quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Qual é a natureza jurídica de uma Comissão Parlamentar de Inquérito?



Julião João Cumbane com Julião João Cumbane.

Na passada segunda-feira, dia 28 de Novembro de 2016, o ex-PR de Moçambique foi ouvido pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga as ditas «dívidas oucltas» em Moçambique.


Um aspecto que divide opiniões neste caso é que o ex-PR é membro do Conselho de Estado, o que implica que goza de imunidade. Dizem alguns entendidos(?) na matéria de jurisprudência que o Chefe de Estado deveria ter convocado um Conselho de Estado para deliberar sobre o levantamento da imunidade do convocado, contanto que a CPI tem natureza judiciária.

Outros entendidos(?) em matéria de jurisprudência dizem que não era necessário convocar o Conselho do Estado para deliberar sobre a audiência do ex-PR pela CPI, porque esta não tem natureza judiciária, mas sim inquisitiva. O argumento dos que assim entendem a natureza da CPI funda-se no princípio de separação de poderes: dizem eles que a CPI não pode ter natureza judiciária porque pertence ao poder legislativo e não ao poder judiciário; ou seja, a CPI não tem instrumentos para fazer cumprir coersivamente as suas recomendações, sendo que a única coisa que esta Comissão pode fazer é canalizar as suas recomendações às entidades da administração da justiça para que sejam estas a proceder judicialmente. Isto por um lado. Por outro lado, dizem que no caso em apreço não se aplica o princípio de levantamento de imunidade do convocado, porque não foi deduzida nenhuma acusação contra ele em processo-crime algum.

Quem tem razão? Qual é a correcta natureza jurídica da CPI? Era ou não necessário o Conselho de Estado reunir-se para deliberar sobre a convocação do ex-PR pela CPI? Qual seria o procedimento mais apropriado no tratamento deste caso?

Peço respostas aos meus amigos e simpatizantes versados em jurisprudência.

Vamos ao debate!

---


PS: Homer Wolf, chama a tua "Turma" para aqui!


GostoMostrar mais reaçõesPartilhar
18 18
Comentários

Nazario Muanambane Esta claro e já bem dito que nada foi violado nenhum dispositivo legal em Moçambique, porque a CPI não é órgão judiciário para que qualquer cidadão qual seja possa ser ouvido pelos moçambicanos, a CPI represente o povo, como qualquer um possa ter interesse de ouvir sobre a matéria é causa, a que respeitar a separação de poderes judiciário e legislativo.
Gosto · 1 · 2 h

Antolinho André Mano desculpe quando diz "...a CPI representa o povo, como qualquer um possa ter interesse de ouvir...", não existe regras como se deve proceder isso respeitando os órgãos neste caso antigo PR e membro do Conselho de Estado? Eu tive este problema quando na segunda feira acompanhei da tal audição e este questionamento aparece no momento exacto para todos fiquemos claros. Não deve atropelar as regras porque houve alguém que atropelou.
Gosto · 17 min

Homer Wolf Então, só por curiosidade, quem pode ouvir um ex-PR e membro do Conselho de Estado?
Gosto · 15 min

Antolinho André Existe normas para ouvir estas figuras. No meu entender deve se suspender temporariamente a imunidade.
Atencao: Não sou jurista e mesmo o autor deste post quer esclarecimento dos abalizados na matéria.
Gosto · 6 min

Isac Tivane Comissão Parlamentar de Inquérito, julgo que tenha uma natureza legislativa não jurídica, desta feita, ela a CPI tem só a missão de arrecadar informações úteis para a investigação que levou a cabo, daí redireccionar às instâncias competentes.
Gosto · 1 · 2 h

Homer Wolf Estas "inquietaçóes" não serão extemporàneas, visto que o senhor em questáo já foi ouvido e tudo?... Alias (indo na linha do senso comum) acho até que no actual estágio das coisas foi bom mesmo que Guebas se pre-disponibizasse a ser ouvido. Quem não deve não teme...

PS: Estamos em época de exames, o "meu chefe da turma" está busy a controlar as turmas dele...
Gosto · 1 · 1 h · Editado

José Luís Hehehe Homer Wolf, no coment about your position...



Egidio Vaz




Este é o tempo para o sector da justiça brilhar
Nunca na história de Moçambique a justiça teve em mãos abundante oportunidade para finalmente agir contra o enriquecimento ilícito, o crime de colarinho branco e a grande corrupção. Refiro-me a casos flagrantes, que apenas aguardam de quem de direito para agir.
Este é o momento para, se quisermos, a justiça re-credibilizar-se. Não me venham com desculpas de "meios" ou "condições de trabalho". As coisas estão todas elas cozinhadas. Avancem meus caros.
Atumane Muenhe Muenhe Isso!
Gosto · 11 h

Hi Mina Esquece.Farinha do mesmo saco
Gosto · 1 · 11 h

Iris Maria Monteiro Avancemos 👏🏽
Gosto · 11 h

Francelino César Santos Querem pra cozinhar ate ficar Papa estes nao tem dentes pra comer Carne .

Extremamente triste com esta Justiça Moçambicana .

Se fosse roubo de Galinhas ja estariam 100% Presos
Gosto · 5 · 10 h

Douglas Harris Fracelino César Santos justiça?...somente no papel meu caro!!!
Gosto · 1 · 10 h

Abel Zico Prender titio? Hiiiii...
Gosto · 1 · 10 h

Notiço D'Akeelaya Esquece. Aqui só muda a bosta, as moscas são sempre as mesmas.
Gosto · 2 · 10 h

Andre Gandi Meu irmão Egídio, é dificil isso.
O nosso sistema de justiça é muito frágil.
Mas prefiro ser optimista para ser dado adjetivo.
Num pais onde o cidadão não confia nos órgãos de justiça fica muito difícil.
Gosto · 1 · 10 h

Álvaro Xerinda Não há vontade
Gosto · 10 h

Meque Magira Quem põe o guizo ao g(p)ato.
Gosto · 1 · 10 h · Editado

Tomás Dzeco So falta um ingrediente para tudo estar no ponto: "tomates".
Gosto · 19 · 10 h

Douglas Harris kkkkkkkkkkkkk
Gosto · 10 h

Nairinho Mabote E retirar o excesso de nabos
Gosto · 10 h

Egidio Vaz Está tudo clarinho! Clarinho!
Gosto · 8 · 10 h

Dino Sattar Amigo Egídio. No actual estado de coisas.,as autoridades da justiça deveriam por algum lado começar a mostrar serviço para restabelecer confiança entre nós povo e nossas instituições do estado.ha indícios bastantes e matérias para ser investigadas com respectivos processos instaurados. Já deveria haver até algumas detenções respeitando a lei.
Se continuar assim vai ser difícil restaurar a confiança e isso pode custar muito caro ao governo que insiste em não lavar a sua imagem a tempo podendo ser bem penalizado nas próximas eleições.
Gosto · 1 · 10 h

Mbuya Chaves Dezanove Sim precisarem minha como oficial de diligência estou pronto.kkkkkkk
Gosto · 10 h

Celso Guirrugo A única justiça que pode fazer um pouco de justiça é a geração de Fevereiro e Setembro. Parar o país todo por uma semana para lhes fazer sentir na alma que nos também temos alma.
Gosto · 7 · 10 h

Felizberto Pinto VAI BRILHAR O QUÊ ? SE OS GAJOS SÃO OS PIORES GATUNOS
Gosto · 4 · 10 h

Jf Dias Nos é que libertamos esse país temos todo direito de fazer e desfazer. Haverá justiça noutras gerações vindoras bom dia
Gosto · 2 · 10 h

Luciano Mapanga A Dra. Beatriz Buchil tem tudo para sair pela porta grande. Pode ficar na história como a PGR que mais casos de colarinho branco resolveu. A bola está do lado dela. Avante!
Gosto · 10 h

Salomao Jaime Meu claro Egidio vaz esta' tudo clarinho, clarinho, clarinho, mas lamento te dizer que nao se pode esperar uma mao pesada da justica Mocambicana porque infelizmente!
Gosto · 1 · 10 h

Salomao Jaime Dizia caro.
Gosto · 10 h

Gerson David A tal justiça tem mãos limpas??
Gosto · 1 · 10 h

Andre Jorge Chifeche Qual justiça Egidio Vaz? A moçambicana? Oque aconteceu com aquele presidente do municipio? Foi dado palmadinhas e prontos, está ai numa boa. Achas que haverá justiça agora? Eu nao acredito.
Gosto · 10 h

El Patriota Sem ilusões, me caro. Isto aqui é casa da mãe Joana.
Gosto · 2 · 10 h

Carlos Augusto Carlos Carlos Grandes corruptos estão escondidos
Gosto · 10 h

Rosario Fome Esses comem juntos, ninguem irá "mover palha" alguma, escrevam isso.
Gosto · 10 h

Felisberto Rosário Risos... não só cozidas e tbm mastigada falta engolir.
Gosto · 10 h

Benny Matchole Khossa Mas não fiquemos no poleiro a assistir e criticar. Havendo indícios de crime de corrupção, suborno, peita, participação económica em negócio e demais crimes em que se envolvam servidores públicos ou a coisa pública (cito de memória), qualquer pessoa pode figurar no processo como assistente e influenciar a investigação e até acusar formalmente... Arregacemos as mangas
Gosto · 2 · 10 h

Jasmin Rodrigues E aquela que recebe mensalmente um salario que diga se de passagem vem das minhas contribuições.. fica a fazer o que...a assistir???
Gosto · 9 h

Benny Matchole Khossa Não. Mas tu podes fazer mais do que reclamar a sua inacção no Facebook
Gosto · 1 · 8 h

Jasmin Rodrigues Cada um usa as armas que tem! Se uns usam a critica social deixe -os... se a tua arma e apresentar uma queixa formal, faca- o mas nao critique quem pelo menos faz algo!! Por isso e que o Pais nao desenvolve! So sabemos avaliar...
Gosto · 3 h

Benny Matchole Khossa Hehehehehe, Jasmin Rodrigues, o algo tem de ter efeito prático... E mais não digo... Chorar e ir dar voltas à praça da independência com camisetas patrocinadas não parecer ser o que se precisa no fim. No fim queremos que a justiça funcione e temos soberana oportunidade de ajudar que assim seja... No Facebook todos falamos.
Gosto · 3 h

Jasmin Rodrigues Pelo menos falamos no Facebook... e assim que comecam as recolucoes! Lembra se do Egipto...?!? A ultima coisa que precisamos e opressao das ideias certas! Deixar correr...os que eram cegos comecam a ver... mas lembre se que ainda sao a maioria... faca voce a sua parte e sentiremos a diferenca!
Gosto · 3 h

Benny Matchole Khossa Hehehehehe, Jasmin, Jamin, Jasmin. Podem fazer mais... Porquê o medo?
Gosto · 3 h

Benny Matchole Khossa Jasmin Rodrigues, fui às tuas fotos de perfil e já percebi porquê me tentar contrariar... Também confiaste no Nyusi... Hehehehehe. Entendo-te. Já não há papo aqui... Hugs
Gosto · 3 h

Benny Matchole Khossa Você deve ser um João qualquer que anda a enganar distraídos
Gosto · 3 h

Fernando Striker Discursos ad hominen... 😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Mas a dona Jasmin, queria que as coisas fossem como bem bem?
Gosto · 1 · 2 h

Benny Matchole Khossa Epah, e a Jasmin não voltou...
Gosto · 9 min

Tomas Mujovo Mujovo Mas quem lhe nomeiou? Tava tudo ja encaminhado....
Gosto · 10 h

Inacio Joao Madeira Madeira Faz me recordar o grande conselho dos ratos quando um ratinho mais novo opinou em se por um quizo ao pescoço do gato assim seria fácil localiza-lo basta ouvir o chocalho. Excelente ideia muito aplaudida no conselho mas um velho rato pediu um minuto de silêncio e perguntou quem vai por o guizo ao gato? Ai silêncio mortal e o encontro terminou.
Gosto · 10 · 10 h

Eddy Lumasai Hehhheehehehheheeheehhe
Gosto · 7 h

Benny Matchole Khossa Grande lição de como não fazer as coisas... Well noted. Isso vai ajudar e muito... Podemos parar por aqui ou fazer as coisas. Isto é como a Bíblia. Quem tiver ouvidos de ouvir que oiça. No final só não digam que não foram informados ou que não sabiam o que fazer. Eu vou alo
Gosto · 1 · 7 h

Egidio Vaz Kkkkkk
Gosto · 7 h

Benny Matchole Khossa Haverá sempre iluminados a apontar para o problema e não para a solução... Não nos deixemos influenciar para falsa ideia de não termos soluções... Temos sim e devemos lançar mãos delas
Gosto · 7 h

Eddy Lumasai Camarada Beny ja arranjamos a solução, agora em nome de todos Moçambicanos estamos a pedir iniciares esse processo, estaremos contigo.
Gosto · 3 · 7 h

Paulo Maputere A PGR deve consultar ao super conselho de ministros (a comissão política) antes avançar e só depois do aval deste que poderá fazer qualquer coisa
Gosto · 1 · 10 h

Filipe Nhalungo Dr. Egidio, ainda acredita na PGR?
Gosto · 10 h

Xavier Antonio É difícil, os problemas que fazem a nossa justiça não brilhar já estão identificados e nunca vai brilhar enquanto não forem resolvidos, são eles: a corrupção e a partidarização. O resto vamos escrever, falar nada vai mudar.
Gosto · 1 · 10 h · Editado

Alito Gujamo A separacao dos poderes é formal , não prática. Aqui em Mocambique o presidente da republica tem mais poderes que o Luis XIV. O magistrado é quem nomeia controla todos os poderes. A nossa consrituicao não ajuda as instiruicoes independentes. Deve ser alterada(e é urgente).
Poraaaa que democracia formal!
Gosto · 1 · 9 h

Nando Mais A espera
Gosto · 9 h

Adérito Jaieia Sem sombras de duvidas, Ilustre....
Gosto · 9 h

Jaime Chambule kkkk... meu compatriota E V! Esquece isso! Esta justiça é so para rouba galinha.
Gosto · 9 h

Elcidio Muchave Esta limpinho, mas os tipos são fanáticos de processos na mesa que vão se enrolar no caso até chegar ao arquivo.
Gosto · 9 h

Marques Xerinda O problema é 99,9999% dos membros da justiça desde Juiz até estafeta são parte do problema.....dos 0,1% bons foram aniquilados Gil Cistac os que ficaram juro menos de pode ga vão dizer estamos a trabalhar...presunção de inocência......por quê não nasci na Simolândia?
Gosto · 9 h

Mondlane Dzowo Com certeza! Ha muitos muitos assuntos que não precisam que o sector da justiça faca muito esforço para agir. Casos flagrantes que só precisam de um simples telefonema e levar o arguido para o local onde merece. Mas atenção, no mundo do crime, quanto mais claras as coisas parecerem menos coragem ha para aplicar a justiça..
Gosto · 9 h

Jasmin Rodrigues Kkkk a ironia de tudo....EV...se ate tu simples cidadao consegues identificar a matéria criminal e o tipo de crime em causa... porque que uma especialista e responsável de uma instituição tb de especialistas nao o consegue fazer ???
Gosto · 1 · 9 h

Neolina Avelino Ja estamos a trabalhar no assunto; ja ha processo em curso; segredo de justica, bla, bla, bla. Resultados? nunca.
Gosto · 4 · 9 h

Pedro Cristovao Mawai Jr. La no topo da PGR tem tudo,cebolas,cebolinhas,pimento,cenoura,oleo,raja,loiros,,,mas falta tomates,e isso nao se monta.
Gosto · 4 · 9 h

Issufo Chona Ja disse que a PGR nda fara pk e poltica
Gosto · 1 · 8 h

Sidonio Bras Prendam a "Procuradoria" Cúmplice
Gosto · 1 · 9 h

Ibraimo Assamo PGR andando a reboque do executivo, porisso nada acontecerá.
Gosto · 9 h

Mahamad Hanif Mussa Se não querem paz vão querer justiça?
Gosto · 8 h

Caetano Chicane Quem vai por guizo ao gato?
Gosto · 8 h

Julio Da Wilka Edwin VA COMENI
Gosto · 8 h

Nelson Badaga Badaga Mesmo com alto grau acadêmico estas mentes já estão corruptas e sofrem do sindrome de estocolmo.
Gosto · 8 h

Hilario Mahumane Concordo plenamente mas, um aspecto a considerar: O sistema do nosso país é de Gestão centrada numa única figura isto é, ninguém tem autoridade senão o PR. Nem AR tem poder de agir fora da vontade do PR.
A ser verdade eu percebo que haja vontade e força de reverter algumas destas situações mas com o Poder excessivo exercido pelo PR torna tudo difícil ou mesmo impossível. Mas enfim, ganhemos esperança.
Gosto · 1 · 8 h · Editado

Kleber Alberto Sector mais nogento.
Gosto · 7 h

Cabral Vania E isso causa um cansaço enorme além de que vai aumentar muita tensão arterial mas no fim vão dar um paracetamol e vamos continuar a pandzar....
Gosto · 1 · 7 h

Ivan Stelio Cuamba Eiiiiiiiiiiiii mano quer aumentar o número de órfãos no país?
Gosto · 7 h

Luis Neves Tarde ou cedo vamos morrer, voçe tambem, seus filhos vão ficar orfãos.....é Lei da Vida. Os medrosos tambem morrem, kkkkk
Gosto · 2 · 7 h

Ivan Stelio Cuamba Suca não sou medroso eu kkkkkkkkk, no meu ver nós povo num todo eq devíamos sentenciar esses corruptos porque os mártires como o Cardoso, Macuacua, cistac e tantos outros só deixaram órfãos e nada mudou,aliás tá d mal a pior.
Gosto · 6 h · Editado

Eliseu Soares Esqueçam justiça na Republica de Moçambique, isso está bem claro que não passará nada. Buchuilli não tem punho, e jamais terá com esses mambisses. Não há independencia. Apenas papo da boca para fora. Qual justiça estão a falar, flagrante roubo de vinte litros de combustivel?
Gosto · 7 h

Claudio Lombene Nunca houve falta de oportunidades para brilhar.O problema é outro e bem conhecido.
Gosto · 7 h

Luis Neves Não vai falhar nada!
Gosto · 7 h

Antonio Rurane sem duvida ilustre, nao precisa ser jurista p entender que a indicios bem fortes do envolvimento de altas figuras confiadas pelo povo em alta corrupcao, nao aguentei com o negocio da compra e venda entre a lam e a embraer...xutem la srs procuradores, cabera aos tribunais resolver esses gangsters de fatos no ar condicionado que desgracam mocambicanos
Gosto · 7 h

Elias Valente Langa A responsabizacao é indispensável no estado de Direito
Gosto · 6 h

Cleto Goncalves Eles pensaram k a roubo fosse Limpinho Limpinho Limpinho....
Se bem k 2008 é longe.... da para imaginar quantas orgias se foram
Gosto · 6 h

Manuel Be Edy o grande problema sao os juizes. todo o sistema esta corrompido .
como dizia o presidente da associação de juizes em uma entrevista a meses, a corrupção esta em todos sectores.
Gosto · 1 · 6 h

Armando L. Vilas Bem que gostaria, mas como sempre não haverá sobra. Estão todos envolvidos
Gosto · 6 h

Fauzio Mussagy Fernandes Não existe matéria suficiente, evidencias claras. Resposta da PGR essa
Gosto · 6 h

Fauzio Mussagy Fernandes 900 milhões da ENI
Gosto · 6 h

Teixeira Teté Esta tudo limpinho limpinho
Gosto · 5 h

Francisco De Assis Cossa Querer pensar assim vais-te frustrar, a justiça que tanto esperamos ver não será para nossa geração.
Gosto · 5 h

Nduma Waka Nkuna Oxala, que pelo menos desta. XIHEVELE........xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii....tamos mal mesmo. Depois sao caras mansas que nem lhe ocorre sede de roubalheira assim pelas vistas.
Gosto · 1 · 5 h · Editado

Judite Miranda Eu já comeco a sentir a frustacao porque apesar de todas as evidencias, custa-me crer que alguma coisa lhes vai acontecer. Para alem dos avioes serem segunda mao, os precos das passagens eram e sao insuportaveis afinal era para encher o bolso dos "Sao Tomeenses". E isto é o que sabemos, acredito que haja mais sujeira por aí seja na Sazol como na LAM, vasculhem que vao encontrar....
Gosto · 1 · 4 h

Gildo Afonso Quero ter fé que isso aconteça. Mas ishiii...!?
Gosto · 4 h

Abel Vilanculos Egídio meu caro amigo, a corupção está acima da nossa justiça infelizmente! O País está de rastos porque todos só pensam em ser RICOS... Alguém já perguntou ao cinzentinho, como tem um carro de alta cilindrada se ganha o que ganha? alguem ja perguntou a um Procurador como tem uma casa de dois andares no Belo Horizonte, se ganha o que ganha? alguém ja perguntou ao árbitro como tem a conta bancária que tem se ganha o ganha? ALGUÉM JÁ PERGUNTOU ALGUMA COISA NESTE PAÍS? APENAS SAMORA MACHEL, MEU AMIGO.
Gosto · 3 · 4 h

Jose Cossa Nem tudo o que brilha é ouro dr. sera que esta tudo claro?
Gosto · 1 h

Hilario Mahumane Amigos, chega de tantos comentário tipo há indicios ou juizes e justiça.
1. As pessoas são conhecidas e estão em nosso redor e bem identificados.
2. Então ministros das Finanças e de Defesa e o presidente da República.
Por outra: ministro das Armas, do Dinheiro e Autoridade maxima.
3. Vimos a pouco a Dilma encostada a atender o orocesso crime, que façamos o mesmo.
4. O resto é só para nos barralhar.
5. Autorizem o Povo a fazer justiça pelos proprios meios. Não levará 15 dias. Fico irritado quando feito de um bobo em assuntos tão claros e simples de perceber como este.
6. Digam ao povo que nada será feito neste roubo e assim o povo se conforma e afasta as expectativas.



Egidio Vaz
Ontem às 12:40 ·



XIHEVELE é o nome de uma empresa "são-tomense" aberta por um moçambicano para receber as comissões ou luvas na ordem de US $800 mil (oitocentos mil dólares americanos) na sequência da compra pela LAM de aviões Embraer, de fabrico brasileiro. Essas comissões ilegais foram descobertas depois da investigação dos Americanos que surgiu depois que a Boeing ter metido uma queixa contra a concorrente Embraer.
Hoje sabemos que os dois nomes que constam dos relatórios de investigação e da sentença são afinal o famoso antigo PCA da LAM, Eng.Viegas e o representam da General Eletrics em Moçambique, o senhor Zimba.
Xihevele, significa roubar a valer, ou "rouba-lhe a valer" (uma ordem) numa das línguas do sul de Moçambique, de onde o dono da conta é natural.


Ou seja, o homem consciente da natureza ilícita do dinheiro, decidiu dar nome autêntico à sua "empresa", Xihevele.
No relatório, o senhor Zimba aparece como o consultor da LAM na compra dos aviões.

Estes dados constam de um relatório que passarei a disponilizar no link abaixo.

PS: isso é que é roubar a valer mesmo, Xihevele.

PS:1 Xihevele é a pronúncia de XI YIVELI que em Changana significa o que acabei de escrever. Só para não estarem totalmente perdidos na correcta redação do termo.


Gosto








Partilhar
423 423
49 partilhas
Comentários

Mário Francisco Júnior E o link?
Gosto · 1 · Ontem às 13:46

Egidio Vaz Estou acabar de almoçar. Mas se está com pressa mando o WhatsApp 823060763
Gosto · 6 · Ontem às 13:47

Mário Francisco Júnior Egidio Vaz vou esperar que termine de almoçar
Gosto · 1 · Ontem às 13:48

Gerson Machevo Vou pedir tb no whatsapp! Thanks
Gosto · Ontem às 13:51

Egidio Vaz Então peçam. Estou a espera
Gosto · 3 · Ontem às 13:56

Luciano Mapanga Ilustre, aguardo no wahatsapp 822610500. Obrigado.
Gosto · Ontem às 13:57

Egidio Vaz Peça você. Pegue no numero e peça
Gosto · 1 · Ontem às 13:58

Tocova Amisse Tenha bom apetit to a espera. Mas ya este país estamos fritos.
Gosto · Ontem às 13:59

Jonas Joaquim Egidio Vaz Nao tenho estado a reagir nos ultimos dias os teus posts hoje nao aguentei. Honguera como dizem os swahis, oh homem de verbo fácil Vaz.
Gosto · Ontem às 14:49

Mobin Habib file:///C:/Users/mobin.habib.DPWORLDMAPUTO/Desktop/Embraer%20-%20Relatorio.pdf
Gosto · Ontem às 14:54

Juma Aiuba Um nome de abuso.
Gosto · 2 · Ontem às 13:46

Tarcísio Azevedo "Xihevele, significa roubar a valer, ou "rouba-lhe a valer" (uma ordem) numa das línguas do sul de Moçambique, de onde o dono da conta é natural' (...)
Gosto · 4 · Ontem às 13:47

Claudino G. Nchumaly Eles fazem isso porque sabem que nao serao descobertos e que mesmo sendo descoberto nao vai lhes acontecer nada. Algo para dizer as instituicoes de justica ca na perola do indico estao em modo de ferias
Gosto · 7 · Ontem às 13:48

Eugénio Machava Kkkkkkk bem mesmo roubar pra valer.... Xihevele bem mesmo
Gosto · Ontem às 13:48

Nelsoncarlos Tamele Porque e que a Empresa tinha que ser Sao Tomense quando foi criada por mocambicano?
Gosto · 1 · Ontem às 13:50 · Editado

Egidio Vaz Estavam a roubar. O dinheiro era muito.
Gosto · 1 · Ontem às 13:49

Nelsoncarlos Tamele Tipo um "paraiso de DRENAGEM" #vaz??
Gosto · Ontem às 13:52

Schauque Spirou Paraisos fiscais. ...kkkkkk yah
Gosto · 1 · Ontem às 14:06

Judite Miranda Estou deveras decepcionada e agastada! tanto inchaco, tanta pose, tanta fanfarronice como se fossem os unicos que trabalham,,,, afinal, wa iwe? La-droens!!!!!
Gosto · 1 · 5 h

Zito Do Rosário Ossumane Buakakakakaka
Gosto · Ontem às 13:49

Hilario Tui Eish. Está mal isso aqui
Gosto · Ontem às 13:49

Egidio Vaz Dono da Xihevele em São Tomé

Gosto · 21 · Ontem às 13:50

Jose Eduardo Cultura de roubo e desonestidade comungada ate no lar ja nao causa vergonha. Quando menos se espera é ministro de qualker coisa tendo como como curricullum a ladroagemm
Gosto · 16 h · Editado

Catman Mandlazi Esta malta saiu com boa mola!!? Xirra!!
Gosto · 23 h

Alex Apolinario Joao Essa cara sempre foi de suspeitar , uma cara de estilo contas certas mas comunga o espírito do cabritismo, agora espero que na SASOL esteja tudo limpo....
Gosto · 20 h

Júlio Mutisse Em que língua? Em Changana, com essa grafia, pode significar algo menos isso.
Gosto · 5 · Ontem às 13:50
Ocultar 28 respostas

Egidio Vaz Todo pais fala Xangana Júlio Mutisse, do Rovuma ao Maputo
Gosto · 2 · Ontem às 13:52

Júlio Mutisse No meu changana que não é mau... não sei o que significa essa palavra
Gosto · 2 · Ontem às 13:55

Muianga João Olha Júlio Mutisse, seja o que for, Xihevele ou Xiyivhele, assemelha-se a dizer rouba-lhe num tom desprezível contra a vitima! Changana não tem grafia padronizada como posso escrever xangana!
Gosto · 11 · Ontem às 14:19 · Editado

Egidio Vaz Deixá-lo Muianga João. O Júlio Mutisse quer provar que porque Xihevele não significa rouba-lhe a valer, então não houve roubo. Outras coisas, kkkkk
Gosto · 8 · Ontem às 14:14

Júlio Mutisse Muianga tem sim.
Gosto · Ontem às 14:19

Júlio Mutisse Egidio Vaz houve roubo sim. Mas prova não vem da grafia dessa palavra
Gosto · 3 · Ontem às 14:20

Muianga João Swafana Muthisse!
Gosto · 1 · Ontem às 14:20

Júlio Mutisse A swi fani ntxumo.
Xi Yivele e XiHEVELE são coisas diferentes
Gosto · 2 · Ontem às 14:22

Muianga João Outras coisas o Sergio Vieira tem razão!
Gosto · 1 · Ontem às 14:23

Egidio Vaz Não houve roubo. Meu equívoco
Gosto · Ontem às 14:23

Júlio Mutisse O changana é uma lingua e como tal tem suas regras. Não sou linguista mas aprendi a falar e a escrever nessa lingua antes mesmo do primeiro dicionário e gramática.
Compreendo o Egidio Vaz não é lingua dele. Alguem lhe disse que aquela palavra significa isso e ele acreditou. Já wena Muianga haaaaaaaaaa. XI YIVELE é uma coisa. XIyivele é aceitável. XIHEVELE pode significar tudo menos isso. Aceitaria até XIhivele numa grafia errada mas XIHEVELE é outra coisa
Gosto · 5 · Ontem às 14:27

Muianga João Seja o que for da grafia desse XIHEVELE, o seu substrato era roubo Muthisse!
Gosto · 1 · Ontem às 14:28

Júlio Mutisse Queres que seja assim,mas sabes que não é. Através da dita empresa houve roubo sim mas daí até a palavra em si vai uma distância enorme.
Gosto · 2 · Ontem às 14:30

Egidio Vaz Júlio Mutisse, eu entendo muito bem o que pretende reclamar. De facto, a forma como pronunciam os é a forma como está escrito. Mas a forma como devia estar escrito para significar o que disse é que está errada.
A redação correcta é: chi/xi yivele
Gosto · 1 · Ontem às 14:32

Júlio Mutisse Isso.
Gosto · 1 · Ontem às 14:33

Muianga João Assim vai ao encontro do objecto criminoso dessa empresa!
Gosto · Ontem às 14:33

Jasmin Rodrigues Mesmo que nao fosse tao exacto como o EV aqui colocou..... qual a palavra mais proxima e qual o significado??? Ainda assim seria roubar certo?!? Entao nao gastemos megas sobre o se e ou nao e a definicao.... em ingles diz se- you have to choose your battles... you cant just goi around shooting everyone and/ or every direction!!! Aaaaaaaagggghhh!
Gosto · 3 · Ontem às 14:40

Júlio Mutisse Jasmin que outra lingua nacional fala para além do português? Não ae preocupe com os megas. Preocupe se com o que se pode aprender deste exercício. Deve ser por isso que não se preocupam com erros ortográficos... afinal sempre apanham uma palavra próxima.
As palavras certas estão num comentário meu e do Egidio. Achas as próximas a XIHEVELE? Sinceramente como diz o outro...
Gosto · 1 · Ontem às 14:43

Américo Matavele Xihevele, até pode aproximar ao "xiyevele", algo que pode ser entendido como roupa maltrapilha, rasgada ou velha. Mas não está próximo do "xiyiveli", como disse o mano Egidio Vaz. PS: Não quero dizer que não houve roubo ou não, só estou a discutir o significado do nome da empresa.
Gosto · 3 · Ontem às 14:48

Jasmin Rodrigues Caro Julio... importava a outra??? Ha que concordar que a palavra mais proxima a xihevele e a que tem como significado roubar sim ou nao???

Vai me dizer que se eu abro uma empresa cujo nome e HOBAR ( atencao sem nenhum significado na lingua portuguesa) ...vocemesse nao ficara tentado a associar a mesma à primeira palavra que lhe vem a mente neste caso ROUBAR....?!?
Gosto · 2 · Ontem às 14:50

Júlio Mutisse Boa Américo. Xihevele...Xiyevele.
Gosto · Ontem às 14:52

Júlio Mutisse Em Changana, minha língua, a palavra mais próxima a essa significa outra coisa. Veja comentario do Américo oh Jasmin. Não estamos a discutir suposições ou do que ouvimos dizer, estamos a falar de uma língua que conhecemos bem de falar e escrever.
Gosto · Ontem às 14:55

Jose Eduardo Julio, acho mesmo que nao vale a pena gastar os megas. Nao vejo vontade em se aprender ou ensinar. Sem alterar o conteudo do post do Egidio Vaz de todo positivo e o roubo existiu, as palavras comparadas nada têm a ver uma com a outra e a sua significacao, mesmo por aprixomacao significam a mesma coisa.
Gosto · Ontem às 17:54

Júlio Mutisse Jose Eduardo poupavas os megas ignorando este assunto que até está encerrado.
O changana é minha lingua. Não deixarei Egidio laborar em erro. É meu amigo de verdade
Gosto · 1 · 23 h

Alex Apolinario Joao A ideia era roubar, e pra piorar criar uma empresa com um nome característico de roubo, aqui não importa o julgamento importa é associar a ideia é criatividade que tiveram os ladrões........concordo que a ideia era essa xihivele...
Gosto · 1 · 20 h

Júlio Mutisse Alex volta a ler os comentários de cima para baixo. Esse nome não quer diZer roubo. Nesse tópico quer se dizer isso
Gosto · 1 · 19 h

Alex Apolinario Joao Concordo plenamente contigo, mas o chato nisso e a aproximação do nome ao furto , isso demonstra claramente que Moz parece um caso perdido
Gosto · 19 h

Júlio Mutisse Essa é a sua conclusão. Esse nome não se aproxima a furto. Pelo menos em changana, lingua que aprendi a falar e escrever antes do português e da escola oficial. E este país não é um caso perdido.
Gosto · 11 h

Fauzio Mussagy Fernandes Cada Gatuno neste país... José Viegas
T400 aqueles aviões ultrapassados K custaram uma fortuna em segunda mão
Devem vir de outro esquema
Gosto · Ontem às 13:52

Egidio Vaz Eng. Viegas, antigo PCA, da LAM, parceiro do dono da Xihevele

Gosto · 10 · Ontem às 13:52

Nélio D Santos Matola
Gosto · 7 h

Salomão Mambo Em chagana significa: Roba a eles; roba desse gajo...
Gosto · 1 · Ontem às 13:54

Almeida Fabiao Munguambe Não seria assim: xiyivele.
Gosto · 1 · Ontem às 14:03

Edy Tsakane polas meu!!! esses brincam com a malta
Gosto · Ontem às 13:54

Egidio Vaz A xihevele xakwe. ..kkkkkk
Gosto · 1 · Ontem às 13:55

Egidio Armando Missage Xihevele
Gosto · Ontem às 13:55

Manuel Mageta Taque Kkkkkkk.....grande mentor. Kikiki..... com americanos não se brinca. Se comeram sozinhos a mola, vão pagar caro....hheheg, servirão de exemplos a serem banidos.
Gosto · Ontem às 13:56

Nelsoncarlos Tamele Ate quando familia vamos continuar a assistir estes escandalos afinal??? A que destino pretendem levar o pais?
Gosto · Ontem às 13:56

Orlando Nama Daqui a pouco teremos " PATAGONIA" em homenagem aos briosos patos e patas de ovos de ouro...
Gosto · Ontem às 13:57

Bruno Morais Ke ke ke! Ilustre, só espero que não terminas nunca do almoço....já é demais, este país já é demais tem todo tipo de escândalos até de dar nomes estranhos a Empresas estranhas, não chega EMATUM agora essa.... Querermos entrar no guinesbook pela porta pequena!???
Gosto · 1 · Ontem às 13:57

Mbuya Chaves Dezanove Autênticos mbavas
Gosto · Ontem às 13:58

Antonio Aljofre Egidio, os documentos referem-se a um tal de Mateus Lisboa Gentil Zimba e não Claire Mateus Filipe Correia Zimba - Oil and Gas boss.
Gosto · Ontem às 13:59

Egidio Vaz Eu já pude confrontar. Veja abaixo os perfis
Gosto · Ontem às 14:08

Egidio Vaz Mateus Zimba

Gosto · 1 · Ontem às 14:08

Egidio Vaz Mateus Zimba

Gosto · Ontem às 14:08

Antonio Aljofre Egidio Vaz , thanks! Estás totalmente certo.
Gosto · 10 h

Fred Cossa Só em Moz ..... e o que diz a procuradoria.........
Gosto · Ontem às 14:00

Hi Mina Esse senhor não é o antigo PCA da Sasol que actuamente é representante da General Electrics?
Gosto · 3 · Ontem às 14:31 · Editado

Bruno Morais Meu caro! A procuradoria não procura nada e nem quer até que alguém lhes encomode pra depois dizer que estão a trabalhar no assunto, até parece que foram mordidos por mosca de tse tse
Gosto · 4 · Ontem às 14:04

Schauque Spirou Kkkkk gajos destituídos de vergonha pah. ..haja coragem
Gosto · 1 · Ontem às 14:06

Lenon Arnaldo A aguardar pelo link. Porquê comissões ilegais. Quando é que as comissões/intermediações comerciais são legais.
Gosto · 1 · Ontem às 14:08

Schauque Spirou Hahahhah essa é boa
Gosto · Ontem às 14:08

Schauque Spirou O link vai lhe dizer se é legal ou não?
Gosto · 1 · Ontem às 14:09

Schauque Spirou A questão é; ; declarou esse valor ou não pra efeitos de fisco? Depois vemos o resto...
Gosto · 3 · Ontem às 14:10

Lenon Arnaldo Schauque Spirou por isso pergunto.

Pelo menos, a fazer fé nos documentos que circulam desde ontem nas redes sociais, tudo indica que houve comissões. Dai ser corrupção ou comissões ilegais muita água deve passar por baixo da ponte.

Uma coisa é fazer comentários em função de dados que nos são facultados ou presentes e outra bem diferente: fazer juízo de valor condenatório sem ter presentes todos elementos que lhe permita tal. Até nomes pejorativos são convocados.

Enfim, coisas do efebe
Gosto · Ontem às 14:20

Lenon Arnaldo Schauque Spirou boa pergunta. Isso sim 👌🏻
Gosto · Ontem às 14:21

Jasmin Rodrigues Entao o unico crime aqui e se declarou ou nao??? Yuuuuu
Gosto · Ontem às 15:04

Schauque Spirou Pode sim haver mas há que apurar
Gosto · 1 · Ontem às 15:12

Lenon Arnaldo Jasmin Rodrigues leste todo relatório ou só aquilo que lhe permitiram ler. Mesmo lá no Brasil, face às infrações verificadas só coube aos vísados uma penalizacao administrativa - e de seguida o processo foi arquivado.
Gosto · Ontem às 17:42

Zina Ngorinenhi Thomas O nosso pais nao esta organizado si esta organizado,entao e uma organizacao criminosa.
Gosto · 4 · Ontem às 14:08

Neves Nhavene "nosso banco" julguei que este fosse o mais estranho nome que se podia atribuir a uma instituiçao bancaria e hoje temos o "Xihevele"
Gosto · 2 · Ontem às 14:32 · Editado

Antonio Pescoso Assim é normal um dos netos de Guebuza ter o nome de EMATUM.
Kikkkkkkk
Gosto · 1 · Ontem às 14:12

Nelson Matsinhe Esses senhores pah!
Gosto · Ontem às 14:13

Aunorius Andrews Simbyne General Electrics...nao General Motor...oh Egidio Vaz!Ver Tradução
Gosto · 3 · Ontem às 14:14

Egidio Vaz Simple to solve. ThanksVer Tradução
Gosto · 1 · Ontem às 14:14

Paulo Varzeas Morais Cambada de corruptos. Haver vamos se a dignissima Procuradora Geral tera a coragem de levar esses larapios a barra do tribunal e serem exemplarmente punidos.
Gosto · Ontem às 14:21

Jasmin Rodrigues Imagina se roubavam 800mil usd em 2008 qtos mais milhões roubaram ate hoje? R ainda queremos prender o Pato pela divida soberana???
Gosto · Ontem às 14:23

Paulo Varzeas Morais o pato Marreco e o mudo teem que estar na gaiola.
Gosto · Ontem às 14:28

Tocova Amisse PAULO VAMOS COMENTAR OU LAMENTAR MAS ESQUEÇA EA PROCURADORIA, SE FOSSE VOCE ESTA HOTA ESTARIAS NO CHILINTRO
Gosto · Ontem às 14:54

Ricardino Jorge Ricardo Esses gajos nos roubam mesmo a valer.
Gosto · Ontem às 14:17

Novais Jose Angolano Angolano Não tenho pra onde ir, este moz, ja não nos ajuda há nós pobres, ta namoda roubos e desvios de grana para fins poucos conhecidos. Mentores nem vão as celas... Que cagada...
Gosto · 1 · Ontem às 14:19

José Penicela PAIS DO PANDZA
Gosto · Ontem às 14:19

Bruno Morais Ke ke ke! A propósito, alguém sabe dizer quando será a vez do Ex-Ministro Cunhado "Daí", O dono do suposto primeiro "tiro, bala ou canhão" e o velho Marcelino também caírem nos midias por criação de riquezas por intermédio de algumas boladas mal paradas, não falta muito podem crer porque já está provado que os camaradas são auntenticos anti Samora e quem diria?
Gosto · Ontem às 14:20

Eliha Bukeni Agora entendo porque a SASOL esteve durante muito tempo implementado essa palavra no nosso gas em Temane. Bem, agora com os nomes atribuidos aos bois, acredito nao restar nada para o GCCC entrar em cena!
Gosto · 2 · Ontem às 14:21

Tocova Amisse JA VI E LI O LINK, SE EU PODESSE NASCERIA DE NOVO, MAS NUM OUTRO PLANETA E NAO ESTE ONDE VIVEM LARÁBIOS DE BENS PUBLICO, DEPOIS PARA ERIQUECEREM NOUTROS PAISES.
Gosto · Ontem às 14:23

Nelson Badaga Badaga Tenho que contratar seguranças particulares para sua pessoa.
Gosto · Ontem às 14:27

Francey Zeúte O país das mil e uma vergonhices.
Gosto · 1 · Ontem às 14:34

Xavier Valente Sicanso Mbavas
Gosto · Ontem às 14:35

Joao Alexandre Papucides ESPERO O LINK
Gosto · Ontem às 14:35

James Chiseko Imparcialidade. Forxa vaz. O social e o bm comum esta acima dos nossos interesses particulares
Gosto · Ontem às 14:39

Mj JJ
Gosto · Ontem às 14:52

Mobin Habib https://dl.dropboxusercontent.com/.../Embraer%20...
Gosto · 2 · Ontem às 14:53

Egidio Vaz Obrigado. Já me salvou o trabalho
Gosto · 1 · Ontem às 14:59

Egidio Vaz Se não fosse a Boeing a queixar lá no país deles, raramente saberíamos como está gente enriqueceu. Te-lo-iamos como exemplos da integridade, do trabalho e do profissionalismo.
Gosto · 17 · Ontem às 14:55

Zina Ngorinenhi Thomas Diriamos k afinal de conta a pobreza esta nas nossas mentes vejam so esses estao arebentar financeiramente.! Engracado agora a pobreza saiu de mente para os bolsos.
Gosto · 1 · Ontem às 15:07

Euclides Cumbe e iamos nos inspirar neles sem saber de onde vem tanta riqueza.
Gosto · 2 · Ontem às 14:57

Profeta Amor Rendi
Gosto · 2 · Ontem às 15:05

Alfredo Chambule Xihevele é tudo menos o que diz aqui. Conheço quase muito bem todas as línguas que se falam desde Maputo até ao Rio Save. Posso aceitar que, metaforicamente, se tenha querido chegar a esse significado.
Gosto · 5 · Ontem às 15:07

Egidio Vaz A explicação já foi feita.
Gosto · 1 · Ontem às 15:12

Hélio Mahanjane Kkkkkk
Gosto · Ontem às 15:35

Julio Martinho A explicação bem feita o povo ja ouviu
Gosto · Ontem às 15:43

Helsio Azevedo E qual é o real significado?
Gosto · 1 · Ontem às 16:11

Vitorino David Concordo com Chambule
Gosto · Ontem às 16:39

Daniel Neto O Caboclo Helzio Azevedo significa steal too muchVer Tradução
Gosto · 1 · 3 h

Messias Uaissone Obrigado pela info. O link?
Gosto · Ontem às 15:10

Mobin Habib https://l.facebook.com/l.php...
Gosto · Ontem às 15:11

Mobin Habib Ja pus antes
Gosto · Ontem às 15:12

Messias Uaissone Obrigado, vamos ver.
Gosto · Ontem às 15:15

Mobin Habib A partir da página 17 messias
Gosto · Ontem às 15:16

Messias Uaissone Muito obrigado. Estou no Rio de Janeiro e logo nas primeiras paginas referem esta cidade. Tenho tempo de ler todo o texto e visitar todos os implicdados. [rsrs]
Gosto · Ontem às 15:18

Sinida Muchope
Gosto · Ontem às 15:10

Mobin Habib Egidio Vaz devias por no teu post o link https://l.facebook.com/l.php... para as pessoas não estarem sempre a pedir
Gosto · 2 · Ontem às 15:14

Ramiro Manjate A PGR diz que oficialmente nao foi informado sobre a corrupcao na embraer, nao pode se basear em jornais, imprensa e redes sociais. E diz que nenhuma entidade meteu queixa por ter sido lesado.
Gosto · 1 · Ontem às 15:40

Iris Maria Monteiro Queria zangar desconsegui ini cassi
Gosto · Ontem às 15:41

Nelson Junior Esta empresa ou dita empresa nao eh a unica com estas actividades sujas e mafiosas...Mocambique, de Rovuma ao Maputo esta cheio de tais empresas e tais ladroes- o que me entristece eh que voces sao sempre informados pela gente de fora...e voces o que fazem?...por que nao descobrem estas manobras que prejudicam o desenvolvimento de Mocambique???...isto eu nao compreendo!..,So pra vos informar, ha mais pessoas que roubaram mais que estes senhores....a vossa apatia e passividade metem medo
Gosto · 2 · Ontem às 15:44

Nelson Junior Ps...e aqui levanto uma simples pergunta provocatoria sem intencao de ferir-vos: mas, por que voces estudaram???..nao era pra abrir olhos???......
Gosto · 7 · Ontem às 15:47

Egidio Vaz Kkkkk
Gosto · Ontem às 15:49

Nelson Junior seja como for, grato estamos a si-pelo menos tem coragem de publicar algo "picante"....ja eh um passo positivo....com todo respeito e sem generalizar, mas imensa imensa corrupcao quem implementou em Mocambique ou em Africa eh sociedade indiana, paquistanesa, bangladeshe,chinesa-enfim, a sociedade asiatica- eh so ver o que se passa na Corea do Sul, India,Paquistao, China....
Gosto · Ontem às 16:02

Elcidio Muchave Sitoe, Nobre
Gosto · 3 · Ontem às 15:49

Emilio Francisco Chauque Eheheheheh não deixa de ser engraçado.
Gosto · Ontem às 15:50

Balate O Desgraxado O que interessa é o sentido e conteudo nele contido,k se lixe o nome.
Gosto · Ontem às 15:53

Altino Mungoi Que robadeira e onde esta o GCC
Gosto · Ontem às 15:59

Anabela Adrianopoulos Pela madrugada!Tirem-nos deste filme
Gosto · 3 · Ontem às 16:01

Egidio Vaz
Gosto · 1 · Ontem às 16:06

Anabela Adrianopoulos Egidio Vaz está a ficar insuportável....nem acreditei quando li.Ainda estou de queixo caído
Gosto · 3 · Ontem às 16:07

Egidio Vaz Isso justifica em parte porque somos pobres. As decisões que aparentemente são tomadas em prol da eficiência afinal de contas são condicionadas a ganhos pessoais. . .
Gosto · 2 · Ontem às 16:10

Augusto Hunguana Anabela um dia se apercebe que até o queixo desapareceu RS.
Gosto · 2 · Ontem às 18:11

Julio Da Wilka Edwin XI COMENI. essa e a nova ordem.
Gosto · 3 · Ontem às 16:04

Ed Mazive Xihevele (Xi pronuncia-se thxi) é xitswa para "que roube dele ou dela" mas dito com desprezo, como que a dizer roube do puto!
Gosto · 2 · Ontem às 16:10

Hermenegildo Evan Sitoe Ladrão assumido, clap
Gosto · Ontem às 16:11

Sergio Chirrime Hahaha
Gosto · Ontem às 16:13

Jaime Luis Jemuce Bando de aloprados isso sim! Isso é uma vergonha.
Gosto · Ontem às 16:14

Hobety Luys Muhamby Este País está cheio de PODRES
Gosto · Ontem às 16:17

Rui Alguineiro Kkkkkk Depois dizem que nos tamos atrás kkkkk isso é provar k em alguma coisa nos moçambicanos tamos adiantados. Assim que eles discobrir o significado deste nome em nossa língua local vao se fartar de rir.kkkkkkk
Gosto · Ontem às 16:24

Vina Rasciclal Deixo de ter qquer Fe nas autoridades publicas ou privadas deste pais
Gosto · 1 · Ontem às 16:35

Vitorino David Kkkkk
Gosto · Ontem às 16:38

Reinier Cedeno Bom, se o nível da investigação feita a Embraer conseguiu-se apurar todos esses detalhes do roubo, só posso crer que o caso Ematum, Mam e Proindicus já se tem todas pistas e a kroll só vai carimbar o processo!
Gosto · 1 · Ontem às 16:41

Elísio Nhantumbo kkk. Caro Egidio Vaz, acho que o nome devia ser pswi (plural)yivele ou seja roube-lhes já que somos muitos moçambicanos que fomos e somos roubados. As vezes penso que algumas pessoas deviam ser xicoteadas em público.
Gosto · 4 · Ontem às 16:45 · Editado

Helder Condjo ... e depois uns e outros dirão que isto é uma invenção. Eu tenho vergonha de certos dirigentes.
Gosto · 2 · Ontem às 16:51

Ramalho Edson Paris Vahi yivelile, esta è a minha futura empresa. Cassets
Gosto · 2 · Ontem às 17:00

Edson Valeriano S. Missael Hahahah gramei
Gosto · 21 h

Dinis Chembene Há muita desonestidade neste post, estao a roubar descaradamente a lingua Changana (inventando significados para certas palavras) e a induzir pessoas ao erro. Tendo fé no relatório houve supostamente corrupcao na compra dos avioes, mas já dai tentar forcar o nome da empresa para roubo me parece algo demais.
Gosto · 2 · Ontem às 17:04

Domingos Gundana Mas não disse qual o significado real do nome
Gosto · 1 · 21 h

Naftal Abilio País das oportunidades. Quid jurs!?
Gosto · Ontem às 17:09

Be Focus Nada de lamentacoes sempre. Precisamos de dar o ppnto final a corrupcao e saques
Gosto · Ontem às 17:40

Nuno Luis Amone
Gosto · Ontem às 18:02

Apolito Duarte Jaieia Adérito Jaieia Klaus Nabetse JJ Rheem Malate
Gosto · Ontem às 18:03

Meny Massingue Ladroes.......
Gosto · Ontem às 18:19

Lourenco Guambe Prezados, afinal quando é que dispertaremos afinal? sera que este bando de pulgas, xigalanes matequenhas estara sempre no nosso corpo a sugarem nos calados?
vamo nos contentar com essas migalhas, vida aparente que temos contentarmo nos em sermos sivilizados?
pora pa. ...Ver mais
Gosto · 1 · 23 h

Armando David Katawala Eng. Viegas metido na bolada? Maigode!
Gosto · 4 · 23 h

Evans Malate Jr. Não vejo o link
Gosto · 23 h

Sidonio Bras CHAMBOCO aos canalhas isso é o que merecem. Frios calculista se criminosos. Prendam essa gente ou partimos todos para a desgovernação. ...
Gosto · 1 · 22 h

Ana David David Xiiii yaa
Gosto · 22 h

Nelson Bute Os vossos dias estão contados. Bandidos malandros, vão trabalhar.
Gosto · 22 h

Sidonio Bras Face aos factos e demais falcatruas "Pede-se prisão à Procuradoria " por inacção e cumplicidade.
Gosto · 1 · 22 h

Azim Cassam Ismail Não peças prisão de ninguém ainda és tu que vais preso!
Haaaaahaha
Gosto · 22 h

Mozolande Languitone Mbava nkhabe malemba gaxugaxu na ma chefe ....
Gosto · 22 h

Vanadio Mangave O povo é cúmplice dessa roubalheira toda...
Gosto · 22 h

Moniz S. Walunga Yeah, yeah! Malandros dao-se ap luxo de zombarem ao sistema de justica porque sabem que e' neste onde o verdadeiro diabo mora!! Ok, ja' se sabem quem sao, mas a pergunta que nos os cepticos (venenosos, usando sua expressao de um outro contexto) queremos respondida e': que acontecera' daqui em diante?!? A PGR habituada a sentar em cima dos ptocessos ilicitos ate' os mocambicanos esquecerem vai mover palha?!? Que tal se essas comissoes foram para financiarem actividades do partido (como temos ouvido quebtal acontece) e esses dois apenas foram o canal usado para esse fim, entao, que vai acontecer?! Muito filme ainda por rolar! Eu, pessimista que sou por causa do que nos habituaram, nao creio que havera' responsabilizacao de ninguem!
Gosto · 22 h

Nhecuta Phambany Khossa Há equívoco no uso dos termos em shangana. Xihevele nada tem a ver com roubar. Teria se o nome fosse Xiyiveli. As letras "y" e os "iis" fazem a diferença. PS: Sou natural do Distrito de Magude, Povoação de Matxambuyana, e por isso falo bem o Shangana.
Gosto · 3 · 22 h

Ed Mazive quem isse que quem deu esse nome fala bem xangana?
Gosto · 1 · 21 h

Holden Macuapa Muito triste
Gosto · 1 · 22 h

Inacio Ernesto Mazive Kikikikiki. Mocambique anima mesmo. Quer dizer, a pessoa sabe que esta a roubar ao povo e ainda cria uma empresa que como o mesmo nome. Lol
Gosto · 21 h

Luis Dias Gostaria de ver as autoridades Moçambicanas iniciar uma investigação séria sem interferências políticas sobre este alegado crime de corrupção.
O povo moçambicano é que pagou esses USD 800,000 pois a Embraer meteu esse valor no preço final dos aviões. Chama-se a isto "Sobre-facturação" que é crime punível mesmo no Código Penal de Moçambique.
Gosto · 2 · 21 h

Francisco Wilson Ate parece moda na perola de atum
Gosto · 21 h

Nelson Junior .........Realmente, as pessoas por dinheiro sao capazes a tudo: este Mateus Zimba era um dos grandes fanaticos simpatizantes da frelimo no centro 8 de Marco...sempre e sempre contra a corrupcao...incrivel
Gosto · 21 h

José Puchar Puchar Enquanto outros dizem k não é roubo mas sim corrupção, para mim e muitos milhões de moçambicanos, é roubo sim. Corrupção é uma forma de roubo
Gosto · 21 h

Daniel Costa Nao esta aqui a TV MIRAMAR para dizer tudo o que pensa destes homens e que o seu lugar e' de facto ver o sol aos quadradinhos.
Gosto · 21 h

Mondlane Calane Dzovo Kito No Deus do céu
Gosto · 21 h

Antonio Romao Cossa O k mais mi doi nesse asssunto de roubalheira é k a procuradoria ta nas bancadas a assistir e a baterr palmas
Gosto · 20 h

Adriano Novela Eng Viegas com aquela carinha de mampompo, afinal faz boladas também!
Gosto · 2 · 20 h

Nduma Waka Nkuna E aquele tipo que faz e faz bem
Gosto · 20 h

Gildo Mugabe Rhulani Bom sem querer defender o Dzimba, há uma diferença entre Xihevele e Xihivele......!
Gosto · 1 · 20 h

M Whandro Mangoba Xiroubo então?
Gosto · 20 h

Rui Julio N'tla
Gosto · 20 h

Rafael Duarte Isso ainda vai aquecer
Gosto · 20 h

Ernesto Magaia Esse Viegas já esteve na media porque nos tempos que la se vão ja auferia mensalmente USD 25000.
Gosto · 19 h

Issufo Chona Nao vai aquecer nada pk a nossa PGR e politica e vai assim cair no esquecimento...
Gosto · 19 h

Guilherme Noronha Esses gajos brincam com o povo fooogo! Quer dizer, roubam ainda gozam na nossa cara!WTF
Gosto · 1 · 19 h

Issufo Chona Tds tem rabo preso por isso...a coisa vai ficar entre camaradas...ou vao dizer que o Dhakama esta metido...
Gosto · 19 h

Rui Retxua Os gringos provocaram uma ecatombe.
Gosto · 19 h

Manuel Chavane Não vai haver hecatombe. Viegas é do partido e o Zimba é da Geração 8 de Março.
Lembram -se do MBS, acusado pelos gringos de ser Barão da Droga? A PGR "investigou" e não achou nem indícios, pelo que arquivou o processo.
Gosto · 10 h

David Moiane Vamos parar de choramingar porque desse governo está mais que provado que não devemos esperar nada... VAMOS VOTAR EM MASSA NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES
Gosto · 3 · 5 h · Editado

Herminio Jose Isto e uma vergonha estes FDP deviam dar cana direto.
Gosto · 19 h

Domingos Gove Não é por acaso que a justiça defende que qualquer um é inocente até que se prove a sua culpa. Acho que era pra manter sociedades e Estados estáveis pois a verdadeira realidade é que o Homem (homem e mulher) é sempre potencialmente corrupto, ladrão e tudo mais. É so lhe dar a oportunidade. Não é apenas Homem moçambicano ou africano. São todos os Homens do mundo. Por outras palavras, todos nos que estamos aqui a criticar, nas mesmas condições, faríamos o mesmo, ou o pior. Portanto pra mim a questão não é mudar as pessoas nas lideranças, através das eleições, como alguns advogam. Para mim é aprofundar a democracia participativa onde efectivamente o povo possa exercer maior poder directa e continuamente durante os ciclos de governação e não delegando o seu papel e poder pra grupos ou algumas pessoas. Agora, reconheço que esta abordagem contraria a cultura africana, onde um político ou dirigente é visto como um Deus e não um servidor público, que deve ser permanentemente monitorado e exigido transparência e coerência em todos os seus actos. Em várias línguas africanas Hosi significa chefe, dirigente e Deus!! No ocidente, de onde trouxemos este tipo de democracia que estamos a implementar no continente, a cultura deles há muito deixou de ver um dirigente, como nós o vemos. Por isso é que temos que africanizar esses sistemas pra que possam produzir efeitos similares doutros cantos mundo. Sem isso, preparemo-nos para sempre enfrentar as mesmas situações eternamente. Rogo bastante que eu esteja errado.
Gosto · 2 · 18 h

Nelson Junior Sim, todo o ser humano eh corruptivel, por isso eh preciso criar instituicoes estatais rigidas, transparentes, democraticas e justas...o problema eh que voces ai tem lideres corruptos e instituicoes do estado que sao cosmeticas...sao as instituicoes que reforcam a democracia e nao os lideres...e pra piorar a vossa situacao, os vossos lideres tem poder absoluto..e poder absoluto, absolutamente corrompe...tem um partido de Oposicao que tem o mesmo lider ha mais de 37 anos..e como nao bastasse, tem o outro partido no poder ha quase 50 anos...o que voces esperam???....
Gosto · 1 · 17 h

Domingos Gove Até podes ter razão Nelson. Sem querer puxar a sardinha à minha brasa, o problema não é so moçambicano, é de toda a África, obviamente com diferentes níveis, e até de fora. É só ver o que acontece no Brasil...
Gosto · 2 · 11 h

Antonio Gulube Nao "comeu" sozinho por isso nada vai acontecer.
Gosto · 16 h

Dani Sitoe Epah tamos entregues.

MaMeq Nguemando Ladroes mbavas foraaa
Gosto · 11 h

Ismael Baptista Gove, ñ acredita mudanças kkkk você é daqueles quer mudar sem mudanças kkkkk. Educando e corrigindo o homem
Gosto · 1 · 11 h

Ismael Baptista Obrigado Dr Vaz pela dica da Lam
Gosto · 11 h

Manuel Chavane Não vai haver hecatombe. Viegas é do partido e o Zimba é da Geração 8 de Março.
Lembram -se do MBS, acusado pelos gringos de ser Barão da Droga? A PGR "investigou" e não achou nem indícios, pelo que arquivou o processo.
Gosto · 10 h

Ntsua Obus Neuara Taualia Momade
Gosto · 10 h

Egidio Vaz Ontem a STV noticiou o caso. Mas hoje, dia 1 de Dezembro de 2016 a notícia já não aparece. Para que conste, aqui vai a noticia: https://www.youtube.com/watch?v=T7nJosaut8w



STV JornaldaNoite 30 11 2016
Escândalo na LAM e outras notícias
youtube.com
Gosto · 10 h

Egidio Vaz Os comentários do Dr Gilberto Correia na Noite Informativa: https://www.youtube.com/watch?v=t1jDj36ekN4


STV NoiteInformativa Comentarios 30 11 2016
youtube.com
Gosto · 10 h

Albazino Ricardo Cumbane Este é o meu Pais. Tudo putrefacto, a política a misturar-se com os dinheiros, e agora a religião também não escapa, já viram o desdobramento que os políticos fazem pelas Igrejas? Agora isto!... Já não conseguem surpreender-me. Algum moçambicano está surpreendido? Talvez se parassemos de bajula-los e mostrarmos que não passam de simples servidores nossos. Os tribunais mostrarem que as leis também foram feitas para eles. Porque falar e nada acontecer isso já fazemos desde 1975. Estamos na quarta República com o mesmo, e agora perdaram vergonha e fazem afirmações como esta " temos direito de ser ricos lutamos para isso." Afinal não era para libertar a Pátria do jugo colonialista e tudo o que representava? E ele são neocolonialista, senhor. Moçambique é deles...Thump só se enganou quando disse que África deve ser colonizada de novo, devia era dizer que: África deve ser libertada dos novos colonizadores. Porque de colonizadores nós nunca nos libertamos eles só mudaram de cor e com a conivência do Ocidente.
Gosto · 3 · 10 h · Editado

Egidio Vaz
Gosto · 10 h

Furcane Aboo Vale tudo. E a autoestima em acçao. Nao ter vergonha de ser rico e todos oa slogans em acçao.
Gosto · 9 h

Mita Momade Maninha Jorge, Macutinha Macutana Macuta
Gosto · 1 · 9 h

Maninha Jorge É mãe coisas do nosso País. Corrupção e mas corrupção
Gosto · 9 h

Ntsua Obus Neuara Pode isso assim mesmo?
Gosto · 9 h

Mita Momade Os tipos são lixados. Este é o Pais de Merda mesmo. Possah
Gosto · 8 h

Maninha Jorge Kkkkkk ainda tiveram ke acrescentar o valor de aquisição pra tere a comissão dele hiiii
Gosto · 8 h

Macutinha Macutana Macuta Vou mudar-me para Marte, alma d'avo. #Jedemais
Gosto · 7 h

Madjaha Madjahene Atencao amigos: quem pagou as comissoes em ultima instancia foi a LAM. Pois estas comissoes foram embutidas no preco dos avioes.
Gosto · 9 h

Navalha Agnaldo Navalha Tlha
Gosto · 8 h

Arnaldo Caliche Mbavas? ou investidores/ emprededores?
Gosto · 7 h

Zitha Zitha Vamx tirar a frelimo do comando.mx dooonnn k vai la estar?
Gosto · 7 h

Sidonio Pedro Zitha zitha, foi a Frelimo que cobrou as comissoes ou foram o Jose Viegas e o Zimba?
Gosto · 30 min

Sampaio Costume O nome mostra a legalidade do ato no nosso país"roubo".
Gosto · 7 h

Agnaldo Massunda Jorge Mutemba Lenný Amiel Aylton Tomas Valdemar Sambo Emanuel Vuyo Jerace Richate
Gosto · 3 · 6 h

Valdemar Sambo Meus caros neste País, o importante é ter saúde e fazer o teu pq esta demais isto.
Gosto · 6 h

Agnaldo Massunda O importante é ter saúde . 👏👏😀
Gosto · 2 · 5 h

Lenný Amiel Porras já não sei pah
Gosto · 1 · 4 h

Agnaldo Massunda O importante é ter saúde e salário Lenný Amiel . Esta foda isso.
Gosto · 4 h

Emanuel Vuyo Jerace Richate Sinceramente isto está de mais 😏😏😏. Lembra-me uma das idéias-chave que tivemos em #Sociologia_do_Desenvolvimento quando falamos da probreza. Ficou a lição de olhar a pobreza em particular no nosso contexto não como #problema como tal, mas como #consequência de acções desmedidas de determinados grupos sociais (indivíduos)
Gosto · 2 h · Editado

Elias Valente Langa Mais ladrões
Gosto · 6 h

Elias Valente Langa Estes pais é feito de ladrões mesmo?
Gosto · 6 h

Alfredo Libombo Tomas Fico triste. Sao pessoas que eu considerava que chegaram ao patamares a que chegaram devido a sua honestidade e trabalho árduo. Eram referencias para mim. Principalmente o Sr. Zimba. O facto de ter estado na Sasol todos aqueles anos e ter saído aparentemente limpo para a General Electric davam a entender ser um profissional de mao cheia e limpo. Parece que me enganei. Nao sei se a GE vai manter nos seus quadros, uma pessoal com uma ficha destas. Nao havera oportunidades para negociatas no novo cargo?
Gosto · 5 h

Cesaltina Madede caro amigo nao se meta nessas confusoes o importante e a saude e faxa a tua parte
Gosto · 5 h

Gildo Afonso ...roubar bem e pra valer. Kkkkkk
Gosto · 4 h

Bone Waka Yuh
Gosto · 4 h

Bone Waka ROUBAR A VALER....kkkk foi falta DE Nome??? Ou foi aquela cantiga..NAO VAO ME FAZER NADA????
Gosto · 4 h

Augusto Chicala este pais tem dono voce nao sabs o ki xtas a falar, isto é coredor d ladrs
Gosto · 3 h

Augusto Chicala
Gosto · 3 h

Sorino Sampaio Todos preucupados em roubar o próprio país, quem irá construí-lo?
Gosto · 3 h

Ab Binadre WZ INTERESSANTE
Gosto · 2 h

Heernando Mashavah Remata la noticias ai oh grande Egidio VazVer Tradução
Gosto · 2 h

Cardoso Jose Isso é triste.
Gosto · 1 h

Marilucia Rodrigues Francisco Mbavas a valer e com todas as palavras....

Sem comentários: