimo Cassamo Esse projeto foi de Eneas comiche,,, o atual nada fez
    Jose Banze
    Jose Banze E por isso que este pais nao vai a lado nenhum. Andam a defender uma obra que nao serviu pra nada. Somente 10 ou 20min de chuva e aquela zona fica sim inundada. Quem frequenta aquela zona sabe mto bem que e verdade. Ja deviam ter resolvido a questao a muito tempo. Ou nao espera, ja resolveram. Fizeram heliporto no BM para os nobres nao molharem os pes.
    Sualey Scolfield Sualey
    Sualey Scolfield Sualey Pessoal ele ( Nelson) foi infeliz com o seu comentario mas não precisamos ensultar, até porque ele deu a sua opinião, ningúem é obrigado a concordar ou aceitar como verdade oque ele disse.
    Sejamos eticos.
    Luis Julio Morse
    Luis Julio Morse Neste exato momento to na 25 de setembro enfrente ao banco de Moçambique camarada
    Luis Julio Morse
    Luis Julio Morse Neste exato momento to na 25 de setembro enfrente ao banco de Moçambique camarada
    Assane Raja
    Assane Raja K falta de vergonha... 41 anos ardentes. Lamento bastante qdo um tal cidadão t faz lembrar d cilada k t levou aos calabouços! Obrigado Nini.
    Piedade Edyz Pereira
    Piedade Edyz Pereira Isso sempre acontece porque a vazão de entrada da agua das chuvas é muito maior do que a vazão de saida da mesma. Portanto não vamos aqui falar que o sistema não funciona. É certo que varios factores contribuem para este cenario:
    1. Os resíduos plás
    ticos resultantes da actividade comercial informal que acontecem nos passeios da Av. Guerra Popular, Filipe Samuel Magaia e Karl Marx;
    2. A falta de manutenção do sistema de drenagem subterraneo ai instalado;
    Gosto · Responder · 2 · 19/1 às 15:50 · Editado
    Da Teca
    Da Teca Os jornais se preocupam em falar de quelimane Beira e Nampula. Nunca tocam nesse assunto . boa sorte nini
    Jabley Julius
    Jabley Julius Nini tocando no assunto da mensagem de condolências do PR de Angola notícia da primeira página da STV. Será que alguém receber comida também tem que ser notícia de destaque?
    Serafim Bourguiba Simango
    Serafim Bourguiba Simango Essa Imagem..
    Me parece ser um pouco antiga...
    Se formos a ver bem..

    Ai é enfrente ao banco de Moçambique.....

    #Nota_bem_a critica é bem vinda... Mas devemos estar atentos ao detalhes
    Gosto · Responder · 4 · 19/1 às 8:40
    Francisco Albino Inrugula
    Francisco Albino Inrugula O problema esta na FRELIMO da-se cargo por amiguismo familiaridade e não por competência e qualificação profissional, tem gente que está no conselho municipal que não deveria estar lá. É normal você visitar um conselho municípal e não achar nenhum arquiteto ou engenheiro civil a trabalhar no sector de planejemento urbano, Porque está lá a irmã do presidente municipal formado em economia a desempenhar funções de chefe daquele sector isso é mau.
    Gosto · Responder · 5 · 19/1 às 8:48
    Ivan Stelio Cuamba
    Ivan Stelio Cuamba O comiche q é 1 homem comprometido com a causa foi logo despensado porque não ia em conformidade com os corruptos.
    Abel Mondlane
    Abel Mondlane Então devias contribuir um pouco com os teus dólares para o bem da capital, em vez de apenas tecer críticas, acções sim, podem mudar um pouco a situação, bom se tiveres receio que possam gastar o teu dinheiro metendo no bolso, contrate uma empresa privada para fazer dito trabalho na capital. Você tem dinheiro e pode fazer algo. NB: essa imagem é antiga, não espelha o actual cenário da cidade, o antigo presidente do CMVM fez uma grande reabilitação na valas enquanto edil.
    Gosto · Responder · 1 · 19/1 às 11:54 · Editado
    Macuacua Massiquele Roberto
    Macuacua Massiquele Roberto Hummmm. Nampula é actualmente a cidade mais limpa do país e a que mais se preocupa com a beleza e estética , estando a serem recriados e reabilitados todos os espaços verdes da cidade e também se respeintando e reservando os lugares de lazer para as crenças e adultos nos prques...digam o que dizerem...isso é um facto...o projecto u wariua wamplula esta la e veio para ficar...deveriam todas as cidades, vilas e bairros seguir este exemplo empreendedor venham aprender despidos de sabedorismos orgulhosos....os humildes fazem bonito com o pouco que tem...já os orgulhosos e arrogantes fazem o absurdo com o muito que dizem ter...
    Gosto · Responder · 2 h
    Adelino Aquili Tomas
    Adelino Aquili Tomas Em vez de sempre criticar! Mano ajuda este Governo a tirar nos desta penúria que estamos a passar! Por favor diminui lá um pouco dos seus dólares em prol dos seus conterrâneos "mocambicanos"! Claro se achar que é um bom porto
    Peregrino Vigacha
    Peregrino Vigacha parece k as pessoas criticam demasiado sem medir as coisas, mas em Beijing, em Nova Yorque, em Tokyo, Paris etc temos assistido grandes inundacoes que ate as aguas carregam consigo carros casas e pessoas.
    Gosto · Responder · 2 · 19/1 às 19:00 · Editado
    Nelson Tapenha Nelson
    Nelson Tapenha Nelson  Desta vez falou bonito meu caro MoMaDe.mas este problema vem ja desde o tempo colonial . tive o prazer de ver uma revista tempo dos anos 70 e ja tinham estes blemas oque tem de acontecer ea restruturacao dos dics da nossa cidade....
    Zina Ngorinenhi Thomas
    Zina Ngorinenhi Thomas Os nossos supostos governantes preocupam si com eles mesmo,enchendo os bolsos dos mesmos eles governam as familias deles,com o povo nao estao nem ai.estamos a deriva dum lado a ouutro a procura do homem capaz de servir o povo.
    Gosto · Responder · 3 · 19/1 às 7:25
    Ani Zita
    Ani Zita Fomos ensinados a viver e conviver com o mal como se fosse algo normal e o engraçado ninguém diz nada ou faz Momade Assife Abdul Satar!! 41 anos de independência nenhum avanço na ciência e nem na tecnologia!! Porque alguém quer que assim seja!!!
    Gosto · Responder · 3 · 19/1 às 7:42
    Esmael Bata
    Esmael Bata Nelson Rosario, voce fez ou aprendeu a topografia? O que você està aqui falando pra Sistema topografico não tem lugar. Um Sistema de escoamento das Aguas bem feito não deixa a Cidade ou tal local alagado. Ha muitas cidades no Mundo que baixas irmão. Algo falhou então Nessa tal reabilitação. È assim a Cidade cresceu as construções Na Cidade tambèm cresceram.... As casas deitam muitas Aguas pluviais e o Sistema de escoamento de Agua que existe não è pra dimensao actual da Cidade de Maputo talves era pra o tempo em que a Cidade era muito miuda. BOM dia
    Gosto · Responder · 5 · 19/1 às 8:29
    Candido Augusto Azevedo Azevedo
    Candido Augusto Azevedo Azevedo A temporada de chuvas já começou em todo pais evite estar em zonas de cheias, orlas costeiras devido a possíveis arrastamentos pela água, são alguns dos conselhos básicos
    Beatriz Muandula
    Beatriz Muandula Sr.Nini,como grande empresario,o que faz pra ajudar o nosso belo Movambique?
    Miguel Tite Migas
    Miguel Tite Migas Vamos chamar presidente do município de nampula para mostrar como se trabalha numa cidade
    Gosto · Responder · 5 · 19/1 às 7:24
    Alberto Matola Shortbeto
    Alberto Matola Shortbeto Nini isto deve a falta de curiosidade dos próprios moçambicanos, eu não sou nada para o meu país mas o que eu vejo aqui é chocante. Vejamos; decorem os exames de admissão para as universidades onde lá irão adimitir 20 novos estudantes para a engenharia de construção entre outras engenharias que serviriam como instrumento para dar face a este problema assim como outros problemas. De lembrar que desde a sua criação neste caso a universidade Eduardo Mondlane, sempre formou engenheiros que estes no lugar de fazer projectos para o país ficam a mendigar emprego nas empresas dos estrangeiros ( Portugal; Soares da costa; Teixeira Duarte entre outras . China e muitas outras empresas de construção que apanharam Moçambique sem dono
    Gosto · Responder · 4 · 19/1 às 9:22
    Nelson Badaga Badaga
    Nelson Badaga Badaga Até parece que os nossos governantes são nomeiados apenas para fazer discursos.
    Gosto · Responder · 2 · 19/1 às 7:09
    Joao Alexandre Papucides
    Joao Alexandre Papucides Oobrigado Kabur Ossemane. Muitos criticam por criticar. Enchentes ha em qualquer cidade do mundo. No mandato de Elias Comiche foi feita a maior obra de saneamento na baixa da cidade o que permite o escoamento das aguas em pouco tempo caso a mare esteja baixa.
    Rafael Muchanga
    Rafael Muchanga Realmente a cidade capital precisa de um dirigente à altura da sua grandeza. O actual edil é realmente incompetente! No geral o país todo está cheio de dirigentes incompetentes. Felizmente as pessoas são muito mais exigentes nos tempos actuais e talvez mude algo no futuro.
    Lionete Leona
    Lionete Leona Muito triste o que os nossos governantes fazem com o nosso belo moçambique
    Álvaro Xerinda
    Álvaro Xerinda Isto chama-se falta de vontade de resolve esta situação
    Jose Cavane Armando
    Jose Cavane Armando Isto vai de mal a pior.
    Nurdine Ali
    Nurdine Ali Deus nos acuda !
    Gosto · Responder · 1 · 19/1 às 7:10
    Matias Chiburre
    Matias Chiburre Na verdade esta imagem para quem bem conhece Maputo, é assustadora. Para quem vê a imagem, está perante cheias pois não?
    Gosto · Responder · 1 · 19/1 às 7:05
    Junior David Sheyron Tivane
    Junior David Sheyron Tivane Concordo consigo Nini cidade de maputo nao é aquela onde tu podes caminhar por uma avenida a comer alguma coisa porque esta toda ela com cheiro nauseabundo,ate de noite.
    Augusto Domingos Mandava
    Augusto Domingos Mandava Sempre ficamos à condenar os outros mas nunca reparamos nossos erros... irmãos vamos orar para Deus abençoar Moçambique.
    Imidio Vasco Polana
    Imidio Vasco Polana Isto e triste para nos moçambicanos. Mas nao ha nada que possamos fazer eles é que sao donos de moz.
    Joao Williamo Tivane
    Joao Williamo Tivane Tamos entregues , triste e vergonhoso .
    Calton Basilio
    Calton Basilio NINI, uki falta para fazeres teu jornal? Terias que ter um jornal so teu, assim nos cederias todas as informaçoes.
    Casimiro Javane
    Casimiro Javane Mocambicano ja abrio a vista o nosso voto vai lhes falhar em 2019 xega ja lhes alimentamos.
    Marcela Filomena Mahuaia
    Marcela Filomena Mahuaia Imagem ja mais vista logo no Centro da cidade capital de Moz? Yuuu....
    Gosto · Responder · 2 · 19/1 às 7:25
    Jose Roberto Baloi
    Jose Roberto Baloi Estou a gostar ds comentadores.nas redes sociais e onde se ve a verdade de k n gostam desta governacao ou dest governo.
    Dito Lissane
    Dito Lissane Lamentável mas quando se trata de benefícios, conta se primeiro o dirigente, e depois os demais...
    Domingos M. Ferrao
    Domingos M. Ferrao (Tudo o que mexe vira porcaria). Deveriamos ter um pouco de respeito aos nossos dirigentes.
    Marshal Vasconcelos Nhone
    Marshal Vasconcelos Nhone bravo NINI. CONTINUA LUTANDO , VCE E UNICO QUE FAZ ISSO EM MOCAMBIQUE OUTROS ANDAM NO SILENCIO.
    Alberto Paes
    Alberto Paes Pois e velho,mas se limpasem os esgotos em vez de fazer de valas de lixo se calhar isto não aco ntecia.
    Ahmad Suleman
    Ahmad Suleman Irmão Nini este espírito de critica esta a deixar-me extremamente farto.. Afinal Moçambique não é um lixo! Tenha um minimo de bom senso de devez enquanto deixar ficar um pouco de amor ao país...Agindo deste modo estas a demonstrar ser uma pessoa amarga. É facto que o país não esta nos seus melhores momentos, mas daí faser disso algo tal como o esta a faser, francamente! Reflicta bem, tu tambem es moçambicano.,
    Jorge Fernando Macumbuia
    Jorge Fernando Macumbuia Isso è mais que verdade,todos os dirigentes do nosso moçambique so pensam em sim mesmo.( sao egoistas)
    Zimba JC
    Zimba JC CIDADANIA.
    LASTIMÁVEL QUE ESSA FICÇÃO SEJA REAL E ISSO NOS GERA SAUDADE DOS TEMPOS DO "CONSELHO EXECUTIVO EM QUE OS CAMIÕES, DIARIAMENTE, SAIAM AS RUAS PRA A HABITUAL LIMPEZA QUE DEIXAVA A CIDADE DAS ACÁCIAS UMA MARAVILHA."
    Antonio Bila
    Antonio Bila Essa imagem não é real
    Fernando Limpo
    Fernando Limpo Concordo com sr. Alberto matola shortbeto. Temos tantos enginheiros formado em moçambique . com tudo nao sao impregados. Impregao so strageiros e os donos do pais??
    Angelo Alface
    Angelo Alface Ate hoje em Mozambique discute problemas que ja deveria ter sido ultrapassados, todos anos o batuque e o mesmo.
    Gosto · Responder · 1 · 19/1 às 6:58
    Iana Mugema
    Iana Mugema Deixe cair muita. Queremos peixe de Ematum no Maputo
    Kabur Osseman
    Kabur Osseman EM HUSTON NOS ESTADOS UNIDOS
    Mauricio Jamine
    Mauricio Jamine Nini esses gatunos nem estão ai so pensam em pedir emprestimos de dinheiro nada mais. Ontem 18-1-2017 outra divida descoberto.
    Casimiro Javane
    Casimiro Javane Nox os negros ficamos bem quando somos escravos.

    É bom devolverem os portuguesex o poder pork ha 41 anos atrax eles deixaram esta cidade como ela esta e nao houve nenhum avanço até Agora. Africa nao pode haver eleiçoes disse o trump
    Aly Issa
    Aly Issa são 41 anos de independência o que estamos a fazer????
    kkkkkkkkkk
    Calu Bahar Jani Calu
    Calu Bahar Jani Calu Bem feito.nao saber votar da nisto...
    Debra Cuna
    Debra Cuna Tou sem comentario.
    Emerciana Da Silva
    Emerciana Da Silva Parabens Nini..Grande verdade!
    Heuricio Rui Zandamela
    Heuricio Rui Zandamela Ya nao cala agora pai...keep talk
    Faustão Mussane
    Faustão Mussane É triste estão preocupados em roubar o povo só.....
    Solomon Mucaca
    Solomon Mucaca Sinceramente...
    Zuma Jone
    Zuma Jone Cade os votos depositado??
    Kilombo Machavate
    Kilombo Machavate Venham pra mavoco ou mulotana.
    Kabur Osseman
    Kabur Osseman NOS ESTADOS UNIDOS
    Kilombo Machavate
    Kilombo Machavate Opa!!niku valeu ai ilustre.
    Tuaifa Maundze
    Tuaifa Maundze Falou bonito
    Jose Nuvungaa
    Jose Nuvungaa Logo perto da praia
    Jainito Pedro
    Jainito Pedro Ya uhuuuuu
    Kabur Osseman
    Kabur Osseman ALGARVE. — PORTUGAAL
    Kabur Osseman
    Kabur Osseman NA BAIXA DE LISBOA
    Joaquim Constantino
    Joaquim Constantino Se calhar visitar um pouca da pagina, para compreender, um pouco da historia de engenharia da cidade...https://www.facebook.com/groups/951215588278841/
    Vinildo Samiro
    Vinildo Samiro Isso já tem barbas brancas
    Alexandre Omar Omar
    Alexandre Omar Omar MAPUTO NAO E PARISO MAX XI E A CIDAD DX PECADOREX GOVERNATEX, SAO VCEX Q DISPREZAO ZONA SUL E NORTE,BONS EDIFICIOS SO XTAO MAPUTO, GOXTARIA Q AUMENTASSE ATE N ULTIMO NIVEL, DEUS VOS MAND BM PREZENT D ANO
    Gosto · Responder · 1 · 19/1 às 8:20
    Gerson Fe
    Gerson Fe Malucos mesmo Usa fica assim nos estamos nesse nível de sofrermos com aquela chuva usa de sofrer com outra intessidade de catástrofes
    Gosto · Responder · 15 h
    João Cadre
    João Cadre O coração da cidade Maputo a ser engolida com fúria das águas
    Gosto · Responder · 14 h
    Alexandre Omar Omar
    Alexandre Omar Omar MAPUTO NAO E PARISO MAX XI E A CIDAD DX PECADOREX GOVERNATEX, SAO VCEX Q DISPREZAO ZONA SUL E NORTE,BONS EDIFICIOS SO XTAO MAPUTO, GOXTARIA Q AUMENTASSE ATE N ULTIMO NIVEL, DEUS VOS MAND BM PREZENT D ANO
    Nando Mais
    Nando Mais obrigado Satar pela triste imformacao
    Madeira Ramos
    Madeira Ramos DESDE SEMPRE FOI ASSIM! SERÁ QUE ASSIM SERÁ SEMPRE???????????

Sem comentários: