quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Moçambique e Turquia dispostos a ampliar cooperação económica


Nas áreas de agricultura, infra-estruturas, energia e turismo
A Turquia está interessada em investir nas áreas da agricultura, infra-estruturas, energia e turismo em Moçambique. A intenção foi revelada, na tarde de ontem, pela embaixadora daquele país, Aylin Tashan.
Num breve encontro com a diplomata turca, para traçar as linhas de cooperação no futuro, o primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, pediu que aquele país envie à Moçambique homens de negócios que tenham foco nas áreas que foram definidas como prioritárias para o desenvolvimento do país.
“Com o primeiro-ministro tivemos a oportunidade de discutir o fortalecimento dos interesses em cooperar no domínio da agricultura, infra-estruturas, energia e turismo. O primeiro-ministro destacou a necessidade de que haja mais contactos entre empresários dos dois países, e estamos encorajados a trazer homens de negócios da Turquia a Moçambique para investirem nas áreas referidas”, explicou a diplomada.
A cooperação é relativamente recente, mas com tendência a crescer.
“Nossas relações começaram a desenvolver-se num passado recente, com a abertura da nossa embaixada em Maputo, em 2011. Antes disso havia apenas contactos para tentar desenvolver a cooperação, mas desde 2011 a esta parte, estamos felizes em ver que as relações desenvolveram significativamente, dado o interesse político dos dois países em garantir que as coisas fluam nesse sentido”, concluiu.

Sem comentários: