quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Camponeses denunciam: Sementes "só" para membros da FRELIMO

MOÇAMBIQUE

Na província de Inhambane, no sul de Moçambique, camponeses afirmam que o Governo distribuiu sementes agrícolas apenas aos quem têm cartão de membro do partido no poder. Os outros serão obrigados a pagar preços altos.
default
O Governo moçambicano tem distribuído sementes agrícolas aos camponeses. Mas, na província de Inhambane, só quem tem cartão de membro da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO, no poder), beneficia das doações, revela Bernardo Cumbe, um camponês no distrito de Morrumbene.
"Não recebo, nem apoio temos. É precido ter cartão de membro do partido FRELIMO. Se não tem cartão, não pode apanhar nada. Se não é membro desse partido, não recebe", denuncia. Segundo Bernardo Cumbe, "as pessoas estão a sofrer muito".
Outros camponeses serão obrigados a comprar as sementes a altos preços e a produção de alimentos nesta campanha agrícola poderá estar comprometida.
Seca
Inhambane tem sido uma das províncias moçambicanas mais afetadas pela seca. Embora tenha chovido nos últimos dias, a chuva serve de pouco se os agricultores não conseguem comprar as sementes
Ouvir o áudio01:58

Camponeses denunciam: Sementes "só" para membros da FRELIMO

José Fernando, camponês no distrito de Homoíne, disse à DW África que, para cultivar alguma coisa, é preciso comprar as sementes nas lojas, a preços altos.
"Posso dizer que há alguns projetos, mas não de doações. É de capital próprio, você vai comprar a semente que quer. A doação não é abrangente. Então, não há uma boa campanha (agrícola)", explica.
Crise económica
Os camponeses também sentem a crise económica em Moçambique no bolso. Zaina Machona vende sementes e tem tido poucos clientes.
"As pessoas entram a perguntar a quanto está. Não sei se ainda estão a apreciar preços, porque este ano está mal. Compram, mas assim a duvidar, a pensar que estamos a aumentar muito o preço", conta a vendedora.
Desde 28 de dezembro de 2016 que a DW tenta contactar a diretora provincial da Agricultura e Segurança Alimentar em Inhambane, sem êxito.


CHEFE DO POSTO ADMINISTRATIVO DE ESTAQUINHA (BANDUA) E SUA ESCUMALHA DESVIARAM MAIS DE 200 SACOS DE ARROZ.
"Boa noite General Nitafa. Espero que você e sua equipe de trabalho estejam bem. Venho por este manifestar uma grande indignação em nome da população do posto administrativo de Bandua, no distrito de Buzi, província de Sofala. Devido às secas que fustigaram as nossas machambas no ano passado, o governo provincial doou mais de 3 centenas de arroz, e este por sua vez, foi entregue aos dirigentes locais e estes tinham que distribui-lo para toda população, mas assim não o fizeram. Os que tiveram a sorte de ter o arroz foram apenas familiares e amigos dos dirigentes locais, bem como os membros da Frelimo. Trata se do Senhor Noé Baicana (Chefe do posto), Luís Tabela, Alberto Mundogara, Senhor Chounwe, Chemane e famoso pai da Sonhane. São esses senhores acima que discriminam os membros da Renamo, e foram os mesmos que desviaram mais de 3 centenas Sacos de arroz, desta feita, prejudicando a maioria. Pedimos aquem é de direito para intervir."
Recebido via Messenger.
NOTA:
A Frelimo decidiu não apoiar os membros da oposição nesta campanha agrícola. Este problema regista se um pouco mais em todas províncias afectadas pelas secas no ano passado. Para receber um apoio deve apresentar um cartão vermelho. Mas acredito que tudo tem dias contados. Tudo tem seu fim.
Gosto
Comentar
Comentários
Nitafa Nitafa Nomo A Frelimo é que fez, a Frelimo é que faz.
GostoResponder315 h
Angelo Pereira Antonio Kkkk xta mal isso
GostoResponder15 h
Mushandi Ndimambo Tudo isso é crise enconomica
GostoResponder15 h
Daud Aires Nacupeia Nacupeia Todos,aqueles Chamado Camaradas A Ideia Sempre Foi Essa De Discriminar
GostoResponder15 h
Gote Rafa É lema dos dirigentes da FRELIMO, passam a vida a usar o nome do povo para o seu benefício, enriquecem com o sofrimento do povo, quando chega o tempo das eleições vê a rua a gritar dependendo o povo para votar mesmo ladrão, para ainda continuar a lhe sanguissugar.
GostoResponder215 h
Lucas Julio Guenzi é o que mas sabe frelimo mas nada robar ocupa em primero lugar da àfrica
GostoResponder115 h
Alves Selemane Selemane NAO tenho comentarios alem de dizer q a frelimo ja anticipou a derrota,entao se havera o Moçambicano k vai votar ma frelimo o azar é dele
GostoResponder15 h
Amilcar Antonio Esdor Triste isso
GostoResponder15 h
Amilcar Antonio Esdor Sinceramente
GostoResponder15 h
GostoResponder15 h
Armando Mausse Kakkkkkkkkkkk sta male por crise ne
GostoResponder15 h
Mavuh Kadzombe #"pedimos a kem é de direito pra intervir" keem essa pessoa k vc sta a confiar k pode solucionar ou intervir na solucao de problemas como estes?um corrupto nao combate a corrupcao.
GostoResponder15 hEditado
Nelson Fanheiro Mano enquanto ñ mudares de mente ideologia e ñ aseitares o cartão vermelho estarás sujeito sempre a assistir somente o cucha canema. O filme é pra os mais velhos.eles que ñ se esqueçam que o vinho também pode virar água
GostoResponder15 h
Rachide Paulo Yeah sabem desviar !
GostoResponder15 h
Moises Benidito Deveria ser assim...a frelixo é que desfaz... Nitafa Nitafa Nomo
GostoResponder15 h
Antonio Tarcisio Almeida Isso é pura verdade. Isso aconteceu tmbm n localidade d BOROMA em tete n distrito de marara. Uma casa k merececia uma quantidade d vinte litra apenas recebeu três Ltro. Isso é uma audentica vergonha na frelimo.
GostoResponder14 h
Mulombo Mudho DEIXA QUEM PLANTA COLHE NINGUEM E ETERNO AQUI NA TERRA MESMO GUARDANDO UMA ENOERME FORTUNA PREJUDICANDO OS OUTROS A DEIXARA NO DIA DA MORTE.
GostoResponder114 h
Nacer Rungo Rungo Kkkkk isto já é problema
GostoResponder14 h
Sergiomachava Calton Maluzane Machava Kkkkkkkk ephaaaaa um governo de ladroes.
GostoResponder14 h
Nelson Arnaldo Arnaldo Arnaldo TEM DIAS CONTADOS ISSO !
GostoResponder114 h
Manuel Dos Tetenses Tetenses Essa é uma rede de ladroes. o roubo na frelixo começa do topo e os pequenos seguem tambem
GostoResponder114 h
Ju Almeida E' so fazer os possiveis pra o assunto chegar aos ouvidos da governadora Maria Helena, vai tomar logo medidas e reaver o arroz desviado . Esta nao brinca com serviço. Recordam -se dos tractores desaparecidos em Inhamatanda??? Ja voltaram.
GostoResponder13 h
Ju Almeida Vem ai as eleiçoes. Cuidado apanharem CUNUKUA.
GostoResponder13 h
Tinga Manguala Tratoris voltarão?Hei, já foi muito bom,gostei.Ataca Mamã Taipo.
GostoResponder13 h
Tonny Maphosa Sao mbavas frelimistas
GostoResponder113 h
Fernando Sousa Fuckkkkkkk frelixoooooo gatunos
GostoResponder13 h
Xivezara Chombo NÃO SEI SÓ DEUS É QUE SABE
GostoResponder13 h
Agostinho Joao Filipe Mabunda Mbava da frlmo sempre nunca vao deixar de roubar
GostoResponder112 h
David Jorge Mulembwe Pelo menos ja roubam pouco...
GostoResponder16 hEditado
Arlindo Eugenio Ramane Nao existe imperador eterno perguntem o Kadaf
GostoResponder5 h
Ito Poyo , A Quem faz a quem Fez, quanto mais robao, mas probabilidade tem de ser promovidos.
GostoResponder4 h
Mulandi HI Mina Kheni A frelimo já se sente enfraquecida e neste últimos momentos vão fazendo o que podem porque não falta muito pra o fim da hegemonia.
GostoResponder4 h
Soares Bloquear Nao é a frelimo sao pessoas que querem manchar o bom nome, temos que saber particularizar estes factos, porque pelo que li aqui, o governo de sofala disponibilizou o arroz para o povo e delegou pessoas para distribuir. A questao é. Quem está no governo de sofala? Sera que depois o governo instrumentalizou a eles? Deus lista da populacao previlgiada e outra nao?
GostoResponder3 h
Estevao Marcos Chavala quando un jogador duma equipa de futebol marca e a equipa ganha logo diz-se que a equipa x ganhou certo?
GostoResponder1 h
Domingos Alfredo Mateus A corrupção em Moçambique já tem biz neto ate no cimiterio.
GostoResponder3 h
Europa Magrella Sopinha Pascoal Utafa yi nomu. ...

GostoResponder3 hLEIA MAIS

ÁUDIOS E VÍDEOS RELACIONADOS

Sem comentários: