terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Meu Caro Mário Soares, muito obrigado


MÁRIO SOARES


503
50
O senhor foi sempre um homem livre. Na minha opinião esteve muitas vezes errado. Mas foi sempre livre. Sempre admirei isso em si. E só os homens livres lutam pela liberdade com todas as suas forças.
Resolvi escrever-lhe esta carta num momento em que enfrenta o seu maior desafio. Está a lutar pela sua vida. Infelizmente, pelas notícias que nos chegam, será uma luta muito difícil. Talvez seja uma carta de despedida, mas se há um político em Portugal que mereça uma despedida é o senhor. Vou ser muito franco. Nunca votei em si, nem no PS de resto. Devo confessar que se soubesse o que sei hoje, teria votado em si nas primeiras presidenciais a que concorreu. Mas a verdade é que não votei.
Ao contrário do senhor, não sou socialista. Sou de direita, liberal e, cada vez mais, conservador. Também não sou laico. Acredito em Deus e recebi uma educação Católica. Por fim, embora não seja um monárquico militante (longe disso), admiro mais a monarquia constitucional britânica do que o republicanismo francês. O senhor formou-se na cultura francesa, eu recebi uma educação anglo-saxónica. Somos assim, culturalmente, de duas pátrias diferentes.
Desde o início deste século, discordei quase sempre de si em todas as questões importantes. O seu anti-americanismo irritou-me frequentemente. Discordei de si em relação à guerra do Iraque (mas reconheço agora que o senhor estava certo). Nunca entendi a sua antipatia por Blair e a terceira via. Nem o seu entusiasmo pelo regime de Chavez na Venezuela (e aqui o senhor estava errado, como se vê, olhando para Caracas). Também achei as suas críticas à União Europeia nos últimos anos erradas e injustas.
Apesar de tudo isto, admirei e admiro as suas qualidades políticas. Os seus instintos políticos são admiráveis. Quem aprecia a política no seu estado mais puro, como Max Weber explicou no seu texto sobre a política como vocação, mesmo discordando das suas ideias, tem que admirar os seus talentos. Os seus debates com Cunhal ficarão para a história. A sua campanha contra Freitas do Amaral foi extraordinária, transformando uma derrota quase certa numa vitória improvável. Lembro-me que o ouvi um dia numa conferência sobre a adesão da Turquia à União Europeia, na presença do embaixador turco em Lisboa e de outros políticos turcos. A certa altura, disse que estava convencido que um dia veria a Turquia na União. Todos sabíamos que estava errado, mas isso foi um pormenor. O que interessou foi o modo como falou. O senhor era um lutador incansável, com uma coragem impar, sempre pronto para qualquer combate, cheio de orgulho nas suas ideias e nas suas convicções. Admiro isso, sobretudo a coragem. Digo mais, quem me dera que houvesse em Portugal um político de direita que dissesse, sou conservador, liberal e de direita, com o mesmo orgulho com que o senhor se afirmava de esquerda.
Mas além das suas qualidades políticas, tenho uma uma enorme gratidão em relação a si. O senhor lutou pela liberdade e pela democracia pluralista no nosso país. E ganhou. Derrotou os comunistas, a maior ameaça à liberdade em Portugal nos anos de 1970. O senhor percebeu o essencial num momento crítico da nossa história recente. Só me custa ver o seu partido de sempre atraiçoar a sua herança. Talvez seja uma coincidência triste, mas a verdade é que o senhor deixou de falar em público desde que a geringonça subiu ao poder. E esse silêncio foi notado.
O senhor foi sempre um homem livre. Na minha opinião esteve muitas vezes errado. Mas foi sempre livre. Sempre admirei isso em si. E só os homens livres lutam pela liberdade com todas as suas forças. Desconfio que há muita gente na direita que não gosta de si porque foi o senhor que liderou a luta pela liberdade contra os comunistas. Mas se hoje posso ser de direita com toda a liberdade deve-se ao combate que o senhor liderou. O senhor permitiu-me ser livremente de direita. Ficarei sempre grato.

António Hermínio Quadros Silva
2 h
Este senhor articulista de quem eu ás vezes lia umas coisas desiludiu-me bastante desta vez, qualquer dia temos um elogio a qualquer outra figura sinistra da nossa praça, talvez o 44, talvez o jerónimo ou  outro jeitoso qualquer. Diz ele que é de direita, será.  Um dia perguntaram a Prezzolini o que era a direita? Ele respondeu: é o conjunto das direitas, das que nos lembramos e das que esquecemos, certamente pertence a estas ultimas como outro comentador aqui disse, das direitas envergonhadas. Além disso vê-se pela cara que o homem é novo, portanto não viveu o que foi portugal a partir de 1974, leu ou ouviu dizer o que é muito diferente, porque senão não seria tão pródigo em elogios a tão sinistra figura nos dois sentidos. Esclareço que sinistra é tão só  o significado de esquerda a que se opõe a dextra a que eu me orgulho de pertencer, sem vergonhas nem tergiversões.
Nuno Cardoso
2 h
Um texto que revela nobreza de carácter.
Luis Teixeira
4 h
Meu caro João Marques de Almeida, partilho inteiramente o que diz sobre Mário Soares. Não podia estar mais de acordo.
Maria Narciso
4 h
Gesto Grandioso e Muito Nobre o seu
É nestes momentos , onde se coloca as opções Politicas de parte e  onde a Mesquinhêz deixa de fazer sentido 
 - Que os  Grandes Homens se Distiguem
Roger Vilar Russo
5 h
Depois da leitura da sua crónica confesso a náusea que senti. "O senhor permitiu-me ser livremente de direita" ? Nem sei o que me deixou mais agoniado se o seu expresso obrigado ou o ente objecto do seu agradecimento. 
Aqui lhe deixo umas palavras de Agostinho da Silva que não é suspeito:
Como vemos agonizar o capitalismo, veremos agonizar o socialismo ou o sistema que lhe suceda, afogado pela mediocridade: esta a luta real entre o herói, que sempre se arrisca a ser crucificado, e a maioria que tão facilmente se resigna à colmeia, com a sua comida assegurada...
Julia Ramalho
6 h
Jose Marti disse que a liberdade é o direito de cada um ser honesto, pensar e falar sem hipocrisia. Infelizmente, parece-me que João Marques Almeida não tem de agradecer a liberdade, seja a quem for.
Maria NarcisoJulia Ramalho
4 h
Porquê ??????????
O  Fim da Ditadura aconteceu - Graças a Homens como ele , que Permitiram a todos nós podermos Expressar a Liberdade de Expressão.
Sabe lá o que era o Regime do Estado Novo
Amora BruegasMaria Narciso
3 h
pelo visto não sabe, assim como não conhece as limitações que havia nas ditas democracias e muito menos nas ditaduras socialistas..., ou sabe que na Inglaterra ainda se fuzilava, em França ainda havia a pena de morte por enforcamento, numa manifestação de argelinos em 1961, foram mortos mais de 200, além da democrática matança de bebes=aborto.
carlos mendes
6 h
preocupa-me mais o socrates ainda não o ter ido visitar
Maria Narcisocarlos mendes
4 h
Não Destile Veneno  - Numa Amizade Pura e Sincera
Maria NarcisoMaria Narciso
4 h
Não é o Momento e só lhe fica Mal
Amora Bruegascarlos mendes
3 h
São iguais..., um foi o mestre do outro, com iguais ambições!
Anibal Duarte Corrécio
7 h
Mário Soares é o político português que de forma exemplar conseguiu em 40 anos de regime dito democrático:  

a) manter e ampliar uma riqueza pessoal e familiar apreciável
b)cultivar o narcisismo e a arrogância ao mais elevado expoente 
c) Inaugurar o conceito de BANCARROTA  e persistir continuadamente no exercício deste conceito na Economia do País
d) silenciar Rui Mateus
e) aplicar de forma única a característica pessoal do egocentrismo na política. Uma espécie de "rei-sol" dos tempos modernos. 

O PS em colaboração com os fósseis, o beneplácito dos bloqueiros e a ajuda de muitas aves raras do PSD/CDS prestará na altura certa honras de chefe de Estado ao nível de um Mandela ou de um Fidel Castro. 

Ficará para a História como
MÁRIO SOARES,  O EMPACOTADOR DE BANCARROTAS

PS A descolonização e a travagem dos comunistas em 25 de Novembro de 1975 deverão ser entendidos, à luz do narcisismo e da arrogância. Etapas da vida de Mário Soares na ganância pela conquista do poder pelo próprio e do 'seu' PS. Outros entendimentos pretensamente altruístas ou ditos de esquerda não são mais do que  ilusões que servem objectivos politico-partidários ou de figuras gradas da actual geringonça. 
Ouvem-se já as carpideiras do regime...
Pedro Sousa RodrigoAnibal Duarte Corrécio
6 h
O teu nome diz tudo: Corrécio
TOTALMENTE de acordo.
Alberto Quadros
7 h
Ser livre e ser bom nos debates não permite que se faça o que lhe apetece - a quem quer que seja. 
josé maria
7 h
Depois da minha anterior intervenção , não ficaria de bem com a minha consciência se não louvasse a posição eticamente elevada, de JMA, expressa neste artigo em relação à figura de Mário Soares, afinal tão contrastante com aquele grupelho de pafiosos que tem encharcado as páginas do Observador com o seu mau carácter.
André Agos
8 h
Até pode ter sido tudo isso.
Mas, e como bom comuna-socialista, essa liberdade gostava ele muito, só que para ele próprio. Já para os outros, era apenas quando lhe convinha e não o atrapalhava. 
josé maria
8 h
Ao contrário do senhor, não sou socialista. Sou de direita, liberal e, cada vez mais, conservador. Também não sou laico. Acredito em Deus e recebi uma educação Católica.

Vê-se logo que o articulista não é um verdadeiro cristão. Um genuíno cristão nunca poderá ser de direita, liberal e cada vez mais conservador.

JMA é um daqueles queques da chamada tradição católica, que usam a religião, o catolicismo e a invocação de Deus para a defesa de posições politicamente mesquinhas e egoístas.

Alguns deles militam na elitista Universidade Católica, dos filhos-família da classe alta e são tão fãs de Milton Friedman como o era o católico Pinochet.

Depois, JMA nem sequer sabe o que significa ser-se laico. A laicidade pressupõe a não interferência da religião ou das igrejas nos assuntos políticos, não significa não se ser religioso ou não se acreditar em Deus.
António Hermínio Quadros Silva
9 h
Se este senhor, João Marques de Almeida  é de direita, eu vou ali e já venho. 
É a direita à Portuguesa, versão light e envergonhada. Mas compreensível, visto que neste país só se pode assumir que se é de esquerda ou extrema-esquerda... Caso contrário, esse trucidado.

E vemos como tanto esquerdismo nos tem tão bem conduzido ao longo destes últimos 42 anos...
António Hermínio Quadros Silva
9 h
Mário Soares foi o maior flop politíco que existiu neste país que antigamente tínhamos orgulho em chamar portugal. Logo a seguir ao 25 do A, nomeado ministro dos negócios estrangeiros do 1º governo provisório tratou de entregar as colónias sem ter qualquer preocupação com as pessoas que lá viviam pois achava que todas eram da reacção e portanto não contavam. É bem conhecida a apreciação do prof. Palma Carlos sob a sua conduta na descolonização, especialmente de Moçambique em que o senhor mario soares andava a passear enquanto o melo antunes entregava a colónia á frelimo. Como 1º ministro foi uma autêntica nódoa, não era capaz de ler um dossier, economicamente era uma nulidade e levou-nos rapidamente á bancarrota e só tratou de criar problemas com o Gen Eanes. Como presidente da republica foi outra desgraça só andava a passear e criar problemas com o 1º ministro da altura Cavaco Silva. São aliás conhecidos os seus ódios de estimação por Eanes e Cavaco Silva. E essa de ele ter evitado o comunismo é outra treta pegada. Quem nacionalizou a economia, quem foi? Comunistas e socialistas. Quem evitou o comunismo foi a gente do norte e Rio Maior  quando começaram a queimar as sedes dos comunistas tendo também a Igreja Católica grande papel nessa luta contra os comunas. E mais não digo, mas muito mais havia a dizer.

A verdade nua e crua aquilo que acabou de dizer! 
Muito bem dito.
Sem tergiversaçoes. A pura verdade, nua e crua.
Permita me que subscreva,palavra por palavra..
Para dizer tanta Barbaridade e tanto Disparate  - Não devia sequer ter escrito uma linha sequer.
Disse e disse muito bem!
MS entrou em Portugal declarando o PS como um "partido marxista", logo depois corrigiu para "um partido de inspiração marxista", umas semanas depois já era "um partido socialista que usa o marxismo como método de análise" e um pouco depois era "um partido a cominho do socialismo se o povo quiser"!  Melhor camaleão não conheço!
Já quanto à "exemplar descolonização" devem pesar-lhe na consciência as muitas vítimas que provocou, deixando quase todas as ex-colónias em guerra civil com milhões de mortos como consequência da entrega do poder aos "amigos" como A Neto e S Machel.
Alguns amigos meus pagaram com a vida essa "exemplar descolonização". Um meu familiar foi barbaramente torturado e atirado aos crocodilos! O corpo nunca apareceu!
Eu, como muitos, até posso perdoar, mas não posso esquecer!
E um dia talvez se possa fazer a verdadeira história da "exemplar descolonização" que lhe devemos!
António Hermínio Quadros SilvaMaria Narciso
2 h
Desminta se fôr capaz o que eu escrevi, Mariazinha
Fernando de Matos
9 h
Com todos os defeitos do Mário Soares, na impossibilidade de encontrar um político perfeito, concordo com o teor desta carta.
José António Rodrigues Carmo
9 h
Um artigo que se aceita, no momento crítico em que um ser humano se prepara para a última viagem, perante a qual tudo parece supérfluo.
Eu tb nunca gostei de Mário Soares, acho que esteve errado na maior parte do tempo e certo em outros momentos, como qualquer ser humano.
Nunca gostei do seu elitismo, da sua arrogância, e confesso que os seus escritos me faziam impressão e me constrangiam pelo ridículo que ressumavam, como se fossem escritos por um adolescente na idade da borbulha, tão primários e superficiais eram.  Tb não acho que devamos a liberdade ao Sr Mário Soares. No 25 de Novembro, data em que verdadeiramente se decidiu  a liberdade, onde estava Mario Soares? Consta que teria fugido para o Porto, não sei se é verdade. A liberdade de que dispomos, não é a Soares que a devemos, mas sim aos militares que arriscaram a vida e os empregos, para impedir a avançada totalitária. Devemos muito mais a homens como Eanes e Jaime Neves, do que a gente como Mário Soares. 
Amora Bruegas
9 h
Sr. João Marques, embora aprecie a sua franqueza, estou chocada com as gritantes contradições que manifesta..., um dos grandes erros dos portugueses e por isso, no geral, não passamos da cepa torta pois dizemos defender um elemento, mas depois apoiamos o contrário.
Quanto à liberdade, a que Soares "deu", assemelha-se à que têm os animais quando estão num redil..., podem relinchar, grasnar ou zurrar (ou comer) quando quiserem.... e é por isso que são livres ou só passeiam quando o dono deixa?
O que conhece do passado dele? Sabe que foi membro do PCP (o que não significa que pense de forma diferente) e um simpatizante do reviralho republicano, aquele que amordaçaram Portugal ao laicismo e violência maçónica, roubaram, prenderam e mataram religiosos e criminosamente enfiaram-nos numa guerra que não era nossa, onde morreram mais de 7 mil portugueses, sofreram males diversos, mais de 12 mil..., que consideração tem pelas vítimas das loucuras republicanas, bem como da criminosa descolonização e consequentes nacionalizações e bancarrotas?  Apresenta-se como conservador, que acredita em Deus e admite a monarquia..., então como pode elogiar uma sinistra figura que está nas antípodas?
Elogia as "qualidades políticas" dele...Estaline, Mao, Kim Il Sung, Lenine e outros facínoras socialistas também tinham qualidades políticas e eram inteligentes..., ou duvida? É por isso que os elogiamos, enaltecemos?  NÃO!
Também refere (uma cassete que ouço há muitos anos..., mais uma) que ele lutou pela liberdaede..., os facínoras que refiro, também diziam o mesmo..., ou duvida? E que liberdade, de facto tem, além de ser roubado e empobrecido, além de viver de euro-esmolas... ou gosta do ambiente de podridão moral e financeiro em que vivemos?
Como pode conciliar os Valores da Vida que associamos a Deus com os do abortista-mor?  Ou não respeita a Vida Humana, nomeadamente a de Seres Humanos inocentes e indefesos?
É bem certo o conselho socialista: "mintam, mintam sempre, pois da mentira muita coisa há-de ficar!" Lenine
Não sendo simpatizante da Álvaro Cunhal, considero que este era em tudo muito superior ao enguia que refere..., inclusivamente o Prof. Marcelo Caetano que foi professsor deles, o referia..., ou também não sabe?
Boas festas e um feliz Ano Novo

Helder Vaz PereiraAmora Bruegas
9 h
Concordo e aprovo quase sempre o que escreve JMA, mas desta vez...sinceramente!  Já sobre o comentário de Amora Bruegas,...assino por baixo.
Victor BatistaAmora Bruegas
9 h
Simplesmente fantastico! 
Assino por baixo se permite. 
Miguel LCastro Fonseca Henriques
10 h
Discordo tanta coisa no artigo, mas concordo no essencial: graças a ele, Mário Soares, podemos discordar livremente e ser de Direita e de Esquerda. 
Não esquecer o Jaime Neves e os seus comandos, O Eanes, ou as gentes de Rio Maior! Consta que Soares se pôs a salvo, não fosse o diabo tecê-las!
Miguel Évora
10 h
O Mário Soares é como a maioria dos músicos pop recentemente desaparecidos: em determinada altura da sua carreira teve o seu hit que o projectou e marcou uma época, ofuscando tudo o resto. No caso, o resto é muito relevante.
chico fininho
10 h
já que é tão amigo dele veja lá se o lembra de nos devolver o subsidio de natal que roubou nos anos 80
Amora Bruegaschico fininho
9 h
Bem como os mais de 500 mil contos sacados ao Estado para fabricar a fundação com o nome dele, para prestarem o culto da personalidade
Giacomo Bertoldi
10 h
Caro João Marques de Almeida,

Belissimo artigo! 

Subscrevo todas, mas mesmo todas as suas palavras.

De uma impressionante geração de politicos, está a sair de cena possivelmente o maior politico que portugal teve no século XX
chico fininhoGiacomo Bertoldi
10 h
o que ameaça juizes à porta da prisão de évora ? que grande democrata sim senhor
Helder Vaz Pereirachico fininho
9 h
Ou o que diz  a gritar ao infeliz soldado da GNR que lhe dava protecção: "DESAPAREÇA"!
victor guerra
11 h
Isso foi quando ele colaborava com o Carlucci ,da CIA.Em 2012,quando,Passos Coelho tentava salvar o barco,impondo medidas dos credores,chamados pelo PS,que nos colocou em bancarrota,apelou à desobediência e insurreição.Ele que tinha sido PR e PM...Um amigo do Sócrates,que se vai
Vasco Abreuvictor guerra
10 h
Disse inclusive, referindo-se a Passos, que em Portugal já tinham sido mortos líderes em circunstâncias menos graves!!!
Victor BatistaVasco Abreu
9 h
E ele sabia do que estava a falar. .....
Sa Carneiro! 
Cuca Neco
11 h
Tanta ingenuidade, minha Nossa Senhora dos Aflitos, já que é católico.

Olhe que o PCP ainda não acabou e desde há muito que não tinha tanto poder como tem hoje.

Olhe que o homem não fala desde a geringonça mas se falasse era para a ultrapassar pela esquerda ou pelo simples disparate.

Se o amigo crescesse e ganhasse juízo é que fazia bem.
Miguel ÉvoraCuca Neco
10 h
Muito bom!
Manuel RB
13 h
Muito bem.
Nunca me esquecerei que Soares liderou a construção de alguns pilares da sociedade em que quero continuar a viver.
Pena foi que os tivesse posto em causa tantas vezes em anos mais recentes.
Mas sei que o tempo vai esbatendo as nossas memórias e o que nos resta será este "Meu Caro Mário Soares, muito obrigado"
Amora BruegasManuel RB
9 h
Pena não referir os pilares que ele ajudou a edificar, caso da descolonização, nacionalizações=roubos, bancarrotas e estagnação económica nacional, bem como um mau acordo com a CEE que obrigava à destruição dos sectores económicos que faziam sombra à Alemanha, caso da indústria naval..., ou porque será que fecharam diversas unidades, caso da LISNAVE?
Costa JoaquimManuel RB
1 h
MS deveria ter humildade para pedir perdão pela descolonização "exemplar",  pelas guerras civis que criou e pelo regresso dramático dos seus compatriotas.

Alberto Neves Há muita mais gente a quem se deve a liberdade com um percurso de vida muito mais limpo ( se me faço entender ...)
GostoResponder274 h
António Joaquim Castro Ferreira Não faço ideia quem é o sr. mas está enganado em algumas coisas. Aquilo que ele fez às tropas que lutaram no ultramar, e o que mandou fazer aos retornados, não tem perdão. E eles não lhe perdoam.
GostoResponder113 h
Clarinda Duarte Como muitos portugueses nasci em Angola porque foi lá que o meu pai lutou é trabalhou, um país em que acreditava e considerava como seu. Foi graças a Mário Soares que perdeu tudo porque este senhor não quiz saber dos portugueses. Para mim nada significa a sua morte e como acredito que tudo se paga nesta ou noutra vida sei que ele vai pagar e bem.
GostoResponder52 h
Armando Branco Pinto Mentira.Ainda hoje os retornados é que estão no poder .Vão atrás na história. Quem é que mandou para a terra dos outros.Gostava que lhe entrassem pela sua casa e a obrigacem a fazer tudo.Nós fomos os maior vendedores de escravos e todos que foram para lá foi com a edeia de esplorar a raça negra.Se fossem menos gananciosos nada destas tretas tinha acontecido.Já pensou nos jovem que lá perderam a vida para o seu pai pode- se viver.Não vou dar lição de moral
GostoResponder156 min
Carlos Gomes Armando Pinto se em algumas concordo consigo, é verdade que ninguém gosta que mandem na nossa casa mas na area da escravatura você fala de borla e nao percebe nada de história e muito menos de escravatura porque s edcravatura a oriente foi muito superior em quantidade que nem lhe passa pela cabeça e em muitos lugares ainda se mantém alguma camuflada e outra não por isso dou-lhe uma sugestão que passa pelo se documentar antes de falar para o ar...
Quanto à descolonização poderia ter sido feita com dignidade para ambas as partes, porque ambas as partes precisavam uns dos outros e já será que estao melhores??? Uma infima parte sim a grande maioria não e ainda está pior. Se havia uma percentagem de exploração a grande maioria trabalhava honestamente.
Os soldados que morreram, infelizmente numa guerra estupida foi para defender os interesses dos Mellos, dos Britos, dos Salgados e de muitos outros, mas esses estavam cá no bem bom e os filhos nunca bateram com as "trombas" lá e um dos que foi ja depois do 25 de Abril, acabou por desertar (heroicamente) e regressar a Portugal sem nunca ser incomodado...etc. etc
Quanto ao Mario Soares ja ha muito que o deviam ter deixado ir passar o Natal com a mulher.
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Rogério Neiva "... o senhor deixou de falar em público desde que a geringonça subiu ao poder". Compraram o silêncio a comneçar por fazer o inútil do filho ministro. E haverá outras prebendas quie desconhecemos.
GostoResponder73 hEditado
Luis Rodrigues agora que ele nao a pode ler ou ouvir é que se lembrou disto ?? talvez ja muito tarde
GostoResponder24 h
Miguel Alves Sequeira Com a manjedoura do estado sempre cheia, também eu era o maior.
GostoResponder83 h
Maria Dulce Martins Em plena sintonia com o autor do texto.
GostoResponder44 h
Aura Marrs Ainda estive a ler esta trampa
GostoResponder64 h
Manuel Duarte De acordo.
GostoResponder24 h
Gonçalo Manuel Dos Santos Estou de acordo.
GostoResponder23 h
Luis Sobreiro Um belo texto que dignifica quem o escreveu.
Isabel Joao Joao

DLAKAMA NEGA ENCOTRO COM NYUSE SEM ANTES A ENTREGA DAS PROVUNCIAS GANHAS NO ULTIMO PLEITO ELEITORAL.
Desta vez o Nyuse foi bem surprendido a conversa nao foi leve,isto ontem segunda feira,portanto dia 26,com muito sorriso,Dlakama acaba com Nyuse ao oferir que muitos dos seus soldados passaram o natal bem e saudacel graça ainha vontade,abri tidas unidades e em seguida dei champanhe,arrpz,carne que basta para comerem.O mesmo desejaria que fizesse para se meu irmao,penas que estas longe.
Em seguida deu a resposta quando Nyuse disse que estava pronto para o encotro de alto nivel seja onde for menos Maputo.DLAKAMA cheio de sorriso como sempre sabem,disse ao Nyuse em parabolo que meu irmao toda casa fica pronta se tiver cobertura de teto,nao podemos adiantar entrar na casa de teto pronto,isso quer dizer que eu DLAKAMA posso encotrar com o chefe de estado Moçambicano depois da entrega nas minhas maos as 6 provincias,nao adianta o encotro sem essa entrega,porque o encotro nao terra agenda para o povo Moçambicano. Eu DLAKAMA é a esperança de todos Moçambicano no alcance da paz efectiva no pais.
O acordo tratado de 5 privincias ate aqui nao tem concesso,mas eu assinei aqui em gorongosa,faltava apenas ser sunmetido no parlamento,ate aqui ha desavessas nem atas nem afrente.
Eu dlakama digo em nome do povo Moçambicano que quero a paz,nao estou para guerra,se a frelimo aceitar a entrega de 6 provinvias pronto mesmo agora eu vou ao encotro com o chefe de estado seja onde for menos maputo mas na minha vontade podia ser aqui em gorongosa.
Eu disconfio qualquer pronuciamento de Nyuse,ja por muita das vezes me tentaram me matar so pela vontade de DEUS eu escapei.É na Beira,Nampula,Zimpinga,Vanduzi, sempre escapei,niguem como chefe de estado em Moçambique deu evidencia dos casos,ate outros casos eram prontado pelo chefe de estado(Nyuse) no caso da invasao da minha casa ma Beira.Por isso que nao confio em niguem, mesmo com a verdade eu nao aceito porque Myuse é manipulado




Rosinha Levessene Certo
Gosto · Responder · 1 · 4 h


Felipe Joao Mandongue Mandongue educa esses modo .
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Wassala Muzaya Wassala Muzaya Dlhakhama ofereceu 5kg de arroz e champanhe a cada soldado seu e os outros? Estão se deliciando de galinhas, cabritos e porcos pilhados na população e suspeita a renamo.
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Kanarere Canpeao Nomala Este senhor é muito mafioso. Gosta de fazer ao contrário. Diz um coisa e faz o contrário.
Ele é fez e ele é que faz.
Gosto · Responder · 3 h


Timoty Rui Que nao tenha medo de abelha
Gosto · Responder · 2 h


Frenk Paulo Paulo Mas força colega d capitular boas informacoes tera um subicidio la no ceu subicidio vai ser dado cm jesus cristo
Gosto · Responder · 2 h


Kungu FU FU Kakaka Gomante. Kakaka
Gosto · Responder · 2 h


Francisco Joao Moiana Bem feito ao Gomatinho pensou que ia enganar ao cota Dhlakama
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Timoty Rui RENAMO VIVA.
Gosto · Responder · 2 h


David Jose Wassala muzaya se nao yem nada para comentar fexa tua latrina k rouba bovinos da populacao sao teus campanga militar.
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Wassala Muzaya Wassala Muzaya David José, me ofendeu muito mas eu não irei rectaliar mas chamo atenção, tens que ter boa capacidade de leitura, capacidade de intender e capacidade de intrepretar oque os intelectuais escrevem. Assim, vais evitar cometer disparates nos comentários e creio que és o único que nada entendeu na minha postagem. Quem disse que os membros da renamo roubavam gado? Ainda vai a tempo de voltar à escola o curso de alfabetização ainda existe, nunca imaginei que em pleno sec XXI existisse analfabetos do teu nivel em moçambique. Ainda mais, antes de criticar leia, entenda e escreva correctamente.
Gosto · Responder · 3 min

Escreve uma resposta...



Filipe Augusto Natal PAPA DHLAKAMA A FRELIMO NAO QUER A PAZ POR QUE QUER A SUA MORTE SO PAPA DHLAKAMA ESTA A CABAR TEMPO COM A FRELIMO POR QUE A FRELIXO ESTA A PLORONGAR TEMPO ATE NO 2019
Gosto · Responder · 1 h


Filipe Augusto Natal Afrelimo precisa porada bater ate no fonte fechar estrada nomero um ate no sul.
Gosto · Responder · 1 h


Julio Dos Santos Janéiro KI BOM COTA
Gosto · Responder · 1 h


Bento Neto Neto K bom ouvir
Gosto · Responder · 58 min


Armando Pangane Boa nova



Isabel Joao Joao com Nitafa Nitafa Nomo.
5 h ·

NYUSE PEDE DLAKAMA QUE O ANO DE 2017 SEJA DE PAZ.
Nyuse como chefe de estado Moçambicano falou ontem segunda feira, a sua gravaçao so hoje terça feira é que ja esta em poder de algumas impresas nacionais nao frelimizada.Nyuse pede o lider da renamo um acordo de paz efecaz no centido de acabar com conflitos militares que ja esta cefar vidas humanas com objectivo de defender a patria.Nyuse nao reconheceu da demora de respostas na mesa de dialogo,apenas eufatizou que tudo esta utrapasado.Mais nao implorou como seria possivel alcançar a paz,mais mostrou desejo de dar encotro com o lider Dlakama a qualquer parte do pais menos Maputo.
Nyuse foi bem surado pelo lider da renamo ao indicar ele como uma figura de estilo e falar barato por fim nao acerta nada.DLAKAMA disse ao Nyuse que porque nao aprendeu aqueles que reteram o acordo de 5 provincia a favor da renamo?
E tambem disse para Nyuse que a paz esta no entedimento nao em opsoes,ouveram principios que a renamo comcordou mas a frelimo ainda nao deus a resppsta o que quer dizer que nao querem nada,entao vamos ocupar sozinho,sem precisar da lei,depois de tudo vomos criar lei e estatuto nosso em defesa destas provincias.
O lider da renamo apontou o Nyuse como traidor,e sem a verdade,e diz estar admirado por ouvir q quer a paz.A renamo é um partido democratico nunca vingamos a paz,nem violentar o povo.A frelimo é que anda a matar membros da renamo.
Dlakama começou ppr falar de todar tentativas que ele escapou,Nyuse ficou sem resposta,apenas com boca aberta moscas entrav na boca e saiam.
Nao ha nenhuma tregua,nem cesar fogo,sempre estamos pronto a responder qualquer provocaçoes dos inigos.
Dlakama acreditou que ate janeiro de 2017,a renamo vai governar nas 5provincias
por ultimo DLAKAMA diz ao Nyuse que tinha nao vai permitir que os interesses de povo seja destruido por um grupinho de fantoxos.Ate aqui a renamo precisa que


Ákila Eunice Papasseco Domingos Viva
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Cufa Acuna Memba Nguenha Irma isabel joao bem falado .
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Mussa Abubacar Meu general
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Armando Pangane Viva ja xtams quase a chegar na ponta vermelha
Gosto · Responder · 2 · 5 h


Mussa Abubacar Com calma,o futuro é certo.
Gosto · Responder · 2 · 5 h


Eugénio Camilo Nihonale

Gosto · Responder · 1 · 5 h


David Jose Agora entrou no timpano a notincia nao aquela primeira.bem dita gostei adencisao.do lider.
Gosto · Responder · 3 · 5 h


Fato Albino O mais enssencial a governacao das 5ou 6 provincias que o povo espera a bastante tempo
Gosto · Responder · 4 · 5 h


Kungu FU FU Isso é Fantochada e ainda vem grande Guerra por ai. Sem divida e dùvida
Gosto · Responder · 2 · 5 h


Mangane Mangane Parece negócio ver alguém morrer em moz como de galinha se tratasse. Tamos entregue ao diabo, Dhlakama enquanto continua paciente a FRELIMO ganha tempo de recrutar mais jovens para morrer de borla. Janeiro ha um plano que FRELIMO esta desenhando em detrimento da recuperação das suas forças como caso dos formados recentemente em boane vindo de Nampula , Zambézia e beira cujo seus comandantes morreram em NR de 12 vitimas de ataque numa emboscada ranger no dia 9/12/26 numa viagem a Maputo....
Gosto · Responder · 3 h

Escreve uma resposta...



Ndashaishenhy Inini Ele xkeceu quando dss: nunca vai-se enjoelhar diante dum Moçambicano igual.
Gosto · Responder · 3 · 5 h


David Jose E verdade a daver grande guerra a paz para frelimo e matar Dhakama vamos acistir.
Gosto · Responder · 3 · 4 h


Customo Jo Jo

Gosto · Responder · 1 · 4 h


Customo Jo Jo Nao pode confiar frelm..nem pouco
Gosto · Responder · 2 · 4 h


Arcenio Samusson Bem vindo a governasao das 5ou6 provincias ao lider da renamo aperta maõ forsa Renamo.
Gosto · Responder · 3 · 4 h


Arcenio Samusson O poder da frelimo vai cair em 2017 nos retomamos o poder.
Gosto · Responder · 1 · 4 h


Alberto Constantino Estamos de olhos e ouvidos! oki nos importa são as 6 províncias para a governação da renamo, já estamos 100% cansados com o governo dos gatunos, ladrões e assassinos da frelixo;; renamo em peso! a frente é caminho.
Gosto · Responder · 4 h


Arcenio Samusson Com fio na renamo ja mas recuei.
Gosto · Responder · 1 · 4 h


Rosinha Levessene Legal
Gosto · Responder · 1 · 4 h


Haji Khayr Haji Kalma u pais no quero prbalema da andar bem viva mozambique
Gosto · Responder · 1 · 4 h


Juma Rachide O Marechal da República Democrática de Moçambique.
Gosto · Responder · 3 h


CaliateAndre Zione Deus cuide do salvador do povo até ao fim da sua missão
Gosto · Responder · 3 h


Frenk Paulo Paulo Obrigado colega pela informacao q acabo d ler agora
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Mapa De Moçambique Viva Isabel mas força .
Gosto · Responder · 1 · 3 h


Mangane Mangane Parece negócio ver alguém morrer em moz como de galinha se tratasse. Tamos entregue ao diabo, Dhlakama enquanto continua paciente a FRELIMO ganha tempo de recrutar mais jovens para morrer de borla. Janeiro ha um plano que FRELIMO esta desenhando em detrimento da recuperação das suas forças como caso dos formados recentemente em boane vindo de Nampula , Zambézia e beira cujo seus comandantes morreram em NR de 12 vitimas de ataque numa emboscada ranger no dia 9/12/26 numa viagem a Maputo....
Gosto · Responder · 3 h


Paz Ernesto Matiias maningue.forca democratas
Gosto · Responder · 2 h


Neves Arcanjo Raul Vamx consiguir
Gosto · Responder · 2 h


Bento Neto Neto Honde


Matin Sabin Malandros! Agora Dhlakama virou porta-voz do Gomate? Afinal vocês são amigos que se fazem de inimigos só para reduzir os moçambicanos? Você Dhlakama não tem vergonha na cara quando atende chamada de ou manda liga-me ao Nyusi? Ou te apertaram bem e queres um furinho para respirar? é tempo de machamba, nos deixem em paz definitiva.
Gosto · Responder · 5 · 10 h


Noris Olimpio Kakaakakakakak nao me faz rir esto sem dinheiro.
Gosto · Responder · 8 h


Escreve uma resposta...





Sonito Wana Guiamba Lembro-me de uma vez quando meu pai me deu dinheiro para pagar a conta de eletricidade, mas em vez disso eu comprei um bilhete de rifa para um carro novo. Quando eu cheguei em casa, eu expliquei ao meu pai o que eu fiz e ele bateu em mim. Mas no dia seguinte, quando meu pai acordou e abriu a porta, fora de minha casa estava um carro novo. Todos nós choramos, especialmente eu, porque o carro era da companhia de eletricidade, eles estavam lá para cortar a eletricidade, meu pai bateu em mim novamente.
Gosto · Responder · 13 · 8 h


Calado Jone Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk wena pha
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Ramon Lizaso etxu voce e fodido kikikikikiki, nem johacinho tem tantas historias
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Feliciano Rosado Isso para dizer que depois dos 7 dias vamos levar porrada de novo kkkk
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Sonito Wana Guiamba Feliciano Rosado ,eh verdade.
Gosto · Responder · 6 h


Alberto Ernesto Zico

Gosto · Responder · 2 · 6 h


Afzal Abubacar Kkkkkkk boa
Gosto · Responder · 1 · 6 h


O Tall Elex Paulo Gostei tanto
Gosto · Responder · 1 · 5 h


Mineses Viranegues

Gosto · Responder · 1 · 2 h


Medjo Marrafula KKKK, ISSO PARA DIZER QUE DEPOIS DE 7 DIAS VAMOS LEVAR BOFETADA.
Gosto · Responder · 8 min


Escreve uma resposta...





Andre Angelo Zunguze kkkkk. Que palhaçada, paz d sò 7 dias? Vcs pensam q Moçambicanos são todos parvos! No dia em qui o povo se cansar, nem Frelimo, nem a Renamo irà superar a bangusa. Não somos as vossas almofadas.
Gosto · Responder · 13 · 8 h · Editado


Admira Nyassengo ISSO MESMO,PALAVRAS SABIAS!
Gosto · Responder · 1 · 8 h


Escreve uma resposta...





Vasco Dos Santos Mauelele ..... Mas estavão os mediadores para esta tregua? Jovens abram os olhos da mente. Se Dhlakama quizer a paz,e a liberdade do movimento dos moçambicanos pode obter o acordo,sem gastar muito dinheiro em albergar tantas pessoas,como observadores. Sair do mato para a mesa de conversações. Quem tem olhos mentais,para olhar para ver,e olhar para ver,pode ver como é o nosso chefe de oposição. Malandro ele.
Gosto · Responder · 3 · 9 h · Editado


Damasio Joao Manuel Agradeço com o pouco que me deram. Os 7 dias sem ruído de arma matando bons filhos que Moçambique tem parecem pouco, mas para quem tem seu irmão ou seu marido militar, os 7 dias, ...!
Gosto · Responder · 1 h · Editado


Macuacua Massiquele Roberto Quando vejo estes comentarios controversos só me recordo da velha história: o velho , o burro e o menino...não há o bem no julgamento do povo...não sei porque não se aplaude este momento de lucidez dos nossos líderes...na verdade é mais difícil acalmar os ânimos do que conter uma raiva explosiva depois que ela deflagra...é preciso muita coragem, por isso eu elogio está atitude...seja de que parte for deste conflito, afinal não é o que todos ansiamos? - a paz!
Gosto · Responder · 1 · 10 h · Editado


Charifo Abdul Ussene Pedimos paz não 7 dias nos não podemos nos colonizar entre nós pedimos q. Os nossos dirigentes entrem. Em consenso pedimos mas em moçambique para q a pérola do índico volte a brilhar
Gosto · Responder · 1 · 9 h


Halima Gulamo Mas essa cessao de fogo de uma semana. Significa que vamos jejuar arma 7 dias entre ambas das partes ou seja os dois governo bilgerante.ki,ki,,ki. A paz dos moçambicano. Opovo manda, o povo manda meu senhor. Estamos,estamos cansados meus senhor.
Gosto · Responder · 6 h


Casimiro Navaia 7 dias, sinceramente, até São determinantes para outros seres humanos, que tal se Deus vos tratasse isso, quanto tempo teriam para todas essas maldades? Saibam senhores este mundo é de Deus, e Ele quer ver a humanidade viver em harmonia, saibam ainda que são criaturas de Deus, temem-NO por favor, não são nada perante os seus planos, só Ele, somente, Ele dá o tempo para todo o ser humano! (NÃO SEJAM IGNORANTES)
Gosto · Responder · 2 · 9 h


Azaria Sitoe Eu gostaria q agarrasse essa "tregua" para acabar com isso, pok esses 2 afinal se entendem quando querem!.... Seria muito feio, feio mesmo, mau, pior, pessimo, PASSANDO 7dias VOLTAREM os comandantes a reorientar mais planos de emboscadas, mais plano de distruir mais uma base, onde irao safricar mais filhos nossos por causa que os 2 bem podem evitar....
Gosto · Responder · 2 · 9 h


Basilio Nipwesa Os sete dias não servem para quem pretende viajar ao norte ou centro do pais , senão na volta contará com a própria sorte , ou deverá voltar de avião. E isto é um sinal de que os dois começam a mostrar a abertura para uma paz definitiva, só faltam de...Ver mais
Gosto · Responder · 5 h


Macuacua Massiquele Roberto Este é que é o espírito e caracter dos moçambicanos, a razoabilidade e coerência ...parabéns senhor Dlakama, não tenha vergonha de ser conciliador...isso é ser forte.
Gosto · Responder · 3 · 10 h


Hirta Belinha Afinal essa paz dele que estão a nos medir em copitos é vossa???tem fábrica de paz vcs???nada juro !!!o povo moçambicano é refém de vcs dois??? afinal basta uma chamada telefónica para haver paz em Moçambique???
Gosto · Responder · 7 · 10 h


Ndinho Bata Seria excelente essa paz que tanto o povo clama! Stop conflitos, vamos juntos caminhar para desenvolver este belo Moçambique...!
Gosto · Responder · 9 h


Bento Januario Jrio Todos dias em moçambique cessam as armas, mas oqui me espanta tambem todos dias o barulho das armas tocqm mais ja nao vos percebo sejais escravos das vossas palavras
Gosto · Responder · 8 h


Dede Salomao Que a trégua seja prolongada e duradoura. Ou seja que ;que seja o fim das hostilidades.
Gosto · Responder · 7 h


Fidelio Gustavo Lixa se paz de 7 dias, dessa nem nos deviam falar. Nos queremos a definitiva
Gosto · Responder · 9 h


Delly Chau Então é isso pessoal, os Donos do território vão nos deixar passar festas...
Gosto · Responder · 7 h


Nhantumbo De Fàtima Kkkkkkk.isso e vrdade mano.nm frelimo nm nigue vai aguentar cm povo mocambicano
Gosto · Responder · 8 h


Rafael Mangue Cessar fogo de 7 dias. ......que brincadeira é essa já. ....?

Ntla
Gosto · Responder · 7 h


Alicy Jhames Então a renamo pode sim um dia parar com isso, perguntem a ele o que ele ker pra deixar nos em paz logo.
Gosto · Responder · 10 h


Gelson Carlos Isaque Malukice e malandragem. Acham k nos somos cabritos para decidirem qnto tempo merecemos para viver em paz. . .
Gosto · Responder · 9 h


Leonardo Valeriano Quando dissessem a renamo atacou ela dizia não era ela e hoje anuncia o que? Essa paulada ai, não soa bem!
Gosto · Responder · 2 · 10 h


Manganhe J. Vicente Quer dizer a partir do dia 05 de Janeiro aguerra continua? Este é um verdadeiro ultraje à nação moçambicana
Gosto · Responder · 3 · 9 h


José Francisco Narciso Está tardando muito o Demonio 👿 levar - se ao Inferno este terrorista sanguinario Alfonso Dlhakama.
Gosto · Responder · 1 · 10 h


Dionisio Janota 😂😂😂😂 pena dos mocambicanos, vivemos numa paz negociada, as vidas são postas a luz do negócio...

Digo em voz alta sentirão o tremor, quandos vossos parentes, principalmente os vossos filhos serem submetidos a este tipo ou nível de negocios. 👏👏😑😑😑
Gosto · Responder · 5 h · Editado


Vasco Junior Mucambe Isto é Palhaçada!!!! Esses acabaram de nós dizer que são nossos Donos e que de nós podem fazer o que quiserem....Dêem a PAZ de vez que o Povo Tanto Precisa!!!!!!
Gosto · Responder · 7 h


Giully J. Matthews Políticos???? Não, "puta"liticos.... Todos com caras untadas com alho. Trump, por favor trabalha com esses criminosos... Estamos cansados desses srs
Gosto · Responder · 8 h


Jojo Mucute paz por 7 dias apenas. Porcaria de merda. Povo,povo,povo,vamos acordar porque a Frelimo e a Renamo estão acabar com as nossas vidas. Vamos sair as ruas mocambicanos com ou sem blindados.
Gosto · Responder · 9 h


Demetrio Panagiotes ele é uma verdadeira democracia,afinal o que ele exige ou seja o que ele quer,porque ja foi dado de tudo?
Gosto · Responder · 9 h


Julieta Jemissene Isso e brincadeira k esses senhores estão a fazer, guerra k para nas festa e depois das festas vai continuar o k custa sentarem e acordarem para a guerra terminar uma vez por todas.
Gosto · Responder · 2 · 10 h


Jorge Nhaca Vivaaaaaaaa o prresidente k tem palavra Homem k juiso no lugar..viva prresidente AFONSO MACACHO MARCETA DLHAKAMA
Gosto · Responder · 7 h


Amélia Malaia Parabéns sr Dlakama pela sua coragem e atitude o povo agradece o presente de fim de ano é fim de austeridade
Gosto · Responder · 9 h


Ricardo Martins Acho a palavra ataques um pouco exagerada... escaramuças talvez... um cão sem dentes a morder num velho sem capacidade de reacção...
Gosto · Responder · 1 h


Natanael Cristovão Feitio Vão festejar por sete dias e depois voltarem a atacar, que palhaçada, que vergonha !
Gosto · Responder · 6 h · Editado


Felisberto Muchanga Dizer nyussi tirar tambem a força da frelimo que xta estacionado em gorongosa e em todo o país
Gosto · Responder · 9 h

3 respostas · 6 h



Halima Gulamo Ano novo, pensamento novo,ki,ki,,, a paz dos Moçambicano viva presidente Dhlakama o povo esta contigo
Gosto · Responder · 6 h


Caseiro Caseiro Mlambo Mlambo Nâo queremos sete dias apenas queremos o fim dessa palhaçada duma vez PRA sempre mas mesmo assim já è um bom começo
Gosto · Responder · 8 h


Arcanjo Muholove nyussi e afonso se falam todos os dias ate se mandam piadas mas terminar com a guerra que eh bom nada
Gosto · Responder · 2 · 8 h


Melita Alberto Zandamela Tréguas de 7 dias.É só isso que o povo moçambicano merece? Misericórdia! !
Gosto · Responder · 8 h


Damupeta Gimo Vocês é que sabem. Assim é de como funciona a democracia o povo é valioso nas eleições depois dextas ja é tapete.
Gosto · Responder · 1 · 9 h


Silva António Tony Suspensao das hostilidades em uma semana? Porque nao eternamente?.. Em Moz tá se mal.
Gosto · Responder · 9 h


Cremildo Manjate isso e loucura falta de respeito pela vida humana. não merecemos isso chega de guerra
Gosto · Responder · 1 h


Carlos Santos Afinal é possível viver sem vuku vuku! Agora oque nós queremos é uma paz definitiva! Por favor
Gosto · Responder · 4 h


Mavillanizany Baka Villa Esse verme sempre fala isso. E mais um capítulo da novela
Gosto · Responder · 5 h


Dino Sique se consiguiram negocia p 7 dias, viste k xtam a fazer d proposito, pk nao acabam d vez com isso
Gosto · Responder · 7 h


Jhustin Jose Mas, analizando, a kem tem vontade de ver os moçambicanoa em paz,e a kem se orgulha por ser belecista!!!!
Gosto · Responder · 1 h


Joaquina Daniel Dlhacama es bandido msmo da 7 dias d paz aos moçambicanos e onde é k estas? esse país é teu? pra nos dar poucos dias d paz?
Gosto · Responder · 3 h


Alberto Sava Afinal são capazes de nos devolver a paz! Só não fazem porque ainda não sacearam os seus interesses
Gosto · Responder · 5 h


Claudio Ricardo Sinceiramaente! paz ja estao medir em kilos parece que a paz esta no mercado? 7 dias? kkk... merdas!...
Gosto · Responder · 1 · 7 h
50 de 143
Ver mais comentários

Sem comentários:

Ocorreu um erro neste dispositivo