domingo, 18 de dezembro de 2016

Os brancos moçambicanos gostam muito de falar de corrupção mas somente quando os pretos estão envolvidos.


Egidio Vaz
· Yesterday at 04:14 ·

Corporativismo de Raça.
Os brancos moçambicanos gostam muito de falar de corrupção mas somente quando os pretos estão envolvidos. Não vi ninguém senão o Professor António Francisco que interpelou o Fernando Lima quando ele tentou defender o senhor Viegas da LAM.
Racismo existe sim e os brancos se defendem entre si. Vocês notam que Samora é sempre recordado por brancos. Porque eles na altura mandavam. Bulshit, deixem de racistas caramba.

Comments

Remove
Kuyengany Produções Bon dimanche Doctor
2 · Yesterday at 04:17Remove

Remove
Claudio Lombene Hehehehe.
Yesterday at 04:19Remove

Remove
Samuel Chacate São bandidos afinal tá perceber hj esses são assim e nunca vão mudar!!!
1 · Yesterday at 04:29 · EditedRemove

Remove
Danilo Tiago Bem colocado Mate Egidio Vaz
Yesterday at 04:26Remove

Remove
Lenon Arnaldo Não acredito kkkkkk
Yesterday at 05:14Remove

Remove
Danilo Tiago Lenon Arnaldo em que? Ha coisas que nos devem remeter a reflexao. O Egidio Vaz esta a trazer - nos um tema para debate, devemos debater isto aqui sem tabus e sem preconceito nenhum.
Yesterday at 05:16Remove

Remove
Lenon Arnaldo Eu já havia falado disso faz muito tempo. Se calhar a minha colocação não foi bem conseguida ou merecida de atenção de muita gente.

Veja o mais recente processo da Embraer; caso mozabanco e Panamá papers - o mutismo ou silenciamento da informação.

Mesmo a nível dos golpes palacianos que estão na forja no interior da frel - quem são os principais actores.

Tão simples como isso. Só não vê quem não quer. Não me sinto racista por fazer constatações factuais.

NB: como bem diz o EV - que todos falam bem ou estão tentar até branquear a imagem de Samora Machel hoje, são os que faziam compras na Interfranca e não formavam bichas.
2 · Yesterday at 05:30Remove

Remove
Crocante Andrade Estes roubam de mais. Quando estão na fonte o primeiro desafio é roubar e depois servir. Os outros roubam com classe...
Yesterday at 04:28 · EditedRemove

Remove
Claudio Lombene Mas eu sempre desconfiei da parcialidade destes patrícios.
2 · Yesterday at 04:28Remove

Remove
Mussá Roots Those "slave drivers".
Conheço-os, bem, mesmo!
3 · Yesterday at 04:30Remove

Remove
Nguila Nyangulane Directed...
2 · Yesterday at 04:31Remove

Remove
André Mahanzule Yaaaa Best of 2016.
Yesterday at 04:32Remove

Remove
Joao Alexandre Papucides Amigo Vaz: desta vez parece que descambou para o lado contrario. Nao acha que ao por questao desse geito esta a afirmar-se como racista? Ja agora diga-me: qual a é a cor d racista? Abr.
9 · Yesterday at 04:38Remove

Remove
Egidio Vaz Vejam bem as notícias. O branco é sempre inocente. Vejam Canal Savana, etc. Vejam
10 · Yesterday at 04:39Remove

Remove
Mussá Roots Só não vê quem não quer...
3 · Yesterday at 04:41Remove

Remove
Borges Nhamire Hehehe... Vaz!
Yesterday at 04:42Remove

Remove
Francey Zeúte O Savana não chapa lá nenhuma nota sobre esse escândalo. Tenho-o em mãos e nada sobre o assunto. Não vi o Canal, mas isso é revelador de que...
3 · Yesterday at 04:44Remove

Hide 11 Replies


Remove
Homer Wolf Viegas é branco desde quando?
2 · Yesterday at 05:26Remove

Remove
Francey Zeúte De uma tez mais clara, então.
1 · Yesterday at 05:36Remove

Remove
Homer Wolf eh eh eh... grande coisa!
Yesterday at 05:43Remove

Remove
Francey Zeúte O problema deste assunto da raça é que quem decide destapa-lo é apontado o dedo como o racista. Vai lendo os comentários.
5 · Yesterday at 05:44Remove

Remove
Homer Wolf Ahhh... Tens razáo.!..
Aliás este é o momento "mais oportuno" para levantar essa questão...
Yesterday at 05:49 · EditedRemove

Remove
Francey Zeúte Não sei se é ou não...até porque nunca o será.
Yesterday at 05:58Remove

Remove
Homer Wolf Eu acho que hoje é especialmente um boa dia...
Denunciemos o racismo|!
Yesterday at 06:01Remove

Remove
Frank Mwanaluc Homer Wolf.....penso eu, no meu entender que branco é todo Mulato......porem o Egídio quis suavizar.
Yesterday at 07:27Remove

Remove
Homer Wolf Já eu (se tivesse de classificar), penso que todo o mulato é preto masé!...
Yesterday at 07:30 · EditedRemove

Remove
Homer Wolf Lá está: preso por usar capulana e preso por náo usar... eh eh eh
2 · Yesterday at 07:30Remove

Remove
Zarito Angelo Interessante. O EV tem razao. Doa a quem doer, mas esta é, sim, a realidade. Triste, mas é o quotidiano
23 hrsRemove

Remove
Jorge Ferreira Comentário desnecessário e,sem classe...desceu na tabela de atenção...pensava ,que esse tipo de vocabulário e expressões,já tinham acabado...enfim...
4 · Yesterday at 04:45Remove

Remove
Sidonio Pedro Pois Jorge Ferreira, ha comentarios desnecessarios, que quando se fazem, desce-se de classe. A peneira do corporativismo de raça, ja nao consegue tapar o sol.
2 · Yesterday at 05:26Remove

Remove
Fernando Striker

Yesterday at 06:24Remove

Remove
Rildo Rafael Ressuscitando Fanon, Egidio Vaz
2 · Yesterday at 04:47Remove

Remove
Luis Marcos Almeida Certo Vaz
Yesterday at 04:49Remove

Remove
Rebeca Cipriano Kkkkkkkkk. ........ Egidio Vaz!!
2 · Yesterday at 04:54Remove

Remove
Otilio Beijo O "vosso" tribalismo e' que favorece (cria condicoes) a' isso. Se voces esao division, qual a diferenc,a de existir outra divisao? Ja disse afro man: nao reclame(m) de justic,a enquanto voce(s) nao e' (sao) justo(s).
1 · Yesterday at 04:58Remove

Remove
Joao Matlombe Muito bem. Vale mais tarde do que nunca. Branco não é corrupto só recebe luvas, na óptica deles. Preto, faz o mesmo é considerado corrupto, ladrão etc.... Temos racismo puro e forte na nossa pátria, infelizmente
11 · Yesterday at 05:03Remove

Remove
Sura Rebelo Samora Machel é sempre recordado por brancos? Egidio Vaz esperava uma outra abordagem e não esta q nada contribui pra nos tirar ( todos mocambicanos) do buraco ou cratera q estamos. Posso concordar q racismo existe sim em moz. eu nao sou branca e ja tenho sido atingida e mais com 2 filhos 1 mais atingido q outro so porque têm tons pele diferentes. Estamos a cavar mais fundo. Corrupção nao tem cor. Se tivessem de ir pra cadeia nao teriamos "alojamentos" disponiveis
8 · Yesterday at 05:44 · EditedRemove

Remove
Fernando Striker A ilustre levou as as coisas de coração, atropelando a objetividade que o EV transparece no post.
Mas isso é natural que aconteça por seus filhos ou a sra ter uma tez clara. Faz parte do ser humano notar diferenças e somos pela cor mas unidos pelo carácter, pela moçambicanidade.
Há um dia eu vi uma reportagem da BBC África que retrata o que é ser preto na Índia, acho, e é deplorável naquelas bandas a situação de um preto.
São situações que acontecem...E não fugirá a regra em Moçambique sendo que todos os dias somos bombardeados através de filmes, novelas com teor racial.
Yesterday at 06:29Remove

Remove
Sura Rebelo #Coraçao coisa q nos faz falta não acha?
1 · Yesterday at 06:30Remove

Remove
Sura Rebelo Se considera esse post objetivo... olhe é sua opinião
1 · Yesterday at 06:33Remove

Remove
Enrico Juvita M Borriello ?????
Yesterday at 05:12Remove

Remove
Fernando Costa Num pais onde a minoria de raça branca e nacionalidade moçambicana é infima, e entre estes os que tem voz publicamente se contam pelos dedos de uma mão, o Dr.Egidio escolheu o pior exemplo para nos brindar com o seu post de domingo. Concordo inteiramente consigo quanto ao Fernando Lima. Se colocou numa posição de defender o indefensável e não o devia ter feito. Mas tambem já lhe li muitas vezes a si a dar opiniões duras que nada tem de politicamente corretas. Os homens livres como voces, não tém raça. Tém opiniões e convicções..
15 · Yesterday at 05:53 · EditedRemove

Remove
Lenon Arnaldo Não venha com estória de racismo é uma pura e crua realidade.

O Fernando Lima e ponta do iceberg.
1 · Yesterday at 05:18Remove

Remove
Germano Milagre Lamentável o que leio por aqui
2 · Yesterday at 06:14Remove

Remove
Lenon Arnaldo Germano Milagre o que é lamentável Gege
Yesterday at 06:16Remove

Remove
Fernando Striker Deixa de tretas, Fernando.
Temos raças sim.
E existem diferenças no tratamento e como!
Senão olhemos para os bancos de origem portuguesa, o comércio asiático que pulula pelas nossas praças e quem está em frente...Negar isso é ser muito baixo, mentiroso e cobarde.
2 · Yesterday at 06:32 · EditedRemove

Remove
Abdul Magide Sidi Hassam Egídio Vaz. Não vá por aí. Falar de corrupção todos falam. E creio mesmo que os meus compatriotas mais morenos falam mais (porque sao a maioria) do que os ditos brancos. Do resto estes estão em extinção. Se os quiser preservar como se fazem aos elefantes e outros animais, ou até mesmo a madeira que os brancos de olhos em bico levam em conluio com quem a gente sabe...vamos preserva-los. Porque senão daqui a uns anos lá ficaremos sem brancos para a nossa multiculturalidade.
Yesterday at 05:17Remove

Remove
Fernando Striker Será melhor como nos países árabes ou europeus.
1 · Yesterday at 06:33Remove

Remove
Titos Cau Por acaso as empresas que extraem madeira em Mocambique sao na sua maioria de portugueses. Os chineses servem apenas de capa e mao de obra qualificada e barata. Falo com conhecimento de causa.
4 hrsRemove

Remove
Avestino Augusto Fundai Rascimo qualificado por parte desses muzungus. Egidio Vaz.
1 · Yesterday at 05:17Remove

Remove
Fernando Chiluvane Pensavam o que? Sempre foi assim.as vezes temos medo ou vergonha de abordar este assunto.
2 · Yesterday at 05:18Remove

Remove
Marilucia Rodrigues Francisco O branco nunca vai-se sentir farinha do mesmo saco com os negros mesmo que gritem muito alto que são moçambicanos.
2 · Yesterday at 05:21Remove

Remove
Lenon Arnaldo E é feio e brincadeira de mau gosto quando os visados feitos a avestruz tentaram tapar o sol com a peneira.
É pura realidade que esta camada social é corporativista e, aproveita-se da ingenuidade e precariedade financeira/econômica de nós outros, só para nos confundir. Quem falou do Moza Banco; quem falou de José Veigas, no caso Embraer; quem falou do outro que era citado no caso Panamá Papers entre muitos exemplos.
2 · Yesterday at 05:36 · EditedRemove

Remove
Tony Ferreira As vezes nem é precariedade ou vulnerabilidade mas sim pretismo puro e esses brancos sabem do que o preto é capaz quais são as suas fraquezas e se aproveitam dessa qualidade Bossal dos negros...
Egídio Vaz eu tenho mais do que certeza de que se não estive se envolvido um caneco naquela trama da LAM o ventilador espalharia muita mais sujidade por cá
2 · Yesterday at 06:33Remove

Remove
Lenon Arnaldo Tony Ferreira bwakwakwakwakwa nem mais.

Diga-se, caneco que se acha branco.

" ... de fontes próximas, asseguraram-nos que o JV não está envolvido no escândalo da Embraer" - In Semanário Savana.

Mesmo com transcrições da suposta conversa JV com o representante da Embraer. Aliás, uma ou duas semanas antes o Savana já havia lançado a isca do agente "C" - uma narrativa que ganhou eco com a divulgação de parte do relatório.

"...... o PCA do Moza Banco , é um banqueiro de mão cheia - e os seus detratores (banca e no partido) querem mancha-lo, pois ele não tem e nunca teve conta bancária em paraíso fiscal. Quem o conhece sabe disso" - Semanário Savana

Gajos malandros.
2 · Yesterday at 06:44Remove

Remove
Tony Ferreira Só falta virem a público e refutar a gestão ( compadrio a certos interesses) do SV na direcção do GPZ.
1 · Yesterday at 06:59Remove

Remove
Tony Ferreira Dizia gestão danosa
1 · Yesterday at 07:00Remove

Remove
Benjamim Rosa Acho que os brancos ricos estao sempre isentos da culpa pelo facto de incentivarem a corrupção. Pagam para que os jornais estejam repletos de publicidades baratas
Yesterday at 05:27Remove

Remove
Filipe Mata Eu disse alguma coisa?
Yesterday at 05:34Remove

Remove
Nicole Mendonca Este é um post puramente racista !!!!
3 · Yesterday at 05:38Remove

Remove
Fernando Striker Bulshit!
Yesterday at 06:34Remove

Remove
Nicole Mendonca Essa é a sua opinião... eu tenho a minha. E que eu saiba ha liberdade de expressão
Yesterday at 06:35Remove

Remove
Egidio Vaz Não existe liberdade de opinião no meu mural. Muito menos nos seu aqui mando eu. Aqui não é casa da mãe Joana
1 · 23 hrsRemove

Remove
Nicole Mendonca Senhor Egidio Vaz tenha bom proveito do seu muro e va mandando nele. Já agora, quer me parecer que isto é a casa da mae joana ... pois o senhor ja perdeu o controle do que nele escrevem.... !!!! Fique com as suas opiniões racistas!
23 hrsRemove

Remove
Egidio Vaz Eu posso sanciona-la e ímpedir que veja o próximo comentário. Mas já é bom que apareceu aqui, senhora branca para defender-se. Sem saber nada
23 hrsRemove

Remove
Nicole Mendonca O senhor é que devia ser sancionado p este tipo de posts claramente racistas. Faça o que entender ... Ciente, no entanto, de que todos os que leram o seu post ja têm uma opinião for mada sobre a sua pessoa ...!!! Passar bem!
23 hrsRemove

Remove
Fernando Striker Nicole, imagina esse teu comentário la nas terras das tuas origens, digo Europa, origem dos brancos, o que seria de ti se fosses uma black nas terras europeias, talvez dia seguinte estaria cercada de brancos europeus para te xenofobarem a voltar às suas origens raciais ainda que tenha nascido la...
Então, veja lá a proporcionalidade.
22 hrs · EditedRemove

Remove
Muhamad Yassine Qual é essa agora?
1 · Yesterday at 05:44Remove

Remove
Cadu Moreira Também uma das outras provas inequívocas da abordagem do Dr Vaz é a atuação do TPI- tribunal penal internacional, apenas julga e condena dirigentes(negros) Afrincanos.
4 · Yesterday at 05:44Remove

Hide 14 Replies


Remove
Lenon Arnaldo Nem mais
Yesterday at 05:46Remove

Remove
Fernando Costa http://www.direitointernacional.org/.../tribunal-penal.../



Tribunal Penal Internacional para a Ex Iugoslávia condena Radovan…
Tribunal Penal Internacional para a Ex Iugoslávia condena Radovan Karadžić por crimes praticados na Bósnia e Herzegovina 0 By editor on março 26, 2016 ICTY, Notícias No último dia 24 de março de 2016, a 3ª Câmara de Julgamento do Tribunal Penal Internacional para a Ex Iugoslávia (ICTY) condenou a 40...
direitointernacional.org

1 · Yesterday at 05:51Remove

Remove
Cadu Moreira Casos meio isolados ó iliustre Fernando Costa.
1 · Yesterday at 05:53Remove

Remove
Germano Milagre Sempre disse que racismo provém de falta de cultura, educação e civismo. O preocupante é que está a enraizar-se na vasta maioria dos Moçambicanos. A sorte é que só dependemos de Africa para subsidiar o nosso OGE ... continuem nessa linha. Ja agora entreguem a exploração do gaz aos Nigerianos e Angolanos. Para garantir que depois não venhsm dizer q os brancos estão a saquear. Sul-Africanos não porque ainda estão muito contaminados. Egidio Vaz imagine este cenário como exercício intelectual ... Se Nelson Mandela lê-se este seu comentário o que diria ? Mas lhe garanto que o Mugabe lhe prestaria homenagem. Este é o elogio que lhe faço
Yesterday at 06:22Remove

Remove
Lenon Arnaldo

Yesterday at 06:24Remove

Remove
Lenon Arnaldo

Yesterday at 06:24Remove

Remove
Lenon Arnaldo

Yesterday at 06:24Remove

Remove
Lenon Arnaldo Mexeram com o penúltimo nicho do mulungu kkkkkkkk.

Então o Germano Milagre quer mandar "outros" retirarem apoio OGE porque chamaram lhe branco kkkkkkkkk

O assunto é sério.
1 · Yesterday at 06:28Remove

Remove
Germano Milagre Não nada disso. Simplesmente alerto que se quiserem criar em Moçambique uma sociedade racista ( já a andam a cultivar há tempo ) lembrem-se que terá custos elevados ... a soludariedade orçamental nunca vem de Africa... pk será ?
Yesterday at 06:31Remove

Remove
Lenon Arnaldo Germano Milagre já a dizer temos que nos calar perante factos mais que provados por conta das ajudas que ocidente dá ou empresta para pagar a dobrar. Está a ir para o mato.
1 · Yesterday at 06:36Remove

Remove
Fernando Striker Quando Portugal revogou muitas nacionalidades aos pretos a partir de 85/86 se não me engano, nao era racismo do governo português....E é um assunto fresco que teve uma grande reportagem da SIC e será que houve algum branco moçambicano que condenou aquilo?
Hipócritas.
Yesterday at 06:37Remove

Remove
Germano Milagre Eu disse que alguém tem que se calar ?!? O q eu digo é se promoverem um Moçambique racista discriminando contra quem não for negro isso trará consequências tal e qual trouxe quando a Africa do Sul insistiu no caminho do apartheid.
Yesterday at 06:39Remove

Remove
Germano Milagre Fernando Striker explique lá esse assunto ... sabe que o governo português é que está a puxar pela livre circulação de pessoas ( c todos os direitos e deveres de residencia ) entre os palop ? Mas estou aqui para saber que revogação é essa ...
Yesterday at 06:42Remove

Remove
Fernando Striker Procure uma reportagem abordada há duas semanas sobre o assunto na SIC e irá entender melhor.
2 · Yesterday at 06:43Remove

Remove
Lenon Arnaldo É racismo dizer que existem brancos, místicos e negros - moçambicanos de gema e goeses.

Até acho-vos bem organizados.

NB: nem todos se revêm nessa pratica.
1 · Yesterday at 05:46Remove

Remove
Lytos John Sorry, o post em si já é racista
6 · Yesterday at 05:49Remove

Remove
Samuel Chacate O Sr devia procurar perceber o nível de raciocínio do Egidio Vaz ... os brancos no nosso país são sim racistas!&_
1 · Yesterday at 06:57Remove

Remove
Dino Foi Nunca tinha olhado nesse prisma Egidio Vaz. Obrigado
4 · Yesterday at 05:49Remove

Remove
Adelson Rafael Neste prisma e em diferentes áreas temáticas, sempre houve e há hierarquização
1 · Yesterday at 06:08Remove

Remove
Maria Do Carmo Soares É um prisma muito interessante! Realmente eu ensinei os meus filhos que eram moçambicanos. Será que tinha que lhes ensinar que eram moçambicanos brancos?
3 · Yesterday at 06:23Remove

Remove
Fernando Striker Maria, o mesmo acontece em Portugal onde pretos têm de ser ensinados a serem portugueses ou pretos portugueses?
Outras coisas pá.
1 · Yesterday at 06:39Remove

Remove
Adelson Rafael Fernando Striker pretos portugueses da segunda geração!
Yesterday at 06:45Remove

Remove
Fernando Striker

Yesterday at 06:45Remove

Remove
Fernando Striker

Yesterday at 06:45Remove

Remove
Fernando Striker É essa cena!
2 · Yesterday at 06:45Remove

Remove
Maria Do Carmo Soares Fernando Striker, claro que são portugueses. São cidadãos portugueses. Quando é que deixamos de classificar as pessoas pela cor?
9 hrsRemove

Remove
Fernando Striker Bulshit!
5 hrsRemove

Remove
Mauricio Mahoze Mahoze Entretanto aborda factos...
O problema é que o negro quando tem dinheiro sente se branco e estes o abraçam pelo dinheiro....
Mas que existe existe sim...

Há uns anos perguntei me porque o administrador da de uma empresa de capitais Portugueses teria uma secretária trazida de Portugal muito bem paga que o engenheiro mecânico que era chefe /responsável pela gestão de uma oficina inteira...

Só os negros podem lutar pela igualdade... E eu disse igualdade...
Yesterday at 05:52Remove

Remove
Germano Milagre Racista o próprio que escreveu esse post, pois racista é o q interpreta opiniões e ideias conforme a cor da pele de quem as tem. Lamento que ainda haja pessoas com grau académico que não o consigam ver opiniões e ideias independentemente da cor da pele de quem as profere e agrupa as pessoas pela cor da pele. "E os brancos se defendem entre si". Nem vindo de um académico alguma vez defenderei na base da cor da pele. Eu critiquei o Samora, o Raposo Pereia, e o Viegas. Lamentável Egidio Vaz.
13 · Yesterday at 06:08Remove

Hide 11 Replies


Remove
Lenon Arnaldo Dizer que vc é branco e racismo. Dizer-me que eu sou negro e racismo.

Isso tem nome: complexos. Resta saber se de inferioridade ou superioridade.

Na mosca Egidio Vaz - atenção, mexeste com as vespas. Cuide-se das ferroadas que vem aí kkkkkkk
2 · Yesterday at 06:15 · EditedRemove

Remove
Germano Milagre Ligar ideias ou opiniões agrupando pessoas pela cor da pele é racismo. Dizerem-me q sou branco e a constatação de um facto imutável.
5 · Yesterday at 06:26Remove

Remove
Lenon Arnaldo Germano Milagre então qual é dificuldade para entender o post do Egidio Vaz

E mais, o que ele diz não é uma constatação. Ou tens dúvidas.

Obviamente, há pessoas da raça branca não são tidas e nem achadas ou melhor, não se revêm no comportamento dos que são denunciados nesse post

Esse nervo na flor da pelo é qual já.
1 · Yesterday at 06:31Remove

Remove
Germano Milagre Então o Lima não atacou/criticou o Viegas porque ele é branco ou porque são amigos ?!?
Yesterday at 06:33Remove

Remove
Germano Milagre E se meia duzia de brancos/mulatos/mestiços/indianos etc forem amigos e não se atacarem já "os brancos protegem-se" ou porque são todos amigalhaços protegem-se ?
3 · Yesterday at 06:35Remove

Remove
Fernando Striker O senhor Germano deve ser e estar a ser racista ao interpretar o post de Egídio Vaz se olharmos para a sua crítica.
1 · Yesterday at 06:41Remove

Remove
Fernando Striker E eu diria, lá na Europa o racismo até é legal e é executado por autoridades públicas.
Yesterday at 06:42Remove

Remove
Germano Milagre E porque estou a ser racista ?
Yesterday at 06:42Remove

Remove
Germano Milagre Estou-me nas tintas para a pele do Egidio Vaz ... critico o post fosse ele branco, negro ou azul
1 · Yesterday at 06:43Remove

Remove
Germano Milagre Fernando Striker dizer todos podemos dizer o que nos vier a cabeça ilustre mas consubstanciar já é mais complicado. Eu de facto estou preocupado com os populistas xenófobos que estão a emergir na europa e não só acho perigoso como um retrocesso civilizacional enorme para a europa. Mas o que acho incrível é que os que acusavam os cunhados há uns meses atrás de xenófobos e racistas agora procedem como esses nacionalistas populistas xenófobos da Europa ... será que não podemos aprender com os erros dos outros ? Eu sou branco no entanto entrei em estado de choque com a eleição do Trump ( o anormal que diz que em Africa quando chove nos preocupamos em fazer sexo em vez de cultivar - esse mesmo que achava que a Belgica era uma cidade na europa ). Se eu tivesse essa mentalidade de grupo por cor da pelo iria estar muito satisfeito com os desenvolvimentos que vejo em Africa, na Europa e nos EUA. Não estou. Triste cenário ... quando pensamos que a humanidade evoluiu considerávelmente basta uma crise económica mundial para os demagogos/racistas/populistas virem ao de cima.
4 · Yesterday at 07:11Remove

Remove
Antonio A. S. Kawaria Fernando Striker , onde? Ainda bem que dizes lá na Europa por lá não estás.
9 hrsRemove

Remove
Torres Tomas Vilanculos Faça uma leitura calma do seu propio comentario e nos diga quem està ser racista agora?
3 · Yesterday at 06:15Remove

Remove
Armando Ferreira Mulungo... é bandido e quando tem Cartão Vermelho...até diz " já estou autorizado a roubar". Samora bem dizia " camaleão "
2 · Yesterday at 06:22Remove

Remove
Jorge Panguene O que é RACISMO/RACSTA?
Moçambique, é de moçambicanos.
Eu fico contente com o simples facto de, Moçambique ser de moçambicanos.
3 · Yesterday at 06:28 · EditedRemove

Remove
Josué Tambara Não vejo cores mas sim esqueletos
1 · Yesterday at 06:25Remove

Remove
Naldo Cumbe Mas o racismo mais profundo esta entre nós ,os pretos infelizmente,por ser mais facil nos manipular.Nós não gostamos de proceder qualquer que seja a acção olhando para o futuro sempre estamo na urgência do imediato. O "Bingo".
2 · Yesterday at 06:34Remove

Remove
Luis Mucave Egideo Vaz,meu camarada eu tenho diferenças profundas contigo,às vezes acho teus escritos um embuste,mas,hoje foste ao âmago da coisa....agora sim....avante que estamos contigo
2 · Yesterday at 06:43Remove

Remove
Edgar Barroso

2 · Yesterday at 06:44Remove

Remove
Homer Wolf ???
1 · Yesterday at 06:51Remove

Remove
Filho Do Cinzentinho ...
Yesterday at 08:13Remove

Remove
Zeiss Lacerda

23 hrsRemove

Remove
Ramalho Edson Paris Ainda estou a ler depois vou sorrir. Certamente que zangar näo vou
1 · Yesterday at 06:51Remove

Remove
Rui Tenreiro Marcar TODOS os brancos pelo erro de alguns, isso sim é racismo. Estereotipar, meter todos num saco com base na cor – e não na ideologia – é racismo isto. Muito feio, pouco intelectual.
8 · Yesterday at 07:31 · EditedRemove

Remove
Linette Olofsson Não é por aí, talvez o Fernando Lima seja amigo do Viegas, de corrupção falamos todos, cidadãos das outras cores da pele só praticam? não falam? só brancos é que são mais racistas? e os outros tons de pele?o racismo não tem Nacionalidade, conheço pessoas de pele escura que demonstram racismo...não devemos ir por aí , Moçambicanos brancos , Moçambicanos de origem Asiática , Moçambicanos de xx .
11 · Yesterday at 07:53 · EditedRemove

Remove
Mussá Roots Há pretos racístas, sim, é verdade...racísmo é idiotice, preconceito, e está na mente, seja do preto,branco ou amarelo.
1 · Yesterday at 07:41Remove

Remove
Alberto Ernesto Zico Pretos?não use essa palavra meu caro.
1 · 22 hrsRemove

Remove
Antonio A. S. Kawaria Ou o Egidio Vaz diz que a Linette Olofsson não se indignou com a corrupcão na LAM.
1 · 18 hrsRemove

Remove
Mussá Roots Mas, porquê, Alberto Ernesto Zico? Se podemos usar #branco, qual é o problema com o #preto?
3 · 17 hrs · EditedRemove

Remove
Alberto Ernesto Zico A palavra preto é muito forte.
7 hrsRemove

Remove
Rui Antonio Alberto Ernesto Zico É forte porquê? preto é preto, branco é branco...não vejo problema aqui.
1 · 7 hrsRemove

Remove
Abel Hari Domingos Este é o tipo de discurso que faz lembrar o apartheid, depois não nos queixemos das consequências do mesmo. Num passado recente muitos moçambicanos foram vítimas de violência e xenofobia por linguagem discursiva semelhante num país vizinho. Creio ser redundante e míope centrar elogios ao legado de Samora a um grupo e de cidadãos brancos. Certamente quem o faz não visita a periferia de Maputo ou não circula nos transportes públicos vulgo chapa cem, onde os discursos de Samora são ouvidos e celebrados.
6 · Yesterday at 07:06Remove

Remove
Ajm Selemane O tema afinal 'e racismo ou. Corrupcao? Quem viveu c colono , principalmente o preto no sentido lato, tem na mente a desc
riminacao e alfabetizado ou nao ele ainda vive com o odio do branco=colono. Disfarce ha sempre, talvez para sobreviver e nao perturbar a sociedade.
1 · Yesterday at 07:07Remove

Remove
Germano Milagre Exato Ilustre Selemane ... em vez de questionarmos porque o Fernando Lima ou o Savana não caíram com toda a força em cima da corrupção na LAM e respectivo ministério estamos a falar em racismo ... enfim.
2 · Yesterday at 07:14Remove

Remove
Ana David David Isto eh ridículo
3 · Yesterday at 07:44Remove

Remove
Ivan Maússe Demais!
1 · Yesterday at 08:09Remove

Remove
Rui Neves Acho que o Sr. Egidio tomou umas a mais este fim de semana, e melhor ir curar a ressaca e nao dizer disparates
9 · Yesterday at 07:59Remove

Remove
Ivan Maússe Acho que EV não queria escrever este post.
3 · Yesterday at 08:09Remove

Remove
Egidio Vaz Tu és um esgoto de cidadania. Apague o teu comentário e o Meu vai por arrasto
23 hrs · EditedRemove

Remove
Fátima Sucá Rui Neves ou o facebook dele foi hakeeado ou está nas drogas. Vê lá!!!
1 · 23 hrsRemove

Remove
Ivan Maússe "Esgosto de cidadania", eu?

Está bem. Humildemente digo muito obrigado, caro EV. Te respeito bastante mais muito mesmo, e acredito que és exemplo para muitos jovens, por isso, contigo não vou me alongar, apenas a dizer o seguinte:

Um dia, terás a noção das asneiras que fizeste ao escrever o teu texto e a qualificar a minha pessoa como um esgosto de cidadania.

Que Deus te abençoe abundantemente, EV.
6 · 23 hrs · EditedRemove

Remove
Fátima Sucá Ivan Maússe daquilo que eu tenho visto dos posts e da integridade desta pessoa, não acredito, sinceramente, que ele tenha escrito isso em sã consciência.
1 · 23 hrsRemove

Remove
Ivan Maússe Nem eu, Fátima.

Por isso que decidi não me alongar. Creio que EV constitui um exemplo de jovem para tantos, e não posso negar que o admiro bastante.

Portanto, não me alonguei por acreditar que há algo de errado aqui. Mas enfim, o tempo é profeta. Juízo há-de voltar, estou convicto disso.

Em todo o caso, continuo agracendo a cada uma das palavras ditas à mim pelo EV, nomeadamente, que nada sei e que sou um esgosto de cidadania.

Abraços fraternos!
1 · 23 hrs · EditedRemove

Remove
Fernando Striker EV não é demente, muito menos kiddo. Muito menos, ainda, pelo que eu saiba, vive nas insterpolações de lucidez, comummente conhecido de intervalos lúcidos.
Maior parte dos que comentam e comentaram o post condenado o autor por FALSO racismo parecem que vivem nas telenovelas das tvs globo e Record.
Não creio que haja um moçambicano atento e de bom senso que não vivencia tamanho racismo nesta nossa, se é que vossa também, Pátria Amada.
É tanto racismo contra os moçambicanos de gema, falo daqueles originais e não derivados, que todos os dias ouvimos e vemos isso nos média e continuamos a negar? Nyonho piyanga! Estaria a ser hipócrita!
O EV foi tão corajoso que, acredito eu, que o pus já estava demais a desatinar que acabou explodindo. E em vez de espremer o abcesso, muitos se limitaram a lamentar o mau cheiro ou a estranheza de pus.
Quão cobardes!
Não é o facto de ser negro(s) e, em parte, dependentes da origem dos brancos (EUROPA) continuarei ou continuaremos, digo aqueles que repudiam este mal segregacionista, a olhar impávidamente e batermos as palmas. Que nada!
Eu falo e rebento bem mesmo!
Vemos muitos pretos por lá sendo negados até o asilo político, estatuto de refugiados e dizemos que a Europa está agir nos termos que a sua soberania manda...
Não não não... Eu não aceito enquanto o millennium BIM e co.limitada não tiver gestores de top pretos moçambicanos, e a lista é infinita.
Caraças pá!
2 · 19 hrs · EditedRemove

Remove
José de Matos Ivan Maússe, estamos juntos ...
1 · 16 hrsRemove

Remove
Rui Neves Tb gosto de ler os textos do Egidio por isso acho q ele estava sob algum efeito ao escrever isto. Sr. Egidio andas metido na cocaina? Dizem por ai
10 hrsRemove

Remove
Fátima Sucá Sinceramente, leio bastante o que escreve, mas acho que festa vez foi infeliz. Digo que fiquei decepcionado com o que li.
O racismo em Moçambique está a tomar proporções desmesuráveis, e quando vejo um post como este, vejo que não é uma questão de formação, mas sim uma questão de inferioridade.
Tenho muita pena que pense assim.
Eu não sou branca, mas passo por muitas situações desagradáveis na minha própria terra.
No dia em que mudarem de pensamento, de definir as pessoas pela cor da pele, talvez este país avance, porque neste momento é decadente.
3 · 23 hrsRemove

Remove
Zarito Angelo Fatima. Concordas ou nao com oque o Egidiz diz neste post?
22 hrsRemove

Remove
Fernando Striker "Mudarem" quem?
Não precisa ser branca... Um pingo de brancura pode ser motivo de chacota aos não-claro-brancos!
1 · 19 hrsRemove

Remove
Egidio Vaz Hipocrisia. Esse mural não é palco
23 hrsRemove

Remove
Zeiss Lacerda Egídio ta beber muito neste final de semana 😂😂😂😂😂
1 · 23 hrsRemove

Remove
Egidio Vaz Vai passear Zeiss Lacerda. Eu não tenho papas na língua. Cobardes são seu meus amigos. E este é pretexto para limpar alguns
Prefiro manter ao cinco amigos que um monte de cobardes
E estou mesmo a bloquear
2 · 23 hrs · EditedRemove

Remove
Zeiss Lacerda 😂😂😂😂 não zanga Vaz. Estamos já a comemorar o Natal. Mas gosto das tuas verdades. Poucos têm coragem de ser politicamente incorretos
2 · 23 hrsRemove

Remove
Rui Neves nao e bloqueando as pessoas que vai tornar aquilo que escreveste mais legitimo, admite q meteste agua e mais nada, e uma mancha na tua postura academica, sais de academico para acadefico ( academico com defice de academia)
1 · 9 hrs · EditedRemove

Remove
Lenon Arnaldo Ha gentalha que perde oportunidade de ficar calada. Diz-se, em boca fechada não entra mosca.

Negar o óbvio, é pura hipocrisia.

NB: atenção aos emocionados, o post salvo melhor opinião, é contra pessoas de raça branca, mestiça ou negra. Está a denunciar-se factos com barba branca, de alguns moçambicanos de cor e devidamente identificado (quão cartel) de que é necessário desmitificar e combatê-lo com firmeza.
2 · 23 hrs · EditedRemove

Remove
Zarito Angelo Ainda nao entendo pk estao a crucificar o EV Por causa deste post. O racismo é, sim senhor, um problema muito serio em moçambique. Ele se faz sentir nas escolas, nos restaurantes, perante a justica, nos estabelecimentos comerciais sim senhor o
1 · 23 hrsRemove

Remove
Zarito Angelo Nos debates da tv, nos bancos, nos voos, em locais de alojamento (hoteis), em tudo. Porque tentar tapar o sol com a peneiro e nao encarar a realidade e tentar corrigir o mal. Vamos fantasiar k nao ha racismo pk?
23 hrsRemove

Remove
Assane Assuade NINGUEM ME ENGANA, PORQUE NA VIDA MILITAR NAO TEM MOZ BRANCOS?
22 hrsRemove

Remove
Vassili Vassiliev Porque nao confiam neles. O poder dos pretos foi conquistado na ponta de um fuzil. Duvidam?
1 · 21 hrsRemove

Remove
Fernando Striker Ou filhos de monhés, chineses, então aonde?
19 hrsRemove

Remove
Germano Milagre De menos de 10 mil ( de todas as idades mas seguramente a percentagem tende a diminuir ) como esperan ver facilmente um soldado branco ? Ha varios q eu conheço que cumpriram o serviço militar na guerra dos 16 anos.
17 hrsRemove

Remove
Fernando Costa porque não os querem lá. . conto te uma que é verdadeira . Um moçambicano branco e que ocupa um cargo importante no Estado, tem um filho problemático e pensou. "Este tipo vai à tropa em breve e lá o vão colocar na ordem". O moço se alista e passa um ano sem o chamarem. O pai cada dia mais farto das porcarias que o jovem faz, mexe umas influências e consegue chegar ao Comando da FADM. aí pergunta quando vão chamar o miúdo. . "Esqueça camarada.. teu filho nasceu demasiado claro . Não o queremos aqui"...
10 hrsRemove

Remove
Germano Milagre Yuuuuuu isso é verdade Fernando Costa ?
1 hrRemove

Remove
José de Matos Germano Milagre ,eu penso que sao bem menos de 10000 brancos moçambicanos.em todo o Pais! Podemos tambem questiobar quantos Ministros brancos temos, quantos oficiais generauis temos nas forças de defesa e seguraça, quantos PCA,, se o PM ou PR pode ser branco, etc. , etc.
é verdade que o regime da Frelimo nao queria brancos em posiçoes de relevo nas for1as!

é nestes detalhes que verificamos que Moçambique ainda tem serios problemas com racismo!
21 minsRemove

Remove
Miguel Maibaze Infelizmente nao vi o programa. Porem, o umpeto do verbo do Vaz, enquanto conclusao de fenomenos obsrvados, faz transbordar o copo. O Lima mais alguns ate podem manchar os (nao alinhados) no racismo, desdem, intelictualismo d escarnio. Mau. Obg, ilustre.
22 hrsRemove

Remove
Vernisto Adelino Pela minha cor mestiça de pai branco e mãe negra "sofri na pele" racismo da raça negra e branca! Uma vez fugi, numa rua, a cem quilómetros/hora, de meninos brancos que me queriam espancar por causa da minha cor. E, noutra rua corri a mesma velocidade por causa de meninos negros que também queriam dar-me porrada! Aprendi a não ser racista por ter sido discriminado por jovens de ambas as cores. Aprendi que os racistas são ignorantes ou maus pensadores ou péssimos analistas e tem atitudes comportamentais negativas, em relação às cores de pessoas no mundo. Há racistas de todas as cores e nacionalidades. Difícil é dizer quem é mais racista!
Apenas para reflexão:
Será que alguém dos comentários deste post já viu um casal de negros com filho(a) adoptivo(a) branco(a)?
Se viu, quantos casais conhece?
Minha constatação :
Eu já vi casais de brancos com filho(a) adoptivo(a) de raça negra! E sei que muita gente sabe disso.
Com esta afirmação não pretendo dizer que os negro são mais racistas que os brancos! Há relatos de actos extremamente desumanos de racismo de brancos contra negros, como de negros que odeiam implacavelmente os "whites". Eu condeno veemente qualquer atitude rácica.
10 · 22 hrsRemove

Remove
Raúl Barata "Negros que odeiam implacavelmente os whites", e nao actos desumanos. Nao nego que nao existam casos de racismo de negros contra brancos, mas a questão devia ser, porque alguns negros odeiam os brancos? Nao preciso aqui explicar, deve saber bem oque a historia fez aos negros, melhor oque os brancos fizeram aos negros ao longo da historia. Os negros, assim como os brancos e todas as outras raças surgem de kemet (antigo egipto-Africa); e os negros como sendo os primeiros seres humanos a habitar a terra, ou seja, o ser mais puro e humano nunca viu outras seres com base na cor da pele, ate surgirem os brancos que colonizaram e dividiram os humanos por cores, dando nomes como mulato, misto, etc. Estas designacoes nunca foram de negros, mas de brancos. Dai o negro hoje se ve na posicao de odiar o branco por tudo que passou como individuo,como ser. O racismo do negro sobre o branco nao vem por puro acaso, do branco sobre o negro nao se pode dizer o mesmo. Estes lincharam, decapitaram, crucificaram, enforcaram, esquartejaram o negro, deram de comer aos jacares e crocodilos pelo simples facto de serem negros. Por isso, é importante discutir o racismo do negro sobre o branco de uma outra maneira. Sei que nem todos os brancos sao racistas, mas a maioria é, e isso nao se pode negar. É como o Muhammad Ali disse: Se 10 000 cascaveis vem na minha direccao querendo me fazer mal, mas ha 2000 que nao queiram me fazer mal, e eu tivesse uma porta, nao a fecharia na esperança de ter as 2000 a formarem um escudo de protecção a mim contra o 10000? Confiaria nas 2000 e ignoraria as 10.000 que me querem fazer mal?
1 · 21 hrs · EditedRemove

Remove
Rogerio Daniel Naene Será que alguma vez habilitariam umn casal de Negros a adotar uma criança branca?
1 · 20 hrsRemove

Remove
Fernando Striker Se é que existe uma criança branca por aqui nos centros infantis...
1 · 19 hrsRemove

Remove
Germano Milagre Raúl Barata por mais que a história até o justificasse esse é o caminho das trevas, do desconhecimento. Se fosse sempre esse o caminho nunca a humanidade teria chegado aonde estamos hoje. O fazer o certo é a maneira correcta de viver hoje. A história deve ser para aprendermos como chegámos aqui, como evitar erros do passado que já foram cometidos por nós ou por outros. A História ensinada nas escolas deve ser a pensar num futuro melhor e não a incentivar o ódio, seja ele racial, religioso, tribal ou regional. E quando se tenta manipular a história para efeitos imediatistas de poder o resultado a médio praso é contraproducente e gera mais atraso. Assisti aos arquitetos do apartheid a construirem um país assente em história ensinada conforme a origem do aluno e a tentarem construir o futuro com base na separação racial. Foi um desastre social que vai levar muitos anos a ser ultrapassado apesar do tremendo legado de Homens como Nelson Mandela.
2 · 17 hrsRemove

Remove
Raúl Barata Germano Milagre, e ate aonde a humanidade chegou?Onde estamos hoje?
10 hrsRemove

Remove
Vernisto Adelino

22 hrsRemove

Remove
Vernisto Adelino A figura é uma brincadeira. Não se pode responder o mal pelo mal, pois o mal assim multiplica-se e as coisas tornam piores. O mal responde-se pela correcção.
6 · 22 hrsRemove

Remove
Joao Alexandre Papucides Vernisto Adelino: estas a por o dedo na ferida. Os
Meus avos paternos e maternos sao gregos brancos. As minhas avos sao negras e ambas de Machangulo. Sao xindidinas como soi dizer. Nunca de parte em parte me ensinaram a ver os outros como pretos ou brancos. Talvez por isso nao aceito depois de 76 anos olhar para o lado e ver um branco ou negro. Vejo um semelhante.
6 · 22 hrsRemove

Remove
Vernisto Adelino Corretíssimo. A cor é uma camada de milésimos de centímetro que cobre a pele humana. Por dentro é tudo igual.
17 hrsRemove

Remove
Vassili Vassiliev Por acaso o AGENTE C e branco?
2 · 21 hrsRemove

Remove
Tocova Amisse Qual é a cor de sangue Humano? Um homem de raça y sendo igual do grupo sanguineo x podem se dar sangue?
2 · 21 hrsRemove

Remove
Boa Monjane Acho necessário levantar debate sério sobre a questão racial em Moçambique, mas colocar as coisas desta maneira é menos sério e pode suscitar ódio. Eu acho que os opressores em Moçambique são negros. A questão racial é crucial, para o nosso caso são negros oprimindo negros.
4 · 21 hrs · EditedRemove

Remove
Allê Marime Mas dizer é negro é mesmo feio, concerteza, diga preto pa embelezar?
14 hrs · EditedRemove

Remove
Marilene Madivadua-Esmael Se existe um lugar onde me sinto BEM, é em Moçambique, em qualquer Provincia. Porque sou Mocambicana e ninguém me tira isso. Quem não gosta de capulana o problema é dele e não me ofende por isso. Para dizer que ainda existe muita falta de auto estima e não sabemos lidar com isso. Acabamos por assumir a fraqueza de identificar racistas "que existem mesmo" mas em vez de agirmos para solucionar um problema preferimos apontar os racistas. Se há culpados vamos atrás deles, nao nos atrapalhemos com os racistas.
21 hrsRemove

Remove
Germano Milagre Concordo contigo Marilene. Realmente não te podem tirar a nacionalidade nem o teu patriotismo ... mas as más notícias é que te podem tirar a vida sem justiça e sendo assim o resto fica comprometido ... são já numerosos os casos de assassinatos sem resolução ou atribuidos ao conflito em lume brando entre Frelimo e Renamo.
17 hrsRemove

Remove
Iva Naene Seja ele negro ou branco, se cometeu crime tem que pagar. Não é por ser branco que merece punição mais severa. Não nos interessa a cor de pele do infractor, mas sim que este crime e os demais sejam julgados e punidos nos termos da lei que diz que todos nós somos iguais. Isso de racismo é outro debate do qual prefiro me abster.
1 · 11 hrs · EditedRemove

Remove
Stelio Semedo Engraçado. O seu post expressa o racismo em sua pessoa. O EV foi pegar um exemplo e generalizou. Algo que muitos sabem é que dos poucos moçambicanos que têm a coragem de expressar suas opiniões e sem um cunho partidário são os tais brancos, o primeiro intelectual a vir a público e defender a questão da descentralização foi um branco barbaramente assassinado. São poucos negros ou "pretos" se assim o preferir que têm tomates no lugar e vem a público defender suas ideias de modo imparcial como o Dr. Frangoulis.
Caro EV, os jornais CANAL e SAVANA são dos poucos para não dizer únicos que têm reportado noticias que boa parte da imprensa nacional omite, e ao escrever este seu post, esta claramente a expressar o seu direito a liberdade de expressão, mas esta a provar os ditos rumores da sua parcialidade nos seus post e comentários, parcialidade essa para o partidão. Ora, na minha opinião o caso Embraer não é neste momento algo de grande relevo, o que é 800 mil dólares em comparação às dívida ocultas do nosso país (+ de 2 mil milhões de dólares), estamos claramente a tentar desviar atenção das pessoas.
Se os brancos se defendem, deveríamos então seguir o exemplo, não é? Mas acho que não será isso a acontecer.
Enfim, é de lamentar a sua mudança de atitude e posição em relação ao partidão.
Espero não ser bloqueado, creio que o seu post é público e contava que nem todos compartilham da mesma opinião de "racismo".
9 · 21 hrsRemove

Remove
Egidio Vaz O senhor Stelio anda perdido e alienado. Mantenho o seu comentário para efeitos de montra
2 · 21 hrsRemove

Remove
Stelio Semedo Kkk...
Conforme a história, os grandes homens e vencedores foram sempre chamados e considerados alienados, por isso levarei isso como um elogio. Não quis de modo algum ofender a sua pessoa, apenas partilhei a minha opinião em relação aos seus últimos post's.
Em todo caso agradeço por não apagar o meu comentário.
2 · 21 hrsRemove

Remove
Fernando Striker A comparação pode não ser compatível com a sua figura Stelio!
😂😂😂😂😂😂😂😂😂
2 · 19 hrsRemove

Remove
Adrian Magoo Stelio Semedo, convido-lhe a escutar a música "racismo é burrice" de Gabriel o Pensador. É fixe.
2 · 11 hrsRemove

Remove
Otilio Beijo Oh ilustre Vaz apenas uma Humilde pergunta: O Fernando Limas defendeu o Viegas assumindo que este nao e' corupto ou e' inocente por ser branco? Saiu isso da boca dele? Calunia e defamac,ao e' crime bem como a insitac,ao ao racismo. Tanto o Lima quanto a procuradoria, em termos legais, podem te processar. Pena que isso em Moc,ambique, as pessoas, ainda nao levam serio. Mas nos outros portos o senhor chupava.
2 · 21 hrsRemove

Remove
Fernando Striker Tem certeza de que sabe o que escreveu?
19 hrsRemove

Remove
Otilio Beijo Eu sou responsavel daquilo que escrevi e nao de como voce entendeu.
19 hrsRemove

Remove
Otilio Beijo Onde ele, LIMAS , disse que tal fulano e' inocente por ser branco ou que tal sincrano e' corupto por ser preto?
19 hrsRemove

Remove
Edson Da Graça Machado Todos somos Racistas! Em todo o planeta, não existe uma sociedade racialmente neutra! Negar esse facto é tentar tapar sol com peneira. Conheço negros que defendem a corrupção dos negros com base na cor da pele. Conheço brancos que fazem o mesmo em relação a outros brancos. Mulatos, indianos, etc... Portanto, não percam tempo em negar o inegável. Preocupem-se em construir um sistema de justiça cego! Também já vi casos de criminosos negros arrogantes que pensaram ser intocáveis devido ao poder de sua raça, tribo, etc; hoje estão na cadeia. Vi criminosos brancos arrogantes com mesmo destino. Mulatos, indianos, etc. A luta da gente do bem deve ser melhorar o cenário pra todos. A humanidade passou por períodos bem piores. Devemos nos rejubilar pelas conquistas até agora, e pensar em resolver os desafios da nossa geração. Criminosos brancos, negros, mulatos e outros continuarão tentando fugir à justiça por todos meios, apelando à raça, tribo, status... Como melhorar nossa justiça para colmatar este engenho da gente ruim? Os países que verificarem mais avanços neste âmbito poderão ter sociedade mais saudável.
6 · 19 hrs · EditedRemove

Remove
Fernando J. Inacio Tenho uma duvida, é questao de racismo ou educao? Vejo que em Moz alguns negros olham para o branco como superior e o branco olha para o negro com inferior. A situacao é mais grave, ou melhor supera o racismo dito. A colonizacao mental herdada do colonialismo ainda acorrenta a mente de algumas pessoas, ou seja, a educacao ainda nao libertou as mentes de alguns negros e alguns branco ainda nao prceberam que estamos a viver numa republica onde todos somos iguais perante a lei, temos mesmos direitos e deveres. Aqui quem rouba seja branco ou negro é ladrao.
1 · 19 hrsRemove

Remove
Jony Freitas Fernandes Fernandes Quem é negro 100%? que mostre o documento que diz que toda a sua ascendência é de negros. Idem para brancos. Os negros Bantus são uma mistura de povos asiáticos, desde Fenícios, Bosquimanos e Hotentotes. Essa mistura resultou numa cor de pele negra escura, seriam ''mulatos escuros''. O racismo não está na cor da pele das pessoas, está no seu pensamento. Hitler tinha a cor branca e fazia racismo contra brancos. Hoje alguns negros podem ser racistas, mas muitos não o são, há quem duvide disso, mas se reparar o que alguns negros fazem é repulsão, é um tipo de ódio por brancos supostamente por razões históricas, se um branco não gosta de um negro porque ele porta-se mal ou porque tem um temperamento que não agrada, o negro pode ler isso como racismo, e porque? razões históricas. Mas o Branco pode não gostar de ser amigo de um negro e ser amigo de outro negro porque gosta do comportamento dele. O mesmo para o negro que pode não gostar de um branco pelo comportamento, e e isso não é ser racista. Racismo é a rejeição de convívio com outra pessoa de cor diferente, o que é diferente, ora por achar que é inferior, mas também pode ser pelo facto de ter sofrido anteriormente racismo. O que é importante chamar a atenção e que nem todos os negros ou todos os brancos pensam da mesma maneira, se você sofreu racismo uma vez com uma pessoa de cor branca ou negra, não faça o mesmo com outra pessoa que nem sequer teve a ver com isso. Lembremos que somos seres humanos e o que muda é a parte externa do corpo, mais nada. E quem faz racismo ou combate o racismo fazendo racismo, não deixa de ser racista.
3 · 18 hrs · EditedRemove

Remove
Raúl Barata Para mim, para ti e qualquer outro negro mostrar que é 100 % negro nao precisa de documentação, isso é ridículo. Todos os negros africanos sao 100% negros. Os asiaticos, americanos, europeus caucasianos vem do negro e nao o contrario. O negro vem de kemet ( terra negra) antigo egipto-Africa. So o negro é o ser mais puro e deu origem a outros seres humanos. Foi o primeiro habitante da terra. Eu sou 100% negro, toda a minha linhagem é. Sem juncao de genes. Assim como os masai no quenia ou na tanzania o sao. Meu caro, dizer que o branco nao gosta do negro pelo comportamento é ridiculo. O branco linchou, decapitou, enforcou e mutilou o negro pelo simples facto de ser negro. De que comportamento falas? O racismo do negro sobre o branco tem a sua razao de ser. A historia. E qual a explicacao do racismo do branco? Existe uma grande diferenca entre o racismo do negro e do branco. Nós os negros nao odiamos o branco por ser branco, mas pelo que representou na historia. Hoje o branco ainda é racista e tem odio do negro, por que? Eu tenho resposta disso, nao preciso aqui dizer, pois muitos vao achar absurdo porque foram cegos durante a historia.
2 · 9 hrs · EditedRemove

Remove
Joao Teodosio Tique Para o Lima. Ser o principal opinion maker de mocambique ee uma responsabilidade. Ser branco eem Mocambique (uma minoria) ee dose. A corrupcao em mocambique ee um sistema. Temos que ser empiedosos, brutais e persistentes. Temos que prepararmos bem o nosso julgamento. Sem mitos nem familiariaridades. Mocambique soo sera vitorioso se violentarmos a corrupcao. Que se liche o corrupto. Branco preto mestico, indiano....O que importa ee o julgamento correcto.
13 · 18 hrsRemove

Remove
Antonio A. S. Kawaria Não deixo de ser surpreendido em Mocambique. A racializão como diz Robert Miles é um facto. O caso de Fernando Lima pode ser racializado porque disse que aquela mola deve ter passado pela Frelimo onde Viegas e Zimba são membros tal igual Cambaza o fez. Eu também penso nisso e os exemplos não faltam. Esses PCA, direccões são exigidos a angariar muito dinheiro para o partido e é com corrupcão ou desvio que angariam esse fundo. A reportagem sobre o contrabando de madeira na Zambézia é um outro exemplo.
Se calhar o Egidio Vaz tem razão, mas o crime de corrupção é julgado no tribunal e com base nas leis e não cores da pele. Os que escapam o julgamento em Mocambique não é por culpa de brancos porque os juízes são na sua maioria negros.
4 · 9 hrs · EditedRemove

Remove
Lyndo A. Mondlane Como te entendo.. A verdade os q andamos por estés lados a questao de cores esta ultrapassada..
1 · 17 hrsRemove

Remove
Antonio A. S. Kawaria Lá em casa está-se mal, amigo Lyndo A. Mondlane.
1 · 9 hrsRemove

Remove
Germano Milagre Só mais uma acha para o debate... qual é a percentagem de brancos Moçambicanos ( não confundir aqui brancos a residir em Moçambique como estrangeiros ) ? Eu acredito que não cheguem a 10 mil ... isso em 22 milhões equivale a quê ? Menos de 0.01% ... pensem nisso ...
3 · 17 hrsRemove

Remove
Alvaro Guimaraes Sao 2000 germano. Nao entendo tanta psicose.
1 · 7 hrsRemove

Remove
Germano Milagre Ou seja menos de 0.01% da população... realmente eu tb não entendo
1 hrRemove

Remove
Germano Milagre E no post diz que "voces notam que Samora é sempre recordado por brancos." Esta é uma afirmação absurda que daria um longo texto. Eu sou branco e a favor de levar qualquer caso de corrupção á procuradoria e ao tribunal incluindo o Viegas ou qualquer outra pessoa. Essas generalizaçôes nem parecem suas EV.
6 · 17 hrsRemove

Remove
Pedro Tavares Mas o Viegas eh Branco?
6 hrsRemove

Remove
Germano Milagre Pedro Tavares nem sei o que é nem me interessa ... o Egidio é que anda assaltado com essas preocupações de corporativismo nas cores do arco iris
1 · 5 hrsRemove

Remove
José de Matos Muitas falacias e generalizaçoes por aqui, a percentagem de brancos é tao pequena que é ridiculo racializar a corrupçao! Viegas nao é branco e a raça nao é relevante! Lima esteve mal em defender Viegas mas isso nao é base para abordar este caso pela vertente racial!
Nao consegui controlar uma gargalhada com o argumento de que mulatos e indianos sao brancos quando recentemente garantiam que eram negros! O facto é que tanto o racismo como a corrupçao nao tem cor!
11 · 16 hrsRemove

Remove
Emildo Manhengue Tem um próximo negro?
Quantas vezes saudou um negro estranho em um restaurante?
Já formou bicha do banco?
3 hrsRemove

Remove
Emildo Manhengue Boa tarde. É só conversa
3 hrsRemove

Remove
José de Matos Emildo Manhengue , em principio eu nao respondo a comentarios racistas, mas vou fazer uma excepçao;

1 - sim, tenho proximo negro
2 - sim, saudo.
3 - sim, vou a bicha
3 hrsRemove

Remove
Rui Neves kkkkk mas com cada um, so me posso rir pq se me irrito vai ficar chato para muita gente
2 hrsRemove

Remove
José de Matos Rui Neves , eu gosto muito destas postagens, os racistas de meia tigeka sao logo apanhados! Esta postagem esta cheia de raclstas desavergonhados!
1 · 2 hrs · EditedRemove

Remove
José de Matos Emildo Manhengue ,. eu ja respondi a 3 perguntas, eu so tenho uma perginta para ti:

nao é vergonha ser racista ?
2 hrsRemove

Remove
Joao Teodosio Tique Os brancos mocambicanos sao demasiado minoria para confrontarmos como uma ameaca. Sao nossos. No geral gente bem formada e bem mocambicanos. Por favor essa nunca sera um motivo de debate. O nosso debate tem de ser a corrupcao que nos corroi e que pode swer o paradigma de ser mocaqmbicano. Esse ee o assunto.... o debate. Deixem todos dar a sua opiniao. ... Hoje Mocambique esta riscado no governo mundial ( desprezado e humilhado) porque nos acham corruptos primarios..... Que tristeza.. Temos futuro????
13 · 16 hrsRemove

Remove
Pedro Tavares Sou Branco, nasci em Maputo, meus Pais, sao Brancos nasceram na Quelimane, meus Avos sao brancos uns de Tete e uns de Quelimane. Estudei, formei-me e trabalho aqui... Sou de onde? Pela policia sou sempre parado, nas instituicoes publicas cobrado refresco, pelas pessoas em geral sou apenas Mulungo, mas nunca Mocambicano, Triste nao puder nem deixarem fazer nada por este nosso Mocambique
1 · 6 hrsRemove

Remove
Gilberto Foguete Salgado Racismo existe e sempre vai existir. Outra coisa é , BRANCO NUNCA GOSTA, NUNCA VAI GOSTAR DA IDEIA DE QUE O NEGRO É PESSOA COMO ELE, isto é, para branco NEGRO É SER VIVO, BRANCO É SER HUMANO (Pessoa)
1 · 11 hrsRemove

Remove
Raúl Barata Temem a superioridade do negro! So o negro nao sabe disso, porque lhe foi escondido. Ate hoje.
10 hrsRemove

Remove
Moniz S. Walunga A corrupcao e bandidagem nao t^em origem racica! E' inegavel que os poucos brancos que existem em Mocambique possuem um grau de escolaridade e estabilidade financeira mais apurados do que a contraparte maioritaria negra! Dai, penso eu, haver menor percentagem de brancos apanhados nas malhas da criminalidade, ou porque se abst^em de praticar crimes ou porque o fazem com certa inteligencia e sempre usando negros de pouca preparacao, mas que estao em sitios de decisao (malta libertadores, administradores, deputados maioritarios, etc, etc)!
3 · 11 hrsRemove

Remove
Adrian Magoo Exactamente.
Vou ali escutar "Racismo é burrice" by Gabriel o Pensador
11 hrsRemove

Remove
Moniz S. Walunga Por outro lado, para se combater a corrupcao em Mocambique seria necessario investigar-se a maior parte dos membros do partido Frelimo que ocupam ou que ocuparam cargos publicos e depois viraram deputados para defenderem falcatruas que praticaram durante suas funcoes governamentais! Vejam o caso do Manuel Chang, porque aquela figura continua a passear sua classe na AR?! Nao e' aqui onde deve-se comecar a mudar as regras de jogo e criar-se um mecanismo para que antigos governantes nao sejam eligiveis a deputados? A maior parte dos deputados da Frelimo e' constituida por antigos governantes (ex-ministros, pca', governadores, admnistradores, etc, etc)! Penso eu, e' aqui que reside o problema! E nao na raca das pessoas!
5 · 11 hrs · EditedRemove

Remove
Jose Eduardo Interessante: alguns que apregoavam que Yara da Silva era branca, dizem hoje que Viegas nao é branco. Que criterio!?
1 · 10 hrsRemove

Remove
José Teixeira Excelente Jose Eduardo
4 hrsRemove

Remove
Germano Milagre

1 hrRemove

Remove
Vicente Angelo Posso arriscar a dizer que todo o branco é racista. Porque o racismo veio com o branco.
9 hrsRemove

Remove
José de Matos Os racistas sao sempre apanhados, este comentario é racista!
1 · 9 hrs · EditedRemove

Remove
Samuel Mazivila Ao dizemos que os brancos sao racistas nao estaremos a ser racistas tambem??? Em Moçambique nao devia haver espaço para segregaçao racial. Temos que ser adultos o suficiente para evitarmos que isso transpire transformando este pais numa coisa sem interesse.
1 · 2 hrsRemove

Remove
Américo Matavele A questão é mais profunda que isso. É uma questão sociológica e que precisa de estudos profundos. Nós fomos inculcados que o branco DEVE sempre ser um rico. Na minha língua, à pessoa que tem posses ou que dá emprego chama-se literalmente branco. A riqueza do branco é sempre justificada e é sempre "limpa". Nos anos 80, todos esses brancos tinham as mesmas condições que os pretos, mas hoje eles estão quão ou mesmo mais ricos que muitos pretos, mas nunca ouvi ninguém a questionar a sua riqueza, e nem vasculhá-la. Porquê? Porque fomos ensinados a saber e aceitar que branco é honesto, e a sua riqueza NÃO PODE vir de fontes ilícitas. Já o preto, mesmo honesto como Job, a sua riqueza é sempre questionada, e mesmo apresentando provas da licitude da sua riqueza, a suspeição não sai. Hoje temos o caso do engenheiro Viegas, que é tratado com paninhos quentes. Se fosse a Marlene? Lembram-se da questão das viaturas que fizeram capa na Satungira News? E porque agora não há capa e aquele "jornalismo investigativo"? A verdade é que estamos formatados a questionar aos pretos e a acarinhar aos brancos e dá-los razão. Eles sempre têm razão, e nunca são corruptos, mesmo sendo.
7 · 9 hrs · EditedRemove

Remove
Germano Milagre Epa ainda bem que não estou formatado ... espero que vocês se libertem então pois pelo que percebi continuam acorrentados a preconceitos
1 hrRemove

Remove
Rui Neves

1 · 9 hrsRemove

Remove
José de Matos Uma postagem destas so pode encorajar os racistas a sairem da toca! Ja ha muito tempo que nao vejo tantos racistas a vomitarem bacoradas racistas! -Estou profundamente decepcionado, embiora nao surpreendido!
2 · 9 hrsRemove

Remove
Américo Matavele Grande argumento, mano Jose.
8 hrsRemove

Remove
Rogerio Daniel Naene Não vejo nenhuma acto de ravismos no post do Egideo V. Apenas percebi que ele notou um comportamento com tendências racistas, não vejo acusações e nem menos a chamar alguém de racista. Apenas constatoubum factobque requer alguma reflexão.
E quanto a alguns que dizem que ha racismo em Moçambique e que com isso não sairemos da pobreza, não sei não. Prlo que percebo isso pode atrazar e influenciar em alguma coisa. Os EUA estão onte estão com problemas raciais serissimos mas não vejo o racismo a travar o seu crescimento económico.
A o sentimento racista esta dentro das pessoas mas elas nunca revelam devido a conjuntura que vivemos, de isso ser um acto condenável.

Este post afrontou muita gente, dispertou uma consciência e uma realidade verdadeira que muitos não queriam que viesse a público, por isso surgiu este tipo de reacções e ataques a pessoa do Egidio Vaz .
2 · 8 hrsRemove

Remove
Michelle Maia É incrível como em 8 minutos só li absurdos.. estou chocada com este post e com alguns comentários aqui 😱😳
2 · 8 hrsRemove

Remove
Vasco Dos Santos Mauelele ..... O problema é debater o tema do dia !
7 hrsRemove

Remove
Raul Mandiquisse Meus concidadaos, existe uma concepcao errada. que a raca branca e a superior que a outra. se tu entras em qualquer gabinete do chefe, primeiro ele repara por ti, e quando diz senta. Mas se for um qualquer branco, o tal chefe fica de pe. E por ai alimentamos o macabro pensamento. A carne de vaca de cor preta tem o mesmo sabor a de branca.
1 · 7 hrsRemove

Remove
Jano Pa Ixao claramente entramos em gabinetes diferentes
4 hrsRemove

Remove
Josue Mucauro EV li e voltei a ler o que escreveste, sinceramente não entendi, acho que esses são daquele post que não deveria ser escrito tal e qual como está... Uma coisa é opinião de Lima, outra coisa é dizer que os brancos tende defender se entre si...
6 hrsRemove

Remove
Ze Bomba Kkkk mas tu tb Egidio Vaz... Desde quando o Viegas e white pah ???
2 · 6 hrsRemove

Remove
Rui Neves exagerou no vinho no final de semana e como consequencia ficou daltonico, estes acadeficos acham que podem acordar mal dispostos e cuspir verborreia.. Se fosse a ele tinha cuidado ao escrever estas coisas, isto pode lhe custar caro no sentido de perder seguidores serios, a menos que queira ficar com os seguidores analfaburros que sao os q aplaudem estes discursos de tez popular, baixa e racica
4 · 6 hrs · EditedRemove

Remove
Ze Bomba Infelizmente Egidio Vaz... A cor k os une e o Vermelho... VERMELHO FRELIMO... Ao Viegas... E ao Zimba... Ao Lima apenas posso admirar-me por estar a defender um Corrupto da Felimo... CORRUPCAO NAO TEM COR NEM RACA , MANO... Todo mundo tem um preco...
3 · 6 hrsRemove

Remove
Chil Emerson David EPAH...
1 · 5 hrsRemove

Remove
Jano Pa Ixao Hehehe es triste... de academico a inconsequente e sensacionalista...ya pk todos sabem que posts racistas são os que movimentam mais palavras e claramente o teu objectivo é esse... if you spread hate, hate will come back to you....
9 · 4 hrs · EditedRemove

Remove
Euridice Manhica Assino em baixo.
4 hrsRemove

Remove
Jano Pa Ixao Obrigado
1 · 4 hrsRemove

Remove
José Teixeira Eu vou branco e não-moçambicano. Lesse eu um afirmado trabalhador intelectual do meu país a botar uma coisa destas, entre o impensamento anti-sociológico, o revisionismo histórico e a paupérrima sintaxe e não resistiria a sair a debate, às caneladas. Mas sendo de fora? Sabendo que é condição que dá para ser, apenas por isso, invectivado de (ainda mais) racista, de xi-colono, de "todos os portugueses são mal-criados" como há anos dizia um outro intelectual da praça, jurista "fazedor de opiniões", igualzinho ao Egidio Vaz, apenas do outro partido? Nem vale a pena dizer nada, apenas menear a cabeça diante deste "grau zero" de reflexão, de falta de auto-respeito.
4 · 4 hrsRemove

Remove
Benilde Mourana O sensato seria discutir o posicionamento do Fernando Lima e não a cor da pele meu caro.
2 · 3 hrsRemove

Remove
Fabião Nhancundele Ouphaa... Ate que tem logica
3 hrsRemove

Remove
Rui Neves a bebedeira deste senhor deve ter sido de tal tamanho q na sua optica de bebado o Viegas ate ja e de raça branca e tudo...Vivendo e aprendendo kkkkkkkkkkkkkkk
3 hrsRemove

Remove
Osvaldo Mostiço Olhando para os comentários a este post, percebo como é tão fácil emergirem líderes populistas e fascistas numa sociedade como a nossa. Muito fácil. Aliás, ta aí o Trump para comprovar.
2 · 2 hrsRemove

Remove
Samuel Mazivila Sera que é por racismo? Nao vejo bem essas marcas de racismo em moçambique a ser que Afonso Dlakama seja branco. Grosdo modo tenho acompanhado as intervençoes de Fernando Lima querendo buscar certas verdades e em alguns casos erguendo-se em defesa de certos negros. Posso estar ainda longe de encontrar tais marcas de racismo mas ainda nao pude ter essa certeza
. É muito triste que tenhamos de encontrar cornos no ovo da galinha. Todos os brancos sao benvidos a Moçambique. Esta é nossa terra e nao de racistas. Nao podemos ser nos a provocar a sarna que nao temos. Alguns fizeram parte da luta contra o regime colonial cujos promotores ja nem existem. O branco de hoje nao é o de ontem.
2 · 44 mins · EditedRemove

Remove
Ibn Abu De que é estranho que alguns jornalistas não abordem fatos envolvendo brancos na corrupção, isso é.
2 hrsRemove

Remove
Rui Neves Nao existem brancos nacionais envolvidos na corrupçao em Moçambique essa e a verdade, e isso que queriam ler e ouvir?? Entao ta ai a resposta...bye bye
1 hr · EditedRemove

Remove
José de Matos QUANTOS brancos estao em ligares de destaque que possam cometer corrupçao ? Porque racializar a corrupçao ?
1 hrRemove

Remove
Rui Neves José de Matos e os que estao nao se metem nessas coisas, nao precisamos de ter vergonha de dizer as coisas como sao so pq temos receio q depois nos chamem nomes
1 · 2 hrsRemove

Remove
Germano Milagre Rui aí tenho q discordar ... cuidado a por as mãos no fogo seja por quem for
1 hrRemove

Remove
Germano Milagre Trafico de influências = corrupção
1 hrRemove

Remove
Samuel Mazivila Egidio Vaz sabias que o teu texto pode provocar uma erropçao de revolta contra moçambicanos brancos ou mulatos, indianos por ai fora? Esse texto tem um fundo incendiario.

1 comentário:

Pedro disse...

DE que branco se refere? Bangladeses,Chineses,Portugueses?!