sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

As anedotas soviéticas nos arquivos da CIA


Entre os milhões de documentos da CIA revelados ao público recentemente, há uma colectânea de anedotas soviéticas, naturalmente em inglês. Sabe-se que o material foi preparado para o vice-diretor da CIA, não se sabe a razão do interesse particular pelas piadas políticas, que na URSS eram comunalmente conhecidas como “anti-soviéticas” e podiam dar a prisão à quem as contasse.
Faça um click na imagem para a aumentar
Eis são algumas:
O homem entra na loja e pergunta: “Vocês não tem a carne?” “Mas que nada”! — responde a vendedora, — “não temos o peixe. A loja de não ter a carne está em frente”.

O americano conta ao soviético que EUA é um país absolutamente livre e ele pode ir junto à Casa Branca e gritar “abaixo Ronald Reagan!” O soviético responde: Isso não é nada. Eu também posso ir junto ao Kremlin e gritar “abaixo Ronald Reagan!”.

Numa fila na loja que vende a bebidas alcoólicas um operário diz: “Guarde, por favor o meu lugar, vou mas é, matar Gorbachov”. Duas horas depois ele volta e reclama o seu ligar na fila. O amigo pergunta: “Então, conseguiste limpar o gajo?”. Operário responde: “Não, a fila é maior que essa!”
A típica fila soviética para comprar a vodca na época de Gorbachev
“— Qual é a diferença entre Gorbachev e Dubček?
— Nenhuma, mas Gorbachev ainda não sabe disso”.

A fila para comprar a vodca, 30.04.1990, cidade de Bratsk (Rússia):
Blogueiro: à julgar pelos temas abordados, as anedotas foram reunidos na segunda metade da década de 1980, naquela época as “anedotas anti-soviéticas” já não davam a prisão, mas continuavam ser o indicador perfeito não oficial daquilo que o dito “povo” realmente pensava dos seus “queridos líderes”.

Já na URSS, o poder sempre tratava as anedotas e piadas com muita suspeita, dado o caráter informal e não oficial da sua criatividade. Ainda no início da década de 1980, os educadores de infância espalhavam, de forma semioficial, a visão pró-governamental sobre as piadas políticas: “Não se deve contar as piadas políticas, pois estas são inventadas nos EUA pela CIA”.

Sem comentários: