quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Trégua... ou para os militares isso que se lixe!


Marcelo Mosse

Parece que há mesmo quem teima em desobedecer as instruções do PR Filipe Nyusi. Ou isto é mesmo trégua ou é apenas mais um episódio burlesco do nosso teatro de marionetas. Se há trégua total, então as colunas militares devem parar de circular. Será mesmo que os militares conseguem desobedecer assim tao levianamente? Insistindo em gastar combustíveis e usando todos os meios disponíveis quando eles (os homens e os meios) deviam estar acantonados? Quem conhece bem diz-me que há naquelas colunas um submundo de cobranças ilícitas e parece que ninguém quer perder esse modo zairense de vida. O que a guerra faz....mundos paralelos, submundos de extorsão e todo o tipo de violência. Há em dimensão micro e macro. Este é apenas um indicar de como a economia da guerra teima em funcionar onde todos querem paz...


Comentários


Nelson Matsinhe Parar as colunas é reconhecer de imediato o PODER de Dlhakama sobre o nosso Estado, quiçá, sobre a nossa soberania. O Estado deve velar pela segurança e tranquilidade públicas, independentemente da ordem de cessar do Sr. Dlhakama. Ademias, quantas vezes o nosso senhor de guerra rodopiou do dito pelo não dito, estas negociatas exigem confiança onde não há confiança. Quando a dúvida paira melhor jogar no seguro, seguramos a trégua e mantemos as colunas.
Gosto · Responder · 3 · 11 h


Ismael Chutumia O PR que não se comprometesse publicamente!!
Gosto · Responder · 10 h


Nelson Matsinhe Disse que ia mandar parar às colunas? Oh Ismael 😨
Gosto · Responder · 10 h


Ismael Chutumia Implicitamente disse isso
Gosto · Responder · 10 h


Nelson Matsinhe Kkkkkkk... Ele só disse k falou ao telefone com o PR da Renamo e que ele anunciaria uma boa nova.
Gosto · Responder · 1 · 10 h


Ismael Chutumia Porque ele preferia que fosse o Lider da RNM a dar essa mesma boa nova...
Gosto · Responder · 10 h


Gulumba D. Mutemba Ismael Chutumia,esse Nelson não paga imposto,por isso que não sente dores quando se gasta dinheiro de qualquer maneira.
Gosto · Responder · 8 h


Joaquim Gove Ninguém disse/prometeu ñ garantir a segurança. As FDS, por acaso, fizeram algum ataque à alguma posição ou temos aqui gente a discutir coisas e sobre coisas que nem sequer percebeu??
Gosto · Responder · 2 · 7 h


Sergio Baloi Sergio Nelson Matsinhe TEMOS QUE SER SÉRIO OU QUEREMOS UM ACORDO JUSTO OU NÃO


Celso Mapsanganhe Logo estou "firme" de que trata-se de um teatro entre dois senhores que falaram ao telefone e convocaram uma conferencia de imprensa.
Gosto · Responder · 1 · 11 h


Milton Boane Importa mesmo, é estarmos firmemente firmes na firmeza da nossa nação.
Gosto · Responder · 2 · 10 h


Moises Salomao Mazivila Ja estive na coluna e em nenhum momento me senti protejido, se tivesse que escolher aventurava sem fds.
Gosto · Responder · 1 · 10 h


Neves Nhavene Aventuram irmãos num carro que levava uma urna e foram atacados ! Lembra se amigo #Mazivila ? Ou foram as FDS que fizeram aquele ataque ?


Rui Costa Na sofisticação da protecção, ainda vamos ver as colunas concessionadas, por areas,às partes,com venda de ingressos, direito a consumo minimo, e áreas de serviço de apoio aos viajantes...
Gosto · Responder · 4 · 10 h


Celia Wing Para a guerra, não há redução de custos, MM, só para cortes nos magros 13os. e quiçá, até nas reformas dos nossos pensionistas....! Triste. Este é o mundo cruel que deixamos continue a rodas...!
Gosto · Responder · 1 · 10 h


John Wetela Mosse. Nhussy presidente é marionete não é nada. Ele é para o inglês ver.
Gosto · Responder · 1 · 10 h


Neves Nhavene #John o Nyusi é presidente sim.
Ele poderá ser o único presidente a assinar melhores acordos com a renamo e que ela a renamo que se prepare para fazer política sem armas.


António Maxaieie Localizada ou não, enquanto uns lucraram com a guerra poucas são as chance dela terminar.
Gosto · Responder · 1 · 10 h


Moises Salomao Mazivila Entao ja e altura de pensarmos em colunas para mesas de votos para penalizarmos os que nao querem a paz
Gosto · Responder · 1 · 10 h


Santos F. Chitsungo Quer me parecer que a circulacao das colunas podem constituir um potencial do reacender do fogo, ainda que acidentalmente.
Gosto · Responder · 1 · 10 h


Carlos Jossia Hum!!! eu torcer nariz !!!!!
Gosto · Responder · 10 h


Muhamad Yassine Será que se quer mesmo paz? São exemplos como estes que nos fazem duvidar
Gosto · Responder · 2 · 9 h


Gulumba D. Mutemba O querer a paz para a frelimo significa aceitar perder as eleições,porque desta vez o povo que é negado o direito de livremente manifestar,se expressar,etc.,está decidido a remover do poder a tirania frelimista.


Abel Zico Os subornos são verdadeiros. Ainda a dias passei por isso. Se tens taco deves trocar em notas de 100 e 50 Meticais para pagar os subornos.... E todos falam de querer água... Hehehhe
Gosto · Responder · 2 · 9 h


Sonito Wana Guiamba Trégua? Paragem das escoltas? Tenho as minhas duvidas. Há gente que está a fazer a vida com a guerra. Parar a guerra , implica tirar o pão a certas pessoas. Os famosos bosses que o digam.
Gosto · Responder · 1 · 9 h


Oscar Faduco Teatro
Gosto · Responder · 9 h


Ernesto Saul Aquando do anúncio da "trégua", o líder da Renamo referiu-se a um raio de "patrulhamento" de ambos lados. Deste ponto de vista, parece - me de certa forma aceitável a existência de "escoltas" das FDS. O que, efectivamente, não deve acontecer é a ocorrência de disparos.
Gosto · Responder · 2 · 9 h · Editado


Joaquim Gove Isso mesmo! Somente ñ entendi como o Marcelo Mosse foi incendiar esta discussão.


Arlindo Cossa Anjo nada juro...
Gosto · Responder · 9 h


Gulumba D. Mutemba A Frelimo continua a enviar militares para la,nao podem esperar paz onde nunca houve paz.
Gosto · Responder · 8 h


Tomo Valeriano Papo para boi dormir. Não há comprometimento com a paz. O militares tornaram a guerra um meio termo para articular a crise. Vão ganhando algum e mandando viveres para suas casas
Gosto · Responder · 1 h


Adelio Martìns Quem reclama é quem ainda nao conhece a vida militar assim como a politica. Deixa os militares fazerem o trabalho deles
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Naiman Osman Já ontem, um certo comandante ( com inicial minúscula mesmo ) dizia que a PRM não iria parar na sua acção de caca aos renamistas. ! E se, de repente, aquele senhor der o dito por não dito, quem será o pai... da culpa ?


-Porque será que não foi o PR a anunciar esta trégua de uma semana nas hostilidades entre a Renamo e as FADM?
A NOSSA LEITURA SOBRE ESSE FACTO, VAI PARA A ABSTENÇÃO DO PRESIDENTE NYUSSE, DEVIDO A SUA IMAGEM DESGASTADA, DE TANTO FALAR EM PAZ E TRÉGUAS, IDA ÀS IGREJAS, E AO MESMO TEMPO A DE-SESPERADA PONTE AÉREA PARA BEIRA, COM ENVIO DE MILITARES, MA-TERIAL BÉLICO PESADO E BOMBARDEAMENTOS.
TAMBÉM ESTOU A CRER QUE NÃO SEJA, NOVA ENCENAÇÃO PARA APA-NHAR DE SURPRESA, DHLAKAMA E OS RANGERS, AÍ TAMBÉM O PRESI-DENTE NYUSSE, O SEU GENERAL MINETE (MAS QUE NOME!!...), JÁ FO-RAM CONVENCIDOS, DAS CAPACIDADES, VALENTIA E EFICIÊNCIA, DOS BRAVÍSSIMOS RANGERS.
PENSAMOS TODOS NÓS, JUNTAMENTE COM OS NOSSOS 25 MILHÕES, DE FAMILIARES MOÇAMBICANOS, QUE PODE SER O INÍCIO DUMA NOVA ETAPA, A CAMINHO DUMA PAZ EFECTIVA. COMO SINÓNIMO DE VITÓRIA PARA A NAÇÃO MOÇAMBICANA.
ESPEREMOS QUE A POMBA BRANCA, DESTA VEZ, DESÇA SEM MEDO NOS CORAÇÕES, PRINCIPALMENTE DO GOVERNO DE NYUSSE, DOS GE-NERAIS E MILITARES DA FRELIMO E, SOBRETUDO E PARTICULARMENTE, NO CENTRO DO ÂMAGO, DO COMITÉ CENTRAL DA FRELIMO.
OS MOÇAMBICANOS JÁ ESTÃO, MUITO DESGASTADO E, ENTRISTECIDOS, APENAS PEDEM DEMOCRACIA GENUÍNA, HARMONIA, TRANQUILIDADE, PROSPERIDAE E DISTRIBUIÇÃO EQUITATIVA DE BENS, RIQUEZAS E CO-NHECIMENTOS.

GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Domingos Ndaruza Ndaruza
Domingos Ndaruza Ndaruza Se assim for melhor. Mas espero que ao longo dos 7dias encham a serra de gorongosa com militares. Esta pausa é preciso ptestar bem atento nao se pode atrapalhar tanto virado as festa.
Gosto · Responder · 1 · 9 min
Vlitos Renamo
Vlitos Renamo AH! AÍ ESTÁ UMA ESPECIALIDADE DOS RANGERS, BRAVURA, VALENTIA E EFICIÊNCIA. DISTRAÇÃO PARECE QUE NÃO FAZ PARTE DO VOCABULÁRIO DOS RANGERS.
AÍ ESTÁ UM EXEMPLO DE PATRIOTISMO E, INTERESSE NA MELHORIA DA SITUAÇÃO NACIONAL, É UM INSUSPEITO CONTRIBUTO PARA A PAZ DE- SEJADA, ESTA INICIATIVA INÉDITA, DO PRESIDENTE AFONSO DHLAKAMA.
A DILIGÊNCIA DA RENAMO, PROVANOS QUE, GOTA A GOTA, PASSO A PASSO, A RESISTÊNCIA NACIONAL, PACIENTEMENTE VAI TENTANDO PUXAR, PELOS REAIS PROVEITOS E BENEFÍCIOS APETECIDOS, PELOS 25 MILHÕES E, TAMBÉM PARA O INTERESSE DOS, DESGASTADOS E ESFRA- NGALHADOS, GOVERNO, EXÉRCITO E O COMITÉ CENTRAL DA FRELIMO.
A República de Moçambique, possui uma constituição implícita, certificadora dum sistema democrático multipartidário e, protector de direitos humanos e justiça social. 
Existem artigos na Constituição, que se fossem cumpridos pela frelimo, podiam reflectir, boa governação, transparência, tolerância, humildade e garantia de direitos humanos e segurança, indiscriminada para todo o Povo Moçambicano. Vejamos o que rezam os artigos, nas suas cláusulas e objectos.

ARTIGO 3º - “ESTADO DE DIREITO DEMOCRÁTICO”
«BASEADO NO PLURALISMO DE EXPRESSÃO, NA ORGANIZAÇÃO DEMOCRÁTICA, NO RESPEITO E GARANTIA DOS DIREITOS E LIBERDADES FUNDAMENTAIS DO HOMEM»
ARTIGO 11º - “O ESTADO TEM COMO OBJECTIVOS FUNDAMENTAIS”
«A EDIFICAÇÃO DUMA SOCIEDADE, DE JUSTIÇA SOCIAL E, A CRIAÇÃO DO BEM-ESTAR MATERIAL, ESPIRITUAL E DE QUALIDADE DE VIDA DOS CIDADÃOS»
ARTIGO 14º - “RESISTÊNCIA SECULAR”
«A REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE, VALORIZA A LUTA HERÓICA E, A RESISTÊNCIA SECULAR, DO POVO MOÇAMBICANO, CONTRA A DOMINAÇÃO ESTRANGEIRA»
ARTIGO 40º - “DIREITO À VIDA”
«1 – TODO O CIDADÃO TEM DIREITO À VIDA E, À INTEGRIDADE FÍSICA E MORAL E, NÃO PODE SER SUJEITO À TORTURA OU, TRATAMENTOS CRUÉIS OU DESUMANOS;
2 – NA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE, NÃO HÁ PENA DE MORTE»
Xiconhoquice do Ano: Assassinatos de políticos
A intolerância política no nosso país, perpetrada pelo partido no poder, é sem dúvidas a Xiconhoquice do Ano de 2016. A situação atingiu proporções bastante alarmantes. Ao longo do ano, houve vários registos de assassinatos de membros dos partidos da oposição, com destaque para os da Renamo. Essas acções macabras são levadas a cabo pelo esquadrão da morte, criada exclusivamente para exterminar todos os indivíduos que tenham um pensamento diferente do partido Frelimo.
A maioria das vítimas foram os representantes da Renamo nas Assembleias Provinciais, para além de políticos que estiveram envolvidos nas negociações para colocar um ponto final no conflito armado que já se alastra há anos. A título de exemplo, em apenas um mês, pelo menos seis pessoas foram conbardemente assassinadas por esse bando que é tido como desconhecido, quando na verdade se sabe que se trata de esquadrão da morte do partido Frelimo.
Com esse acto bárbaro fica claro que os caminhos para a paz vão continuar sinuosos nos próximos tempos, pois não há vontade política nenhuma por parte da Frelimo em pôr cobro ao conflito armado que tem vindo a ceifar centenas de vidas.
@VERDADE – 26.12.2016 (COM A DEVIDA VÉNIA E GRATO)

GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Joao Soares
Joao Soares E mais que sabido que a unica meta da frelo e acabar com a oposicao para ainda fazer mais porcaria sem que sejam chamados a atencao. Nunca a frelo ira aceitar um consenso sobre a governacao das 6 provincias pela RENAMO. O presidente fantoche tem ordens para nao ceder um palmo do pais a RENAMO. Ainda se vai gastar muita tinta e vai correr muito sangue inocente sobre este assunto. Nao e facil de prever uma solucao mas para esta sitiacao explosiva.
Gosto · Responder · 2 · 1 h
Vlitos Renamo
Vlitos Renamo É VERDADE, AMIGO JOÃO SOARES, MAS O POVO ESTÁ ESPERANÇOSO NA VONTADE DIVINA, PORQUE TUDO O QUE PROVÉM DE DEUS, TEM PRINCÍPIO, MEIO E FIM, EM MOÇAMBIQUE, O PRINCÍPIO FOI EM 1975, O MEIO JÁ DEC-ORREU SUFICIENTE, ENTRE CHISSANO, GU€BU$$A E NY-USSE, AGORA, ESTAMOS NO PERÍODO FINAL, VAMOS TER CRENÇA .
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Joao Soares
Joao Soares Que Deus o oica amigo Vitos Renamo.
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Vlitos Renamo
Vlitos Renamo É O ENORME DESEJO DE TODOS NÓS, HUMILDES RESIS-TENTES, PREOCUPADOS NO FUTURO DESTE BELO E AMADO TERRITÓRIO, DENOMINADO MOÇAMBIQUE A PÉ-ROLA DO ÍNDICO E TERRA DE BOA GENTE. BOM FIM DE ANO E BOM ANO 2017, PARA SI, AMIGO JOÃO SOARES E FAMÍLIA, BEM HAJAM...
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Joao Soares
Joao Soares Vamos ver o que reserva o 2017, seria muito bom se houvesse entendimento e se chegasse a paz sem mais violencia. Faco tambem votos de que 2017 seja repleto de coisas boas para o meu amigo Vitos Renamo e todos os familiares. Que Deus os proteja em mais um ano que se avizinha.
Vlitos Renamo
Vlitos Renamo MUITO OBRIGADO, MAIS UMA VEZ E IGUALMENTE.
Gosto · Responder · 1 · 55 min
Matin Sabin

Escreve uma resposta...

Benedito Cangela
Benedito Cangela se a Frelimo brincar,meu amigo não vai governar
Gosto · Responder · 1 · 16 min
Vlitos Renamo
Vlitos Renamo 'E VERDADE! PARECE QUE ESTAMOS A CHEGAR, ÀS ATIT-UDES SÉRIAS E DE RESPONSABILIDADE NACIONAL.COM ISSO GANHA A NAÇÃO, GANHA O POVO (25 MILHÕES) E, GANHA TAMBÉM A PAZ, MUITO IMPORTANTE PARA ALA-VANCAR A PROSPERIDADE E O DESENVOLVIMENTO DE MOÇAMBIQUE E, DOS SEUS CIDADÃOS...

NACIONAL.COM
Matin Sabin

Escreve uma resposta...

Bene Alberto Bofo
Bene Alberto Bofo Nos Povo Acabemos Com Essa Fantochada

Sem comentários:

Windows Live Messenger + Facebook