segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

SOBRE O DISCURSO A NAÇÃO DO "PRESIDENTE" NYUSI NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

“Não percebemos se é 'firme' na fome, na guerra, na desgraça”, Silvério Ronguane

Informe Anual do Estado da Nação
A Bancada parlamentar do Movimento Democrático de Moçambique, MDM, considera que o informe do Presidente, relativamente ao estado da nação, representa alguns desafios que o país tem, particularmente na questão do vocabulário.
“O Presidente da República diz que o país continua firme. Nós não percebemos se é firme na fome, na guerra, na desgraça”, disse Silvério Ronguane, membro da bancada parlamentar do MDM, que entente que uso dessa frase revela que o Chefe de Estado e o Governo moçambicano não têm soluções efectivas para os problemas do Estado, que são os problemas da paz, crise, custo de vida e seca.
Relativamente à inclusão de outros partidos políticos no diálogo, o deputado do MDM espera que um dia todas as forças sejam envolvidas.

Unay Cambuma
Como lhe é característico, o Nyusi voltou a fazer o seu discurso cínico e mentiroso. Nao disse nada novo a nao ser falar daquilo que nao percebe e nao conhece. Em relação ao processo negocial, do principio as coisas corriam bem mas a última hora o Jacinto Veloso, certamente pressionado pelos "búfalos" da frelimo, trouxe uma versão totalmente nova, que é a criação de grupo de trabalho para a descentralização dentro da Comissão Mista, sem incluir os mediadores internacionais.
Mas é necessário e obrigatorio incluir se os mediadores uma vez que fazem parte da Comissão Mista, portanto não faz sentido nenhum exclui los. Deste modo, viu se que a frelimo já não quer os mediadores internacionais, apenas quer os mocambicanos para continuar a fazer aquelas brincadeiras dos Pachecos. Então a renamo insistiu que os grupos podem ser criados mas a mediação internacional deve ser inclusa e foi isto que criou o impasse e a responsabilidade disso é inteiramente da frelimo.
Mas o Nyusi mentiu hoje na Assembleia da Republica, ao imputar a renamo a responsabilidade do fracasso das negociações. O Nyusi também mente descaradamente quando diz que está disponível a se encontrar com Dhlakama. Vai encontrar se com Dhlakama para falar de o quê exactamente? Aliás, podem se encontrar para assinar o cessar-fogo final, depois da implementação de todos protocolos. O problema que existe neste país não é por falta de um encontro entre Dhlakama e Nyusi mas a falta de seriedade por parte da frelimo e do Nyusi.
E a frelimo está dividida neste momento: a comissão política nacional da frelimo tem uma posição contrária ao pensamento do Nyusi, enquanto que o Guebuza, que é o chefe e patrão do Nyusi tem um pensamento contrário àquilo que o Nyusi pretende. O Nyusi continua a receber ordens do Guebuza para continuar a enviar grupos militares a Gorongoza com objectivo de matar ou capturar o lider da renamo mas estas brincadeiras da frelimo já não serão permitidas porque os generais da renamo já conseguiram convencer Dhlakama para reagir fortemente contra todas e quaisquer novas provocações militares.
Unay Cambuma decidiu publicar o presente texto porque ficou irritado com as bojarda pronunciadas por Nyusi na manhã de hoje na Assembleia da Republica. Tudo o que andou a falar é totalmente falso. Se ele realmente disse à verdade, então vamos começar a contar os dias, a partir de hoje dia 19, para ver se não vamos completar um ou dois meses a negociar.
Unay Cambuma

Américo Matavele

O ESTADO DA NAÇÃO MANTÉM-SE FIRME!

Foram com estas palavras que o Chefe do Estado terminou a apresentação do informe. Fiz um zap pela facebookada, e notei que muita gente não está a entender esta simples palavra.

Contribuindo, fui, como sempre, à internet, e trago o significado de "FIRME". Na linguagem militar, um gajo firme não abana, e na formação, há instrutores que quando mandam aquele "fiméeeiii", depois vem te dar um empurrão para ver se abanas ou não. Ai de ti se abanares!

Firme como, ou em relação a quê?

Nos princípios deste ano a economia moçambicana foi abalada pelo corte da ajuda, mas este continuou firme! Houve cheias e corte de estradas na zona norte, mas continuou firme! Houve seca na zona sul, mas continuou firme! O dólar, principal moeda económica do mundo, voou quase para os cem, e mesmo assim continuou firme! Podem enumerar outros abanões dos "instrutores" que vocês conhecem.

Portanto, firmeza é firmeza.

https://www.dicio.com.br/firme/


Comentários


Lyndo A. Mondlane Kkkkkkkk..o estado cómico.. Eu quero voltar....kkkkk
Gosto · 2 · 3 h


Rafael Ricardo Dias Machalela Belo filme.
Gosto · 4 · 3 h


Nhecuta Phambany Khossa Eu também continuo firme.
Gosto · 1 · 3 h


Tomás Queface Firmeza

Gosto · 4 · 3 h


Homer Wolf Nesse contexto, desde que exista um (unico) moçambicano vivo,o estado geral da nação estará sempre firme?!...
Gosto · 2 h


Américo Matavele Maning!
Gosto · 1 · 2 h


Homer Wolf Porreiro!
Gosto · 1 · 2 h


Josina Malique Kikikikiki, voces dois!!!
Gosto · 2 h


Josina Malique Eu tambem manntenho-me FIRME!
Gosto · 1 · 2 h


Rafael Ricardo Dias Machalela Seja firme mana... :)
Gosto · 2 h


Josina Malique Estou e sou mermao! Firma-te tambem! Boa semana
Gosto · 2 h


Zito Do Rosário Ossumane É melhor firmar-se
Gosto · 2 h


Lyndo A. Mondlane Kakakakaka..
Gosto · 2 h


Zeca Becane Felisberto Sibia Que firmeza heimmmmm. Bela imagem
Gosto · 2 h


Emilio Francisco Chauque Eheheheheh a economia continua firme, manoMatavele?

Antes de responder, lembre-se que estou a falar sobre a economia nacional 😃.
Gosto · 2 h


Américo Matavele Continua, sim.
Gosto · 2 h


Horácio André Cuna Não sei porquê, mas lembrei-me duma Novela onde, relativamente à adultério, um dos actores aconselha o outro nestes termos: "meu irmão, apesar de todas as evidências, continue a negar". Ou seja, mantenha-te firme e não te deixes abalar...
Gosto · 1 · 2 h


Leila Perci Só pode ser essa firmeza!
Gosto · 1 · 2 h


Horácio André Cuna Lol


Nelson Fanheiro Firmeza significa ganhar tempo com palhaçadas .mandar passear os mediadores da dita paz .sercan do e estigando dlakama pra mais longe do desejado alegango que ele é que anda na parte incerta regando as matas de sangue dos nossos irmao gastando o pouco do dinheiro que nos resta comprando mais pólvora pra abastecer cada veis mais o inimigo será isto o estado de firmeza?😀😁😂
Gosto · 1 · 2 h


Américo Matavele Pode trazer onde está escrito que firmeza quer dizer isso, além da tua cabeça?
Gosto · 2 h


Nelson Fanheiro Carro Américo se ñ me entendeu pergunto ñ Estou afirmando mais sim estou viajando no ponto de Vista do termo "estamos firme pra qualquer desafio" pois o pais esta despencando a cada minuto que passa ñ se precipite em chamar nomes a quem ñ deve.
Gosto · 2 h


Américo Matavele Ninguém disse: "estamos firme pra qualquer desafio". Você é que diz isso agora. Leia de novo e entenda.
Gosto · 2 h


Antonio Alberto Massango Dito por vós ilustre, subscrito por mim!
Gosto · 1 h


Manuel Matola Só uma pergunta: qual é a relação entre esse tio chamado "firmeza" e o "desenvolvimento", a prima que nos prometeram na campanha. Ela, a prima, ainda vem, ou vamos ficar com o tio apenas?
Gosto · 1 h


Américo Matavele Não sei. Aliás, eu não prometi nada a ninguém, por isso não posso responder por coisas que não prometi.
Gosto · 1 h · Editado


Zee Mavye Te corrigindo um pouco só Jah (AKA Américo Matavele), não é que a grossa maioria não perceba o significado da palavra, é mesmo com intenção clara e pretendida de distorcer o resto da informação. Ora vejamos, pergunte a todos esses que se indignam com a conclusão do informe se ouviram um paragrafo do mesmo... a resposta é uniforme:-Não... porque estavam concentrados com outras tarefas aguardando apenas a parte final... Eu estou FIRME na minha opinião...
Gosto · 2 · 1 h · Editado


Ariel Sonto Tsc
Gosto · 1 h


Momade Ali Firmeza!!!!
Gosto · 51 min

Elidio Cuco Sabem os políticos devem saber estar mesmo na construção do seu discurso.. dizer que mantem-se firme, isso eh muito vazio para quem disse no informe anterior que não estava satisfeito mas sim orgulhoso!


Muhove Tata Temos um presidente jornalista
Gosto · 1 h


Samito Alexandre Nhamunda Kkklll
Gosto · 1 h


Chitoto Laston Willard nyusibolo
Gosto · 1 h


Tomas Mahangue Ja xtamos habituados a Este tipo DE discursos... paz paz paz ate quando???
Gosto · 1 · 1 h


Raul Novinte Eu pergunto ao Nyusi e seus comparsas Frelimistas. É errado vivermos num país descentralizado? É errado vivermos em um País onde governadores são eleitos diretamente pelo povo ? É errado termos policia e FDS que defendem a nação e não partidos? Tudo isso é o que a Renamo, MDM, outros partidos e sociedade civil exigem. E porque é que a Frelimo acha isso impossível? Alguém da Frelimo, dirigente, membro ou qualquer pode me ajudar esclarecendo os porquês a Frelimo está contra isso tudo? Hummmmm
Gosto · 4 · 53 min · Editado


Samia Andre Chitlhango TAMBEM NAO VEJO O ERRADO NISSO JURO, ACHO K NAO PERCEBO A POLITICA
Gosto · 52 min


Anisio Joao Binze Falou e disse meu caro! Permuta-me partilhar...
Gosto · 41 min


Paulo Mugare Vao acabar fingindo a mirte e fugir do pais feito valentina
Gosto · 36 min


Cassimo Mebaraca Aide Medo de comprir cadeias por falcatruas cometidos durante esses todos anos
Gosto · 25 min


David Jairosse Alfredo Eu Ja Começei A Contar Hoje Dia 19 De Dezembro 2016,2a Feira! Veremos Si É Verdade! Pelomenos Em 90 Dias
Gosto · 54 min


João Augusto Checuda OK
Gosto · 46 min


Josemangue Mangue Pass time
Gosto · 44 min


Ascensao Chauchane O ESTADA DA NACAO E FIRME! Entao significa que temos um Estado, Sólido, Estável, Resistente, Compacto e que nao hesita ou vacila!! Eu pessoalmente nao concordo com esta visao do nosso alto magistrado da nacao, temos de aprender a sermos humildes e tratarmos as coisas pelos seus proprios nomes! EM FIM....
Gosto · 42 min


Momade Chale Abudala Chale Ove chimoko aqui no Nissa em matimba mecisi
Gosto · 40 min


Nelsonvictorsozinho Sozinho Continua a fazer campanha eleitoral..pensa q margarida talapa vai robar votos para ele d novo...,
Gosto · 33 min


Amilcar Dos Santos Mazime Disse o paìs ta firme,a pergunta e firme na guerra,rombos,ma governacao?triste isto.
Gosto · 24 min


Wilson Da Costa Nhanala Gostaria d ser o k não só para acabar com esses corruptos malandro s deste pais.
Gosto · 14 min


Mbalamanje Uzende Chanunkha Agora vamos ver fumo.

Sem comentários: