quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Uma brincadeira de mau gosto



Julião João Cumbane com Julião João Cumbane.
8/12 às 1:53 ·



Uma brincadeira de mau gosto


Na imagem, em azul e ante dois adversários em vermelho, vê-se o Presidente da República (PR) de Moçambique, Filipe Nyusi, jogando a bola numa partida de futebol que teve lugar num acampamento organizado pela OJM, a liga juvenil da Frelimo. Para além deste jogo, Filipe Nyusi também tomou parte numa partida de voleibol...

Aqui no Facebook, eu já vi reflexões sobre a participação do PR neste evento juvenil. Uma delas foi da autoria do meu amigo virtual e camarada Américo Matavele, que me lembro ter advertido que poderia ser confundida com bajulação.

Uma coisa que me apoquenta a respeito desta exibição do meu/nosso PR, Filipe Nyusi, é que estou a pensar assim:

E se o PR tivesse contraído uma lesão grave numa das partidas em que tomou parte, e a lesão implicasse que ele tivesse que ser hospitalizado por tempo indeterminado, numa altura em Moçambique vive várias crises cuja solução requer a sua intervenção directa?

Fiquei ainda mais preocupado quando vi pessoas que deveriam advertir o PR sobre as possíveis implicações negativas da sua decisão de tomar parte naquelas partidas a baterem palmas, como que estando satisfeitos com aquela exibição do meu/nosso PR.

Devo confessar que fiquei com o coração a bater muito pesadamente, por causa do susto decorrente do medo que me assolou de que qualquer coisa ruim poderia acontecer com o PR naquela brincadeira, que eu até considero de mau gosto.

Compatriotas, moçambicanas e moçambicanos, em Moçambique o PR é Órgão de Soberania, Chefe do Estado, Chefe do Governo, Primeiro Magistrado, Comandante-em-Chefe das Forças de Defesa e Segurança e Representante de TODOS os moçambicanos no plano interno e externo. As decisões que ele (PR) toma afectam a vida de TODOS os moçambicanos.

Presentemente, Moçambique atravessa está a atravessar uma momento muito delicado: temos uma crise económica e financeira, e um conflito político-militar pós-eleitoral. Não é neste momento que este país pode permitir-se ver o seu PR tomar parte em eventos desportivos ou de outra índoles de que pode resultar a sua incapacitação acidental, temporária ou definitiva.

Peço, pois, aos conselheiros (mormente os de segurança) do PR e a ele próprio para pensar no que deixo registado nesta reflexão.

Não brinquemos em serviço! O PR precisa de protecção especial, por aquilo que ele representa para os moçambicanos. O que a imagem que acompanha esta reflexão reporta é uma exposição irresponsável do PR ao perigo. Oxalá NUNCA mais assim volte a ser!

Já disse.

Enfim, esta não é apenas uma opinião; é também um pedido.
Comentários


Josue Mucauro Eu gostei de ter visto o presidente a mostrar a sua juventude, como gostei dele no tempo de campanha a dançar, mais lendo o teu post, me mostras te o else do outro lado da cassete, a que realmente o staff cuidar um pouco mais da Excia, como uma ideia para o conteúdo de texto, acho que deve tratar Presidente da República de Moçambique simplesmente por (PR) e não (PRM)
Gosto · 4 · 8/12 às 2:08


Julião João Cumbane Josue Mucauro, edita o teu comentário... (já) não há PRM no texto!...
Gosto · 2 · 8/12 às 2:14


Nelson Matsinhe A prática do desporto não deve em si ser considerado um mal, posso entender se a discussão for sobre questões de segurança. A prática do desporto para além dos benefícios em termos de saúde prepara nos para a reflexão mais lúcida dos problemas do quotidiano e automaticamente à tomada de melhores decisões e de forma mais rápida. É também uma forma de aguentar com o elevado fardo e entediante responsabilidade do dia a dia. Lembro me de ver Nelson Mandela no filme "Invictus" interpretado por Morgan Freeman fazer sessões de corrida todas madrugadas pelas ruas da cidade, era nessa altura seguido pelos seus seguranças. Numa das passagens pareceu que ia sofrer um atentado quando uma carrinha de distribuição de jornal se aproximou demasiado do passeio em que fazia sua corrida. O presidente do Burundi em 2015 "Nkurunziza" também foi alvo de críticas por jogar futebol com amigos todas manhãs em plena época de protestos contra a sua candidatura à um terceiro mandato presidencial. Portanto não é a meu ver mau jogar futebol, na prática de qualquer desporto, mesmo a porta fechada pode sofrer acidente, deve apenas salvaguardar as questões de segurança, afinal de contas, anda aí à solta o famoso "esquadrão de morte".
Gosto · 3 · 8/12 às 2:45


Emilio Francisco Chauque Pessoalmente não vejo mal algum. Aliás, é bom que o PR pratique ou exercite o seu corpo para que mantenha-se forte.

A participação dele naquele evento, quebra a barreira que existe entre a elite e as massas - claro que no caso vertente tratava-se de um evento partidário.

Ademais, acredito na seriedade da equipa de segurança da presidência e na maturidade do PR. Com certeza foram tomadas todas as medidas para a segurança do chefe do Estado e que ele também estava ciente dos cuidados a ter.
Gosto · 3 · 8/12 às 6:35


Dereck De Zeca Mulatinho Estás a ver problemas onde não deveriam existir camarada.
Gosto · 5 · 8/12 às 6:41


Américo Matavele Esta opiniao saiu da logica. É uma opinião metafísica.
Gosto · 5 · 8/12 às 6:49


Homer Wolf
Gosto · 1 · 8/12 às 6:52


Homer Wolf O que, vindo dum físico não deixa de ser funny....eh eh eh
Gosto · 8/12 às 6:55


Américo Matavele 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Gosto · 8/12 às 7:09


Homer Wolf Jah agora, explica lá bem essa «do camarada Américo Matavele, ter advertido que poderia ser confundida com bajulação».

PS: se fosse eu a dizer isso até se entendia, mas "et tu Brute"?... eh eh eh
Gosto · 8/12 às 7:34


Américo Matavele Ele me avisou que as imagens que postei poderiam ser confundidos com bajulação.
Gosto · 8/12 às 7:52


Homer Wolf Ahh, não foste a tu dizê-lo!... Pensei que o mundo estava a acabar...

Gosto · 8/12 às 7:54


Ser - Huo "Opinião metafisica"
Okkkkkkkk
Gosto · 1 · 8/12 às 9:00


Homer Wolf Pareceu-me um forma diplomática de dizer "sem pés nem cabeça"...
Gosto · 5 · 8/12 às 9:01


Felisberto Nankuta Já vi ele (PR) a jogar em Pemba na abertura dos jogos escolares. O ministro Nkutumula também jogou. Apenas foi um jogo para o "inglês ver", que durou cerca de 5 minutos. Nenhum adversário enfrentou o jogo com seriedade, até os adversários passavam bolas a eles (PR e Nkutumula). Parece que a ideia era mesmo de evitar situações dessas
Gosto · 2 · 8/12 às 6:49


Fernandes Muchanga Gostei dessa ate os adversários passavam lhe a bola.
Gosto · 1 · 8/12 às 8:49


Ivanildo Mucavel Penso que todas as questões aqui levantadas, a mais sublinhada "segurança ", foram devidamente precavidas. Já há um bom caminho andado por parte do PR e seu pessoal para não se deixarem cair no erro logo agora. Acredito na extrema competência de todos que cuidam daquela figura. Tudo foi ao cálculo.
A nós, população, nos resta o papel de especuladores, porque do contrário, se fosse dúvida de como eles teriam precavido a questão de segurança, poderíamos envidar esforços para que na primeira pessoa, eles nos esclareçam, não é o caso.
Gosto · 8/12 às 6:51


Homer Wolf Ele está mais redondo "kabola". Precisa correr sim, ntsem....
De resto, aqueles "oKOTAémes" jamais se atreveriam sequer a colocar o pé num lance de disputa de bola mais sério....
Gosto · 3 · 8/12 às 6:51


Rogerio Mussuei Jogos do Futebol com pessoas do nível dele envolvem outros cuidados da parte dos adversários e ate colegas. O risco de lesão é minimizado ali.tenho feito jogos com o 1 ministro,quase ninguém o toca mas tiramos lhe a bola.portanto, isto é mais correr de lado para o outro com ou sem a bola duque puro Futebol.
E mais,os jogadores são selecionados.
Gosto · 3 · 8/12 às 6:57


Álvaro Xerinda Acredito que na presidência existe local para praticar exercícios físicos
Gosto · 3 · 8/12 às 7:04


Elvira Chauque
Gosto · 8/12 às 7:13


Inacio Arnaldo Mazive Todo o cuidado é pouco.
Gosto · 3 · 8/12 às 7:19


Egidio Vaz Kkkkkkkkkkkk
Gosto · 8/12 às 7:23


Julião João Cumbane De que te ris, Egidio?!...
Gosto · 8/12 às 7:24


Egidio Vaz Estou numa situação dilematica. O que o Professor escreveu é de facto não só lógico como pertinente. Em situação de crise, ajustam-de os protocolos de segurança. Mas crise existe quando os serviços de segurança assim a declaram. Desconheço esse alerta....Ver mais
Gosto · 6 · 8/12 às 7:37 · Editado


Julião João Cumbane Estás a ver "né", Egidio?...
Gosto · 1 · 8/12 às 7:34


Muzila Wagner Nhatsave Egidio Vaz e o raivoso do Dario Camal.kkkkk
Gosto · 1 · 8/12 às 9:37


Muzila Wagner Nhatsave E perdemos esse jogo 2-1. A equipe do presidente ganhou culpa do guarda redes Chakil que negou golos certos , e do Antonio Niquice que marcou os dois deles.
Gosto · 1 · 8/12 às 9:38


Lazaro Bamo Os riscos não estão na prática do desporto, antes pelo contrário. Mais, com cada vez maior número de acidentes aéreos diríamos que ele não deve viajar, isto na sua perpectiva; diríamos também que não deve andar de carro; diríamos uma série de coisas se fossemos pessimistas. Em suma não concordo com a sua elaboração. Desporto é saúde.
Gosto · 6 · 8/12 às 7:27


Faizal Jamal Riscos de verdade estão nas colunas no centro e norte ali sim, a risco em bold até que falta tinta...
Gosto · 8/12 às 19:13


Sphiwe Kotch Deixa ele viver , Dr, com tanto estresse, é necessário descarregar, exercícios ajudam😂😂
Gosto · 8/12 às 7:38


Julião João Cumbane TODOS QUE COMENTAM AQUI, excepto alguns, IGNORAM QUE O PR É UM ÓRGÃO DE SOBERANIA; É UMA INSTITUIÇÃO.

Neste 'post', não se trata de Filipe Nyusi cidadão, trata-se de Filipe Nyusi Presidente da República (PR)!
Gosto · 2 · 8/12 às 7:40 · Editado


Joao Antonio Um Presidente tem direito ao lazer. Se morrer durante a partida de futebol ou voleibol, ha Moçambicanos capazes para o substituirem
Gosto · 8 · 8/12 às 7:45


Homer Wolf Ntsém!
Gosto · 8/12 às 7:47


Faizal Jamal Afinal o esquema de segurança deve ser ao mínimo detalhe para todos... Ninguém é mais moçambicano que o outro...
Gosto · 8/12 às 19:15


Lazaro Bamo Quando o ex PR Samora foi a chokwe dar exemplo de trabalho nos Campos agrícolas também estava a por em risco a sua vida porque podia ser atacado por cobras ou pegar mal a enxada e contrair ferimentos, isto na sua perpectiva?
Gosto · 5 · 8/12 às 7:49


Homer Wolf Além disso - pelo se diz - o PR estava a jogar com pessoas do mesmo escalão etário que ele...
É pacífico... eh eh eh
Gosto · 2 · 8/12 às 7:51 · Editado


Estevao Alberto Albino até a qui tentando encontrar razão na públicação e nada.. Um PR jogar é problema? todas acções humanas são de riscos. Contantos acidentes de aviação,rodoviario segundo o dr. É motivo de dizer o PR não usar mais esses meios??
Gosto · 3 · 8/12 às 7:52


Watson Postmortem Diariamente viamos Obama a jogar basquetebol com alguns jogadores da NBA e isso não constituia nenhum escândalo, só quando o nosso pratica desporto é o fim do mundo... francamente. Só falta dizer que ele nem sequer deveria fazer a sua habitual ginástica matinal sob pena de contrair lesão r não cumprir com sua agenda... estranho
Gosto · 6 · 8/12 às 7:53


Carlos Tembe Meu presidente tem que jogar pelos mambas. Será o melhor reforço na campanha para o africano.
Gosto · 3 · 8/12 às 8:02


Lyndo A. Mondlane Más nessa lógica de pensamento se podía advertir ao PR de viajar de carro, é se tem um acidente??? Yuuu aviao nem digo, nesses tempos de accidentes aéreos é se o aviao cae?!! Quem vai dirigir o país!??! Tomar banho, a banheira escorrega, é se cae Ai é se desnunca????, caminhar nem digo, aqueles nossos passeios, com cascas de bananas na rua é se escorregar é cair é se partir o braco??? Como vai assinar ordens???!? é assim continuariamos a te ter um PR imovilizado é sentado, incluso com o risco de q lhe caía na cabeca a placa da ponta vermelha como aquele ministro nigeriano..... É mais perigoso em mz andar de carro q jogar futebol.....
Gosto · 16 · 8/12 às 8:09 · Editado


Homer Wolf Corre o risco de ser um presidente "cai-cai"... eh eh eh
Gosto · 3 · 8/12 às 8:11


Lyndo A. Mondlane Kkkk o PR de porcelana.. O Prof exagera um pouco aquí...
Gosto · 5 · 8/12 às 8:12


Tércio Luísa de Oliveira Faltou mencionar a #cama, pois também poderá ser um risco, caindo a dormir ou escorregar ao acordar. Kkkkkkk-
Gosto · 1 · 8/12 às 8:13


Tércio Luísa de Oliveira Ele não exagerou um pouco, mas sim, muito. Tsc
Gosto · 1 · 8/12 às 8:14


Lyndo A. Mondlane Kkkkkk.. Nem digo ir a praia, ou comer azeitonas, ha gente q morreu por atragantar se com uma azeitona.. Rebucados nem digo..tirar isso da dieta do PR. Comer papinha so...
Gosto · 4 · 8/12 às 8:16 · Editado


Homer Wolf Mesmo ao respirar... que tal se for um ar poluído?
Gosto · 4 · 8/12 às 8:17


Tércio Luísa de Oliveira Usar #faca e #guarfo, nem digo então...
Gosto · 8/12 às 8:17 · Editado


Lyndo A. Mondlane Kkkkkkk.. Proibir o PR de respirar..kkkk os garfos Sao muito perigosos..kkkkkkkk
Gosto · 1 · 8/12 às 8:18


Tércio Luísa de Oliveira Que até lá nas zonas recônditas onde o PR tem ido fazer visitas, seria um grande risco ou não iria de vez, com medo de passar "naquelas" estradas não asfaltadas e pontes mal feitas com #paus, #ferros ou mesmo #betau, portanto #iiiiih, #nada, #esse#profê... #demais #pah!!!
Gosto · 1 · 8/12 às 8:25


Lyndo A. Mondlane Nem digo, aquelas cobras, alguem recorda de uma q saiu numa tribuna onde machel negou ir discursar é improvisou outra.. Pelos vistos o nyusi nao tem esse don de precavido...
Gosto · 1 · 8/12 às 8:39 · Editado


Artemisio Guilhermino Matsolo Sera que o ser PR nao da direito ao momento de lazer?????? Os incidentes/acidentes estao em todos os lugares.
Gosto · 1 · 8/12 às 8:30


Tesoura Júlio Tuboi O desporto é vida. O desporto é saude. Viva o desporto no seu quotidiano. Parabéns Sua Excia Filipe Jacinto Nhusy.
Professor, sempre diga sim ao desporto. Ao menos se o PR estivesse numa competição da 2M, este post fazia repercursão. Agora condenar a prática do desporto, Professor não concordo contigo como das outras vezes tenho apoiado os seus ideiais. Confesso que fiquei muito triste e aparado a quando da minha leitura deste post.
Gosto · 5 · 8/12 às 8:41


Homer Wolf «Confesso que fiquei muito triste e aparado a quando da minha leitura deste post.»...
Gosto · 2 · 8/12 às 8:58 · Editado


Gilberto Chuni Permita-me discordar deste Ponto-de-Vista.
Gosto · 1 · 8/12 às 8:55


Eurico Nhassengo Ate agora ainda nao entendi a logica da coisa, aqui estou a ver um certo exagero por parte do professor Cumbane, nao sei se sabe mas o conselho de ministros tem uma equipa de futebol e eles tem de quando em vez.jogado, e tambem a vida dos Mocambicano nao deve parar por causa do momento de crise que o pais atravessa, as pessoas nao podem deixar de se divertir, praticar desporto, conviverem e demostrarem os seus dotes por isso, desculpe-me, com todo o respeito o teu raciocinio nao vejo nenhum enquadramento logico
Gosto · 3 · 8/12 às 8:57


Homer Wolf É bem capaz de o Antolinho André concordar inteiramente com o Profe...
Gosto · 4 · 8/12 às 9:00


Sergio Serpa Salvador Antolinho André e Titos Cau. Ntsem!
Gosto · 8/12 às 11:40


Antolinho André Homer Wolf, de a tua opinião não chame a minha. Porque eu sei que o meu PR até teve treinos militares. É bem precavido. A reflexão do prof tem mérito é de saudar.
Gosto · 1 · 8/12 às 21:34 · Editado


Homer Wolf Pois...
Gosto · 1 · 8/12 às 22:17


Muzila Wagner Nhatsave Eu estive nessa partida, e entrei a jogar no segundo tempo. tomou se cuidado sim, e os seguranças tambem estavam. Compreendo o que diz, e acho normal que se levantem essas questoes. mas cuidados foram tomados. Este lider tem uma caracteristica muito boa, motiva e lidera com exemplo. nao imagina a mora l que levantou naquels jovens ali que estavam concentrados a receber formaçao para iorem ao campo como soldados na luta contra a fome nas suas aldeias , vilas e distritos.
Gosto · 2 · 8/12 às 9:35


Jacinto Silvestre Chirinda Realmente o Pr corre riscos aos olhos humanos, mas para quem cre e conhece a protecao do JESUS por sinal que tem se manifestado nele
Gosto · 8/12 às 9:47


Ramalho Edson Paris Kkkkkk obrigado prof. Pela reflexão. ..
Gosto · 1 · 8/12 às 10:00


Alfredo Luis Cuco Fedinho estilo Moçambique deixa de existir quando o PR fica lesionado, e agora que nao esta lesionado o que muda?
Gosto · 5 · 8/12 às 10:17


Nelson Safrao Obrigado, boa reflexao, muita saude para S. Excelecia senhor Presidente, o desporto e saude
Gosto · 2 · 8/12 às 10:26


Andre Jorge Chifeche Qualquer coisa que acontecer com ele que lhe impossibilite de trabalhar, é so lhe substituir pois temos muitos moçambicanos que podem assumir o cargo sem problemas.
Gosto · 1 · 8/12 às 10:32


Heleno Bombe caro professor tenho que admitir que o seu post foi infeliz, ate nos Estados Unidos da America recebemos videos e imagens do presidente deles a jogar Basketebol, volei, pugilismo, natacao, caminhada, o que pode-se pedir antes de qualquer pratica e a moderacao e o cuidado que se deve ter neste tipo de jogos tendo em conta que vao praticar com um chefe de estado
Gosto · 1 · 8/12 às 10:45


Mateus Mateus Jr. Parece me que esta partida foi uma "Diversão" e não "Competetiva" que se joga com toda muscultura física e os jogadores envolvidos sabiam disso por isso não há razões de tanto alarme.
Gosto · 1 · 8/12 às 10:47


Mussá Roots Para além de que está mal equipado...não tem caneleiras, o terreno não é propício... não treina há algum tempo, podería ter problemas musculares...

O presidente está vulnerável...
Gosto · 2 · 8/12 às 11:05


Homer Wolf Não treina há algum tempo? Quem disse? Ademais, o que foi aquilo senáo um treino?...

PS: usar caneleiras para ir jogar uma pelada com a insuspeita jota?... eh eh eh
Já agora, tambem devia usar colete à prova de balas quando se reune com o pessoal do comité central... não vá o diabo tecê-las!... eh eh eh
Gosto · 5 · 8/12 às 11:11 · Editado


Mussá Roots Mano...caneleiras não são apenas para alta competição...já ví gajos lesionarem-se, a jogarem peladínhas com os cunhados e até hoje estão com sequelas...o Presidente deve se equipar devidamente, seja para uma peladinha.

Aquela barriga, acha que de alguém que se exercíta com frequência?
Gosto · 1 · 8/12 às 11:17


Homer Wolf Prova lá que ele não as usou!
Gosto · 1 · 8/12 às 11:18


Mussá Roots Está mal equipado...calças de qualquer maneira, sapatilhas de voleyball...não tem caneleiras nem ele, nem a maioría dos que estão alí a jogar... Não provo nada, Homer Wolf...eh eh eh
Gosto · 1 · 8/12 às 11:24 · Editado


Homer Wolf Tudo isso para (fingir de) jogar 5 minutos uma peladinha, com a jota (náo é com a Renamo)!!! tsc...

Quanto á barriga... há quem joga na alta competiçáo, LOGO, treina bi-diariamente e olha:

Gosto · 3 · 8/12 às 11:27


Mussá Roots Pode se lesionar sozinho, a correr atrás da bola, em 2 minutos de simulação...aliás já ví Ronaldo, (fenómeno) aí na imagem, a se lesionar sozinho, pelo inter, nem 3 minutos em campo tinha...

Quanto a barriga,se fosse normal, não tería sído motívo de destaque e piada, o ronaldo...

Quando falo de vulnerabilidade, não é pelas pessoas com quem está jogando apenas, mas pelas questões de segurança, de quem pretende praticar qualquer actividade desportiva, seja por 5 ou 90 minutos, e isso passa pelo equipamento adequado.
Gosto · 1 · 8/12 às 11:32


Homer Wolf Então devias ler todos os comentários que te antecede3ram neste post...
Ele pode até morrer ao engangascar-se a comer um amendoim
Gosto · 3 · 8/12 às 11:34


Mussá Roots Pode...até de morte súbita...mas isso não é razão para se descorar questões de segurança, nunca...

Você, não deixa de trancar a tua porta, porque esses homens catana podem arrombar com "alavanca" , se pretenderem...

Nem bebes água suspeita, com risco de apanhar cólera, porque podes morrer de um susto qualquer por aí...ora essa?
Gosto · 2 · 8/12 às 11:38 · Editado


Felix Roberto Magul Analise feita, porem sem sentido logico visto que para quem esteve em campo ou simplesmente no local sabe das medidas que foram tomadas para evitar qualquer tipo de acidente. Bem haja o presidente da FRELIMO, bem haja o nosso presidente
Gosto · 1 · 8/12 às 11:25


Alvaro Simao Cossa Uma brincadeira de bom gosto
Julião João Cumbane divergimos muito neste teu post amigo, vários presidentes do mundo participam em jornadas de desporto para incentivar a população a praticar desporto, eu vi na televisão Fidel a jogar basquetebol e beise...Ver mais
Gosto · 6 · 8/12 às 11:44 · Editado


Mussá Roots Barack Obama, não joga num pelado daqueles...com outros jogadores ostentando relógios de pulso...mal equipado ele próprio.
Gosto · 8/12 às 11:44


Alvaro Simao Cossa https://www.youtube.com/watch?v=XnELohUcYXM



Барак Обама играет в баскетбол
YOUTUBE.COM
Gosto · 8/12 às 11:49


Alvaro Simao Cossa

Gosto · 1 · 8/12 às 11:52


Alvaro Simao Cossa e agora Mussa Roots?
Gosto · 8/12 às 11:53 · Editado


Mussá Roots Qual é a novidade aí? Obama sempre jogou basket em Chicago...o ponto é a #segurança...veja onde está jogando obama e como está equipado...
Gosto · 1 · 8/12 às 11:53


Eddy Lumasai Hehe acho que Ronaldo o Fenómeno, na pior das suas lesões, quando lhe "destruíram" os joelhos e teve que se submeter a cirurgias, isto jogando no football profissional e durooooooo ainda assim conseguiu reunir se com pessoas, assinar documentos, andar normalmente, so não podia voltar ao nivel profissional do football mas a lesão não lhe impediu de tratar negócios.

Não estou a conseguir imaginar nesse campo e nesse jogo o Presidente a apanhar uma lesão e tal que nem relatório da Sise sobre a localizacão do Dlhakama ele não possa conseguir ler.

Mas enfim, talvez o Prof acredita que o Pr nao esteja tão bom e que o mesmo possa apanhar um Avc no campo, talvez por ai...
Gosto · 1 · 8/12 às 11:53


Alvaro Simao Cossa Macacos me mordam, comparar EUA com Mocambique Mussa Roots? pior asneira!
Gosto · 8/12 às 11:55


Mussá Roots Agora já não queres comparar? Quanta incoerência...quem chamou Obama a conversa, não foi o senhor Alvaro simao?
Obama não é presidente dos E.U.A?... E esta agora?
Gosto · 2 · 8/12 às 11:57


Mussá Roots Quem chamou Obama a conversa, foi o senhor Alvaro Simao Cossa...agora já não quer que eu compare? Afinal Obama é presidente de que país? Do tchad?
Gosto · 1 · 8/12 às 11:58


Alvaro Simao Cossa incoerencia e' a tua amigo Mussa Roots, de permitires que Obama pratique desporto por ser dum pais rico e Nyusi nao, por ser de pais pobre, ai esta'!
Gosto · 1 · 8/12 às 12:02 · Editado


Vitorino David Eu acho, meu caro Julião João Cumbane, que ele não está vedado a prática de desporto. Até porque faz bem a saúde. Há um presidente latino que até vai ao cinema. Antes de ser Presidente é um ser
Gosto · 3 · 8/12 às 12:02


Mussá Roots Essa é a tua conveniente conclusão, Alvaro Simao Cossa, não escreví nada do que dizes...falei de #Equipamento, (segurança), terreno...

Não é precíso ser rico para perceber que não se deve praticar uma modalidade colectíva, ostentando pulseiras metálicas, relógios etc, é um risco para os demais, no caso o presidente incluso...mas não é nada, porque ele não ia morrer por uma lesão dessas, nem?
Gosto · 1 · 8/12 às 12:05


Alvaro Simao Cossa Se tu soubesses em que areal jogou o Pele, e em que salas treinou Teofilo Stivenson e muitos outros campeoes do mundo em varias modalidades, nao me virias com esse rigor de equipamentos e traumatismos. So quem nunca jogou futebol, pode-se com tamanho susto. Estimado Mussa Roots aqui nao se trata de grande competencia, senao simbolismo. Promover o desporto para as massas.
Gosto · 8/12 às 12:47 · Editado


Alvaro Simao Cossa Estimado Mussa Roots eu fico muito perplexo quando dirigentes promovem alcoolismo, exibindo em puplico bebidas alcoolicas, quando se imiscuem com livianas, quando fumam ou falam de suas experiencias recreativas nas drogas, eu gosto quando dirigentes ensinam com seu exemplo bons habitos como o desporto.
Gosto · 8/12 às 13:03


Mussá Roots Alvaro Simao Cossa...sinceramente...estou falando de segurança e não do simbolísmo do acto em sí...hoje o "Neymar" já não joga nas condições em que pelé jogou, por razões óbvias...por isso esquece isso.
Gosto · 1 · 8/12 às 13:28


Zé Martins Completamente em desacordo !!!
Gosto · 8/12 às 12:29


Fernando Striker Paradoxal!
Ontem certas criticaram a postura e receberam revides "jamais" vistos e hoje, parece, que há um "recuo".
É bom que o PR jogue a bola, qualquer lesão terá os melhores cuidados médicos e assistência medicamentosa adequada.
A sua ausência será preenchida pelos órgãos que o seguem/sucedem, constitucionalmente, e o país continuará a caminhar normalmente.
Por uma promoção desportiva ao mais alto nível. É bom que o PR jogue, assim promove o desporto que ocupará os jovens de outras situações milindrosas da normalidade e, além que, constitui uma forma de reduzir altos custos de gastos em saúde pública.
Gosto · 2 · 8/12 às 12:48


Alvaro Simao Cossa Se Nyusi aparecesse bem equipado, alguns o iriam acusar de elitista, porque mais de 90 % da populacao nao tem essas condicoes para praticar desporto. Um pau de dois gumes!
Gosto · 1 · 8/12 às 13:27
Ocultar 12 respostas


Mussá Roots E esta agora...

Então só falta o Nyusi, abandonar a frota de carros de luxo que o acompanham, e andar de "Mylove", porque já sabes, 90℅da população não anda vai ao serviço de mercedes...e o Nyusi vai mandar passear os seus guardas, escolta, porque como sabes alvaro simao, 90℅ da população não goza de segurança lá nos bairros...e vão lhe acusar de ser elitista...estamos no bom caminho.
Gosto · 1 · 8/12 às 13:36 · Editado


Alvaro Simao Cossa Mussa Roots tu estás a tergisversar os conceitos, my love nao é uma meta a se alcançar, é um meio intermédio em condiçẽes de dificuldades, e o presidente não deve promove-lo mas o desporto é um direito que temos que conquista-lo e promove-lo por ser util para a saúde da nação. Tenho a sensação de estar a perder tempo contigo. Goodbye
Gosto · 8/12 às 13:44 · Editado


Mussá Roots Tsc, perder tempo? O equipamento é um meio...para a prática do desporto...e você, diz que o presidente, deve equipar-se mal para não ser acusado de ser elitista...

Eu é que estou a perder tempo contigo...primeiro chamaste obama, depois quando te sentíste apertado, alegaste que não se deve comparar...

O mercedes, é o #Equipamento do presidente nas suas deslocações...as caneleiras, calções adequados, chuteiras próprias sería também o equipamento, para a prática da modalidade desportiva...
Gosto · 1 · 8/12 às 13:48


Alvaro Simao Cossa ........e você, diz que o presidente, deve equipar-se mal para não ser acusado de ser elitista... SIC
Gosto · 8/12 às 13:51


Alvaro Simao Cossa Estás compreendido!
Gosto · 8/12 às 13:52 · Editado


Mussá Roots "Se Nyusi aparecesse bem equipado, alguns iríam acusar de elitista"

Acho que isto foi tirado de uma letra de "Bob dylan", tsc...
Gosto · 1 · 8/12 às 13:53 · Editado


Alvaro Simao Cossa Eu disse que era Um pau de dois gumes! Diferente do que tu entendeste. SIC!
Gosto · 8/12 às 13:56 · Editado


Mussá Roots E para argumentar oquê exactamente?
Eu estou dizendo que a segurança do presidente foi posta em causa, e dei exemplos...como relógios em pulsos dos que com ele jogaram, equipamento, terreno etc...isto é relevante, e não "os dois gumes do pau"
Gosto · 8/12 às 13:58


Alvaro Simao Cossa Como tu nao podes entender que aquilo era um simples simbolismo para promover o desporto e nao uma competicao?
Gosto · 1 · 8/12 às 14:01


Alvaro Simao Cossa Valha Deus que ao fim entendeste, valeu a pena! um abraco
Gosto · 8/12 às 14:04


Mussá Roots Entendí e muíto bem...então que digam que ele (Nyusi) simulou aqueles movimentos, em como se estivesse a jogar, e alguém previamente selecionado, captou as imagens, e trazem-nas aquí nesta plataforma, querendo vender uma imagem, de um presidente atleta...
Gosto · 8/12 às 14:05


Mussá Roots Esteve desde sempre claro para mim esta propaganda barata, Alvaro Simao Cossa...aquí estou discutíndo o assunto no post, que é a segurança do presidente.
Gosto · 8/12 às 14:06


Enoque Penicelo Eu pessoalmente nao comungo da mesma ideia desta reflexao. Pois o PR esta mostrando aos desportistas que ele se importa com o desporto. Ele tem todos os atributos ai mencionados mas nao deixa de ser HUMANO. ai so falta voce dizer que ele nunca deve ter noites de nupcias com a sua esposa porque ele representa o povo mocambicano. Ate mesmo os Padres tiram as batinas e ficam de calcoes irmao. Agora: que ele deve observar as normas de seguranca durante o jogo ai sim. Quantos jogos ja houveram em todo o mundo? Qual o jogador que voce ouvio dizer que foi khenhado(lesionado) e devera ficar hospilazado por um periodo indeterminado?????? A crise esta a te deixar egoista irmao.
Gosto · 2 · 8/12 às 14:06


Rui Paqueliua Estou pensando em convidar o PR para uma partida, assim ele relaxa
Gosto · 8/12 às 14:46


Jose Cesar Almeida Nao é nao o nosso tei botas....kkkkkkk
Gosto · 8/12 às 16:34


Ricardino Jorge Ricardo Perigo ou risco seria se a equipe do PR tivesse como adversário o time do "rider", aí sim! Mas todo cuidado é pouco, o Profe tem suas razões.
Gosto · 8/12 às 17:32


Julio Machava Presado professor Cumbane, Julgo que eventos como este, onde figuras deste gabarito aparecem, participant de forma activa deviam ser multiplicadas, estimulados é apoiados. "O presidente é Humano é dosnossos", creio que foi a messagem do dia lá, eu partilho.
Gosto · 1 · 8/12 às 18:44


Enoque Penicelo Se sao comentarios que queria ganhar prof. ai estao. Mas a sua publicacao nao que seja iraccional, apenas eh egoista. Ja que estamos em crise no pais o Presidente nao deve saudar a pratica o desporto? O senhor nao leva a sua familia para passeiar e ou para festas? Ja que estamos em crise o senhor nao toma uma taca de vinho? Ou porque estamos em crise devemos nos manter trististes e observar a crise ate que ela passe? Quando?
Gosto · 2 · 8/12 às 19:04


Faizal Jamal Com todo respeito que tenho pelo proprietário do post... Mas não vejo razão nenhuma de idolatrizar o PR...

" Os homens passam e os edifícios ficam"
Gosto · 1 · 8/12 às 19:22


Ribeiro Adade É melhor não viajar de avião... aiaiaia
Gosto · 1 · 8/12 às 20:09


Rafael Mandlate Olha meu carro, eu em particular percebi a intenção do post. Siga em frente
Gosto · 8/12 às 20:56


Forbes Nhaca Quem pode ter coragem de lesionar ( kenhar) o presidente da República! Todos os jogadores da equipa adversária foram alertados para não colocarem o PR.
Gosto · 8/12 às 21:54


Maitu Buanango Eu particularmente vejo a coisa de outro ângulo. Se assumirmos que essa era uma diversão, então, ela acontece numa altura inoportuna. Não nos esqueçamos que foi num momento em que se tinha decretado luto nacional por ocasião ao incidente fatídico de Katherizange, em Tete. Ora, quando se está em luto, é escusado dizer que as nossas acções também devem ser concordantes com o momento. A iniciativa do PR foi bastante louvável, mas peca, na minha opinião, pelo timing em que ela acontece, pois, dá a sensação de falta de sentimento genuíno pelo sofrimento do povo. Sei que o nosso PR é sensível a dor do povo, para tanto, não deve dar margem para interpretações erróneas. Bem haja a cinquentenária!
Gosto · 8/12 às 23:01


Gervasio Nhate Com lesao assim como nao o pais vai continuar avancando pq temos o primeiro ministro. Tmbm nao por ser presidente que deixa de ser pessoa, sendo assim por vezes deve se divertir para alimentar o espirito e ganhar sinergia positiva para melhor solucionar os problema da nacao.
Gosto · 14 h

Sem comentários: