quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Quem era Valentina Guebuza, a poderosa filha do ex-presidente de Moçambique ontem assassinada



15 dez 2016 · 01:38
Atualidade

Moçambique foi surpreendido ontem à noite com a notícia da morte de Valentina Guebuza, assassinada pelo marido segundo avançou a comunicação social local. A filha do ex-presidente moçambicano, Armando Guebuza, liderava vários negócios em Moçambique e integrava a lista das mulheres mais poderosas de África.


De acordo com informações publicadas pelos principais jornais moçambicanos, Valentina Guebuza, de 36 anos, filha do ex-presidente de Moçambique Armando Guebuza, morreu ontem após ter sido baleada, sendo apontado como alegado autor dos disparos o seu marido, Zofimo Muiuane. Segundo o jornal O País, a filha do ex-presidente foi atingida por vários tiros tendo morrido a caminho do hospital (supostamente, o Instituto do Coração). Zofimo Muiuane terá sido detido, encontrando-se numa das esquadras de Maputo.

Valentina Guebuza fazia parte da lista das 20 mulheres jovens mais poderosas de África, publicada pela Forbes em 2013. Num ranking liderado por Isabel dos Santos, filha do presidente de Angola, Valentina surgia em 7º lugar. Engenheira civil de formação, com curso feito na África do Sul, Valentina Guebuza ocupava lugares de destaque nos sectores das telecomunicações e da banca e liderava vários negócios da família, nomeadamente a Focus 21 – Gestão e Desenvolvimento, Lda, uma holding de investimento familiar com interesses também nas pescas, transportes, minas e imobiliário e com participações significativas em operações no Terminal do Porto da Beira e na empresa de TV por subscrição StarTimes.

A 25 de Julho de 2014, um dia antes do casamento de Valentina Guebuza com Zófimo Muiuane, o jornal moçambicano A Verdade publicava um extenso artigo sobre o que designava como "casamento do ano" e em que elencava os vários interesses em jogo. Em primeiro lugar, apresentava os protagonistas: "Zófimo, o jovem humilde e trabalhador, e Valentina, a filha do ‘empresário’ Guebuza".

É relatado o percurso de Zófimo, atual gestor no marketing da Mcel, empresa de telecomunicações, mas também empresário, dono de várias sociedade comerciais e de serviços. O noivo e depois marido da empresária fez o ensino técnico-profissional na Escola Industrial de Maputo, teve uma passagem pela British American Tobbaco, em Nampula e a partir de 2011 tornou-se sócio único das empresas que fundou, sendo, no entanto, sobretudo conhecido como um dos rostos da Mcel.

Valentina era apresentada nos vários cargos exercidos, com destaque para o de "presidente do Conselho de Administração da Focus 21, conhecida como a holding presidencial" e também " gestora de várias empresas da família". Nesse artigo, a Verdade recorda o seu percurso: "em 2007, Valentina daria um salto gigantesco ao ser accionista da Beira Grain Terminal no acto da sua constituição. Nesta sociedade a filha de Armando Guebuza é sócia das empresas Caminhos-de-Ferro de Moçambique, Empresa Pública (CFM), Cornelder de Moçambique, SARL, Nectar Moçambique, Limitada, Sonipal, Limitada; Seabord Moz, Limited, Rainbow Internacional; CFI Holdings, Limited e a Merec Industries, Limitada. Dois milhões e setecentos mil meticais foi o capital inicial da Beira Grain Terminal que tem como objecto social a “operação de uma terminal de cerais a granel, no porto da Beira, em Moçambique".

Valentina era também presidente do Conselho de Administração da StarTimes Media, uma Joint Venture entre a chinesa StarTimes e a Focus 21 para a área da migração digital no país. Segundo a Verdade, "a entrega, sem concurso público, deste projecto milionário à empresa liderada por Valentina Guebuza foi amplamente criticada por vários sectores da politica, e da chamada sociedade civil".

Este era o retrato do futuro casal um dia antes do casamento. No dia seguinte, a 26 de Julho de 2014, 1700 convidados, entre os quais se contavam personalidades como Jacob Zuma, Presidente da África do Sul, Mswati III, Rei da Swazilândia e Isabel dos Santos, a filha do presidente angolano , assistiram à cerimónia que tornou Zofimo Muiuane e Valentina Guebuza marido e mulher. Um ano depois, a 2 de Julho de 2015, foram pais de uma menina.

Ontem à noite em Maputo, esta história chegou ao fim.Angela Maria Serras Pires
1 h · Polana Cimento "A", Maputo, Moçambique ·

⁉️🇲🇿🚨🚨🚨Se em vida Valentina teve um casamento do ano com aquele todo luxo, milhões gastos, até convidados de fora 🚅🚄🚝 agora que morreu também vai ter enterro de ano, com mesmo luxo, limusine para transportar caixão, convidados de fora, acho que vão chamar papa Francisco para missa. Obama e outros, muita comida e glamor 🛫🛬🚀única diferença é que vão lhe enterrar no lhanguene, no mesmo chão onde enterraram aquele zé ninguém que morreu de fome causada pelo pai ou aquele pobre militar que morreu na guerra inventada pelo pai, naquele mesmo chão onde os pobres são enterrados. Podem até txunar campa de ouro, antenas da Startime para ela ver novela mas estará ali onde todos somos iguais.

Comentários


Muchuquetane Guenjere KKKK, Angela Maria Serras Pires fizeste meu dia. Valeu patriota.
Gosto · 1 · 1 h


Dercio Amos Nhansue "Antena startime" niku gha
Gosto · 1 h


Lopes Gabriel Ramussa Quando nao for teatro como a conteceu com o filho de chisano.
Gosto · 2 · 1 h · Editado


Nando Conceicao RIP
Gosto · 1 h


Aquelina Mutondo Mutondo ESSE POST E FORTE
Gosto · 1 · 1 h


Benjamim Jose Ribaue Kkkkkkkkk
Gosto · 1 h


Kulupala Ngu Semba Zeferino, Zeferino devia ir na careira de tiro para matar os bandidos que vendeu o país não os filhos
Gosto · 1 · 1 h


Adriano Afonso Santos Pode ser 1+2
Ate Laaaa
Gosto · 24 min


Rachide Omar Kkkkkkkk
Gosto · 1 h


Muchuquetane Guenjere Que a familia dela tenha misericordia do povo mocambicano tambem. Que diga ao pai que as armas que o irmao tem, que matam muitos mocambicanos, podem tambem virar o cano. Quem me dera que tivessem misericordia com o povo mocambicano. Seria muito bom.
Gosto · 1 h


Chico Machado Nao esquecer que o buraco e igual aos dos pobres a profundidade e igual.......
Gosto · 2 · 45 min


Alberto de Azevedo ... a única diferença sendo o peso na consciência ... em breve haverá outro assassino da tugalândia a ir jogar cartas com o demónio ... admira-me os portugueses ter dado casa, comida e roupa a tão grande traidor e nunca preocuparem-se em 'passar-lhe a ferro de carvão' pelos imensos crimes cometidos contra a Nação Portuguesa #
Gosto · 14 min · Editado


Chico Machado O President de Portugal agora anda a querer louvar o Mario Soares tambem !!
Gosto · 17 min


Alberto de Azevedo ... tal é a cagada que vai sobrevivendo no rectângulo Ibérico !!!
Gosto · 1 · 11 min


Alberto de Azevedo ... foi de Glorioso para vergonhoso em únicamente 4 decadas !!!
Gosto · 1 · 10 min · Editado


Chico Machado O povo e que deveria faser justica
Gosto · 8 min


Cilinha Gonçalves Mas morreu sozinha...
Gosto · 16 min


Octávio Ramos Cardoso ...o paizinho dela, é que devia ter levado um tiro nos cornos !!!
Soltem lá o tal genro, pode ser que ele vá acertar contas com o sogro também !!!
Gosto · 1 · 11 min


Octávio Ramos Cardoso Quanto ao TRAIDOR MOR de Portugal... deve estar a dar o peido mestre.... e infelizmente, não paga o mal que fez a milhares de pessoas.... em Portugal, em Moçambique, Angola e não só.

1 comentário:

Unknown disse...

Para mim esta morte e uma queima de arquivos. Isto deveria ter acontecido com o pai