quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

MINHA POSIÇÃO CRÍTICA AO PRESIDENTE GUEBUZA

COMENTANDO O COMENTÁRIO DE GONÇALVES CHUNGA SOBRE À MINHA POSIÇÃO CRÍTICA AO PRESIDENTE GUEBUZA ENQUANTO NO PASSADO RECENTE GUEBUZA E SIBINDY ERAM UNIDOS COMO UNHA E DEDO
Meu caro compatriota Goncalves Chunga!
Eu aprendi a dominar os dossieres de Estado com o Presidente Armando Guebuza, e outrora também aprendi o amor pela pátria e consolidação do espírito humilde de servir o povo em primeiro lugar e ser o último a se beneficiar com o Camarada Comissário Político Nacional do então Movimento de Libertação Nacional - ARMANDO GUEBUZA, mas ultimamente não estou satisfeito com a maneira como ele agendrou o esquema das vergonhosas dívidas secretas que descobertas, não tem outra qualificação que não passa de ROUBO e BURLA qualificado ao património financeiro do Estado!
Guebuza dispiu todo o nosso orgulho de um povo que movido pela causa Nobre e colectiva, dirigiu uma resistência com sucesso contra a ocupação colonial, graças ao espírito de honestidade e transparência, pelo qual ele próprio foi herói pela imposição da sua disciplina!
Se o povo moçambicano quer resgatar o seu orgulho, devia aplicar com vigorisidade, às mesmas medidas que GUEBUZA, teria aplicado aos prevaricadores, durante o seu historico perfil de dirigente do Estado desde 1974 até à altura que ele deixou à Chefia do Governo!
GUEBUZA, como pessoa não tenho problemas com ele, pelo contrário devo lhe muitos fatores, mas como espelho translúcido da nossa pureza moral de combatentes e veteranos que nos aglutinou em torno duma nobre causa para a construção da Nação, eu me distancio dele e sou pela reeducação política e moral deste Grande CAMARADA CHEFE!

Comments

1
Frank said...
O sr. Raffaelli, representante dos interesses da ENI nestas conversas, está a fazer o papel para o qual foi pago. De acordo com o que temos visto, estas conversas irão ter resultados idênticos aqueles das rondas negociais do centro Joquim Chissano, isto é zero.
Novas datas e contra-datas serão marcadas, mas tudo continuará a ser ditado pela estupidez da Renamo e astúcia da Frelimo.

Quanto mais se discutem vírgulas morrem moçambicanos

Canal de Opinião por Noé Nhantumbo
No lugar de vida se assiste uns poucos vivendo, e a maioria mendigando.
Uma vida de pedintes condenados a morrer, porque os decisores não se acertam.
Hoje, joga-se aparentemente alguma coisa que denominam “defesa da CRM”, quando, na verdade, nada passa de defesa de posições “conquistadas”.
Houve e há oportunidade de acertar o passo e definir novos caminhos, mas persiste uma teimosia de todo inútil.
A moçambicanidade está ameaçada e amordaçada.
Uns poucos dizem que o facto de terem participado na luta independentista justifica o açambarcamento de tudo. Desventrar a República em seu benefício, como se pode verificar com todo o processo de privatização do parque estatal, desnaturou a República.
A Polícia Secreta portuguesa, que silenciava e amordaçava os moçambicanos, hoje seria considerada júnior e aprendiz, depois dos ensinamentos alemães e da ex-RDA, que condicionaram o processo político nacional.
Por causas puramente e falsas denominadas ideológicas, compatriotas foram eliminados, e hoje vemos compatriotas se digladiando ferozmente.
O que se passa hoje, quando se hesita em obter acordo político que permita um período de transição exequível até à data das próximas eleições, demonstra que os nossos “libertadores” estão-se marimbando para aquilo que tem significado para o país e seus cidadãos.
Os moçambicanos sofrem todos os dias porque os detentores do poder não concebem que é possível e necessário compartilhar Moçambique. De forma reiterada, declaram que lutaram para substituir os colonos. Justificam-se, mesmo pelo que de mais inaceitável seja, com sua participação na gesta independentista. Não se avança para lado nenhum, porque alguns compatriotas julgam que é seu direito açambarcar tudo para eles unicamente.
Não se discute que haja cumprimento das regras de comissão consideradas normais nos negócios nacionais ou internacionais.
“Lobismo” é oficial e normal em todo o mundo. Outra coisa é que isso seja avançado e executado de forma não transparente. Há uma forte componente de suspeições em volta de vários casos económico-financeiros em que se misturam figuras públicas moçambicanas.
Não se pode pretender que o acumulado de ilícitos financeiros tenha acontecido sem conhecimento das autoridades moçambicanas. Também não é razoável criar defesas artificiais para encobrir o que se apresenta como ilícito puro e simples.
Agora o que parece e se apresenta recusável é que se nomeie uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar dívidas ocultas constituída por subalternos do inquirido.
Compatriotas, somos todos moçambicanos, e nenhum de nós tem mais direitos do que os outros.
O que alguns alegam ser direito de condicionar os factores para o estabelecimento de paz não passa de uma forma directa de imposição direccionda para a satisfação de uma agenda concreta.
O que se fez com a África do Sul, enquanto acordos, é visivelmente lesivo para Moçambique.
Perde-se no gás e na HCB. Quem ganha? Se quem governa não está preocupado em assegurar que o seu país esteja protegido dos predadores internacionais, nada acontecerá a favor das finanças públicas. A questão não é e jamais será a favor do que facialmente favorece A ou B. Houve e há elementos que fundamentam o fim das hostilidades. O que os defensores do “establisment” continuamente dizem é declaradamente falso.
Agora que estamos todos preocupados por causa das insinuações estratégicas alinhadas e delineadas por nossos compatriotas, começa a ficar claro que não querem solução em relação aos problemas que temos.
O que vai acontecer é o que os moçambicanos quiserem.
Mas isso não significa que a maioria deseja ou quer.
Há os que querem que se espere até 2019. Será sustentável?
Também há os que dizem que o mundo não é nosso. Será que têm razão?
Na generalidade, dizem-nos que temos que nos sujeitar aos que digam e dizem mas ao fim do dia tudo se resume ao que impõem
Fala-se de “Illuminatis” e de coisas parecidas, mas tudo se circunscreve ao que querem os outros.
Será que haverá mudanças?
Tudo depende do que os
 Há razões para duvidar do que está acontecendo e do que não está acontecendo.
Há razões para duvidar do que alguns compatriotas poderosos pretendem e querem.
Moçambique vai se erguer e reerguer quando os seus filhos quiserem.
Hoje e amanhã só assim nos salvaremos. (Noé Nhantumbo)
CANALMOZ – 01.12.2016
AS EXIGENCIAS DA RENAMO
As pessoas devem entender muito bem acerca daquilo que a Renamo está a fazer e daquilo que está a exigir na mesa negocial. Durante difíceis 16 anos, a renamo lutou pela erradicação da ditadura comunista e tribalismo o que culminou com a implantação da democracia neste país. Na altura, o regime da frelimo tinha apoio político, diplomático, militar e financeiro de quase tudo mundo com destaque para ex - União Soviética, então super potência mundial em paridade com os Estados Unidos da América.
A frelimo tinha um exército muito forte, maioritariamente constituído por veteranos da guerra anti colonial. Tinha armas sofisticadas e poderosas incluindo uma aviação imponente com vários aviões e helicópteros sofisticados. A frelimo contou também com o apoio de exércitos de vários países com destaque para o então poderoso exército zimbabweano, tanzaniano e também tropas especiais de elite cubanas e soviéticas. Mas a Renamo conseguiu derrotar tudo e todos e forçou a frelimo a mudar a constituição comunista - totalitária de 1975 para acomodar as políticas sectoriais da Renamo na nova constituição de 1990.
A Renamo foi a Roma negociar com a frelimo mas depois da assinatura do acordo em Outubro de 1992, a frelimo não cumpriu a sua parte, o que a frelimo pretendia era apenas o cessar-fogo (fim da guerra), para continuar com a sua política comunista e tribalista. Esta é a razão de todos os problemas actuais. A frelimo, esta mesma frelimo que durante a luta de libertação nacional assassinou milhares de heróis naturais do centro e norte assim como elementos (heroicos) conscientes do sul, nunca mudou a sua forma de ser. Porque a frelimo sabia muito bem que se implementasse o acordo de Roma, sairia do poder e passaria para a oposição e desapareceria logo de seguida.
Para além de não cumprir o acordo, a frelimo mandou atacar militar a renamo durante estes anos todos e excluiu e marginalizar a renamo em tudo neste país e fez um esforço titânico para fazer desaparecer por completo a renamo da arena política nacional, só que a renamo, sob a liderança do mítico e verdadeira lenda viva de África, Afonso Macacho Marceta Dhlakama, de apenas 63 anos, conseguiu resistir a tudo e mais uma vez derrotou a frelimo.
A frelimo até chegou a subornar alguns membros da renamo para irem a imprensa insultar a renamo e o seu lider; alguns quadros renamo foram corrompidos para colaborarem nas fraudes eleitorais, tudo isso com o objectivo de destruir completamente a renamo mas a frelimo deitou os seus milhões na sarjeta porque não resultou em nada. A ideia da frelimo, depois de aniquilar politicamente a renamo, era de pegar uma meia dúzia de alguns renamistas subservientes e integra - los na frelimo. Este era o plano fundamental da frelimo mas Dhlakama não permitiu estas brincadeiras. A frelimo também fez e ainda continua a fazer gigantescos esforços para liquidar o presidente da renamo Afonso Dhlakama mas graças a Deus até aqui vem fracassando.
Portanto, a renamo tem razões suficientes para continuar a lutar politicamente porque a democracia ainda não está a andar com os dois pés neste país. A frelimo continua a fazer e desfazer a seu belo prazer como se tratasse do monopartidarismo. A democracia que a frelimo fala só está no papel e através de simulacro de eleições para enganar a comunidade internacional. As eleições são sempre altamente fraudulentas e jamais foram livres ou transparentes porque a frelimo usa ilegalmente as forças de segurança e outras instituições do estado para submeter os resultados. Nas eleições de 2014 houve todo tipo de absurdos, incluindo a impressão duplicada e paralela de boletins de votos feitas pelos Sidat, uma família de energumenos de pior espécie que usam o desporto para se mascararem. O conselho constitucional, constituído em 99% por membros da frelimo, é o maior responsável pela validação das escandalosas fraudes eleitorais da frelimo.
Portanto, neste momento a renamo exige não só a governação das 6 provincias como forma de se resolver a fraude eleitoral de 2014 como também exige a plena implementação das regras democráticas no país em que todas as instituições do estado sejam independentes e que não sejam manipulados pelo partido no poder. O país não pode estar refém das ambições umbilicais e hegemónicas da frelimo. A frelimo deve deixar de achar se dona de Moçambique. Os vastos recursos do país devem trazer prosperidade aos mocambicanos e não apenas beneficiar uma meia dúzia de individuos retrógrados ligados à frelimo.
Que haja o desenvolvimento económico e equilibrado, que haja melhoria na vida dos moçambicanos, que os jovens mocambicanos tenham formação profissional de qualidade, emprego, habitação e que sejam o garante do futuro do país. É isto que a renamo é Dhlakama querem neste país. E a frelimo não quer que isto aconteça. A frelimo quer a energia de Cahora Bassa seja a preço de banana para os sul africanos mais a preço de ouro aos mocambicanos. A frelimo não diz aos mocambicanos que a Sasol factura 800 milhões de dólares por ano mas apenas paga 8 milhões de dólares em impostos no mesmo periodo (1%). Os mocambicanos até hoje não sabem para onde vai as taxas cobradas a Mozal e qual é o valor.
Este país está perdido. A frelimo, só a bala e mais nada.

Unay Cambuma

"CHE GUEBUZA"...
Este senhor é um autêntico "repolho"!
Ou seja, «se não fosses tu», ó Guebas, ainda hoje estávamos reféns das amarras e correntes do colonialismo...
É preciso ter lata!... eh eh eh
É o primeiro "libertador" que vejo a sair de uma CPI pela porta dos fundos. Talvez para evitar "banhos de multidão", quem sabe?!... eh eh eh
PS: Djone Lenon, vc que tem explicação para tudo, vinde e comentai...
Comentários
Esposa Acp
Esposa Acp buakakakakkakakakakkakakakakakakkakakakakka Lélio Piloto apanha.......buakakakakakakak
Lélio Piloto
Lélio Piloto Ese mbava tem curandeiro fudido
Mussá Roots
Mussá Roots Libertadores...

É como você ser escravo, e sua carta de alforria, ser paga por um homem catana sem valores morais alguns...


Gajos sem escrupulos, pagarem tuas dívidas, e daí em diante, você ficar refém deles...
Homer Wolf
Homer Wolf Esse só pode ser uma líder da "facção"...
Esposa Acp
Esposa Acp Homer Wolf buakkakakakakakkakakakakakka só pode mesmo...kakakakakakakkakakakakakkakaka
Jeck Alcolete
Jeck Alcolete A pergunta que não quer calar? QUEM FOI O GARGANTA FUNDA?
Homer Wolf
Homer Wolf Da CPI?... Mas o que interessa isso agora?
Jeck Alcolete
Jeck Alcolete Sim da CPI. Será que esta informação e genuína?
Jeck Alcolete
Jeck Alcolete Just "perguntando".
Homer Wolf
Homer Wolf Vc tb quer ser G40 é?...
Jeck Alcolete
Jeck Alcolete 😷😷😷😷😷
Germano Milagre
Germano Milagre O nosso problema é q sempre queremos saber do mensageiro e nunca da mensagem ... que os deputados q lá estavam venham a público negar q foi aquilo que foi dito ... se o não fizerem é porque tudo aquilo é verdade. Se vierem a público negar terão que ter muita coragem ... e assim penso q a questão do mensageiro fica no lugar que deve estar ... secundário
Ricardino Jorge Ricardo
Ricardino Jorge Ricardo "Será que esta informação é genuína"? Pensa que todos aqueles que estão lá na CPI "grama(ra)m" dessa palhaçada do mais velho?
Maria João Marques
Maria João Marques "A ganância envenenou a alma dos homens, e barricou o mundo com ódio; ela colocou-nos no caminho da miséria e do derramamento de sangue." (Charlie Chaplin in O grande ditador) ; estranho e triste libertador :-/ :-/
Meck Almeida
Meck Almeida Nós somos refém de alguém que libertou este país é ficou preso por nós??!
De alguém que disparou o primeiro tiro???
Libertaram-nos para nos escravizar.., é engraçado!!!
Antolinho André
Antolinho André Escravatura?....
Hortencio Lopes
Hortencio Lopes Como sofreu com o colono e na luta armada então eh legitimo que o povo também sofra com ele? Ja se imagina que resultados se esperam no relatório do tal CPI
Germano Milagre
Germano Milagre Mas bem bem ele lutou ? Quantas missões de combate cumpriu ? Daquelas de arriscar o pelo no mato ... esses que de facto lutaram na sua maioria continuam incógnitos e muitos até pobres. Esses foram os verdadeiros heróis. Não os libertadores planeadores de escritório.
Homer Wolf
Homer Wolf Nunca foi a um combate... nem ele nem muitos desses antigos combatentes... Treinaram só
Gosto · 1 · 21 h
Aida Eydneess Bahule
Aida Eydneess Bahule Esse não lutou nada Germano Milagre. Kkkkkkkkkkkkkkk
Alfredo Macuácua
Alfredo Macuácua Os verdadeiros libertadores andam por aí a vegetar... é vê los na Matola e Zona militar...
Ricardino Jorge Ricardo
Ricardino Jorge Ricardo Por pouco o gajo diria que é "nosso Jesus" se é que não quis dizer isso. Libertador que entra pela porta e sai pela janela.
Homer Wolf
Homer Wolf ´Xa lá ouvir opinião de Jah Yahwah Matavele...
Américo Matavele
Américo Matavele Nâo tenho nenhuma.
Homer Wolf
Homer Wolf N???... "Nhanisse"?
Américo Matavele
Américo Matavele Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....
Germano Milagre
Germano Milagre Kkkkkkkkkkk Jah peace brother ... tou contigo
Maria João Marques
Maria João Marques ( boca fechada são 25 respostas .... ) :-D :-D :-D
Teixeira Teté
Teixeira Teté Libertou? Prefiro o antes.
Filho Do Cinzentinho
Homer Wolf
Homer Wolf De nos ter libertado, ué!...
Filho Do Cinzentinho
Ricardino Jorge Ricardo
Ricardino Jorge Ricardo Antes da nossa era (ane).
Teixeira Teté
Teixeira Teté Kkkkkkk segundo o Guebas disse em respostas às dívidas que fez
Antolinho André
Antolinho André Ouviram a dizer isso? Pensam que ele passou a desequilibrado?
Arsenio Fernando Silva
Arsenio Fernando Silva maladro esse a corda rebenta para o lado mais fraco assim manuel chang esta tramado. depois de cumer dinheiro esta entregar o parceiro
Homer Wolf
Homer Wolf Mas tambem, se Chang náo tem culpas no cartório porque é que náo se defende?...

(Afinal como ex-guarda-redes, o que ele mais sabe fazer é defender...)
Germano Milagre
Germano Milagre Aí ele vai andar em cima da corda bamba ... fica c perigo em dois lados ... vai-se refugiar nas necessidades de defesa da soberania ...
Humberto Pinto da Cruz
Humberto Pinto da Cruz Não é que o gajo pode (não) ter razão?
Pois é(ra) preciso que, minimamente no mínimo, se lhe dê(sse), razoavelvente razão à definição dele para o que pode(rá) ser Libertação.
Pois, eu entendo que Libertar pode significar uma coisa, para ele, e outra, para mim por exemplo.


Entretanto, o Pato Chefe, tem de Xipilicar bem isso de Libertar.

(D)aí, dependendo da sua Xipilicação, pode(rá) se lhe atirar pedras, ou não.
Antolinho André
Antolinho André Não acredito que ele tenha falado da libertação pelo que dizem. Ele foi libertador sim e ninguém tem dúvidas disso. E dívidas não tem qualquer relação com o colonialismo. Ele o Guebuza sabe que nunca poderia tomar algo que não tem direito pelo facto de libertar o país. A explicação genuína virá contra os distorções do que estamos a acompanhar.
Gosto · 5 · 22 h
Humberto Pinto da Cruz
Humberto Pinto da Cruz "Ele o Guebuza sabe que nunca poderia tomar algo que não tem direito pelo facto dde libertar o país."
Gosto · 1 · 21 h
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Título pomposo sem conteúdo. Muita parra e pouca uva.

Quando diz ... com apenas um deputado da oposição para AEG descontraído ... era para AEG fazer oquê. Alguém impediu que outros deputados pudessem participar.


Palhaçada ntsem
Sura Rebelo
Sura Rebelo Palhaços somos nós. Tem toda razão. Somos palhaços e voces sao os espertos
Sura Rebelo
Sura Rebelo Ficamos com a PARRA. Porque as UVAS elas andam a fazer as delicias de alguns... so ver o brilho dos sorrisos rasgados
Aida Eydneess Bahule
Aida Eydneess Bahule Alguns comentários criam azias sabes Sura Rebelo? Só podemos olhar. Perdi forças depois do comentário desse camarada.
Homer Wolf
Homer Wolf Assim, Djone Lenon, vc tambem defende que Guebas é o CHE GUEVARA DE MOZ - como ele próprio pretende dar a entender?!...
eh eh eh
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo O contexto em que disse ou melhor, foi rebuscar o passado conta muito. Não acredito que tenha sido essa a intenção AEG - porque não o é. E ele sabe disso.

Fez a parte que lhe coube (bem ou mal) como muitos milhões de moçambicanas de anônimo aos mais m
ediatizados também o fizeram.

Viu que capa não é conteúdo, agora andas a caçar peças/palavras para dar-lhe conteúdo próprio, fora do contexto que a mesma foi proferida.

Essa "betica" só engana um atrasado mental. Kkkkkk
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo O Jornalinho que gajos aziados confiam só mete água em todos os lados - só titanic para disputar o primeiro lugar.

Que informação substancial traz o jornal da zona muzaia, em particular, sobre o CPI
Homer Wolf
Homer Wolf Parece que quem está aziado náo sáo esses tais "gajos"... eh eh eh
Sura Rebelo
Sura Rebelo Homer Wolf nada como uma caixa de eno pra acabar com essas azias. Fogooooo
Germano Milagre
Germano Milagre Our Lenon então e as explicações sobre as dividas ocultas ? Ficastes esclarecido ? Ou ja estavas antes ? Pk ao q parece daquele mato não saiu nada
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Argh, malandros sao assim! O que tem a sua contribuicao na "libertacao do Pais" com a gestao danosa que ele nos brindou?!? N'tlah!!

A proposito, diz-se que os carrascos da Kroll chegam amanha, certo?! Boa cidadania me manda deslocar-me ao Aeroporto pa
ra lhes saudar e lhes recordar que nao vieram aqui somente para "tachar" nosso camarao de classe mundial, boa cerveja e se entreterem com nossas compatriotas prestativas e de boas relacoes sociais para depois regressarem sem ter feito seu job e dai inventarem relatorios falsos para justificar sua estadia aqui....!
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Em Março de 2017 hei-de convocar para mais das suas missas vespertinas.

Vão ensaiando desculpas de mau pagador para essa altura do ano, porque camarão, não será suficiente e nem justificativa.
Homer Wolf
Homer Wolf Yah, os "Kroll & The Gang" - segundo Rafael - chegam amanhá
Germano Milagre
Germano Milagre Março de 2017 ... gosto de quem põe datas ... já não aguento esperar mano Lenon ... hoje um economista antigo da praça me deixou ainda mais deprimido ao dizer-me duas coisas : 1. Esta semi estabilidade do metical é resultado de uns bons milhões que o b...Ver mais
Homer Wolf
Homer Wolf Está a sonhar com o ovo no Ú da galinha, Djone Lenon?
Gosto · 2 · 21 h
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Único remédio Gege e esperar. Ou eu tenho razão ou o economista - ainda que concorde que muitos destes pseudo economistas estejam a torcer que para o ano seja pior que este ano.

Quem tiver vida, irá testemunhar
Homer Wolf
Homer Wolf Qual dos economistas?
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Homer Wolf pergunte ao gege
Jeronimo Minhote
M-du Dulomite
M-du Dulomite Ouvido por uma CPI (frelimo), mas um figurino do MDM?? Faxavor...
Sura Rebelo
Sura Rebelo Ainda estampa esse riso "se não fosse eu". Francamente!!
Alberto Mabota
Emilio Francisco Chauque
Emilio Francisco Chauque Libertou o país do colono para ser ele a coloniza-lo.
Antolinho André
Antolinho André Tem ideias do colono? Com dívidas surgiu escravatura, clientismo, maus tratos, humilhação, etc.? Falemos com clareza...não confundimos as coisas.
George Milton Cossa
George Milton Cossa Quem lhe pediu para ir a luta? Que eu saiba foi totalmente voluntário, portanto isso não deve servir de desculpa para roubar.
Sura Rebelo
Sura Rebelo Que tivesse esperado por nós ... quem mandou adiantar? E "libertou-nos" sozinho? Quantos sem rosto sem dinheiro sem nada cairam no campo de batalha e ficaram incognitos pra sempre? A minha venia para os sem nome "sem rosto" srm tostão que se foram por quererem nos libertar. Assim parece q ele é o cavaleiro dono disto tudo...
George Milton Cossa
George Milton Cossa Está a fazer eco ao senhor do primeiro tiro quando diz, libertamos portanto temos o direito de ser ricos, entenda-se, roubar. Que hipocrisia! Como disse o Fidel a história os julgará, legado deles será vergonha só!
Sura Rebelo
Germano Milagre
Gentil Hua
Gentil Hua Ixo ee o mesmo k kerer ser o primeiro homem da sua filha pk vce lhe deu a vida .
Zulficar Mahomed
Zulficar Mahomed "Se eu não fizesse essas dividas, juro-vos que teriamos perdido as eleições".
"Abafei a tomada das capitais provinciais graças aos equipamentos militares que mandei comprar".
"Se não fosse eu...já éramos".

Assim justificou lá na Comissão Política.
Gosto · 2 · 23 h
Taty Zandas
Taty Zandas O que estava em causa aqui era nao perderem eleiçoes? Justifica lixar um país inteiro pra manter um partido no poder?
Gosto · 1 · 14 h
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Taty Zandas , partido de si podre, mal cheiroso!!
Gosto · 1 · 12 h
Maria João Marques
Helder Condjo
Helder Condjo Alguém que conheço vai dizer que o Jornal esta mentir.
Antonio Pereira
Antonio Pereira Homer Wolf Post 5 Estrelas!!!!! LOLLLLLLLLLLL
Gosto · 1 · 23 h
Arnaldo Tivana
Arnaldo Tivana O disciplo do El libertador
Gosto · 1 · 23 h
Arnaldo Tivana
Wa Pessoa
Wa Pessoa Mas Homer Wolf meu amigo. Explica uma coisa. Se toda imprensa foi interditada de entrar, mesmo filmar a cabeça dele não foi fácil, quem ouviu a falar isso? Ou o jornalista escreveu o que ouviu dizer? É esse jornalismo que apostam? Sabes que alguém falar é diferente de escrever números?
Gosto · 1 · 22 h
Andre Jorge Chifeche
Andre Jorge Chifeche Que reaja o ofendido. Se calar é porque consente.
Gosto · 1 · 21 h
Homer Wolf
Homer Wolf Eu náo faço a mais pálida ideia...
Donganyane Flores
Donganyane Flores Depende de Libertou de que exactamente....
Carlos Jossia
Matsule Capitão Theo
Matsule Capitão Theo ...a portas fechadas. Com seus subordinados. Esperávamos o quê???
Jorge Garfo
Jorge Garfo Armando Emilio Guebuza, o homem que libertou Moçambique, o clarividente, o homem mais amado pelos moçambicanos! O Visionario... Nós só queriamos mais um mandato pra não sentirmos a crise e o País crescer...! Ele deixou muitas infra-estruturas. Ele abriu-nos os olhos pra os negocios, ele é o pai dos 7 Milhões! Homem de ferro, homem de fibra! O País ainda precisa dele pra avançar, mas desta vez com transparencia!
Gosto · 1 · 21 h
Antonio Pereira
Carlos Jossia
Carlos Jossia e eu que nao fui a luta armada...ké?
Gosto · 1 · 20 h
Homer Wolf
Homer Wolf Fica só já!... (como dizem os angolanos)
Mauro Jesus
Mauro Jesus Sinceramente o camarada AEG precisa de um curso de comunicação. Sempre que abre a boca vomita merda. Só falta dizer que somos todos produtos do seu esperma. Dhlakama também libertou o país. Assim quer nos informar que conquistou a terra para ocupar e escravizar???? Então porque é que após a independência não tomou logo o trono? O cda AEG fica muito bem de boca fechada e sem cargo governamental, pois de contrário é lixo que produz. Revolução verde, aquelas motorizadas vindas da China para a BAC (Brigada anticrime), biocombustíveis, um líder uma árvore, FDD os tais 7 milhões, Cahora Bassa, etc. Tudo isso um autêntico fiasco. Pela boca, goeses (moçambicanos de gema e talvés de clara), apóstolos de desgraça, boates, a pobreza está nas vossas cabeças, auto estima, televisões que andaram a sufocar a audiência com realizações do filho visionário, iluminado, etc...
Cda acorda pois já está tarde.
Gosto · 3 · 20 h
Homer Wolf
Homer Wolf Calma Mauro, calma... Olha a pressão... eh eh eh
Gosto · 1 · 20 h · Editado
Mauro Jesus
Mauro Jesus Isto é uma aberração usar a narrativa de libertador do país para justificar as falcatruas desenfreadas e abusivas. É muita petulância por parte do cda AEG.
Gosto · 2 · 20 h
Mauro Jesus
Mauro Jesus Entenda isso caro Homer Wolf
Gosto · 1 · 20 h
Chaibo Arthur
Chaibo Arthur Kkkkkkkkkkk
Aida Eydneess Bahule
Aida Eydneess Bahule Este senhor é um descarado mesmo. Então ele nos libertou do colono português, para nos escravizar na economia 40 anos após a independência e nos matar? É isso? Estou mesmo preocupada com a demência e falta de escrúpulos de alguns dirigentes. Raios o partam.
Gosto · 3 · 12 h · Editado
Unay Cambuma Júnior
Gosto · 2 · 8 h
Nofati Manuel Dos Santos
Silva Noiser
Silva Noiser O seu ponto de vista Julião João Cumbane
Gosto · 1 · 8 h
Nelsonvictorsozinho Sozinho
Nelsonvictorsozinho Sozinho Ta na muila a frelimo..ja era...
Livaningo Tembe
Livaningo Tembe Para quem tanta retorica? as espesssoas esperam realizacoes atitudes, acoes concretas, ate quando vai continuar com essa retorica?
Manjur Manuel Gelo
Manjur Manuel Gelo Agorà yaaaaa
Sant Samuel Samuel
Constantino Chilambula
Boné Luciano Gimo
Boné Luciano Gimo Doctor Unay. a pregunta q tenho e. Ate quando vao empossados? na semana passada falavao o mas tardal será dia 15 dext mes q inicio hoje. agora falao q a Frelimo ta a regetar, afinal quale a verdade certo q podemos aporar. estamos cansado d espera e d ler propagandas.
Joy Coulson
Joy Coulson Só blaba, conversas entre estupidos e astucios
Nito Americano
Nito Americano concordo com sigo.
Joana Simeao Ntelela
Joana Simeao Ntelela Unay manda esses moçambicanos nao sabem.
Nito Americano
Guido Banco Ijidor Ijidor
Guido Banco Ijidor Ijidor muito certo resistente
Momade Chale Abudala Chale
Momade Chale Abudala Chale Mano unay queremos a fesda
Tocova Amisse
Tocova Amisse Fesda é oq?
Augusto Munasse Meque Meque
Augusto Munasse Meque Meque Certo ilustre....
Maria Armando
Maria Armando Bom texto de Unay Cambuma que educa para quem está interessado a aprender e boa sorte para todos.
Ishmael Da Lnes Lampiao
Ishmael Da Lnes Lampiao Unay Cambuma o que me doi e de ver os sul africanos usam a nossa energia mahala
Gosto · 1 · 7 h
Ishmael Da Lnes Lampiao
Ishmael Da Lnes Lampiao 90%do povo sul africano usam energia mahala somente 10% que pagam a energia
Maria Armando
Maria Armando Sinceramente este artigo de Cambuma é muito importante e sinceramente merece a pena acompanhá-lo de ponta a ponta.Boa Sorte Unay e traz mais notícias a luz do dia para ajudar à muitos compatriotas.
Ishmael Da Lnes Lampiao
Ishmael Da Lnes Lampiao nos nem pra engomar uma camisa nao conseguimos
Muhove Tata
Muhove Tata A Renamo desde foi forte e será forte...
Caristo Mario Mario
Caristo Mario Mario BOA VISAO CANBUMA
Dionisio Paulo Vahanle
Quintino De Nascimento Sande
Tocova Amisse
Tocova Amisse Muitos moçambicanos querem q a renamo ocupe o país a força e isso nao vai ns deixar seguro. Precisamos de saber q a independencia nao foi em um dia, e tbm muitos morreram. Havemos de chegar onde pretendemos chegar com calma. Dlhakama é muito inteligent...Ver mais
Zacarias Matope Matope
Zacarias Matope Matope Muito bem pensado.
O Dhlakama não quer por em risco a vida dos inocentes.
Tocova Amisse
Tocova Amisse Isso é verdade so muitos dos irmaos estam com ódio e com tda razao porq todos ja começaram entender o porque aguerra da renamo, mas é preciso pôr a consciencia no lugar, evitar nao é ser fraco e nem ser forte. A uniao nao pode ser de guerra mas sim decisao 2019.
Americo Jonas Manhique
Americo Jonas Manhique Assino em baixo
Benerth Ralc
Benerth Ralc parabens pela informacao. Unay Cambuma
Mbalamanje Uzende Chanunkha
Mbalamanje Uzende Chanunkha Até à victória final.
Edgar Langa
Edgar Langa Assim seja
Abubacar Mussapaha Mussapsha
Abubacar Mussapaha Mussapsha Obrigado unay. Isto tá certo
Bebeto Muabsa Adelina
Americo Pinheiro
Americo Pinheiro Resenha poderosa em factos verídicos e reais. A sorte protegerá sempre os audazes!!! Viva Unay Cambuma!!!!
Moisés Cossa
Moisés Cossa Hoje sim, falou e escreveu palavras sábias, pena porque maior parte dos moçambicanos não tem acesso a esta marravilha informação.
Moisés Cossa
Moisés Cossa Estamos a ser colonizados por um grupo de pessoas, mas aqui se faz aqui se paga, eles serão julgados cedo ou tarde
Santos Domingos Dos Santos
Raja Amade
Raja Amade uma família de energumenos de pior espécie que usam o desporto para se mascararem, gramei dessa
Santos Domingos Dos Santos
Raja Amade
Raja Amade pena que este tipo de mente em moz sao fuziladas no mundo fora sao aproveitadas.
Ali Jaime Jaime
Ali Jaime Jaime + força doctor até a última hora...
Costa De Souza
Costa De Souza Nao ha mais palavras
Abdul Hafido Carlos Mecanico
Abdul Hafido Carlos Mecanico Muitissimo obrigado Dr Unay Cambuma pela excelente visao , e continue aprofundar as informacoes pra sempre informar o povo moçambicano, portanto esta bem explicido isso. Força.
Tcheco Matavel
Tcheco Matavel O lugar mais certo "ideal" pra esses camaradas é XIQUELENE onde já fomos deixar o Gulam Nabi. Prk não há cadeia pra assacinos neste País.
Goncalves Chunga
Goncalves Chunga A luta da renamo é legitima, mas oque nós colocamos é: ate k ponto a Renamo Resistência Nacional Moçambicana vai tolera, essa brincadeira com a Frelimo?
Jose Ngokha
Joy Coulson
Joy Coulson Estas negociações de fachada vão ter o mesmo resultado que deram as rondas negociais do centro Joaquim Chissano, isto é zero. Novas datas serão marcadas, mas estas negociações de surdos são e serão ditadas pela estupidez da Renamo e astúcia da Frelimo
Henriques José Manejo
Francelino Orlando Ringe
Francelino Orlando Ringe Infelizmente estamos muito mal com esta gente e não sei quando isso vai terminar porque é triste, eu sou um funcionário do estado e por obrigação sou membro da Frelimo mas não é a Frelimo que compra pão para minha família, de que adianta dizer que sou membro e no fim nas contas eu é que sofro na minha casa, eu quero que se danem esses malucos e há muitos que se dizem camaradas mas sofrendo por causa de um grupinho, então força aí que precisamos de uma oposição forte, muitos não percebem que por causa da renamo há muita coisa que vem mudando no país por isso eu digo, força força força
Gosto · 1 · 3 h
Zina Ngorinenhi Thomas
Zina Ngorinenhi Thomas A frelimo ficou por fio.avanca renamo estamos quase
Scarlet Pimpernel
Scarlet Pimpernel Isso tudo está com dias contados, ninguém mais quer o governo da Frelimo a não ser uma meia dúzia de escovistas e lambebotas. A Frelimo é responsável pelo emprecimento deste país. Há mais de 40 anos da independência, não obstante a grandeza dos recursos de que dispomos, ainda continuamos sendo um dos povos mais atrasados do mundo. Quando o ranking mundial tem a ver com coisas boas estamos na base e quando o mesmo tem a ver com coisas ruins estamos no topo, ou seja, moçambique é um dos países com mais índice de suicídio, com pior rede de estradas, com pior desenvolvimento humano, com altos índices de analfabetismo, com fraca rede escolar, sanitária e para pior é um dos paises mais corruptos do mundo etc, até países insignificantes como a Swazi, Malawi e Lesotho são mais organizados autosuficientes que o nosso vasto e rico Moçambique. O poder está nas nossas mãos, vamos expulsar esses gajos
Gosto · 2 · 3 h
Simao Francisco Matavele
Simao Francisco Matavele Sr Scarlet, ñ esquecer também a Namíbia k so dependendo da Exportação do Carapau está um pouco organizada do q este Moçambique rico em tudo..
Visnu Çhagan Oadan
Visnu Çhagan Oadan ,_🔨 vamos martelar a frelim
Rauljoao Chai-chai
Ricardo Botao
Ricardo Botao Falha o titulo, se tal se fosse AS EXIGENCIAS DO POVO MOCAMBICANO SUB LIDERANCA DA RENAMO...
Pedro Pachel
Pedro Pachel Massacrando?????
Bernardino Inácio Nhatave
Gabriel Maya
Gabriel Maya Eu odeio Frelimo
Simao Francisco Matavele
Simao Francisco Matavele As lágrimas de um pobre são consolados com Deus. Um dia vão pegarem queixos e assistirem o Comboio a deslizar nos Carris.
John Wetela
John Wetela Yes brother, from here i know that.
É mesmo isso, aqui é percebida essa luta, a frelimo sabe que dessa luta pela tranquilidade concreta da renamo. Põe em causa a tranquila da frelimo, porque a tranquilidade vai criar com que os juizes julgue os processos antigos, parados no tempo devido a frelimização dos tribunais e os processos.
E ai os culpados são eles irão ser crucidicados com seus problemas escondidos no s tribunais. E eles oucuparão esses espaços

Sem comentários: