sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Novo rei da Tailândia faz primeira aparição pública


Monarca participou de homenagem ao pai, que reinou por 70 anos

por
Novo rei da Tailândia faz primeira aparição pública após ser proclamado monarca - JORGE SILVA / REUTERS
BANGKOK — O novo rei da Tailândia fez sua primeira a aparição pública nesta sexta-feira desde que assumiu o trono, encerrando um períido de incerteza desde a morte do seu pai, o rei Bhumibol Adulyadej. O rei Maha Vajiralongkorn Bodindradebayavarangkun, de 64 anos, participou de uma cerimônia budista no Grande Palácio de Bangkok. Funcionários vestidos de preto e branco, cores oficiais de luto, alinhavam as ruas até o palácio.
A Tailândia está em estado de luto nacional desde a morte de Bhumibol em 13 de outubro, aos 88 anos de idade, após anos de má saúde, e a reação pública à instalação de um novo rei foi muda, mas esperançosa.
Vajiralongkorn, de 64 anos, enfrenta os desafios de ajudar a curar uma nação fraturada por uma década de conflitos políticos, e viver de acordo com a reputação de seu pai como um monarca reto e trabalhador dedicado ao desenvolvimento de seu país.
O príncipe passava até agora a maior parte do tempo na Alemanha. Sua personalidade, ao que parece imprevisível, é objeto de debate inclusive entre conselheiros do palácio e generais ao comando do governo. Sua imagem contrasta com a de seu pai. O monarca morto, que reinou por 70 anos, era considerado o pai da nação pelos tailandeses, que o veneravam. Sua figura foi forjada durante décadas de propaganda, apoiada por uma lei muito rigorosa contra os delitos de lesa majestade.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/novo-rei-da-tailandia-faz-primeira-aparicao-publica-20576814#ixzz4RfhkU4A2
© 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem comentários: