terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Barack Obama: o controverso Prémio Nobel da Paz!

Barack Obama: o controverso Prémio Nobel da Paz!
A atribuição do Prémio Nobel da Paz (2009), a Barack Obama, para mim afigura-se algo controverso. Sobre questões de guerra e paz, Obama provou ser uma figura confusa e contraditória. Não há dúvidas que para trás irá deixar fracassos devastadores e algumas novas realizações.
Quando assumiu o poder, Obama apresentou-se como um Presidente contrário a guerra, mas a lógica provou que ele era mais à favor da guerra do que o seu antecessor George W. Bush.
O que efectivamente aconteceu foi uma espécie de escovismo à Obama. Mal assumiu o cargo de Presidente dos EUA, em pouco tempo ganhou o Prémio Nobel da Paz. E a justificação do Comité do Nobel à altura foi de que “no cargo de Presidente dos EUA Obama mudou o clima na política internacional. A diplomacia multilateral novamente é o centro das atenções”. Alguém recorda-se da grande obra de Mahatma Ghandi? E nunca mereceu o Nobel da Paz.
Obama ganhou o Nobel da Paz quando praticamente ainda não havia feito nada para a manutenção da paz. E não faltaram pessoas com idoneidade sólida que explicaram que provavelmente a atribuição do galardão a Obama simbolizava o fim da presidência de Bush que havia começado três guerras.
O facto é que passado poucos anos, Obama mostrou ao que veio. Quando por um lado retirava tropas no Iraque, por outro aumentava a presença militar dos EUA no Afeganistão. No início anunciou que só seriam 17 mil novos soldados, mas acabou despachando soldados adicionais até que o número chegou a rondar os 100 mil em 2010.
Obama superou um marco sombrio e pouco notado: ele agora está em guerra há mais tempo que Bush ou qualquer outro Presidente americano.
Os Estados Unidos permanecem em combate no Afeganistão, Iraque e Síria. Obama deixa para trás a um legado improvável como único Presidente na história americana a servir dois mandatos completos com o país em guerra.
Apesar do Prémio Nobel da Paz, Obama actuou mais tempo em guerra do que Franklin D. Roosevelt, Lyndon B. Johnson, Richard M. Nixon ou seu herói, Abraham Lincoln.
A 21 de Outubro de 2011, Obama anunciou que o último soldado de combate deixaria o Iraque até o final daquele ano, colocando um fim a oito anos de guerra. " As nossas tropas definitivamente estarão em casa para as festas", disse Obama na Casa Branca.
Em menos de três anos depois, ele disse pela televisão para todo o país que enviaria 475 consultores militares de volta ao Iraque para ajudarem na batalha contra o Estado Islâmico. Pouco tempo depois, já passavam de mais de 5.000 tropas americanas no Iraque.
A História mostrou a Obama que é mais difícil encerrar guerras do que começá-las. Em resumo, julgo, na minha modesta opinião, que se Obama fosse mesmo pela paz, devia ter doado o dinheiro que ganhou pelo imerecido Prémio Nobel da Paz, a causas humanitárias.
Há crianças sem tecto na Síria, Afeganistão, Iraque e tantos outros países. Tudo culpa dos americanos.
Nini Satar
GostoMostrar mais reações
Comentar
30 comentários
Comentários
Dercio Kalashnikov Hung
Dercio Kalashnikov Hung Desculpe Nini Satar, mas as vezes escreves merdas... E perdes a oportunidade de ficar calado...kerias k o premio fosse p teu amigo pessoal O SR GUEBUZA?
Gosto · Responder · 14 · 3 h
Mano DU
Mano DU Em Moçambique há pessoas seriamente afectadas pelas últimas chuvas. Quanto foi que o Milionário NINI SATAR, que sai de Londres para comer pastéis de Belém em Lisboa, vai passear no Principado do Monáco (um dos locais mais Caros do Mundo, e não acessível para um comum mortal); quanto foi que doou da sua imensa fortuna?

Porque motivo Barack Obama tinha que doar o valor do Prémio Nobel?
Gosto · Responder · 9 · 2 h
Ivo Biono da Silva
Ivo Biono da Silva Concordo Plenamente com os senhores.
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Clara Vilanculos
Clara Vilanculos Mas ainda vai a tempo de reverter o cenário .

O país está inundado novamente..


Aguardamos pelos teus pronunciamentos nini
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Jose Banze
Jose Banze Mas falou alguma mentira?
Gosto · Responder · 1 h
Djicaze Dzovo Dzovo
Djicaze Dzovo Dzovo É um kakata. Pede aos outros para doarem, mas ele nao faz nada.
Gosto · Responder · 1 · 1 h · Editado
Geronimo Alexandre
Geronimo Alexandre Ola meus caros amigos acho que e dificil entender a optica do Nini Satar,voces devem fazer uma leitura perfeita para poderem antigir o objectivo que ele queria vos transmitir.
Mavuto Cachingamba Viola
Mavuto Cachingamba Viola Eu concordo com apontamemto apresentado, e digo mas, ele promoveu a primavera arabe para acabar com os lider poderosos africanos, ate que isso nao me procupa tanto, apenas lamento o facto de conseguir tira-los marginalizou por total a libia, egipcto etc.
Depos correu atraz dos paises emergentes, desnortiou brazil ( encostar o lula e dilma) e brazil vai rectardar a velocidade na economia.... china esta atento e nao teve como barralhar.
Gosto · Responder · 5 · 3 h
Jr Chauque
Jr Chauque Momade Assife Abdul Satar...parece que agora deixaste o CanalMoz em paz ... os problemas agora é com o Obama....(sei da liberdade de expressão também) Existe problemas pessoais ou só é mais um assunto dos assuntos ?nunca antes da saída do Obama a Casa Branca escreveste tanto assim dele contra(a favor é que não) ....pelos vistos detestas o Obama(claro é a sua liberdade de gostar ou não)
Até atribuires ESCOVISMO á Obama pelo prémio Nobel da Paz? 
Afinal o que fez Obama de Bom para ti durante os 8anos que te fazem ferverem?
Gosto · Responder · 2 · 1 h · Editado
Ivo Biono da Silva
Ivo Biono da Silva Senhor Momade Assife Abdul Satar 
Devias ter vergonha na cara. Acordar as 6h da manhã para escrever um Post como este, Como sempre na tentativa de diabolizar o Sr Obama, Homem que o mundo inteiro o viu como líder verdadeiro. É por todos sabido que o se
nhor Momade (Nini) é fã do Presidente eleito Trump (se calhar mesmo sem o conhecer)..
Poupe-nos de Posts como este.
Tente voltar a Moçambique e ver o que realmente acontece depois Publique..
Gosto · Responder · 2 · 1 h
Aldo Mateus
Aldo Mateus Toda hora a criticar, criticar, porque você não doa seu dinheiro... antes de julgar os outros pergunte a si mesmo o que você já fez para os pobres do seu país. Em vez de comprar um relógio de xxx dólares doe assim serás um exemplo seguir.

"Não julgue 
o próximo se ñ queres ser julgado, principalmente se não conheces o dia dia daquela pessoa."

Só se tivessem dado o prêmio a si ou a Trump, ah sim teriam acertado...

Dispenso comentários é apenas minha opinião.
Gosto · Responder · 6 · 1 h · Editado
Eric Raimundo Nhacuco
Eric Raimundo Nhacuco Resumiste meu irmão Aldo.tas de parabéns
Gosto · Responder · 1 h
Edilson Dramane
Edilson Dramane a palhota caiu
Gosto · Responder · 1 h
Mestre Saramago Sanzala
Mestre Saramago Sanzala Só com um relógio pode comprar 5.000 carteiras pa crianças que estudam debaixo das árvores...em vez de bla bla bla que mostre com um attitude que revela essa tal boa pessoa que diz ser hehehe
Edilson Dramane
Edilson Dramane olha pra o teu país falaremos da divida pública 

*****havia mi esquecido que a dívida so atinge os pobres
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Mundos Democraticano
Mundos Democraticano Todo mundo conhecê a situação difícil de acabar com guerra no Iraque porque o governo local não consegue lidar com os terroristas do Isis e não só.
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Eric Raimundo Nhacuco
Eric Raimundo Nhacuco Serak estão a falar de Obama aquele presidente negro e um dos mais amado pelo mundo inteiro?quem fala mal de Obama ja não sabe o que quer.!!juru.
Gosto · Responder · 3 · 3 h · Editado
Clara Vilanculos
Clara Vilanculos Tudo em defesa do louco de Trump...😛😛😛

Se Obama fez tudo isso mesmo sendo humano ; só tenho uma certeza ; o psicopata de trump fará pior..
Gosto · Responder · 3 · 4 h
Beatriz Muandula
Beatriz Muandula Concordo.
Gosto · Responder · 4 h
Eric Raimundo Nhacuco
Eric Raimundo Nhacuco Muito bem falado clara
Gosto · Responder · 1 h
Mestre Saramago Sanzala
Mestre Saramago Sanzala Espere tudo do doente do Trump
Wallas Wallas
Wallas Wallas Foi uma falha prêmio não era pra o Barack Obama acima de tudo não valapena negar estamos juntos muito obrigado um abraço do fundo do coração obrigado
Gosto · Responder · 2 h
Adelaide Chaleca
Adelaide Chaleca Se não dão o prêmio ao OBAMA,querem dar a esse palhaço que acaba de chegar á casa Branca?
Gosto · Responder · 2 · 2 h
Beatriz Muandula
Beatriz Muandula Quando ainda estava no poder,ninguem falava mal de Obama,agora e assado e cozido. Que deixem ele . Em todo mundo,nenhum presidente e ou foi honesto.
Gosto · Responder · 2 · 4 h
Gil Lino Lino
Gil Lino Lino Deixe o bama dscanxar com a familia em paz, nao existe politicos perfeitos
Gosto · Responder · 5 · 4 h
Nilton Paulo
Nilton Paulo Caro Nini deixe o Obama gozar da sua reforma e tente focar se nos problemas que o nosso país enfrenta por conta das dívidas ocultas
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Nandinho Mboana
Nandinho Mboana Nini Satar é melhor resumires. Diga logo que não gostas deste homem.
Gosto · Responder · 2 · 3 h
Mondjovo Zunguza
Mondjovo Zunguza Nini nao te cunhece como pateta, u k se passa consigo?
Gosto · Responder · 3 · 3 h
Da Teca
Da Teca E ele interveio militarmente na libia achando fosse a unica forma de pacificar aquele pais, passando um tempo veio a tv se arrepender dizendo q cometeu um erro
Gosto · Responder · 1 h
Adelaide Chaleca
Adelaide Chaleca Pelos vistos sim,pra depois começarem a manifestar pelo mundo todo,como es RAM afaser agora.Deixaram de votar na Hilary agora começam aporotestar,estão aporotestar o quê,khetili,khetili.
Soares Francisco
Soares Francisco Si ate os politicos das grandes potencias nao cumprem as promessas, pke k os nossos de meia tigela e gananciosos pelo poder vao cumprir?
Ainda vamos ouvir mais.
Gosto · Responder · 3 h
Esmenio Cipriano
Esmenio Cipriano Nao nenhum expert teria evitado os Hackers mas o Nini falou bem trouxe guerras e n vi nenhuma politica p África pelo contrário a Libia foi desmoronada ficams sem o General Kadhafi
Gosto · Responder · 4 h
Americo Gabriel Mutlhave
Americo Gabriel Mutlhave Caro Nini. Continue exercendo seu direito democratico e de opiniao. Certamente que alguma coisa util tiro das suas intervencoes.
Gosto · Responder · 1 h
Sagradinho Jequisson
Sagradinho Jequisson Este tambem nao queria dizer isso, esta sobe efeito d'uma droga ou o que?!!
Emildo Manhengue
Emildo Manhengue Só perdeu chances de dizer que não gosta de Obama.
Gosto · Responder · 2 · 3 h
Milton Carlos
Milton Carlos Bem + bem = maldade e maldade + maldade = bem
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Zacarias Matope Matope
Zacarias Matope Matope Ele é como eu,você e nos não podia acertar tudo.
Gosto · Responder · 2 h
Chande Nody Nordine Insa
Chande Nody Nordine Insa Esse poste tem um propósito pra trump
Gosto · Responder · 2 h
Narcy Chauque
Narcy Chauque Ele é expert em matéria de contra inteligência!!!
Gosto · Responder · 5 h
Florencio Felisberto
Florencio Felisberto lendo comentários
Gosto · Responder · 3 h
Dércio Da Graça Paulino
Dércio Da Graça Paulino É seu ponto de vista...
A quem merecia o premio?

1 comentário:

Unknown disse...

nao passa de inveja e pode t levar ao abismo,evite defamar o outro.