segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

intensificar e recrudescer ataques armados pelo País

Julião João Cumbane com Julião João Cumbane.

Não posso não repassar esta...


------ INÍCIO DE INFORMAÇÃO REPASSADA ------



Caros compatriotas!


O Sr. José Manteigas, Deputado da Assembleia da República pela bancada parlamentar da Renamo e Chefe da Delegação do líder do Partido na Comissão Mista ao Diálogo Político, revelou esta noite, 23 de Dezembro de 2016, que semana passada o Sr. Mário Raffaelli, mediador (Chefe) da União Europeia (UE), telefonou para o Sr. Afonso Dhlakama, a partir de Roma, recomendando-lhe no sentido de intensificar e recrudescer ataques armados pelo País, desta feita com maior violência. Com tal atitude, na perspectiva de Raffaelli, citado por Manteigas, a Renamo logrará êxitos nas suas exigências à FRELIMO, de governar as 6 Províncias que diz ter ganho nas eleições gerais de 2016. Manteigas disse que Raffaelli aconselhou ao seu Chefe a resgatar o "modus operandi" do período da guerra civil/guerra de desestabilização/conflito armado (dos 16 anos), ou seja, cortar orelhas, seios das mulheres e abrir ventres as mulheres grávidas, raptar pessoas para as suas bases, entre outras práticas hediondas, com o argumento de que o Governo não lhe quer ver a mediar o diálogo.

O nosso Deputado, que almeja ser Governador da Província da Zambézia (Província Natal), na eventualidade da remoção do médico Abdul Razak, mas que diz não concordar com o extremismo de Raffaelli, afiançou ainda que o "menino bonito" da UE aconselhou Dhlakama a estender os ataques à Província de Cabo Delgado, de onde é natural o Chefe do Estado, para obrigar o Presidente Filipe Nyusi a ceder muito rapidamente.

Aliás, o Deputado em apreço, que disse que o finado/assassinado Jeremias Pondeca, seu antigo colega na Delegação do Sr. Dhlakama, "metia muita água no diálogo", diz que o Plano macabro Raffaelli/Dhlakama está a ser operacionalizado pelo Chefe do Departamento de Defesa e Segurança da Renamo, Tenente-General na reserva, Ossufo Momade.

Enfim! Verdade ou não, aí tendes os dados.

O Sr. Dhlakama afirmou sempre que era um "fiel" cristão, e agora que estamos na quadra natalícia, esperamos que se recorde desses pronunciamentos.


------ FIM DE INFORMAÇÃO REPASSADA ------



Isto é para quem duvida que Afonso Dhlakama é um instrumento que está sendo usado por pessoas ou organizações—nacionais e estrangeiras—que perseguem objectivos inconfessos em Moçambique pensar outra vez. A informação vem de uma fonte bem credenciada.

Para quem quiser entender, estas são as manobras que os nossos serviços de inteligência trazem ao conhecimento de quem tem que tomar decisões


Quo vadis Moçambique?
---


PS: A foto que acompanha esta partilha foi tirada em 2014...
Comentários


Elton Lubrino Speed McMacajo Junior
Gosto · 2 h


Pedro Traivon Martin Rajá Sinistro. Se forem verdadeiras essas declarações esperam nos tempos sombrios. Raffaeli não têm condições para continuar como mediador é parte interessada na guerra e morte de moçambicanos. Lamentavel
Gosto · 1 h


Julião João Cumbane Sinistro até que não é, caro Perdo Pedro Traivon Martin Rajá. Há muito que sabe que Mario Raffaeli representa parte interessada do conflito em Moçambique... 

Existe uma razão para o acordo geral de paz (AGP) para Moçambique ter sido negociado em Roma e não em Nairobi ou em Gaborone, por exemplo... A Igreja Católica Apostólica Romana também não é inocente no conflito moçambicano... tampouco são inocentes os países mais sonantes da União Europeia... É por isso mesmo que a Renamo quis a estes para mediar o diálogo: era para ganhar favoritismo na pressão sobre o Governo, para este aceitar TODAS as condições impostas por aquela organização (a Renamo) na mesa do diálogo.

Ocorre que a decisão do Governo de chamar à mesa mais mediadores por si apontados deitou por terra o esquema inicialmente montado para a chantagem política.

O desiderato dos financiadores do conflito movido pela Renamo contra o Estado moçambicano é maximizar os lucros a obter pela exploração das vastas reservas de recursos naturais que Moçambique detém...
Gosto · 4 · 1 h


Pedro Traivon Martin Rajá Nem mais caro professor Julião João Cumbane cai por terra o mito da imparcialidade de Mario Raffaeli. Só os distraídos não sabem que a Renamo sempre serviu de quinta coluna do exterior com interesses na nossa riqueza e no empobrecimento de Moçambique
Gosto · 3 · 52 min


Paul Fauvet Quem e' a fonte? Sem o nome da fonte e' impossivel tomar esse sensacionalismo a serio. Parece mais uma peca de desinformacao.
Não gosto · 4 · 1 h


Julião João Cumbane Paul Fauvet, como jornalista sénior que és, revelas os nomes de todas as suas fontes publicamente?!...
Gosto · 1 · 1 h · Editado


Paul Fauvet JJC, favor de nao me ensina o jornalismo! Claro se uma fonte exige confidencialidade, nao vou revelar o nome. Mas se essa mesma fonte diz coisas bombasticas, e particularmente coisas que podem perigar o pais, nao vou publicar sem receber confirmacao, ou desmentido, de outras fontes. Exemplo concreto: em 1994, logo depois das primeiras eleicoes multipartidarias, o jornal Domingo publicou um documento, de uma fonte anonima, alegando que a Renamo estava a se preparar para voltar a guerra. Na AIM, nos publicamos a noticia do Domingo - mas tambem tomamos o cuidado de falar com o entao chefe de ONUMOZ. Aldo Ajello, que negou peremptoriamente a noticia. Ajello tinha razao - o documento era falso, Renamo aceitou os resultados das eleicoes, e nao voltou para a guerra. Nesse caso, se fosse eu a receber essa denuncia, eu tentaria falar com o proprio Manteigas, e com o mediador Raffaelli (e, na sua ausencia, com o chefe da delegacao em Maputo da Uniao Europeia). Eu nunca publicaria uma noticia tao potencialmente desestabilisadora baseada numa unica fonte. A responsabilidade de um jornalista e' nao simplemente publicar, mas tambem verificar.
Gosto · 3 · 57 min


Julião João Cumbane E como quererás que eu disse tudo o que foi feito aqui para validar o mérito desta informação partilhada acima, ó Paul Fauvet? Eu não te quero ensinar nada sobre a tua profissão; tu é que estás a querer ensinar a mim alguma coisa que já aprendi.

Já agora, para a tua informação, meu caro Paul Fauvet, leva a sério "first hand" qualquer coisa que veres publicada neste mural. Resulta de um trabalho...!! O trabalho fica teu de provar que a informação que encontras aqui é falsa, e não meu de provar a ti a veracidade do que partilho aqui. Estamos quites, amigo?... Creio que sim!
Gosto · 1 · 26 min


Junior Capece Paul Fauvet Quantas criticas fizeste a agencia lusa aquando daquele escandalo de vala comum?
Gosto · 8 min


Junior Capece Julião João Cumbane Carrega prof...
Gosto · 7 min


Josue Mucauro Na qualidade de um académico deves citar a fonte... Se não citares a fonte, esse texto eu vou achar que é da sua autoria... Pois um académico não pode repassar informação desse género sem fonte... Pois essa pode ser a pior publicação do ano
Gosto · 1 · 1 h


Julião João Cumbane Não ensinas a ser académico, Josue Mucauro. Aqui no Facebook não estou num espaço académico! As publicações feitas não são regidas por normas que regem publicações académicas. Volta a aprender o que achas que sabes!
Gosto · 4 · 1 h


Junior Capece UUUIIII....Resposta a altura do prof...Os homens estao com nervos a flor da pele prof...
Gosto · 4 min


Pedro Traivon Martin Rajá Adoro a incoerência dos jornalistas quando não lhes convém a noticia querem se divulgue a fonte
Gosto · 2 · 1 h


Julião João Cumbane É isso mesmo, Pedro Traivon Martin Rajá! Parece ser o caso de Paul Fauvet...
Gosto · 2 · 1 h


Paul Fauvet Ler a minha primeira resposta. O ponto e' que, se a jornalista suspeita que a "informacao" e' uma mentira, ele nao deve publicar. mas deve buscar outras fontes que podem verificar, or desmentir, a noticia
Gosto · 2 · 54 min


Julião João Cumbane Eu não jornalista, Paul Fauvet... mas, ainda assim, não publico "fofocas" neste mural. Prova tu que esta informação está errada! Que tal?!...
Gosto · 1 · 22 min


Sérgio Wíliamo Ja comecaram! Querem nos entreter com mentiras...
Gosto · 1 h


Julião João Cumbane Era bom que fosse mentira. Só que não, Sérgio Wíliamo. Mas não és obrigado a acreditar; espera para ser São Tomé!
Gosto · 1 h


Pedro Jose Formigao Prova isso
Gosto · 35 min


Julião João Cumbane Prova tu que esta informação é falsa, Pedro Jose Formigao!
Gosto · 25 min


Pedro Jose Formigao Kkkkkkkkk os moçambicanos sempre foram assim, pergunta responde em pergunta.
Gosto · 1 · 23 min


Julião João Cumbane Não sabes debater, Pedro Jose Formigao. Vá ficar no teu galho! Não tenho nem espaço, nem tempo, para amparar outros macacos aqui no meu galho! Traz argumentos que acrescentem valor ao debate, e não exigências de provas. Não és meu examinador aqui.
Gosto · 15 min · Editado


Pedro Jose Formigao Agradeço
Gosto · 9 min


Pedro Jose Formigao Tudo sem fonte torna falso e agitaçao. Vamos deixar o povo em Paz.
Gosto · 7 min


Pedro Traivon Martin Rajá Professor Julião João Cumbane o engraçado é que os jornalistas são os primeiros a ser os defensores que as fontes devem ser sempre preservadas no anonimato
Gosto · 1 · 1 h


Ahlupale Próprio Amakhwapa Se o professor assim o diz, não tarda muito que os "bandidos armados" ou "desconhecidos" comecem a cometer tais atrocidades. A verdade é que tais atrocidades serão cometidas. Triste, eu acho que não há necessidad de sacrificar tanto a este povo já tão sofrido. Acho que o país tem recursos naturais suficientes para servirem a todos. Esses malditos recursos!
Gosto · 2 · 51 min


Bernardo J. Nopiha Este senhor Julião João Cumbane não tem nada de académico mais sim um frustrado a procura de uma vaga no Governo do Mano Nhussy.
Gosto · 40 min


Antolinho André O senso do sr. Professor JJC, não me parece que seja de um frustrado. Frustrado deve ser o sr., Bernardo que não consegue juntar as peças que pretende tocar.
Gosto · 1 · 37 min


Julião João Cumbane Bernardo J. Nopita, doi-te o quê eu querer alguma coisa? Podes provar que a informação aqui partilhada é falsa?...
Gosto · 17 min


Junior Capece Antolinho André Porque dizes isso? o prof deixou t num terrivel KO com esta revelaçao nao e?
Gosto · 12 min


Bernardo J. Nopiha É lógico que a informação é falsa, como provar não........ Mas é ver o senhor Mário Rafael e o falecido padre Dom Jaime fizeram para terminar com a guerra dos 16 anos e vir para fomentar a mesma.
Gosto · 7 min


Antolinho André Jamais haverá fumo sem que haja lume.
Gosto · 39 min


Pedro Jose Formigao Prova?
Gosto · 36 min


Julião João Cumbane Pedro Jose Formigao, o trabalho de provocar que a informação partilhada neste mural é falsa, é de quem assim pensa. Não vou fornecer provas a ninguém aqui, simplesmente porque não me cabe, não por não existirem...!
Gosto · 19 min


Pedro Jose Formigao Kkkkkkkkkkk do prof. Para jornalismo
Gosto · 25 min


Julião João Cumbane Pedro Jorge Formigao, algo contra, se isso fosse o caso? O que seria esse algo? Discute o assunto, querendo. Não venha aqui só "detectar falsidades" sem prova sustentada pela verdade que conheças!
Gosto · 6 min


Pedro Jose Formigao Defamação e calunia é crime
Gosto · 2 min


Julião João Cumbane Leva o caso a um tribunal e prova que o que dizes,Pedro Jose Formigao!...
Gosto · 2 min


Pedro Jose Formigao Kkkkkkk prof. Ja está ficar nervoso calma, que vai levar o caso será o acusado.
Gosto · Agora mesmo


Jorge Cumbane Os brancos são inteligentes na matéria militar usa os dois renitente a vontade da população. Em 2019 haverá a perto de abraço fingindo o cego .
Gosto · 20 min


Arlindo Francisco João Vicente Uma gigantesca propaganda política.
Gosto · 10 min


Julião João Cumbane E por que esta informação (aqui partilhada) não seria verídica, mas propaganda, ó Arlindo Vicente?...
Gosto · 6 min


Abdala Abílio Suleiman Assim que a Renamo disse que quer os mediadores nas conversações estão a nos trazer mentiras....Risos..
Gosto · 1 · 8 min · Editado


Pedro Traivon Martin Rajá Se fosse um dirigente da Frelimo com estas declarações tenho quase a certeza que os Fauvetes dessa vida não pediriam que se divulga se a fonte. Tudo o que seja em desfavor da Renamo ou do seu lider é sempre mentira/especulação. Quando é contra o governo não carece de confirmação da fonte.
Gosto · 1 · 7 min


Julião João Cumbane É mesmo interessante, então não é, Pedro Traivon Martin Rajá!?...
Gosto · 3 min


Pedro Traivon Martin Rajá Sem dúvidas
Gosto · Agora mesmo


Eusebio Jose Uma mentira com barba, o visado nao seria tao parvo nem louco para dizer isso nem que fosse verdade,tentativa de defamar os mediadores, parem com historias ou de por fogo queremos paz.

Munguambe Nietzsche, 4 yeni fotoğraf ekledi.
· 6 saat ·


Política internacional africana

Moçambique

Afonso Dhlakama, um político correntemente correto

O presidente da oposição ou melhor do partido Renamo, Afonso Dhlakama, é um dos homem mais querido da república de Moçambique. Segundo moçambicanos é um dos que fala o que muitos não conseguem falar por temer repressões ou perseguições. ele é visto como uma alternativa acertada.

E mais, segundo análistas da África austral é único líder da oposição mais forte ao nível da região da África austral ou melhor zona 5. Comparado aos outros presidentes do partidos da oposição desta região quase não existe, talvez se estiver vivo, Jonas Savimbi, o resto são " damas" mulher, mulenza os regimes actuais fazem desses os bonecos mesmo ganhar as eleições não são dado o poder...

A título de exemplo, no Zimbabué o regime do Harare liderador por o mais velho da África, Robert Mugabe, não deixa a oposição fazer qualquer actividade política. Por conta disso o líder da oposição anda sumido.

Nb : África deve sair das Monarquias absolutas ou absolutistas. Tal como acontecera na Inglaterra no século XVII



Kaldır
Lino Eustáquio Lhe peço para endossar meu recado

Queremos PAZ
3 · 6 saatKaldır

Kaldır
Mbalamanje Uzende Chanunkha Em primeiro lugar pede a paz ao presidente Nyusi, se ele aceitar vai parar bombardear e perseguir o Dhlakama.
3 saatKaldır

Kaldır
André Cardoso Ele ainda tem que ser julgado pelas mortes que continua a causar.
3 · 6 saatKaldır

Kaldır
Lino Eustáquio Subscrevo
6 saatKaldır

Kaldır
Faizal Raimo Os presidentes da República que deixam isso acontecer é que devem ser julgados e responsabilizados
1 · 6 saatKaldır

Kaldır
Sizley De Marshal Manhique Em Moçambique ninguém está em condições de dizer que se julgue ao outro pois quem colocou o país na situação que se encontra nós sabemos quem foi e está a solta, se Moçambique não tivesse uma oposição séria feito a RENAMO aposto muitos Moçambicanos estariam neste momento a puxar charrua
2 · 5 saatKaldır

Kaldır
Patricio Paulo Chicote André cardoso eu acho k precisas te informar melhor. O melhor assassino em Moçambique tu n conheces. FRELIMO ASSASSINO DO POVO. Pena k n tenho partido pk todos sao mentirosos. Mas kem matou e mata é FRELIMO AMIGO
1 · 5 saatKaldır

Kaldır
Shankse Han Comece por pedir julgamento dos que contraíram dívidas ilegais...e que as pessoas ja sao bem conhecidas que foram...
4 saatKaldır

Kaldır
Almeida F. Massango Causa as mortes aonde??? Julgas tu os assissanatos numa guerra não declarada???
1 · 6 saatKaldır

Kaldır
Sizley De Marshal Manhique Apoiado, "crimes de guerra " que guerra?? Se até o próprio governo recusa-se de admitir que em Moçambique há guerra a não ser um conflito, provocado pelas questão das desigualdades, da usura de alguns e poucos e desgraça dos outros que constituem a maioria
1 · 5 saatKaldır

Kaldır
Helder Dos Reis Manhique Almeida deixa o partidarismo e reflita antes de comentar...
6 saatKaldır

Kaldır
Almeida F. Massango Não de partido algum Ohh meu caro Helder mas dizer que o Dlakhama deve ser julgado pelas mortes em Sofala e Manica entao o governo tambem deve ir ao banco dos reus pelas mortes em Tete que fizeram o povo se refugiar em Malawi
5 · 6 saatKaldır

Kaldır
Lino Eustáquio Esse seu raciocínio é uma vergonha.

Estamos perder irmãos,filhos.....

Diga isso quando estiver lúcido.

Não brinques com dor dos outros.

Pense nisso
2 · 6 saatKaldır

Kaldır
Tocova Amisse Lino, devia se envergonhar o país esta firme nao esta em guerra, a frelimo procura de Dlhakama usando meios de estado e a renamo defende seu lider. As mortes o culpado é o governo, até mata um que nao se alia aos seus ideias.
4 saatKaldır

Kaldır
Almeida F. Massango Lino tu so falas eu ja estive no terreno em 2013 nas primeiras incursoes a caça do Homem depois desmobilizei as FDS estao partidarizadas duma maneira que nem imaginas...
4 saatKaldır

Kaldır
Lino Eustáquio Qualquer das formas,não advogo guerra e nem bandidagens.
4 saatKaldır

Kaldır
Tocova Amisse Lino reconheça que os melhores bandidos estam na frelimo enganaram fmi em nome do teu suor e ainda reclamas na cama so para o chefe nao ouvir.
4 saatKaldır

Kaldır
Carlindo Reginaldo Uaque Seja como for o sr Dhlakhama não tem + idade para viver de esconde esconde, devia voltar a cidade desfrutar da fortuna k acomulou durante a guerra, sem com isso estar a kerer dizer k a sua decisão é ilegítima ou não...merece curtir a velhice tranquilamente ok agora não xta a acontecer...
3 · 6 saat · DüzenlendiKaldır

Kaldır
Tocova Amisse Crie condiçoes para que aconteça, ele esta la porq a frelimo usa bens de estado para o matar so porq reveindica votos.
1 · 4 saatKaldır

Kaldır
Paulino Paulo Mucanheia este e xefe dos bandidos armados.
Ele merece um julgamento e condenaçao por crimes de guerra contra a humanidade.
Num pais democratico os xamados partidos politicos nao podem ser detendores de armas, se o Djakama nao entregou armas em outubro de 1992 é sinal de ki ele tinha objectivos nefastos com essas armas,alias é o ki ele ta fazendo hoje matar os seus compatriotas.
So o governo é ki pode ter armas para a defeza da naçao i nao um partido k kuarda armas so para ameaçar o eleitorado nos anos de eleiçoes. Abaixo Renamo.
2 · 6 saatKaldır

Kaldır
Tocova Amisse E o seu governo defende o povo? Se o país nao esta em guerra que crimes lhe pesam o Dlhakama? As armas encontradas na casa da valetina sao da renamo? E aqueles q endividaram o país e deixam o povo na miséria seram julgados aonde?
1 · 4 saatKaldır

Kaldır
Paulino Paulo Mucanheia Eu i os outros estamos contra todo i kualker k possue arma ilegal independentement da sua filiaçao politica mesmo ki seja da frelimo.
Nunca ninkem ki nunca teve divida, mesmo vc ai onde stas tens algo a dever.isso nao é problema, nao ha nenhum pais africano ki nao sta endividado i vai se ultrapassar a situacao nao se preocupe.a subida de preços nao é por causa da divida.essa divida é uma outra coisa i tem pessoas proprias com todo protocolo observado para gerir o assunto.se nao fossem dividas Moçambique hoje nao estaria nesta fase.
Nos estamos a dizer ki parem de matar pessoas inocentes k nem tem nada a ver com o poder ki reivindicais.nunca se aplaudio alkem ki a vida é esconder se nas matas so para emboscar e matar pessoas ki nem lhe fizeram nada.isso ai é um crime para alem de ser pecado.politicos e liders vivem nas cidades, no mato so vivem bandidos e seu xefe.tenho dido desculpe por ferir a sencibilidade.
4 saatKaldır

Kaldır
Tocova Amisse Crie condiçoes para sair porq voces usam dinheiro do povo e compram armas para matar o povo em resposta disso reclamam. A frelimo ja era.
4 saatKaldır

Kaldır
Paulino Paulo Mucanheia Nos ao comprarmos armas temos a total razao, e compramos com toda legalidade, nos como governo compramos armas para a defeza da patria visto ki nao ha nenhum governo do mundo ki nao possue armas, mas sao reconhecidas internacionalment como legais.i o povo nunca foi roubado o dinheiro dele.é esse dinheiro do povo ki vcs seus falidos emboscam nas estradas para arrancar e matar os seus donos.pergunte se: ai kem rouba o dinheiro do povo de verdade?
Nos contraimos dividas para fazer estradas, escolas, pontes, universidades hospitais etc i vcs vao para la roubam medicamentos i vandalizam as infrastruturas ki construimos para o povo.
Entao nao keremos deixar este pais nas maos dos bandidos.
4 saatKaldır

Kaldır
Paulino Paulo Mucanheia Nao precisa de condicoes para ele sair.é so mudar de compprtamento.informa la seu xefe ki a vida aki fora ta numa boa se nao fosse ele.vem ca comer peixe, camarao, castanha amendoim tomar banho na praia i muito mais.
4 saatKaldır

Kaldır
Avestino Augusto Fundai Abaixa
5 saatKaldır

Kaldır
Henriquem Mabasso Viva a paz
1 · 5 saatKaldır

Kaldır
Estevao Simoes Djakama inspira milhoes d mocambicanos
5 saatKaldır

Kaldır
Azer Antonio Benquimane

5 saatKaldır

Kaldır
Joaquim Gove Se Dlakhama fosse presidente de um partido político e tomasse essas atitudes (as descritas por MunguambeNietzsche), eu subscrevia. Contudo, Dlakhama iniciou como lider de um movimento hostilizador, cumpriu endossos de desestabilização e, por fim, se tornando presidente de um partido, nunca conviveu como político (talvez para reivindicar injustiças) e não resistindo, retomou o seu modus vivendi, operando como desestabilizador e, ainda, para satisfazer recados dos bosses. Hoje, goza de estatuto de líder de partido da oposição e opera como líder da desordem e foradeligalidad(ismo).
Não concordo com a sua opinião, Munguambe. É bandido armado e traçoeiro, mesmo se usa de reveindicações justas das quais subscrevo.
5 saatKaldır

Kaldır
Tocova Amisse Traçoeiro porq nao alinha com a frelimo, ta despertar o sono de muitos moçambicanos que pensam que este país é da frelimo.
4 saatKaldır

Kaldır
Joaquim Gove Traçoeiro porque tem uma cara (partido - "pai da democracia dos distraidos") e exibe outra (bandido armado - organizador da distração e anti-democracia). Simples quanto isto.
4 saatKaldır

Kaldır
Joaquim Gove Vê se não ficas distraído: ideias ricas, argumentos óptimos, acções inversas.... Cuidado!!
4 saatKaldır

Kaldır
Tocova Amisse Que ideia rica, se nao estas destraido porq reclamas com as dividas ocultas? O melhor é agradecer a todos e puxar para que os dois partidos nos deixem em paz.
4 saatKaldır

Kaldır
Joaquim Gove Só para melhor perceberes, releia o meu comentário e verás que nem condeno a renamo e/ou Dlakhama como partido e suas reivindicações. Nego e condeno o modo de operar bélico, belicista e desestabilizador!
A dívida oculta, adicionada aos altos custos com as rondas negociais fracaçadas, da primeira equipa de mediação, da recente equipa; adicionada aos bens privados e públicos sabotados e as vidas humanas de inocentes e de militares e de polícias; faz do prejuízo ainda maior que a própria dívida que somente é oculta (e até aqui podemos atribuir coisas e significados mas, a auditoria ainda vai revelar) que é justificada e fundada na defesa da soberania (até aqui ainda é verdade - até que se prove que não).....
4 saatKaldır

Kaldır
Tocova Amisse Ta certo. Tenha paz
3 saatKaldır

Kaldır
Alfredo Macuácua A frelimo quando nasceu, era um movimento de libertação, tornou-se partido em 77... sorry mano, essa não pega!
1 saatKaldır

Kaldır
Joaquim Gove Repense nos contextos e circunstâncias tanto da Frelimo como da Renamo e da renamo, caro Alfredo Macuácua... Vê se não se esforça em aceitar o que só te parece conveniente!! Racciocinar já ajuda (relactivamente à institivamente).
1 saatKaldır

Kaldır
Alfredo Macuácua Papo caduco...
1 saatKaldır

Kaldır
Tocova Amisse O "olho qdo sai parece estar a entrar" melhor seria viver sem oposiçao e sem ninguem a reclamar. Deus fará a justiça!
1 · 31 dk.Kaldır

Kaldır
Zviripa Chena Machava Viva a oposiçao .renamo viiiiivaaaaa
5 saatKaldır

Kaldır
Joaquim Gove Viva a oposição, viva a renamo (como viva qualquer membro da sociedade e organismo social) e ABAIXO O BANDITISMO DA RENAMO.
5 saatKaldır

Kaldır
Patricio Paulo Chicote Abaixo assassinados da Frelimo e roubalheiras k nos mergulharam na crise. E sejam responsabilizados pelas mortes nas cidades e la fora em gorongosa jovens k estariam a estudar foram enganados pra irem a guerra alegando defender soberania invez de defender patos e ematum do atum k nunca vi
5 saatKaldır

Kaldır
Tocova Amisse Joaquim diga viva frelimo, ladroes de voto e dinheiro do povo. E eu dgo abaixo frelimo, assassinos silenciosos e devolvam o dinheiro do povo e viva renamo o partido despertador do povo.
4 saatKaldır

Kaldır
Domingos Gundana A parte mais difícil do ser humano é respeitar a si mesmo, pois no dia em que ele perceber que não existem dois homens, que ele é o reflexo do outro por sua imagem e semelhança, ai começa a se compreender. Quando ele busca ofender a quem chama de outro, ele esquece que o outro é ele, que só existe outro pelo outro, que aquele de que chama de Bandido é ele mesmo, podem ser mil cabeças perfilados, todos são uma pessoa. Aceitar as diferenças de pensamentos só ajuda a aproximar o sentimento é daí entender o tal de outro ou seja tu te colocar no lugar do outro.
A questão é. Jaime diz que o homem regressou ao seu modus vivendi. Se fosse o Jaime nas adversidades de que o Líder da Renamo foi submetido, emboscadas mortíferas e perseguições, qual teria sido a opção? Esperar o tiro na tua testa? Quantos tentaram agir pacificamente perante ameaças de morte, estão vivos?
3 saatKaldır

Kaldır
Patricio Paulo Chicote Acho que o Helder Dos Reis Manhique nao entende a politica so entende doki imagina. Sabe akelas dividas do tio pato se n fosse esse senhor Dhlakama tu pagavas sem saber donde e kem roubou. Almeida F. Massango deixe ele ou apele lhe k aprenda a entender as coisas
1 · 5 saatKaldır

Kaldır
Almiro Matias Langa Munguambe,atencao. (Um dos homens mais queridos?) Por quem? Quais os indicadores que usas para esta afirmação? Mais forte da região? Não está a confundir teimosia e ser forte? Os que voce chama de damas sao pessoas que discutem as coisas dentro da democracia verdadeiamente dita, e nao nas vias que ele usa, embora os pontos dele tenham lógicos e são plausíveis , mas os métodos são totalmente incorrectos.
Ele continua com teorias antiquerimas, de antes de cristo(castigarei os filhos em função do erro dos progenitores) .
Nós somos povo,não temos a ver com a disputa do poder entre eles. Porque na verdade,o que ele quer é poder e nao essa tanta demagogia que anda ai a propalar.
Porquê queimar carro do pacato cidadão como forma de reivindicar o poder?
2 · 5 saatKaldır

Kaldır
Patricio Paulo Chicote Ate tas meio certo. Quando estudamos keremos passar de classe e nos formarmos a trabalhar pra ter dinheiro e pra tal lemos tudo k é necessario fazemos cabulas em todos sentidos. Nao haveria liberdade sem fazer oki ta acontecer. Mas na politica kem sofre é o povo. Pior é nos fazerem pagar do dinheiro k nao compraram comida pra nós nem hospitais escolas estradas agua trataram disso
5 saatKaldır

Kaldır
Tocova Amisse Se nao fosse querido a frelimo nao estaria a lhe usar como isca e no fim estar adzer q esta desistablisar o país, é querido por mi e vce.
1 · 4 saatKaldır

Kaldır
Domingos Gundana Almiro, quer indicadores científicos? Em política? Quando se fala de homens fortes no mundo político, que percepção tens? Achas que a porrada que o Líder do MDC Swanguirai levou e prisão no Zimbabué era a forma de discussão democrática que o Mugabe usou? Achas que se o Swanguirai tivesse possibilidades de agir na mesma proporção não o faria? Falas de povo castigado, como se chegou a isto? Porque não busca o princípio? Esqueceu que o Dhlakama andou pelo país convivendo com o mesmo povo? Porque não atacava o tal povo, não era este povo que enchia comícios todos os dias? Porque ele não matava? Você já viu o tal Dhlakama na estrada a queimar carro?
3 · 2 saatKaldır

Kaldır
Rosalia Shady

5 saatKaldır

Kaldır
Almeida F. Massango Amado Sim pelo menos aqui no Centro em Tete principalmente ha varias estradas que ostentam bandeiras da renamo de ponta a ponta é admirado por muitos a nivel nacional e internacional...
5 saatKaldır

Kaldır
Rosalia Shady

1 · 5 saatKaldır

Kaldır
Jorge Cumbane Vocês são campim quando quemado vai germinar novo. Nos somos parrachoque dos políticos. Quem somos nós que andamos reclamar da política como se fosse comida para alimentar os vossos filhos. Moçambicanos vamos falar da nossa vida deixemos os políticos exibir as suas forças até sair macho.
2 · 5 saatKaldır

Kaldır
Rosalia Shady So vim ver os comentários, essas coisas de política eu tou fora
3 · 5 saatKaldır

Kaldır
Patricio Paulo Chicote Kakakakaka goste
1 · 5 saatKaldır

Kaldır
Rosalia Shady O que adianta nos atacarmos se eles estao numa boa,e o povo é que está a sofrer. hah sinceramente eles estao a curtir o Dezembro numa boa.
5 saat · DüzenlendiKaldır

Kaldır
Patricio Paulo Chicote Verdade. Mas em fim sembre politico é bandido e assassino. Nunca levariam um padre p ser presidente pk sabem k a vida seria mais ou menos boa a favor do povo
5 saatKaldır

Kaldır
Rosalia Shady É verdade, concordo.
5 saatKaldır

Kaldır
Tocova Amisse Por isso levaram um enginheiro de ferros o país esta firme.
4 saatKaldır

Kaldır
Xenófanes Ndala Xiv Os piores monstros do mundo são os políticos,nunca confie em nenhum homem,principalmente políticos africanos...
5 saatKaldır

Kaldır
Patricio Paulo Chicote Xenófanes Ndala Xiv concordo contigo bravo nota 20
5 saatKaldır

Kaldır
Macuacua Massiquele Roberto Mas não estamos em festa? Porque não fazem embrulhos e enviem como presente a todos simpatizantes de violência como presente de Natal...não sei onde pretende chegar com este triste discurso...oposição não é violência e nem desacato às regras de convivência social...talvez se pudesse dizer a sua idade iríamos nos posicionar sobre a maturidade das suas ideias...outro dado talvez seria de nos trazer algum dado sobre o conhecimento de alguns eventos históricos de Moçambique...e a bibliografia do lidar que tanto idólatra...quem é o líder da renamo? Assim iríamos talvez juntarmo-nos ao seu grupo de fãs...e dizer-nos também como nasce a renamo e qual foi a visão deste partido sobre o futuro do país...por que causa luta a renamo? Contra quem é como? Oposição não significa hostilidade...parece que há um equívoco nos conceitos ...É preciso ser claro.
5 saatKaldır

Kaldır
Patricio Paulo Chicote Acho que a Renamo luta contra injustiça da Frelimo k se julga dono do povo e de moçambique. Mas isso tera um fim num dia pk Deus é dono do seu povo
5 saatKaldır

Kaldır
Macuacua Massiquele Roberto Eu acho que quem luta e favor da injustiça da frelimo é a própria renamo...porque se não perdesse tempo a fazer esse espetáculo todo, o país estaria atento a outras coisas...se não fosse a guerra essa bolada da dívida não estaria na agenda do dia...se não houvesse guerra cada um hoje estaria a curtir a sua vida junto dos seus...com ou sem taco...foi o que vivemos nos últimos vinte anos...cada um fazia as suas boladas para trazer pão à família...hoje não podemos viajar porque as passagens estão caras e a via terrestre esta off...mas esses manos continuam a ocupar a Mata para explorarem à calada os nossos recursos...sabes por acaso quem é o maior garimpeiro deste país? Estás a ferrar mano e a perder tempo em defender causas perdidas...isso é ingenuidade...acorda mano! Aprende com o filme " diamantes de sangue" para entenderes porque se luta em África...a renamo e tão boa como a frelimo são partidos...com as suas próprias agendas...o teu partido deveria ser a tua família e a visão e política e de trazer comida e bem estar dos teus...hoje ainda é dia de festa...vai a praia...bebe faz um almoço para a família ...em vez de perder tempo com coisas do qual o fundo não conheces...estes jovens de hoje como são tapados!... caiem como patinhos na conversa fiada de cada burlão!
2 · 5 saat · DüzenlendiKaldır

Kaldır
Patricio Paulo Chicote Todos sao bandidos
1 · 4 saatKaldır

Kaldır
Macuacua Massiquele Roberto Epah...isso não sei...mas que é perca de tempo defender o diabo...cuidem do vosso estômago...pois eles também estão cuidando das próprias agendas...hoje é dia de festa! Publiquem as vossas actividades para darmos os nossos likes...costuma-se dizer: quanto maior atenção prestas a um louco, mais loucuras ele faz...porque pensa que tudo o que está fazer anima e está certo...pensa que é o maior...por isso saiam dessa gente tola...curtam a vossa vida e façam vocês mesmo histórias grandiosas da vossa própria vida...
3 saat · DüzenlendiKaldır

Kaldır
Paulino Paulo Mucanheia O Flutuar das bandeiras nao significa alkem ser amado.
Djkama é um grande obstaculo em Moçambique i factor de subdesenvolvimento.
Na medida ki ele keima carros,ataca comboios, sakeia pessoas i bens, mata pessoas i produtos nao circulam por causa dele é im grande retrocesso para o pais.
2 · 5 saatKaldır

Kaldır
Tocova Amisse A frelimo estar no pder nao é ser querido nem amado mas sim força por ter estado com esmonia.
1 · 4 saatKaldır

Kaldır
Paulino Paulo Mucanheia É pelo reconhecimento de um trabslho arduo ao longo dos tempos ao libertar a patria mocambicana nas maos dos invasores.para nao falar d outras realizacoes.
E oki a renamo fez desde o seu amaldissoado durgimento?
1 · 2 saatKaldır

Kaldır
Tocova Amisse Vai falando,os tempos ja mudaram e as pessoas tbm. O vosso fim esta chegando. Deixem de usar bens do estado para assuntos partidarios.
2 saatKaldır

Kaldır
Jorge Cumbane Tarefa de políticos , nós perdemos tempo em embelezar palavras engraxadora em vida nunca vi homens da FRELIMO e RENAMO a lutar pura mentira. O nosso direito é calar como nada estivesse a acontecer algo estranho praticado pelos esses dois senhores.o terreno é deles quando cansar vão se abraçar como o hábito deles Povo cale assiste espetáculo queremos ver homem na verdade.
1 · 4 saatKaldır

Kaldır
Almeida F. Massango Ha Paz que so vem da guerra ha independencias que so acontecem com a guerra ate porque para que outros possam vale apenas morrer
4 saatKaldır

Kaldır
Fernando Antonio Com todo o respeito,meus irmaos mozambicanos,Dlakama fala o que pensa eh forte sim,mas se voces apostassem no Daviz Simango parece-me mais serio!
4 saatKaldır

Kaldır
Gote Rafa Quanto ao lado da oposição em Moçambique estamos em bom caminho que um dia vamos tirar o regime no poder. Confiamos do nosso líder da oposição que é DEUS de Moçambique.
4 saatKaldır

Kaldır
Salésio Mondlane Munguambe cuidado com afirmações sem fundamentos. Como académico devias primar pela neutralidade. Percebo nesse post que tomaste partido na sua abordagem, esses adjectivos que atribuies ao Dhakama, revelam certa obsessão partidária.
4 saatKaldır

Kaldır
Tocova Amisse NAO ESTUDEM PELO BEM DO VOSSO PARTIDO MAS PELO VOSSO PAÍS, PRECISAMOS DE PESSOAS COMO DLHAKAMA E NAO ACADEMICOS SEM DEFESA DO PAÍS.
2 saatKaldır

Kaldır
Agostinho Joao Filipe Mabunda Nao podemos deixar o Dhlakama sozinho vamos ajudar nele sim e' armas vamos pedir pra nos libertar este pais . Frlmo no inferno
4 saatKaldır

Kaldır
Myro Fernando A meu ver, Dhlakama foi o Homem do ano em "2014, 2015 e 2016"
Perdeu grande parte da juventude para ir fazer a revolução.
Hoje em dia está a perder a velhice em prol dos mesmos itens do passado.
Respeito muito esse Homem mas, há que moderar as coisas, aquelas "colunas da vergonha" devem ser extintas, os ataques devem cessar de vez.
Não sou apologista do terrorismo, vamos trabalhar, fazer propaganda e campanha política para eliminar o q não está bem.
Abaixa as armas, tá difícil.
1 · 4 saatKaldır

Kaldır
Mbalamanje Uzende Chanunkha Falar de Afonso Dhlakama para outros é uma grande ofensa. Se o Munguambe falasse de alguns dirigentes criminosos que venderam o país em dívidas, criaram guerra para aumentar o sofrimento do povo, aí estariam aplaudir. Mesmo assim, o Dhlakama é um líder deverdade e comecem arrumar as vossas malas que em 2019 naõ serañ mais vocês. Continuem a bombardear a Gorrongoza para o matar rápido antes das eleições.
1 · 3 saatKaldır

Kaldır
Tocova Amisse DLHAKAMA ESTA "MORTO" MAS NAO PELA FRELIMO MAS SIM DOENÇA MAS DEPOIS DE TIRAR OS LARABIOS.
2 saatKaldır

Kaldır
Agostinho Joao Filipe Mabunda Nao e' facil tomar as seis provincias daqui para ay
3 saatKaldır

Kaldır
Ciso LG Machava Pois é, analisando o posicionamento partidário do Dlhakama, leva-me a secundar as ideias expessas neste post. Ou seja, é sem dúvidas que a oposição liderada por este senhor é muito querida num País anti-democrático como a nossa pátria ArMADA, pese embora há uma certa tendência em extinguir ou melhor, silenciar as vozes opositoras ao governo do dia. Para que sejamos livres da tirania na qual nos encontramos é necessário um Homem forte na liderança da oposição tal como o Dlhakama. Agora, o que é condenável é o uso das armas para que se renove a tão propalada democracia que o regime na liderança extinguiu desde os "desacordos" assinados em Roma.
Enfim, deve se calar as armas e resolver-se pacificamente essa descordância política entre as duas partes e deixarem de arruinar o povo que já está arruinado pela má governação do partido que combate a oposição em detrimento dos seus interesses.
2 saat · DüzenlendiKaldır

Kaldır
Tocova Amisse A frelimo esta desesperada e frustrada. Até hoje nao conseguem perceber que aguerra nao é a melhor forma de acabar com a oposiçao neste país. Este conflito é por motivo de falta de capacidade de gerir um caso que ja teriam resolvido a 20anos, hoje aparecem acusando a renamo de estar a desestablisar o país, mas foram os mesmos que afugentaram o Dlhakama para as matas. Falam de dialogo mas nunca chegam a ceitar o dialogo serio.
1 · 2 saatKaldır

Kaldır
Hassan Nordin Nordin Enginheiro O DHAKAMA É UM HOMEM CARISMATICO
2 saatKaldır

Kaldır
Alfredo Manhege VERDADE
1 saatKaldır

Kaldır
Lucas Arnaldo Mazive Ta certo,tamos a espera da paz
1 saatKaldır

Kaldır
Fernando Rainho O meu desejo e a PAZ pois sei 2018 havera mudansas radicais, ja era bom k reinase a reconciliaxao agora
1 saatKaldır

Kaldır
Alfredo Manhege Estou imaginando os da renamo sem armas sera que iamos abrir a boca contra o que e feito pela frelimo? mesmo agora que não ouvem esses. Desde quando pedimos a paz? dizem dhakama deve sair do manto pra lhe pegarem como trofeu. E como alguém que roba e vai a policia dizer, não é deixando porque se entregou.
1 saatKaldır

Kaldır
Tocova Amisse Nao. Até porq aq falamos apenas da renamo, ha outros compatriotas que sao mortos so porque defendem uma certa coisa e os outros apenas sao silenciados com valores monetarios. Mas o tempo esta aproximar, se confiam nos fraudes desta vz o bicho vai danar.
13 dk.Kaldır

Kaldır
Joãozinho Gilberto Carlos nosso pai de mz
1 saatKaldır

Kaldır
Jorge Cumbane Quando se fala do diálogo é para concentrar o pobre População que não sabe nada de políticas dos ambiciosos. Por isso nunca entre os dois vão se bater nas suas guerrilhas estão se provar sua força militar..
47 dk.Kaldır

Kaldır
Salomao Bando Ele e' mais forte da zona 5 ou mesmo do continete, mas tambem contra o regime bersario das chamadas "Frount Line Countries". Por outro diriamos opositor forte para o regime duro.
42 dk.Kaldır

Kaldır
Jorge Cumbane Tens razão.
34 dk.Kaldır

Kaldır
Maria Gilberto Horácio Pai mesmo
26 dk.Kaldır

Kaldır
Tocova Amisse Queriam que este país fosse uma ilha dum grupinho pessoas e que nao existisse ninguem as prestar atençao. O confronto do governo e a renamo é ilegal, até ja o governo nao consegue ns explicar porque os confrontos na zona norte, alegam estarem a favor do povo enquando estam em caça ao homem. Esquecem que foram eles que forçaram o Dlhakama a entrar no mato, ficamos 20 anos com Dlhakama nas cidades afinal oque falhou? Nos amostrem aditais que confirmam a vitoria da frelimo.

1 comentário:

Unknown disse...

Enquanto fomentam mentiras que retardam a paz,milhares de moçambicanos estão a morrer. Só sente isso,quem já perdeu o seu próximo.
Não precisei ler muito pra entender k a pessoa k escreveu esta informação,é contra a mediação Internacional ou pelo menos está sendo usado por alguém k pretende futuramente descredibilizar a ação dos mediadores como forma de estender o conflito por mais tempo.
Por mim,este compatriota,pecou muito ao agir como o cambuma,ou seja,os dois escrevem deixando marcas da sua camisola política...
Eu já senti na pele uma guerra. Ainda k façam isso pork estão na cidade,saibam k Deus pode virar a história.
Sinto muito