sábado, 24 de dezembro de 2016

Suspenso Chefe da Brigada de Trânsito da Moamba depois de ter sido surpreendido numa extorsão a turistas


Caso chegou à Polícia por via de um vídeo que circula desde ontem nas redes sociais
O agente, cuja identidade não foi revelada, foi flagrado por um vídeo amador que se tornou viral nas redes sociais. Depois de interpelar turistas estrangeiros, o agente começa por pedir a documentação do condutor e da viatura.
A acção do agente começa a sair da legalidade, quando pede que se abra a porta de passageiros e, sem imaginar que esteja a ser filmado, sentenceia. “Abra. Quatro mil, quatro mil. Cinto de Segurança. São oito mil meticais”.

A família de turistas diz não ter o valor. Então, inicia um processo de discussão com o agente. Dos oito mil inicialmente exigidos, o agente acaba recebendo pouco mais de duzentos meticais.

E o vídeo chegou ao Comando-geral, que este hoje convocou uma conferência de imprensa para repudiar a acção e anunciar as medidas tomadas, no caso, a suspensão do agente, disse Inácio Dina, Porta-voz do Comando Geral da PRM.

Na mesma conferência, a corporação encoraja os cidadãos a denunciarem qualquer acto ilegal dos agentes da polícia.

A má actuação dos agentes da polícia, sobretudo de Trânsito, é uma das principais queixas de turistas estrangeiros que visitam o país.

Polícia introduz mecanismo que permite apenas uma fiscalização às viaturas dos viajantes


Objectivo da decisão é assegurar fluidez no trafego e garantir conforto aos viajantes
Várias vezes, turistas e outros viajantes que entram no país são interpelados por inúmeras brigadas de fiscalização, em particular a Polícia de Trânsito. A imprensa tem reportado queixas de turistas, que são abordados mais de uma vez pelas autoridades durante a sua circulação.
Por isso, o Comando-Geral da Polícia decidiu eliminar esta prática, atribuindo um cartão de livre-trânsito nas fronteiras de acesso ao pais. A decisão, alusiva à quadra festiva, vai garantir que os viajantes sejam interpelados apenas uma vez, conforme avançou Júlio Jane, Comandante-geral da PRM
Com esta medida, as autoridades esperam facilitar a fluidez do tráfego e permitir que as pessoas cheguem rapidamente aos seus destinos para a passagem das festas.
A “operação salama”, na qual a medida em causa foi anunciada, deverá terminar no dia 8 de Janeiro, e, determina a abertura das principais fronteiras terrestres durante 24 horas.
Matin Sabin Que brincadeira é esta de suspender alguém por causa de um video! E esses que tomaram essa medida não recebem luvas nos seus gabinetes? Ou o erro é ser visto? Para onde foi aquela máxima sagrada "o cabrito come onde esta amarrado"?
Manuel G. Mazunga Olha so que bonito so se denuncia curupcao de pequena escala eh como se matassem uma cobrinha iniciante! Isso me mata de vergonha nem deviam ter denunciado nao fizeram nada
GostoResponder552 min
Varlido Jorge Mahoche Isso nao é pequena escala, é pratica deles, isso tem custado muito carro pra todos nos
GostoResponder335 min
Tony Dos Santos Zandamela ninguém nasceu a correr mas começamos por gatinhar
Tony Dos Santos Zandamela isso sera exemplo pra os outros
GostoResponder112 min
Guilherme Abreu Tudo deve ser denunciado!!!!!
GostoResponder3 min
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Moiane Telma da Gloria Bem feito, devia sim não voltar mais, para servir de exemplo para os outros, não é esse tipo de polícia que queremos, corrupto, que mancha a imagem do país pela sua ganância e ambição.
Jorge Mondlane e' triste o que a policia faz nas estradas,nao tentam educar,mas so' se fazem a rua com o proposito de aterrorizar para extorquir,imaginem que todos condutores montassem cameras...my GOD,talvez suspendiam 99%... mas tambem sabemos que os automobolistas nao ficam atras com um sem numero de infraccoes,lets change this
Onésio Nelu Fernando Matsimbe Heepa cada um de nós colhe o que semeia. A prova está aí bem patente que pena e vergonha para a família dele. Feliz natal e próspero ano novo a todos.
Elio Majimeja Realmente é muita vergonha para sua família, e para a nação Moçambicana.
GostoResponder115 min
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Bibi Samira Ussy Hiiii ainda bateu o vidro de passasgeiro onde estavam os miudos com muita agressividade...por mais q fosse cobranca de divida nao è daquele jeito.
GostoResponder1 min
Aurélio Manhicane Tem aqui descerebrado que acha que extorsao e crime pequeno e que devia passar em branco. Eu so posso dizer que devem estudar mais, se informar mais, para analisar com criterios objectivos.
GostoResponder146 min
Sammy Gabriel Dos Santos Que pena meu amigo, nem sempre mar d rosas. Desta vez a casa caiu deu se mal chefia ta na merda pah! Melhor apartir d ja começar a jejuar 40 dias e 40 noites pra ver se os teus superiores nao decidam por expulsao.
Tomas Pedro Carvalho Não devíamos rir mas fazer uma reflexão e vamos perceber que o comportamento do polícia não se difere do comportamento de todos Moçambicanos, o mesmo aplica-se aos nossos políticos, porque o comportamento desse polícia não se difere do pronunciamento do presidente da República quando tentou iludir uma nação dizendo "Estado da nação é firme " porém não vimos sequer uma nação fundamentada na paz. Resumindo a corrupção se tornou um hábito para os moçambicanos, do topo (dívidas publicas, base extorsão do polícia de trânsito, problema é que o tratamento é diferenciado. Vamos reflectir
GostoResponder325 min
Raquel Kelly Paulo Uma vergonha mesmo. O mas chato é não por passar passar a multa por conta da infracção mas sim aceitar receber menos de 200 mtn para quem pedia 8000. Vejam o quão vergonhoso e para o nosso País. Mostramos ao estrangeiro que não valemos nada. Absolutamente nada
GostoResponder210 min
Miranda Alvaro Garneyro Suspensão não é expulsão....logo pode voltar a desempenhar as suas funções não é???
GostoResponder137 min
Hobety Luys Muhamby Bem feito apesar de ainda estarmos a espera da prisão daquele que foi o LESA PÁTRIA
João Fornasini Assim é que é parabens, FIRME na luta contra esses mamparras mas ha muitos mais por apanhar.
Elídio Ernesto Nhantumbo Quando é peixe pequeno as acçoes são imediatas...
Os grandes tubarões do caso LAM-EMBRAER continuam a solta. Porquê?
Ferrao Blamussone Americo Que sirva de exemplo para os outros que temos estado a ver na via pública.
Nemane Selemane Ate que em fim reconheceram que o video era verdadeiro mesmo conhecendo a pessoa! Que pena
GostoResponder148 min
Abdul Latif Agente sem vergonha 
Que este seja destituído da corporação e que o vídeo seja mostrado a todos agentes do país inteiro para se parar com situações vergonhosas desta natureza
GostoResponder144 min
Jaime Fernando Assim vai o pais de mim, tu nao podes andar na estrada sem l tenhas k compartilhar a tua economia c Agentes PT isso e demais, este merece beneficiar se da Gaiola Humana.
Angelo Chipanela O corruptor também tem que ser encontrado e penalizado pelo acto. Se aceitou corromper é porque cometeu irregularidades.
Simões Mala A nosso Polícia de Trânsito e de Protecção são a grande face da corrupção do nosso estado. Que, para esse agente que nos mancha, lhe seja dispensada a devida e exemplar punição.
Ernesto Tomas Balango É bom,falta um k está com meus documentos na esquadra de hospital Mavalane mas não me diz oki ker.
Aboobacar Nassir Suspensão só???sinceramente.

Devia ser preso
GostoResponder226 min

Sem comentários: