sábado, 28 de janeiro de 2017

Cogitando

Bitone Viage

Cogitando

O que torna ineficiente o processo da democratização em África, não é essencialmente o problema da literacia, mas a forma que foi concebida a luta de libertação dos Estados Africanos.

Enquanto os mobilizados (proletário) para a luta de libertação acreditavam que se trata-se duma luta pela independência no seu verdadeiro sentido, os mobilizadores (nova burguesia) concebiam a luta de libertação como um grande “Jackpot”.


Mas de que forma a concepção “jeckpotária’ da luta de libertação dos Estados africanos torna ineficiente o processo de democratização?

Caríssimos, a manutenção dos regimes libertadores no poder para um consequente processo de endinheiramento, depende do controle incontornável das instituições do Estado, e o processo de democratização não compadece com o controlo institucional, aliás a democracia só é possível quando as instituições forem fortes.

Entretanto caríssimos quando afirmo que, a ineficiência do processo de democratização em África não é essencialmente o problema da literacia, é porque esta mais do que claro que, nos Estados africanos quanto maior for o nível de literacia do povo, será também proporcional ao nível do autoritarismo dos regimes e sendo que o tal autoritarismo também pode trazer implicações negativas aos regimes nas suas relações externas, para não serem demasiadamente autoritários, preferem adoptar o método do patrulhamento ideológico nas instituições de ensino, patrulhando e cooptando mentes, entretanto do que valerá o nível de literacia?

Atenciosamente!

Bitone Viage

28/01/2017

IraComentarPartilhar
3232
Comentários


Rufino Filimone Bambo Ilustre so queria dizer que a data(28 (01/17)* do post ta adiantada. E parabenizar te pelo post.
Gosto · Responder · 3 · 2 h


Bitone Viage Obrigado Ilustre, já rectificado
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Rufino Filimone Bambo De nada.



Kulupala Ngu Semba Quero concordar com a forma que abordas sobre a mobilização para libertação em estado africanos. Discordar quando diz que a literatura poderia influenciar na forma como os governadores a optar por regime autoritário.
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Helio Thyago Krpan O Pan-Africanismo independentista, que pensou e realizou muitas independências do nosso continente era basicamente constituído por pessoas altamente estudadas e com uma visão mais virada para o continente.
As burguesias a que se refere são resultado de dois processos:
1. As frágeis independências alcançadas, e
2. Ao desenho da Neo-colonizacão (que alimentou e fomentou instabilidade e insurgentes um pouco por todo continente).
Qto ao processo de democratização de África, oferece-me dizer que a "Democracia" que vivemos é criação Ocidental e dos EUA. Não se ajusta nem se compadece com o nosso "modus vivendi e operandi". Por isso assistimos sistematicamente casos de (des) governo e muita interferência externa, ou seja, quanto menos sólido o processo eleitoral pior democracia teremos. Os Estados africanos precisam reinventar a sua democracia e ganhar independência económica que os permitirá expressar a autodeterminação económica auto-governo. Aqui neste ponto reside um conceito basilar em governação - "strong institutions", e que não as temos porque ELES decidem e NÓS executamos. Eles criam e financiam todo processo, e nós marionetas vamos votar e legitimar a vontade deles.
A ausência de elites económicas fortes em África tb faz com que a cada legislatura sejamos visitados por "abutres" que empobrecem seus países e enviam os dinheiros em of shores para o estrangeiro. Dinheiro este que alimenta o Ocidente de forma gratuita pois apenas 30% volta a África.
We must reinvent our democracy.
Gosto · Responder · 2 · 1 h


Isidro Madaleno Aindei a procura destas palavras para passar na minha defesa numa nas universidades no curso de historia da vida pos independencia em Africa ! Obrigado amigo Bitone Viage por me trazer em atenção estas palavras ou os Conceito ,seja qual for o termo parabens veio a calhar
Gosto · Responder · 1 h
Ser - Huo
Ontem às 14:09 ·

Acho que está faltando coragem para assumirmos o que já sabemos: Deviz Simango está a dirigir 2 municipios... e que Quelimane se tornou nos últimos anos um posto administrativo da Beira, e Manuel de Araújo parece não se importar em ser o "chefe de posto".
_______
O que não sei é se os munícipes da Beira, os tais que pagam IPA e outros 'I', concordam com essa "anexação administrativa" à Quelimane, e como a auto-estima daqueles irmãos de Sinacura está com esta coisa de serem carregados ao colo por aqueles irmãos de Matacuane, ali no Chiveve, desde que o Professor Doutor se tornou edil no Rio do Bons Sinais.
(...é você vê/ouve os manos de Quelimane cheios de razão para dizer "Mane é o cara", quando na verdade deviam dizer "deixem que o Daviz vem resolver".
Como se diz, cada qual com seu assunto!

Comentários


Munguambe Nietzsche Eu também já vi isso. Só falta ele ( MA) vir ao público assumir a fraqueza.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 15:14


Eusébio A. P. Gwembe Sao relacoes estrategıcas porque salvıfıcas. Pode ser que o dınheıro a que o munıcıpıo tem dıreıto nao é canalızado a tempo, ou as consequencıas daquele ıncendıo estejam a fazer-se sentır aında. Nem quero falar da guerra que deve ter afectado maıs o munıcıpıo de Quelımane. Uma mao lava a outra :)
Gosto · Responder · 4 · Ontem às 15:14


Ser - Huo Haammmmmm, mas essas "relações estratégicas" em que uma das contrapartes SO doa e a outra SÓ recebe são quais mais!?
Gosto · Responder · Ontem às 15:24


Mablinga Shikhani Hehehehehehehehehe... a camisa azul deve estar desbotada. Ser - Huo bem dito.
Domingos Sandramo fêdza kúhno!!! Américo Matavele vúlah méhlho!
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 15:27


Joaquim Gove Eu já reflectia, ainda no silêncio, sobre estes episódios. Ora, é bom que sejamos solidários, sim! Muito bom e necessário. Boa iniciativa do Presidente Davis Simango! Porém, nada me parece que tudo seja do seu bolso (se calhar é): camião doado pelo município; mecânicos solicitados urgentemente da Beira (quero acreditar, do município); serviços e assessorias da Beira (espero que não por conta só município).

A minha questão: será que o presidente do Município da Beira não tem nada que se consultar com os seus pares, com o Conselho, Assembleia, etc?? Será que é modus operandi decidir e enviar ordens para serem cumpridas, observar protocolos???

Não disse mais nada!!
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 15:37


Kamal Badrú Ajuda mútua
Gosto · Responder · 3 · 23 h


Ser - Huo Joaquim Gove, nessa tal "ajuda mutua" como diz o Kamal Badrú , hoje as 13h na Stv vi que "Beira ofereceu à Quelimane um computador avaliado em 400 mil para dinamizar gestão de lixo". Ou seja, CMB está a arcar tudo de CMQ...

Gosto · Responder · 3 · 23 h


Kamal Badrú Este valor do computador é exagerado.
Gosto · Responder · 23 h


Ser - Huo Stv 20h :PVer Tradução
Gosto · Responder · 23 h


Joaquim Gove Claro, Ser -Huo!! Eu vi isso, na STV, as 20 horas! Por isso, no meu comentário, mencionei o computador!
Ou seja, o governo central do MDM reside no Concelho Municipal da Beira.
Gosto · Responder · 1 · 23 h


Mablinga Shikhani Kamal Badrú o lixo em Quelimane também é. Até existe uma camioneta fantasma que o distribui, os meios devem ser exagerados como a abordagem do Município. O que aliás, rima com o Edil.
Gosto · Responder · 2 · 23 h

Escreve uma resposta...



Lenon Arnaldo Ser - Huo podemos concluir que o presidente de facto do Município de Quelimane é: Eng. Deviz Mbepo Simango, e o MA não passa de um vereador de Salubridade, feira, mercado grosssita, jardins e desportivo.

Mbepo ( na língua ndau é vento).

Caso para dizer, o vento sopra no interior da zona centro
Gosto · Responder · 2 · 23 h


Mablinga Shikhani De salubridade? Já deixou claro que disso, também, não entende. De entretenimento talvez.. até porque para organizar carnavais e bate-bocas.. esforça-se ao tutano.
Gosto · Responder · 3 · 23 h


Lenon Arnaldo Mablinga Shikhani bwakwakwakwakwa 😂😜👀🙈
Gosto · Responder · 23 h


Ser - Huo Vocês são maus... só isso, Hehehehehhhhh
Gosto · Responder · 22 h


Mablinga Shikhani Ser - Huo aonde mano? Eles é que sao edis dos noticiários. Beira é dos municípios com mais problemas, mas o edil só coleciona prémios... no estrangeiro... wáaaaaaaa


Armando Mauelele Politica. Quem vai entender????"
Gosto · Responder · 23 h


Eusébio A. P. Gwembe Um é Trump e outro é Putin, sera? Ja que a Mrs Clınton acusou a um de ser fantoche do outro :) medo de perder Quelımane no ano que vem
Gosto · Responder · 3 · 23 h


Abdul RS Duly Chafim Se os municípios comandados pelos nossos camaradas fizessem assim, seria bestial. Não conheço bem as políticas municipais, mas acho que foi perfeito.
Gosto · Responder · 20 h



Lenon Arnaldo Vamos lá admitir a forçada parceria estratégica sugerida pelo Eusébio A. P. Gwembe, mais parceria dele é assim mesmo, humilhar um matulão assim, diante dos seus.

Está bem, dentro dos entendimentos ou parceria como queiram chamar, não podia, querendo,...Ver mais
Gosto · Responder · 3 · 22 h


Ser - Huo Lenon Arnaldo, computador é apenas um elememto. O Joaquim Gove ja trouxe tantas outras "ofertas", incluindo carros/camiao, tanques-deposito, ate mecânicos a Beira oferece , e no fim do dia vamos nos perguntar se Daviz nao ofereceu o proprio MA e outros quadros...!?
Gosto · Responder · 3 · 22 h


Lenon Arnaldo A oposição na Beira/Quelimane, quiçá, os vira casacas, a nossa famigerada sociedade civil deveriam questionar da legalidade dessas ofertas.

Era importante que fosse esclarecido, se as ofertas, são feitas a título pessoal ou institucional. Ou, na qualidade de Presidente do MDM.

Deixe - me chamar o assessor e fotógrafo particular da família Simango: Edwin Hounnou é única pessoa em condições para nós esclarecer algumas zonas de penumbra.
Gosto · Responder · 1 · 22 h


Joaquim Gove Kkkkk...
Gosto · Responder · 22 h

Escreve uma resposta...



Siachukeni Lucas Hehehehe, quando se trata de gestão do Daviz e Mane, todos aparecem a invocar aquilo mais aquilo, mas quando o assunto e gestão "nossa", são elogios pra lá e acolá. Não vejo problema nenhum, afinal os acordos de gemelagem "se é assim como se diz" servem para o que? Não é para esse tipo de situações...
Gosto · Responder · 2 · 22 h


Lenon Arnaldo Tudo dito? Sem querer abusar da sua paciência, mais um esclarecimento básico, essa doação é feita a que título: é individual, como Presidente do Município da Beira ou como Presidente do MDM.
Gosto · Responder · 1 · 22 h


Joaquim Gove E há essa tal «gemelagem» e os tais tratados de «gemelagem» dizem que o parceiro DS faz uma chamada e os mecânicos do Conselho Municipal da Beira são imediatamente aviados?
Surpreendente, o computador já estava aguardando a solicitação... Hehehehe...
Gosto · Responder · 1 · 22 h


Lenon Arnaldo Joaquim Gove continuo a pensar que Deviz Simango quis e quer sabotar o mano Manel. E minha opinião. Vale o que vale.

Pois, provou que de maluco ou ingenuidade política nada tem. Ao contrário do mano mais Velho 👀😂😜👀

Se reparar bem, com olhos de ver e à vista desarmada, vais notar que, o timing escolhido, a publicidade e mediatização do acto, não foi aleatório. Bem pensado( aquilo chamamos na gíria desportiva de: cruzamento tirado com peso, conta e medida).

E no final do dia quem saiu a ganhar, em termos políticos, é o MDM e o doador - nada mais e nada menos que DS.
Gosto · Responder · 1 · 22 h


Joaquim Gove Pode ser!!
Gosto · Responder · 22 h


Joaquim Gove Kkkk... Já, bem, bem, bem, porque será que me parece que os nossos super comentadores e analistas ainda não dão conta do assunto para debate????
Lenon Arnaldo, acho justo alertar os nossos amigos Homer Wolf, Mussá Roots, e turma, já que o <"fotógrafo particular da família Simango"» - Edwin Hounoou - parece ocupado muito indisponível do momento ou desinteressado em esclarecer assuntos.
Kkkkk
Gosto · Responder · 21 h · Editado

Escreve uma resposta...



Antonio A. S. Kawaria Uns gostariam ou até já quiseram criar guerras. Agora com o fortalecimento dos laços deve estar a doer e não menos neste momento.
Gosto · Responder · 3 · 22 h · Editado


Nunomiguelanselmocaliano Nuquito
Gosto · Responder · 22 h


Oreste Muatuca Muatuca Quelibeira. Sem comentário...
Gosto · Responder · 1 · 22 h


Antonio A. S. Kawaria O mano Ser-Huo tem como me explicar do porquê o Quelimanense de bom senso queimaria o camião e lincharia os mecânicos que trouxeram o computador para a reparação de do camião? Será que à cooperação entre os municípios e sobretudo os e disse do MDM é desconhecida? Não é visível mesmo nas campanhas eleitorais?
Gosto · Responder · 1 · 21 h


Ser - Huo O camião foi queimado? Os mecanismos foram linha dos? Esse dado eu não conhecia. Quando?
Gosto · Responder · 21 h


Antonio A. S. Kawaria Não, mano Ser - Huo, mas estou a questionar o teu apelo aos quelimanenses para reagirem contra ofertas. Isso parece dizer que eles deve queimar o camião e linchar os mecânicos. Ou então que os quelimanenses devia negar a oferta como aqueles tipos frelimizados que exactamente em Quelimane negaram uma ambulância que o mano Manuel Araujo havia oferecido.
Gosto · Responder · 19 h


Ser - Huo Ano Antonio A. S. Kawaria, em NENHUM momento eu apelei aos Quelimanenses para reagirem contra ofertas. NAO e NAO meu mais velho. Eu estou a questionar o princípio básico da autarcizacao e a postura de bombeiro de Davis. Se os municípios que estao com MDM são 4, só Beira e Quelimane tem tal MEMORANDO que o Jemusse Abel cita? Nampula nao quer usufruir dessa boa vontade altruista da Beira, Gurue nao quer essa salvacao pontual de Davis? Ou esses tambem recebem so nao aparece noticiado? MA parece ainda muito puto para entender aquele Mbepo.

(PS: mesmo essa ambulancia que queria oferecer, quem garante que nao foi "oferecida" por Davis?)
Gosto · Responder · 6 h

Escreve uma resposta...



Ser - Huo Mano Antonio A. S. Kawaria, ate laços entre Micambique e FMI tem contrapartidas. How come, desde que Araujo subiu a edil daquela cidade SO temos acompanhado que Beira ofereceu isto, Beira doou aquilo, Beira etc etc. Nyusi foi imaugurar o Hospital de Quelimane, e na altura, numa numa estar a ajudar na educação cívica dos munícipes, disse "vossa cidade está cheia de lixo, ajudem o municipio blablabla", e o Prof Doutor, mas mas reforçar as palavras do PR, preferiu lançar farpas de mal educado ("preocupe-se com a Paz, eu trato do lixo"). Tratou o que, Daviz ofereceu camião, tanques-deposito, etc.
Não acha mano que estamos perante um dirigente charlatão, que não confia nada pá além de pedir socorro a papa Daviz?
Siachukeni Lucas, eu acho que nao querias dizer isso mano. Eu NAO posso me curvar a coisas sem sentido. O edil de Nampula, tambem do MDM, está a fazer maravilhas, e as pessoas dizem, pois aquilo nao é falacao, é trabalho. Vamos ser serios. Uma coisa é parceria, outra coisa é ser carregado a olho de crianca. Ninguem ta com "djelass", so estamos a perguntar essas "ofertas".
Gosto · Responder · 1 · 21 h


Eusébio A. P. Gwembe O problema aquı é das contrapartıdas, Antonio A. S. Kawaria. Essas doaçoes tem em vısta a salvaguardar algo que nao sabemos. Boas ıntençoes? Ou a ınfancıa do absolutısmo! Nao estaremos dıante da domestıcacao do conformısmo e encubacao de vıcıos? O povo de Quelımane vaı votar com os olhos fıxos na Beıra? E o que o povo da Beıra podera pensar se os recursos lhe sao retırados sem passar pela dıscussao na Assembleıa Munıcıpal? Estaremos dıante de dividas ocultas? Ou o receıo de Perder o eıxo falou maıs alto? Mas, fıquem avısados. Estamos afınando as agulhas.
Gosto · Responder · 1 · 21 h


Jemusse Abel Nao vejo motivo de delirios aqui! A cooperação lesa alguem? O povo da beira está contra ou gente de quelimane está contra? Um verdadeiro desenvolvimento só é quando se rompe todo.tipo de esteriótipos que a tentam contra a dinamica social.....! Daviz Simango apoie quelimane sempre que necessario....
Gosto · Responder · 3 · 21 h


Antonio A. S. Kawaria Mano Ser-Huo não acho nada do que achas porque gosto quando os edis do MDM cooperam, resolvendo os problemas dos munícipes. O caminho é irmos juntos. E cooperação tem muitos âmbitos.
Gosto · Responder · 1 · 21 h


Eusébio A. P. Gwembe Isso nao é cooperacao, Antonio A. S. Kawaria. A relacao é de dependencıa, apenas isso.
Gosto · Responder · 1 · 21 h


Antonio A. S. Kawaria Eusebio, os moçambicanos votam olhando na Suécia que tanto doa a Moçambique?
Gosto · Responder · 1 · 21 h · Editado


Ser - Huo Em conversa de bar (isso ja retira a seriedade da coisa) já falamos sobre essas doações. Não estará o Daviz a "abortar" qualquer intenção de voo do Araújo, um dos poucos que poderia se colocar na posição de "desafiar" uma possível pre-candidatura seria a PR pelo galo? (os outros, malta Ronguane, Mondlane, etc tem o peso de terem no B depois do Save)
É que Nampula tem problemas, tem limitações, Gurue tem problemas, tem limitações, da mesma forma que Quelimane tem problema e limitações, assim como a própria Beira, então, a questão é, se partir desse pressuposto de "cooperação entre edis do MDM" como diz o Antonio A. S. Kawaria, tal MDM so encherga os problemas de Quelimane?
O Daviz nao é crianca, sabe o que está a fazer.
Gosto · Responder · 21 h


Siachukeni Lucas Mano Ser - Huo e isso mesmo que eu queria dizer, e não retiro nenhuma virgula, pois não vejo mal nenhum nessa cooperação pois a finalidade é de melhorar a vida dos moçambicanos. Quantas vezes os chineses, vietnamitas entre outros já nos deram esmolas? Reclamamos? Não. Então...
Gosto · Responder · 19 h


Ser - Huo NÃO, essa não é a linha do meu pensamento. Os chineses não saiem de Beijing com carros e mecanicos para Moçambique, há acordos (sabe porque ha tantos chineses nas obras? Sabe porque tem tanta madeira a entrar em contentores para China?) São as contrapa...Ver mais
Gosto · Responder · 19 h · Editado


Escreve uma resposta...



Eusébio A. P. Gwembe Isso mesmo Ser - Huo. DS esta a dırıgır doıs munıcıpıos para logo logo propor seu fantoche. Uma revolucao sılencıosa em marcha
Gosto · Responder · 1 · 19 h


Jemusse Abel Tentativa de arranjar problema onde nao ha!!
Gosto · Responder · 2 · 19 h


Eusébio A. P. Gwembe Qual problema onde nao ha Jemusse Abel. Como pode falar dısso se aı é o proprıo problema?
Gosto · Responder · 19 h


Antonio A. S. Kawaria Mano Ser - Huo, amigos Eusébio A. P. Gwembe e Siachukeni e mais novo Jemusse Abel, volto já.
Gosto · Responder · 2 · 19 h


Jemusse Abel Apoio, alguma vez foi problema? Esquecem que houve um memorando entre os dois municipios? Vamos falar de pao!!
Gosto · Responder · 19 h


Forbes Nhaca Porque o município de Quelimane não apoia também o município da Beira, achas que os beirenses vão pagar impostos para sustentar outros municípios? Meu caro amigo acordo não fala de transferência de poderes, o Araújo estes dias parece um palhaço, se ele estivesse a gostar deste espectáculo já teria aparecido a agradecer o primeiro gesto dos contentores, agora o apoio dos mecânicos com o respectivo computador. Ele pode vir a agradecer depois será irrelevante porque alguém o terá obrigado a agradecer.
Gosto · Responder · 1 · 17 h


Ser - Huo Meu bro Jemusse Abel, eu gosto de voce falando de PERDIZ. Estas a perder foco neste assunto do GALO :( (vou te bater)
Gosto · Responder · 1 · 16 h


Jemusse Abel Forbes Nhaca.... Estas a reveindicar oquê! Isto de que MA aparece como palhaço ele que disse? Estas a inventar nada de delirios aqui. O agradecimento já foi feito ao assinar o memorando...
Gosto · Responder · 7 h


Ser - Huo Jemusse Abel bro, se tiveres um 'brada' que em nome de vossa amizade so fica te oferecendo isto e aquilo, aquele que ye empresta seu corolla e corre para duzer ao pessoal, aquele que te empresta umas sapatilhas e trata de anunciar a todos cantos que as sapatilhas que trazias na festa eram dele, e tu nunca dizes nafa de tipo eu dei isto, podes ficar em alerta, ha plano de te ofuscar... pois nao te diferes daqueles pedintes das 6as-feiras... Essa amizade eu nao quero...
...assim MA tem um mandato que unico trabalho a fazer é agtafecer a Daviz...
Gosto · Responder · 1 · 6 h


Jemusse Abel Teoria.....
Gosto · Responder · 6 h


Jemusse Abel Ja calei...


Eusébio A. P. Gwembe Vaı atras de botıja de H2O, Antonio A. S. Kawaria?
Gosto · Responder · 1 · 19 h


Ser - Huo Kakakakakakkkk , Eusebio, com o ar cada vez mais poluido, acho que meu mano Antonio A. S. Kawaria esta precisar de "botija de O"


Ermeliano Dias Esse chorao de Quelimane e obsecado em viajar pra o exterior...seria melhor que morasse la mesmo...virou um incompetente por excelencia...ate mecanicos precisam de vir da Beira!?
Gosto · Responder · 1 · 8 h


Joao Andre Leo Nada de violência. O que é cooperação? Será k só os Quelinanenses são os que precisam mais apoio em relação os Beirense? Eu acho que esta não é uma cooperação. Sendo o Araújo cansado e fraco na edificação da cidade o Mbepo tem a tendência de reforçar e não como município carenciado mas se sim pelo facto do galo que ultimamente não canta
Gosto · Responder · 1 · 7 h


André João Massora com vai
Gosto · Responder · 2 h


Oreste Muatuca Muatuca Pessoa para ver o que está errado no corpo do outro é bom. Juro aqui.
Gosto · Responder · 1 · 8 min


Antonio A. S. Kawaria Oreste Muatuca Muatuca, é o que querem que alguém pense que é errado. Eu não vejo se problematiza a um bom gesto.
Gosto · Responder · 4 min

Sem comentários: