domingo, 18 de dezembro de 2016

FUNERAL DE VALENTINA GUEBUZA: Uma morte, mil perguntas

Presidente da República e esposa, bem como membros do Governo e diversas personalidades marcaram presença nas exéquias da jovem empresária, numa cerimónia carregada de dor e consternação

Foram ontem a enterrar os restos mortais de Valentina da Luz Guebuza, filha do ex-presidente da República, que perdeu a vida na noite da quarta-feira passada, vítima de baleamento perpetrado pelo seu próprio marido, Zófimo Muiuane, na residência onde viviam, em Maputo. Trata-se de uma morte envolta num profundo mistério, uma vez que não se conhecem as razões que levaram a que Zófimo disparasse quatro tiros contra a esposa, a quem jurou fidelidade, amor e respeito, há cerca de dois anos e com quem tinha uma filha de um ano e meio.

O velório ao corpo de Valentina Guebuza foi realizado na Paróquia de Chamanculo, da Igreja Presbiteriana de Moçambique (IPM), em Maputo, numa cerimónia carregada de emoção e onde quase todos os presentes se questionavam sobre o que terá levado Zófimo Muiuane a disparar contra a esposa.

Pedro Muiuane, irmão mais velho de Zófimo, teve a missão de, em nome desta família, pedir perdão pelo acto praticado pelo irmão, ao afirmar, de forma clara e precisa, que “estamos envergonhados e revoltados. Faltam-nos palavras que nos ajudem a compreender o que aconteceu”.




Com a voz embargada e visivelmente emocionado, Pedro Muiuane afirmou alto e a bom som que o que aconteceu foi “inexplicável, insólito e revoltante. Estamos sem palavras, com repúdio e vergonha que nos sufoca, cria um nó na garganta”.

Mais adiante, o irmão mais velho do autor dos disparos que tiraram a vida a Valentina Guebuza disse que a família Muiuane não se revê naquele acto. “A família Muiuane não é assim. Somos pessoas humildes, trabalhadores, que apregoamos o bem, resolvemos os nossos problemas pelo diálogo”.

Perante uma audiência ainda embasbacada com o sucedido, Pedro Muiuane afirmou que a sua família tinha a responsabilidade perante a família Guebuza de cuidar da Valentina como eles fizeram durante 34 anos, “mas não conseguimos. Estamos envergonhados, tristes e revoltados. Dói, custa e sufoca”.

A revolta da família Muiuane é ainda maior porque Pedro Muiuane telefonou para a Valentina na manhã daquela quarta-feira fatídica a solicitar que esta e as cunhadas preparassem a celebração natalícia que seria comemorada em família. A meio da noite daquele mesmo dia, cai como uma bomba a morte de Valentina.

Durante aquela cerimónia fúnebre, foram lidas várias mensagens nas quais o denominador comum era o choque com que todos receberam a notícia do falecimento súbito e prematuro da filha do Presidente Armando Guebuza, que em vida se destacou a nível nacional e internacional pelo desenvolvimento de uma carreira empresarial de bastante relevo.

Valentina Guebuza, de 36 anos de idade, foi apontada pela revista Forbes, em 2013, como a sétima mulher, jovem, mais poderosa do continente africano, num ranking liderado por Isabel dos Santos, filha do presidente de Angola e que comportava 20 integrantes.

Valentina era engenheira civil de formação, curso feito na Universidade Politécnica e depois na África do Sul, onde começou a trabalhar como consultora nesta área. Em 2001, iniciou a carreira empresarial na gestão da empresa familiar conhecida por “Focus-21, Gestão e Desenvolvimento Limitada”, que abraça os ramos de telecomunicações, transportes, banca, pescas e minas.

Em 2006, assumiu as funções de Presidente de Conselho de Administração (PCA) da Focus 21, quando esta se torna uma holding. Também era PCA da StarTimes Media, resultado de uma parceria entre a chinesa StarTimes e a Focus 21 para a área da Migração Digital no país.

Aliás, os representantes dos trabalhadores das empresas StarTimes e Focus foram chamados a apresentar elogios fúnebres cujo conteúdo, mais uma vez, revelou que a morte de Valentina Guebuza surpreendeu a todos. “Quando recebemos a notícia na noite da quarta-feira ficamos perplexos. À partida pensamos que se tratasse de uma mentira, pois no mesmo dia, por volta das 17 horas, ela despediu-se dos trabalhadores dizendo “até amanhã”. Não imaginávamos que era a última vez que a víamos em vida”.

Aqueles trabalhadores repisaram que não exigem explicações sobre o que sucedeu. “Perdemos o Norte, o sentido, tentamos compreender as coisas e não conseguimos”, disseram.

CONDOLÊNCIAS

Entre as várias mensagens dirigidas à família da malograda, destacamos a do Chefe de Estado Filipe Nyusi e da Primeira-Dama, Isaura Nyusi que manifestaram a sua tristeza e pesar pelo sucedido e reconfortaram a família com palavras de cunho religioso.

Filipe Nyusi disse que “a maior consolação que pode ser dada só pode ser pelo Senhor (Deus). Aliás, a pregação do reverendo Nhaca quando fez citações de Martinho Lutero, o reformador da Igreja e do Pastor Reis, ficou claro sobre a visão da morte”, frisou.

Para o pai da falecida, Filipe Nyusi dirigiu as seguintes palavras: “Senhor Presidente Armando Guebuza, em meu nome pessoal e em nome de milhares de moçambicanos aqui representados por esta amostra dos cidadãos aqui presentes, estamos aqui para transmitir a nossa solidariedade e dizer que aquele povo que conheceu e conhece está consigo. Está com a sua família neste momento difícil da partida prematura da jovem Valentina da Luz Guebuza”.

Por seu turno, Isaura Nyusi, em mensagem redigida, disse que foi com profunda dor e consternação que tomou conhecimento da triste notícia da morte súbita da nossa filha, amiga, engenheira Valentina Guebuza, filha do antigo Chefe do Estado moçambicano, Armando Guebuza e da Ex- Primeira-Dama, Maria da Luz Guebuza, vítima de baleamento.

“Condenamos com veemência qualquer tipo de violência doméstica, especialmente contra a mulher, como pessoa inofensiva por natureza. Esta morte que surpreendeu a todos, abala de forma particular a família Guebuza e, em geral, a toda a família moçambicana”, sublinhou. Manifestou a sua solidariedade para com a família Guebuza e expressou profundos sentimentos por esta perda irreparável.

A Comunicação Política, o Secretariado do Comité Central, militantes da FRELIMO em geral e os membros da Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACLLIN) também manifestaram o seu sentimento de pesar pela morte súbita de Valentina Guebuza.

MIL PERGUNTAS

A questão que povoa as mentes de todos os que foram confrontados por este triste episódio é o móbil do crime, particularmente porque se sabe que Zófimo Muiuane sempre foi tido como um jovem calmo, tranquilo, trabalhador e bem relacionado.

O percurso de vida de Zófimo como adolescente e estudante atravessa a Escola Secundária Francisco Manyanga e o Instituto Industrial de Maputo, onde era reputado pela excessiva calma, tal como o seu pai, Armando Muiuane que em tempos foi revisor ortográfico na Sociedade do Notícias.

Depois da formação académica, Zófimo trabalhou para a British American Tobbaco ,em Nampula e mais recentemente ingressou na mCel onde progrediu até atingir o posto de gestor no marketing e se notabilizar pela forma activa com que geriu eventos culturais e desportivos patrocinados por esta empresa de telecomunicações. Também era empresário.

Poucos dias antes daquela fatídica quarta-feira, os usuários das redes sociais Facebook e whatsapp ficaram atónitos com informações que foram postas a circular que indicavam que o casal Valentina e Zófimo estava a atravessar uma crise conjugal e que o casamento (contraído há cerca de dois anos) estaria em perigo.

Pouco depois, a notícia da morte é veiculada, facto que deixou meio mundo atónito por ser reconhecido que Zófimo nunca tinha manifestado sinais de violência nos diferentes círculos que frequentava. Aliás, Leandro Paul, gestor da empresa FDS, que faz a assessoria de Comunicação e Imagem da mCel, também manifestou-se surpreendido com a notícia.

“Trabalho com ele há alguns anos e sempre me pareceu ser uma pessoa calma e bastante trabalhadora, muito dinâmica e com ambição de fazer uma carreira brilhante. Toda a gente se pergunta, porquê? Se bem que o casal tinha problemas, porque não procurou a ajuda de amigos e familiares?”.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Apesar dos enigmas que residem em torno da morte de Valentina Guebuza, várias vozes se levantaram para apontar que o crime poderá ter sido perpetrado no quadro da violência doméstica que afecta milhares de famílias no país e no mundo.

O nosso jornal manteve contacto com Nilza Chipe, membro da Organização da Juventude Moçambicana (OJM) que sublinhou que a violência doméstica é fruto de uma ideia da sociedade segundo a qual numa relação existe um que tem poder e outro que é frágil. “Todos sofrem com a violência doméstica, entretanto, ela é mais expressiva nas mulheres devido à forma como elas são educadas”.

Nilza acredita que para se ultrapassar este tipo de situações é preciso que as potenciais vítimas participem em programas específicos para saber como pode se defender. Referiu que na OJM, para além, de se destacar a igualdade dos Homens, tem sido realizadas discussões sobre a matéria e se promove a participação da maior parte dos membros.

Por outro lado, Nilza Chipe entende que é preciso que se lute para que as instituições de Justiça e todas outras que defendem as vítimas deste mal funcionem de forma activa.

“Temos dotado os nossos membros de ferramentas e informação para que estejam preparados para combater e ou denunciar qualquer acto de violência. É preciso falar deste assunto para desconstruir a ideia prevalecente de sexo forte e frágil. Sem contar que por ser um crime público, qualquer um deve denunciar”.

Por seu turno, Natália Botão, da Organização da Mulher Moçambicana (OMM), disse que as situações de violência doméstica não podem ficar no silêncio porque morrer não tem estatuto. “Condenamos todo tipo de acto de violência, abuso de menores, tráfico, entre outros. Tivemos o caso de uma pessoa pública, Valentina Guebuza, que foi vítima, mas temos tantos anónimos que passam por estas situações todos os dias”.

Como forma de acabar com a violência, a OMM agrega vários grupos que incluem diversas organizações entre públicas e privadas que realizam palestras e outro tipo de actividade para desaconselhar a prática destes actos. “As pessoas devem optar pelo diálogo e não pela justiça com as próprias mãos”.

Ainda em relação ao problema de violência doméstica, a nossa Reportagem conversou com uma técnica de psiquiatria do Hospital Central de Maputo, que não se quis identificar, o comportamento violento pode estar associado a vários problemas psiquiátricos, consumo de estupefacientes, debilidade de personalidade, para além de problemas sociais e culturais sociais e económicos.

“As vezes a pessoa torna-se agressiva por causa de questões sociais e culturais. Normalmente, esse indivíduo apresenta alguns sinais violentos, mas são mascarados, outras vezes surgem momentaneamente. São atitudes ligadas a personalidade e ao ambiente em que a pessoa cresce”, disse.

A psicóloga clínica, Isabel Patia, concordou que são vários os factores podem levar a situações mais extremas da violência doméstica, com destaque para os casos em que o agressor pode estar a passar por alguns problemas sociais que, por sua vez, levam à depressão. “É preciso partilhar os problemas com os profissionais de saúde, família, igreja e amigos para não se chegue ao extremo de se tirar a vida do companheiro ou a si próprio”.

Sublinhou que em alguns casos este tipo de situações é causada pelo consumo de álcool ou de drogas. “O que aconteceu com Valentina Guebuza foi triste. A partir disto podemos tirar como lição que perante um conflito é preciso procurar ajuda”.

DOMINGO – 18.12.2016

NOTA:” A questão que povoa as mentes de todos os que foram confrontados por este triste episódio é o móbil do crime, particularmente porque se sabe que Zófimo Muiuane sempre foi tido como um jovem calmo, tranquilo, trabalhador e bem relacionado.”

Só Zófimo Muiuane o saberá. Mas terá coragem de o confessar?

Fernando Gil

MACUA DE MOÇAMBIQUE




Afonso Chicuare Chicuare adicionou 6 fotos novas — com Eduardo Domingos e 10 outras pessoas.
3 h ·



NO VELÓRIO DA VALENTINA ABRIRAM O CAIXÃO PARA O ULTIMO ADEUS.
PESSOAL TEMOS QUE ACREDITAR QUE NA VERDADE A VALENTINA GUEBUZA PERDEU A VIDA.
POR: AFONSO CHICUARE

+2






Gosto


Gosto

Adoro

Riso

Surpresa

Tristeza

Ira
Partilhar

222222
23 partilhas
Comentários


Zeferino Alexandre A. Nanrye Ak um pouco kerer m enganar.
Gosto · 3 · 3 h


Customo Jo Jo Fzer uke..o povo sempre foi enganado
Gosto · 2 · 3 h


João Chireva Jossia Amim voce nao engana.
Gosto · 3 · 3 h


Customo Jo Jo E assm enkanto o povo dorme a frelmo mama
Gosto · 3 · 3 h


Diallou Saliou Mamadou Etirciti. Condoliyanci. Papa.
Gosto · 1 · 2 h


William Msumange Cumba liyetleleVer Tradução
Gosto · 1 · 2 h


Jorge Domingos Ela se foi sem diser adeus moz, adeus pai que deus otenha.
Gosto · 2 h


Patricia Noe Pra n
Gosto · 2 h


Cheirinho Zazamadhula Zazamadhula Abrir caixaõ naõ basta se la tinha uma bonequinha a enganar sapooraaa. Eu keria ver sangue como Cistac e Danger men. La no kuarto naõ tinha sangue nem progetil dos 4 tiros. Nenhun vizinho conseguiu ouvir o som dos 4 dixparos. Mizeraviiix saporaaa pah
Gosto · 9 · 2 h · Editado


احمد بن ابدل Fazer oqe, so acreditar
Gosto · 2 h


Ofece Deniasse Chania Queriamos ver o rosto dela, nao caixao.
Gosto · 2 · 2 h


Jojo Abilio Guilundo Boa viajem
Gosto · 4 · 2 h


G Sagres Swaageer Bonifacio Aí vocês não acreditam ? Sinto muito por vocês ..
Gosto · 4 · 2 h


Tiago Tonico Eu confio em Deus
Gosto · 2 · 2 h


Gicra Antonio Antonio Asua alma dscanse em paz
Gosto · 1 · 2 h


Celso Dos Santos Guirrugo Parece que te deram alguns Dólares.. Wo sima sima ne ma wunua.
Gosto · 2 · 2 h


Amos Madjiruane kkkkkkkkkkkkkk
Gosto · 2 h


Rosa Mollesi Alane Alane Alfonso, chicuare, aproxmo msmo, e viu acara dla?
Gosto · 1 · 2 h


Valgy Ayla

Gosto · 1 · 2 h


Valgy Ayla Filme fora d prazo queremos saber Ematum part 2 ... 2017
Gosto · 4 · 2 h


Julio Bambo Vamos a purar a verdade serak ela morreu d verdade ou e mua pura mentira
Gosto · 3 · 2 h


Junyor Chong Você é um puro ignorante
Gosto · 2 h


Valgy Ayla A escrever
Gosto · 2 h


Julio Bambo Oblma eki a contradicoes nessa historia ex eu nao tou em moz mx pretendo sabar a verdade
Gosto · 1 h


Zacarias Juliao Juliao Robertos Nem teve nenhuma marca d sanque se quer!!! Pois nem disparos se ouviram!!! Rosto dela nem se amostrou!!! Boa viajem e nao volte mais pra Moçambique,cuide se ti vou procurando em qualker país do mundo
Gosto · 3 · 2 h


Lsac Maveia Eu confirmei que ja foi
Gosto · 2 · 2 h


Graça Eduardo Paz a sua alma que Deus a tenha na sua gloria.
Gosto · 1 · 2 h


Zacarias Juliao Juliao Robertos Tenho maquinas que voam em qualquer canto do mundo! !vou captar ti a sua imagem
Gosto · 2 h


Afonso Chicuare Chicuare Imagem de quem?
Gosto · 2 h


Zacarias Juliao Juliao Robertos Valentina G que finge ser morta enquanto vive!!!
Gosto · 2 h


Zacarias Juliao Juliao Robertos Caso valentina G foi e é uma mentira bonita...nem se fazer imagem numa clinica A nem B a passar raio x !!! Kero provas assim!!!
Gosto · 1 · 2 h


Tatyosvaneyvald Cumbans OK,mx eu aind tenh duvids
Gosto · 1 · 2 h


Mauro Pacule

Gosto · 2 h


Donilde Adelino Nhabomba Eu acredito chiure, tmbem vi o caichao aberto.
Gosto · 2 h


Tatyosvaneyvald Cumbans Derepent vcx tmbm foram cmprads pk essa familia tem muit taku,mx ok
Gosto · 2 · 2 h


Tatyosvaneyvald Cumbans Vxt u caixao aberto vxt a cara d valentina?
Gosto · 2 h


Valgy Ayla Cara marca d tiros
Gosto · 2 h


Tatyosvaneyvald Cumbans Valgy vst memu?
Gosto · 2 h


Valgy Ayla Nao vi queria ver
Gosto · 2 h


Valgy Ayla Nem mostraram nada
Gosto · 1 · 2 h


Tatyosvaneyvald Cumbans I eu vou m blokeiar to cansad cm fb,ixu ta ma xtressar pha
Gosto · 2 · 2 h


Pascoal Cumbe Cumbe Chicuare ,eu acredito nas tuas notícias.
Mas esta notícia vai me ser difícil acreditar
Gosto · 2 · 2 h


Julio Bambo Nao
Gosto · 2 h


Afifa Taquidir Procure as diferenças.
Nas duas últimas fotos as cadeiras estão postas e sentidos diferentes
procurem mais.fica a dica as flores
Gosto · 2 h


Ação Imediata Vohemba hangafanga phelassi yuuuuuuuu vakithy wahanha
Gosto · 2 · 2 h


Leandra Salvador Hummm , eu continuo na duvida. Nem uma foto de nada ??? Nem do local do crime siquer??? Si é qui morreu mesmo so tenho pena porke levou muitas provas com ela. Mas não creio....
Gosto · 2 · 2 h


Tatyosvaneyvald Cumbans Aki tamx a tratar assunts serios ou brinkadeiras?
Gosto · 2 h


TheRock Chitombi Ephah..! Morrer mesmo! Coisas de ladroes, tipo historia d nyempinhe.
Gosto · 1 · 2 h


John Ranger Eu tambem confirmo que ela esta morta
Gosto · 2 h


Pascoal Cumbe Cumbe Não não não.
Vocês já estão contra povo isso me dói. ..
Gosto · 2 h


Sammy Gabriel Dos Santos Vce confirma estava no velorio? Viste a cara dela????
Gosto · 1 h


Pascoal Cumbe Cumbe Chicuare você já começaste atrair o povo?
Nós confiamos em ti e parece estar a nos amostrar costas.
Quem será o nosso pai da verdade?
Gosto · 2 · 2 h


Dr-Mingos Virgílio Luzendo Meus ilustres comentadores, eu confirmo convosco a todos que acreditam a nao ser verdade da Valentina...nao estou de acordo...VALENTINA NAO MORREU...a frelimo so egraxar, e sentimentalizar este povo sofredor dia e noite...Valentina e o Pai Cabeçudo roubaram muito taco e desgraçaram o nosso paîs...viva resistentes de moz.
Gosto · 3 · 2 h


Pascoal Cumbe Cumbe Hahahaha fala a verdade.
Não quero ser órfão de pai da verdade
Gosto · 2 h


Silva Paulino Eu fique muito mais muito pensativo porque morer nao tem haver si es filha do presidente ou mistro até o antigo presidente de estado unido da America .o sr.Kendy mostram como foi baliado no locomotiva do carro dele e o pastor Martin king tambem mostram quando foi baliado.porque que a Valentina os jornalistas da frelimo nao mostra como foi o baliamento dela como outros moçambicanos que foram baliados pelo o regime do partido no poder.morer nao tem nada haver si es rico ou pobre todos temos o mesmo destino.nunca ouvi que o rico quando morer vai no outro mundo ou no ceu todos sao iguias o pobre tambem vai encontrar com rico no ceu.
Gosto · 3 · 2 h


Pascoal Cumbe Cumbe O pior eq já com muito taco que esta família tem já estão a comprar as pessoas que mais confiamos em nos relatar notícias.
Triste isso.
Gosto · 2 · 2 h


Silvina Crm Moreira Suponhamos que tenha morrido "suponhamos" porque o papis soberano que nao vivia sem ela ainda esta vivo sendo que tem o coraçao fragil como dizem, nao teria ele apanhado um colapso cardiaco da silva e por conta disso ido junto ou pego uma trombosesinha na parte esquerda e feito parar o tal coracao? Esse choro da mae esta ridiculo andam a ver novelas a mais pa e ja agora porque nao doar os bens roubados ao povo ao proprio povo pra comprar terreno no ceu? E porque tambem nao entregar os cumplices da fraude como prova de arrependimento e tambem mandar um cabaz de natal a todo povo pra ver se a gente o ve com um pouquinho de pena? Hummm nao e da minha conta so estou a pensar friamente nas possibilidades
Gosto · 3 · 2 h


Junior David Sheyron Tivane Era suposto que essa morte tivesse sido tema de destaque no Resenha semanal mas nada
Gosto · 2 h


Santos Maite Silvestre Isto não está bom mas evitar esta gaja não morreu
Gosto · 2 h


Aquelina Mutondo Mutondo Moxtra pelomenos uma foto que moxtra caixao aberto
Gosto · 2 h


Wayne Neves Napoleao Vidigal Kkkkkk!Afonso Chicuare, eu já avisei para deixar de explicar algumas pessoas ignorantes. Viu oke deu?ainda não acreditam na morte da valentina guebuza. Eu não sei pork?se nos fossemos imortal, aí seria novidades para mim,mas como não é, eu acredito k ela morreu. Pork ela é mortal
Gosto · 1 · 2 h


Wayne Neves Napoleao Vidigal Será k você aquelina mutondo, não consegui ver? És cega ou tas a fingir k não vê?
Gosto · 2 · 2 h


Mussa Abdala Abdala R.I.P
Gosto · 2 · 2 h


Norta Yara Armindo Cade a foto do caixao aberto
Gosto · 1 · 2 h


Elizabeth Nunes Porq que ese cachao ñ foi aaberto.
Gosto · 1 · 2 h


Nuno Jamal De Broown Pk tem pedras la dentro
Gosto · 1 · 2 h


Ines Rafael Rafael Porq que ese Cachao não foi aaberto.
Gosto · 2 h


Sabira Carimo Dexem a miúda descansar em paz
Gosto · 1 · 1 h


Silvina Crm Moreira MIUDA? Essa larapia de mao cheia? Miuda sou eu morta ou nao, nao deixa de ser ladra bandida e guindza nao virou santa pk supostamente tentava fazer o mesmo" matar o marido" miuda me poupe se poupe e nos poupe vai la cair la longe vc
Gosto · 1 h · Editado


Sabira Carimo Vamos juntas
Gosto · 1 h


Arlindo Oliveira Vai sozinha kkkkkkkk
Gosto · 1 h


Andre Gois Meus Sentimentos aos familiares e amigos.
Gosto · 1 h


Joaquim Mavone ishiii....
Gosto · 1 h


Zina Ngorinenhi Thomas Tudo isso a culpa da frelimo e de todo grupo,os gajos ja nus acustumaram mentir por isso o povo de tanto engolir sapo ja nao acredita e nada mesmo k seja verdade haaaaaa.:!
Gosto · 4 · 1 h


Julay Campira Campira Aye
Gosto · 1 h


Arminda Esperanca Kkkkkkkkkkk estou a rir comentários de alguns aqui.
Estão a perguntar porque que o caixão não foi aberto e se têm uma foto de caixão aberto! Ou dizem mostrem a foto do caixão aberto. Epah
Kakakakaka. Será que vocês não estão a ver fotos do caixão aberto ou estão cegos. ...Ver mais
Gosto · 1 · 1 h


Silva Noiser os dez mandamentos aconteceraram a fulana "primogenita se foi"
Gosto · 1 h


David Sona É um teatro bem feito, mas uma experiência adquirida a família, atrizes de moz. Depois de tudo vão se candidatar na wollyword
Gosto · 1 · 1 h


John Makwere Se nao morreu quem vai se dar massada é a familia prk nunca had vir em moz e nunca vai exibir as riquezas em nossa frente com as mesmas caracteristicas para mi quem bmorreu é aquele quando auxentabn volta mais logo n tou preocupadonpor isso e se n morreu culpado é o pai k ' lhe enganou para ir fazr opercao plastica antes de mais anos como o pai very sad.
Gosto · 1 h


Elisio Berino Eu nao acredito a morte dela
Gosto · 1 h


Heitor Joao Paulo Paulo Afonso Chicuare Chicuare ja foste conprado com ematum pro indico tanbem nen ?
Gosto · 1 h


Noa Figueiredo Meus sentimentos querida valentina, k a paz esteja contigo
Gosto · 1 h


Arlindo Oliveira ESSA MERDA JÁ ESTÁ A ME CANSAR PA. ESSA FILHA DE LADRÃO AI NÃO MORREU NÃO. SE MORREU ENTÃO JA É BOM...
Gosto · 1 · 1 h


Patreque Chicamisse

Gosto · 1 h


Agostinho Joao Filipe Mabunda Se morreu descanse em paz
Gosto · 41 min


Iyodercio Sousa Da Bmg Paz a sua alma
Gosto · 39 min


Dos Santos Antonio estão aver urna aberta, mas ainda negam que morreu.

Gosto · 24 min


Dos Santos Antonio Não lancemos piadas pela morte de alguém, pois nós e os nossos familiares não somos imortais e nem eternos. a justiça devina pertençe a Deus.
Gosto · 21 min · Editado







Afonso Chicuare Chicuare adicionou 4 fotos novas — com Eduardo Domingos e 6 outras pessoas.
17/12 às 22:23 ·



BREAKING NEWS
BREAKING NEWS
A IGREJA PRESBITERIANA ESPULSA O PRESBÍTERO ZANDAMELAS SITOE POR PRESIDIR O VELÓRIO DA VALENTINA GUEBUZA!!

BOA NOITE MOÇAMBICANOS,
INFORMAÇÕES QUE NOS CHEGAM NA ULTIMA HORA, DÃO CONTAS QUE A IGREJA PRESBITERIANA LANÇOU UM COMUNICADO DE EXPULSÃO DO SR ZANDAMELAS.


LEIA; IGREJA PRESBITERIANA DE MOÇAMBIQUE
COMUNICADO SOBRE O VELÓRIO DA VALENTINA GUEBUZA.

Igreja Presbiteriana de Moçambique comprometida na construção da consciência de cidadania e valorização do povo Moçambicano, vem por meio desta, comunicar a todos Moçambicanos a expulsão do presbítero Zandamelas Sitoe, por presidir o velório da Valentina Guebuza, ocorrido na manhã de hoje, na Igreja presbiteriana de Chamanculo.
Tal acto manchou a nossa congregação aos olhos de Deus e dos Homens.
A Familia Guebuza não merecia ser velado em nossas Igrejas pois são responsáveis da morte de muitos Moçambicanos privados de assistência medico e educação, segurança e demais direitos fundamentais.
Temos a certeza absoluta que a Alma da malograda, não podera ser acolhida pelo Soberano, pois era muito gananciosa.
Um mal herdado na sua familia.
Estamos cônscios que a maior parte da divida publica foi canalizada nas empresas da Valentina, o que destrui a vida de muitos Moçambicanos.
Desde o segundo governo de Guebuza ate hoje. O maior exemplo da destruição de vidas por falta de esperança, registrou se este ano com a explosão do camião cisterna ocorrido em Tete, que ceifou quase uma centena de moçambicanos desempregados e que procuravam formas de combater a fome.
Concluímos o comunicado pedindo a todos que virem o mesmo, para que recitem o trecho de Salmo 109,7-15 para o Senhor Armando Emilio Gubuza e sua familia Somente assim, sentira a dor que sentimos nós o povo moçambicano quando perdemos os nossos ente queridos ao tentar atravessar o Save, pela fome que a pró savana, e, sobretudo pela crise da Ematum.

O Chanceler regional sul






Gosto


Gosto

Adoro

Riso

Surpresa

Tristeza

Ira
Partilhar

341341
43 partilhas
Comentários


Wayne Neves Napoleao Vidigal Kero mais informações do género. Procure saber mais, tou a ver k isso já vai animar
Gosto · 2 · 17/12 às 23:30


Costa Mabuiangue Será verdade?
Gosto · 17/12 às 23:34


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 19 h


Muhove Tata OPAH
Gosto · 17/12 às 23:35


Wayne Neves Napoleao Vidigal E sério eu kero mais informações, tou com fome. Adoro noticias frescas
Gosto · 17/12 às 23:36


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 19 h


Wayne Neves Napoleao Vidigal Afonso Chicuare Chicuare , ninguém está acreditar em ti,dizem k está carta da igreja não tem carimbo e é por isso k não é válido. E a igreja não podia mencionar o assunto da ematum, dado o efeito, a carta e falsa. Kero dizer oke vêm escrito na carta não pode ser escrito pela igreja.
Gosto · 17 h


Wayne Neves Napoleao Vidigal Mas eu acredito. E nunca ignoro uma informação, por mais k seja falsa, pork sei k não há fumo sem fogo
Gosto · 17 h


Monteiro ZA

Gosto · 1 · 17/12 às 23:36


Wayne Neves Napoleao Vidigal Compatriota Afonso Chicuare Chicuare,e unay cambuma,estou aguardando mais detalhes, eu pago a Internet só para ver vossas informações, não importa se outros duvidem das vossas informações, eu não. Estamos juntos pela mesma causa, libertar as mentes dos nossos irmãos. K não sabem oke fazem.
Gosto · 8 · 17/12 às 23:40


Àfrica Campo de Guerras Yah,este país os donos ja estão a sair do sono causado pela frelimo,cheeeeeeeeeeeeeeeeeega viva o povo sofredor.
Gosto · 2 · 17/12 às 23:43


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 19 h


Jossias Maphosa Ainda s
Gosto · 17/12 às 23:43


Jossias Maphosa Eu pesava que e opai meu deus
Gosto · 17/12 às 23:46


Araújo João Muchare Tragam news
Gosto · 1 · 17/12 às 23:49


G Sagres Swaageer Bonifacio Não tens veracidade nas tuas notícias , toca manchar jornalistas sérios ou blogueiros credíveis 😐😐😐😐
Gosto · 1 · 17/12 às 23:52


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 1 · 19 h


G Sagres Swaageer Bonifacio Mesmo que seja verdade nenhuma igreja negaria ou espulsasse o padre que presidiu o velório .isso não é igreja não ... é apenas uma que surge para burlar os crentes ... seja mal a pessoa como não ..ninguém tem o direito de negar enterrar os mortos é dever de Deus ..ou são uns dos 10 mandamentos da lei de Deus
Gosto · 2 · 17 h


Carlos Francisco Miranda nada de mucuentos ela morreu porque Deus todo poderoso tambem precisava dela, quem somos nos diante de Deus?
Gosto · 3 · 17/12 às 23:53


Leonel Pinto Duvido que seja verdade. Hoje em dia quem paga é que manda, até nas igrejas.
Gosto · 4 · 17/12 às 23:55


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 19 h


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 19 h


Pfumay Vasco Sabao Machinga Leia isso depois diz algo
Gosto · 18 h


Agostinho Joao Filipe Mabunda Nao vejo o motivo
Gosto · 1 · 17/12 às 23:55


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 19 h


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 19 h


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 19 h


Agostinho Joao Filipe Mabunda Amigo nao consego ver essa mensagm
Gosto · 10 h


Samyr Iqbal Abriram caixao?
Gosto · 5 · 17/12 às 23:55


Zeca Uchene ABRIRAM CLARO
Gosto · 1 · Ontem às 0:33


Valgy Ayla Naooo
Gosto · Ontem às 0:43


Bizmungo Arape Tuto Abriram para despedida sim.(
Gosto · 20 h


Sammy Gabriel Dos Santos Abriram o caixote pra despedida sim mas ninguem viu a cara da suposta defunta porque estava coberto.
Gosto · 18 h


Sammy Gabriel Dos Santos Daí ninguem tem certeza se o corpo da valentina estava mesmo la ou tinha o manequim apenas.
Gosto · 18 h


Bello Joaquim João Pereira procurem sempre apresentar provas concretas dessas publicações... tem coisas que não devemos acreditar... como pode uma igreja acusar tão claramente a familia Guebuza antes mesmo de um tribunal ou justiça competente ??? quais são as provas que a igreja têm ??? ( apesar de verdade )
Gosto · 5 · 17/12 às 23:59


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 1 · 19 h


Bello Joaquim João Pereira obrigado meu presado amigo... acredito que a minha preucupação era tambem de muitos aqui... por minha parte passo a acreditar que até os crystals e assim como o povo em geral estão de olhos abertos
Gosto · 2 · 19 h


Ndipe Nguenha No meu ponto de vista, essa informacao nao e credivel.
Gosto · 17/12 às 23:59


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 19 h


Marques Abdala Yu
Gosto · Ontem às 0:00


Marques Abdala Yu
Gosto · Ontem às 0:00


Chris Pelembe Será verdade
Gosto · Ontem às 0:03


Adérito Rabeca Uamusse Eish, tudo é possivel aqui no país de pandza! Kkkkkkkkk...
Gosto · Ontem às 0:06


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 1 · 19 h


Marques Abdala Haaa
Gosto · 1 · Ontem às 0:07


Leonardo Pais Imbrigana Quem é zandamela Sitoe irmãos?
Gosto · Ontem às 0:08


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 19 h


Wayne Neves Napoleao Vidigal Mas nós moçambicanos temos problemas sérios em ignorar informações, kerem k provas mesmo?k vão vocês tirando vossas dúvidas lá na igreja. Eu não preciso, pork acredito na informação.
Gosto · 4 · Ontem às 0:09


Gildo Armando Arone Ophssssss, ai ja exajero
Gosto · 1 · Ontem às 0:12


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 19 h


Wayne Neves Napoleao Vidigal Isso irrita muito alguém. Ora diz k a valentina guebuza não morreu, pork no velório não abriram caixão.se keriam a prova pork k não foram lá na igreja ver por si? Tirando dúvidas por vós próprio? Isso de ignorar informações, fika tipo k as informações dos jornalistas internauta não são plausíveis ?
Gosto · 8 · Ontem às 0:17


Sammy Gabriel Dos Santos Hummm vce veja se reduz um pouco o seu tom d voz opah, opah, opah... Nao estamos aqui pra procurar dar ou nao crédito aos jornalistas. Vce e teus jornalistas aprendam isso que no mundo jurídico toda acusaçao é válida quando se possui provas e testemunhos oculares. Se todo jornalista trabalhasse nessa vertente com certeza ganharia crédito e aplausos sim.
Gosto · 18 h


Adolfo Matule Hummm! É ndzava isso
Gosto · Ontem às 0:20


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 19 h


Adolfo Matule Não nada haver, ék velar os mortos, é uma acto de caridade espiritual
Gosto · 19 h


Afonso Chicuare Chicuare Meu senhor o culpado desta carta sou eu ou os próprios que escreveram isto?
Gosto · 19 h · Editado


Wayne Neves Napoleao Vidigal Ya.compatriota Adolfo Matule,isso é demais
Gosto · Ontem às 0:22


Alex Semmy Ya pode ser
Gosto · Ontem às 0:23


Azevedo Magobeia Boa noticia,uena afonso mina ta combela brigado ou kanimambo
Gosto · Ontem às 0:24


Joao Nhampossa ja comecaram com as mentiras
Gosto · 3 · Ontem às 0:25


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 19 h


Joao Nhampossa isso e invensao sua mentiroso
Gosto · 1 · 17 h


Tony Ndzawana Mentira sem cabimento. Tem algum carimbo da igreja nessa carta que circula? Etica é importante em qualquer luta.
Gosto · Ontem às 0:34


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 19 h


Tony Ndzawana Esta aonde carimbo da igreja ai? Emblemas posso achar de qualquer organizacao aqui na net e, imbuido de ma-fe, inventar esse tipo de carta. So o teor ja denuncia que foi qualquer pessoa que escreveu isso e com fracas habilidades na escrita.
Entao o funeral foi ontem e a carta ja circula desde ontem mesmo. Quando é que reuniu-se a direccao dessa igreja? Acta da reuniao?
Gosto · 2 · 19 h


Bernardo Félex Trump Sky kkkkkk
Gosto · 18 h


G Sagres Swaageer Bonifacio Tony gostei da tua veracidade. .Parece mais daquelas mentiras ... nenhum crente nega enterra os mortos, esse não é crente é burlador ... enterrar os mortos é um dos 10 mandamentos da lei de Deus
Gosto · 2 · 16 h


Tony Ndzawana

Gosto · 1 · 16 h


Belizariodossantos Beli Epah
Gosto · Ontem às 0:43


Agamemnon Troy Nao se aleguem pela dor de qualquer homem k seja .olhem no rosto do velho guebas é repleta de muita angustia e dor .o popem de blasfemias
Gosto · Ontem às 1:13


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 19 h


Agamemnon Troy Kkkkk irmaos afonso Afonso Chicuare Chicuare é fudido.irmao vc é xateado ta bhonga ka kuruthu
Gosto · 18 h


Azarias Lino Jeque Pelo menos da para perceber tem igrejas k n lambem botas nesse pais
Gosto · 2 · Ontem às 1:19


Bizmungo Arape Tuto Eu pessoalmente vi e senti que Guebuza está com dores mas ..... é bandido e pior ainda quando se sabe a própria falecida teria tirado a vida do seu EX .
Gosto · 1 · 20 h


Benedito Cangela não tem dor esse kota, são brinquedos dele que preferiu até envolver a família para ir quevar, era para matar quem, um farma que semeia ventos colhe tempestade
Gosto · Ontem às 1:22


Joaquim Domingos Sr. Aranja outro argumento
Gosto · Ontem às 1:22


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 1 · 19 h


Adolfo Matule Afonso Chicuare, a mentira tem pernas curtas
Gosto · 1 · Ontem às 1:25


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 19 h


Adolfo Matule Estranho, pelo k sei o pai da finada é crente da desta congregação
Gosto · 19 h


G Sagres Swaageer Bonifacio E não só não tem carimbo aí
Gosto · 16 h


Sergio Teixeira Dos Sat's É feio isso trazer-nos mentiras num momento em que a família da malograda chora. No lugar de endereçar pesames, apenas propagam mentiras.
Se for verdade, traga-nos a prova virídica desta suposta espulssao.
Gosto · Ontem às 1:26


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 3 · 19 h


Azarias Lino Jeque Afonso Chicuare Chicuare estamos juntos nessa.
Gosto · 15 h


Antonio Massingue Massingue A informacao e real
Gosto · 2 · Ontem às 1:34


Joaquim Gove Isto é de insensatez, cobardia e falta de ocupação. Ainda bem que a Facebook já começa a trabalhar no sentido de ajudar na denúncia e prestação de provas contra falsos informadores usando esta plataforma.
São pessoas que ñ se comparecem com a dor dos outros e se escondem atrás de uma bandeira partidária para dizerem que estão a desfazer a imagem da FRELIMO, estão a atingir a Guebuza, etc, divertindo-se com a desgraça.
Com sinceridade, nem acredito que o próprio líder da renamo tomasse o comportamento que vocês tomam, apesar de tudo o que ele tem demonstrado ser. Ao menos, creio que deve estar comparecido com a dor da família Guebuza.
Ainda vão longe a tentar acusar uma igreja... Desculpem-nos, divirtam-se de outro modo, Afonso Chicuare e seu comparsa(vo) Gomes Zapata...
Gosto · 1 · 23 h


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 19 h


Customo Jo Jo Lambebotismo pah
Gosto · 23 h


Isaac AJ

Gosto · 3 · 23 h


Bizmungo Arape Tuto Por favor poste esse comunicado em grande porque há polêmicas por ai por aqueles que so acreditam depois de pôr o dedo na ferrida.
Gosto · 20 h


Bernardo Félex Trump Sky este comunicado não é credível. não tem carimbo emblema pode ser encontrado de kualkr forma na net. o velório realizou se ontem e a carta mesmo ontem já circula afinal kuando é k os membros da direção da igreja se reuniram pra tomar essa decisão?
Gosto · 1 · 17 h


G Sagres Swaageer Bonifacio São inimigos de Guebuza esses ... não constituem a verdade essa carta ... primeiro não tem data, 2 falsificaram assinatura, 3 não tem carimbo só um burro para acreditar ... tsk
Gosto · 1 · 16 h


Dionisio Paulo Vahanle Wauuu
Gosto · 23 h


Antonio Pombal Para quem viu a foto de Isac AJ no seu comentario,confirma com o post de Afonso Chicuare.
Gosto · 22 h


Afonso Raul SOU DA RENAMO 100% Nao è possivel uma direcçao duma igreja escrever assim....dece jeito e atè focar situaçoes de dìvidas na carta....nao concordo. Ñ gost e nunca gostei e jamais gostarei de Guebuza....mais ate chegar a esse ponto como igreija...NAO. a church esta errada se è k è verdade. Fui....a alma dela k descance em paz....pork ñ veremos + ela aki no porto da beira.
Gosto · 4 · 22 h · Editado


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 19 h


Titos Sentinela

Gosto · 1 · 22 h


Titos Sentinela

Gosto · 1 · 22 h


Belizariodossantos Beli Isto é conforto essa pessoa k xta lá pode não estar morto
Gosto · 19 h


Sammy Gabriel Dos Santos La dentro tinha manequim nao tinha pessoa.
Gosto · 17 h


Titos Sentinela A incenaçao vai dar de fazer
Gosto · 22 h


Elitojohn Manhica Aki nao ha morte nenhuma e mais um show off de palhassadas,fikem para ver em adiante...
Gosto · 22 h


Ilidio Mussengue Bem feito
Gosto · 22 h


Salvador Artur Deus q o tenha como sua criatur como os pobres e os filhos q la estao e nao milionsria
Gosto · 21 h


Bartolomeu Rantao Exagero...
Gosto · 20 h


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 19 h


Bizmungo Arape Tuto O comunicado passou pelas igrejas apenas ou pelas tvs tmbm?
Gosto · 20 h


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 19 h


Gina Chauque Mentira
Gosto · 3 · 20 h


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 1 · 19 h


Afonso Chicuare Chicuare

Gosto · 19 h


Emídio Bobola Custa me acreditar neste comunicado. Acho não ser verdade
Gosto · 17 h


Bizmungo Arape Tuto Há provas por aqui leiam todos comentários.
Gosto · 19 h


Antonio Macutcha se e verdade.bem feito..porque deus jamais receberia a alma desta prostituta ignorante e criminosa tina guebaz
Gosto · 19 h


Valeriano Saide Sera que alguem tomou chou ou maheu la?
Gosto · 19 h


Eduardo Alexandre Munguelez Manga Kkkkkkkk comentários ok ovimos, e o dinheiro das empresas como vai ser?
Gosto · 19 h


Elias Mavroleon

Gosto · 19 h


Marquisino Bernardo Covane È mentira isso.
Gosto · 18 h


Marcos Bissopo Bissopo Quem tem certeza nao morreu? deixams trigo e joia ambos cresce.
Gosto · 18 h


Alexandre Valente Joao Sitoe Abriu se a urna?alguém terá lhe visto?
Gosto · 18 h


Latifa Munguambe Abriu se sim
Gosto · 16 h


Latifa Munguambe E o rosto da pessoa que estava la era dela
Gosto · 16 h


Lypanga Rosariio Valenty Eu vivo ha 2km da casa do guebuza aqui nas mahotas e houvi os fogos de artificios.
Era festa ou intero?
Gosto · 1 · 18 h


Wassala Muzaya Wassala Muzaya Não é inteiro é entero.
Gosto · 13 h


Skyno Francisco Mondlane O discurso usado na carta é mais político do que religioso . Se a igreja agiu Assim está colocar se no lugar de Deus. Ao julgar
Gosto · 18 h


Da Cecilia Domingos Essa igreja não usa carimbo?
Gosto · 18 h


Adaghi Guemo Abriu se a urna no cemiterio, paz a sua alma, rezemos para a familia nesta altura de dor
Gosto · 1 · 18 h


André U Próprio Shakur Não julguem para que nã sajam julgado
Gosto · 4 · 17 h


Goncalves Chunga Pura mentira, carta inventada, onde está o carimbo?
Gosto · 1 · 17 h


Belito Maria Chimoio Wa paulada isso ai
Gosto · 17 h


Pato Ga Duna E mentira isso
Gosto · 17 h


Cremildo Jone Sim, concordo a causa k levou a populaçao d kaphirizanje a envadir o camiao é fome
Gosto · 17 h


Quizito Domingos Jo Guemba tm muit corag nm xorar
Gosto · 17 h


Rosa Maria Mas essa nao e_' a igreja do Sungulane??? Onde estava ele????? Como pode estar ausente sendo filha do seu amigo???? Nao se entende isto
Gosto · 1 · 17 h


Orlando António Morte e morte nao tem nada haver com a politica nem o mesmo guebuza quando morrer ireimos prestar condelencias nada disso
Gosto · 2 · 17 h


Roberto Adalmeida Não foi nessa igreja onde se realizou o casamento da falecida?
Gosto · 17 h


Orlando António Foi.
Gosto · 17 h


Arnaldo Soares Mendes Igreja isso???
Gosto · 17 h


Evane Jo Beste É paulada...(farinha do mesmo saco)eu sempre aceitei tods informações de " "mas dessa vez é mentira....Ela não morreu....ponto final
Gosto · 17 h


Mario Pulchand )
Gosto · 17 h


Adolfo Mussagi Chibaia Chibaia Achok ela nao morreu. Se guebusa nao vimos a chorar
Gosto · 17 h


Nidio Jose Nuro Pessoal viram a urna?
Gosto · 16 h


Infotecnogame Blogg ISSO É UMA VERGONHA
Gosto · 16 h


Edgarda Duarte Que Deus a guarde entre o resplendor da luz perpétua
Gosto · 16 h


Manuel Joaquim Luis Essa carta????
Gosto · 16 h


Zaca Uamba Mesmo k nao tenha morrido, mas a familia mediu o pulsar do nojo k o povo tem pela familia Guebuza, ai sim
Gosto · 1 · 16 h


Chitukulu Mucumba É mentirar isso
Gosto · 1 · 16 h


Laura Libilo Kkkkkkkkk. meu Deus só entrei mesmo pra ler comentarios
Gosto · 1 · 16 h


Eugenio De Alvaro Maposse ??????¿?????????????????????????????Voce é mentiroso...nos sabemos k a divida publica cometida pelo sr armando emilio guebusa dzgraço a vida de muitos moçambicanos ... Mas evir se aproveitar disso pra mentir... Voce pensa k xtudou sozinho e l pode engabar as pessoas a tua volta xta enganado tenha Vergonha ... O teu papel nao é esse d mentir pra nos...
Gosto · 16 h


Ricardo Manhoso Estevao Infantilidade por sua parte .
Gosto · 1 · 15 h


Eugenio De Alvaro Maposse JUXTIFICA TUA AFIRMAÇÃO... Com factos k provam a verdade dessa publicação...
Gosto · 1 · 15 h


Paulino P. Muandule Faça isso Eugenio De Alvaro Maposse.
Gosto · 1 · 14 h


Tatyosvaneyvald Cumbans Ixu e funeral ou festa?
Gosto · 16 h


Dilermando Quive Estamos a descer muito baixo quando divulgamos Imagens da tenda da festa do BCI no Campus da Universidade Eduardo Mondlane misturadas com o velório da Valentina Guebuza.

Vamos lá ter o mínimo de vergonha na cara,...Ver mais
Gosto · 4 · 16 h


Jorge Langa WAHEMBA ,SE VOCE NAO TEM NADA PRA EXCREVER É MELHOR VOCE DEIXAR OS TEM ALGUMA COISA PARA FALAR
Gosto · 16 h


Cufa Acuna Memba Nguenha Irmaos ou crents saibam separar as coisas jeová nao pod ser responsavel d receber ou acolher o espirito d gatuna valentina , pos a familia guebas é d pertensa d diabo satanas pos o satanas q o tenha asua dita alma d valentina guepato .essas igreja tambem sao cupri si ,quando era casamento o acolherao esqueceram q guebas era gatuno ..mas hoje como ê mort comesao afugir com aserinha nas nadicas.
Gosto · 1 · 16 h


Bernardo Félex Trump Sky isso é d inteira responsabilidade d deus se ela será ou não salva. nenhum d nós pode determinar isso. dizem agora k ela era gatuna purke não a prenderam kuando em vida?
Gosto · 16 h


Cufa Acuna Memba Nguenha Quando eu digo q jeová nao é responsavel pelo a gautuna valentina , ê porq aqué dis q deus o tenha asua alma. E discansem em paz ,e esta dita paz é d deus e pra os santos perfeitos ou inperfeitos ,nao os infies tao como esta familia q nuca conheceram e reconhecera a soberania d jeová ,, e sempre dia e noit tao aderramar sangem dos filhos zem ningem em benificio propria. Esses pra com cristo n teram asalvasao nenhuma.
Gosto · 15 h


Cufa Acuna Memba Nguenha Pesoal vamos ver bem esses q si faz adoradors d jeovà
Aminha pergunta q vai no ar é seguint

Esta igreja porq nao expulsou o singulane quando ele com o seu capanga o rosario foram no mato levar o dhlakama e o venderam pra ser assassinado nas palmeras na cidad d beira ?
Gosto · 2 · 16 h


G Sagres Swaageer Bonifacio São inimigos de Guebuza esses ... não constituem a verdade essa carta ... primeiro não tem data, 2 falsificaram assinatura, 3 não tem carimbo só um burro para acreditar ... tsk e não só enterrar os mortos é um dos 10 mandamentos da lei de Deus, esse autor passou nos limites de liberdade expresso. ..isso já é libertinagem 😕😕😕
Gosto · 2 · 16 h


Martinho Amade Quem descorda nao comente por que ta sujar averdade
Gosto · 1 · 15 h


Francisco Varly Bone BEM merecido...
Gosto · 15 h


Sazid Ahmed

Gosto · 15 h


Amade Carimo

Gosto · 15 h


Domingos Jaime Gimo Gimo Uma vez fui a igreja, e, numas das leituras que nao me lembro o capitulo que dizia: se nao perdoar-des o proximo aqui na terra, Deus nao o perdoará. E com a maiora dos comentario que leio me trazem um sentido de nao perdao à Valentina mesmo morta, a minha questao é: e Deus vai lhe perdoar?????
Gosto · 15 h


Reginaldo Vicente Rosário Meu carro, Deus sempre perdoa sim. Entretanto Ele requer algo do Homem o seu arrependimento. Se a famila Guebuza arrepender-se e demostrar com accoes Deus ira perdor. Quanto a malograda se morreu sem nenhum pingo de arrependimento infelizmente nao ha mais salvacao
Gosto · 12 h


Manuel Moises

Gosto · 15 h


Manuel Moises

Gosto · 15 h


Manuel Moises

Gosto · 15 h


Rungopene Pene Nx keremox ver o corpo da valetina morta assi parece mitirax
Gosto · 1 · 15 h


Moçambicano Ahmed Acabei de receber esta noticia muito triste da perca de Alma de uma Senhora muito importante que nós todos tenhamos muita força para superar essa perca familiar
Gosto · 15 h


Ricardo Manhoso Estevao SE FOR VERDADE MESMO , BOA DECISAO POR PARTE DA IGREJA .....
Gosto · 15 h


Cimindila Luabo Irmao Gimo .voce está está preocuado com isso?
Gosto · 15 h


Charles Viagem Essa informação é falsa, e umas das imagens acima é referente á uma cermônia do BCI realizado recentemente.
Gosto · 2 · 14 h


Raul Saniel Manhice Eu gistaria de vos infirmar que temos que saber dinferciar as coisas. E que Deus nao tratas de coisas maldição isso tem lugar mas bom agora ñ tenho nada pra dizer
Gosto · 2 · 14 h


James Cossa Cossa Se for verdade isso essa Igreja tomou uma decisão errada porque a mesma Igreja tem obrigação d ensinar os q la vao pra nao julgar ninguém e q dexem essa tarefa pra Deus.eu nao simpatizo cm a família guebuza mas a Igreja nao é d ninguém é d Deus. Minha opinião.
Gosto · 7 · 14 h


Roselda Antonio Amade Amadr Falarao sem pensar,isso e mentira
Gosto · 14 h


Hipolito Zandamenla Opniao totalmente certa quem somos nos pra julgar e condenar os demais
Gosto · 1 · 12 h


Gabriel Diogo Mapai Por que não expulsaram kando tava casar só agora é que estão a ver naaaaaáaaá paz a sua alma
Gosto · 9 h


Silva Paulino Agora eu ja rendi com os jornalistas moçambicana so todos estao a mentir.em moçambique agora nao ha uma pessoa que pode escrever coisa serias.
Gosto · 5 · 14 h


Benjamim Jose Ribaue Sera verdade isso??
Gosto · 14 h


J Jone Viagem Tudo falso, parem de enganar as pessoas.

Esse post é uma burla
Gosto · 1 · 14 h


Silva Paulino Entao as pessoas nao pode ir nesta igreija.porque todas as pessoas que vam nesta igreija Deus vai castigar por utilizar a casa de Deus para centro de mentiras e ladroes.
Gosto · 1 · 14 h


Tomas Macuaiua

Gosto · 4 · 14 h


Fernando Fernando O problema de nhimpine chissano fez com qui ninguem mais acredita na publicacao da morte desses ladroes da frelimo
Gosto · 1 · 14 h


Ramos Da Bina Beula Bem feito,essa familga só merece ser enterrada em covas profundas sem nenhuma cerimónia da igreja
Gosto · 13 h


Josiya Mhlanga Bem sonho minha senhora
Gosto · 13 h


Anselmo Lisboa Mentira...
Gosto · 13 h


Diny Camaca Mentira...
Gosto · 13 h


Josiya Mhlanga Wow
Gosto · 13 h


Filimao Samuel Sigauque Meu filho não falas assim porque você quando, aonde que vais ser chamado
Gosto · 1 · 13 h


Ramos Da Bina Beula É isso mas pai,os meus erros nao prejudicam outrem
Gosto · 13 h


Guiomar Manuel Ernania Rainha vem ver isto ih
Gosto · 13 h


Mario Mapossa Mapossa Eu nao sei
Gosto · 12 h


Joelma De Ashlayne Mondlane Heeee
Gosto · 11 h


Madalitso Leonardo Eu ainda duvidoso que ela morreu e que o marido tá preso na B.O. chega de enganar o moçambicano. Isso é fuga se ser investigado a origem da sua riqueza.
Gosto · 4 · 11 h


Guerra Joao Nesse Faltam fundamentos neste comunicado, ate a suposta carta nao possui carimbo
Gosto · 6 · 11 h


Torres Dinis Jose Pela minha psrte perfiro nao falar nada a cerca desse assunto
Gosto · 11 h


Angelica Reginaldo Pura mentira.
Gosto · 2 · 10 h


Mauro Pacule Daquelas bem grosseiras!
Gosto · 1 · 10 h


Edson Elisio meus pesames a familia enlutada, perder um filho e muito triste.
Gosto · 5 · 10 h


Zangua Bimbe Bimbe O que não compreendo é a marginalidade e banalidade da nossa Soberania.
Eu sou neto de régulo do outro tempo.
Para minhas tias, primas casarem havia um pente fino e analisava-se a família do noivo, a conduta do rapaz e até procurava-se saber a sua situação de impostos e hoje qualquer um, pumba........, ai está.... , até na mais alta magistratura da nação.
Com esse andar não falta muito para a Polícia, Exército, Sise, e afins receberem ordens falsas para golpe de estado ou outra coisa parecida.

Camaradas , estamos infiltrados ao mais alto nível.
Quem avisa amigo é
Não estou confortável e nem sossegado.
É triste isso, queremos moral, queremos exemplo la em cima, respeitem-nos oh camaradas.
Gosto · 4 · 10 h


David Sona Grande fantochada. Por mim, ela saiu fora do país na altura em que o pai viajava a Durban, foram juntos. Podem crer, essa nunca mais vai pôr os pés em Moz.
Gosto · 1 · 9 h


Antonio Matavele A verdade eq na igreja nao e para se velar ninguem mas sim para salvar almas
Gosto · 2 · 9 h


Julio Maunze deus é grande,para pagar os pecados cometidos na terra paga si aki,na terra mas exprero k um dia esta familia volta a conhecer a deus verdadeiro
Gosto · 9 h


Luis Saire Jesus disse em algum verciculo: "um dia a morte será brinquedo"!
Gosto · 8 h


Dalila Flavio As vezex nem da vontade d comentar mais é assim tenho muita pena daquelex k sao tao pobrex em espirito acham mesmo k ela ia brincar assim e k n tinha nemhum sentimento pela a filha está k numca + ady ver a cara da mae parém com isso hoje é domingo vamx comentar coisax saiam com vossax mulherx comer uma pizza deixarem d ser crianças.niku.tsê
Gosto · 6 · 8 h


Maru Gil Gil concordo plenamente contigo,que pensem boas coisas da vida ou mesmo irem a igreja, ou planificar sobre a vida esses ai são invejos, fofoqueiros e entrometidos na vida alheia
Gosto · 7 h


Dalila Flavio Obrigada Maru Gil Gil pr concordarex comigo ta.
Gosto · 6 h


Celso Dos Santos Guirrugo Eu não elogio tanto esse seu pensamento porque este é país do PAnsa e é possível brincar se assim, acredita
Gosto · 3 h


Gasuse Gafar Mano Afonso Chicuare Chicuare continuas a incentivar essa mentira suposta morte dessa maldita? Nós confiavamos em suas fontes como mais crediveis e hoje vem nos desepcionar, a quem mais vamos confiar? Pode nos dar dar pelomenos 3 razoes que justificam a esse suposto assassinato? Te deram quanto?
Se continuares assim vamos te por de fora ta.
Gosto · 7 h


Stélio Sérgio o ambicioso corrupto é capaz de tudo.
Gosto · 6 h


Paulo Baulene Viage Isso foi velório ou festa???? Ta bonito demais!
Gosto · 1 · 6 h


Deth Cuvaca Essa tenda de festa foi para a festa de natal do bci
Gosto · 1 · 5 h


Rauna Ibrahimoi Também não sei porque cargas de água associam a festa do BCI com o velório.
Gosto · 3 h


Edson Edson ?
Gosto · 6 h


Quiteria Matsovele Hummm outras coisas areia no olho só
Gosto · 6 h


Phinias Sthing Malhuza Wao
Gosto · 5 h


Afonso Raul Tomei Chibuku
Gosto · 5 h


Irene Bento Naiene So deus é que sabe
Gosto · 5 h


Paulo Vale Vale Ya mesmo eu recordo k o casamento dela foi em direto, e agora o enterro/funral?
Gosto · 4 h


Jose Zacarias Jonasse Que bonito
Gosto · 4 h


Tadeu Joaquim Passieque muito lindo k o casamento dela e da Liza
Gosto · 4 h


Laura Filipe Nece Sirage vem ver
Gosto · 3 h


Maria Helena Serrão Muita força meus queridos amigos. Muita coragem. Bjii
Gosto · 3 h


Saide Atumane Tdos Moçambicanos estão em duvida da morte dela.
Gosto · 1 h

Sem comentários: