quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Sobre o último relatório do FMI

Momade Assife Abdul Satar adicionou 2 fotos novas.

Uma equipa do corpo técnico do FMI, chefiada por Michel Lazare, visitou Moçambique de 1 a 12 deste mês, para avaliar os desenvolvimentos económicos recentes e discutir políticas de apoio à estabilidade macroeconómica.

No final da missão, Michel Lazare emitiu a declaração que, de certa forma, coloca mais achas na fogueira. O FMI diz no seu comunicado que “discussões sobre um possível acordo com o Fundo decorreram num ambiente construtivo e de colaboração. Embora se tenha registado bom progresso em várias questões técnicas, são necessários ajustes adicionais de políticas para continuar a consolidar a estabilidade macroeconómica e financeira, e abrir espaço para um programa apoiado pelo Fundo.”

Não me vou alongar às citações do relatório de 13 de Dezembro do FMI. Na minha opinião, Moçambique não vai beneficiar de mais apoio do FMI antes dos resultados da auditoria forense que está sendo realizada.

Ademais, os doadores querem ver os processos relativos às dívidas ocultas nos tribunais. E nisso, doadores há que vão reduzir ou mesmo deixar de apoiar o Orçamento do Estado mesmo depois dos resultados da auditoria.

Aqui, meu caros amigos, a Procuradoria-Geral da República tem uma missão espinhosa. É a partir deste momento que veremos se conseguirá estar ao lado dos cerca de 24 milhões de moçambicanos, o povo, ou de um grupelho que empurrou este país às dívidas sob pretextos inconfessáveis.

É sabido que a PGR sempre foi subserviente ao Governo do dia. Mas agora estamos perante um problema bicudo. Que mexe com os interesses de todo o povo moçambicano e não só.

O certo é que a PGR tem competência para mandar prender a quem quer que seja. A meu ver (é de lei), o Ministério Público e outros órgãos da justiça deviam, não só investigar o crime em si, como arrolar e confiscar o património dos responsáveis, congelar as suas contas bancárias, bens e participações em sociedades financeiras e ainda abrir imediatamente os processos para a sua responsabilização criminal, civil e administração e prisão preventiva para os que são de maior suspeição.

Não é aceitável, num país sério, que um punhado de gente endivide esse país em qualquer coisa como dois biliões de dólares para fins escusos. Deve haver responsabilização sob o risco de se alicerçar o pensamento de que qualquer governante, desde que esteja ligado ao partido no poder, pode roubar como bem entender sem que nada lhe aconteça.

Vejam, meus caros amigos, o país está em agonia financeira só por causa de um grupo de indivíduos. Que país é este? Que confiança os governantes transmitem ao povo? É que, numa situação como esta, até desconfiamos dos que actualmente estão no poder. É que parecem estar mais preocupados em proteger os que roubaram ao país do que entregar esses gatunos à justiça. É só verem o que o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) às dívidas escondidas produziu. Nada.

É um relatório esvaziado de qualquer conteúdo que possa servir de lição na responsabilização dos que saqueiam o património comum dos moçambicanos. E há-de ser esse mesmo relatório que vai cair às mãos da PGR. O resto nem custa adivinhar…

Nini Satar



Jurema Mineses Bem vindo ao povo, o meu maior desejo é que o nosso país seja como os outros países, como o Brasil e Portugal e tantos outros países que estão empenhados a travar com riquezas de um grupo de pessoas, roubam em nome do povo, pensam apenas neles só só. E no fim do dia a fatura vem para nós, veja que não consigo né para comer mas tenho que pagar a dividida de grupo de pessoas que envestiram em grandes projectos, a maior parte dos condomínios aqui na capital foi com esse dinheiro. Agora cabe ao partido FRELIMO ver se consegui revirar a história, porque será como tantos países que serviram de exemplo para o partido dos Camaradas. Camaradas o povo ja despertou.
Gosto · Responder · 4 h


Xavier Antonio Enquanto estiver no poder este partido vai sobrar sempre para o povo porque entre os correligionarios vão se protegendo. Todos os órgãos e instituições do Estado estão partidarizados e a finalidade é de se protegerem.
Gosto · Responder · 2 · 6 h · Editado


Maxwell K. J. Carimo A PGR é um pau mandado...ela e o governo do Sr. Guebusiness vão arranjar maneiras de dobrar a situação. Isso é sabido....
Gosto · Responder · 1 h


Salvador Fulane Tomara que esse dia chegue... Vermos esses ladroes de meia tigela por de tras de das grandes vendo o sol aos quadradinhos. Quem sabe, se um dia cantaremos "viva viva".
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Massaua Sagual Nini quando falas o que nao concordamos repudiamos agora isto é a verdade estas de parabens assim mostras que Estas do lado do povo parabens mano nini Satar
Gosto · Responder · 2 · 6 h


Konson Guenteguente Na teoria sim. Na prática não. Em breve veremos alguma exoneração. Ou mexidas na PGR. e o nomeado irá ser ameaçado de esconder a documentação e será dado como exemplo o seu antecessor.... são algumas hipóteses que estou a lançar..
Gosto · Responder · 2 · 5 h


Mindos Mindos Mindos F I R M E
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Antonio Acacio Enfim quem cala consente embora aguentar a firmeza
Gosto · Responder · 7 h


MJacinto Boss Voto nini para presidente da republica
Gosto · Responder · 5 h


Filho Da Lbd Hum
Gosto · Responder · 2 h


Eurico Macia Estamos ciente dessa situacao. Moz na propria lama, todos esses doadores vao nos fugir por que esse governo nao quer nada de bom. Cada um com seu bolso
Gosto · Responder · 1 · 7 h

1 resposta



Fernando Sande se vc quere ver a inpunidade em moz é so ser da frelimo e gritar viva o partido levantar branço cm punho dobrado até rasgar sua balatalaica no sovaco
Gosto · Responder · 4 h


Momad Cheia Jr. A politica mocambicana é uma sobrevivencia a custa de povo isto é os politico estao precupado em encher saco de dinhero, serem chamado de milionario a custa do santo povo.
Se nos povo moçambicano continuarmos sego sempre seremos pobre....
Gosto · Responder · 3 h


Zimba JC PGR: "Não temos materia para instaurar processo contra quem quer que seja pois a Comissão de Inquerito Parlamentar é exautivo." KKK
Gosto · Responder · 5 h


Ivo Baltazar Cossa eu digo o seguinte quem libertou o pais nunca vai deixar de governar porque algumas pessoas aparecem a criticar .eu digo o seguinte o mundo todo esta em crise esse problema nao e do meu pais somente. hoje insultam os dirigentes da FRELIMO ao vosso e belo prazer chamam os de gatunos .e mais outras coisas. nao existe um governo perfeito a frelimo sempre vai cometer erros porque quem la esta sao pessoas a trabalhar .em vez de criticarmos deviamos e apoiar ao governo a sairmos deste marasmo.quando o dolar esta baixo e os produtos alimentares tambem ninguem aparece a chamar o governo de nomes ou elogiar.os pessimistas nem deviam fazer parte deste pais porque este pais ja viu coisas piores e conseguiu erguer se .muitos criticam o governo la de longe e hoje esquecem que ficaram ricos com as lojas que a FRELIMO lutou para dar o seu povo .
Gosto · Responder · 2 h


Lourindo Muspanhola Pais do pandza,por enquanto ate que vao embora os colonofrelimos, ai celebremos a segunda independencia total e completa de Moz.
Gosto · Responder · 5 h

1 resposta



Valdimiro Vilanculo Estamos mal com esse grupinho de ladroes mas um dia pagarao pelos seus acto.O povo esta na lama hj eles um dia tambem escoregarao.povo unido num muçambique melhor.
Gosto · Responder · 7 h


Chiquinho Ilustre Nini eu pude ver isto eu ainda nao entendo algum, porque do silencio dos q pilharam? Sera q nao lhe incomoda esta situacao desde jornais, tv populacao, a lamentarem da crise. E depois ouvimos o pais esta firme....firme em que??
Gosto · Responder · 7 h

1 resposta



Tedy Edgar Nguiraze Ruben Webber Zunguze NB estamos firme, segundo o presidente da república
Gosto · Responder · 6 h


Dani Sitoe Moz de pernas pra o ar nosso País sim é o Céu dos Bandidos firmes nisto a isto é que chamamos "Gangster Paradise"
Gosto · Responder · 4 h


Osvaldo Chinguela Já vai tarde, alguns estão a fugir...
Gosto · Responder · 2 · 5 h


Ibraimo Assane Bem falado Nini
Gosto · Responder · 4 h


Santos Maite Silvestre O show ao esta comessar
Gosto · Responder · 7 h


Zecas Banjavo

Gosto · Responder · 6 h


Estefane Mataveia

Gosto · Responder · 6 h


Estefane Mataveia

Gosto · Responder · 6 h


Mito Melopia Ascenção do poder pelo princípio da senioridade
Gosto · Responder · 6 h


Mito Melopia Copiado.
Gosto · Responder · 6 h


Celso Raul Carlos TwoCr Como a Euronews: No comment
Gosto · Responder · 7 h


Alexandre Raposo Verdades verdadeiras Nini Satar!!!
Gosto · Responder · 7 h


Fortunato Machava FIRME vs FILME
Gosto · Responder · 25 min


Dilson Chidengo Filmes sem titulos
Gosto · Responder · 6 h


Sidik Cleyton Firme
Gosto · Responder · 6 h

Sem comentários: