quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

O CESSAR FOGO DE DHLAKAMA

Unay Cambuma

Depois de anunciar a cessação temporária das hostilidades, o lendário e mitico lider da Renamo, Afonso Dhlakama, demonstrou ser um grande chefe militar e que tem controlo absoluto das suas tropas e também o homem mais forte e poderoso de Moçambique isto porque de facto, as forças da Renamo pararam imediatamente com os ataques.
A paz voltou temporariamente ao país, segundo informaçoes postadas pelos internautas Nitafa Nomo e Nzungu Ndine, hoje as colunas de todos os troços circularam sem escolta, se bem que pode se considerar colunas. Nas esquinas as pessoas pedem que o lider da Renamo dê mais de trégua ao invés dos 7 dias anunciados. Realmente o lider da Renamo demonstrou ser homem da paz e democrata e esperamos que a frelimo aproveite esta oportunidade para resolver de uma vez por todas o diferendo que tem com a renamo.
Mas está trégua ja está a ser ensombrada por dois graves incidentes ocorridos hoje em Gorongosa e Nampula. Em Gorongosa, um grupo das forças da frelimo saiu da sua posição em Ntondo e percorreram 15km até a Nhabirara, onde saquearam os bens e queimaram todas as casas de um prospero agricultor local. Já em Nampula, acaba de ser morto a tiros um deputado da Renamo e segundo o internauta Mankhandazi Makhalela, o corpo do malogrado ficou muito tempo estatelado e guarnecido por policias.
A vista destes incidentes, a renamo nao pode de forma alguma manter a trégua ou no minimo jamais deverá prorrogar o prazo da trégua caso a frelimo continue com os seus actos criminosos.
A renamo não pode continuar a demonstrar boa fé enquanto o povo e sobretudo os membros e quadros estao sendo massacrados pelos esquadroes da morte.
Não faz sentido a renamo declarar uma trégua e ainda assim a frelimo continuar a massacrar a ala política e civil da renamo. A renamo ja mostrou bastas vezes que é pela paz e democracia e julgamos que fez o suficiente, agora é a frelimo que deve fazer a sua parte.
 

UNAY CAMBUMA

Comentários


Serra-Campo Miguel Certo,, contradizer e babarez so......o lider Carismatico,,,,,,,
Gosto · 7 min


Alves Selemane Selemane A giboia sem cabeça reage, somos todos dak
Gosto · 3 min


Gote Rafa Nada mais de trégua, a FRELIMO está ganhar pontos aproveitando da boa fé do líder, a FRELIMO é inimigo e o Nyusi é chefe dos assassinos porque o líder fica de gracinha com ele no telefone até de bate papo, isso não jogo de futebol amigável, onde a guerra de poder não há conversa afiada. Na síria com conversa com outro ao telefone? Toma decisões para tomar o poder sem o diálogo, pais das famílias estão acabar e depois não vai conseguir dar pensão os mais tarde.
Gosto · 2 min

Unay Cambuma

DIREITO CIVIL E NOSSA ADVOGACIA.
Senhoras e senhores, de acordo com nossas publicacoes/noticias, temos como objectivo endireitar toda uma sociedade Mocambicana, que como e do conhecimento de todos, deliberadamente anda fora dos carris concernente a moral aceitavel.
Nos jornalistas internautas, tal como outros canais oficiais, por meio de nossas difusoes, nao temos objectivo algum de atacar e desmoronar o Estado Mocambicano.
A este ( estado) e sua soberania conscientemente nos respeitamos. Todavia, para uma consideracao efectiva, o Estado e seus agentes tem que pautarem ( em acoes claras) pela neutralidade politica e partidaria.
Ou simplismente nao deve prestar nenhum servico estatal ao partido frelimo.
Comportando se desse modo, tambem nos nao penetraremos em seu meio muito menos publicamente e atacaremos seus amagos, que depois culmina com as vossas ma e/ou interpretacoes interesseiras sobre nossos posts, dossieres ou paginas noticiosas.
E preciso que os agentes do Estado evitem ser manipulados e corronpidos pela frelimo. Para tal os agentes precisam um treinamento especial e racional, para serem dotados de capacidades para destinguir/detectar o CERTO do ERRADO, durante o exercicio de suas tarefas/actividades e ou papel que a constituicao e outroa estatutos lhes conferem.
Caso nao se emende esta atitute dos servidores publicos e agentes do estado, entao as falsas e irracionais acisacoes contra nos e varios jornais e canais investigativos e noticiosas infundantemente continuarao. E nos ja nao nos responsabilizaremos em casos da exposicao perigosa dos assuntos serios do Estado Mocambicano.


- Através de Focus

NOTA DE ÚLTIMA HORA!
Tropas da frelimo violam trégua na Gorongosa. Detalhes nas proximas horas.

Comentários


Mapa De Moçambique Ilustre Unay esperamos os detalhes da última hora.
Gosto · 2 · 3 h


Alves Selemane Selemane Espero a da esperança falsa
Gosto · 3 h


Castigo Miguel Fernando Ilustre espero essa noticia
Gosto · 1 · 3 h


Mofat Anselmo Mofat Mofat Tou a expera d ountra i formasau
Gosto · 3 h


Ficha Florindo Ficha Se é estratégia vão se dar muito mal
Gosto · 3 h


Amilcar Dos Santos Mazime Por isso o lider da renamo havia dito k cada parte tinha k fazer patrulha 3 a 5 km ele sabia k a frelimo nunca ia cumprir por ser a postura da mesma falsos,ele kiz mostrar uma vez ao povo k tem vontade d paz so a outra parte e falsa conselh k dou a renamo e continue a trilhar caminhos da paz
Gosto · 1 · 2 h


Amilcar Dos Santos Mazime Caminhos para a paz o povo ja sabe quem nao quer a paz
Gosto · 2 h


Mbalamanje Uzende Chanunkha Patrulhem bem até 10 kms.
Gosto · 2 h


Noe Daniel Borracha Concordo plenamente consigo.
Gosto · 2 h


Cristina Ussene Viva a Advocacia!
Gosto · 1 · 1 h

Unay Cambuma


CAROS AMIGOS
Desculpem por termos removido o post sobre a Assembleia da República de Moçambique porque descobrimos que e da autoria de um funcionario da Assembleia da República que parece querer usar a Renamo para reivindicar seus direitos ora sonegados.
A pessoa deve ter algum contecioso particular com a presidente da AR. Uma pequena investigação que fizemos descobrimos que o autor das mensagens é antigo funcionário* da Assembleia da República ligado a frelimo e que agora tem simpatias com a Renamo.
Achamos que não é momento para ofensas e insultos baixos entre os actores politicos deste pais numa altura em que luta-se para o reestabecimento dela confiança entre a frelimo e a Renamo que facilitará o reinício de um diálogo construtivo que trará a paz aos moçambicanos.
Além disso, se há evidências de corrupção e outras irregularidades na AR, os deputados sao livres de denunciar isso na plenária.
Perdoem.


Unay Cambuma

*sonego o nome desse funcionário por motivos óbvios

Comentários


Luciano Nhantumbo NÃO TENS JORNAIS??? NOTICIA CERTA NA HORA CERTA, HÁ UMA VERDADE QUE SÓ PODE SE ENCONTRAR EM SEUS ARTIGOS, O DA IMPRENSA OCULTA INFORMAÇÃO.
Gosto · 1 · 5 h


Alex Eusebio Afinal una oque é mesmo que a sua página quer
Gosto · 1 · 5 h


Ezequiel Meque Machinga UNAY E UM FALCO AGORA,PORQUE POSTAS COISAS ANTES DE INVESTIGAR PRIMEIRO,ISSO SE CHAMA FOFOCA,O SENHOR XTA A BRINCAR COM A MALTS
Gosto · 3 · 4 h


Massaua Sagual Ele nao disse que nao é verdade ele apenas disse que pedi desculpa por postar na pagina dele isto num momento em que as negociaçoes pela paz vao bem parem leiam e depois escrevam preguiçosos
Gosto · 10 · 4 h


Castigo Antonio Muthomodjua Muchanga As pessoaa errao não a motivo pra o criticar.
Gosto · 4 · 4 h


Atanasio Vaquiua Copiado
Gosto · 1 · 4 h


Luciano Nhantumbo porque sempre quando há boas iniciativas para se trazer a verdade ao publico há pessoas que parecem são alergicos a verdade.......
Gosto · 4 · 4 h


Castigo Antonio Muthomodjua Muchanga Tem gente que não presta antecao nas leitura
Gosto · 1 · 4 h


Luciano Nhantumbo leem e imagina que o escritor deveria ter escrito aquilo que as suas cabeças queriam enquanto não cada um tem seu ponto de vista. somos bilioes no mundo mas nunca pensamos mesma coisa ao mesmo tempo.
Gosto · 2 · 4 h


Amisse Carlitos Samajo São esses alunos de passagem automatica que menos sabem ler e o pior nao entendem o que lêm
Gosto · 3 h


Juma Rachide Você é um grande senhor meu.Admiro a personalidade que o senhor tem.Boa tarde!
Gosto · 4 h


Zito Antonio Daero Grande Cambuma
Gosto · 1 · 4 h


Samuel Joaquim Antonin Os verdadeiros analisam ante de agir assim como diz a biblia: ser rapido em ouvir vagaroso em falar/ responder. Valeu homem do povo e da verdade
Gosto · 4 h


Castigo Miguel Fernando Meu grande unay
Gosto · 2 · 4 h


Gote Rafa Todo aquele que é ser humano em algum momento era e falha, como reconheceu suas falhas vamos perdoar o nosso herói jornalista. Força aí
Gosto · 4 h


Fato Albino Boa tarde UC. erro ė humano nao te preocupe ,obri.pelas noticias.
Gosto · 1 · 4 h


Loló Ubisse assim posso concordar...é k não fazia sentido aquele depoimento. foi mal mas ainda bem k se descobriu a realidade vale a pena tarde do k nunca
Gosto · 3 h


Alves Selemane Selemane Gente ele falou claramente que é verdade mas ja viu que sao assuntos de choro por isso nao ha necessidade de manchar a dona Veronica so porque alguem sessou finçoes
Gosto · 3 h


Fernando Fernando Errar e humano e reconhecer seu erro e pedir desculpa e divino. No mundo se ouvesse pessoas como voce viviamos em paz e harmonia. Obrigado.
Gosto · 3 h


Ruben Calçao Críticos, o jovem viu algo que não podia manter a notícia, e explicou o motivo. E vocês o que fazem se não esperar por ele também. Deiam força merece trás informações em primeira mão
Gosto · 3 h


Mapa De Moçambique
Gosto · 3 h


Mapa De Moçambique Cartão vermeria para o deputado que quer atingir o objetivo dele.
Gosto · 3 h


António Junior Unay estás de parabéns.
Penso que muitos indivíduos que não querem ver o bem de Moçambique, criam contos para acender a ira entre a Renamo e a Frelimo. Alguns fanáticos da Frelimo ou certos capangas destes criam falsos alarmes para aumentar a tensão. São os ematuns.
Gosto · 1 · 3 h


Jose Majasse Dombe Apoiado Unay Cambuma.
Gosto · 3 h


Juma Rufino Dâmaso Ñ podemos culpar UNA
Ninguém é certo nxte mundo a ñ akele k veio do céu e descera de la mesmo
Gosto · 2 h


Anselmo Caetano Mulungo Parabens Unay
Gosto · 2 h


Sergio M Gravata

Gosto · 2 h


Bruno Silvestre O erro é humano, fique tranquilo Una. Copiado.
Gosto · 2 h


Cristina Ussene É assim mesmo! Sabedoria divina!
Gosto · 1 h


Bizmungo Arape Tuto Obrigado, mas, melhor ainda seria de retirar o post e não comentares os motivos. Valeu.
Gosto · 1 · 1 h


Unay Cambuma obrigado amigos.
Gosto · 1 · 1 h


Roque Defy Chicavane viva Renamo

Gosto · 1 · 54 min


Ernesto Jose Armando Armando Força ai
Gosto · 48 min


Feleciano Trinta Trinta vamos amigus avitoria e certa.
Gosto · 1 · 34 min


Feleciano Trinta Trinta vamos amigus avitoria e certa.
PublicaçõesVer todos

CanalMoz

A edição (em PDF) do (#CanalMoz) desta Quinta-feira, 29 de Dezembro de 2016. Seja assinante e passe a receber diariamente no seu e-mail.



Arlindo Chibebe Em Moçambique existem dois grandes semanários que compraria a qualquer custo, nomeadamente o CanalMoz e o Savana. O resto são bandas desenhadas.
Gosto · Responder · 2 · 1 h


Djicaze Dzovo Dzovo Nas Eleições Gerais de 2014, onde estava o povo que (não) elegeu esse Daviz Mbepo Simango?
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Santos Maite Silvestre Aqui e minha casa fui concedida pelo povo minha casa minhas regras portanto nos que os mandamos
Gosto · Responder · 3 h


Hilário Manjate Esse jornal do fundo de kintal kual é a ideia afinal... depois há distraidos pa...
Gosto · Responder · 2 h


Gil Lino Lino O daviz simango mandou bem, eu fui eleito pelo povo e nao fui nomeado
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Anselmo Acacio Quem financiou as obras do Chiveve?
Gosto · Responder · 2 h


Pires Calembo Aqui quem manda somos nós somos eleictos com povo!
Gosto · Responder · 3 h


Pires Calembo Diz o Deviz mbepo simango!
Gosto · Responder · 3 h


Gastene Nycolaz Nicolau Gastene.nicolau@gmail.com
Gosto · Responder · 3 h


Francisco Macheque bom dia! ! como posso ser assinante?
CanalMoz

Canal de Moçambique, nr. 389 - 28 de Dezembro de 2016.

Mostrar mais reaçõesComentarPartilharJP Dugalo Hehehehehe. .. esse jornaleco é engraçado pah. .. creio que já não tem nada a informar. "...Por não ter conseguido dirigir o seu próprio filho..." !! Muito triste quando temos um órgão de comunicação com essa génese...

Mirley Nacho Langa Vai a ao ...noticias, rm..tvm...eles ki sao bons??? Palhaco
Gosto · Responder · 7 · 22 h


JP Dugalo Ok. .. As suas palavras foram acolhidas com sucesso! Nem sei quem tu és para me dirigir a palavra, mas te digo uma coisa: Palhaço é o teu cérebro.... e não me faça rir de novo. ..
Gosto · Responder · 4 · 22 h


Samuel Bene JP Dugalo o q tem algo a informar é tvm rm e jornal notícia? Se não tens algo a comentar coloke-se no seu canto. Só os inimigos da verdade estão contra com esse jornal. Parabéns canal. Noz pela ousadia. Pelo contributo para o desenvolvimento do país. Avante!!!
Gosto · Responder · 1 · 21 h


JP Dugalo Xiiiii. .. esses manos pah! ?? Samuel Bene ,algo no meu comentário te incomoda? ? Se sim, então deverias tu não te meteres onde não foste chamado. Portanto, a dica fica para si mesmo, se meta no teu canto... ou então comente aí no post principal do jornal, ao invés de sujar o comentário de outro...
Gosto · Responder · 3 · 21 h · Editado


Macome Antonio Bando de apostolos da desgraca
Gosto · Responder · 19 h


Francisco Nabila maxukam-se, afinal de contas, vcs tdos curtem o canal...
Gosto · Responder · 19 h


JP Dugalo Feliz ou infelizmente, é verdade. . Concordo consigo Francisco Nabila. É necessário estar informado, bem ou mal isso não importa. ...
Gosto · Responder · 2 · 19 h


Bartolomeu Chichava Hehehehehe. .. esse JP Dugalo é engraçado pah. .. creio que já não tem nada a comentar. "...Por não ter conseguido dirigir o seu próprio comentario.." !! Muito triste quando temos um individuo com essa génese...
Gosto · Responder · 1 · 17 h


Elliott FT Lambe-bota...você é sobrinho de quem mesmo?
Foste infeliz camarada...
Viva a liberdade de imprensa...

É um presidente fantoche sim...isso todos sentimos na pele !!!
Ntlaa !!!!
Estava eu aqui a pensar na outra metade que me retiraram e vem você com esses ares de Cidadão Certinho.

Pobre financeiramente sou eu...mas com um olhar critico refinado.
Gosto · Responder · 2 · 17 h


JP Dugalo Elliott FT tens muita razão. .. parabéns por isso. Lol
Gosto · Responder · 2 · 16 h


Gilberto Chuni Nunca teve um pingo de seriedade, jornalzinho de fundo de quintal (garagem)
Gosto · Responder · 2 · 15 h


Ndwthy Kafumo Se o jornal para vocês não é sério, então por que vocês gostao de ler???? Jajajaja
Gosto · Responder · 1 · 13 h


Abdala Jacinto Kikkkkujjjj
Gosto · Responder · 10 h


Guebuza Robet Se soubesse nem gastarias MBs para falares mal dum jornal caro e muito procurado, pela qualidades do seu conteudo sr JP DUGALO!!!!
Gosto · Responder · 1 · 4 h


JP Dugalo Guebuza Robet és mais um a quem dou razão. .. tas contente? ? Ok,.. então fique quieto e não escreva barbaridades no meu comentário. ..
Gosto · Responder · 3 h


Samuel Bene Viva liberdade da imprensa. Força canal moz
Gosto · Responder · 57 min


JP Dugalo Viva

Abdul Fernando Todos que defedem o PR sao lambebotas ele rouba o dinheiro do povo cortam o decimo terceiro e voces o defem porra voces estao a dormir?
Gosto · Responder · 5 h


Gilberto Chuni Jornalzinho de fundo de quintal (garagem).
Ai, como a liberdade de imprensa é bom.
Gosto · Responder · 2 · 15 h


Quimunda Muzila CanalDoMNR CanalDaDesinformação CanalDoInsulto CanalAntiPátria CanalTerrorista Voz da Quizumba. Ora aqui tempos o pasquim terrorista uma vez mais insultando, ofendendo gravemente. E logo irão aparecer aqueles cujo cérebro sumiu para baterem palmas. Que vergonha que ofensa meu Deus.
Gosto · Responder · 4 · 22 h


Princezina Doll Mas o que é que tem nesta figura? Por ser PR nao poder tocar?
Gosto · Responder · 1 · 22 h


Peter K Vitolo Faz mal tocar um instrumento musical? Só por ser uma flauta tradicional.
Gosto · Responder · 1 · 22 h


Rafael Ricardo Dias Machalela Qual é o equívoco? Ser acusado de ser presidente?

Celso Mapsanganhe Isso so pode ser inveja do Presidente mais "firme" de Mocambique.
Gosto · Responder · 20 h


Wilim Raul A pior inconsciência de um ser racional é ser contraditório do que é anormal, assim dirão me que a consciencia não ilucidou o meu raciocinio
Gosto · Responder · 16 h


LU Capece Kkkkkk....essa foi boa...A verdade doi mas constroi...forxa canalmoz...
Gosto · Responder · 18 h


Ivanildo Mucavel A valorizar um instrumento que é daqui, a nossa tradição, é mau? É isso mesmo? Tinha que estar com um violino, piano, etc, aí sim.
Gosto · Responder · 1 h


Joy Coulson Certamente que não é um equívoco. Ele sabe bem qual é o seu papel como chefe dos colonialistas
Gosto · Responder · 19 h


Quimunda Muzila Atenção a este terrorista dito cujo Coulson que é um criminoso, assassino confesso que já escreveu que se deve enforcar pessoas na av Eduardo Mondlane. Ele é um tuga reaccionário que faz lembrar aqueles que em 1974 diziam no Rádio Clube de Moçambique que os moçambicanos não saberiam governar. Seu papel é de incitar ao ódio, à violência. Reparem bem o que ele escreve neste pasquim do sr Fernando Veloso e Companhia, tá? Combela combela wena.


Hilário Manjate Jornalizinho pra distraidos...

Agostinho Moises Matola Sem comentarios
Gosto · Responder · 10 h · Editado

Sem comentários: