quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Há muito que Maputo tem pouco para mostrar.


Momade Assife Abdul Satar adicionou 9 fotos novas.


Maputo: 24 de Dezembro!


Há muito que Maputo tem pouco para mostrar. Tudo isto deve-se à nossa incúria, a nossa incapacidade de cuidar desta cidade outrora bonita. Mas levam grande culpa os gestores desta cidade. A imundície já não assusta a ninguém. Mesmo ali, às barbas de David Simango, é só lixo.

O pior de tudo, portando, foi a chuva avassaladora que caiu à tarde do passado sábado, 24 de Dezembro. Desnudou tudo. Fez-nos perceber que este Governo nada fez (faz) por esta cidade. As águas em pouco tempo engoliram Maputo. O majestoso edifício, ainda em construção, do Banco de Moçambique, ficou submerso. Para completar esta coreografia fantasmagórica, foram engolidas lojas e pastelarias que andam por ai na 25 de Setembro.

Vejam a primeira foto do majestoso edifício do Banco de Moçambique. É uma lástima. Este prédio custou ao cofres do Estado mais de 100 milhões de Dólares.
Mas chafurda na lama, no lodaçal. Isto tudo é culpa de quem decide. Desse dinheiro, sem gastar tanto assim, teríamos construído um sistema de drenagem que valha alguma coisa. Esconderíamos a nossa pobreza.

É que neste andar, um dia serão engolidos os Mercedes e tantos outros carros de luxo que tem sido estacionados ali à frente do Banco de Moçambique. São carros dos administradores do banco e do próprio governador. Ao Rogério Zandamela não atribuo culpa pelo mau emprego do nosso dinheiro. A decisão de se construir aquele majestoso edifício (que custa a concluir) foi tomada nos tempos da outra senhora. É herança de Ernesto Gove.

Tanto dinheiro mal usado. Tanto betão para nada. Quanto é que custa, afinal, para construir um sistema de drenagem eficaz? Do que o Governo está à espera? Quer dizer, em Moçambique já se perdeu a noção do ridículo!

As enchentes na baixa da cidade de Maputo são cíclicas. Sempre que chove é assim. Vira uma lagoa. Nunca o Governo apresentou um plano eficaz para acabar com aquela vergonha. É um problema já conhecido. O único que tentou fazer alguma coisa foi Eneas Comiche, nos tempos em que era edil de Maputo. Entretanto, os boçais afastaram-no. Colocaram o desavergonhado de Simango. Os seus projectos nunca são implementados. Terminam na gaveta. Prometeu o metro melhor do que de Joanesburgo e nada. Só promessas. A sua vista alcança apenas a sua barriga rechonchuda. Dinheiro do povo.

Pobrezinhos dos que viram os seus Vitz destruídos pela água. Muito provavelmente vão engrossar o número dos que abarrotam os “My Love”. Este país teima em não acompanhar os avanços do mundo. Nós, decididamente, ainda não estamos no século XXI.

Nini Satar

+5




Joaquim Constantino Caro Momade Assife Abdul Satar.
Não conheço muito bem a história da cidade, mas daquilo que tenho lido e investigado sobre a história de arquitectura , engenharia e arte das cidades Moçambicanas, a semelhança que acontece na cidade de Maputo, também acontece na Beira e outras cidades, mas Maputo a situação está ser cada vez mais crítica pois o parque imobiliários da cidade cresce a uma velocidade assustador, e isto sub carrega o sistema de drenagem que foi dimensionado para o número de edifícios na época , com a projecção de pouco mais, que ultrapassa a toda realizada hoje. Não se percebe mesmo quem anda autorizar toda estas construções, sem pensar na capacidade de carga das drenagem.
Ps: Temo que não venha a acontecer: maré alta, vento forte e chuvas torrenciais.
Ps1: As chuvas sempre vão existir nas diferente intensidade, a que se apela à população no bom uso do sistema de drenagem, pois o que assistimos é autêntica sabotagem, tanto lixo que é drenado ao sistema.
Ps2: Caso fossas sépticas dentro das cidades... outro problema.
Gosto · Responder · 1 · 1 h · Editado


Anacleta Nhone Nhone Pois é
Gosto · Responder · 2 h


Sheinhani Waka Wetela Em relação a Beira me parece que Davi Simango já criou uma solução e vai usar a bacia do Chiveve para resolver a situação das inundações na cidade...em Maputo ainda não há projeto...
Gosto · Responder · 2 · 2 h


Antonio Innacio E nunca haverá com Simango
Gosto · Responder · 1 h


Joaquim Constantino A Beira leva vantagem pois tem lá o canal de chiveve como pulmão da cidade....já Maputo, sendo um planalto as águas correm a baixa da cidade...
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Almeida F. Massango Que se criem buerros como no rio de janeiro desculpem falar do estrangeiro ahmmm esquecia tem bueirros na cidade de Tete logo que a chuva para toda agua some sumiria ate com a chuva se algumas aberturas nao estivessem debaixo de arreia pedras e lixo...
Gosto · Responder · 1 h


Sheinhani Waka Wetela Mas Joaquim Constantino da 25 de Setembro até ao Porto de Maputo são alguns metros...não percebo como não se pode escoar água para lá...até porque a uns anos atrás simularam estar a fazer algo para isso e um mês ou dois, depois das obras, a natureza provou o contrário...não se fez nada para dar caminho as águas...talvez estivessem a cavar outros assuntos mas nada haver com escoamento das águas...


Alfredo D. Baltazar No início dessa obra perguntei aos amigos se não ficava bem avizinhar-se com o complexo desportivo desportivo Zimpeto. Temos cidades saturadas porque falta-nos o hábito de expandir as áreas habitacionais e de infraestruturas públicas...
Gosto · Responder · 6 · 4 h


Mahany Bird Man Irmão é que lá é longe
E os mercedes importados
Podem não aguentar e os
Seus respetivos AC's e
Assim poderá cansar
Facilmente o executivo
Gosto · Responder · 4 h


Ana Suel Mário Narciso Longe e onde? Oh meu caro Mahany Bird Man? Sabe quanta gente passa por dificuldades de transporte todos os dias pra chegar nesse local?
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Mahany Bird Man Minha cara Ana Suel Mário Narciso não confunda membros do governo cm gente
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Ana Suel Mário Narciso Kakkakaka confundir? Nop, responda - me só onde é longe de onde???
Gosto · Responder · 1 h


Mahany Bird Man Eles são sensíveis
Não são como nós povo
Suas viaturas de luxo também são sensíveis
Devem estar perto das
Suas mansões


Calton Basilio Nini, eu juro pela minha honra que surpreendi-me bastante quando decide dar uma volta a cidade de Maputo, depois de três anos terem passado sem pôr os pés cá, isso nao tem nada que lhe possa dignificar como uma capital nacional, essa merda é lata de lixeira de predios podres e sujos, mas neste caso a culpa nao é so do governo mas tambem os municipes têm muita culpa, o quê que custa voce pintar a sua casa reabilitar o seu apartamento, tem 2 ford tanger, uma v8 3 mercedes, mas seu apartamento ta tipo um porao abandonado. Desculpem me la muito, mas esse vosso meia foda de nyusi acho que nao vive ca em Maputo. Eu admiro bastante quando me recordo dele a quando da sua visita a cidade de quelimane, o apelo que deixou para o presidente do municio de quelimane, quando diz que acidade esta cheio de lixo, sinceramente ho senhor de meia tigela, por mim quelimane esta melhor que maputo quanto a limpeza, a única cidade que visitei durante a minha degressao de visita as provincias e gostei foi a cidade de maxixe inhambane, desculpa la, aquela cidade é piquena mas val a pena la viver. Senhores mandatarios sera que quando levam o dinheiro comem todo mesmo? Desculpem me la pessoal mas temos que fazer alguma coisa para o nosso país.
Gosto · Responder · 14 · 3 h


Sheinhani Waka Wetela Custa fazer um sistema de dreno que vai dar ali a praia(menos de 2km)?? Eu quero ver no dia em que tivermos 7 dias consecutivos de chuvas com intervalos de 30min...vamos usar lanchas e barcos na baixa da cidade...
Gosto · Responder · 2 h


Crístia Simbine Vai se decretar feriado ou férias coletivas por falta de condições para trabalhar se


Sheinhani Waka Wetela Crístia Simbine nem duvido e sem previsão para o regresso já que teremos que esperar que as águas baixem por si...e já agora as seguradoras podem criar um pacote que incluie carros danificados nas águas da baixa da cidade.


Ozono Aly Omar Só sabem criticar. Pessoalmente já me zanguei com pessoas adultas que depois de tomar um refrigerante, tem a ousadia de jogar o recipiente para o chão.
Amanhã irão dizer que é culpa do município. A mudança começa contigo.
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Sheinhani Waka Wetela Ozono Aly, é só ver como as pessoas se comportam quando estão na praia...custa alguma coisa cada um fazer gestão do seu lixo? Levar um saco de lixo, meter tudo lá e quando sair da praia deixar num contentor?? Não! Prefere atirar a garrafa ou partir, 30min depois a mesma garrafa que lhe vai abrir o pé e vai atirar as culpas ao conselho municipal...
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Ozono Aly Omar Sheinhani Waka Wetela triste isso. Enquanto continuarmos com espírito de críticas e apontar culpados, não vamos longe.
Alguém acorda tira fotos e começa a criticar e a chamar nomes...


Jorge Carvalhal Os grandes cooperantes Chinese que tudo ROUBAM não têm soluçào para o saneamento básico da cidade ???? quem a edificou deixou para o Futuro, mas como sabemos tem que haver manutenção e responsabilização como tudo na vida, vale a pena a minha Cidade Beira , terra natal de minha Mãe , onde cresci
Gosto · Responder · 1 h


Faraz Aslam Lastimável...
Gosto · Responder · 1 · 1 h


Wamissava Wamissava There no words....
Gosto · Responder · 4 h


Ross Aly Isto ta pior!
Gosto · Responder · 4 h


Álvaro Xerinda Saneamento muito fraco
Gosto · Responder · 17 min


Tomás Simião Tamele DRÁSTICO


Faquir Manuel Matias Matias os nossos governantes todos so enchem os seus bolsos de grana,nao so e maputo isto acontece quase e todu o pais,a cidade da beira equi mudo minimamente nao sei si em por ser mdm a governar ou o proprio edil equi tem capacidade de governacao bom dia nini
Gosto · Responder · 1 · 4 h


Nacer Rungo Rungo Faser ok falta de planos para a governação perder por gatunos para saquear o povo ora vejamos a cidade da coisa linda eu por mim beira já seria a capital
Gosto · Responder · 2 h


Lerio Alexandre Chabango Algumas avenidas da cidade de maputo nao se pode andar a pé cheira muito mal
Gosto · Responder · 1 h


Muchuquetane Guenjere "Nós, decididamente, ainda não estamos no século XXI". Quanto a isso estas muito certo.
Gosto · Responder · 2 h


Essiaca Faque Falar nao criticar nao custa nem nada..! Mesmo se fosse Nini Satar a governar, nao iria fazer nada..!
Gosto · Responder · 45 min


Wallas Wallas Na minha opinião pessoal este país está nu burraco acima de tudo não valapena negar estamos juntos muito obrigado um abraço do fundo do coração obrigado
Gosto · Responder · 2 h


Edy Edy Masilela eu achu que asi e u tenpo de pagar as dividas os que comerao ddinheiro de pais devem pagar para que apoar ajudar linpar anossa sidade
Gosto · Responder · 2 h


Dichone Torres Ishiiii! Diluvio o tempo do sr esta prest a chegar.
Gosto · Responder · 4 h


Ivo Sacer Ananás O cenário em que vivemos neste pais é uma lástima mano. Paz
Gosto · Responder · 1 · 4 h


Mateus Joaquim Mutembué Uma imagem vale mais que mil palavras...
Gosto · Responder · 41 min


Dengura Luiz Infelizmente
Gosto · Responder · 1 h


Erick Pensador Isso está além da minha compreensão
Gosto · Responder · 4 h


Felismino Santos Santos Perola do indico, assim vai o clube de mafiosos!
Gosto · Responder · 3 h


Yolandasu Su Luxo no lixo😵
Gosto · Responder · 2 h


Ivan Sousa Sem comentários...Triste...
Gosto · Responder · 1 h


Diocleciano José Mahumana Bem dito
Gosto · Responder · 1 h


Alicejordao Nhocuana E lamentavel
Gosto · Responder · 2 h


Egdio Herique triste
Gosto · Responder · 2 h


Victor Chume Que situação triste,para os que perderam bens, e para esse governo que nunca quer retificar suas falhas
Gosto · Responder · 8 min


Alfredo Chirinda Triste cena
Gosto · Responder · 2 h


Black Dinamite No comment..
Gosto · Responder · 4 h


Johan Bie Tua zona Tatiana Vanila
Gosto · Responder · 1 h


Tatiana Vanila Yu. Esta cidade....

Sem comentários: