sábado, 28 de janeiro de 2017

Cartas presidenciais aos sucessores: o que elas dizem?


Mão segura envelope endereçado ao ‘Senhor presidente’ (© AP Images)
Presidente Trump segura carta deixada para ele pelo ex-presidente Obama (© AP Images)
Quando o presidente Trump chegou à Casa Branca depois de ter sido empossado como o 45º presidente, ele encontrou aguardando por ele uma carta do seu antecessor, Barack Obama.
No que se tornou uma tradição como parte da transição pacífica de poder, o presidente que está de saída deixa uma nota encorajadora para o chefe do Executivo que está chegando, parabenizando-o por assumir o cargo e dando alguns conselhos.
Trump disse que a carta de Obama era “bonita”, mas que ele não diria a ninguém o que continha.
No entanto, agora que Obama não está mais no cargo, os Arquivos Nacionais divulgaram as cartas que Obama recebeu do ex-presidente George W. Bush e que Bush recebeu do ex-presidente Bill Clinton.
@ABCPolitics: PRIMEIRA MÃO: Carta de Bill Clinton a George W. Bush e carta de George W. Bush a Barack Obama tornadas públicas http://abcn.ws/2jRrHu9 @ABCPolitics
Texto das cartas manuscritas:

Carta de George W. Bush a Barack Obama

20 de janeiro de 2009
Caro Barack,
Parabéns por se tornar nosso presidente. Você acaba de iniciar um capítulo fantástico da sua vida.
Muitos poucos tiveram a honra de conhecer a responsabilidade que você agora sente. Muitos poucos conhecem a emoção do momento e os desafios que enfrentará.
Haverá momentos difíceis. Os críticos vão se enfurecer. Seus “amigos” vão desapontá-lo. Mas você terá um Deus Todo-Poderoso para confortá-lo, uma família que o ama e um país que está torcendo por você, inclusive eu. Não importa o que aconteça, você será inspirado pelo caráter e pela compaixão do povo que agora você lidera.
Que Deus o abençoe.
Atenciosamente,
GW

Carta de Bill Clinton a George W. Bush

20 de janeiro de 2001
Caro George,
Hoje você embarca na maior aventura, com a maior das honras, que pode ser concedida a um cidadão americano.
Como eu, você é especialmente afortunado por liderar nosso país em um momento de mudanças profundas e grandemente positivas, quando velhas questões, não apenas sobre o papel do governo, mas sobre a própria natureza da nossa nação, precisam de novas respostas.
Você lidera um povo digno, decente e bom. E a partir deste dia, você é presidente de todos nós. Eu o saúdo e desejo sucesso e muita felicidade.
Os ônus que você agora carrega são grandes, mas quase sempre exagerados. A alegria de fazer o que você acredita ser certo é indescritível.
Minhas orações estão com você e sua família. Boa sorte.
Atenciosamente, Bill

Sem comentários: