quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

OS G40 JÁ COMEÇARAM A SE DIVIDIR: MOTİVO? ENTRADA DO REFORÇO






CISÃO 2

Recebi esta mensagem abaixo que se atribui a Mavie.

"Por :Gustavo Mavie


Alexandre Chivale & Egidio Vaz: Os chopes, de que tambem Chivale diz ser como eu, teem um axioma que diz que certas pessoas sao como os macacos que se riem ou zombam das encovas em que estao implantedos os olhos doutros macacos. O sentido e significado deste ditado é para dizer que certas pessoas acusam outras de cometerem certos erros ou crimes que os proprios acusantes cometem tambem. Vem isto a proposito do meu amigo Dr. Alexandre Chivale, como ele mais gosta de assim ser tratado. Ele é um dos que passa a vida a acusar outros de serem maus ao seu Partido Frelimo e seus dirigentes. Por diversas vezes o vi chamboquear antes Bitone e agora Egidio Vaz. Para o Dr Chivale, estes dois compatriotas sao tao maus e so nao os caca com ulaho (uma arma tradicional do heroico povo chope), porque como cultor de leis, sabe que nao se iria tolerar num Estado de Director, e podia ir parar 'a cadeia, a menos que descobrisse o curandeiro que tem imunizado Dhlakama de todas as acusacoes de que lhe seriam inevitaveis. Digo que Chivale é como os macacos porque ele tambem é um dos que esta' connosco e se diz Cda, mas as suas accoes nao confirmam ser uma boa arvore que gere bons frutos. Para alem das desmerecidas admoesticacoes e criticas que de forma constante tem feito contra o Presidente Nyusi, sempre que tem uma oportunidade para tal, ele agora tem sido na pratica um verdadeiro Porta - Voz dos que so passam a vida a falar mal do Nyusi e do seu Governo. Ja ontem o acusou, atravez da Antena Nacional da RM, de estar 'a cuca de protagonismo politico, tal como o tem feito tambem Dhlakama. Hoje nao se fez de rogado e postou nas redes sociais, caricaturas e artigos publicados pelos pasquins cuja vocacao é falar sempre mal de Nyusi, como ja antes diabolizavam Chissano, Guebuza e muitos outros nossos lideres. O que emerge nestes posts do meu amigo Chivale nao é dar-nos a oportunidade de ver essas bisbliotices e assim repudiarmos juntamente com ele, mas sim dar - nos-a mais uma das provas que sustentem ainda mais as suas proprias criticas contra Nyusi, e assim poder gritar com toda a sua forca, que Vejam la Cdas, que eu nao sou o unico que digo que este Presidente Nyusi nao vale nada. So que o meu Douto Chivale se esquece que ja antes do Presidente Nyusi, estes mesmos pasquins ja diabolizavam tambem os outros nossos presidentes, e ainda hoje os diabolizam semana apos semana. No caso do Presidente Guebuza, ja atingiram o cumulo, indo ao ponto de diabolizar tambem todos os que ousaram dizer algo bom sobre ele. Foi por isso que o proprio Chivale é rotulado de um dos ditos famigerados G40s. Seras tao diabolico assim caro amigo Chivale para mercer o rotulo de famigerado? Sera' que o amigoChivale ainda nao se apercebeu mesmo que criticando ou falando mal de Nyusi, esta' na verdade a ajudar a obra diabolica dos detractores da sua Frelimo? Porque nao se junta ao Egidio Vaz, que agoea tudo faz agora para promover justamente a boa imagem e o prestigio do nosso Presidente?. Sera' que ainda nao viu que tais pasquins so falam bem do Dhlakama?...Nao obstante esteja a mover uma guerra sem justa causa? Isto me faz reiterar o que disse na ultima terca feira dia 27, de que nao podes sequer ser um candidato a um curso de politica meu irmao. Melhor dedicar se inteiramente a questoes juridicas. Quem lhe avisa amigo é. JURO sinceramente palavra de honra como dizia cantantemente o saudoso musico Mandlazi."



Homer Wolf

"NERVOSISMO NAS ASSESSORIAS"...

« ... onde quer que seja que tu tenhas arranjado este screenshot, quero dizer-te que ele reporta parte de uma "conversa-dinamite" que ocorreu, à alta hora da noite, entre eu e Alexandre Chivale (AC). Portanto, a origem deste screenshot é o "smart phone" do AC. Eu fiquei a saber que AC está zangado com Filipe Nyusi e queria eu saber porquê. Não havia outra maneira de saber senão fazendo o jogo dele. O screenshot faz parte desse jogo. E eu calculei que, em algum momento, ele iria divulgar esta parte da conversa que manteve comigo, sem perceber que estaria a autodetonar-se. Calculei bem!

Apurei que o AC anda tentando usar o Direito para jogar Armando Guebuza contra Filipe Nyusi, por razões não confessas. Foi AC que me "segredou" que o Filipe Nyusi estava tentar livrar-se do dossier das dívidas ocultas para implicar Armando Guebuza. Foi o AC que me "ensinou" que audiência de Armando Guebuza sem antes o Filie Nyusi ter reunido o Conselho de Estado era uma violação da lei por parte deste. Nascem daqui, aquelas perguntas no screenshot! E estou admirado por screenshot não incluir as respostas que ele (AC) deu a mim... Eu as tenho, mas não as vou publicar!

Portanto, ao publicar o screenshot acima, o AC só deu um tiro no seu próprio pé. Infantilidade! Tem mais que apurei sobre o "ódio" do AC por Filipe Nyusi, que não vou partilhar aqui. Mas a minha atitude em relação ao AC é guiada pelas conclusões a que chegue nessa pesquisa. Posso dizer simplesmente que, no caso das dívidas ocultas, Armando Guebuza não precisa da defesa do AC, pois essa defesa está consolidada na vida e obra do próprio Armando Guebuza.

Agora, essa estória de G40 NUNCA vai passar disso: estória. Sinto muita pena dos que, com tu Elvino, acreditam nessa estória de G40-ismo. A minha frente de acção não está onde muitos pensam que está. Eu não jogo no óbvio. Tenho inteligência suficiente para ser mais inquisitivo. O meu propósito é ajudar a liderança de Moçambique a ver os melhores caminhos para resolver os problemas do país e permitir que os moçambicanos trabalhem para criar melhores condições de vida para si próprio, sem preconceitos.

Enfim, jovens moçambicanos, não plantai intrigas pois isso atrasa o progresso de Moçambique! Usai a vossa inteligência para fazer o bem!»

Profe Julião João Cumbane 
(Comentário partilhado do mural do Elvino Dias)

Homer Wolf Quando Muchganga chamou Filipinho ao PR... uiii!
Aqui é Filipinho pra cá, Armando pra lá... eh eh eh
Gosto · 21 · 11 h · Editado


Luciano Mapanga Estás a ver, né? Desta vez o diminuitivo veio de "dentro". O AC estava quente. Eh eh eh eh.
Gosto · 7 · 11 h


Homer Wolf A ferver... eh eh eh
Gosto · 1 · 11 h


Luciano Mapanga Muita tinta ainda vai correr em torno deste assunto. Ou será o princípio do fim de alguns G-40?
Gosto · 3 · 11 h


Luzidia John As verdades estão a ser expostas, as máscaras estão a cair.
Gosto · 10 h


Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Luciano Mapanga "será o princípio do fim de alguns G-40?". Estes sao um batalhao, portanto enquanto uns sao descobertos que sao "defendologistas" e sacados do grupo, outros entram sub contrato directo
Gosto · 2 · 10 h


Nito Ivo Para quem tinha dúvidas está aí a prova. Esses escovinhas não defendem nenhum lado e nenhuma razão. São os piores inimigos do país. São mais nocivos que todos corruptos e assassinos.
Gosto · 17 · 9 h · Editado


Luciano Mapanga Defendem H20 vumba... Umbigo, mano.
Gosto · 11 h


Dercio Nicolau

Gosto · 11 h


Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde As verdades "ALAS" de dentro. Destruidores da veia libertadora do meu Partido. Sacanas.
Gosto · 1 · 10 h


Ariel Sonto Afinal, quem é o autor dessa mensagem ai? AC ou JJC?
Gosto · 1 · 11 h

Ocultar 18 respostas



Leo Do Rosario Nao é verdade. esta é mensagem recebida do JJC
Gosto · 1 · 11 h


Leo Do Rosario Se fosse do AC teria aquele certinho no canto inferior direito
Gosto · 1 · 11 h


Milton Chembeze Claramente que essa mensagem é do prof.
Gosto · 4 · 11 h


Luciano Mapanga Tens razão, Leo Do Rosario.
Gosto · 1 · 11 h


Homer Wolf Leiam bem:
« Eu fiquei a saber que AC está zangado com Filipe Nyusi e queria eu saber porquê. Não havia outra maneira de saber senão fazendo o jogo dele. O screenshot faz parte desse jogo»
Gosto · 3 · 11 h


Ariel Sonto Entao eh o profe que chamou o PR de Filipinho?
Gosto · 6 · 11 h


Alirio Anthony evidentemente
Gosto · 11 h


Alexandre Zerinho Sim eh o Prof... Diz que fazia parte de uma estrategia que visava colher informacoes de quem odiava Nyusi
Gosto · 2 · 11 h


Homer Wolf Mas pelos vistos foi AC que botou a conversa (privada) no ventilador, e náo o Profe...
Gosto · 6 · 11 h


Alexandre Zerinho Uma parte da conversa Homer Wolf e a quem favorece essa tal parte? Ao proprio que sai a ganhar com ela
Gosto · 11 h


Milton Chembeze Sim, foi no Chivale que tirou essa conversa. O prof., não tem outra justificação senão dizer que faz parte de uma estratégia.
Ele diz estar na posse das respostas do AC mas, não as vai publicar. Quer nos enganar esse, de certeza que essas respostas o enterram mais.
Gosto · 4 · 11 h


Homer Wolf Claro... acho que foi uma forma de retaliação àqueles 3 posts do Profe, ontem...
Gosto · 7 · 11 h


Lenon Arnaldo Homer Wolf ya rendo consigo, vc grama de fight
Gosto · 1 · 10 h


Alexandre Zerinho Homer Wolf ya rendo consigo, vc grama de tornar as coisas claras. Eh preciso partilhar.
Gosto · 1 · 10 h


Homer Wolf eh eh eh...
Gosto · 1 · 10 h


Max Lee Continuando nesse passo, hum, temo, não vai acabar bem esse palavreado todo desses aí. Vejo um inside cleansing!!!
Gosto · 10 h


Custódio João Sabonete

Gosto · 9 h


Ivan Maússe Afinal, o profe Julião João Cumbane anda a chamar o nosso PR de Filipinho?

Não é este que vinha repudiando veementemente todos aqueles que chamavam o PR de Filipinho e doutros nomes e diminutivos? Muita demagogia no país.

Realmente, somos uma sociedade de hipócritas, todos nós e, definitivamente.
Gosto · 2 · 4 h


Frank Mwanaluc

Gosto · 11 h


Rogerio Antonio Quando o tiro vem da própria casa, é caso para dizer que as coisas não vão bem. Eu queria sim, ver as respostas do Alexandre Chivale. Num momento tempestuoso como este, não seria conveniente unirem-se para ajudar o Cinquentenário a sair da lama? Definitivamente a narrativamente segundo a qual, temos “analistas mercenários” começa a fazer sentido. Outros pareciam Imparciais e criticavam o lado A, mas hoje estão com mesmo lado A.
Gosto · 10 · 11 h · Editado


Leo Do Rosario A mensagem foi enviada pelo Prof JJC e nao pelo AC
Gosto · 11 h


Rogerio Antonio Sim, mas no texto há uma passagem onde o Profe diz ter respostas do AC mas prefere não publicar.
Gosto · 2 · 11 h


Leo Do Rosario Hahahahah. Será que tem?
Gosto · 11 h


Rogerio Antonio Esta é que é a questão de fundo. Será que tem ou quer nos driblar. Mas também isso não é da minha conta. Eles mazem que se mordam.
Gosto · 1 · 11 h


Luzidia John Claro que tem, era uma conversa e não um monólogo
Gosto · 10 h


Ricardino Jorge Ricardo Tás a ver né? Quando os homens defendem coisas pela barriga, aí está o resultado final. Um DUELO: JJC × AC.
Gosto · 1 · 11 h


Homer Wolf A dança das cadeiras... eh eh eh

Gosto · 13 · 11 h


Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Ya. Homer Wolf. Devia ser a danca da barriga, pois ehh ela que sente a falta do alimento que pode ser alcancado pela danca de cadeiras. Estas ehh que sao as referidas "ditas" alas de dentro do PARTIDAO, que supostamente nao existem. Ha quem defende "Gueus" e o outro do "Filipinho", mas que do fundo, o objecto de alcance ehh o mesmo. "CADEIRA"
Gosto · 10 h


Cossa Khossa Não ha culatra que resita este tiro e outros ainda na "camara". A ver vamos
Gosto · 1 · 11 h


Ariel Sonto Que se zanguem.... nos estaremos aqui a acompanhar.
Gosto · 6 · 11 h


Maria João Marques A apaludir a rir e a corar de vergonha de algo que nem temos nada a ver .... tristeza .... :-(
Gosto · 1 · 11 h


Homer Wolf "Nós estaremos" né?... eh eh eh
Gosto · 2 · 11 h


Ariel Sonto Nós colectivo e não dual....
Gosto · 1 · 11 h


Jeck Alcolete Ariel Sonto! Em que canal passa esta novela. O Homer Wolf não me quer dizer "to pidir pilizi"
Gosto · 1 · 11 h


Ariel Sonto Sei la....
Gosto · 1 · 11 h


Homer Wolf Pois, nós colectivamente... É que, por acaso, alguem disse que "so se lembrava do protagonista", quando eventualmente... enfim, deixemos
Gosto · 1 · 11 h


Homer Wolf Jeck passa aqui, neste canal...
Gosto · 3 · 11 h


Ariel Sonto Se eh o assunto de hoje em vossos murais. Como n saber? tsc
Gosto · 1 · 11 h


Homer Wolf eh eh eh... premio Nobel daquela coisa, ntsém!
Gosto · 1 · 11 h


Augusto Gildo Buanaissa Hedjeeee hedjeeee, a bomba rebentou....
Gosto · 2 · 11 h


Nelsoncarlos Tamele Tufa! So curtindo os comentarios!
Gosto · 11 h


Esménia Wanicela Enquanto os líderes declaram cessar fogo ,os G intensificam os ataques. 😂😂😂😂😂
Gosto · 11 · 11 h


Alexandre Zerinho

Gosto · 11 h


Jeck Alcolete 😂
Gosto · 11 h


Eddy Lumasai Qual é a probabilidade disso ser fantasiado?
Gosto · 11 h


Eddy Lumasai O screenshot ser "fabricado" neste caso
Gosto · 2 · 11 h


Luciano Mapanga O prof já assumiu a veracidade da conversa. É só ler o comentário dele.
Gosto · 3 · 11 h


Eddy Lumasai Haaaam thanks camarada.....
Gosto · 1 · 11 h


Josue Mucauro Os tais que exigiram que a procuradoria prender Muchanga por chamar PR de Filipinho... Ainda vai rolar muita tinta, parece ser o desmoronar de uma pirâmide
Gosto · 2 · 11 h


Cléo Marley Mafu

Gosto · 11 h


Josue Mucauro O professor assumiu que o texto lhe pertence... Portanto ouve ha ataque protagonizado por prof contra a figura do PR (chamou lhe de Filipinho)
Gosto · 1 · 11 h


Homer Wolf É simples (pelo menos parece): o Profe JJC fez ontem 3 posts de rajada a questionar (???) as posiçóes dubias do AC.
O AC nem mais: botou na net (parte de) uma conversa que ambos tiveram há algum tempo, quando eram "big brothers", provavelmente para "tramá-lo", diante da opinião publica... eh eh eh
Gosto · 3 · 11 h · Editado


Kuyengany Produções You are fucking good on this face de book sort of information thing Wacko Brother. Merci beaucoup
Gosto · 1 · 11 h · Editado


Maria João Marques Tudo dentro da mais elevada estima e consideração , e dentro dos padrões civicos de cavalheirismo ....
Gosto · 3 · 11 h


Kuyengany Produções The Guy is Smart
Gosto · 2 · 11 h


Kuyengany Produções And Dammn Fast
Gosto · 1 · 11 h


Homer Wolf Hhmmmmm... Slow down bro, I don´t wanna be the next target.
Gosto · 1 · 10 h · Editado


Helder Condjo A guerra das comadres já começou, isto era de se esperar um dia.
Gosto · 1 · 8 h


Eddy Lumasai Ipah
Gosto · 11 h


Zulficar Mahomed A zanga das comadres.
Gosto · 1 · 11 h


Josue Mucauro De referir que a conversa foi do dia 1 de Dezembro, naquele dia que nós estávamos a marchar contra sida, um deles estava a chamar PR de Filipinho
Gosto · 5 · 11 h


Homer Wolf Mas porque é que justamente agora é posta a circular?
Gosto · 10 h


Mauro Jesus Simples, o AC não esperava que o intriguista de JJC fosse tentar contra a postura e posição do AC em contramão ao EV. Mas isto poderá lhe custar muito caro.
Pelo que tenho notado o AC não é muito de palavreado nas redes sociais e deve estar a limpar o arsenal para aniquilar o JJC. Este último veio com lenço molhado de lágrimas porque o AC usou o mesmo veneno bloqueando. Muita tinta vai correr nesta fofocanovela
Gosto · 2 h


Julião João Cumbane Petizes, diverti!, petizes! Aqui estou eu, observando e aprendendo do que vós pensais de vós próprios!

Vejo neste 'post' uma profunda pobreza de análise de questões de interesse nacional, o que constitui razão para os veteranos da luta de libertação nacional temerem de entregar totalmente o testemunho à juventude. O Filipe Nyusi precisa de ter cuidado com gente tão intolerante e de pensamento comprado como a que vejo comentar este 'post'!

Contar com quem?... Quem responde esta esta pergunta?...
Gosto · 3 · 11 h


Homer Wolf eh eh eh... "Petizes, diverti!, petizes!"
Gosto · 2 · 11 h


Esménia Wanicela 😂😂😂😂😂😂
Gosto · 1 · 11 h


Rogerio Antonio

Gosto · 1 · 11 h


Homer Wolf Profe, o testemunho já foi entregue à juventude (Filipe Nyusié jovem), a questáo é que ELE é que náo está a dar conta do recado... Mas náo se deve confundir Nyusi "e a sua turma" com a juventude inteira...
Gosto · 14 · 11 h


Mazbhabuy Mazbhabuy o profe deu se muito mal, o pior e que nao adimite ter sido traido pelo brother chivale mas vai se erguer o tipo e maningue esperto vai virar o resultado deste game.
Gosto · 1 · 10 h


Euclides Flavio As brincadeiras de petizes Tio Julião João Cumbane.

Gosto · 2 · 10 h


Filipe Ricardo-Amizade Zakhale-khale Kkkkkkkkk Petizes brincando...olha onde os adultos chegam quando conversam há alta hora😂😂😂😂😂
Gosto · 1 · 9 h · Editado


Schauque Spirou Mas os libertadores entregaram o.poder a um que não é da geração deles....quer em to dizer que eles se arrependem do que estamos a ver?
Gosto · 1 · 9 h


Proudly Felix Mondlane Eh eh eh
Gosto · 10 h


Josue Mucauro "...Filipe Nyusi precisa de ter cuidado com gente tão intolerante e de pensamento comprado..." na verdade prof, nós que gostamos de verdade do PR lhe chamamos varias vezes atenção, mais ele preferiu dar ouvidos aqueles que diabolizaram nas TVs, Rádios, Jornais, todos que lhe criticavam para o bem dele e do país, uma das poucas vezes que PR nos ouviu foi sobre auditória forense e hoje estamos em luz laranja, pois os mesmos que satirizaram os críticos de bem, afinal são os mesmo que lhe atribuí nomes em outros fóruns, chamando lhe de Filipinho
Gosto · 2 · 10 h


Hi Mina

Gosto · 4 · 10 h


Adriano Biza Esta dance das cadeiras esta interessante...
Gosto · 1 · 10 h


Maria João Marques "O Filipe Nyusi precisa de ter cuidado com gente tão intolerante e de pensamento comprado como a que vejo comentar este 'post'!
Contar com quem?... Quem responde esta esta pergunta?... " Que maçada ! "Existe um grande intervalo entre as pessoas estarem fartas de um governo e perceberem que estão fartas de um governo" dizia o cardeal de Retz, intriguista e manobrador, o problema é que já não existe esse intervado ... muito maçador de facto ....
Gosto · 3 · 10 h · Editado


Schauque Spirou Nas fofofocas e tal sabemos verdades. Em Moçambique é assim
Gosto · 1 · 9 h


Maria João Marques Schauqueinho somos todos "espertos" e "politicamente infantis" :-P . No mundo só existe uma alma cintilante e politicamente iluminada ,de tão adulta que é :-D :-D
Gosto · 1 · 6 h


Euclides Flavio A História é Cíclica.

Estes cenários recordam-me alguns trechos de Malyn Newitt "Os conflitos internos no seio da Frelimo" 1968-72.
Gosto · 6 · 10 h


Dora Quisse Homer Wolf ya ya ya ya
Gosto · 10 h


Tsutsi Fumo TF Golpe de camaradismo.
Gosto · 2 · 10 h


Nico Voabil Mais comentários porfavor! 🙉
Gosto · 10 h


Adriano Novela Vata lumana.
Gosto · 2 · 10 h


Olivia Mondlane Tufaaaa.....
Gosto · 10 h


Joaquim da Costa O game esta forte e impróprio para cardíacos. JC
Gosto · 10 h · Editado


Dioclécio Ricardo David Estou muito preocupado e todos deveríamos estar. A forma vil como tratamos certos assuntos é horrenda. A facilidade de divulgação de conversas privadas e actos íntimos é assustadora. Hoje é o Prof Cumbane mas amanhã posso ser eu ou outra pessoa. Creio que numa conversa privada o Prof não precisava chamar S.Exa. ao PR, o que também não legitima formas menos apropriadas de tratamento. Urge o recato e a probidade pois pelo sim, pelo não Prof e a outra parte são potenciais dirigentes do Estado. Se uma zanga legitima um vazamento deste tipo de conversas...não sei não! Qual é o exemplo que passamos com toda esta zaragata verbal?! Inadmissível...
Gosto · 9 · 9 h · Editado


Efraimo Neves Simple inadmissible
Gosto · 2 · 9 h


Neves Nhavene Excelente comentário.
Gosto · 2 · 9 h


Homer Wolf Absolutamente de acordo Dioclécio Ricardo David
Gosto · 3 · 9 h


Maria João Marques " Qual é o exemplo que passamos com esta zaragata verbal ? " Passamos não é bem o termo , passam ... simples de codrilheiras ressabiadas ... :-)
Gosto · 1 · 8 h


Dioclécio Ricardo David Maria, creio que sou muito mais jovem que a senhora. Portanto, palavras vindas de si as recebo com respeito e atenção. Todavia, neste caso preferi usar a primeira pessoa do plural pois o alvoroço decorrente do acto de dois contendores generalizou-se. Ademais, a primeira pessoa do plural suaviza o carácter impositivo da declaração de ilicitude da conduta dos actores deste novelo.
Gosto · 1 · 7 h · Editado


Maria João Marques Dioclécio Ricardo David eu só fiz a ressalva, porque me identifico com o seu comentário, no entanto, nem de perto, quero me associar a este tipo de comportamento , que não dignifica em nada os protagonistas.
Gosto · 1 · 7 h · Editado


Dioclécio Ricardo David Entendido minha cara. Obrigado.
Gosto · 1 · 7 h


Edmilson Dengo

Gosto · 10 h


M-du Dulomite Parece que há falta de disciplina dentro do próprio G40.
Gosto · 1 · 9 h


Estevao Mabjaia Deve ser "daqui" que Muchanga aprendeu a tratar o PR por Filipinho; tsc. E eu a pensar que fosse tamanha falta de respeito "daqueles aí".
Gosto · 9 h


Cnmutemba Mutemba Até parece briga de comadres. Graças a Deus, sou muito amiga da minha comadre.
Homens imaturos. Lavam vossa sujidade? Não vossas merdas em redes sociais , julguei que estivesse diante de pessoas muito educadas e cultas...
Com licença ...
Gosto · 2 · 9 h


Star Neves Kkkkkkkkk....mortei..kkkk
Gosto · 4 h


Schauque Spirou Pessoas...pessoas... meu deus...
Gosto · 3 · 9 h


Primogénito Da Ciência Jonas Carlos Tambo , já viu?
Gosto · 9 h


Lázaro Lázaro Epha
Gosto · 9 h


Luciano Mapanga É urgente a convocação duma Assembléia Geral do G-40 para a renovação dos estatutos e regras de conduta. Assim não dá. Este famigerado grupo está a perder o foco...
Gosto · 8 · 8 h


Schauque Spirou Hagagagahaagaahaahaaha
Gosto · 1 · 8 h


Schauque Spirou Melhor atacarem se entre eles e nos deixarem aqui a vaguear sem sermos atacados. Eheheheheh
Gosto · 1 · 8 h


Luciano Mapanga Tiros dentro da mesma trincheira... Tsc
Gosto · 8 h


Homer Wolf Mas convenhamos: (se for o caso) é um golpe extremamente baixo divulgar uma conversa privada, para tramar alguem... Acho que se o AC não gramou dos posts do Profe podia muito bem ter respondido lá...
Gosto · 3 · 8 h


Luciano Mapanga E como iria responder se a primeira medida que tomou foi a de bloquear o prof.? Para mim, esses 2 conhecem-se muito bem... Só querem nos "paular".
Gosto · 8 h


Homer Wolf Que o fizesse antes de bloquear, ou entáo através de uma resposta no seu (AC) proprio mural...
Como já alguem disse, é obvio que o Profe não chama Filipinho ao Nyusi em público... Mas como dizes, eles lá se conhecem
Gosto · 2 · 8 h


Lázaro Lázaro Têm o número, ligava...
Gosto · 2 · 8 h


Luciano Mapanga Tirando todos argumentos, imagináveis e inimagináveis, o AC perdeu a razão. Jogou baixo de mais.
Gosto · 3 · 8 h


Elvino Dias Kkkk
Gosto · 1 · 7 h


Schauque Spirou Se são todos baixos! Deixa se achincalharem pah
Gosto · 1 · 7 h


Heelio Sive Marcos Hiii
Gosto · 1 · 8 h


Homer Wolf È por estas e outras é que naquele grupo, o meu bruh confiado é só um. E faz ele muito bem em manter distancia destas guerras intestinais...

Gosto · 6 · 8 h


Neldo Langa O Jah... Kkkkkkkkkk
Gosto · 1 · 7 h


Chaida Nicaca 🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌
Gosto · 1 · 8 h


El Patriota Bom, na minha modesta opinião: mordam-se, mas não se matem.
Gosto · 4 · 8 h


Cle Cle Srs inteligentes dando tiros nos proprios pes. 2 lambe botas tendando disfarcar e fazere nos de malucos... Haaaaaa vao se catar... Crescam
Gosto · 2 · 7 h


Carlos Jossia Muita falta de educaçao, antes "oculta" e agora a perder o vêu!!!
Gosto · 2 · 7 h


Dias Cardoso Tuchu Trágico!
Gosto · 1 · 7 h


Matsule Capitão Theo Na briga de casal não se mete colher.
Plateia...
Gosto · 1 · 7 h


Ernesto Nhaule Deve ser o comeco do fim de G-40. A crise ja ta afectar o grupo
Gosto · 2 · 6 h


Sidonio Givandas E a nova tactica Makondelandia
Gosto · 1 · 6 h


Inacio Ernesto Mazive A xingove Xi dibi mutxovelo(o gato entornou o carril).
Gosto · 2 · 6 h


Adriano Biza Melhor o ex-ministro Goebbels interromper ferias e gerir estas suas 'crias' institucionais...
Gosto · 3 · 6 h


Homer Wolf Está de férias, ou já não milita no grupo? Há muitos que mandaram passear aquilo - justamente porc causa de coisas como esta....
Gosto · 5 h


Cidadão Comum

Gosto · 5 h


Francey Zeúte A este tipo de cena é só olhar, nada mais.
Gosto · 1 · 5 h


Homer Wolf Tb não podemos fazer mais nada... Mesmo k quiséssemos....eh eh eh
Gosto · 2 · 5 h


Francey Zeúte Epah....olhar mesmo.
Gosto · 5 h


Antonio Lourenco Junior So me lembra a cancao e a telenovela "nao precisa empurrar"
Gosto · 4 · 5 h


Francey Zeúte Há espaço para todos. Ya henela, hinkweru. ...
Gosto · 5 h


Homer Wolf Nada disso... Aqui so há espaço para 40, daí a "danca das cadeiras".... eh eh eh
Gosto · 1 · 5 h


Antonio Lourenco Junior Homer Wolf Esse numero eh divinal/
Gosto · 1 · 4 h


Ivan Maússe Hehehe, as coisas estão pretas aqui. Se encontraram os monstros, entre eles. Nós vamos assistir ao espetáculo.

Uma coisa que não consigo perceber é:

1. A ser verdade que Julião João Cumbane tem as outras partes da conversa, particularmente, da fala que compromete Alexandre Chivale, sinto que seria pontual partilhar. Queremos ver!
Gosto · 1 · 4 h


Ivan Maússe Afinal, o profe Julião João Cumbane anda a chamar o nosso PR de Filipinho?

Não é este que, através de textos e de aparições pela televisão, vinha repudiando veementemente todos aqueles que chamavam o PR de Filipinho e doutros nomes e diminutivos?

Muita demagogia no país!

Realmente, somos uma sociedade de hipócritas, todos nós e, definitivamente.
Gosto · 2 · 4 h


Homer Wolf Muchanga é que não vai deixar escapar esta "deixa" num futuro Resenha Semanal ou noutro qualquer programa...
Ele já andava com o Profe "por aqui", por causa da história da "mamã"....eh eh eh
Gosto · 4 h


Ivan Maússe Kkkkk Homer Wolf, bem mesmo.
Gosto · 4 h


Tomo Valeriano O prof esta enfiado numa sayota bem justerima! Agora firme aí
Gosto · 4 h


Julio Lilito Boene Estas conversas de grupo que se traduzem em desconsideracoes, a figura do Chefe de Estado e Presidente da Republica(Filipinho), vindas a tona, pode ter muito mais coisas escondidas. Oxala que por detras deste burburio, nao esteja a ser urdido um plano maquiavelico contra o visado. Simplesmente vergonhoso.
Gosto · 2 · 4 h


Homer Wolf Mas também há muita deslealdade da parte de quem levou essa conversa privada para o público...
Gosto · 2 · 3 h


Julio Lilito Boene Parece haver 2 grupos a degladiarem-se e so eles sabem os motivos. Nessa "disputa" infelizmente vale tudo, incluindo repassar as poucas vergonhas, que em nada contribui para unir o partidao a volta do seu lider. Ntlha.
Gosto · 2 h


Observador da Justiça Kkkkk Cumbana o Grande...
Gosto · 4 h


Zeca Becane Felisberto Sibia Vuku Vuku em casa. Precisamos de Nyamussoro para acalmar os animos.
Gosto · 3 h


Avelino Namarrocolo Guerrinhas intestinais como se diz por aí....Moz anima pha.
Gosto · 3 h


Buene Boaventura Paulo Amei esta à moda antiga de cowboy
Gosto · 3 h


Homer Wolf Qual é a "coboiada" aqui?
Gosto · 1 · 3 h


Buene Boaventura Paulo AC vs JJC no final um deles vai cair porque este é desafio de morte.
Gosto · 2 h


Antonio Júnior Modo camarote activo, é só desembrar mesmo.
Gosto · 2 h


Mauro Jesus O JJC é muito intriguista e inconsistente um dia fala mal deste e noutro fala bem. Essa coisa de adjectivar figuras é típico dele. Quem não se lembra ele chamar o Dhlakama de meu tio com o intuito de lhe ridicularizar. Na matéria de intrigas vezes sem conta apareceu nos seus patognomonicos lençóis a vilipendiar o presidente Joaquim Chissano e a chamar nomes feios a Graça Machel inclusive a sua vida privada.
Hoje que não me venha com ladainhas. Tentou criar intriga entre o Egídio Vaz e o Alexandre Chivale mas este último optou por lhe bloquear e colocou um post de uma conversa privada entre ambos a circular nas redes sociais. Tenho certeza que a estas alturas está com insônia devido ao screnshot que está a girar mundo fora como se fosse uma virose. Vai se desdobrar em um milhão de cacos para reconstruir a sua imagem. Quem acha que ele é? SISE? Bem feito.
A estas alturas o AC deve estar a reunir mais elementos para aniquilar de vez ao stôr. Veja como foi gravado o seu nome Julião Cumba, Julião porco em tradução directa.
Gosto · 2 h

Com licença ...

Julião João Cumbane com Julião João Cumbane.

Disciplina partidária...?!


Uma pessoa adulta abraça uma árvore de ornamentação e sombra e urina nela (a árvore), em pleno dia e em plena cidade, ante o olhar curioso/indiferente dos transeuntes. Alguém se escandaliza com a cena, aproxima-se do agressor do pudor público e lhe diz:


— O senhor não tem vergonha na cara, não? Urinar aqui mesmo, na via pública, ante o olhar de toda a gente que por aqui está a passar? Que exemplo pensa que está a dar?...

Ao que o interpelado responde:

— Não podias esperar para me chamar atenção num lugar mais apropriado? Lá na reunião da célula do partido, por exemplo, ou na próxima sessão do comité central, que é já daqui a três meses?

Esta é a forma como alguns moçambicanos entendem a disciplina partidária.

Mentecaptos!




Joao Teodosio Tique Mentecapos_!? Então não bloqueia ninguém!... Aguenta com as opiniões se tens sentido pleno de dialogo aberto. Dizes que bloqueias porque atacam-te pessoalmente. Ja reparaste que chamas nomes as pessoas insistentemente? Sei que o post ee teu. Uma virtude. Nao te custa nada suportares as divergencias. Ficava-te lindamente.
Gosto · 7 · 14 h


Manuel Gil Uane Vao te bloquear aki, Ohooo!
Gosto · 10 h


Nailon Sousa Sao varios casos desses e maputo... Infelizmente este foi te apanhado
Gosto · 14 h


Joao Teodosio Tique Creio que devia escrever na minha pagina (disse bem ?) Bloqueiar alguem que quis participar no debate, que eu mesmo criei? Tenho medo de que?... Juro que prefiro ficar calado!
Gosto · 1 · 14 h


Joao Teodosio Tique Nao me bloqueis por favor!
Gosto · 3 · 14 h


Hermes Sueia Já agora pode se saber quem é o dito cujo que rega as nossas árvores de forma tão despudorada?
Gosto · 1 · 13 h


Claudio Zunguene Disciplina partidária vs indisciplina escandalosa! Seja qual for a situação real onde um cenário como ao descrito pelo Professor Julião João Cumbane, é importante condenar os maus hábitos e ou práticas na hora, minha opinião. Entenda- se condenar como repúdio ao que a todos atenta negativamente.
Gosto · 13 h


Alexandre Devissone O que mais me preocupa na sociedade é você pensar que o seu veneno é soft e o do outro mata, eu não conheço nenhum veneno soft.Este é o problema do hiper-ego, quem contradiz a sua opinião é marginal merece bloqueio e fuzilamento na rede social, deste modo todos devem assumir as suas escrituras como o envagelho do apóstolo.Assim vai a unidade na diversidade, tenha a paciência de ouvir a crítica e não espere sempre palmas de elogios te prepares pra assobíos também.
Gosto · 3 · 10 h


Elvira Chauque Este è real comportamento de alguns mocambicanos sem vergonha na cara,
Gosto · 1 · 10 h


Euclides Flavio Valeu pela aula prof. 

Qual será a próxima lição?
Gosto · 10 h


Ivan A. Pene Infelizmente
Gosto · 1 · 9 h


Maitu Buanango Para um bom entendedor, meia palavra basta. Infelizmente o visado já não poderá ver esse post, mas sem dúvida alguém fará chegar a informação.
Gosto · 9 h


Joaquim Armando Sambo Esse homem a urinar ai parece-me ser um dos ministros da nossa praça. Kkkkkkkk
Gosto · 9 h


Ramalho Edson Paris Kkkkkkkkk parece me que a resposta foi das melhores sabendo que ,cà nos camaradas tudo se faz a porta fechada e näo em publico. Kkkkkkkk
Gosto · 9 h


Anidia Tacaiana que vergonha
Gosto · 1 · 9 h


Cnmutemba Mutemba Sumário: Profe , fiquei ultrapassada , pois esqueci os óculos em casa. Quem é o sujeito? Kikikikikikikiki
Gosto · 9 h


Joaquim Gove Cá por mim, uma coisa é ouvir crítica - para isso, qualquer um que se ofereça a partilhar ideias, abrir debate, por aí, deve ter a capacidade de ouvir todas as sugestões, opiniões, posições, etc, mas ligadas ao que está a ser debatido.
Outra coisa é SABOTAGEM. Aqui (nesta outra coisa), as pessoas desviam de foco, procuram (e pode ser percebido que muitas vezes é de forma deliberada) puxar o debate para uma direcção que ñ é a exposta e do interesse do 'post'; aqui, as pessoas procuram discutir pessoas, ideologias, e tudo o que vai demonstrar que quem apresenta a ideia ou move a discussão deve ser contrariado. Nestes casos nem argumentos têm, se ñ as ideias fixas de que é preciso contrariar.
A este segundo caso (ataques pessoais, deturpação do código da mensagem, etc, coisas deliberadamente perniciosas à produção) eu acho que o melhor é que sejam banidos, com ou sem a devida advertência. 
Há quem nunca se habituou a usar o Facebook para debater e acredita que em qualquer posto só há espaço para se entreter... Bloqueio é requerido e bloqueio é concedido.
Gosto · 1 · 9 h


Navalha Agnaldo Navalha Shi u
Gosto · 9 h


Crespim Mabuluko haja criatividade kkkkkkkkkkkkkk
Gosto · 1 · 7 h


Joaquim Gove Isto por exemplo, apesar de ñ ser muito ofensivo, é ideia? É parte do debate? Ajuda em quê? Se este amigo só contribui assim, vale a pena mante-lo??
P.s.: tomo este como exemplo de entre tantos outros (alguns perniciosamente potentes).
Gosto · 7 h


Azarias Felisberto Sem falha esta vai chegar ao camarada Chivale . Se cometeu gaffes em publico nao se deve esperar ser reprendido na reuniao do partido, é preciso falemos a verdade na cara .


Yaqub Sibindy Uma crítica didáctica!...


Julião João Cumbane com Julião João Cumbane.

Perdi uma amizade...


Ele (na imagem) já me impôs um bloqueio TOTAL, aqui no Facebook, na sequência daquela publicação em que esta imagem dele aparece. Com a medida que tomou, ele também fica fica sem acesso aos conteúdos deste 'mural'. Neste aspecto, ficamos iguais.


Esta atitude é o mínimo que eu esperava como resposta imediata dele! Agora estou aguardando, serenamente, por mais sanções. Sei que não serei por ele perdoado, tal qual não perdoa Filipe Nyusi...


Comportamento patológico!




Hermes Sueia Assim vai a nossa democracia.........ilustres académicos são useiros e vezeiros neste tipo de bloqueios...........dificuldade de encaixar a diversidade de opiniões.....
Gosto · 16 · 22 h


Nelo Txuma ""vamos pedir para o prof.ser indultado..."Aquele post com o #VAZ, esta por tras do bloqueio...infelismente é o estilo da massa pensante que temos ca.tsc
Gosto · 2 · 21 h · Editado


Mário João Francisco Francisco massa psicopata e não pensante!
Gosto · 21 h


Nelo Txuma kkkk,epah
Gosto · 1 · 21 h


Alexandre Zerinho Epah!!!!
Gosto · 1 · 22 h


Álvaro Xerinda Epah mesmo
Gosto · 1 · 22 h


Fi Mulhovo Chato isso!
Gosto · 22 h


Luís de Alcântara 😂😂Eish
Gosto · 1 · 22 h · Editado


Faustino Sigavane Azar não custa.
Gosto · 4 · 22 h


Dercio Lucas TRÊS FIGURAS, UMA MESMA FONTE. OU SERÁ UM MESMO IDEAL 

No fundo aquele post não me disse muita coisa, mas este já me vem à dizer muito. E porquê? Talvez por tratarem-se de indivíduos que dedicaram muito de si em algum momento das suas vidas a fazer apologia de regimes umbilicalmente enraizados no cinquentenário partido. Ora, parece-me muito que em Vouga está o Egídio, este que diferentemente dos dois outros já sentiu o sabor de outras botas.
Gosto · 5 · 22 h · Editado


Egidio Vaz Tu cresceste a não estudar, a trabalhar ou a investigar. ..Só conhece a bota. Kkkk
Gosto · 2 · 20 h


Dercio Lucas Kkkkkk nós os não estudantes, trabalhadores ou investigadores, temos olhos de ver e também temos opinião.
Gosto · 7 · 20 h


Egidio Vaz Nem sempre a sua opinião é certa. E por isso devem tomar cautela antes de falar botas.
Gosto · 1 · 20 h


Eunicio Jeje Dercio Lucas yes irmao!
Gosto · 2 · 20 h


Dercio Lucas Ciente dessa minha condição humana que me faz susceptível de erros e acertos, vivo disponível a reparos.
Gosto · 6 · 20 h


Benny Matchole Khossa Dercio Lucas, claps...
Gosto · 1 · 16 h


Aderito Mondlane guerra de botas. kkkkk, epa
Gosto · 7 h


Manuel Moises Americo Confesso que estou triste pelo vosso comportamento (ambos), pois, não estão aproveitando este espaço para o debate de ideias e construção de pontes entre os moçambicanos. A diferença de opinião não pode ser o motivo de guerras sem causa.
Gosto · 7 · 22 h


Baptista Cumbane Não teria sido útil debater e colocar o ponto de vista dele aqui?
Não entendo algumas pessoas Cinceramente, para que serve o debate? Eish!!! Nakoo juru!!
Gosto · 3 · 21 h


Antolinho André A falta de diálogo envereda na ditadura. Há muitos aqui que ensaiam serem democráticos mas a máscara cai no primeiro round. Não me admira este comportamento hostil é praticado por gente do mesmo partido que advogam serem donos da democracia em Moçambique.
Gosto · 16 h


Ricardino Jorge Ricardo Vergonha! Depois às vezes se arrumam em conselheiros da Nação e do PR.
Gosto · 8 h


Hilário Tsope Lamentável! Em fim, sou da opinião de que ele se insipira no passado do prof... Quando era um magnata no bloqueio de pessoas com opiniões diferentes. A intolerância é uma realidade em Moçambique, sobretudo de todos os que têm coloração partidária ou que queiram ter.
Gosto · 7 · 21 h


Eduardo Chichava Prof, esse é assim mesmo. Não admite ser contrariado. Acho se único dono da verdade. Eu fui vítima do bloqueio desse senhor.
Gosto · 1 · 21 h


Helio Filemone Inguane He he...
Gosto · 21 h


Arlindo Cossa Também faria o mesmo...
Gosto · 1 · 20 h


Costa Manhiça Esses gajos nao estao nice de cabeça
Gosto · 1 · 20 h


Homer Wolf O Bloqueador-mor a provar do próprio veneno... eh eh eh
Gosto · 22 · 20 h


Helio Filemone Inguane He he... Nao ha melhor coisa que ver a cauda dancando a espera que a cabeca volte.


Bruno Mayer Nem mais!
Gosto · 20 h


Buene Boaventura Paulo Kkkkkkkkkk nakona juro.... isto só vai terminar nhama-to-nhama num dos corredores de uma famosa escola, pelas bandas da Matos. aguardemos
Gosto · 19 h


Carlos Paruque Kkkkkk isto anima pah
Gosto · 18 h


Anidia Tacaiana será que desta vez te safas do bloqueio ?
Gosto · 10 h


Ximbitane Na Lenha Todos me pergunto como o tikilitas e não te bloqueia...
Gosto · 9 h


Hilário Tsope Ate parece-me que lhe amargou seriamente...
Gosto · 7 h


Matilwene Bucar Quando um Doutor com a sua categoria anda em fofoquices, intriguismo, baixismo e nós que mal fomos a escola o que faremos? Envergonhas me caro professor Julião João Cumbane
Gosto · 11 · 20 h · Editado


Carlos Paruque Você não percebe nada, o prof é exemplo de frontalidade e diversidade de opinião para mim ele ajuda nos abrir horizonte social
Gosto · 18 h


Pedro Jose Formigao Kkkkkkkk mesmo prof. Faz o mesmo, bloqueia quem te contra diz.
Gosto · 1 · 20 h


Marcelo Mosse as comadres zangadas...os engraxinhas em pe de guerra.....
Gosto · 12 · 20 h


Henrique Jeremias kkk unhi songuide sawena
Gosto · 19 h


Pedro Manguene A "Guerra Quente", lá no centro e norte, está em tréguas. Aqui, nos "facebooks", atiça-se a "Guerra Fria"!!!
Quo vadis Moçambique!?!
Gosto · 3 · 19 h · Editado


Hermelinda Simela Vamos viver a verdadeira democracia meus compatriotas.


Paulo Bouene O Grande problema do Dr.Julião João Cumbane é expor seus amigos.
Não existe outra janela para debater esses assuntos ?
Gosto · 7 · 19 h


Julião João Cumbane Meu caro Paulo Bouene, este 'post' não debate ninguém. Expõe a mudança profunda de opinião de duas figuras públicas que nos têm ajudado a compreender como Moçambique é governado. O assunto aqui é a troca de "posições" de opinião de duas pessoas, não aspessoas em si. Neste 'post' não se trás relatos sobre a vida particular de nenhuma das pessoas na imagem. Fazer isso (expor a vida de alguém publicamente) é que seria abominável. As opiniões das duas figuras aqui são já património público, sobre o qualquer cidadão se pode pronunciar, querendo. Não entendo por que insiste em que há "exposição" de alguém neste 'post'. Podes explicar melhor, caro amigo?...
Gosto · 10 · 17 h


Fafita Francisco Viver anima
Gosto · 19 h


Betinho Armando Caboverde Sou da ideia de que nós Que seguirmos o Dr devemos agir deixando de lhe seguir. Assim a sua visibilidade depende de nós mas ele assim não considera. Pronto falei
Gosto · 18 h


Julião João Cumbane Eu tomei iniciativa, ó Caboverde. Não vais ter mais acesso aos a este mural. Bloqueado. Pronto. Ciao!
Gosto · 1 · 17 h · Editado


Joao Teodosio Tique Bloqueado??? ridículo! e se eu disser comportamento patológico? A Exposição excessiva esta a toldar-te a cabeça amigo.
Gosto · 2 · 16 h


Olegàrio Samuel Muando Kekekekeke... Pressinto muito mais bloqueios nos próximos dias...
Gosto · 18 h


Carlos Paruque Avante prof. Fb não é só para postar barracas e seus ...mas também trazer esta diversidade de ângulos sobre fazedores de opinião, fazedor de opinião não é exposto pq ele já se expõe por si e deve ter peito suficiente para viver isto, incluindo o próprio prof
Gosto · 6 · 18 h


Angelo Malunguele Chumane É a tal "firmeza" na tentativa de ser "pescado" um dia. Cá entre nós Moçambique só tem MAGUMBA. O povo só come porque não tem outra alternativa de sobrevivência. Aquele peixão de elite anónimo e o tubarão em parte incerta.
Isso são tentativas desenfreadas de uma notoriedade para seguir o poder. Tsk... Lealdade e verdade um dia virão.
Gosto · 3 · 17 h


Crespim Mabuluko Até agora tudo normal, ninguém é obrigado a ter todo mundo como amigos do facebook... agiu dentro dos direitos que lhe são assistidos no facebook ...
Gosto · 2 · 16 h


Joao Teodosio Tique Mudar de opinião ee pecado em democracia? ( sei que não te revés neste termo) Todos nos ja tivemos duvidas do Nhussi ou do Guebuza. EE nosso direito. Teu Tambem. A derivacao de posicoes faz parte do percurso das pessoas. Tu que o digas... Reve a tua opiniao sobre o Nhussi nos teus posts janeiristas 16. EE natural. Sem stress.
Gosto · 4 · 14 h


Brado Africano Este é um lambe-botas que procura uma nomeaçäo para algum cargo ou lugar em alguma assembleia ou melhor G-40, vergonha da classe juris!!!!!!!!!
Gosto · 2 · 14 h


Albino Forquilha Preocupante
Gosto · 1 · 14 h


Marlene Poderosa lindo
Gosto · 11 h


Wiliamo Dos Solidarios O kue ele fez?
Gosto · 10 h


Sergio Baloi Sergio Quando dois lambe botas outro tem uma língua que lambe mais da nisto
Gosto · 10 h


Sergio Baloi Sergio G 40 utopia da sua própria vergonha
Gosto · 10 h


Helio Thyago Krpan Tem muitos donos de suas verdades (falsas e dogmáticas) que não aceitam opinião contrária. 
Frontalidade ainda significa p certas pessoas, incompatibilidade e incongruência. Qdo perceberem que debate significa aceitar o diferente, vão começar a perceber que bloqueio apenas serve no basquetebol. No debate público vale lucidez e aceitação do diferente (desde que respeitoso). 
Virão mais bloqueios JJ.
Gosto · 1 · 9 h


Adelino Buque O certo de hoje não é necessariamente o certo de amanhã, haja descernimento.
Gosto · 4 · 8 h


Roque Jorge Jose Cada pessoa escolhe as amizades no momento certo e, existe amizade temporária e tb que duram por muito tempo. Tudo que tem princípio tem fim.
Gosto · 7 h


Zee Mavye Meu caro e amigo Julião (AKA Jay), quantos já foram por ti bloqueados nesta página? Hoje se o Alexandre te fez sentir o sabor "amargo" do bloqueio, é para sentires na pele o que os outros que te consideram "amigo" sentem quando são por ti bloqueados.
Gosto · 3 · 5 h


Nenexu Carimo Mas é pq afinal?
Essa cena de bloquear?
Vamos saber ouvir....
Gosto · 4 h


Isac Tivane A velentia e protagonismo nos midia em ser um opinion maker de se invejar resume-se nesssa cobardia ao seres confrontado por um que se esperava ser inferior BT(bloqueio total)
Gosto · 4 h


Vitorino David Eu continuo dizendo que o BLOQUEIO é actitude de fraqueza!
Gosto · 2 h


Inacio Fernando Relaxa vai passar. Cada um de vcs expoe o seu lado nas laterais da divisao
Gosto · 2 h


Jose Cossa So nao entendo esta coisa de comportamento patologico!
Gosto · 1 h


AJ Frangoulis Yahh, estar na bancada como espectador afinal anima assim?!!!



Julião João Cumbane com Julião João Cumbane.

Queremos ou não paz efectiva em Moçambique?

Os novos caminhos para a busca da paz efectiva para Moçambique não se compadecem com a intolerância e tampouco com as tradições do nosso relacionamento no passado.

Vamos dar uma nova oportunidade a nós mesmos (moçambicanos), no processo da busca da paz e estabilidade para Moçambique. A Renamo e a sua liderança estão a mostrar sinais de estarem a compreender, finalmente, a importância de fazer política dentro da lei... Temos que apreciar positivamente esses sinais, se realmente quisermos viver em paz efectiva. Não sejamos um povo tolo!

Atestam que há bons sinais rumo a reconcialiação nacionam em Moçambique os seguintes factos:

1. No discursos de encerramento dos trabalhos da Assembleia da República em 2016, foram mais reconciliadores e com sentido de Estado bem vincado do que no passado.

2. Afonso Dhlakama anunciou uma trégua unilateral de sete dias, entre 27/12/2016 e 04/01/2017, na sequência de uma conversa telefónica que manteve com o Presidente da República, na qual falaram da questão de paz para Moçambique.

3. Ontem, o Egidio Vaz votou no Afonso Dhlakama e na Renamo. Mas Quando Afonso Dhlakama entendeu optar pela violência, Egídio Vaz distanciou-se dele (Afonso Dhlakama e da Renamo). Na algum momento até expressou arrependimento de ter votado como votou nas eleições de 2014. Isto quer dizer o Egídio Vaz é um cidadão sensato; quer dizer que Egídio Vaz não abraça causas injustiças.

4. Hoje, Egídio Vaz tem estado a emitir opiniões favoráveis à administração do Filie Nyusi. Por que não acreditar que ele está a ser coerente consigo próprio? Por que pensarmos que ele está à caça de um cargo no Governo chefiado por Filipe Nyusi? E qual seria, afinal, o problema de Egídio Vaz poder ocupar um cargo no Governo de Filipe Nyusi, se ele (Egído Vaz) tiver o perfil adequado para ocupar tal cargo? Só porque ele votou na Renamo e no Afonso Dhlakama deixa de ser útil?

...

Enfim, eu fico perplexo e triste quando vejo jovens da Frelimo a etilizar a Frelimo e o Estado moçambicano. A Frelimo não é partido de uma elite política, é partido de massas; pode filiar-se na Frelimo qualquer cidadão moçambicano que se identifique com os princípios e valores da Frelimo, codificados nos seus Estados e programa. O Estado moçambicano não pertence à Frelimo, é de todos os moçambicanos, sem qualquer tipo de discriminação. O Rei de Moçambique é Constituição da República, não a Frelimo ou qualquer partido político. Os moçambicanos militantes ou simpatizantes da Frelimo têm que deixar de se comportar como uma elite sabichões e os únicos que entendem de liderança e de gestão de coisa pública. É injustiça escolher competências na base de filiação ou simpatia partidária. Vamos lá abrir espaço para a eliminação de todas as formas de injustiça que praticam no nosso Moçambique. Quando Filipe Nyusi pede ao Afonso Dhlakama para anunciar a suspensão das hostilidades militares em Moçambique, ele (Filie Nysui) não está a diminuir os seus poderes, tampouco está ele a cometer nenhum erro político ou a violar a Constituição da República de Moçambique. Donde nascem, então, as "condenações" e sátiras que se tornaram virais nas redes sociais onde os moçambicanos partilham ideias e outras coisas? Afinal queremos paz efectiva ou não?




Juma Aiuba Mano Egidio Vaz, o prof. ainda te cutucando.
Gosto · 5 · 23 h


Lenon Arnaldo Não agites o Egidio Vaz. Neste post tenho que concordar com o profe JJC, pois, ele está a levantar um debate necessário, que está enfraquecer não só na Frelimo, como toda sociedade civil Moçambicana. Há uma mania (preconceito nojento), do tipo ou está connosco ou estás contra. Ninguém é refém de outrem. 

Viva liberdade, viva independência.

Viva liberdade.
Gosto · 6 · 23 h · Editado


Osvaldo Jocitala Concordamos todos, oh Lenon Arnaldo. Esta ai embebedado neste post um convite para um bom debate!
Gosto · 2 · 23 h


Avestino Augusto Fundai Bem dito Lenon.
Gosto · 1 · 22 h


Joaquim Gove Acho que mais que «"viva a liberdade", "viva a independência"», in Lenon Arnaldo. deve ser acrescentado: - viva a justiça, viva a razoabilidade e viva a imparcialidade.
Gosto · 1 · 4 h


Lenon Arnaldo Joaquim Gove nem mais
Gosto · 1 · 4 h


Osvaldo Jocitala Apesar de discordar consigo Prof. nalgumas coisas, nunca deixei de levar à sério o que veicula nos seus posts, sobretudo no que respeita ao que eles(os posts) prenunciam! TAMBÉM QUERO LEVAR À SÉRIO O PRENÚNCIO DESTE!

E SÓ UMA PERGUNTINHA PROF.: que dizer das contradições(?) do Alexandre Chivale (ontem pro Gov.AEG e hoje cons Gov.FJN)?
Gosto · 1 · 23 h


Julião João Cumbane Pergunta a ele (Alexandre Chivale), Osvaldo Jocitala!
Gosto · 4 · 23 h


Osvaldo Jocitala A questao nao foi dirigida ao Chivale, Professor.
Gosto · 23 h


Osvaldo Jocitala Prof.,

Coloca frente à frente Alexandre Chivale e Egídio Vaz para um fight, e agora banhando Mbuya Vaz com perfumes daqueles mais caros que vi expostos nas lojas do Aeroporto Internacional de París…

Alguma coisa não revelada naquele post, aqui manifestamente denunciada!

Uma boa prova só para conclusões.
Gosto · 1 · 23 h


Julião João Cumbane Pensa com a tua cabeça, Osvaldo Jocitala; nã tenta pensar com a minha!!
Gosto · 1 · 23 h


Osvaldo Jocitala Mas como lhe cabe, pode comentar um pouco para saber se estou na melhor direccao. Estamos num teste, certo?
Gosto · 23 h


Julião João Cumbane Não testo pessoas aqui no Facebook, Osvaldo Jocitala. Interajo com elas!
Gosto · 2 · 23 h


Osvaldo Jocitala Deixemos para la.
Gosto · 23 h


Egidio Vaz Normalmente os partidos políticos se interessam por angariar mais pessoas junto de si. Um presidente da República é de todos e merece nosso apoio quando ele merece, nossa crítica quando necessário e nossa direção acima de tudo. Não me julgo puro ou sábio, mas as ideias são genuinamente minhas e tenho paz de espírito quando me deito a noite. Em tempos de crise como estes, a nação deve estar unida. Eu não quero ser o elemento dissonante. E não acrescentarei nenhuma brasa adicional para promover a desmoralização e a desmobilização geral.
Gosto · 21 · 23 h


Eurico Nhassengo Por vezes as nossas abordagens ou comentarios carregam consigo um pouco de intolerancia, visto que ja levamos conosco a ideia dos aliados e nao aliados, ou estas conosco ou contra nos, e ai e' onde caimos na descrenca e por vezes nos cegamos ao extremo de nao conseguirmos observar o obvio, este e' um tempo muito delicado do qual devemos de forma conjunta unir as nossas cinergias rumo a um pais menos piores ao que temos hoje
Gosto · 1 · 22 h


Joaquim Gove Concordo muito "perfeitamente" com o Eurico Nhassengo. É cada vez urgente desarmar as mentes dos ideais políticos que envenename a opinião dos que não têm tido tempo para observar pensar, analisar e avaliar as várias situações...
Os nossos mais jovens e nós (os menos formados) somos as principais vítimas do fenómeno...
Gosto · 4 h


Cnmutemba Mutemba O prof. Hoje está em grande , estou curtindo Suas ideias. Será que existem analistas na área? ...
Gosto · 23 h · Editado


Julião João Cumbane Busca-os (os "analistas"), ó Cnmutemba Mutemba!


Eurico Nhassengo Parabens prof, CUMBANA, nestes ultimos dias tens te demostrado um excelente homem de analises profundas, das quais quando es chamado a criticar o fazes, e se for o contrario criticas com uma imparcialidade e lucidez, forca ai
Gosto · 1 · 22 h


Marcelino Muchanga Bem dito apoiado
Gosto · 22 h


Aparicio Marques Debater ideias & Debater Pessoas : 
Como construir argumentação sobre qual for a materia (ideia)sem mesmo citar o que se deve debater? Não estou a entender!Para mim o Post do Professor não propõe debater "pessoas" está abrir um debate em volta de ideias de grandes ilustres! Agora não sei se devia abrir esse discurso tipo : existe um fulano que defendias ideias de Guebuza e outro bla bla mas agora com o novo governo bla bla quer dizer estamos aonde com essa postura de medo de dizer os nomes das pessoas! Ilustres!estão aonde afinal....hiiii estou assustado com alguns comentários aqui....acho aqui são muitos que estão a espera de recompensa da campanha!
Gosto · 22 h


Wilson Profirio Nicaquela Precisa-se coerência de facto e, nao adoptar aquele espirito, que profe chamou de "Pêndulo político" ou entao nutrir "odio visceral".
Gosto · 20 h · Editado


Custódio João Sabonete Homer Wolf vem aqui ver isto.
Gosto · 1 · 21 h · Editado


Raúl Nhagumbe Julião João Cumbane Deu-lhe a máxima classificação por este post. As questões por si enumeradas são uma realdade e algumas delas são as que dividem os moçambicanos.
Gosto · 21 h


Carlos Miguel Castanheira Cossa Não acho correcto estar a debater sobre as ideias dos outros como se tratasse de um ataque pessoal
Gosto · 1 · 21 h


Homer Wolf Assim Egídio virou o "Ai Jesus" do Profe, só porque se tornou defensor do Nyusi, é isso?... Nunca antes lhe reconhecera méritos?...
Gosto · 5 · 20 h


Yan De Narvik Milange Vista de visao!
Gosto · 15 h


Sergio Baloi Sergio Ev sempre optou em um cargo bom só não sei onde mais pode ter certeza que é no governo agora este facto não é novo
Gosto · 9 h


Ramalho Edson Paris Niko gwendereee. ..Qdo as verdades veem nesta velocidade, me ocorre logo saber se o meu sinto de segurança esta bem fixo porque asseguir a curva è perigosa ou estamos quase a decolar rumo ao fim da história vitalicia.
Gosto · 9 h


Jorge Cumbane Tudo é possível basta o nosso chefe não depender de camaradas isso é que estraga o nosso Governo. O nosso presidente mostrou que mesmo sem mediadores ele com o Afonso podem nos pôr feliz neste país. Palmas gente boa.
Gosto · 7 h


Pio Cassicasse o ilustre Egidio Vaz está em modo FESTAS FELIZES activado. Deixai o Homem comer e beber e ver o quão é bom o fruto do seu árduo trabalho.


Julião João Cumbane com Julião João Cumbane.
Ontem às 15:09 · 

Uma troca de lugares que causa desconforto a um...


Egidio Vaz conhece Alexandre Chivale como membro do G40, contra o qual ele (Egidio Vaz) combateu ferozmente. Hoje Alexandre Chivale estranha o facto de Egidio Vaz falar bem do Governo de Filipe Nyusi, contra o qual ele (Alexandre Chivale) está a combater ferozmente. Ou seja, os dois trocaram de alas.


Quem está desconfortado com a troca é Alexandre Chivale, que tacitamente gostaria de contar de contar com o apoio de Egidio Vaz para destratar Filipe Nyusi.

Ontem, Egidio Vaz foi crítico severo da Administração de Armando Guebuza, que Alexandre Chivale apoiou incondicionalmente. Hoje, Egidio Vaz identifica-se com a Administração de Filipe Nyusi, que Alexandre Chivale reprova veementemente.


A minha pergunta sobre isto é:

Quem acha que entende este jogo de troca de lugares? Quais são as motivações reais...? Ajudar Filipe Nyusi...? Castigar Filipe Nyusi...?
---

PS: Alexandre Chivale é daqueles masters do Direito que advogam que a audiência de Armando Guebuza pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) deveria ter sido precedida pela convocação, por Filipe Nyusi, na sua qualidade de Presidente da República, de uma sessão do Conselho de Estado, para deliberar sobre a quebra da imunidade daquele. Tal não foi o entendimento do Gabinete Jurídico da Presidência da República. Assim tendo sido, Alexandre Chivale diz que a audiência de Armando Guebuza pela CPI não tem qualquer valor jurídico. Eu, que não sou jurista, pergunto: será? Não teria sido politicamente mais grave para a figura de Armando Guebuza, o Filipe Nyusi convocar o Conselho de Estado para deliberar sobre a quebra da imunidade do seu antecessor e promotor? Mesmo tecnicamente, outros masters do Direito dizem que Filipe Nyusi agiu correctamente não reunindo o Conselho de Estado para deliberar sobre a ida de Armando Guebuza, membro deste órgão, à audiência pela CPI. Quem está certo?




Julião João Cumbane Eu próprio tenho respostas desagradáveis para um deles; ele sabe quem é!
Gosto · 1 · Ontem às 16:12

Ocultar 23 respostas



Mussá Roots Quais, profe? Adiante para nós, aquí...
Gosto · 1 · Ontem às 16:13


Homer Wolf Bomba aí Profe!... Estamos curiosos
Gosto · 6 · Ontem às 16:25


Lenon Arnaldo Homer Wolf agitador
Gosto · 4 · Ontem às 16:28


Luciano Mapanga Vocês não podem agitar ao prof. No momento certo ele dirá... Tenham calma. Eh eh eh eh.
Gosto · 1 · Ontem às 16:28


Homer Wolf Ué, agitador o quê?!... Aqui não tem outra hipótese: se náo estiver a falar de Chivale, está a falar de Egídio... eh eh eh
Gosto · 11 · Ontem às 16:30


Mussá Roots É de chivale, certamente...pois o EV está em sintonía com o prof, a favor do "Amigo" felipe...
Gosto · 7 · Ontem às 16:36


Lenon Arnaldo Homer Wolf o que tu queres ver é 👊🏽👊🏽👊🏽👊🏽 só 

Se bem que, o que profe JJC diz ter alguma dose de razão- óbvio kkkkkkkk...Ver mais
Gosto · 2 · Ontem às 16:36


Homer Wolf Claro que está a falar de Chivale. Apesar de tudo o Profe ainda é previsível...
Mas não me admira nada que, antes do fim-do-ano, Egidio (por qualquer motivo) tambem venha a apanhar por tabela... eh eh eh
Gosto · 5 · Ontem às 16:40


Lenon Arnaldo Homer Wolf e pelos vistos, estás a torcer por isso 👊🏽👊🏽👊🏽🙊
Gosto · Ontem às 16:59


Homer Wolf Eu??? Yuh...
Gosto · 1 · Ontem às 17:00


Lenon Arnaldo E o bom do profe bem quieto a espera que as feras se peguem pelas goelas. 
Moz anima pah.

NB: ja agora, se perguntar não ofende, de que lado está o JJC: com JFN, ACCLIN, AEG ou com os goeses kkkkkkkkk (já que Homer Wolf acredita na teoria das alas).
Gosto · Ontem às 17:03


Homer Wolf O Profe náo está do lado de ninguem. Ele é protótipo de uma pessoa que está FIRME, com as suas próprias convicções...
Gosto · 2 · Ontem às 17:06


Lenon Arnaldo Homer Wolf e o tal que dispara em todas as direções, por vezes, sem controlo.

Assim, podemos o chamar de independente. Ou, é independente conforme a vontade do freguês kkkkkkk
Gosto · 2 · Ontem às 17:09


Homer Wolf Qual freguês?
Gosto · Ontem às 17:10


Lenon Arnaldo Homer Wolf de toda palavreado só deste importância a esta pequena frase porque vc. Agitador
Gosto · Ontem às 17:11


Homer Wolf Para argumentar o/com palavreado, preciso antes de saber esse detalhe... eh eh eh
Gosto · Ontem às 17:14


Lenon Arnaldo Homer Wolf deixemos.
Gosto · Ontem às 17:15


Aida Flora Bahule Homer é o incendiário. Kkkkkkkkkkkkkkk. Mas a curiosidade mantém prof, o que tem a nos dizer sobre um dos acima mencionados?
Gosto · 1 · 22 h


Lenon Arnaldo Segundo o profe, um dos visados bloqueio-o. Ops, o feitiço virou contra o feiticeiro kkkkkkkkk
Gosto · 1 · 22 h


Aida Flora Bahule Já era de se esperar. Algumas pessoas não sabem conviver com a diversidade de opiniões
Gosto · 1 · 20 h


Lenon Arnaldo Aida Flora Bahule incluindo ele - JJC


Egidio Vaz Eu quero saber de si Professor, que tipo de debate quer levantar? Este debate é útil para quem? Para mim não é muito menos para outros. Só vai acabar mal, destratando-nos. Apesar de não concordar com ele, nunca lhe dirigi a palavra. Muito menos ele a mim. Desafio a quem quiser provar o contrário. Já nos encontramos bastas vezes e falamos de outras tantas coisas boas e menos azedas. O Professor apenas quer levantar poeira quando o foco deveria ser outro, mais tático. Abraços e estamos juntos
Não gosto · 37 · Ontem às 16:15 · Editado


Juma Aiuba Hehehehehe... Chama-se 'tugela', em chuabo. Agitador. Quer ver "faiti".


Lenon Arnaldo Juma Aiuba nem mais


Ali Juhute Acho que tenho que encher as mãos de areia para ver que sacode primeiro. 
1,2,3!!!!
Gosto · 1 · Ontem às 17:20


Pedro Jose Formigao Kkkkkkkk outros nem devemos comentar, o dono ja apareceu.
Gosto · Ontem às 17:28


Eugenio Justo Vitorino Tiku 15?


Juma Aiuba Se isso for verdade, eles debatem pessoas e não factos. Quando se debatem factos o que conta é a coerência argumentativa. Eu disse, se for verdade.
Gosto · 2 · Ontem às 16:16


Egidio Vaz Eu nunca falei com quem não fosse amigo. O único do grupo com quem discuti em mais de um ano foi Calton. Não me recordo de mais ninguém. E também não parece que o chivale esteja zangado comigo. Se o fez, não li em algum sitio
Gosto · 9 · Ontem às 16:22 · Editado


Julião João Cumbane Podes, por favor, definir "debater pessoas", Juma Aiuba?...
Gosto · 17 h


Júlio Mutisse Kkkk. Proposta de debate de pessoas e achincalhamento de carácter lançada. 
PS: vivemos num país livre onde cada um corre atrás do que lhe apetece e defende as convicções que tem. Chivale é livre de gostar, defender e ser fiel a AEG. Egidio ee livre de apoiar FJN contra quem fez campanha em período eleitoral que hoje é PR de todos. Deixemos ambos gozarem das suas liberdades.


Homer Wolf eh eh eh...
Gosto · Ontem às 16:26


Alexandre Zerinho Kkk epah
Gosto · Ontem às 16:27


Mussá Roots Endorsement...
Gosto · Ontem às 16:49


Homer Wolf ??? @ Mussá Roots
Gosto · Ontem às 16:50


Mussá Roots Ué, Homer Wolf...porquê a interrogação?
Gosto · Ontem às 16:51


Homer Wolf Endorsement de quem em relação a quê?
Gosto · Ontem às 16:52


Mussá Roots Han ok...lembrei-me, ntsém...por causa do que o Julio, escreveu "contra quem fez campanha em periodo eleitoral..."
Gosto · Ontem às 16:54


Homer Wolf Falou o quê na época?...
Gosto · Ontem às 16:54


Mussá Roots A palavra "Endorsement" nunca foi usada como nessa altura, no cenário político nacional...e na altura era para #Dlhakama, ué!
Gosto · 2 · Ontem às 16:56


Wa Pessoa Ops. Me lembro que o EV na campanha chamava Messias a alguem. Hoje já fala bem FJN. Yuuu xikwembo kulukumba (Deus omnipotente)
Gosto · 3 · Ontem às 17:21 · Editado


Mussá Roots Só os tolos não mudam de ideias Wa Pessoa...
Gosto · 6 · Ontem às 17:00


Wa Pessoa Então posso mudar a ideia, estilo deixar de chamar Messias e chamar diabo?
Gosto · 7 · Ontem às 17:02


Homer Wolf Mas desculpa lá, há mudar e MUDAR...
Gosto · 5 · Ontem às 17:03


Luciano Mapanga Hoje, o Messias tornou-se numa "enciclopédia de incoerências", segundo o homem do "Endorsement".
Gosto · 8 · Ontem às 17:16


Aida Flora Bahule Algumas mudanças tornam as pessoas tolas e insensatas. Mas há que respeitar estas mudanças.
Gosto · 1 · 22 h


Júlio Mutisse Aida Flora Bahule há que respeitar o direito de mudar. Esse é sagrado. Ou queres voltar àquela época?
Gosto · 4 · 22 h


Aida Flora Bahule Eu respeito o direito às mudanças ainda que estas sejam incoerentes.


Ivan Maússe Júlio Mutisse, apenas uma ressalva. Em 2014, EV não fez campanha por Nyusi, mas sim por Dhlakama, tendo o considerado até de herói nacional.

Estranho, é o mesmo EV, hoje, em 2016, dois anos depois, apontar Dhlakama como uma enciclopédia de incongruências de há mais de 40 anos.

Opinião é livre sim, mas funambulismo é um absurdo. Sejamos pessoas de opiniões sérias. Festas felizes à todos.
Gosto · 7 · 19 h · Editado


Homer Wolf Ntsém!
Gosto · 1 · 19 h


Egidio Vaz Se fosse tão impossível assim não haveria divórcio depois de tanto dinheiro em público e juramento perante Deus. O que o Ivan esta a defender e é definitivamente inconcebível. A não ser que não me lê bem. Os argumentos foram na altura clarificados. Eu não quero me associar a actos de violência , depois que em 2014 terem sido assinados os a acordos. Não faria isso para não ser incoerente mesmo. O que suspeito que esteja a acontecer é que um grupo selecto de presbíteros julgam-se profanas os na sua honra em serem os únicos no convento
Gosto · 5 · 19 h · Editado


Júlio Mutisse Ivan acho que leste mal meu comentário.
Seja como for vocês são uns democratas offs. Mesmo que Egidio Vaztenha mudado de água para vinho, qual é o problema? Vocês são defensores de imutabilidade mesmo quando a consciência dita outra coisa? O que é que acham da relação democracia e liberdade? Egidio não tem liberdade? 
Parem com isso.
Gosto · 5 · 19 h


Ivan Maússe Egidio Vaz até procuro fazer um esforço para entender, mas não consigo. Acho que o ilustre EV não está a entender o alcance de um herói nacional. 

Como uma figura que há dois anos consideramo-la de herói nacional, para dois anos depois, aponta-lá como uma enciclopédia de incongruências?

Desde que entendo por gente, Dhlakama nunca mudou os seus modus operandi, isso para dizer que se EV o apontou como herói nacional pela seu perfil, então, não há razões para hoje, 2016, aponta-lo como enciclopédia de incongruências, isso porque Dhlakama continua o mesmo.

Bem, não quero me alongar. Cada um é senhor das suas opiniões, mas apenas acho que devíamos ser um pouco mais responsáveis na hora de esgrimir nossas opiniões.

Festas felizes à todos!
Gosto · 4 · 18 h


Ivan Maússe Júlio Mutisse pelo contrário. Sou sim a favor da mutabilidade. EV é livre de mudar de água para o vinho, mas nem com isso, posso deixar de comentar sobre a sua mudança. O importante é não enxovalha-lo ou ofendê-lo conotando em isto e aquilo.

Todavia, quero alertar um aspecto: deviam sim ter medo dessa mudança de água para o vinho de EV. Acho que o funambulismo de opinião de EV (que umas vezes diz e defende uma coisa, e não tarda desmente a anterior e defende outra), pode prejudicar os volvidos.

Fiquem atentos!

Como disse, não quero me alongar, festas felizes.
Gosto · 4 · 18 h


Julião João Cumbane Ó Ivan Maússe, será que todos os dias são iguais para ti? Afinal acumula diplomas para depois ensinar que o mundo tem que ser estático? Se for isso, então rasguem esses vossos diplomas, porque não têm valor nenhum, excepto papel bonito para embrulhar o vosso ego. Tsc.

"Só tolos não mudam de opinião."
Gosto · 1 · 18 h · Editado


Júlio Mutisse Ivan Maússe vamos concordar na liberdade. O juizo de valor ou outros que fazes com relação a liberdade são seus.
Gosto · 18 h


Homer Wolf Seja franco Profe: o Egidio caiu-lhe suas graças só porque se rebelou do Dhlakama, e pulou para o (seu) lado do Nyusi. 
Note que o Chivale (aparentemente) fez a mesma coisa, e pelos vistos não merece todos esses salamaleques.
Gosto · 3 · 18 h


Ivan Maússe Julião João Cumbane, então, quer me dizer que devemos deixar EV matar a heroicidade que ele mesmo, em 2014, conferiu à Dhlakama? 

Por que razão, EV, não redige um texto no qual ele "mata" (desmente), altera, retira a heroicidade de que há dois anos conferiu à Dhlakama e fundamentar as razões que lho fizeram mudar de opinião?

Digo isso porque de 2014 até a actualidade, o líder da Renamo Resistência Nacional Moçambicana ainda continua o mesmo. Nada de novo aconteceu com este. Logo, fica claro que os critérios de heroicidade que EV apresentou em 2014 continuam os mesmos.

Por isso que, insistidamente, mas com toda a humildade, peço ao EV que aliste as causas, diferentes daquelas aposentadas em 2014, que retiram em pleno a heroicidade de Dhlakama.

Vocês conhecem um herói quando verem? Como um herói, em apenas dois anos, sem mudar os seus modus operandi, pode deixar de sê-lo para se metamorfosear em enciclopédia de incongruências?
Gosto · 5 · 18 h · Editado


Homer Wolf Júlio, tambem não precisas de "enjangerar" nessa concepção de que "somos livres de sermos pêndulos"... 
Imagina se amanhã o Profe Julião acordasse e se pusesse a fazer "hosanas nas alturas" ao Dhlakama, acharias isso tão normal e "viva a liberdade"`?
Estamos a falar de líderes de opinião, que aparecem na "teLvisão" volta e meia...
Gosto · 6 · 18 h · Editado


Homer Wolf Ivan Maússe, 2014 até estás a ser "generoso". Neste 2016 mesmo, ele ainda idolatrava o "ríder"...
Gosto · 5 · 18 h


Júlio Mutisse Sim Homer. Acharia.
Gosto · 1 · 18 h


Aida Flora Bahule Júlio Mutisse está mesmo a exagerar. Mudanças radicais devem sim ser questionadas principalmente se de figuras públicas se tratar. Alguns estão a perder a credibilidade, convenhamos. Respeito as mudanças, mas não sou obrigada a compactuar de alguns posicionamentos porque foi o sicrano que falou.
Gosto · 2 · 18 h


Ivan Maússe Homer Wolf tsém.

Eu acho que não estamos a entender o significado de fazeres de opinião. Eu acho que temos o direito de nos espantarmos e de questionar as causas que levam um indivíduo a mudar de opinião, pior ainda, de um momento para outro e, de forma drástica.

Todos nós sabemos que EV não é qualquer opinador que apresenta suas opiniões de forma emocional. Suas opiniões, sem querer exagerar, são pensadas de forma responsável e, se calhar, com toda a mestria metodológica antes de serem lançadas em forma de discurso escrito.

Nisto, há que procurar entender essa mudança brusca de opinião, sem querer dizer com isso que EV não tenha direito de mudar de opinião. Ele tem todo esse direito, e como tem.

Mas, hoje, todos nós nos questionamos por que Vaz mata a heroicidade de Dhlakama se este Dhlakama continua o mesmo com o de 2014 que ele exaltou feito um deus. Dhlakama teria mudado na sua forma de fazer política ao ponto de EV deprecia-lo?

Humildemente, pedimos resposta.
Senão puder dar, também entenderemos!
Gosto · 1 · 18 h · Editado


Júlio Mutisse Denocratas ditadores. Querem mandar na indignação dos outros
Gosto · 18 h


Ivan Maússe Aida Flora Bahule prontos!

É isso que Júlio Mutisse não entende.

Que tal imprimires uma empatia no teu pensamento (pensar connosco), caro Mutisse! Quem sabe assim entenderia o alcance dos nossos questionamentos.
Gosto · 1 · 18 h · Editado


Júlio Mutisse Kkkk ditadores
Gosto · 1 · 18 h


Homer Wolf eh eh eh...
Gosto · 18 h


Ivan Maússe Júlio Mutisse, então, está a (tentar) dizer que EV está indignado? Humm...dado interessante!

Mas com o que EV estaria indignado? Terá Dhlakama feito algo diferente do que tem feio ao longo destes anos, incluindo no ano em que EV apontou-lhe como herói nacional (2014), que fizera EV mudar, diga-se, drasticamente de opinião?

Não acham estranho que um herói, em escassos anos, venha a transformar-se em uma enciclopédia de incongruências? Não sei, mas conseguem mesmo analisar o alcance destas duas expressões HERÓI NACIONAL com ENCICLOPÉDIA DE INCONGRUÊNCIAS?

Bem, cada um é soberano na sua opinião, mas sinceramente, cá entre nós, haja responsabilidade no que opinião. Convenhamos!
Gosto · 2 · 18 h · Editado


Aida Flora Bahule Nada Júlio Mutisse. Os ditadores deste país são bem conhecidos e esses não somos nós. A nossa preocupação é referente às mudanças bruscas de opinião de um jovem que conquistou o respeito de todos com argumentos coerentes. É inconcebível que se elogie um presidente que nem sequer começou a governar este país e pelo que vejo vai terminar o mandado neste jogo de faz de contas que eu sou o presidente da República de Moçambique. Há muitos nabos e poucos tomates neste país, um problema meramente agrícola. Kkkkkkkkkkkkkkk
Gosto · 3 · 18 h


Ivan Maússe "A nossa preocupação é referente às mudanças bruscas de opinião de um jovem que conquistou o respeito de todos com argumentos coerentes."

Sic Aida Flora Bahule.
Gosto · 1 · 18 h


Aida Flora Bahule Alexandre Zerinho estão a dizer que não devemos questionar mudanças bruscas de um grande opinion maker deste país.
Gosto · 1 · 18 h


Júlio Mutisse Questiinar ate pode. Mas não lhe negar a possibilidade de mudar
Gosto · 18 h


Ivan Maússe Respeitado Bitone Viage, o ilustre Júlio Mutisse e o prezado professor Julião João Cumbane estão a dizer que não podemos questionar as mudanças bruscas, como aquelas de EV que, por causa disso, somos ditadores.
Gosto · 1 · 18 h


Homer Wolf E quem lhe negou?
Gosto · 1 · 18 h


Ivan Maússe Júlio Mutisse jamais negamos. Se leu muito bem os nossos comentários poderá notar que em nenhum momento negamos tal mudança, mas apenas questionamos.

Não nos impute algo que não fizemos, Mutisse. Leia e se possível releia aos nossos comentários. Até dissemos, opinião sim, mas funambulismo não. Haja responsabilidade naquilo que opinamos. Apenas isso.
Gosto · 1 · 18 h


Bitone Viage Egídio Vaz pode até ser catalogado de patrono da incongruência.
Gosto · 7 · 17 h


Homer Wolf kkkk.... edjê, chegou Bitone!
Gosto · 2 · 17 h


Bitone Viage Em público já criticou muitos daqueles que hoje são seus colegas (lambibotas.


Júlio Mutisse Se não negam estamos kits
Gosto · 17 h


Júlio Mutisse O resto são vossas percepções e juízos. Nunca foi dificil para mim perceber o afastamento do Egidio Vaz das posições da RENAMO derrotada
Gosto · 17 h


Homer Wolf E o afastamento de Chivale do Nyusi, entendes?
Gosto · 3 · 17 h


Ver mais respostas


Hermes Sueia O Professor JC já está em gozo de férias......Feliz 2017.

Homer Wolf Este post anima pah!... eh eh eh
Gosto · 8 · Ontem às 16:33 · Editado


Aida Flora Bahule Fireman in the hood
Gosto · 22 h


Lúcio Langaa Não acredito que o prof depois de um tempinho relaxado vê com nada para debater. Criar espaço para debater pessoas mesmo? Yuh!
Gosto · 2 · Ontem às 16:28


Homer Wolf Senhor, deixai que o Profe explane as suas ideias livremente... Náo amordaçai as suas palavras
Gosto · 3 · Ontem às 16:32


Luciano Mapanga O professor é uma espada de dois gumes. Eh eh eh eh.
Gosto · 6 · Ontem às 16:39 · Editado


Homer Wolf Dois???
Gosto · 1 · Ontem às 16:31


Lenon Arnaldo É muito perigoso.
Gosto · 1 · Ontem às 16:31


Luciano Mapanga Até é capaz de ter mais que 2, Homer Wolf.
Gosto · Ontem às 16:41


Luciano Mapanga Ya! "RENDE RENDE RENDÊÊÊ"
Gosto · 1 · Ontem às 16:54 · Editado


Nelio Raul Joao Mais fogo na aparelhagem...
Gosto · 23 h


Aida Flora Bahule Homer já me rendi. Hahahahahahahaha você é de facto um incendiário brada
Gosto · 22 h


Elísio Muahave Fequei procurando esse tipo de post, esta doce.
Gosto · 1 · Ontem às 16:36


Custódio João Sabonete Profe, debatendo pessoas e paixões. Estranho isso, sobretudo vindo de si.
Gosto · Ontem às 16:44


Julião João Cumbane Estão equivocados aqueles que pensam e acreditam que este 'post' debate pessoas. Quiçá precisam de consultar as suas enciclopédias ou seus prontuários de ciências sociais sobre o significado de "discutir pessoas". Este 'post' trás ao de cima um problema que dificulta o debate profícuo de ideias na esfera social moçambicana... 

Júlio Mutisse, fala com o teu amigo Egidio Vaz... 

Custódio João Sabonete, pensa outra vez....

Lúcio Langaa, pensa mais um pouco que hás de ver um assunto muito sério neste 'post'...

Juma Aiuba, sou mais sério do que me avalias...!

Hermes Sueia, estou de férias, sim!...

Luciano Mapanga, não sou isso que pensas que sou...!
Gosto · 5 · 16 h · Editado

Ocultar 12 respostas



Homer Wolf Ntsém!
Gosto · 1 · Ontem às 17:04


Luciano Mapanga Professor Julião João Cumbane, vou tentar rever a minha visão em relação a sua pessoa/opiniões.
Gosto · 1 · Ontem às 17:10


Lúcio Langaa Esclarecendo o próprio Vaz que parece querer te entender eu também ficarei esclarecido.
Gosto · 22 h · Editado


Júlio Mutisse Então esclareça o sentido do seu post.
Gosto · 23 h


Aida Flora Bahule Prof por favor saia das entrelinhas e nos esclareça o verdadeiro sentido deste post, assim não iremos comentar um assunto que não entendemos
Gosto · 1 · 22 h


Luciano Mapanga Isto é uma ratoeira, vai por mim.
Gosto · 1 · 22 h


Hermes Sueia Não vejo onde está a dúvida.......achei o post do Professor claro demais..........
Gosto · 1 · 22 h


Hermes Sueia Fala da atitude troca tintas dos Drs Egidio Vaz e Chivale.........dançam ao sabor do vento e de acordo com as conveniências. Falta de coerência......ou flexibilidade de ginastas olímpicos. Política da barriga........
Gosto · 4 · 22 h


Hermes Sueia Assim indicam as setas..........
Gosto · 1 · 22 h


Hermes Sueia Representação gráfica como complemento......
Gosto · 1 · 22 h


Lenon Arnaldo Hermes Sueia a ser essa a interpretação que se pode assacar do post do JCC, é uma acusação gravíssima. Cabe ao autor do post chancelar ou negar com veemência a interpretado aqui feita kkkkkk
Gosto · 22 h


Homer Wolf Qual acusação gravissima qual quê?! 
É o que diz o post - e está sim, claro como H20...
Gosto · 3 · 21 h


Cnmutemba Mutemba Saibam porquê da minha inteligência... fui muito bem moldada, e ninguém saia lesionado. 
Este é o profe...
Gosto · 1 · Ontem às 17:09


Mouzinho Zacarias Professor combateu ferozmente a Renamo e seu líder durante o ano de 2016,até prometeu desarma_lo com ajuda de khalau...


Mendes Mutenda Aqui estou para mediação entre Egidio Vaz e Alexandre Chivale. Mas não se telefonem para suspender as hostilidades, sem me consultar...
Gosto · 5 · Ontem às 17:41


Egidio Vaz Heheheh. Quando é que iniciou? !
Gosto · 1 · Ontem às 17:42


Mendes Mutenda Epa não sei. Mas estou disponível para fumarem cachimbo da paz. Não sei se o problema é entre oa citados ou que cita para com os citados


Jeronimo Cumbana sem comentario
Gosto · Ontem às 17:42


Fernando Veloso O que é que vem primeiro, a farinha ou o saco?
Gosto · 6 · Ontem às 17:45


Egidio Vaz O saco é semente da farinha?
Gosto · Ontem às 17:46


Homer Wolf eh eh eh... ou será que vem "tudo junto"?
Gosto · 3 · Ontem às 17:46


Fernando Veloso Sementes transgênicas?
Gosto · 2 · 23 h · Editado


Moisés Arlindo Valério Sitoe Concordo com o prof. Não trazer Egidio Vaz & Alexandre Chi vale mas sim o que esses dois defendem apoiam na esfera social e política, que está a nós criar confusão. Esse é o meu entendimento.
Gosto · 1 · 23 h


Crespim Mabuluko Realismo politico, nada mais... Ate o proponente do debate esta no seu jogo!!!
Gosto · 3 · 23 h


Gaspar Americo Gove Politica e' uma mentira.
Gosto · 23 h


Mansur Bazilio Homer Wolf distrai-me ,esta é a certa


Nelo Txuma "alguns pensam com a barriga"...


João Langa Muianga Afinal quem está a combater o governo do Presidente Filipe Nyusi, há dias o deputado da Renamo o Muchanga teria avançado com acusações do género indicando que o Prof. Julião João Cumbane faz parte dos que estão a combater o PR.
Afinal de contas dentro da FRELIMO, há os que combatem os outros?
Qual é a verdadeira mensagem que o Prof.quer nos deixar neste texto?
Será que o Prof.quer se desfazer das acusações que pesaram contra si vindo de uma boca grande, nesse caso indicando os verdadeiros que estão a combater o PR?
Gosto · 7 · 23 h · Editado


Helio Thyago Krpan Que se mordam. A falta de ideologia própria e convicção própria tem disso.
Ainda vamos ver muita volatilidade aqui. Uns defensores e outros detractores. Mais fogo virá pela frente pk temos uma classe incipiente de analistas interesseiros. 


Nelson Matsinhe Pai... Política não é futebol que quando se é adepto é até à caveira. Na política defendem se ideologias, valores, princípios. Ontem podia ser de um lado e amanhã mudar, isto está claro, se sinto que os valores que defendo hoje degeneraram em promiscuidades não tenho razão pra continuar a defende-lo, e vice-versa. Quando aquele político que não me transmitia segurança ontem começa a demonstrar ser de confiança, não fará sentido eu continuar a lançar lhe pedras... Pra mim as coisas funcionam assim.
Gosto · 5 · 22 h · Editado


Edson Chiziane Independentemente do que se possa discutir neste post ou queira se levantar, tenho de admitir e render homenagem o professor JJ tem uma frontalidade e verticalidade ímpar. Agora se há nisso mérito ou não isso são outros quejandos. O tipo dispara à queima roupa hehehe.


Nelson Matsinhe Yah, concordo ctg nos disparos à queima roupa... Sua especialidade
Gosto · 20 h


Artur Jorge Cecilia Capitao Nelson Matsinhe defende-se ideologias (e) ou interesses?
Gosto · 20 h


Nelson Matsinhe Depende do ponto de vista Artur. Nosso voto sempre vai pra uma ideia, pra uma expectativa, interesse quase nunca penso nisso, pelo menos não cheguei ainda a esse nível.
Gosto · 1 · 19 h


Tony Ciprix Eu somente leio Helio Thyago Krpan. Depois que entender Manuel Castells sobre ventrílogos como condição de senão muitos intelectuais em África, a teoria de organicidade dos intelectuais de Gramsci para ter sido superada. Michel Foucault e a biopolitica que venham em nosso socorro: abdicam-se os valores éticos e os direitos quando em causa estão os interesses económicos. Uma ética calculista meticulosa orienta o indivíduo no mundo da biopolitica
Gosto · 1 · 10 h


Helio Thyago Krpan Ética do imediatismo e das vantagens conduz alguns intelectuais. Isso preocupar-me sobremaneira.
Gosto · 9 h


Tony Ciprix Meu amigo Helio Thyago Krpan, o relativismo ético contemporàneo dá bases para toda essa discussão.... ou seja, respalda o muito que se vive. Voce nao pode impor a sua visão de como os outros devem agir, senao é acusado de universalista. Assim entramos numa turbulencia social sem precedentes, como já denunciou Henrique Claudio de Lima
Gosto · 1 · 9 h


Tony Ciprix Queria dizer Henrique Claudio de Lima Vaz
Gosto · 9 h


Helio Thyago Krpan Nelson Matsinhe concordo consigo em toda sua explanação. Em nenhum momento afirmara que devamos ser escravos de ideais falidos ou de políticas não ajustadas. A direção que quis dar ao meu post foi que temos aqui muitos senhores que defendem coisas que elles mesmos não acreditam só por bajulação e adulação. Qdo vêem frustrados seus intentos de chamadas para cargos e posições de assessoria mudam e criticam o que eles próprios defendiam. Não que a mudança de opinião seja má. Mas ela deve respeitar critérios lógicos e conjunturais.
Gosto · 1 · 9 h


Helio Thyago Krpan Tony Ciprix longe de mim impor modelos ou cair no universalismo. O problema dos universais foi bem abordado por Guilherme de Ockham. E foi continuado por outros. O que se pede ou o que se espera é um minimo de COERÊNCIA na maneira como defendemos ou negamos certas coisas. Sou a favor de uma intelectualidade pública que defenda a unidade e satisfação social. Qdo os intelectuais subirem a torre de marfim e se colocarem no topo e se posicionarem como políticos ... o poder entra em crise e o caos toma lugar.
Gosto · 8 h · Editado


Tony Ciprix Eu entendo o que queres dizer Helio Thyago Krpan. Nem estou a dizer que voce é universalista.. Apenas estou a argumentar que vivemos um tal de relativismo ético que o signficado do termos coerència náo vai encontrar consenso. Dali a validação de todo o agir, hoje numa direção, amanhá na outra. Esse é o mundo da biopolítica
Gosto · 1 · 9 h


Helio Thyago Krpan Tony Ciprix I got u perfectly. Was just emphasising and provoking you
Gosto · 9 h


Edson Chiziane Na verdade , há uns meses eu escrevi um pouco sobre o tipo de Analistas k temos na nossa praça, sobretudo os que pupulam o EFEBE, onde os classificava em:
1.Mercenários - Aqueles que fazem por encomenda com intuito de mudar a forma como a sociedade vê certos políticos (aceito que há censo comum aqui mas também não deixa de ser uma premissa).
2.Analista Ideólogo - Aquele que mesmo onde não há mérito conseguem vé-lo (somente ele e seus sequazes). Este não confunde verde com vermelho, faz questão de ver vermelho no verde mesmo na ausência de luz. Fá-lo por opção e pensa que alguém um dia verá as suas acções e logo o tacho virá. 
3. Analista Volátil - esse é um capta vento autêntico. 
4. Analista Ressonância (caixa )- Estes dedicam-se apoiar as ideias que mais likes e views tem no efebe. Sem ideias próprias, parasitas autênticos.
Em suma escrevi algo sobre isto mas as interperes estragaram a horta(o tomate não brotou ) assim terei de esperar pela próxima estação, o bom é que deu pra salvar algumas sementes. Helio Thyago Krpan queres espevitar o bichinho neh. Ehhehe
Gosto · 1 · 8 h · Editado


Helio Thyago Krpan Espevite broh. Tens analytical skills q admiro
Gosto · 1 · 7 h


Faustino Sigavane Muito acima das pessoas (visados) está está ideologia dos que ambos defedem! Isso é o que o post levanta, salvo melhor entendimento! Aguardemos serenamente
Gosto · 1 · 22 h · Editado


Jaime Langa Depois do primeiro comentario do Egidio Vaz nao havia mais nada a acrescentar. O assunto ficou um nao assunto.
Gosto · 21 h


Julião João Cumbane Tão «não-assunto» assim que acabaste entrando,Jaime?!
Gosto · 2 · 21 h


Homer Wolf Por acaso náo estou a ver nenhum (primeiro) comentário do Egidio...
Gosto · 1 · 20 h


Jaime Langa Homer Wolf refiro-me a este "Eu quero saber de si Professor, que tipo de debate quer levantar? Este debate é útil para quem? Para mim não é muito menos para outros. Só vai acabar mal, destratando-nos. Apesar de não concordar com ele, nunca lhe dirigi a palavra. Muito menos ele a mim. Desafio a quem quiser provar o contrário. Já nos encontramos bastas vezes e falamos de outras tantas coisas boas e menos azedas. O Professor apenas quer levantar poeira quando o foco deveria ser outro, mais tático. Abraços e estamos juntos"
Gosto · 2 · 20 h


Homer Wolf Ops... afinal nem o próprio Egidio se sentiu confortável...
Gosto · 19 h


Jaime Langa Pois...
Gosto · 19 h


Matsule Capitão Theo Até Dlhakama já cedeu um intervalo maior. Vocês amam guerra pah...


Costa Manhiça Professor professor
Gosto · 20 h


Homer Wolf Jah Yahwah Matavele
Gosto · 2 · 20 h


Elvino Dias Fim do mundo. Preço de ser G40
Gosto · 2 · 20 h


Américo Matavele Ok.
Gosto · 1 · 20 h


Homer Wolf Tem outra, de Mavie a bombar Chivale... eh eh eh
Gosto · 4 · 20 h · Editado


Cléo Marley Mafu Aqui esta quente


Ildo Machope Cumbane Cumbane Palhacadas
Gosto · 1 · 19 h


Davi Machava Isso e o pao nosso de cada dia...luta pelo dada...comida...tem que haver puxassquismo..bajulaçao sem medida...babuseiras desmedidas...ajudem e n atrapalhem ilustres da contenda...
Gosto · 1 · 19 h


Chaida Nicaca Passei para ler comentários, amanhã muito cedo, darei continuidade.
Gosto · 1 · 19 h


Paulo Bouene É bastante triste quando gente é exposta desta maneira.
Gosto · 1 · 18 h


Julião João Cumbane Quem foi exposto aqui, Paulo Bouene? Acho haver entre nós um conceito errado de exposição. Fala da vida privada ou profissional de quem, este post. As figuras na imagem deste 'post' são públicas e não se está a falar mal delas, excepto que trocaram de opinião de forma interessante sobre o governo de Armando Guebuza e de Filipe Nyusi. Onde está o problema em apontar essa troca, ó Paulo?!...
Gosto · 3 · 18 h


Homer Wolf Ntsém
Gosto · 7 h


Henrique Jeremias Este post anima. Em bitonga "yungu tsamba ngudzu"
Gosto · 2 · 18 h


Buene Boaventura Paulo Professor, por enquanto nada de errado. aos dois assiste-lhes a liberdade de escolha sobre quem apoiar ou venera - lo. Este é o espírito do seu outro post que bem justifica o assunto que expõe aqui.
Gosto · 1 · 18 h · Editado


Nhecuta Phambany Khossa Observando atentamente.
Gosto · 18 h


Bitone Viage A Queda e a Ascensão dos Novos Mercenários( lambibotas).


Ivan Maússe Caso de estudo?
Gosto · 16 h


Fernando Banze Kkkkkkkk... Estou a pedir fazer parte desse artigo.
Gosto · 3 h


Bitone Viage Chivale (Queda) Egidio (Ascensão), eis o nosso caso de Estudo.
Gosto · 1 · 3 h


Fernando Banze Eu quero fazer parte desse artigo.
Gosto · 3 h


Fernando Banze É só me darem metodologias.
Gosto · 3 h


Ivan Maússe Fernando Banze hehehe, vamos a isso.
Gosto · 2 h


Fernando Banze Vamos a isso... 
Esperando metodologias para tal.
Gosto · 58 min


Ramalho Edson Paris Quem è o trigo, quem è o joio? ???? A separação ja existe
Gosto · 17 h


Eliha Bukeni Ha coisas mais relevantes a extrair do post do prof. do que o pretenso "beef" entre o AC e EV. A ser verdade que o AEG pretendia furtar-se de depor na CPI a coberto do da imunidade de membro do Conselho de Estado e motivo para bastante preocupacao, pois, a iniciativa do pedido de imunidade deveria ser do proprio AEG, convista a afastar o seu nome da especulacao e sobretudo, contribuir para o esclarecimento da verdade material. E assim que vemos acontecer em outras democracias. O instituto de imunidade nao dever ser tomado como escape para fugir da responsabilizacao pelos actos de gestao dos dirigentes. O AC ate pode estar bastante grato pela ascensao ao cargo de membro do CSMJ, mais nao precisa se expor demais!


Julião João Cumbane Até aqui li todos os comentários...até tentei interpretar os dados na forma de "stickers"... Voltarei brevemente para ler o resto (se houver) e encerrar o assunto. Obrigado pela audiência!
Gosto · 16 h · Editado


Sheila Samuel Pessoalmente a minha opinião foi a de que ,os membros daquela comissão beberam de uma excelente aula de sapiência sobre a história de Moçambique, que acredito que muitos já não se lembravam outros nem sabiam.
Gosto · 1 · 13 h


Antonia Cuna Sinceramente,Juliao Cumbane é o maior indisciplinado neste ano da DISCIPLINA PARTIDÁRIA,onde sua expulsão deve ser urgente,porque dispara para todos lados sem respeitar os estatutos do Partido FRELIMO.
Isto é demais "Camarada"


Alexandre Zerinho Prof Julião João Cumbane confirma que a mensagem no screenshot eh da sua autoria?
Gosto · 10 h


Vali Abdul Momade Meu Deus, será verdade isso?
Gosto · 9 h


Bitone Viage Não é verdade, cumbane não escreveu nada disso, isso é mais uma obra daqueles que se sentem incomodados com uma pessoa como ele.


Bitone Viage Assim Chivale bufou para Cumbane? Antonia Cuna engane outros não sou criança eu.
Gosto · 9 h


Tsemba Mahotse Viage, que apresente provas que invalidam esse screen shot ao invés de desacreditar feito um daqueles crentes acéfalo.
Gosto · 1 h


Alexandre Zerinho Bitone Viage ele ja assumiu que escreveu
Gosto · 1 h


Emilio Francisco Chauque Esta não é a primeira vez EV a mostrar-se um verdadeiro "vira-casaca". 

Não o levo a sério há "long time".
Gosto · 11 h


Egidio Vaz Sinceramente há cada comentário aqui. Onde é que entro nessa tua incredulidade? Pelo menos entenda o que se está a discutir.
Gosto · 3 · 9 h


Tsemba Mahotse Bem observado, Emílio Chauque. Incomodam-me gente que foi permitida estudar pra ajudar a humanidade, mas ora brincando de academico ora brincando de lambe-botas como Egídio já o fez inúmeras vezes.
Gosto · 1 · 8 h


Sergio Baloi Sergio Antes de começarem a comentar meus amigos procuram saber o histórico do EV
Gosto · 10 h


Sergio Baloi Sergio E tem mais esta organização já si sabia que um dia estaria neste tipo do rediculo
Gosto · 10 h


Olivia Mondlane Loading....


Nico Voabil Infelizmente!


Baumane Selemane Kalembo Chamar outras pessoas de macacos é muito feio. Nada falei!
Gosto · 23 h

Gosto · 23 h

Davi Machava Obrigado caro Mabunda. Deixe essas babuseiras e esses puxas sacos...nos nascemos na Frel..mas n precisamos de ser P.S....traga nos aquelas suas investidas caro Mabunda...
Gosto · 4 · 22 h

Fernando J. Inacio Acho que estamos num bom caminho, gosto muito disso, antes bem juntinhos agora bem separados. O pao ja nao chega para todos!? O bicho vai pegar fogo. O demonio luta contra diabo, isso é muito bom. Forcas camaradas nao parem por aqui.
Gosto · 6 · 22 h

Luciano Mapanga Homer Wolf, há mais lâminas aqui.
Gosto · 3 · 22 h

Homer Wolf eh eh eh... 
Será que o Profe Julião viu isto?

Gosto · 1 · 21 h

Luciano Mapanga Acho que ainda não viu. O bicho ainda vai pegar. Eh eh eh eh...
Gosto · 21 h

Aida Flora Bahule E eu estou aguardando ansiosamente por esta batle
Gosto · 2 · 20 h

Julião João Cumbane Vi, Homer Wolf. Conheço a origem primária do texto. E depois?...
Gosto · 17 h

Homer Wolf Será que houve uma concertação anti-Chivalista?
Gosto · 1 · 17 h


Gosto · 17 h

Naine Mondlane Hehehehehehehe... isto ainda vai animar pah!!
Gosto · 22 h

Gosto · 1 · 22 h

Aida Flora Bahule I am reading
Gosto · 21 h

Aida Flora Bahule Eix this is very hot
Gosto · 20 h

Adolfo Bino Buchua TIKHAU TI SEKANA MAPODHO
Gosto · 22 h

Donaldo Chongo Moz anima, mesmo.
Gosto · 22 h

Elisio Macamo não ocorre a ninguém que isto possa ser falso? não seria mais responsável postar depois de ter apurado isso ou pelo menos saber onde foi publicado ou de que contexto foi extraído?
Gosto · 7 · 22 h

Julião João Cumbane O texto é verdadeiro e a autoria também é verdadeira! Eu mesmo verifiquei. Foi escrito num smart phone... e publicado originariamente num grupo restrito de WhatsApp...

Ndzole Yanga Para mim GM é um nulo. O que Di não tem impacto nenhum... É um zero lapidado de livros russos.
Gosto · 22 h

Maylene Paulo Caça as bruxas
Gosto · 22 h

Emilio Francisco Chauque Se isto é obra de Mavie, devo dizer que o homem é violento para com a língua de Camões. Mais nada!
Gosto · 22 h

Filho Do Cinzentinho Estava nervoso heheheheheh
Gosto · 1 · 20 h

Emerson Eduardo Nhampossa Lazaro Mabunda não é tolo para mentir. Este texto é verdadeiramente do GM. Agora só ele não quer criticar o pano negro que nutre a sua massa cinzenta. Mano ser descontando e o mesmo governo mandar-te a puta que te pariu. Vamos ser sérios, isto é mau. Cara sem vergonha ainda aparece a defender sujeiras com argumentos de livros e políticos do passado. Este país está em saques profundos.
Gosto · 22 h

Emerson Eduardo Nhampossa Hemaye GM nidoco guela teisso. Toni panda. Cambi uni makuyo
Gosto · 21 h

Evaristo Jamisse Sem querer me ater na troca de acusacoes, o certo ek a verdade pode tardar mas um dia vira ao de cima...alguem vai ter que se livrar da espinha que o sufoca a garganta...mais nao disse!

João Guilherme Yuuuuuu
Gosto · 21 h

Chacate Joaquim A ti hawu ti lheka na makovo. kakakaka pegou pesado mano .
Gosto · 21 h

Homer Wolf Zangam-se as comadres, dizem-se as verdade... eh eh eh
Que se mordam!

Gosto · 6 · 21 h

Aida Flora Bahule Está a parecer guerra das comadres isto. Kkkkkkkkkkkkkkk
Gosto · 3 · 20 h

Alex Paulo Dos Anjos Diga-se em abono da verdade: que se mordam!
Gosto · 21 h

Costa Manhiça Sao ladroes esses
Gosto · 1 · 20 h

Homer Wolf Jah Yahwah Matavele...
Gosto · 3 · 20 h

Eusebio Jose Mocambique e maning nice
Gosto · 20 h

Gosto · 2 · 20 h

Bitone Viage Afinal!
Gosto · 1 · 18 h

Naine Mondlane Hehehehehehehe...
Está doce isto! Kkkkk

Gosto · 17 h


Gosto · 18 h


Gosto · 15 h


Gosto · 12 h

Moniz S. Walunga Argh, o tacho ja' comeca a escacear na casa e os irmaos se degladiam pelos resos! Certamente que o mais forte ira' vencer e quando estiver para iniciar a ceia virao outros milhafres para desputar esses poucos restos. E o ciclo vicioso das batalhas pelas migalhas ira' intensificar-se ate' nao haver mais nada por disputar! E' a podridao do sistema politico mocambicano que criou isso para poder roubar a vontade! Os lesados do anterior, porque ja' nao apanham a ossada estao revoltados com os que lhes tentam substituir...! E' o inicio do fim da macacada!
Gosto · 1 · 9 h · Editado

Muchuquetane Guenjere "Porque nao se junta ao Egidio Vaz, que agora tudo faz agora para promover justamente a boa imagem e o prestigio do nosso Presidente?" Mano Lazaro Mabunda, sera que viu o alcance dessas palavras de Gustavo Mavie?
Gosto · 1 · 8 h

Volta Samora o circo esta ficar apertado, e os palhaços já querem ganhar destaque.kkkkkk
Gosto · 6 h

Boa Monjane Seja quem for o autor, o gajo escreve mesmo MUITO MAL.

Sem comentários: