terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Utilizar o telemóvel dentro do carro pode ter os dias contados

TELECOMUNICAÇÕES
20/12/2016, 13:09178


O Governo Britânico está a ponderar um sistema que bloqueie o acesso às redes móveis durante a condução e vai-se reunir com alguns fabricantes de automóveis para discutir a ideia.
Partilhe



Getty Images

Autor
Miguel Videira Rodrigues
miguelavr
Facebook
Email

Mais sobre
REINO UNIDO
TELECOMUNICAÇÕES
EUROPA
MUNDO
TECNOLOGIA


O Governo britânico quer proibir por completo a utilização dos telemóveis durante a condução. A solução será ponderada e discutida já em 2017 com os fabricantes de automóveis e passa por estudar a hipótese de implementar uma nova tecnologia que impeça o acesso a qualquer tipo de rede móvel a partir do momento em que o carro estiver em andamento.

A ideia principal é criar uma espécie de “modo voo” (já presente nos telemóveis) que seja automático, cortando assim qualquer ligação de rede que o dispositivo possa fazer. Chamadas, mensagens e ligações à Internet serão cortadas automaticamente quando o carro estiver em andamento. Um porta-voz do Departamento dos Transportes referiu, segundo o jornal Expresso, que “os nossos planos para duplicarmos as penalizações para este crime grave devem ser um forte desincentivo. Nós continuaremos a explorar o que poderemos fazer mais para combater este crime.”


Segundo a mesma fonte, uma sondagem realizada no Reino Unido indica que um em cada três condutores fala ao telemóvel enquanto conduz e um em cada cinco considera um comportamento seguro verificar as redes sociais e realizar outras atividades no telemóvel nos momentos em que está no trânsito (horas de ponta, por exemplo).

No Reino Unido este comportamento pode levar a uma multa de 239 euros, penalizações que podem chegar à apreensão da carta (automaticamente quando se trata de alguém com poucos anos de licença) e, em casos que a utilização do telemóvel ao volante resulta na morte de alguém, o condutor pode ser condenado a prisão perpétua.

Carlos Silva Como tudo na vida, tem vantagens e desvantagens. Mas e porque não? Na maioria das situações, se analisarmos com calma, vemos que só se tem perdido qualidade de vida. Viveu-se e viajou-se durante anos sem telemóvel...
Gosto · Responder · 4 · 2 h


Telmo Fonte Também se viveu durante anos com escravatura.
Eu por exemplo tenho um carro com ligação ao telemóvel, atendo e faço chamadas sem sequer olhar para ele, portanto, que diferença é que me faz?
Gosto · Responder · 5 · 1 h


Carlos Silva A si, pelos vistos nenhuma, mas aos que tantas vezes sofrem os resultados das distrações que daí surgem, bastante!
https://gestao-frotas.com/telefone-maos-livres-seguro/
Como já disse, tem vantagens e desvantagens e haverá situações que saiem prejudicadas se este tipo de medida for implementada. Mas o uso menos responsável que se tem generalizado, é que motiva e justifica esta necessidade de procurar correcções e aí pagam justos e os pecadores. Infelizmente, isto não impedirá, por exemplo, que se continuem a tirar selfies enquanto se conduz....
Estava mais à espera que me apelidassem de velho do Restelo, quanto a fazer comparação com a escravatura, nem merece comentário



Falar ao telemóvel com sistema de mãos livres é seguro?
GESTAO-FROTAS.COM

Gosto · Responder · 54 min · Editado


Telmo Fonte Sr. Carlos Silva, foi apenas isso, uma comparação! Não precisa de levar tão a peito, até porque não foi com intenção de o ofender, nem de o comparar seja ao que for.

Relativamente ao uso do kit de mãos livres, claro está que depende da sua boa utilização assim como das características individuais de cada um, e do seu tipo de condução. Não me parece sensato que se para totalmente qualquer tipo de comunicação seu olhar a meios. Nunca se sabe quando é que aquela chamada não pode salvar a vida de alguém, por exemplo.


Pedro Eduardo Santos Não tem lógica. Um carro dá para mais que uma pessoa. Irem 4/5 pessoas de Lisboa ao Porto para uma reunião e ninguém poder usar o telemóvel é um desperdício de tempo. Um casal que esteja atrasado para um compromisso não pode o passageiro usar o telemóvel para avisar, etc. Há que resolver o problema, mas não vamos deitar abaixo uma casa para matar um rato.
Não gosto · Responder · 2 · 1 h


António Joaquim Castro Ferreira Atenção a um pormenor. O meu carro tem computador de bordo, por isso posso falar a conduzir, já que não tiro as mãos do volante. Por isso até que ponto isso afecta.?
Gosto · Responder · 2 min


Paulo Figueiredo Dado que num carro não há só condutores... Mais uma daquelas ideias de quem não é capaz de pensar.
Gosto · Responder · 20 · 2 h


Carmen Magalhaes Já houve tempo em que não havia telemóveis, e falava-se uns com os outros, cantava-se, observava-se a paisagem, dormia-se, e ninguém morreu por causa disso. Muito pelo contrário, e não foi há tanto tempo como isso. Se estivermos sozinhos, quando sairmos do carro, tratamos dos nossos afazeres. Atropelamentos, acidentes graves porque se está a falar ao telemóvel, a maquilhar-se, etc...é egoísta e criminoso! Ou então, encosta-se se estivermos à espera de alguma chamada urgente, mas ninguém faz isso. Por isso, secundo esta iniciativa.
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Vasco Costa Penso que seria bastante mais equacionavél simplesmente obrigar todos os carros a trazer Kit Mãos Livres de fábrica. Ainda que não fosse isso que garantisse o uso do mesmo...
Gosto · Responder · 1 · 1 h


António Fernando Luciano Acho bem só que entendo que se deve receber um sinal para saber-mos que alguém nos quer contactar, caso isso aconteça, só temos que parar a viatura sair dela e respondermos chamada.
Gosto · Responder · 1 h


Mario Pereira modo de voo nao e para pilotos


Pedro F. Jorge Uma ideia manifestamente estúpida. Então e se estivermos numa emergência, em que um passageiro precisa de estar ao telefone para dar indicações ao condutor?
Gosto · Responder · 8 · 2 h


Fernando Serrão Pois... não há soluções perfeitas. Somos vitimas dos avanços tecnologicos
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Carmen Magalhaes Que emergência é essa? GPS??? abre a janela e pergunta a quem encontrar.
Gosto · Responder · 2 h


Pedro F. Jorge Carmen Magalhaes Sim, Carmen, porque todos os carros têm GPS e porque em todas as emergências há sempre todo o tempo do mundo para parar e perguntar a um e depois a outro... chiça que é preciso ter falta de imaginação para fazer um comentário destes... e quem é que lhe disse que o passageiro ao telefone estaria necessariamente a receber direcções? Enfim...
Gosto · Responder · 3 · 1 h


Carmen Magalhaes Ou então, encosta o carro, sai, e telefona. Ah sim, está frio, a nevar, 1000 problemas...
Gosto · Responder · 2 · 1 h


Fernando Santos Carmen Magalhaes , telefone é crime MSG é crime , internet idem , já o ecrã tátil é livre ,músicas , GPS , fumar , etc tudo é permitido , apenas Tretas
Gosto · Responder · 1 h


Manuel Segundo Oh Carmen Magalhaes , permita que lhe chame de ignorante, se amanhã for vítima de carjacking ou acidente, eu abro o vidro e chamo o INEM OK ?J M Ruas

1 h
Talvez tenha os dias contados, mais depressa, quem pensa que dentro do carro só existe o condutor e os outros são mobiliário. E quem assim pensa, não pensa...
Joao Manuel
2 h
não sei como o farão, mas não é simples.

Então se eu for ao lado do condutor, o meu tlm fica em modo de voo?

E se eu tiver 2 telemóveis? ficam ambos em modo de voo?
0Responder


Paulo Murteira
2 h
à minha frente uma senhora a conduzir passou o sinal vermelho a falar ao telemóvel... as sancoes deveria ser ainda mais Graves para este crime



Ricardo Henriques Silva Ligações à internet cortadas? Lá se vão as informações de trânsito com actualização em tempo real...
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Miguel Rocheta A falta de melhor jornalismo, vão-nos entretendo com estas pérolas ....
Gosto · Responder · 2 · 2 h


José Da Silva Então e o sistema Bluetooth que liga o telemóvel ao sistema do carro, também ficaria inoperante. Mas uma ideia para o "inglês" ver.
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Lucília Simplício se conseguirem bloquear só o condutor , até que seria uma boa medida , como não é possível isso , passa a ser uma péssima ideia...
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Marques Gomes Jorge Usar de qualquer modo na viatura o tlm é perigoso. Para o utilisador e para os outros utentes da estrada! Por isso, obrigar os construtores a montar um dispositivo para o impedir e os proprietários dos veículos a aceitar a sua inevitabilidade é uma medida justa.
Gosto · Responder · 1 h


Henrique Martins Pois, e como é que sabem se estamos a bloquear o condutor ou qualquer um passageiro de um automóvel, autocarro ou comboio?
Gosto · Responder · 1 h


Guilherme Revez Como é usual nos governos ditos democráticos ninguém usa os neurônios! Come tudo pela mesma medida.
Gosto · Responder · 1 h


Xavier Bráz E para quem usar sistema de mãos-livres, ou consultar o gps (que usa dados móveis)? Que parvoeira...
Gosto · Responder · 1 h


Rui Nunes E os sistemas de gestão e controle/rastreamento de veículos, GPS acesso a dados... E como bloquear apenas ao interior do veículo? Ou numa rua, quando passa um veículo, qualquer aparelho por perto fica sem sinal?
Gosto · Responder · 1 h


Celina Schoonbeek O assunto ainda está a ser estudado e já deu p'ra ver aqui quem costuma fazer isso mesmo, de tanto incómodo mostrar :P
Gosto · Responder · 1 h


Manuel Segundo E se eu estiver em andamento e presenciar um acidente, um carjacking etc etc como faço para avisar o INEM ou as autoridades policiais ?
Gosto · Responder · 1 h


Gonçalo Luz Vai ser um sonho pra mim que sou motorista... Acabam se metade das entregas e recolhas.. Idéias de bedum...
Gosto · Responder · 1 h


Norberto Sousa E os que sendo ocupantes do veículo, não estão a conduzi-lo ?
Gosto · Responder · 3 · 2 h


Acacio Amaral E se precisar usar numa emergência e não conseguir sair? Morre enclausurado?
Gosto · Responder · 3 · 2 h


Carlos Silva Aí, o carro entretanto provavelmente terá parado e será possível usar.
Gosto · Responder · 1 h


Carmen Magalhaes Acha que numa emergência consegue ter sempre o telemóvel à mão, operacional, com rede disponível e com bateria? e se estiver enclausurado, e todo partido, vai pegar no telemóvel?!sabe Deus para tirar o cinto de segurança!
Gosto · Responder · 1 h · Editado


Escreve uma resposta...





Sérgio Ramalho Dos passageiros também? Como se fará a distinção?
Gosto · Responder · 1 h


Miguel Rodeia Nonsense
Gosto · Responder · 1 h


Rafael Gonçalves Lá se vai o meo drive 😂😂😂😂
Gosto · Responder · 2 h


Julia Blanc Mas pode ter telefone no carro
Gosto · Responder · 58 min


Paulo Franco Até quando o estado vai ter o direito de se intrometer na vida privada do indivíduo ??
Gosto · Responder · 1 h


Rosa Maria Fernandes Bela ideia!
Gosto · Responder · 2 h


Nini De Moura Estão doidos
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Justino Vieira Prevejo suicídios em massa
Gosto · Responder · 1 min


José Rodrigues Opá coitados dos Uber drivers!
Gosto · Responder · 1 · 1 h

1 resposta



Luís Balsa Bicho Apoiado!
Gosto · Responder · 1 h


Ana Maria L. Oliveira Era uma boa ideia!!!!!
Gosto · Responder · 2 h


Joao Pereira Muito mau
Gosto · Responder · 2 h


Luis Vieira Ontem já era tarde.

Sem comentários: