quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Pediram suborno de um milhão de dólares mas aceitaram 800 mil dólares pela compra de aviões para as LAM

video
José Viegas e Mateus Zimba

PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Tema de Fundo - Tema de Fundo
Escrito por Adérito Caldeira  em 01 Dezembro 2016
Share/Save/Bookmark
@VerdadeO antigo presidente do conselho de administração(PCA) das Linhas Aéreas de Moçambique(LAM), José Viegas, e o antigo director da Petrolífera Sasol em Moçambique e actual Executivo Regional da GE Oil & Gás, Mateus Zimba, pediram um milhão de dólares norte-americanos de comissão a Embraer para adjudicarem a compra de duas aeronaves a empresa brasileira. A fabricante de aeronaves comerciais aceitou pagar 800 mil dólares de suborno e a companhia aérea de bandeira moçambicana adjudicou o negócio de cerca de 70 milhões de dólares norte-americanos.
Os actos de corrupção activa constam de um “Termo de Compromisso e de Ajustamento de Conduta” onde a empresa Embraer admitiu ao Ministério Público Federal e a Comissão de Valores Mobiliários do seu País ter pago o suborno pela venda de duas aeronaves em 2008.
Segundo o documento, datado de 6 de Outubro do corrente ano, após cerca de 3 anos de esforços da empresa brasileira para vender aeronaves às LAM foi formalizada uma proposta para a venda de “dois aviões comerciais pelo preço unitário de 32 milhões de dólares norte-americanos com uma opção para a compra de mais dois aviões pelo mesmo preço”.
Todavia o director de vendas do segmento de aviação comercial da Embraer, Patrice Candaten, foi contactado por pelo cidadão moçambicano Mateus Lisboa gentil Zimba que lhe informou que actuaria como “consultor no negócio”, embora nunca antes tivesse participado nas negociações.
O executivo da Embraer reportou a abordagem aos seus superiores propondo que fosse criada “alguma margem para comissões” para Mateus Zimba nas propostas futuras de venda de aviões às LAM. A empresa brasileira acabou por aprovar o pagamento de 50 mil dólares norte-americanos, que poderiam chegar a 80 mil, por cada um dos dois primeiros aviões que seriam vendidos a transportadora estatal moçambicana. Ficou ainda decidido, por parte da Embraer, que “se pagasse 2 a 2,5% do preço da venda das duas opções se a LAM exercesse a previsão opcional de comprar outros aviões”.
Apresentada a proposta de suborno, 50 a 80 mil dólares por avião, Mateus Zimba “insinuou que o cliente(as LAM) poderia adjudicar o contrato para outra empresa”, reportou o vice presidente da Embraer Europe, Luiz Fuchs, a 18 de Agosto de 2008.
José Viegas “perguntou se o preço da aeronave poderia ser elevado”
Entretanto o PCA da Linhas Aéreas de Moçambique, José Viegas, telefonou para o vice presidente da Embraer Europe e afirmou que “algumas pessoas receberam a proposta(de suborno) da Embraer como um insulto e, de certo modo, teria sido menos ofensivo não propor nada, mesmo que isso não fosse uma solução aceitável”.
De acordo com o “Termo de Compromisso e de Ajustamento de Conduta” que estamos a citar o vice presidente da Embraer Europe questionou ao presidente do conselho de administração das LAM o que esperava da Embraer e José Viegas respondeu que “nas actuais circunstâncias, penso que em cerca de um milhão de dólares”.
Os dois executivos negociaram e o PCA das LAM “finalmente sugeriu que poderíamos nos safar com 800 mil dólares”, reportou Luiz Fuchs que disse ter referido a Viegas que a Embraer não tinha orçamento para pagar esse montante de suborno ao que o gestor da transportadora moçambicana sugeriu tira-lo da margem de lucro e ainda “perguntou se o preço da aeronave poderia ser elevado”.


A 15 de Setembro de 2008, “a Embraer e a LAM firmaram contrato de compra e venda de dois aviões E-190 pelo preço unitário de 32.690.000 dólares norte-americanos, mais um sinal de 312 mil dólares por um terceiro avião. José Viegas foi um dos três executivos da LAM que assinaram o contrato pela empresa”, pode-se ler no documento das autoridades brasileiras que estamos a citar.
Dívida da compra dos Embraer´s mantém-se no BCI
@VerdadeQuando a primeira aeronave de fabrico brasileiro chegou a Maputo o jornal Notícias reportou que cada um dos dois aviões comprados, através de uma operação financeira montada pelo Banco Comercial e Investimentos(BCI), teriam custado cerca de 35 milhões de dólares norte-americanos.
Passados sete meses da assinatura do contrato de compra com as Linhas Aéreas de Moçambique, e antes da entrega da primeira aeronave, a empresa brasileira celebrou um contrato de representação comercial com uma empresa constituída por Mateus Zimba, sediada em São Tomé e Príncipe, a Xihivela Consultoria e Serviços Lda, onde prometeu pagar 400 mil dólares norte-americanos por cada aeronave entregue a transportadora estatal moçambicana.
“A Embraer entregou duas aeronaves à LAM entre 30/07/2009 e 02/09/2009. Na sequência da entrega de cada aeronave, a empresa de Mateus Zimba apresentou duas faturas à Embrael, cada uma no valor de 400 mil dólares norte-americanos, a primeira com data de 15/08/2009, e a segunda com data de 24/09/2009”, indica o documento assinado pelo Ministério Público Federal, pela Comissão de Valores Mobiliários e pela Embraer que refere ainda que os pagamentos foram efectuados através de transferências bancárias de uma conta da empresa brasileira nos Estado Unidos da América para outra titulada por Zimba na Caixa Geral de Depósitos em Portugal.
O @Verdade tentou contactar os dois moçambicanos visados mas ambos não atenderam as nossas chamadas telefónicas nem retornaram até ao fecho desta edição.
José Ricardo Zuzarte Viegas deixou de ser PCA das LAM em 2011. Até a altura a empresa que é estatal, pois o maior accionista é o Estado moçambicano através do Instituto de Gestão das Participações do Estado(IGEPE), nunca apresentou publicamente nenhum Relatório e Contas como a lei prevê.
Todavia o jornal Savana reportou nesse ano até 31 de Dezembro de 2010 a transportadora aérea devia ao Banco Comercial e de Investimentos(BCI) 95 milhões de dólares norte-americanos. Recentemente o mesmo semanário veiculou que a dívida das Linhas Aéreas de Moçambique no referido banco ascendia a 73 milhões de dólares norte-americanos.

    Esta notícia foi censurada no Telediário do Dia 1 de Dezembro de 2016 da STV, depois de abrir o Jornal da Noite no dia 30 de Novembro de 2016. Normalmente a STV repete tudo no serviço noticioso do dia anterior, pelo menos as grandes notícias. Mas parece-me que "aquele número" foi de novo discado e "aquela parte" foi retirada. E para os que perderam, aqui vai a notícia. A análise do Dr Gilberto Correia e do Dr Rocha estão em https://www.youtube.com/watch?v=T7nJosaut8w e em https://www.youtube.com/watch?v=t1jDj36ekN4
    Peço a todos para partilhar este vídeo, para que mais pessoas saibam que alguém enriqueceu de forma ilícita, para que a justiça saiba e não tenha como fugir da sua responsabilidade de agir contra corruptos de colarinho branco, para que os poderes públicos tenham conhecimento. Divulguem e amplifiquem a mensagem, para que finalmente estes palhaços tenham vergonha na cara e que nunca mais venham nos dizer que são mais inteligentes que o povo trabalhador. Partilhem o vídeo para demonstrar a nossa ira contra este estado de coisas, para que finalmente alguém possa se convencer do estado podre das coisas.
    Quero que este vídeo chegue aos actores e este post aos visados. Envergonhem-se.
    AS CADEIAS PRECISAM DE NOVOS INQUILINOS, PREFERENCIALMENTE ESTES DE PELE FINA que por anos nos convenceram que eram mais inteligentes e competentes que os demais!
24 m visualizações
Adérito Jaieia Percebi esta manha quando quis ver a repeticao da noticia, pois achei estranho que noticia tao bombastica tenha ficado para segundo plano.....
Gosto · 5 · 9 h
Francelino César Santos
Junior Muthoi Matsinhe
Junior Muthoi Matsinhe Hehehehehe.... então os patos começam a sair da capoeira
Gosto · 1 · 9 h
Mindows Savanguane
Mindows Savanguane Assim mesmo...kkkk
Mauricio Guiamba
Mauricio Guiamba O pais esta a esfriar cada dia que passa.
Gosto · 5 · 9 h
Observador da Justiça
Observador da Justiça "CHIHIVELE" em acção, criatividade de assustar diabo.
Gosto · 12 · 9 h
Julio Moises Balate
Julio Moises Balate Evans Magaia tua empresa xiyivelo aqui, muyivendziwena
Uric Raúl Mandiquisse
Uric Raúl Mandiquisse O primeiro link o vídeo está indisponível
Gosto · 1 · 9 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Deve ser problema da sua Internet. Este link não falha
Gosto · 1 · 8 h
Uric Raúl Mandiquisse
Uric Raúl Mandiquisse Ao menos vi o segundo
Ntsua Obus Neuara
Ntsua Obus Neuara Não é falha de rede não. Penso que foi removido.
Gosto · 1 · 8 h
Tomas Xerinda
Tomas Xerinda eu consegui ver a poucos segundos
Gosto · 2 · 8 h
Ntsua Obus Neuara
Ntsua Obus Neuara Tomas viste do YouTube. ?
Gosto · 1 · 8 h
Simão Pedro
Simão Pedro EU VI AGORA NAO FOI RETIRADO ALGUMA COISA NAO TA BEM NUM CEU DISPOSITIVO
Gosto · 1 · 8 h
Gil Vianova
Gil Vianova Eu vi agora.nao foi removido.
Stelio Semedo
Stelio Semedo Está notícia vem logo a seguir a ida do ex PR ao CPI falar das dívidas ocultas, será coincidência ou estão a tentar atirar areia aos nossos olhos. E a subcomissão criada para apresentar a proposta de descentralização a AR devia ter sido submetida até Novembro, já estamos em Dezembro.
Humm, caso para dizer que aqui tem gato 😾😾😾😾.


Não acha Dr. Egídio Vaz???
Gosto · 7 · 8 h · Editado
Almeida Meque Gomundanhe
Almeida Meque Gomundanhe Esses tipos estão a trabalhar com outro tipo de calendário, pah. Para eles estamos ainda em Novembro. Triste
Francilia Jonaze
Francilia Jonaze Um gato bem grande e com o rabo todo de fora.
Imelio Nhacundela
Luciano Mapanga
Luciano Mapanga Egídio, se vivemos num país em que algumas pessoas podem mandar retirar algumas notícias incômodas, acha que a justiça aí tem espaço de manobra? Ela também (justiça) está nas amarras do mesmo sistema.
Gosto · 1 · 8 h
Rodrigues Isaac
Rodrigues Isaac José Amor Mudjadju Tovele quem me dera uma bolada dessas ntlah
Gosto · 1 · 8 h
Varlido Jorge Mahoche
Egidio Vaz
Egidio Vaz Eu tenho no celular
Gosto · 1 · 8 h
Sabino Meigos
Sabino Meigos Gatunos a solta
Katya Elisabeth
Katya Elisabeth Jayme Bernardo Kf bolada quente...xii coisas de vergonha vivem se neste país
Jayme Bernardo Kf
Jayme Bernardo Kf Este país só tem larápios., . . . . .#*S.L*#
Délcia Pereira
Rodrigues Isaac
Rodrigues Isaac Só espero que não termine assim
Por mim devolução dos valores e cadeia
Gosto · 1 · 8 h
Benjamim Bccnuro Conjo
Benjamim Bccnuro Conjo Os gajos terrível;todas essas manobras kkk;as pessoas antes de roubarem deviam ficar a saber que sedo ou tarde a verdade sempre a vem átona:
Alimo Dulobo
Salvado Novela
Salvado Novela O tipo padece de lapsos de memória seletivo...he he he he he he he he he he
Gosto · 3 · 6 h · Editado
Luisa Almeida
Manuel Juliao Vilanculo
Manuel Juliao Vilanculo Opah, coisas de vergonha que os dirigentes nacionais fazem...
Rosalia Valoi
Rosalia Valoi Calaram a boca dos jornalistas da STV em dois tempos, uma noticia dessas tinha que ser investigada...mas como sao tubaroes envolvidos,vho zweee
Gosto · 2 · 8 h
Lopes Muianga
Zuheb Selemane
Zuheb Selemane Foi uma gorgeta bro,deixa la,ate nos recebemos!
Gosto · 1 · 8 h
Profeta Amor
Profeta Amor Sim, mas de verdade isso quer dizer que o direito à informação é nos negado!!!
Bonchil Gomana
Bonchil Gomana Muita vergonha para o nosso país só LADRÕES em todo Lado😳😳😳 SOMOS UM POVO ENGANADO E NOSSOS DESCENDENTES SÃO ALVO DA NOSSA CEGUEIRA😭😭😭
Gosto · 1 · 8 h
Refillerboy Mwahosi
Refillerboy Mwahosi Enquanto o pais continuar a ser dirigido por supostos dr. Em 7 áreas ou mais... isto vai continuar assim....pior que diz se que foram formados no exterior enquanto na verdade é uma autentica fantochada sao doctores da roubalheira esses....acho que devemos mudar as coisas...este pais está sendo dirigido por supostos académicos e controlado por médios o que devia ser ao contrario...o académico tem toda manobra pra se escapolir das investigaćoez do médio mas dificilmente um médio pode se escapolir do académico...esses kotas sao trafulhas...hehehehehhe..roubou e nao atende telefone..ora porque faz tempo e esqueceu algumas coisas...hahahahah camon
Gosto · 11 · 8 h · Editado
Awado Sabiti
Jojo Mutombene Junior
Jojo Mutombene Junior Esses Srs. me cansam, empresa CHIHIVELE"... Aquilo que o diabo não consegue fazer na terra os nossos políticos dão de bacela.
Gosto · 3 · 8 h
Ntsua Obus Neuara
Ntsua Obus Neuara Só tenho pena de Jeremias Langa (JL) .

A quando da polémica que envolvia Salomao Moyana JL veio dar a cara defendendo a cobardia que fez com que o programa não fosse ao ar.
Gosto · 1 · 8 h
Julio Pinto Macitela Mario
Julio Pinto Macitela Mario Salomao Moiane tem muita razao de mandar passear a stv.
Gosto · 6 · 8 h
Geraldo Manjate
Geraldo Manjate Na altura ate achei que o Salomao Moiane, estivesse exagerar mas ....epa assim não da STV.
Barão Guambe
André Filipe
André Filipe Era bom tb que tivesse compartilhado via whatsapp.
Gosto · 2 · 8 h
Egidio Vaz Eu tenho o vídeo. Mande o teu e eu encaminho
Gosto · 3 · 7 h
Andre Guidione
Andre Guidione Dr. Egidio Vaz ,eu gostaria de ter o vídeo via WhatsApp . +86 18646093152 . O número é com código +86 . Obrigado!
Andre Guidione
Andre Guidione Egidio Vaz Dr. Egidio Vaz ,eu gostaria de ter o vídeo via WhatsApp . +86 18646093152 . O número é com código +86 . Obrigado!
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane Nao se recordar de 800.000 dólares... Q amnesia, más bom essas comissoes Sao ilegais????
André Nhantumbo
André Nhantumbo 829263896 meu whatssap
Chazia Chassafari
Chazia Chassafari Meu watsap 845196783
Debe Paúa
Debe Paúa 827314134
Assulay Picca Picca
Assulay Picca Picca +258848529203
Cabral Obadias Nhantumbo Nhantumbo
Eliseu Soares
Eliseu Soares Please 841410577Ver Tradução
Azevedo Victor
Azevedo Victor 843795313
Puto Napera Napera
Amelia Munharo
Amelia Munharo Assim todo mundo ja pode te ligar e pedir emprego chazia. Kkkk
Gosto · 1 · 6 h
Kuyengany Produções
Kuyengany Produções 00337 6069 0372 Please ProfessorVer Tradução
Orliques Adelino Magul
Orliques Adelino Magul Pobre Pátria.
Otelmo Silva
Keel Mimo
Keel Mimo Yah apanhei a cena ontem
Juvencio Matiquite
Juvencio Matiquite Estamos tramados
Keel Mimo
Keel Mimo Muito...apanharam o nome da empresa? Kkkk
Otelmo Silva
Otelmo Silva Nome da empresa é louco
Jorge G Mussane
Jorge G Mussane Kkkkkkkk eish
Chababe Selimane
Chababe Selimane A escrever.........
Gosto · 1 · 7 h
Elísio Nhantumbo
Elísio Nhantumbo E lá esta o tirano nos escravizando. Vamos rasgar o hino? De cara lavada o tipo mandou encarecer o custo dos aviões para garantir a sua gorda comissão: podemos nos safar com 800 mil dolares. Resultado, ir a Pemba é mais caro que a Europa. Cv's só. Pessoalmente não crio ilusões de ver estes tipos responsabilizados. No dia que isso acontecer, meu país terá nascido denovo.
Gosto · 11 · 7 h · Editado
Elídio Ernesto Nhantumbo
Elídio Ernesto Nhantumbo Nao sei como compartilhar teu comentario..
Flávio Matsimbe
Flávio Matsimbe Este é mais um caso pra a nossa justiça entrar em acçao.
Lourenco Mauai
Lourenco Mauai Triste!
So o salário que lhes é pago está acima da medida e volta e meia roubam ao infinito!
Gosto · 1 · 7 h
Ernesto Mabote
Ernesto Mabote partilhando meu caro
Jaime Lourençom Nhanombe
Jaime Lourençom Nhanombe Vamos proceder a contagem e dizer que 2016 foi ano de penumbra
Gosto · 1 · 7 h
Rita Zaninelli
Rita Zaninelli Obrigada pela partilha esclarecedora. Gostaria de receber no whatsApp. Obrigada
Joao Albino
Joao Albino Cadeia pra os gatunos
Sezardo Charifo Charifo
Arao Jose Valoi
Arao Jose Valoi Caro Egidio Vaz, mande me também em 840166142
Egidio Vaz
Egidio Vaz Peçam me pelo número 823060763
Gosto · 5 · 7 h
Nélio D Santos Matola
Nélio D Santos Matola Egidio Vaz ao serviço do Povo
Santos F. Chitsungo
Santos F. Chitsungo Agradeceria se mo enviasse para 846541030, pf
Isac Ramos
Isac Ramos Luvas luvas...mesmo com o clima quente
Gosto · 2 · 7 h
Inpraise Chaguala
Inpraise Chaguala Viva frelimo
Gosto · 4 · 7 h
Eliseu Soares
Eliseu Soares Doi ser Moçambicano
Gosto · 2 · 7 h
Lurdes Ibraimo Macie
Edgar Barroso
Rodrigues Tembe
Rodrigues Tembe Apoiado.
Gosto · 1 · 7 h
Frank Cachiz
Frank Cachiz Complicado para nós isso que nem sabemos de onde de e para onde vai esse dinheiro do povo 😯😠😥😥😥😥
Callo Montinho
Alvaro Guimaraes
Alvaro Guimaraes Sao sim Lindo. Nao sei se os camaradas nao estao acima da lei
Gosto · 1 · 7 h
Zitha Zitha
Zitha Zitha 844759763
Hamilton Chiluvane
Hamilton Chiluvane sinta u truque do tio Mateus :o
Atilio Chamo
Rebeca Cipriano
Moises Machivene
Moises Machivene Eish..... grande vergonha pra o nosso país.
Gosto · 1 · 7 h
Izard Iacamurima
Izard Iacamurima Teófilo Iacamurima, corruptos de colarinho branco, crime organizado.
Gosto · 1 · 7 h
Teófilo Iacamurima
Teófilo Iacamurima Ja recebi pai! Tantos anos ao serviço da LAM, fazendo cara de inocente!
Juliana Da Graca Castilho
Claudio Vembane
Claudio Vembane Professor peço que me envie para 846541538
Egidio Vaz
Egidio Vaz Peça -me directamente da fonte
Gosto · 1 · 7 h
Domingos Mazivila
Domingos Mazivila Ja sabem donde vem o fumo 😷
Tania Mussana
Tania Mussana Goves são muitos em Moz
Daniel Filipe Mathusse
Daniel Filipe Mathusse Sinceramente coisas d muita vergonha.
Afinal ond estamos poxa pa.
Lugar d ladrão é cadeia
Jorgito Mundlovo
Jorgito Mundlovo O tipo recebia 25 mil USD liquidos e fax isso?
Mondlane Calane Dzovo Kito
Mondlane Calane Dzovo Kito Isso é triste, muito triste. Afinal em que país estamos nós meu Deus??
Nkateco Maulele
Nkateco Maulele Avahive, seus filhos da Pu...a
Lastrobia Dzimba
Lastrobia Dzimba Bando de Corruptos
Cleide Isabel
Amarildo Domingos Fondo
Amarildo Domingos Fondo Já tinha visto
Ivan Cunha
Ivan Cunha Só posso rir. Tô cansado de chorar
Gosto · 2 · 6 h
Crimildo Chemane
Lolo Machavela
Lolo Machavela Ond ha fumo ha fogo 😂😂😂😂😂😂😂😂
Nelson Junior
Nelson Junior Saber que Mateus Zimba tambem envolveu-se nestas actividades mafiosas e sujas eh muito muito muito triste, incompreensivel e inacreditavel-O Zimba era o farol no Centro 8 de Marco: homem com dignidade e principios-O Zimba pertencia a grupo de jovens vindos da Zambezia, sim era simpatizante da frelimo mas nao era dos fanaticos: Se, o Zimba tambem ele perdeu aqueles principios de moralidade, entao voces estao "lixados"...Pelod vistos, voces tem tantos Zimbas, so que a imprensa e as autiridades internacionais nao vos informa-Se, o Zimba corrompeu-se imagino quantos corruptos voces tem...mas, por que tantos lideres corruptos em Mocambique:..a resposta eh facil: a frelimo, desde 1975 so glorificava os falsos revolucionarios e os lambebotad...consequencia: hoje temos toda esta porcaria, porcaria esta que afecta a nova geracao: realmente eh triste: Do Zimba, nada disto se esperava
Gosto · 2 · 6 h
António Francisco
António Francisco Nelson Junior: O espírito da geração 8 de Março é este mesmo - O Homem Novo à imagem e semelhança do empreendedorismo militante Machelista, que Chissano e Guebuza souberam, cada um no seu estilo proprio, continuar e preservar. Por isso, quando surgiu o projecto de instrumentalização do nosso grupo do 8 de Março eu insurgi-me activamente. Obviamente, os faróis do Centro 8 de Março aí estão a iluminar o caminho para um ambiente de negócios predador e degenerativo.
Gosto · 2 · 6 h
Nelson Junior
Nelson Junior Realmente eh triste, ver jovens do 8 Marco, jovens estes academicamente bem preparados, pois tinham a educacao portuguesa, cheios de valores humanos pois era quase obrigatorio no tempo colonial ter aulas de religiao..e hoje, os tais jovens sao dos mais corruptos: eh triste e arrepiante...Nao ha duvidas de que Mocambique perdeu-se...eh so ver a geracao que nasceu no periodo da frelimo...so pensa em valores materiais, sexo e futebol..eh triste
Gosto · 1 · 5 h
Nelson Junior
Nelson Junior Ps!..talvez, se ele tomasse a carreira de musico, nao estaria nestas aguas pois era um bom cantor.....enfim!
Gosto · 1 · 6 h
Jose Baciao
Jose Baciao Apoiado
Inês Ruben Bembele Passe
Arsenio Banze
Arsenio Banze A Xiyivele... Mas ok
Elias Casimiro Mário Mahoche
Elias Casimiro Mário Mahoche É só roubo encima do outro
Sergio Antao Rengy
Sergio Antao Rengy E esta Rafael Matusse ...
Emília Salato
Emília Salato Este país é uma autêntica vergonha!
Gosto · 1 · 6 h
Elias Casimiro Mário Mahoche
Elias Casimiro Mário Mahoche Em moçambique so ha justiça para os de menos
Nelson Junior
Nelson Junior Caro Sr.Egidio, nao me surpreende que a STV tenha censurado a tal noticia pois a STV encontra-se numa posicao muito muito dificel:tem o dono que eh un frelimista, mas, quase todos os jornalistas sao jovens com uma outra forma de pensar-A STV faz esforcos pra ser independente, mas ao mesmo tempo nao quer "ferir" a Frelimo e o governo...Dito isto, a STV tem bons jornalistas e a melhor televisao mocambicana...evidentemente ten pequenos problemas internos, mas tem jornalistas como Jaime e a Selma que sao impecaveis, jornalistas que tem capacidades de trabahar nas televisoes do Ocidente...
Gosto · 9 · 6 h
Rhoeid Albuquerque
Neyma Muianga
Neyma Muianga É triste 😐
Rafael Ricardo Nzucule
Rafael Ricardo Nzucule Já "bardilhei" o "fitio".
Gosto · 1 · 6 h
Macutinha Macutana Macuta
Macutinha Macutana Macuta Compartilhada com sucesso.
Edson Mangaze
Edson Mangaze Luis Chiandela
So nos envergonham esses!
Gosto · 1 · 6 h
Leandro Paul
Leandro Paul Mas a notícia no jornal O PAIS não foi retirada.
Gosto · 10 · 6 h
Zangua Bimbe Bimbe
Zangua Bimbe Bimbe Não se esqueçam que zimba é sobrinho
Gosto · 1 · 6 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Claro da mamã. ..
Gosto · 1 · 6 h
Ernesto Mabote
Ernesto Mabote Nhandayeyo
Saguate Sussundenga Junior
Saguate Sussundenga Junior Esses mesmo depois de mortos seus cadaveres nem para instrume servirão...
Gosto · 1 · 6 h
Dorah Makavaka
Dimel Khan
Leleco Pinto
Leleco Pinto Nos aleijaram mais 800 mil USD
Mais um crime que vai ficar impune
Helio Abdul
Gabriel David Gare
Gabriel David Gare País de ladrões,ainda estão sendo descobertos mais ladrões...
Ivan Stelio Cuamba
Ivan Stelio Cuamba Porra xihivele*já não se recorda pois passa muito tempo, merda d hipócritas.
Teixeira Teté
Teixeira Teté Esses devem pagar
José Dias
José Dias O "XILINDRO" vai receber gente de luxo! a estes "AGENTES" vai se juntar a turma do ATUM...
Gosto · 1 · 6 h · Editado
Nat Jeronimo
Nat Jeronimo Triste
Naine Mondlane
Naine Mondlane Revoltante!!
Zito Tomas
Zito Tomas Lenon, se puderes, veja esta reportagem sem preconceitos. Depois podemos debater no teu mural.
Gosto · 1 · 6 h · Editado
Sebastiao Guiamba
Sebastiao Guiamba Lamentável e vergonhosa situação. O povo sofre sem saber os porquês. É triste.
Cossito Freitas
Cossito Freitas Já vi o video
Gosto · 1 · 6 h
Nena Alves
Fortunato Sambo
Fortunato Sambo Tantos roubadores neste País...
Ireny Laston
Ireny Laston !!!!ya tá mal isso!
Heraclito Macamo
Heraclito Macamo Oque + me doi é que não vão fazer nada com esses gatunos pois fazem parte dos que desgraçam o país. Farinha do mesmo Saco.
Gosto · 2 · 5 h
Tinave Munguambe Munguambe
Tinave Munguambe Munguambe Assim vai o Pais do pandza
Dionisia Gloria
Dionisia Gloria Quer dizer nós estamos a legalizar a corrupção de tal forma,que a imagem do país está tão suja que até dá vergonha de ser Moçambicano
Azevedo Slimshady
Azevedo Slimshady País de medo. ....só lamentamos....vamos tomar o poder que temos ....tem k haver muita causa pra mudar a consequência. ....what happens in dark one day will come on light
Choveque Junior
Herminia Henriqueta Nhabangue
Herminia Henriqueta Nhabangue São individoa que podem ver e matar por causa da Hambição " Samora "
Nelson Junior
Nelson Junior Sr.Egidio: uma pergunta: como vai ser agora?...as vezes o vejo como convidado da STV pra fazer uns comentarios..e hoje, justamente critica a STV...vai aceitar o convite deles ou vai ser convidado???...ou vai ser um outro Salomao Moyana?...situacao dificel!
Gosto · 1 · 5 h
Jerónimo Katembe
Jerónimo Katembe Só podia ser no país do pandza
Jose Zucula
Jose Zucula Meu povo tamos mal.
Pedro David e Silva
Pedro David e Silva E o que vai acontecer aos corruptos? NADA!
Sergio Fabiao
Sergio Fabiao Bandidos malandro
Zauro Sumail Chá
Zauro Sumail Chá Sem comentário
Lino Manuel Calanga Calanga
Lino Manuel Calanga Calanga Povo trabalhar como diz Egídio Vaz. Caem me lágrimas. Povo trabalhar vamos mudar o cenário, é de lamentar e nada será feito de justiça! PORRA! Desculpa.
Vany Sitoe
Hilario Cumaio
Hilario Cumaio Num pais como esse que o membros da soberania fazem e desfazem depois o povo reclama tanto mas nada se faz para mudar nada, entao pessoal não percam vosso precioso tempo a querer criticar algo que nao vai mudar.
Gosto · 1 · 5 h
Myllah Fernandes
Osvaldo Chinguela
Osvaldo Chinguela Na vida não existe nada que prevalece pr sempre.
Danny Mar Nhantumbo
Felisberto Rosário
Felisberto Rosário Partilhar é meu direito como usuário do fb. Faço já.
Bradwell Masendeke
Bradwell Masendeke Hawena! Esta sem duvidas comprovado q esta é a Republica de Camarão
Marino Gomes
Marino Gomes Lutaram e libertaram o país
Innocent H. Ab
Innocent H. Ab esta notícia tirou-m a vontade de trabalhar. Vou dormir.
Gosto · 5 · 5 h
Inacio Alberto
Inacio Alberto Como nao meu bro!?? Mas nao podemos parar...
Abdul Latifo Bicá Ismael
Edson Guambe
Edson Guambe bando de ladroes.
Carimo Alexandre Machonga
Carimo Alexandre Machonga Quem luta pela justa causa sempre vence
Tonney José
Tonney José A culpa disso tudo é a merda que é a #frelimo
E nós o povo continuamos a depositar confiança nesses gatunos
#Frelimo de mer......
Gosto · 1 · 4 h
Bernardo Sumaila Mariana Thai
Bernardo Sumaila Mariana Thai Tá escrito que tudo uque si faz na escuridão um dia vem a clareza....
Gosto · 1 · 4 h
Edson Guambe
Edson Chindane
Edson Chindane WhatsApp
Adelino Aquili Tomas
Eb Pedro Banze
Sergio Machava
Sergio Machava woza woza gramei da nome da impresa xiyivele kkkkkkkk a te intetula nome da impresa de ladraogem
Gosto · 1 · 4 h
Aida Eydneess Bahule
Aida Eydneess Bahule Hoje fiquei a espera de ver a repetição e STV nada. Por isso muito obrigada Egídio
Félix Nhavene
Félix Nhavene Depois dizem que a LAM está em risco de falência. Ladrões
Aguiar Rumeque
Aguiar Rumeque Vergonha total Moz
Furcane Aboo
Furcane Aboo Cabrito come onde esta amarrado????
Ivan Z. Cossa
Ivan Z. Cossa Um dia bomba detona
Justino Jose Filipe
Justino Jose Filipe Uma cambada de gatunos impunes. Onde anda o Ministério Publico para por mão neste caso concreto? no lugar de por a mão em casos de pilha galinhas? Hoje já não se recorda que resposta?
Gosto · 1 · 4 h
Francisco De Assis Cossa
Francisco De Assis Cossa Estão a investigar, ainda está sob segredo de justiça.
Mauro De Melo
Narciso Alexandre
Marques Xerinda
Marques Xerinda São burros este.....veja aquele da INE faliu o Nosso Banco
Lesta Tomas
Lesta Tomas Os ladroes.....
Evelina Chila
Ireneo Miguel
Ireneo Miguel Os maiores inimigos do povo sao Estes landroes
Wilson Mondlane
Wilson Mondlane Ma então porquê a STV não repetiu a peça como tem sido de costume???
Orlando Ntaiamanja
Orlando Ntaiamanja Mano Hilário Cumaio, não te rendas, junte se aos outros, e continue lutando ao lado dos outros, e tudo dará certo! Denunciando, escrevendo, compartilhando e criticando, tudo isto, faz parte de uma luta! Quando a voz dos criticos for maior e em grosso numero, será ouvida muito longe, e esta voz, já existe, é só se juntar a esta, para o acréscimo do volume. E sabe qual ė, esta voz que representa o povo? ( Renamo)
Gosto · 1 · 4 h
Ursula Jone
Gildo Afonso
Gildo Afonso Frelimo é fez Frelimo é que faz...kkkk
Rodrigo F. Rocha
Rodrigo F. Rocha Caro Amigo Egidio Vaz, a notícia ja era conhecida, embora agora tenham sido divulgados os nomes que antes apenas conhecíamos pelos códigos. Mas, ainda assim, acho o "timing" desta notícia bastante estranho: lembre-se meu Amigo, que dia 30 de Novembro (ontem) era o prazo para o final do relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito referente às "dívidas ocultas". E, tanto quanto me apercebi, essa notícia ficou totalmente "abafada" por estes novos adornos da notícia que já se conhecia sobre a LAM.
Gosto · 11 · 4 h
Andre Aleixo Tivane
Andre Aleixo Tivane O nome já diz "Xihivele" roubar ao povo.
Gosto · 2 · 4 h
Luis Seif Nhanombe
Luis Seif Nhanombe Merda da frel.
Helder Bruno Costley White
Helder Bruno Costley White Triste muito triste
Abdul Yatima
Abdul Yatima muitos os q libertaram o País, acreditem nem comida não tem!
Abdul Yatima
Abdul Yatima os saloios armados de libertadores estai a fazer desmandos!!!
Bruno Afonso
Jacinto Matias
Jacinto Matias Xiyivele hehehehehe esse moçambicana pah
Jerry Muchanga
Jerry Muchanga
Jerry Muchanga And then what happens now. .Claro q nada Republica da banana
Yussuf Adam
Yussuf Adam eu que fui professor dos do 8 de Marco....Vou filtrar as tristezas para um quadro...
Gosto · 3 · 3 h
Alvaro Guimaraes
Alvaro Guimaraes E prepara te para mais surpresas Yussuf
Rui Abudas
Rui Abudas Brincando com o povo!
Anny Zunguze
Anny Zunguze Que vergonha...!
Sulaica Faria
Sulaica Faria Zulmira Sitoe, empresa xihivele , kkkk
Gosto · 1 · 3 h
Pascoal Garrine
Pascoal Garrine Ladroes em outras palavras! kkkkkkkkkkkk
Gosto · 1 · 3 h
Zulmira Sitoe
Zulmira Sitoe é dido esse nome, combina com a empresa eish
Gosto · 1 · 3 h
Sulaica Faria
Sulaica Faria Rendi, o nome da empresa já dita as intenções dela,
Gosto · 2 · 3 h
Sulaica Faria
Pascoal Garrine
Pascoal Garrine Em cheio, por isso sumiu logo depois do roubo!
Santos F. Chitsungo
Santos F. Chitsungo Nao sera por estas e outras coisas que a Paz tarda a ser alcancada? E que enquanto ela continuar arredada, estas coisas podem continuar a acontecer... Impunemente!
Hfuela Carlos
Hfuela Carlos Lafamba bicha
Simone Mura
Simone Mura O jornal da Stv das 13 do 1 de dezembro abriu com esta notícia.
Pelagio Zucula
Pelagio Zucula Crystal and clear. ....mais palavras para quê! ! !
Magido Suale
Magido Suale Xta certo
MaMeq Nguemando
MaMeq Nguemando Mbavas poraaaaa
Cristiano Weslley Filhos
Helder Condjo
Helder Condjo Depois vão dizer que libertamos o país. ..
Celso Guirrugo
Celso Guirrugo Temos que nos libertar deles para também ficarmos ricos
Gerson Mamudo
Gerson Mamudo E quem paga a conta?!?!?! Quem quem???
Gosto · 1 · 3 h
Egidio Goncalves
Egidio Goncalves Os nomes ja foram divulgados e agora pergunto , sera que a PGR ja enviou um mandato de captura dessas pessoas ? Acho que nao , irao dizer que tem que investigar etc , mas nao ha nada que investigar porque o Brasil e os americanos ja o fizeram
Gosto · 3 · 3 h
Clo Bernardo
Taty Zandas
Taty Zandas Pois é Clo, acho que a Stv acabou mudando de idéias devido as críticas
Tenssinha Atumane Atumane
Tenssinha Atumane Atumane Eque fez eque faz
Luis Neves
Luis Neves Jornal das 13.00 STV. Passou na abertura a noticia completa.
Zita Candido
Zita Candido Eu vi esta notícia hoje dia 1 as 13, abriu o tj! !!!!!?????
Rafael Morte
Rafael Morte Em Moçambique....
Gosto · 5 · 3 h
Jessica Bimbe
Jessica Bimbe O povooooo
Simirate Jose Paulo
Simirate Jose Paulo Porque roubam assim ate falir o próprio pai pha?
Zarito Angelo
Zarito Angelo Parabens ilustre Egidio Vaz por partilhar com os demais sobre este assunto!
Subhan Mustafa
Subhan Mustafa Já limparam no YouTube também... já não está disponível
Gosto · 1 · 3 h
Rúben Rubens JacQues Menete
Rúben Rubens JacQues Menete hahahaha também queria ver e nada
Santos F. Chitsungo
Santos F. Chitsungo Ja vao tarde e so irao agucar ainda mais o apetite das pessoas. Agora e que vai ser como as chamas a lavrar num campo de palha seca. Ingenuos!!!
Sonil Lucas Ricardo
Sonil Lucas Ricardo No nosso pais qualquer negocio é uma forma de corupção pra onde vamos com os nossos superiores comendo sozinhos.
VanizZy Louketh Sibindy
VanizZy Louketh Sibindy Como dizia Samora o bandido é capaz de vender a patria
Gosto · 3 · 2 h
Jose Banze
Shem Hel Ly
Shem Hel Ly Aquele nr foi discado...yoyoyò
Gosto · 1 · 2 h
Afonso Raul
Afonso Raul Chiyivele....ker dizer ROBALHEIRA.....something like that.....U MBAVA
Gosto · 1 · 2 h
Tang Fernandes
Tang Fernandes Chiyiveli... Fooogo granda nome
Alex Alexandres Sumbane
Alex Alexandres Sumbane Eu vi essa notícia hoje no Noticiário das 13 na STV
Gosto · 1 · 2 h
Assane Salate
Assane Salate Homens com visão
Arcenio Manale
Arcenio Manale Falem e pensem o que quiserem, vocês trabalham
Arcenio Manale
Arcenio Manale E nós comemos o que e quando quisermos
Helton Da Silva
Novais Jose Angolano Angolano
Novais Jose Angolano Angolano Como odeio estes larápios. Eu nem conto com anossa justiça cá em moz.
Vino Langa
Vino Langa Este é o modos vivendi de muitos "bem sucedidos" na pátria amada.
Gosto · 1 · 2 h
Valter Chiziane
Valter Chiziane agora so nos resta partilhar nos telemóveis. tarde de mais para G40
Gosto · 1 · 2 h
Eanes J B Eanes
Eanes J B Eanes ... As cadeias precisam de novos inquilinos, preferencialmente estes de pele fina.....#e_como_precisam....
Douglas Harris
Douglas Harris Cambadas de gatunos...país de merda e tomado por criminosos fds!!!
Gerson da Silva
Gerson da Silva Coisas de maldade
Benjamim Taiobo Assuba
Benjamim Taiobo Assuba Foi claro, porq noutra noticia fala-se de 52 milhoes cada e agora de 32milhoes?
Gosto · 1 · 2 h
Julio Ferreira
Julio Ferreira Neste estado das coisas,gostaria q Moçambique fosse uma província da China
Gosto · 2 · 2 h
John Madureir
John Madureir Que vergonha parem com isso neste tempo do campionato
Milton Zualo
Milton Zualo Ca se faz, ca se paga!!!
Sabina Gani
Sabina Gani triste
Osvaldo Manuel Tembe Tembe
Zauro Sumail Chá
Zauro Sumail Chá É! Isso chama-se eficiência de visão de pensamento em outras palavras "esperteza"... Temos que ser espertos também senão morremos burros e pobres... Vamos imitar meus amigos, é um conselho que dou... porque ficar parado, se até os papás estão podre de dinheiro.... Desculpe!
Beto Baptista
Beto Baptista esses ja passarao dos limites ate admitem k o nome e' xiyivele k significa roubo cambada de ladroes d merda tenho vergonha de ter mesma nacionalidad com esses merdas k nos disgovernam ladroes no poder mas um dia a vossa festa vai acabar mal
Hede Cabir
Hede Cabir Só sabemos falar, agir que é bom nada, pk não saímos a rua manifestarmos contra estes casos que viraram moda na patria amada.
O povo foi ensinado a ter medo da mudança.
Gosto · 4 · 1 h
Julieta Bayano
Cardoso Jose
Cardoso Jose Muito triste.
Mario Jorge Napita
Mario Jorge Napita So num pais k se diz Estado d Direito
Aquino Aleluia
Aquino Aleluia Com 3 grandes hotéis nacionais para albergar esses magnatas, como o ministério público ainda não fez reserva para eles ou numa das Suites presidenciais da B.O, ou no condomínio da C.Central ou na Civil.
Sergio Martins
Sergio Martins Larapios de merda porke nao os prendem se ja teem provas? Meu deus...
Muzila Wagner Nhatsave
Muzila Wagner Nhatsave Este paisa sofre de falta de seriedade.
Marcelino Muhala
Marcelino Muhala K pouca vergonha,pra mim quem assiste balanço geral ja sabe qual è o lugar destes,
Sergio Martins
Sergio Martins Chega de abusos srs facam la justica.
Lírio Matsinhe
Lírio Matsinhe Enquanto a reportagem passava eu pensava nada vai acontecer com esses gajos todos??

Impunidade ntsem já basta isso
Gosto · 1 · 1 h
Ofelia Da Silva Tomas
Ofelia Da Silva Tomas Tambem please. 843899184. Obrigda watsup
Leonel Sitoe Sitoe
Leonel Sitoe Sitoe O nosso pandza ainda oferece muita música por dançar. Triste
Gosto · 1 · 53 min
Paulo Chelene
Paulo Chelene Isso Sta de mais.....
Zacarias Matope Matope
Zacarias Matope Matope Mbava dzimbakhutarini
Oslec Seraos
Oslec Seraos Nossos impostos
Paulo Chelene
Paulo Chelene Os bilhetes estão super carros e vôos sem qualidade
Domingos Nuvunga
Domingos Nuvunga Ladrões corruptos
Arson Chigono
Arson Chigono Camaradas
Mauricio Mahoze Mahoze
Mauricio Mahoze Mahoze São os tais empresários bem sucedidos que mais tarde vêm a público chamar o povo de preguiçoso....
Benevides Bigz
Benevides Bigz Esse país mano!!!!!!

Tá full de mola pahhh

Eu não tenho comentário é só chorar a deus
Observador da Justiça
Observador da Justiça Ñ publiquem vossos contactos povo de Atum!!.
Anifa Loforte
Anifa Loforte Este país está podre essa é a verdade,,, a investigação tinha k partir do Brasil vê se pode...
Gosto · 1 · 24 min
Manuelinho Albino Soares
Manuelinho Albino Soares acabam de cortar o video na net
Alferes Ribas Singano
Alferes Ribas Singano Todos que assumem cargos públicos em Moçambique, a primeira preocupação é desenhar estratégias de como delapidar às receitas, tirar dividendos nos negócios que se firmam nela. É um país onde cada um faz e desfaz pelo seu belo prazer. O que de concreto o gabinete de combate à corrupção já fez desde que entrou em funcionamento? É mais um orçamento à mais para se gastar com falências, nada de novo.
Gemyma Dos Anjos
Kito Etava
Kito Etava Coisas de vergonha pha
Jorge Paulo
Jorge Paulo esses ai devem ser confiscado todos bens e fuzilados , tamos cansados de gatunos
Leo Mangue
Leo Mangue Bando de corruptos
Danny Evans Sumbane
Rodrigues Tembe
Rodrigues Tembe Acabaram passando a notícia de novo as 13 horas, valeu.
Fabio Massango
Fabio Massango Passa muito tempo...ja nao se lembra...

Sem comentários:

Windows Live Messenger + Facebook