segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

30 mil concorrentes disputam acesso à UEM, UNIZAMBEZE e UNILÚRIO


Medicina, Contabilidade e Finanças, Direito, Administração Pública e Economia entre os cursos mais concorridos
Mais de 21 mil candidatos concorrem para cinco mil vagas na Universidade Eduardo Mondlane. Os exames de admissão vão decorrer a partir de amanhã em todo o país, segundo avançou Maida Khan, directora pedagógica da maior instituição de ensino superior no país.
Ao todo são 30 mil candidatos que vão ser submetidos a exames de admissão pela UEM, UNIZAMBEZE e UNILÚRIO, instituições de ensino superior públicas. A directora pedagógica revelou durante conferência de imprensa realizada Sexta-feira em Maputo que as províncias de Tete e Niassa são as que têm menor número de candidatos. De acordo com a directora pedagógica os cursos mais concorridos são: Medicina, Contabilidade e Finanças, Direito, Administração Pública e Economia.
“Vão decorrer de 9 a 13 de Janeiro de 2017 os exames de admissão à UEM, UNIZAMBEZE e UNILÚRIO. Destes cerca de 30 mil candidatos, 21 mil concorrem aos cursos da UEM. Este ano concorrem para 5265 vagas contra as 5065 de 2016. Este ano temos 200 vagas a mais do que no ano anterior”, explicou a directora pedagógica.

Tolerância zero à fraude
Ainda durante a conferência de imprensa a directora pedagógica mostrou-se preocupada com casos de fraudes. Neste contexto, Maida Khan disse que as autoridades académicas não vão tolerar quaisquer tipos de fraude. Para combater a ocorrência de fraudes, a nossa fonte revelou que serão montadas equipa de vigilância durante o período de exames.
“Os examinandos devem estar munidos com os documentos válidos, lápis, caneta de tinta azul ou preta. Não devem levar consigo objectos electrónicos, como telefones celulares, máquinas calculadoras e outros dispositivos cuja utilização não é permitida. Em caso de uso desses dispositivos haverá sanções como o previsto no edital”, alertou a directora pedagógica da UEM. Os exames vão iniciar às 08:00 horas para os que serão examinados no período da manhã e às 14:00 horas para os do período da tarde. Entretanto, as autoridades académicas alertam que os candidatos devem estar nos locais dos exames trinta minutos antes.

Sem comentários: